off topic - Enfermeiros, os licenciados de 2ª
naxis Escreveu:[Bom dia,
É com profunda indignação que vejo todo o tipo de comentários mais descabidos e arrogantes por parte de alguns intervenientes neste tópico, numa atitude de superioridade e "donos da verdade"...
Espero que nenhum deles seja patrão, tal é a ansia que revelam em espezinhar o próximo,o que só demonstra problemas de infância mal resolvidos...
A luta dos enfermeiros não é de hoje e tem sido assim arrastada por culpa do estado que brinca literalmente com esta classe, o que nao acontece com outras. A enfermagem em Portugal tem tido demasiada paciência com os sucessivos ministérios. Poderá dizer-se que não é melhor altura para reeinvidicar o quer que seja, mas é preciso ter em conta que já lá vão mais de 70 reuniões com o Ministério da Saúde que sucessivamente tem adiado a revisao da carreira para termos que chegar ao dia de hoje.
Deixo um texto que ilustra bem a diferença entre classes.
Um dos erros mais frequentes de análise é a generalização. Recentemente, a propósito
das minhas divagações acerca dos salários na Função Pública, cometi uma enorme
injustiça acerca da qual me pretendo redimir. Na altura, em jeito de adenda ao post
em questão, meti no mesmo saco, incorrectamente, "professores" e "enfermeiros".
Ora, quero, desde já, apresentar as minhas desculpas à classe dos enfermeiros, pois,
levado pelo fervor das médias, não detectei a enorme discriminação salarial de que é
alvo esta corporação, face, por exemplo, aos professores e, também, face aos médicos.
Amanhã, começa a greve dos enfermeiros, que se prolongará durante três dias. A
reivindicação é apenas uma: equiparar o salário inicial dos enfermeiros ao dos
professores. Analisados os números, e tendo em conta que as três carreiras citadas
respondem por cerca de metade do funcionalismo público, um universo
representativo, a reivindicação dos enfermeiros é mais do que justa, em face do
estatuto privilegiado de que beneficiam os outros.
De acordo com a edição de hoje do Jornal de Negócios, o salário bruto de início de
carreira dos enfermeiros que trabalham para o Estado ‐ 73% do total de enfermeiros ‐
é de 1.020 euros por mês. Este valor compara com 1.518 euros mensais no caso dos
professores do ensino básico e secundário e com 1.853 euros no caso dos médicos
recém licenciados. A média mensal do salário associado às três profissões em início de
carreira dá, pois, 1.464 euros. Ora, como tenho repetido de forma exaustiva, a teoria
económica diz‐nos que os salários são definidos em função da produtividade dos
colaboradores. Infelizmente, o Estado não calcula esses dados e mesmo que o fizesse,
provavelmente, não seriam fiáveis, logo, aquele critério académico não me serve. De
modo que, decidi seguir uma segunda alternativa, indirectamente relacionada com a
produtividade potencial que se pode esperar de cada uma daquelas profissões: a nota
mínima de acesso ao ensino superior. Ao contrário de outros tempos, e há já alguns
anos, hoje em dia, os enfermeiros também são licenciados ‐ a exemplo dos professores
e dos médicos. Por isso, a utilização deste critério (acesso ao ensino superior público, a
referência em Portugal), parece‐me ajustado.
Da análise das notas de acesso ao ensino superior público em 2009, observa‐se o
seguinte: 1) a melhor escola de "Enfermagem" do país é a Escola Superior de
Enfermagem do Porto, onde a nota mínima de acesso foi de 15,9 valores; 2) no caso do
curso de "Educação", a melhor escola também está no Porto, chama‐se Escola Superior
de Educação do Porto, sendo que a nota mínima de acesso foi de 14,4 valores e; c) no
ensino da "Medicina", invariavelmente, também é no Porto que estão os melhores,
exigindo‐se‐lhes uma média de, pelo menos, 18,4 valores para acederem ao curso. Em
suma, a nota média associada à qualificação requerida às três corporações ‐ a
licenciatura ‐ é de 16,2 valores.
Assim, se considerarmos o salário e a nota média do universo global, concluiremos que
a nota de acesso à universidade dos enfermeiros é apenas 2% inferior à média global,
porém, o seu salário é 30% inferior a essa mesma média! Se realizarmos o mesmo
exercício para os professores, a nota mínima é 11% inferior à média geral, contudo, o
salário é 4% superior. E, por fim, os médicos que necessitando de notas mínimas 14%
superiores à média global, beneficiam também de salários 26% superiores aos dos seus
colegas da função pública. Em suma, mantendo o salário médio inalterado, os salários
óptimos para enfermeiros, professores e médicos em início de carreira são 1.434
(+40% face ao actual), 1.301 (‐14%) e 1.656 euros (‐10%), respectivamente. Ou seja,
caros enfermeiros, se os outros protestam, vocês têm de protestar ainda mais.
Manifestem‐se e esmifrem o Governo!
Georgino Silva
Queres copy/paste? ok, cá vai:
las_vegas Escreveu:mesmo que estivesse coberto de razão os tempos que correm são os piores para se estar a pensar em aumentos de ordenado ou qualquer outra regalia que implique um custo acrescido para o Estado.
Ligue a tv e veja as noticias.
Só um governo de atrasados mentais cederia às pressoes de mais uma classe num momento destes.
A palavra de ordem para os proximos anos vai ser contenção ! para si e para mim.
Se ajuda pense nisso como algo patriotico...
Se o pais se endividar menos a futura geração de portugueses viverá melhor.
Bom dia,
É com profunda indignação que vejo todo o tipo de comentários mais descabidos e arrogantes por parte de alguns intervenientes neste tópico, numa atitude de superioridade e "donos da verdade"...
Espero que nenhum deles seja patrão, tal é a ansia que revelam em espezinhar o próximo,o que só demonstra problemas de infância mal resolvidos...
A luta dos enfermeiros não é de hoje e tem sido assim arrastada por culpa do estado que brinca literalmente com esta classe, o que nao acontece com outras. A enfermagem em Portugal tem tido demasiada paciência com os sucessivos ministérios. Poderá dizer-se que não é melhor altura para reeinvidicar o quer que seja, mas é preciso ter em conta que já lá vão mais de 70 reuniões com o Ministério da Saúde que sucessivamente tem adiado a revisao da carreira para termos que chegar ao dia de hoje.
Um dos erros mais frequentes de análise é a generalização. Recentemente, a propósito
injustiça acerca da qual me pretendo redimir. Na altura, em jeito de adenda ao post
Ora, quero, desde já, apresentar as minhas desculpas à classe dos enfermeiros, pois,
levado pelo fervor das médias, não detectei a enorme discriminação salarial de que é
alvo esta corporação, face, por exemplo, aos professores e, também, face aos médicos.
professores. Analisados os números, e tendo em conta que as três carreiras citadas
De acordo com a edição de hoje do Jornal de Negócios, o salário bruto de início de
carreira dos enfermeiros que trabalham para o Estado ‐ 73% do total de enfermeiros ‐
é de 1.020 euros por mês. Este valor compara com 1.518 euros mensais no caso dos
recém licenciados. A média mensal do salário associado às três profissões em início de
carreira dá, pois, 1.464 euros. Ora, como tenho repetido de forma exaustiva, a teoria
colaboradores. Infelizmente, o Estado não calcula esses dados e mesmo que o fizesse,
provavelmente, não seriam fiáveis, logo, aquele critério académico não me serve. De
modo que, decidi seguir uma segunda alternativa, indirectamente relacionada com a
produtividade potencial que se pode esperar de cada uma daquelas profissões: a nota
mínima de acesso ao ensino superior. Ao contrário de outros tempos, e há já alguns
anos, hoje em dia, os enfermeiros também são licenciados ‐ a exemplo dos professores
e dos médicos. Por isso, a utilização deste critério (acesso ao ensino superior público, a
Enfermagem do Porto, onde a nota mínima de acesso foi de 15,9 valores; 2) no caso do
curso de "Educação", a melhor escola também está no Porto, chama‐se Escola Superior
de Educação do Porto, sendo que a nota mínima de acesso foi de 14,4 valores e; c) no
exigindo‐se‐lhes uma média de, pelo menos, 18,4 valores para acederem ao curso. Em
Assim, se considerarmos o salário e a nota média do universo global, concluiremos que
a nota de acesso à universidade dos enfermeiros é apenas 2% inferior à média global,
exercício para os professores, a nota mínima é 11% inferior à média geral, contudo, o
salário é 4% superior. E, por fim, os médicos que necessitando de notas mínimas 14%
superiores à média global, beneficiam também de salários 26% superiores aos dos seus
colegas da função pública. Em suma, mantendo o salário médio inalterado, os salários
(+40% face ao actual), 1.301 (‐14%) e 1.656 euros (‐10%), respectivamente. Ou seja,
Georgino Silva
Georgino Silva
- Registado: 28/1/2010 1:14
mquinaz Escreveu:Parece que os enfermeiros só querem dinheiro, podem crer que da nossa profissão retiramos muitas formas de satisfação pessoal que não só o dinheiro, e podem crer também que o que nos pagam, muitas vezes é bem amargurado e por isso mais que merecido
Mas tu pensas que só tu é que trabalhas e que fazes as coisas bem ou muito bem para mereceres mais?
Meu caro, já o disse antes: fazeis greve e tal porque trabalhais no sector publico.
Se fosse no privado, ou estavam caladinhos ou entao tinham muitas opcoes onde trabalhar.
Nao esqueças uma coisa: existem milhares de pessoas em Portugal que gostariam de estar no teu lugar, e nao me admirava nada que o fizessem ainda por menos.
Quantos recem-licenciados estao a conseguir trabalho actualmente, e com que ordenado? Há muitos que ate estao a trabalhar de borla só para poder ganhar experiencia. Ainda nao os vi fazer greve.
Cumprimentos,
Alex Tomás
Alex Tomás
- Registado: 3/5/2005 12:47
mquinaz Escreveu:Sr_SNiper Escreveu:Antigamente julgo que um enfermeiro era bacharel e agora é licenciado, mas nunca se fez a transição de ordenado de licenciado para bacharel, julgo eu...
Não sou enfermeiro, mas sei que ganhar 900euros por mês não é salário de licenciado na função pública, contudo quando entrei para a faculdade já devia saber qual o ordenado que o esperava e mesmo assim foi para enfermagem
Quando entrei para a faculdade, ainda não havia licenciatura, apenas bacharelato, portanto apenas sabia o que ganhava um bacharel e na altura era coisa para cerca de 800 eur.
Parece que os enfermeiros só querem dinheiro, podem crer que da nossa profissão retiramos muitas formas de satisfação pessoal que não só o dinheiro, e podem crer também que o que nos pagam, muitas vezes é bem amargurado e por isso mais que merecido
Caro mquinaz,
Num tom mais amigável,
O teu icone de membro do Forum, isso sim, é um verdadeiro hino à vida. Muito bom, mesmo...
A seriedade da conversa não é compativel com um tiro de partida onde a linguagem utilizada é "cara pálida", "caiem lá" e "piam"...
Saudações & Bons Negócios
P.S. E parece que a greve se arrasta para hoje, e eu com mais um almoço inesperado

- Registado: 16/5/2005 21:38
nunoand99 Escreveu:Las_Vegas Escreveu:mquinaz Escreveu:nunoand99 Escreveu:Mandar em quê?, o quê? Justifica lá a tua afirmação.
Imagina-te, a patinar, com uma paragem cardiaca, chego lá ao pé de ti e como o Sr Doutor é que manda e ainda não chegou, fico ali de braços cruzados a rir-me para a tua cara pálida, á espera que o sr. Doutor suba 7 ou 8 andares e me mande iniciar as manobras de reanimação... Pensem um pouco antes de fazer certas afirmações.com determinado tipo de leucemia -não é relevante se é linfóide mielóide aguda ou crónica( sinceramente no seu caso perderia o meu tempo a explicar as diferenças entre elas-. O doente precisa de um transplante ; quem efetua a recolha de células estaminais e posterior transplante? ENFERMEIREO e acredita que é um procedimento que implica 4 horas com utilização dos mais sofisticados meios e conhecimentos
Unidade de cuidados intensivos pacientes ventilados, com traumatismos vertebro medulares, TCE , PREMATUROS NO LIMIAR DA sobrevivência quem trata destes doentes? ENFERMEIRO
Amigos,
Enquanto continuarem com este tipo de argumentação, pseudo virgem ofendida da "área da vida", uma sociedade culta e moderna como se quer Portugal (como vai começando a ser) não vos perdoará!
Por outro lado,
Vocês vem algum jogador de futebol de jeito no sindicato dos mesmos?
Já se perguntaram porquê?
O chapéu da classe só serve quando o "eu" não tem poder. Poder negocial conquistado pelo brilhantismo das actuações. Se o "eu" não tem poder, porque clama por melhores condições??? Ninguém vos liga nenhuma...
E eu não estou para vos pagar mais!
Nem o outro a patinar com a paragem cardiaca e de cara pálida...a não ser que o queiram extorquir na hora, com o discurso "da vida"
Mas atenção,
Se houver um de entre vós que tenha competência reconhecida superior à média, venha ele, que se abrem os cordões à bolsa.
Eu e outro qualquer,
A não ser que andem a enganar as velhinas com a 4ª classe (e muitas, se não a maioria, bem menos que isso), que por pura ignorância ainda vos endeusam (e ao Sector da Saúde em geral), e não percebem a maldade por trás da chantagem "da vida".
Tão a ver o jogador de futebol a gabar-se que marcava na própria baliza? Parecia o gajo da cara pálida com o outro à espera...
Não gostas dos meus argumentos, olha que os teus também deixam muito a desejar, falas tanto "da vida" o que me leva a desconfiar que estás envolvido no negócio e mais pareces aquele senhor que está a espera que a senhora acabe o serviço para receber a sua parte.
São tipos com o teu discurso, os primeiros a cair lá, mas depois quando precisam, não piam tão alto,e sei do que falo, já apanhei muitos desses, ficam ali quietinhos com ar de anjinho... e quando saem com o problema resolvido toca de martelar de novo nos deuses das velhinhas da 4ª classe.
E ainda te queixas?
eu se falasse assim com o meu patrão ía para a rua no mesmo minuto
Não ligues Las Vegas,
Este pessoal do Sector Público não sabe o que é ter de responder a alguém superior...
E lá vem novamente a conversa da "vida", "caiem lá", e "piam tão alto".
Olha, os que "caiem lá" e "piam alto", são os que te pagam o ordenado e estão aqui a dizer-te que não mereces mais (pelo menos ao abrigo do guarda chuva da classe).
Devias nos ouvir, que nos é que pagamos...e estamos cansados de pagar o que já ganham, quanto mais se for mais.
Eu, quando tenho de recorrer ao Sector da Saude, sou o cliente, e como se sabe em qualquer Empresa Privada, o Cliente é REI!
O Cliente não patina, nem pia...o Cliente ordena, e a ti, caro enfermeiro (como aos médicos, aliás), cabe-te satisfazer-lhe as necessidades, dentro da tua esfera de competência.
Sejam eles velhinhas com a 4ª classe, ou gajos chatos como eu, que ainda te dizem "rapidinho, rapidinho..." enquanto me mudas o soro.
Caro Mquinaz,
mesmo que estivesse coberto de razão os tempos que correm são os piores para se estar a pensar em aumentos de ordenado ou qualquer outra regalia que implique um custo acrescido para o Estado.
Ligue a tv e veja as noticias.
Só um governo de atrasados mentais cederia às pressoes de mais uma classe num momento destes.
A palavra de ordem para os proximos anos vai ser contenção ! para si e para mim.
Se ajuda pense nisso como algo patriotico...
Se o pais se endividar menos a futura geração de portugueses viverá melhor.
Las_Vegas Escreveu:mquinaz Escreveu:nunoand99 Escreveu:Mandar em quê?, o quê? Justifica lá a tua afirmação.
Imagina-te, a patinar, com uma paragem cardiaca, chego lá ao pé de ti e como o Sr Doutor é que manda e ainda não chegou, fico ali de braços cruzados a rir-me para a tua cara pálida, á espera que o sr. Doutor suba 7 ou 8 andares e me mande iniciar as manobras de reanimação... Pensem um pouco antes de fazer certas afirmações.com determinado tipo de leucemia -não é relevante se é linfóide mielóide aguda ou crónica( sinceramente no seu caso perderia o meu tempo a explicar as diferenças entre elas-. O doente precisa de um transplante ; quem efetua a recolha de células estaminais e posterior transplante? ENFERMEIREO e acredita que é um procedimento que implica 4 horas com utilização dos mais sofisticados meios e conhecimentos
Unidade de cuidados intensivos pacientes ventilados, com traumatismos vertebro medulares, TCE , PREMATUROS NO LIMIAR DA sobrevivência quem trata destes doentes? ENFERMEIRO
Amigos,
Enquanto continuarem com este tipo de argumentação, pseudo virgem ofendida da "área da vida", uma sociedade culta e moderna como se quer Portugal (como vai começando a ser) não vos perdoará!
Por outro lado,
O chapéu da classe só serve quando o "eu" não tem poder. Poder negocial conquistado pelo brilhantismo das actuações. Se o "eu" não tem poder, porque clama por melhores condições??? Ninguém vos liga nenhuma...
Nem o outro a patinar com a paragem cardiaca e de cara pálida...a não ser que o queiram extorquir na hora, com o discurso "da vida"
Mas atenção,
Se houver um de entre vós que tenha competência reconhecida superior à média, venha ele, que se abrem os cordões à bolsa.
Eu e outro qualquer,
A não ser que andem a enganar as velhinas com a 4ª classe (e muitas, se não a maioria, bem menos que isso), que por pura ignorância ainda vos endeusam (e ao Sector da Saúde em geral), e não percebem a maldade por trás da chantagem "da vida".
Tão a ver o jogador de futebol a gabar-se que marcava na própria baliza? Parecia o gajo da cara pálida com o outro à espera...
Não gostas dos meus argumentos, olha que os teus também deixam muito a desejar, falas tanto "da vida" o que me leva a desconfiar que estás envolvido no negócio e mais pareces aquele senhor que está a espera que a senhora acabe o serviço para receber a sua parte.
São tipos com o teu discurso, os primeiros a cair lá, mas depois quando precisam, não piam tão alto,e sei do que falo, já apanhei muitos desses, ficam ali quietinhos com ar de anjinho... e quando saem com o problema resolvido toca de martelar de novo nos deuses das velhinhas da 4ª classe.
E ainda te queixas?
Não ligues Las Vegas,
Este pessoal do Sector Público não sabe o que é ter de responder a alguém superior...
E lá vem novamente a conversa da "vida", "caiem lá", e "piam tão alto".
Olha, os que "caiem lá" e "piam alto", são os que te pagam o ordenado e estão aqui a dizer-te que não mereces mais (pelo menos ao abrigo do guarda chuva da classe).
Devias nos ouvir, que nos é que pagamos...e estamos cansados de pagar o que já ganham, quanto mais se for mais.
Eu, quando tenho de recorrer ao Sector da Saude, sou o cliente, e como se sabe em qualquer Empresa Privada, o Cliente é REI!
O Cliente não patina, nem pia...o Cliente ordena, e a ti, caro enfermeiro (como aos médicos, aliás), cabe-te satisfazer-lhe as necessidades, dentro da tua esfera de competência.
Sejam eles velhinhas com a 4ª classe, ou gajos chatos como eu, que ainda te dizem "rapidinho, rapidinho..." enquanto me mudas o soro.
Sr_SNiper Escreveu:Antigamente julgo que um enfermeiro era bacharel e agora é licenciado, mas nunca se fez a transição de ordenado de licenciado para bacharel, julgo eu...
Não sou enfermeiro, mas sei que ganhar 900euros por mês não é salário de licenciado na função pública, contudo quando entrei para a faculdade já devia saber qual o ordenado que o esperava e mesmo assim foi para enfermagem
Quando entrei para a faculdade, ainda não havia licenciatura, apenas bacharelato, portanto apenas sabia o que ganhava um bacharel e na altura era coisa para cerca de 800 eur.
Parece que os enfermeiros só querem dinheiro, podem crer que da nossa profissão retiramos muitas formas de satisfação pessoal que não só o dinheiro, e podem crer também que o que nos pagam, muitas vezes é bem amargurado e por isso mais que merecido
Antigamente julgo que um enfermeiro era bacharel e agora é licenciado, mas nunca se fez a transição de ordenado de licenciado para bacharel, julgo eu...
mibusiness Escreveu:Vocês enfermeiros têm de se mentalizar que são uma classe que obedece a ordens, logo pode-se chamar lincenciatura de segundo nível. Claro que têm de socorrer um doente na ausência do médico, mas não podem tomar decisões de diagnóstico e outros procedimentos.
Mquinaz, quer ganhar mais? estudasse para médico. Pois, a diferença da dificuldade dos cursos é abismal...
Diz lá quais são as ordens a que o enfermeiro tem de obedecer para ser considerada uma licenciatura de segundo nivel.
Quantos procedimentos que eu faço, é que queres que te enumere, sem ser necessário falar com o médico?
Era o que me faltava ser eu a tomar decisões de diagnóstico, não é ao senhor Dr. que pagam para isso?
Tomo decisões de diagnósticos de enfermagem, sabes o que é isso?
Numa sociedade culta e moderna como dizia o nunoand99, é incrivel como a mentalidade das pessoas ainda é tão retrógrada, e ainda se considerem os médicos os Deuses. Se calhar, devem ser os deuses das velhinhas do 12ºano, enquanto nós somos os deuses das velhinhas da 4ª classe.
Está a dizer que quero ganhar mais... eu apenas quero o que é justo... acha bem, trabalhar á 8 anos e receber o mesmo que recebe um recém licenciado, por exemplo? Diz que a dificuldade dos cursos é abismal, mas olhe que no saber fazer, no que toca a dar ás mãozinhas, a diferença também é abismal. Quer exemplos?
Jazuza, quanta diarreia cerebral vai na cabeça desta gente

mquinaz Escreveu:nunoand99 Escreveu:Mandar em quê?, o quê? Justifica lá a tua afirmação.
Amigos,
Por outro lado,
Mas atenção,
Eu e outro qualquer,
E ainda te queixas?

nunoand99 Escreveu:Mandar em quê?, o quê? Justifica lá a tua afirmação.
Amigos,
Por outro lado,
Mas atenção,
Eu e outro qualquer,
Pariet Escreveu:mibusiness Escreveu:http://www.sep.org.pt/images/stories/sep/accaosindical/2010/01/220110utente.pdf
O que está aqui é mentira mas penso que isso é normal nos sindicatos, deturpar os factos a seu favor.
O médico no inicio ganha uns 1600 brutos, e mais, até acho que há especialistas nem ganham aquilo que diz no folheto (2575).
Vocês enfermeiros têm de se mentalizar que são uma classe que obedece a ordens, logo pode-se chamar lincenciatura de segundo nível. Claro que têm de socorrer um doente na ausência do médico, mas não podem tomar decisões de diagnóstico e outros procedimentos.
Mquinaz, quer ganhar mais? estudasse para médico. Pois, a diferença da dificuldade dos cursos é abismal...
O ordenado do magistrado também não está correcto...
Depois da licenciatura, de provas para ingresso e de dois anos de formação interna, o ordenado só chega a esse valor com ajudas de custo.
A comparação não é muito feliz...
Tambem esta congelado para esses.
Nos proximos tempos os aumentos de vencimento para todos os funcionarios do estado deve congelar.
E nao vale a pena fazer birra. Se a maquina do estado ficar ainda mais perra mais tempo passará até voltarem os tais aumentos.
mibusiness Escreveu:http://www.sep.org.pt/images/stories/sep/accaosindical/2010/01/220110utente.pdf
O que está aqui é mentira mas penso que isso é normal nos sindicatos, deturpar os factos a seu favor.
O médico no inicio ganha uns 1600 brutos, e mais, até acho que há especialistas nem ganham aquilo que diz no folheto (2575).
Vocês enfermeiros têm de se mentalizar que são uma classe que obedece a ordens, logo pode-se chamar lincenciatura de segundo nível. Claro que têm de socorrer um doente na ausência do médico, mas não podem tomar decisões de diagnóstico e outros procedimentos.
O ordenado do magistrado também não está correcto...
Depois da licenciatura, de provas para ingresso e de dois anos de formação interna, o ordenado só chega a esse valor com ajudas de custo.
A comparação não é muito feliz...
- Registado: 28/12/2007 13:36
mquinaz Escreveu:ul Escreveu:devem ser os médicos os únicos a mandar
Mandar em quê?, o quê? Justifica lá a tua afirmação.
Imagina-te, a patinar, com uma paragem cardiaca, chego lá ao pé de ti e como o Sr Doutor é que manda e ainda não chegou, fico ali de braços cruzados a rir-me para a tua cara pálida, á espera que o sr. Doutor suba 7 ou 8 andares e me mande iniciar as manobras de reanimação... Pensem um pouco antes de fazer certas afirmações.ul Escreveu:Salários enfermeiros França , Bélgica não há tabela única mas algum ex.
"Moi dans 5 mois, je commence pas avec 1200 euros ..."
"Mais dans 10 ans la brevetée restera toujours avec ses 1500 euros "
"Reseaux IRIS( Interhospitalière Régionale des Infrastructures de Soins)
10ans 2401€ brut/mois ca me fait 1500€ net/mois + 22 cheques repas de 6.15€"
"j'ai une collegue avec plus de 20ans ancienete qui touche 1800€ par mois donc....."
![]()
Exemplos tens muitos, há onde ganham 300, e onde ganham 3000´
ul Escreveu:tem a humildade que será difícil num licenciado
É... os canudos põem as pessoas mais bonitas e pimponas, há senhoras que põem no cabelo para fazer caracois.´
Ora vamos lá ver.
Quando o meu amigo resolveu enveredar pela carreira de enfermagem as condições de trabalho eram melhores?
Eu confesso que não estou por dentro, mas acredito que desde essa altura a "classe" não tenho perdido muitas regalias...
Se assim foi porque se escolhe a pior altura para reivindicar direitos ou aumentos ou não sei quê, que na pratica se vai traduzir num aumento da despesa para todos os portugueses.
E nesta altura está tudo a berrar-nos para baixarmos o défice, para gastarmos menos... o FMI, o BCE, o Vaticano e sei lá mais quem.
Porque escolhem esta altura para estar a pedir mais?
Agora é para congelar tudo, não vê as noticias?
Até o Cavaco está farto de falar nisso.
http://www.sep.org.pt/images/stories/se ... utente.pdf
- Registado: 29/11/2007 10:31
Imagina-te, a patinar, com uma paragem cardiaca, chego lá ao pé de ti e como o Sr Doutor é que manda e ainda não chegou, fico ali de braços cruzados a rir-me para a tua cara pálida, á espera que o sr. Doutor suba 7 ou 8 andares e me mande iniciar as manobras de reanimação... Pensem um pouco antes de fazer certas afirmações.
com determinado tipo de leucemia -não é relevante se é linfóide mielóide aguda ou crónica( sinceramente no seu caso perderia o meu tempo a explicar as diferenças entre elas-. O doente precisa de um transplante ; quem efetua a recolha de células estaminais e posterior transplante? ENFERMEIREO e acredita que é um procedimento que implica 4 horas com utilização dos mais sofisticados meios e conhecimentos
Amigos,
Por outro lado,
Mas atenção,
Eu e outro qualquer,
Frustrado ou talvez não?
ul Escreveu:Caro mquinaz
Não negado nada das minhas afirmações, também deve saber como funciona em muitos hospitais na Europa .
A relação enfermeiro/medico é diferente devido a esse método a rentabilidade é superior com menos médicos e enfermeiros por habitante não há lista de espera é possível obter consultas e exames em hospitais centrais em prazo de dias .
O enfermeiro é como um de empregado do medico o que pode não ser agradável para um licenciado , por isso tem uma formação de 2 anos e noutros países 3 no ensino Profissional quando termina o secundário da área de saúde.
é inacreditável a ignorância deste " senhor"
Só lhe dou 2 exemplos num manancial que lhe poderia dar
Irlanda: Enfermagem - licenciatura EUA - LICENCIATURA EM RECENTES ESTUDOS A 3 PROFISSÃO MAIS RECONHECIDA SOCIALMENTE NESTE PAÍS
Vou-lhe dar alguns exemplos para demonstrar apenas e só em termos técnicos a importância desta profissão
Paciente com determinado tipo de leucemia -não é relevante se é linfóide mielóide aguda ou crónica( sinceramente no seu caso perderia o meu tempo a explicar as diferenças entre elas-. O doente precisa de um transplante ; quem efetua a recolha de células estaminais e posterior transplante? ENFERMEIREO e acredita que é um procedimento que implica 4 horas com utilização dos mais sofisticados meios e conhecimentos
VMER inem como são constituidas as equipas ? 1 médico e um enfermeiro........
Infelizmente o senhor- ou seus familiares diretos- mais cedo ou mais tarde irão precisar dos cuidados de enfermagem, e aí perceberá que convém utilizar o lobo frontal e não apenas o cerebelo quando opina sobre determinado assunto
Reclamar do patrão estado é fácil..
Aliás, as greves já são um exclusivo dos Funcionários Públicos.
Sacar benefícios para a classe à custa do sacrifício de todos, é uma "conquista!"
Porque não vão estes enfermeiros fazer greves nas CUFs e nas Lusíadas onde TAMBÉM não lhes reconhecem o altíssimo grau académico?!
Pois é. Extorquir a 10.000.000 é mais fácil..
Vão mas é trabalhar grandes malandros!
Aliás, as greves já são um exclusivo dos Funcionários Públicos.
Sacar benefícios para a classe à custa do sacrifício de todos, é uma "conquista!"
Porque não vão estes enfermeiros fazer greves nas CUFs e nas Lusíadas onde TAMBÉM não lhes reconhecem o altíssimo grau académico?!
Pois é. Extorquir a 10.000.000 é mais fácil..
Vão mas é trabalhar grandes malandros!
- Registado: 1/8/2009 0:16
boas tardes!
Sem me querer alongar, apraz-me acrescentar à discussão somente que, na minha opinião a grande maioria de vós desconhece por completo toda a dinâmica organizacional do SNS.
Assim sendo, não deixo de considerar caricato quando alguem, fazendo uso da sua "vasta experiÊncia" enquanto doente em unidades hospitalares além-fronteiras, se considera "competente" para comparar graus de competência cientifica, técnica e relacional, que manifestamente desconhece!!..
Quando alguem ousa defender uma melhoria na qualidade dos cuidados de saúde prestados à população, através da defesa da desqualificação....ou do não incremento da actividade formativa de um grupo profissional, que constitui uma pedra basilar ao seu funcionamento, acho que fica tudo dito.....e qualquer tipo de contra-argumentação só peca por redundante....
Efectivamente, não é por acaso que alguns tiveram, a extrema felicidade, de poder partilhar um almoço inesperado com a sua respectiva mãe....tal como foi referido, pelo próprio, esse denominado "efeito arrastão" não é nada mais nem nada menos que uma pequena amostra do funcionamento da supracitada dinâmica organizacional!!....
De facto, o grupo profissional em questão, e sem querer alimentar falsos pretensiosismos, constitui a força que coloca o SNS a funcionar...sem eles....tudo para!..
Como tal, não deixa de ser ainda mais bizarro a permanente não valorização do seu papel e contributo social!....alias, reflectindo bem, se calhar não é assim tão estranho, uma vez que tem sido este mesmo tipo de comportamento, de não potencialização das nossas mais valias, que contribuiu decisivamente para nos colocar na situação actual!...
..Quase que parece, que o facto de sermos uns dos lideres em qualidade na formação em Enfermagem a nivel mundial (reconhecido pelos nossos parceiros europeus e não só, tamanha é a voracidade com que facilitam o enquadramento dos nossos formados nos seus respectivos contextos) é um fardo tal, que o nosso pobre e retrogada país não deveria suportar!....enfim...bem estão os franceses e os belgas....
Por fim, e aproveitando a oportunidade para esclarecer um dos intervenientes, só gostaria de acrescentar que as tão preocupantes "listas de espera" provavelmente deixariam de existir se neste país optassem por generalizar os chamados contratos de exclusividade na saúde!...o que por si só contribuiria para que por exemplo um médico estivesse efectivamente a trabalhar no seu hospital as horas contractulizadas....e não se limita-se a estar lá das 9h às 12h....quando efectivamente o seu horário laboral é de 8h.(por mais estranho que possa parecer).......
Sem me querer alongar, apraz-me acrescentar à discussão somente que, na minha opinião a grande maioria de vós desconhece por completo toda a dinâmica organizacional do SNS.
Assim sendo, não deixo de considerar caricato quando alguem, fazendo uso da sua "vasta experiÊncia" enquanto doente em unidades hospitalares além-fronteiras, se considera "competente" para comparar graus de competência cientifica, técnica e relacional, que manifestamente desconhece!!..
Quando alguem ousa defender uma melhoria na qualidade dos cuidados de saúde prestados à população, através da defesa da desqualificação....ou do não incremento da actividade formativa de um grupo profissional, que constitui uma pedra basilar ao seu funcionamento, acho que fica tudo dito.....e qualquer tipo de contra-argumentação só peca por redundante....
Efectivamente, não é por acaso que alguns tiveram, a extrema felicidade, de poder partilhar um almoço inesperado com a sua respectiva mãe....tal como foi referido, pelo próprio, esse denominado "efeito arrastão" não é nada mais nem nada menos que uma pequena amostra do funcionamento da supracitada dinâmica organizacional!!....
De facto, o grupo profissional em questão, e sem querer alimentar falsos pretensiosismos, constitui a força que coloca o SNS a funcionar...sem eles....tudo para!..
Como tal, não deixa de ser ainda mais bizarro a permanente não valorização do seu papel e contributo social!....alias, reflectindo bem, se calhar não é assim tão estranho, uma vez que tem sido este mesmo tipo de comportamento, de não potencialização das nossas mais valias, que contribuiu decisivamente para nos colocar na situação actual!...
..Quase que parece, que o facto de sermos uns dos lideres em qualidade na formação em Enfermagem a nivel mundial (reconhecido pelos nossos parceiros europeus e não só, tamanha é a voracidade com que facilitam o enquadramento dos nossos formados nos seus respectivos contextos) é um fardo tal, que o nosso pobre e retrogada país não deveria suportar!....enfim...bem estão os franceses e os belgas....
Por fim, e aproveitando a oportunidade para esclarecer um dos intervenientes, só gostaria de acrescentar que as tão preocupantes "listas de espera" provavelmente deixariam de existir se neste país optassem por generalizar os chamados contratos de exclusividade na saúde!...o que por si só contribuiria para que por exemplo um médico estivesse efectivamente a trabalhar no seu hospital as horas contractulizadas....e não se limita-se a estar lá das 9h às 12h....quando efectivamente o seu horário laboral é de 8h.(por mais estranho que possa parecer).......
- Registado: 2/4/2006 19:09
Caro mquinaz
Não negado nada das minhas afirmações, também deve saber como funciona em muitos hospitais na Europa .
A relação enfermeiro/medico é diferente devido a esse método a rentabilidade é superior com menos médicos e enfermeiros por habitante não há lista de espera é possível obter consultas e exames em hospitais centrais em prazo de dias .
O enfermeiro é como um de empregado do medico o que pode não ser agradável para um licenciado , por isso tem uma formação de 2 anos e noutros países 3 no ensino Profissional quando termina o secundário da área de saúde.
- Registado: 14/3/2009 0:19
ul Escreveu:devem ser os médicos os únicos a mandar
Imagina-te, a patinar, com uma paragem cardiaca, chego lá ao pé de ti e como o Sr Doutor é que manda e ainda não chegou, fico ali de braços cruzados a rir-me para a tua cara pálida, á espera que o sr. Doutor suba 7 ou 8 andares e me mande iniciar as manobras de reanimação... Pensem um pouco antes de fazer certas afirmações.
ul Escreveu:Salários enfermeiros França , Bélgica não há tabela única mas algum ex.
"Moi dans 5 mois, je commence pas avec 1200 euros ..."
"Mais dans 10 ans la brevetée restera toujours avec ses 1500 euros "
"Reseaux IRIS( Interhospitalière Régionale des Infrastructures de Soins)
10ans 2401€ brut/mois ca me fait 1500€ net/mois + 22 cheques repas de 6.15€"
"j'ai une collegue avec plus de 20ans ancienete qui touche 1800€ par mois donc....."

ul Escreveu:tem a humildade que será difícil num licenciado
É... os canudos põem as pessoas mais bonitas e pimponas, há senhoras que põem no cabelo para fazer caracois.

Nabonisto Escreveu:Boas
Não tenho o hábito de intervir neste fórum, porque sou um iniciado nesta matéria de bolsa.
Neste caso particular e após ler o que alguns membros escrevem, e não é necessário nomeá-los, porque porque o ridiculo a que se expõem e a ignorancia que demonstram é por demais evidente.
Apenas quero dizer que por muito bons enfermeiros que Portugal tenha não serão capazes de prestar cuidados a pessoas com tão má formação e com uma capacidade mental tão diminuta.
Pelo que parece hoje em dia há carreiras distintas entre Enfermagem e Medicina, assim sendo cada um manda no seu burgo, penso eu.
Termino da mesma forma como iniciei a minha humilde intervenção: do que não sei (bolsa) raramente me pronuncio (mas vou estudando); isto só para não correr o risco de cair no ridiculo, que é o que alguns membros estão a demonstar ser neste tópico.
Obrigado
Talvez se em vez de ofender quem tenha uma visão diferente explicasse a sua seria melhor para todos, mas infelizmente esta é cada vez mais uma prática bastante em voga.. chutar para canto

Todos nós queremos mais e melhores condições, agora temos de ser coerentes não se pode dizer que os outros ganham muito tem poderes a mais etc, mas depois ir reivindicar salários e/ou condições idênticas.

- Registado: 13/3/2007 14:42
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: bruno8526, caganixo7, dragom, Google [Bot], Investor Tuga, marketisnotefficient, navaldoc e 104 visitantes