Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Acentuado Arrefecimento Nocturno - Coluna Semanal

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Quimporta » 12/11/2009 20:26

Desculpa já encontrei... costumas ser eficaz como o Google mas não há que abusar... :wink:

Já agora fica:

http://www.aaii.com/sentimentsurvey/
Anexos
AAII.png
AAII.png (65.99 KiB) Visualizado 8319 vezes
"In God we trust. Everyone else, bring data" - M Bloomberg

Registado: 9/5/2009 18:57

por MarcoAntonio » 12/11/2009 20:25

Aqui:

http://www.aaii.com/sentimentsurvey/

Esta semana temos um empate técnico entre Bulls e Bears.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Quimporta » 12/11/2009 20:21

MarcoAntonio Escreveu:Já agora, mais interessante acho seguir os indicadores de mercado para avaliar como se comporta o "espírito dos investidores". E em linha com o que eu tenho escrito, o sentimento continua muito volátil e estamos bem longe de uma situação de euforia. Os números do AAII esta semana são estes:

Código: Selecionar todos
[b]AAII Sentiment Survey:[/b]

Bullish - 33.7%
Neutral - 24.0%
Bearish - 42.3%

Marco, onde encontar a actualização destes elementos? Estou com curiosidade para saber o impacte de os índices se terem segurado após o abanãozito da semana passada...

Abraço,

por MarcoAntonio » 30/10/2009 20:29

Aqui fica já agora o gráfico actualizado para o DAX. Mais tarde após o fecho da sessão poderei colocar também o do S&P...
Anexos
DAX091030.png
DAX091030.png (16.31 KiB) Visualizado 8591 vezes
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por Batmax » 30/10/2009 18:16

Marco queria-te dar os parabéns pelo teu excelente artigo, Abraço
User mudou de nick - > Wallstreetrader

Registado: 29/11/2007 2:13

Re: Dúvida

por MarcoAntonio » 29/10/2009 21:19

poseidon635 Escreveu:Marco, estando fora do mercado neste momento, não será demasiado arriscado entrar após estas valorizações ocorridas desde Março?

Obrigado.

Uma entrada agora deve ser cautelosa (ok, deve ser sempre... não estou a dizer nada, admito). Bem, o que eu quero dizer mesmo é que alguém que entre agora deve estar atento à forma como a correcção evolui. Para o caso dos índices europeus já deixei dois suportes que poderão vir a ser importantes e definir a fronteira entre uma correcçãozinha e uma correcção enorme e (muito) violenta... ou eventualmente até outra coisa pior. De qq das formas, depois de passar essa fronteira defendo que é saltar fora por isso é mais ou menos indiferente se é uma correcçãozona ou se vamos para mínimos. O que interessa aqui frizar é a protecção do capital.

Agora, perigoso entrar agora não é. Desde que se tenham estas cautelas e não se fique convencido que vai subir e vai subir mesmo o momento actual não é extraordinariamente perigoso para entrar (a volatilidade até tem vindo mais a baixar do que a aumentar).

Espero que tenha ficado claro que pretendia transmitir...
Imagem

Administrador Fórum

por FrancRap » 29/10/2009 21:06

Boas a todos

Desculpa Marco nao concordar contigo, mas há indicadores e indicadores, o que saiu hoje de crescimento do PIB nos Estados Unidos acho que foi muito importante e pode muito bem servir de alavanca para fazermos novos maximos.

Isto tudo apesar da violenta queda de ontem na Europa, se bem que para mim agora ou vai ou racha, vamos por ai fora até novos maximos (quase) sem respirar ou amanha/segunda vamos por ai abaixo até ao proximo suporte, penso eu nos 1020\1025.

Cumprimentos e bons negócios

Registado: 26/11/2007 4:39

Dúvida

por poseidon635 » 29/10/2009 21:06

Marco, estando fora do mercado neste momento, não será demasiado arriscado entrar após estas valorizações ocorridas desde Março?

Obrigado.

Registado: 13/6/2008 10:22

por MarcoAntonio » 29/10/2009 18:48

bolo Escreveu:Atrevo-me a perguntar se nos indicadores que saem para a semana, há algum ou alguns cuja importância é relevante para a "decisão" que deverá acontecer neste momento. E na falta deste, qual o que actualmente pode afectar mais o espirito investidor.
Thank you.

Todas as semanas saiem indicadores. Confesso que não presto atenção nenhuma a isso e também acho que passado meia hora de sair um indicador, já ninguém se lembra dele, nem os que os seguem (nessa altura já estão a pensar no que vai sair a seguir ou noutra coisa qualquer). Posso estar a "desvalorizar demais" mas é o que penso...
:wink:

Já agora, mais interessante acho seguir os indicadores de mercado para avaliar como se comporta o "espírito dos investidores". E em linha com o que eu tenho escrito, o sentimento continua muito volátil e estamos bem longe de uma situação de euforia. Os números do AAII esta semana são estes:

AAII Sentiment Survey:

Bullish - 33.7%
Neutral - 24.0%
Bearish - 42.3%

Imagem

Administrador Fórum

por CerealKiler » 29/10/2009 18:46

Neste momento pós crise (será?) a matemática pouco contribui para os comportamentos dos investidores, grandes quedas sem suporte definido, retomas enormes.

Como diz o autor, aguardemos pelas próximas sessões.

Registado: 1/4/2008 17:29

por MarcoAntonio » 29/10/2009 18:43

QuimPorta Escreveu:Marco,

correndo o risco de pensares "o que é que quer este agora armado em técnico?!?", no gráfico do S&P não encontro a LTD que tens a cruzar o indice em Setembro. Noto até que fazes ali uma razia em Maio de 2008. Encontro (e já vi mais "por aí" quem) esta LTD mesmo à beirinha (dialeto aqui da região...) do momento actual, o que poderia estar a influenciar...

Afinal qual dos dois é que está errado?!? Eu ou o S&P? (agora surpreendi-te...) :lol:
Queres comentar?

Abraço,

A diferença está na escala. É sabido que eu não utilizo escalas lineares por razões já expostas n vezes (se fizeres uma pesquisa encontras montes de posts sobre o assunto).

Em todo o caso, mesmo numa escala logarítmica, consegue-se traçar uma segunda LT mais acima. Mas há que referir que só agora é que ela ganhou alguma consistência (até aqui era uma LT mt pouco relevante). COntinuo a achar contudo que aquela LT era a que melhor se adequava ao Bear Market (pelo meio houve um falso breakout da LT mas de resto ela é consistente) e há que notar que noutros índices, LTs semelhantemente relevantes foram quebradas mais ou menos na mesm altura. Por exemplo, no DAX...
Anexos
DAX091029.png
DAX091029.png (20.28 KiB) Visualizado 9199 vezes
Imagem

Administrador Fórum

Re: Previsões meteorológicas!

por MarcoAntonio » 29/10/2009 18:37

PT96 Escreveu:Olá Marco António!

Pelo que vimos, os Indices Europeus e o nosso Psi, hoje tiveram um comportamento fortíssimo face ao descalabro das 7 ultimas sessões, agora há que aguardar o comportamento dos Indices americanos e europeus nas próximas semanas e dias. Quanto ao nosso Psi20, há uma forte resistência nos 8900 pontos onde precisamente "esbarrou" na semana passada. Temos um suporte nos 8000 pontos, Marco António, e num cenário optimista, qual a próxima resistência do Psi20, caso seja superado os 8900 pontos?

Abraço,
PT

Acima dos 9000pts não creio que exista nenhuma resistência tecnicamente forte. Mas talvez pelos 10.000~10.500pts...
Imagem

Administrador Fórum

por bolo » 29/10/2009 18:34

Atrevo-me a perguntar se nos indicadores que saem para a semana, há algum ou alguns cuja importância é relevante para a "decisão" que deverá acontecer neste momento. E na falta deste, qual o que actualmente pode afectar mais o espirito investidor.
Thank you.
Acabei de me auto-promover a Principiante!
Aaahhgrrr,... os meus dedos não estalam!!!
TAMBÉM QUERO SER RICO! Por onde começo? Estou disposto a deixar de trabalhar!

Registado: 29/11/2007 2:18

por Quimporta » 29/10/2009 18:32

Marco,

correndo o risco de pensares "o que é que quer este agora armado em técnico?!?", no gráfico do S&P não encontro a LTD que tens a cruzar o indice em Setembro. Noto até que fazes ali uma razia em Maio de 2008. Encontro (e já vi mais "por aí" quem) esta LTD mesmo à beirinha (dialeto aqui da região...) do momento actual, o que poderia estar a influenciar...

Afinal qual dos dois é que está errado?!? Eu ou o S&P? (agora surpreendi-te...) :lol:
Queres comentar?

Abraço,
Anexos
S&P 500 INDEX.png
S&P 500 INDEX.png (57.31 KiB) Visualizado 9222 vezes

Previsões meteorológicas!

por PT96 » 29/10/2009 18:28

Olá Marco António!

Pelo que vimos, os Indices Europeus e o nosso Psi, hoje tiveram um comportamento fortíssimo face ao descalabro das 7 ultimas sessões, agora há que aguardar o comportamento dos Indices americanos e europeus nas próximas semanas e dias. Quanto ao nosso Psi20, há uma forte resistência nos 8900 pontos onde precisamente "esbarrou" na semana passada. Temos um suporte nos 8000 pontos, Marco António, e num cenário optimista, qual a próxima resistência do Psi20, caso seja superado os 8900 pontos?

Abraço,
PT

Registado: 22/7/2009 17:45

por MarcoAntonio » 29/10/2009 18:01

bp1511 Escreveu:Olá Marco,

Podes explicar o que queres dizer,

"A sessão desta quarta-feira é algo alarmante pelo evolução do momentum e pelo escalar dos volumes transaccionados indiciando algum alarme por parte dos investidores pelo que passo a ver a correcção com bastante mais reservas. "

O que quero dizer é que se a correcção que tem vindo a ser descrita no S&P estava dentro do que eu esperaria, a violência da correcção nos índices Europeus (acrescido de volume e momentum a subir) não estava.

De qq das formas hoje a coisa já inverteu e o cenário melhorou. Os primeiros suportes importantes estão indicados no artigo (pelo menos para os índices europeus). Abaixo desses valores o cenário complica-se bastante. Vejamos as próximas sessões...

Bestblandina, o que eu escrevi no artigo foi precisamente que no S&P não se distinguia de outras correcções anteriores. Mas que nos índices Europeus a violência da correcção estava a ser muito superior.
Imagem

Administrador Fórum

por bestbland » 29/10/2009 12:54

Marco, eu encontro um movimento de caracteristicas por enquanto semelhantes quanto é grandeza da correcção actual há 1 mês atraz.
No entanto a correcção de que falas é para mim um valor de referencia quanto a uma fronteira bull/bear, mas não podemos esquecer que há um mês tivemos uma correcção com uma grandeza semelhante (um pouco maior até) que a actual,como consta no grafico.
Anexos
sp.jpg
sp.jpg (147.07 KiB) Visualizado 9485 vezes
O Best deseja um feliz Natal a todos os utilizadores

Registado: 20/2/2009 17:06

por bp1511 » 29/10/2009 12:34

Olá Marco,

Podes explicar o que queres dizer,

"A sessão desta quarta-feira é algo alarmante pelo evolução do momentum e pelo escalar dos volumes transaccionados indiciando algum alarme por parte dos investidores pelo que passo a ver a correcção com bastante mais reservas. "

Registado: 29/11/2007 2:19

Acentuado Arrefecimento Nocturno - Coluna Semanal

por MarcoAntonio » 29/10/2009 12:12

Aqui fica o link para a coluna esta semana:

http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=393531
Imagem

Administrador Fórum

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: almica, Bing [Bot], Google Adsense [Bot], iniciado1, latbal, m-m, Mar58, marketisnotefficient, nunorpsilva, PiFer, silva_39 e 103 visitantes