Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

RANGEL + AGUIAR apresentam candidaturas à liderança do PSD

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Be Cool » 16/2/2010 17:47

OPINIÃO

Paulo Ferreira in PUBLICO 16/02

A mentira de Rangel

00h00m

Paulo Rangel, candidato à liderança do PSD, aprendeu depressa. Aprendeu a produzir "soundbites". Aprendeu a mover-se no aparelho partidário. Aprendeu a controlar os "tempos" da política. Aprendeu a formatar a imagem de intelectual que chega à política com o único intuito de ajudar o país a erguer-se da miséria, em contraponto aos que estão há demasiado tempo no "establishment" - aqueles de quem o "povo" desconfia e trata por "eles". Não admira: Paulo Rangel é um homem inteligente. Ocorre, porém, que o candidato à sucessão de Ferreira Leite também aprendeu depressa a mentir. Sim, a mentir de forma descabelada, não hesitando em usar gordas falsidades para sustentar a tese que a cada momento lhe convém. Mentir é sempre feio. Mentir como Paulo Rangel mentiu no Parlamento Europeu (PE) é feio, muito feio.

Os factos são os que se seguem.

Facto um. Uns dias antes de dizer ao país que deixará o PE para vir salvar Portugal, Paulo Rangel usou da palavra para informar os seus parceiros europeus do seguinte: "Queria denunciar aqui aquilo que se está a passar em Portugal neste momento, onde é claro que a comunicação social trouxe à luz um plano do Governo para controlar os jornais, para controlar estações de televisão, para controlar estações de rádio" (sic). Concluiu Rangel: tudo isto "põe em causa a liberdade de expressão". Truculento no uso da linguagem como é, o (ex) eurodeputado deve ter feito um figurão.

Facto dois. Para sustentar este quadro de terror, Rangel deu o exemplo de um "jornalista muito conhecido, Mário Crespo", que "viu censurada uma crónica sua, também por sugestão, ou aparente sugestão, do primeiro-ministro" (sic). Ao dizer isto, Paulo Rangel disse uma gigantesca mentira, sem nenhum facto, nenhum indício de que o proclamava tem correspondência com a realidade.

Por que razão é isto importante? Porque revela um (péssimo) traço de carácter. Revela que Paulo Rangel, que tanto gosta de aspergir moral sobre os ímpios, mente. Esse não é um facto de somenos, numa altura em que temos um primeiro-ministro acusado, por vários quadrantes, de usar a mentira para contornar os obstáculos.

Donde se impõem as perguntas: um homem que mente assim numa instância tão relevante como o PE pode ser líder do principal partido da Oposição? Se vencer a luta pela liderança do partido e concorrer a primeiro-ministro, como saberemos se, a cada declaração de substância que produz, não estará Rangel a mentir? E se chegar a primeiro-ministro? Que confiança deve Rangel merecer dos portugueses?

Solução possível: talvez tenhamos que o fazer passar, regularmente, por um detector de mentiras. Para descanso de todos nós.

Registado: 5/10/2005 18:05

por Eco Tretas » 16/2/2010 12:20

O semanário Sol, na sua edição deste fim-de-semana, dá uma ideia da macacada em que vivemos. Mas não foi a leitura das primeiras páginas que mais me marcou. Antes, o artigo de José António Lima na última página impressionou-me muito mais. Então não é que Steven Chu é uma grande inspiração para o Pedro Passos Coelho? Ou seja, depois de Sócrates, ficamos a saber que, se Pedro Passos Coelho chegar a algum lado, no dia seguinte, tudo o que ele disser pode ser desdito!

A associação de ideias que Pedro Passos Coelho cita no último capítulo do seu livro é absolutamente confrangedora. Steven Chu havia afirmado em Setembro de 2008 que "Somehow we have to figure out how to boost the price of gasoline to the levels in Europe". Nessa altura, o galão de gasolina estava a 8 dólares na Europa... Mais tarde Chu até admitiu no Câmara dos Representantes do Congresso dos Estados Unidos, a estupidez da sua argumentação:

REP. STEARNS: No. But somehow, your statement, “Somehow we have to figure out how to boost the price of gasoline to the levels in Europe,” doesn’t that sound a little bit silly in retrospect for you to say that?
SEC. CHU: Yes.

Chu é igualmente um vidente/astrólogo. Gosta muito de afirmar as certezas sobre como será a Terra daqui a 100 anos: "At no other time in the history of science have we been able to say what the future will be 100 years from now.". Nem Nostradamus foi tão assertivo!

E depois, ele é o cientista louco. Desde pintar os telhados de branco, passando pelos seus pesadelos carbónicos, até às seus assustadoras previsões sobre furacões e subida dos níveis dos mares, que todos sabemos não se estarem a verificar, Chu é um verdadeiro palhaço nesta discussão dos temas climáticos.

É claro que na Internet o gozo é geral. Depois do efeito Gore, descobriu-se o efeito Chu. Se ele diz qualquer coisa, o inverso começa rapidamente a acontecer. E é isto que inspira Pedro Passos Coelho???

Ecotretas
http://ecotretas.blogspot.com/2010/02/p ... sadus.html

Registado: 22/10/2008 22:08

por DareDevil » 15/2/2010 20:29

O único nome das figuras do PSD que na minha opinião, podia fazer alguma diferença é o Rui Rio. O problema é que para ele dar o dito por não dito deve ser muito difícil, ficava sempre mal, ficava mal na autarquia e ficava mal perante o pais porque já estava a perder a credibilidade que tem antes mesmo de eventualmente conseguir ser eleito. A única saída a este dilema seria uma acção de fundo das gentes do Porto que o encorajassem a ser candidato a líder do PSD. Apenas se os eleitores do Rio do Porto lhe permitissem a "traição" ele poderia avançar e aqui sim, provavelmente a expressão "pelo interesse nacional" seria mais ou menos bem aplicada.

Passos Coelho, Rangel ou Aguiar soa-me a mais do mesmo, carne para canhão. Espero estar enganado porque sem alternativas credíveis não há governo que aguente.

Marcelo parece-me ser demasiado calculista nas lides politicas. Gosto do Marcelo como Analista Politico, mas não gostei da sua actuação quando passou pela politica activa. Aquele abandono da liderança do PSD com a desculpa do Portas não ficou bem na fotografia.
Who Dares Wins

Cumprimentos
DD

Registado: 29/11/2007 9:24

por mais_um » 15/2/2010 19:37

Uma opinião interessante:

Nesta sexta-feira de Carnaval, dia em que o Sol chegou ao Céu, Aguiar-Branco apresentou a sua candidatura à presidência do PSD. Magoado com o seu rival, Paulo Rangel, e com todos o que o apunhalaram, diz quem sabe. Mas, não é novidade. Há muito tempo, desde que Cavaco Silva abandonou a presidência do partido, no interior do PSD, todos andam com uma faca na liga não vá o diabo tecê-las. Para quem, como eu, está de fora, vê no PSD 3 momento na sua história. O primeiro momento, com o seu fundador, Sá Carneiro, o PSD uniu-se à volta de uma matriz ideológica e programática social-democrata com contornos tão precisos quanto a situação pós 25 de Abril o permitia. E deu, quer na oposição, quer no governo, significativos contributos para a consolidação da democracia portuguesa. A morte prematura do seu fundador acabou com este primeiro momento. Depois de um período de transição (Pinto Balsemão e Mota Pinto) surge o segundo momento com Cavaco Silva. Neste período, a unidade faz-se à volta do exercício do poder e da «eficácia governativa». Gradualmente, as referências ideológicas e programáticas precisas do primeiro momento esvaíram-se e deram lugar a uma multiplicidade de matrizes ideológicas nebulosas unidas à mesa do orçamento de Estado e das empresas públicas. Não é por acaso que protagonistas centrais dos governos de Cavaco Silva, quando este abandonou o governo e a presidência do partido, se lançassem a fundar bancos e empresas, num prolongamento da matriz «ideológica» que caracterizou este segundo momento do PSD. O terceiro momento é o que o PSD ainda vive, em que mil flores desabrocharam, e em que todos se apunhalam, uns aos outros, num «suicídio colectivo», nas palavras de Pinto Balsemão. Exemplos? Ainda Santana Lopes não tinha feito a declaração de derrota já Marques Mendes brandia todos os punhais de que dispunha; mal foi eleito presidente Filipe Meneses já Pacheco Pereira, na Marmeleira, sacava da espada mais afiada que tinha ao alcance; Manuela Ferreira Leite não quis quebrar a tradição samurai fratricida e na formação da lista para o Parlamento, em Setembro passado, cuspiu em cima do seu principal opositor nas eleições internas, Pedro Passos Coelho. A lista de exemplos é imensa e multiplica-se por mil se descermos às Distritais. A história do PSD, neste terceiro momento, é a história da luta de facções e de ódios pessoais de estimação. E Cavaco Silva, à procura de amparo, atira fósforos para os montes de palha. A apresentação da candidatura de Paulo Rangel, na quinta-feira, insere-se nessa tradição de arruaça, deslealdades e apunhalamentos, o que não augura nada de bom após o resultado final. Tudo indica que este terceiro momento – o de faca na liga – se vai prolongar para além das próximas directas. Pacheco Pereira irá inverter o símbolo do PSD se Passos Coelho ganhar. O próprio Instituto Sá Carneiro é reserva privada de um facção. O PSD é constituído, irreversivelmente, por dois ou três corpos diferentes e só não se separaram por causa da miragem dos pratos deliciosos que o poder lhe estenderá sobre a mesa. Um partido assim, sem matriz ideológica e programática definida e com tantos ódios pessoais à flor da pele, não é credível para governar. Os resultados eleitorais e as sondagens recentes provam-no.
http://hojehaconquilhas.blogs.sapo.pt/1095300.html
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por Expat » 14/2/2010 23:44

Querem ver que ainda e o Mexia que vai aparecer nos 45 do segundo tempo e vai ser eleito :lol:

Registado: 29/11/2007 2:58

por Marco Martins » 14/2/2010 20:15

Arte-Sacra Escreveu:O Rangel é picareta falante.
Quase que adormecia a ouvir o seu anúncio de candidatura.

O Passos Coelho só por contrariar o Alberto João Jardim, na contenção das finanças regionais, já ganhou a minha simpatia. 8-)

Mas se o povinho português quer algo melhor para o seu país, tem de começar a ler os currículos profissionais dos políticos (independentemente da cor política de cada um).

Façam uma pesquisa no google com assim :)

Registado: 7/4/2007 17:13

por Arte-Sacra » 14/2/2010 0:12

O Rangel é picareta falante.
Quase que adormecia a ouvir o seu anúncio de candidatura.

O Passos Coelho só por contrariar o Alberto João Jardim, na contenção das finanças regionais, já ganhou a minha simpatia. 8-)

Registado: 4/5/2008 16:15

por tava3 » 13/2/2010 15:36

"Se Portugal quer avançar não pode ser apenas com um partido no governo... tem de ser com um líder que pela sua postura consiga criar unanimidade e consenso nas decisões importantes para o país e consiga mobilizar a oposição a participar com o "benefício da dúvida"... "

Vai sonhando vai, meter "avançar Portugal" e psd na mesma frase já é um desafio, mas ter a oposição "a favor" parece-me pedir demais. Já agora, não queres também que chame o Elvis?

:)
Plan the trade and trade the plan

Registado: 3/11/2004 15:53

por Marco Martins » 13/2/2010 15:05

Acho que o Aguiar Branco será o mais consensual e mais sensato nas decisões.
Para além disso parece ser uma pessoa que respeita a oposição e a diferença de ideias.

O Paulo Rangel é muito fala barato... para além disso foi para Bruxelas e agora tenta vir procurar um tacho melhor!!! Políticos desses acho que dispensamos!!

O Passos Coelho quer mudanças, novas caras etc... pois bem, isso só é possível fazer quando se fazem novos partidos... ele também vai querer renunciar a todas as políticas do PSD e a todos os líderes que o PSD teve?? Não me acredito porque isso irá gerar mais confusão dentro do partido!

Se Portugal quer avançar não pode ser apenas com um partido no governo... tem de ser com um líder que pela sua postura consiga criar unanimidade e consenso nas decisões importantes para o país e consiga mobilizar a oposição a participar com o "benefício da dúvida"...

Seria interessante cada um deles propor a equipa maravilha que pretenderia escolher.... pelo menos dar uma orientação... do tipo de perfis que pretende encontrar para o apoiar...
Isso seria uma mais valia para gerar credibilidade num líder...
:P :) [/b]

Registado: 7/4/2007 17:13

por corvo_47 » 12/2/2010 0:56

Atomez Escreveu:
....Até os dirigentes do PS já perceberam que Sócrates está queimado e será preferível mudá-lo antes de o PSD pôr a casa em ordem...

Ou então mudavam-no para o PSD, não se ia notar grande diferença.

Um abraço.
"Nunca te é dado um desejo, sem te ser dada a capacidade de o realizares. Contudo poderás ter que lutar por ele" Richard Bach "in Ilusões"

corvo_47 = corvo47, registado desde Março de 2008.

Registado: 19/12/2009 21:59

por atomez » 12/2/2010 0:18

mais_um Escreveu:
The Mechanic Escreveu:Eu não iria tão longe ( Primavera ), mas tambem me parece que este Governo , a partir do momento em que deixou de ser maioria, passou a estar a prazo . E sabe-se como é tramado um Governo cumprir o segundo mandato .

Este governo dura enquanto as sondagens forem desfavoraveis ao PSD.

Não podem dar-se a esse luxo.

Até os dirigentes do PS já perceberam que Sócrates está queimado e será preferível mudá-lo antes de o PSD pôr a casa em ordem, provocando eleições antecipadas com "caras novas". O João Soares já está farto de esperar pela vez dele...
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

por Expat » 11/2/2010 23:50

Coitado do PSD...e de Portugal.
Nenhum dos 3 mosqueteiros me convence..mas o Paulo Rangel e decididamente a maior anedota.
Devia era ser internado num hospital psiquiatrico para politicos fora de moda.

Registado: 29/11/2007 2:58

por tugatuga11 » 11/2/2010 14:04

CrashXXI Escreveu:
Afinal quais são as tuas convicções?

Convicções politicas? Apartidário! Todos os partidos têm sempre algo de positivo e de negativo a contribuirem para o bem/mal estar da sociedade.
Abraço.

Registado: 27/4/2009 19:07

por CrashXXI » 11/2/2010 11:52

tugatuga11 Escreveu:Nunca votei PSD (já votei cdu, be, ps e cds/pp).

:shock:
Então tuga? Era só mais um! :mrgreen:

Foi só a brincar,... mas apeteceu-me fazê-lo porque já passaste por todos; só falta mesmo o PSD!

Afinal quais são as tuas convicções?

Abraço
Crash

Registado: 20/5/2009 17:17

por JMHP » 11/2/2010 11:40

The Mechanic Escreveu:E parece-me claro que o Pedro Passos Coelho vái chegar à liderança do PSD , facil, facil . E se chegar, não tenho duvidas de que vái ser o próximo Primeiro-Ministro de Portugal .

Tem uma boa imagem ( já nem falo de imagem fisica , que tambem conta muito - vejam a Manuela -), limpa de conflictos , de heranças e "colagens" politicas , o que o torna credivel perante o povo . E as pessoas votam nas imagens que lhes são apresentadas . Poucas pessoas votam com consciencia do Programa de politicas dos Partidos ( a maior parte nem nunca sabe o que os Partidos querem fazer, para alem das "promessas" mais sonantes ) .

Um abraço ,

The Mechanic

Hoje o JN resume em 5 pontos as propostas e ideias de Pedro Passos Coelho para a crise actual de Portugal.
Sinceramente não vi propostas muito diferentes do que outros politicos propõem, em que defende a redução da despesa mas sem dizer como fazer.
Diz também que aceita manter as ajudas sociais ao nivel de 2009 devido á coesão social.

Espero mais, muito mais do proximo lider do PSD caso contrário o pais perde muito e a sociedade em geral vai passar por periodos bastante dolorosos.

Estamos a passar um momento dificil e atingir um pico de instabilidade politica devido a politicas economicas e sociais que se desenvolveram com base na despesa e aumento do poder e influnecia do estado na sociedade e nas empresas.

É uma oportunidade unica para os politicos mais arrojados defenderem novas ideias, novas propostas e novos horizontes, mesmo que isso implique uma grande mudança na sociedade.

O PSD tem agora a sua oportunidade... Se falhar será desastroso para o pais e talvez o fim do actual panorama politico nacional.

Os dias de hoje em Portugal é como estarmos todos a sobreviver em cima de um barril de polvora.

Registado: 19/5/2009 18:26

por tugatuga11 » 11/2/2010 11:07

PequenoInvest Escreveu:Paulo Rangel, o homem que há três meses sublinhou o compromisso para com os eleitores no sentido de cumprir o mandato de eurodeputado.
Há alguma credibilidade neste homem? Por favor...

http://ww1.rtp.pt/blogs/programas/grand ... &post=4237

Verifiquem aos 10.20m! Acho chocante como se diz uma coisa há três meses e hoje se diz outra totalmente oposta! Credibilidade? Nenhuma!
Nunca votei psd mas caso o Passos Coelho vença coloco essa possibilidade em cima da mesa. O The Mechanic resumiu bem a opinião que tenho dele.
Alguém tem coragem para dizer que o Paulo Rangel é uma pessoa credível? Quando alguém me disser uma coisa hoje e amanhã mudar de ideias como do branco para o preto vou-lhe dizer "não te armes em Rangel!!"
Abraço a todos.

por PequenoInvest » 11/2/2010 10:50

Paulo Rangel, o homem que há três meses sublinhou o compromisso para com os eleitores no sentido de cumprir o mandato de eurodeputado.
Há alguma credibilidade neste homem? Por favor...

Registado: 24/7/2009 12:13

por mais_um » 11/2/2010 10:43

The Mechanic Escreveu:
Eu não iria tão longe ( Primavera ), mas tambem me parece que este Governo , a partir do momento em que deixou de ser maioria, passou a estar a prazo . E sabe-se como é tramado um Governo cumprir o segundo mandato .

Este governo dura enquanto as sondagens forem desfavoraveis ao PSD.

The Mechanic Escreveu:E parece-me claro que o Pedro Passos Coelho vái chegar à liderança do PSD , facil, facil . E se chegar, não tenho duvidas de que vái ser o próximo Primeiro-Ministro de Portugal .

De acordo, considerando que a candidatura do Rangel e do Aguiar Branco acabam por dividir parte dos barões e da actual direcção, parece-me que estão reunidas as condições para o Passos Coelho ganhar.

Quanto a ele ser 1º ministro, vamos aguardar....mas tem boas hipoteses de vir a ser.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

por The Mechanic » 11/2/2010 10:20

Atomez
Claro, agora estão cheios de pressa porque já perceberam que o Sócrates não chega à primavera...

Eu não iria tão longe ( Primavera ), mas tambem me parece que este Governo , a partir do momento em que deixou de ser maioria, passou a estar a prazo . E sabe-se como é tramado um Governo cumprir o segundo mandato .

E parece-me claro que o Pedro Passos Coelho vái chegar à liderança do PSD , facil, facil . E se chegar, não tenho duvidas de que vái ser o próximo Primeiro-Ministro de Portugal .

Tem uma boa imagem ( já nem falo de imagem fisica , que tambem conta muito - vejam a Manuela -), limpa de conflictos , de heranças e "colagens" politicas , o que o torna credivel perante o povo . E as pessoas votam nas imagens que lhes são apresentadas . Poucas pessoas votam com consciencia do Programa de politicas dos Partidos ( a maior parte nem nunca sabe o que os Partidos querem fazer, para alem das "promessas" mais sonantes ) .

Um abraço ,

The Mechanic
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

http://theflyingmechanic.blogspot.com/

Registado: 16/12/2004 15:48

por atomez » 11/2/2010 5:05

Elias Escreveu:Em poucas horas triplicaram os candidatos à liderança do PSD.

Claro, agora estão cheios de pressa porque já perceberam que o Sócrates não chega à primavera...
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

por mais_um » 10/2/2010 23:34

O PSD, como partido de poder, tem uma importancia fundamental na nossa democracia, é lamentavel que desde o Cavaco não tenha sido liderado por ninguém com vontade de fazer algo pelo país.
Marcelo, Durão, Santana, Marques Mendes, Filipe Menezes e Manuela, são o espelho de um partido em cacos.

De todos eles, Marcelo parecia-me o melhor, à epoca, hoje não. Durão foi uma desilusão, a ida dele para a UE foi imperdoavel, Santana independentemente dos seus defeitos o partido fez-lhe a folha, Marques Mendes foi uma nodoa nada de novo, Menezes ainda hoje estou para perceber porque ele saiu, provavelmnte tinha alguns esqueletos no armário... A MAnuela está boa para tomar conta dos netos.

Sobre o futuro, o Rangel é uma nodoa, se o PSD elege-lo como lider, é mesmo bater no fundo. Seria como a Ana Gomes ser lider do PS, pesadelos!!!

Resta o Passos e o Aguiar, o Passos será a rotura com o passado, sangue novo, o unico contra é o facto que desde que trabalha, que os patrões dele são os bancos, BCP, BES, CGD, BANIF, etc... Isto quer dizer que provavelmente não decidirá nada que vá contra os interesses dos mesmos.

O Aguiar parece-me mais do mesmo, por vezes até gosto do discuros dele, mas ...enfim.

Por ordem de preferencia:
Rui Rio
Passos Coelho
Aguiar Branco
Paulo Rangel (jamais!!!) :shock: :shock:

Sobre o PS, a seguir ao Socrates deverá ter uma travessia do deserto, para mim é irrelevante quem será o novo lider do PS (só se o Rangel ganhar o PSD :evil: :evil: ).

por flugufrelsarinn » 10/2/2010 22:25

Elias Escreveu:
Flugufrelsarinn Escreveu:Depois teres posto o distrito de Aveiro no Grande Porto, só se for por alguns concelhos pertencerem à área metropolitana do Porto porque acho que o distrito de Viana, Vila Real Ou Bragança têm mais a ver com o Norte que o de Aveiro, nem um aveirense se identifica como um nortenho e eu trabalho lá perto...

É discutível, claro, pois é uma aproximação grosseira. Será verdade para os concelhos da metade norte, como Espinho, Ovar, Feira, por exemplo.
Nota que o distrito de Setúbal só em parte tem a ver com Lisboa (Almada e Seixal, por exemplo sim, mas Grãndola e Sines são bem dentro do Alentejo).

Flugufrelsarinn Escreveu:Acho que santarém tem mais a ver com Lisboa... mas isto é subjectivo...

Sim, no caso de Benavente ou Salvaterra de Magos, mas definitivamente não para concelhos como Ourém, Tomar, Sardoal, Abrantes ou Mação.

Flugufrelsarinn Escreveu:O sócrates nasceu em Vilar de Maçada

Sobre isto cito o jornal de negócios: Sócrates nasceu no Porto, mas os pais decidiram registá-lo em Vilar de Maçada (fonte)

E o diário de notícias: Sócrates nasceu no Porto por acaso, mas tem raízes em Vilar de Maçada, concelho de Alijó. (fonte)

E ainda este do DN:
"O parto decorreu normalmente e o Zezito nasceu bem. Eram dez e meia da noite de uma sexta-feira, 6 de Setembro de 1957. Fernando e Adelaide não formalizaram o nascimento do rapaz ali, na freguesia de Miragaia. Esperaram pelo regresso a Trás-os-Montes para registar o bebé como natural da freguesia de Vilar de Maçada, no concelho de Alijó, distrito de Vila Real, com o nome de José Sócrates Carvalho Pinto de Sousa" (fonte)

Concordo com tudo menos com a colagem do Sócrates ao Porto... Nem duvido que tenha nascido aqui e sinceramente nem quero saber. Agora as raízes e o que ele tem feito por esta terra é zero.
Acho que ninguém mas ninguém o vê como bairrista...

Registado: 3/11/2008 18:35

por Elias » 10/2/2010 20:43

Flugufrelsarinn Escreveu:Depois teres posto o distrito de Aveiro no Grande Porto, só se for por alguns concelhos pertencerem à área metropolitana do Porto porque acho que o distrito de Viana, Vila Real Ou Bragança têm mais a ver com o Norte que o de Aveiro, nem um aveirense se identifica como um nortenho e eu trabalho lá perto...

É discutível, claro, pois é uma aproximação grosseira. Será verdade para os concelhos da metade norte, como Espinho, Ovar, Feira, por exemplo.
Nota que o distrito de Setúbal só em parte tem a ver com Lisboa (Almada e Seixal, por exemplo sim, mas Grãndola e Sines são bem dentro do Alentejo).

Flugufrelsarinn Escreveu:Acho que santarém tem mais a ver com Lisboa... mas isto é subjectivo...

Sim, no caso de Benavente ou Salvaterra de Magos, mas definitivamente não para concelhos como Ourém, Tomar, Sardoal, Abrantes ou Mação.

Flugufrelsarinn Escreveu:O sócrates nasceu em Vilar de Maçada

Sobre isto cito o jornal de negócios: Sócrates nasceu no Porto, mas os pais decidiram registá-lo em Vilar de Maçada (fonte)

E o diário de notícias: Sócrates nasceu no Porto por acaso, mas tem raízes em Vilar de Maçada, concelho de Alijó. (fonte)

E ainda este do DN:
"O parto decorreu normalmente e o Zezito nasceu bem. Eram dez e meia da noite de uma sexta-feira, 6 de Setembro de 1957. Fernando e Adelaide não formalizaram o nascimento do rapaz ali, na freguesia de Miragaia. Esperaram pelo regresso a Trás-os-Montes para registar o bebé como natural da freguesia de Vilar de Maçada, no concelho de Alijó, distrito de Vila Real, com o nome de José Sócrates Carvalho Pinto de Sousa" (fonte)

Registado: 5/11/2002 12:21

por tugatuga11 » 10/2/2010 20:27

Nunca votei PSD (já votei cdu, be, ps e cds/pp).
Caso o Rangel seja candidato e ganhe também não será desta que vou votar psd...
O Rangel primeiro disse que iria para a Europa representar Portugal e que cumpriria o mandato inteiro. Uns dias depois da eleição já veio dizer que abria a possibilidade de vir para Portugal caso tal fosse necessário. Há uns dias atrás quando lhe foi perguntado se ele já teria falado com o Durão Barroso para se candidatar e que até este o tinha aconselhado a fazer, o Rangel veio desmentir dizendo que essas noticias eram falsas.
O Rangel não é sério e é mais um do chamado "aparelho" do psd. Denegriu escandalosamente a imagem de Portugal no parlamento europeu ao dizer que tinhamos uma democracia formal quando Portugal mais precisa de vozes positivas para nos ajudar a todos.
Rangel? O meu voto nunca terás. Basta ser mentiroso duas ou três vezes para nunca se ter confiança politica em alguém. Não tem palavra! Se o psd quiser continuar na oposição faça o favor de eleger o Rangel.
Quanto ao Rui Rio é por mostras dadas um politico que cumpre o dever de politico ou seja servir as populações. Tem feito um trabalho sério na camara do Porto. Não se candidata ao psd? Pois não! Ele disse que fica na camara do Porto até ao fim e como tem palavra fica mesmo. Seria um excelente candidato a primeiro-ministro e neste caso teria a possibilidade de captar o voto cubricliano.
O Passos Coelho pelo que tenho ouvido em debates na tv é o candidato da nova geração. Actualmente é o candidato que mais aprecio e que mais aguardo. Tem um perfil que transmite calma e ponderação. Apesar de não ter a experiência politica de outros não significa que seja pior. Os que têm experiência politica fazem o que está à vista!
Por fim o Marcelo é outro bom candidato. Ele disse que não se candidatava e verei se cumpre o que diz.
Em conclusão existe um bom candidato assumido (Passos Coleho), poderá revelar-se um mau candidato (Rangel) e temos dois bons politicos que em principio não se irão candidatar (Rio e Marcelo).
Abraço.

por flugufrelsarinn » 10/2/2010 20:25

Elias Escreveu:
carrancho Escreveu:Não me parece que quando o JMHP referiu Lisboa se estivesse a referir aos votos do povo, mas à máquina que não lhe permite sequer ir a escortinio.

Carrancho,

Se é isso, então não percebo.

O PSD já elegeu diversos líderes nortenhos, alguns dos quais foram a escrutínio: Fernando Nogueira em 1995, Luís Filipe Menezes em 2007, Luís Marques Mendes em 2005, isto para já não falar do seu líder e fundador, Francisco Sá Carneiro - todos do Porto ou dos arredores.

Desses só um (Luís Filipe Menezes, e não conheci o Sá Carneiro) pode ser considerado um defensor do Norte e isso sim é que o sistema não permite e bem se viu como foi corrido de lá, assim como o Narciso Miranda e o Fernando Gomes.

Depois teres posto o distrito de Aveiro no Grande Porto, só se for por alguns concelhos pertencerem à área metropolitana do Porto porque acho que o distrito de Viana, Vila Real Ou Bragança têm mais a ver com o Norte que o de Aveiro, nem um aveirense se identifica como um nortenho e eu trabalho lá perto... Acho que santarém tem mais a ver com Lisboa... mas isto é subjectivo...

O sócrates nasceu em Vilar de Maçada mas desde pequenino que foi para a Covilhã e sinceramente agora é lisboeta (não confundir lisboeta com alfacinha) se há gajo que eu n identifico com o norte é o Sócrates

Claro que o que digo é subjectivo mas é o que sinto

E não esquecer que um nortenho para um sulista é um bimbo mas um solista para muitos nortenhos é um finório :mrgreen:

Registado: 3/11/2008 18:35

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], iniciado1, macau5m, marketisnotefficient, PiFer, PMP69, trilhos2006 e 247 visitantes