Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

offtopic - O Neoliberalismo e a procura de uma nova Esquerda

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: offtopic - O Neoliberalismo e a procura de uma nova Esqu

por Woodhare » 3/10/2009 15:41

mais_um Escreveu:
Woodhare Escreveu:O problema em Portugal é que muita gennte ainda não percebeu que igualdade de direitos é incompatível com igualdade de rendimentos e que mais Estado significa necessariamente menos liberdade.

"O próximo governo tem de estar sensível aos problemas sociais", acrescentou o líder do CDS-PP, numa breve declaração aos jornalistas. A política fiscal para as PME´s "tem que mudar a sério", indicou ainda Paulo Portas, considerando que as primeiras medidas do próximo governo "têm de apoiar quem nao tem emprego".

Afirmaste que votavas no CDS por este defender menos Estado (não sei onde foste buscar essa ideia, mas tudo bem), como interpretas esta afirmação do Paulo Portas?

Menos pressão fiscal para as PME significa menos Estado. Mais cobertura social significa graxa ao eleitorado. Eu votei no CDS porque é o que está mais perto do que acredito, não é o partido perfeito.
"There are three faithful friends - an old wife, an old dog, and ready money." - Benjamin Franklin

Registado: 16/6/2007 12:05

por Woodhare » 3/10/2009 15:36

O sector em que o governo cubano apostou. Os soviéticos tinham montes de licenciados, um exército poderoso (que servia para impedir o9s russos de fugirem da URSS)e bons resultados nos jogos Olímpicos. O que é que aconteceu aos soviéticos? Havia muitos a trabalhar na construção cívil em Portugal com cursos de engenharia e medicina.

Mas os adeptos desta filosofia não se preocupem porque é isso que o Sócrates vai fazer ao país, vamos ser um país miserável na vanguarda das energia alternativas.

habanero04 Escreveu:Tens aqui como exemplo alguns dados:

Imagem
"There are three faithful friends - an old wife, an old dog, and ready money." - Benjamin Franklin

Registado: 16/6/2007 12:05

por Opcard » 3/10/2009 14:12

Com um princípio muito caro a esquerda “faz o que eu digo, não faças o que eu faço”.

mfsr1980 Escreveu:Gostava de saber, como o Habanero concilia a alma de investidor bolsista com a de revolucionario de esquerda. :lol:

Registado: 14/3/2009 0:19

por mfsr1980 » 3/10/2009 12:47

Gostava de saber, como o Habanero concilia a alma de investidor bolsista com a de revolucionario de esquerda. :lol:

Registado: 3/5/2007 13:55

por mfsr1980 » 3/10/2009 12:09

Nunca fui a Cuba, mas segundo me dizem, circulam 2 moedas lá. Uma para os estranjeiros e outra para os Cubanos.

Registado: 3/5/2007 13:55

por Opcard » 3/10/2009 9:33

Num aspecto os pro-cubano estão em vantagem , e é de peso essa razão é o melhor regime para combater a obesidade .

por habanero04 » 3/10/2009 0:22

Lion_Heart Escreveu:Eu só vou dizer o seguinte.

Se fizessem um referendum em Cuba (coisa que hoje em dia não é possivel) a perguntar se os Cubanos preferiam ficar na ditadura dos irmãos Castro ou serem um País livre mas até ligado aos EUA não tenho muitas duvidas qual seria o resultado.

O problema aqui é que as coisas não são bem como muitos a pintam. Cuba não é nem está como estava no passado, cada vez mais se vê abertura e mudança. Os problemas que o país sofreu derivam muito da intransigência dos EU, aliás Fidel sempre disse que queria dialogar com os americanos, estes é que nunca quiseram porque não lhes convinha abdicar do domínio sobre a ilha.

Isto tudo começou por meterem Cuba, China e Coreia do Norte no mesmo saco, que são países completamente diferentes.

Por hoje vou desligar. Bom fim-de-semana.

Registado: 8/11/2007 17:14

por Lion_Heart » 3/10/2009 0:01

Eu só vou dizer o seguinte.

Se fizessem um referendum em Cuba (coisa que hoje em dia não é possivel) a perguntar se os Cubanos preferiam ficar na ditadura dos irmãos Castro ou serem um País livre mas até ligado aos EUA não tenho muitas duvidas qual seria o resultado.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por habanero04 » 2/10/2009 23:59

Tens aqui como exemplo alguns dados:

Imagem

por habanero04 » 2/10/2009 23:42

Deixo aqui alguns links sobre a economia e certos aspectos sobre Cuba. Fica como leitura de fim-de-semana que pode ser que aprendam alguma coisa...

http://pt.wikipedia.org/wiki/Economia_de_Cuba

http://www.globalsecurity.org/military/ ... conomy.htm

https://www.cia.gov/library/publication ... os/cu.html (o lápis azul, salvo seja, aqui do Caldeirão não está a permitir que este endereço fique correcto, os dois asteriscos são c e u juntos, referente a Cuba)

http://resistir.info/cuba/desmoronamento_urss.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cuba

http://pt.wikipedia.org/wiki/Embargo_do ... dos_a_Cuba
Editado pela última vez por habanero04 em 3/10/2009 0:11, num total de 3 vezes.

por habanero04 » 2/10/2009 23:23

ul Escreveu:Cuba estaria ao nivel da Florida sem o Fidel.

Em 1952, Cuba tinha o terceiro PIB per capita da América Latina.

Em 1982, estava em 15º lugar, à frente apenas de Nicarágua, El Salvador, Bolívia e Haiti.

Estaria? Com que base podes afirmar isso? Nenhuma...

Mostra lá esses números de que falas relativos a 1952 e 1982. Não basta sacar isso de um artigo qualquer escrito nem sei por quem...

por habanero04 » 2/10/2009 23:13

ul,

Pelo menos podias colocar as fontes onde foste buscar esses artigos que mais parecem histórias do Correio da Manhã. Mostra-me pelo menos dados de entidades internacionais credíveis que corroborem o que vem nesses artigos.

por habanero04 » 2/10/2009 23:04

Atomez Escreveu:A maior questão é o que se passou depois da revolução.

Estão lá as referências originais.

É claro que para os "crentes" tudo é justificável ...

Não se trata de ser crente ou não. Tem que se enquadrar os factos tendo em conta a época histórica em que aconteceram. Além disso, continuo a perguntar se saberás o que é uma guerra? Se hoje em dia em cenários de guerra o que se vê é simplesmente a aniquilação do inimigo e dos possíveis focos de insurreição e de ameaça para que quem venceu reine, queres convencer-me que em Cuba seria diferente? Em Cuba a guerra não terminou com a entrada dos guerrilheiros do 26 de Julho em Havana em 1959, continuaram a haver ataques e focos de resistência que tiveram que ser silenciados, mas isso é o que acontece numa guerra - os vencedores reinam e os que perdem morrem. Sempre foi assim e continuará sempre a ser.

Será que essa mesquinhez de ideias contra Cuba não acontecem apenas por ser um regime que não o capitalista, por ser o Fidel, por os EU terem ficado com esta atravessada, e por já desde a década de 50 a desculpa para todas as barbaridades que os EU cometeram na América Latina, para não falar no resto do mundo, era o comunismo.

por mais_um » 2/10/2009 21:45

habanero04 Escreveu:
mais_um Escreveu: Pelo que sei Cuba não limita a entrada de estrangeiros, limita é a saida dos cubanos, como te digo se fosse assim tão bom, eles não arriscavam a vida naqueles "barcos", esse é o melhor indicador da qualidade de vida que Cuba oferece aos seus cidadãos.

Analisar a situação de Cuba apenas a partir de 1959 é compreender só uma parte do problema. A situação é mais complexa. Cuba já foi colônia espanhola, território norte-americano, paraíso da máfia americana na época de Fulgêncio Batista e posto avançado do comunismo na América durante a guerra fria. Aliás, os EU no século XIX tinham forte interesse na região do golfo do México e também derivado da questão do Panamá que era uma zona de possível ligação dos oceanos Pacífico e Atlântico, e por isso começou a apoiar a independência das colónias espanholas, além de que Cuba era um forte produtor de açúcar e dava jeito às empresas americanas terem lá os seus investimentos. Após o colapso da URSS e a manutenção do embargo econômico promovido pelos EUA a situação económica de Cuba piorou.

Fidel Castro implantou um regime totalitário mas nada indica que o país estaria melhor sem ele. Mesmo assim, houve notáveis progressos na medicina, na educação e no desporto.

Estavamos a falar de um sistema politico, que foi implementado em 1959, os resultados estão à vista, a Europa de Leste não te diz nada?
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por Opcard » 2/10/2009 20:59

Cuba estaria ao nivel da Florida sem o Fidel.

Em 1982, estava em 15º lugar, à frente apenas de Nicarágua, El Salvador, Bolívia e Haiti.

habanero04 Escreveu:
mais_um Escreveu: Pelo que sei Cuba não limita a entrada de estrangeiros, limita é a saida dos cubanos, como te digo se fosse assim tão bom, eles não arriscavam a vida naqueles "barcos", esse é o melhor indicador da qualidade de vida que Cuba oferece aos seus cidadãos.

Analisar a situação de Cuba apenas a partir de 1959 é compreender só uma parte do problema. A situação é mais complexa. Cuba já foi colônia espanhola, território norte-americano, paraíso da máfia americana na época de Fulgêncio Batista e posto avançado do comunismo na América durante a guerra fria. Aliás, os EU no século XIX tinham forte interesse na região do golfo do México e também derivado da questão do Panamá que era uma zona de possível ligação dos oceanos Pacífico e Atlântico, e por isso começou a apoiar a independência das colónias espanholas, além de que Cuba era um forte produtor de açúcar e dava jeito às empresas americanas terem lá os seus investimentos. Após o colapso da URSS e a manutenção do embargo econômico promovido pelos EUA a situação económica de Cuba piorou.

Fidel Castro implantou um regime totalitário mas nada indica que o país estaria melhor sem ele. Mesmo assim, houve notáveis progressos na medicina, na educação e no desporto.

por habanero04 » 2/10/2009 20:54

por atomez » 2/10/2009 19:56

bolo Escreveu:
Atomez Escreveu:Aproveito, para centralizar no assunto do tópico, Atomez, na tua opinião até onde deve ir o papel do ao estado numa comunicadade? Queres concretizar? O Estado é uma criação antiga e a qualqauer momento pode e deve ser afinada. O que lhe devemos atribuir?

Epá, essa é que é um pergunta realmente difícil :lol:

Se eu soubesse responder a isso fundamentadamente e com todo o detalhe ... fundava era um partido ou coisa assim!

Mas ainda assim posso dar alguma ideia. Agora não tenho tempo mas fica prometido para breve.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

por Opcard » 2/10/2009 18:19

Não se trata apenas de criticar esse postulado indecente que aceita trocar liberdade por conquistas sociais.

O milagre social da revolução cubana foi criado em cima de mentiras objetivas. ´

Em 1982, estava em 15º lugar, à frente apenas de Nicarágua, El Salvador, Bolívia e Haiti. A fonte? La Lune et le Caudillo, de Jeannine Verdes-Leroux. O livro, de 1989, tem o sugestivo subtítulo de “O sonho dos intelectuais e o regime cubano”.

Estuda como se implantou e consolidou o regime comunista no país entre 1957 (a revolução é de 1959) e 1971. Não foi só essa mentira.

Ao chegar ao poder, Fidel afirmou que 50% da população da ilha era analfabeta. Mentira! Em 1958, a taxa era de 22%, contra 44% da população mundial.

Um ano depois da revolução, já não havia mais no governo nenhum dos liberais e democratas que também haviam combatido a ditadura de Fulgêncio Batista. Tinham renunciado ao poder, estavam exilados ou mortos.

Logo nos primeiros dias da revolução, antes mesmo que se explicitasse a opção pelo comunismo, Fidel e sua turma executaram nada menos de 600 pessoas.

Em 1960, pelo menos 50 mil pessoas oriundas da classe média, que haviam apoiado a revolução, já haviam deixado Cuba.

Três anos depois, 250 mil. A Confederação dos Trabalhadores Cubanos, peça-chave na deposição do regime anterior, foi tomada pelos comunistas.

Em 1962, imaginem, a CTC cobra de Fidel a “supressão do direito de greve”!!! O principal líder operário anti-Batista, que ajudou a fazer a revolução, David Salvador, foi encarcerado naquele ano.

Só nos anos 60, o regime de Fidel fuzilou entre 7 mil e 10 mil pessoas. Caracterizá-lo como um assassino não é uma questão de gosto, mas de fato; não se trata de tomar essa característica como parte de seu legado supostamente ambíguo.

Não há nada de ambíguo em fuzilar 10 mil. É coisa de facínora. Como é incontroverso que ele e seu amiguinho, Che Guevara, criaram campos de concentração na ilha, os da UMAP (Unidade Militar de Apoio à Produção), formados por prisioneiros políticos, que chegaram a 30 mil!!!

Ali estavam religiosos, prostitutas, homossexuais, opositores do regime, criminosos comuns... Os movimentos gays, que costumam ser simpáticos à esquerda, deveriam saber que a Universidade Havana passou por uma depuração anti-homossexual. Isso mesmo.

Em sessões públicas, os gays eram obrigados a reconhecer seus “vícios” e a renunciar a eles. As alternativas eram demissão e cana (em sentido literal e metafórico).

Segundo O Livro Negro do Comunismo, desde 1959, estima-se em 100 mil o número de pessoas que passaram pela cadeia ou pelos “campos” de reeducação no país. Os fuzilamentos são estimados entre 15 mil e 17 mil pessoas.

por Opcard » 2/10/2009 18:09

habanero04, que defende criminosos .....

Em Agosto, foi condenado por "desvinculação laboral" e "perigosidade social pré-delectiva". A pena de dois anos de prisão

Jama é uma palavra do calão cubano que significa comida.

Algo que 500 mil pessoas podiam não saber antes de ver no YouTube o vídeo de Pánfilo. Visivelmente embriagado, este cubano de 48 anos interrompeu a gravação de um documentário sobre música para denunciar a fome na ilha.

O regime condenou-o a dois anos de prisão, mas ontem resolveu libertá-lo e enviá-lo durante 21 dias para um hospital psiquiátrico, no qual será tratado pelo alcoolismo.

"Aqui o que faz falta é jama", gritou Juan Carlos González, mais conhecido como Pánfilo, ao mesmo tempo que levava as mãos à boca para denunciar a fome que sentia.

O caso poderia não ter tido repercussões se as imagens não tivessem caído no YouTube, o site de partilha de vídeos. Rapidamente, Pánfilo foi 'adoptado' como símbolo da situação que se vive na ilha.

Apesar de outros vídeos, no qual pedia desculpas e dizia que não tinha qualquer intenção política nem tinha sido pago para fazer a denúncia, Juan Carlos González acabou por ser detido. Em Agosto, foi condenado por "desvinculação laboral" e "perigosidade social pré-delectiva". A pena de dois anos de prisão foi ratificada na semana passada por um tribunal de recurso de Havana, apesar de o advogado de Pánfilo ter tentado que, em vez de ir para a prisão, ele fosse internado num hospital

por bolo » 2/10/2009 18:07

Atomez Escreveu:Bem, a primeira não, foi a segunda maior. A primeira de todas foi a Religião :twisted:

Ora, assim chegamos lá!

Aproveito, para centralizar no assunto do tópico, Atomez, na tua opinião até onde deve ir o papel do ao estado numa comunicadade? Queres concretizar? O Estado é uma criação antiga e a qualqauer momento pode e deve ser afinada. O que lhe devemos atribuir?

Defesa?
Educação até escolaridade obrigatória?
Sistema de Saúde?
Solidariedade e Segurança Social?
Justiça
Planeamento e desenvolvimento do território?
Cultura e desporto?
entre outros.

Defendo o papel regulador do Estado em matéria de interesse colectivo e a produção de bens e serviços quanto mais melhor entegue a empresas num mercado económico, mas muito há a dizer sobre isto.
Acabei de me auto-promover a Principiante!
Aaahhgrrr,... os meus dedos não estalam!!!
TAMBÉM QUERO SER RICO! Por onde começo? Estou disposto a deixar de trabalhar!

Registado: 29/11/2007 2:18

por atomez » 2/10/2009 18:04

habanero04 Escreveu:A revolução cubana foi uma guerra, não andaram lá a meter cravos nos canos das espingardas...

A maior questão é o que se passou depois da revolução.

Wikipedia Escreveu:...
To implement a portion of this plan, Castro named Guevara commander of the La Cabaña Fortress prison, for a five-month tenure (January 2 through June 12, 1959).[78] Guevara was charged with purging the Batista army and consolidating victory by exacting "revolutionary justice" against those considered to be traitors, chivatos (informants) or war criminals.[79] Serving in the post as commander of La Cabaña, Guevara reviewed the appeals of those convicted during the revolutionary tribunal process.[9] On some occasions the penalty delivered by the tribunal was death by firing squad.[80] Raúl Gómez Treto, senior legal advisor to the Cuban Ministry of Justice, has argued that the death penalty was justified in order to prevent citizens themselves from taking justice into their own hands, as happened twenty years earlier in the anti-Machado rebellion.[81] Biographers note that in January 1959, the Cuban public was in a "lynching mood",[82] and point to a survey at the time showing 93% public approval for the tribunal process.[9] With 20,000 Cubans estimated to have been killed at the hands of Batista's collaborators,[83] and many of those sentenced to death accused of torture and physical atrocities,[9] the newly empowered government carried out executions "without respect for due process."[84] Although the exact numbers differ, it is estimated that several hundred people were executed during this time.[85]

Conflicting views exist of Guevara's delight towards the executions at La Cabaña. Some exiled opposition biographers report that he relished the rituals of the firing squad, and organized them with gusto.[84] What is acknowledged by all sides is that Guevara had become a "hardened" man, who had no qualms about the death penalty or summary and collective trials. If the only way to "defend the revolution was to execute its enemies, he would not be swayed by humanitarian or political arguments."[84] This is further confirmed by a February 5, 1959, letter to Luis Paredes López in Buenos Aires where Guevara states unequivocally "The executions by firing squads are not only a necessity for the people of Cuba, but also an imposition of the people."[86]

Estão lá as referências originais.

É claro que para os "crentes" tudo é justificável ...
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

por mais_um » 2/10/2009 17:57

habanero04 Escreveu:

Se é ou não um bom país para viver, não é com suposições dessas que lá chegas... Não sei se sabes mas há muito estrangeiro a ir estudar para Cuba, vá-se lá saber porquê...

SIm e há muitos cubanos a fugir e a tentar fugir.

Sobre ir estudar para esses paises, o meu sobrinho foi estudar para a China, 1 ano, chegou a Pequim, meteram-no num hotel de 5* enquanto esperava por outros estudantes estrangeiros. Quando chegou à residência de estudantes na universidade, a dos estrangeiros está bem equipada, até ar condicionado tem, nas residências dos estudantes chineses, como não tem ar condicionado vão dormir para a varanda, enrolados em lençois molhados.

Pelo que sei Cuba não limita a entrada de estrangeiros, limita é a saida dos cubanos, como te digo se fosse assim tão bom, eles não arriscavam a vida naqueles "barcos", esse é o melhor indicador da qualidade de vida que Cuba oferece aos seus cidadãos.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

por habanero04 » 2/10/2009 17:44

mais_um Escreveu:Nunca fui a Cuba, mas tenho falado com muitos amigos meus que tem ido e a opinião de quase todos eles é que é muito mau.

Só o facto de existirem pessoas a fugir do país é um indicio que não é um mar de rosas.

Che Guevara era um guerrilheiro e não conheço nenhum movimento de guerrilha que não mate pessoas, por isso é que têm armas... :mrgreen:

Os americanos, como qualquer governo tenta defender os interesses do seu país, no caso dos EUA, nem sempre de uma forma "legal" e correcta, mas entre ter que escolher viver nos EUA, China, Cuba e Coreia do Norte, escolho os EUA, sem hesitações! :mrgreen:

As opiniões são subjectivas, por isso...

Se é ou não um bom país para viver, não é com suposições dessas que lá chegas... Não sei se sabes mas há muito estrangeiro a ir estudar para Cuba, vá-se lá saber porquê...

A revolução cubana foi uma guerra, não andaram lá a meter cravos nos canos das espingardas...

Nem sempre da forma legal? Eu digo antes, nunca da forma legal... ainda está para vir o dia em que o façam...

por mais_um » 2/10/2009 17:25

habanero04 Escreveu:Atomez, além da fotomontagem acima podes aqui colocar fontes crediveis e imparciais onde se possa comprovar a veracidade do que lá está escrito?

Che Guevara apenas fez uma tentativa de exportação da revolução cubana na América Latina, foi na Bolivia e foi apanhado pelo exército boliviano com ajuda da CIA que também deu a ordem para o executarem.

O problema para os americanos não era o comunismo, o problema foi verem os seus interesses na zona ameaçados, já para não falar da dor de cotovelo que ainda hoje perdura em relação a terem perdido Cuba.

Nunca fui a Cuba, mas tenho falado com muitos amigos meus que tem ido e a opinião de quase todos eles é que é muito mau.

Só o facto de existirem pessoas a fugir do país é um indicio que não é um mar de rosas.

Che Guevara era um guerrilheiro e não conheço nenhum movimento de guerrilha que não mate pessoas, por isso é que têm armas... :mrgreen:

Os americanos, como qualquer governo tenta defender os interesses do seu país, no caso dos EUA, nem sempre de uma forma "legal" e correcta, mas entre ter que escolher viver nos EUA, China, Cuba e Coreia do Norte, escolho os EUA, sem hesitações! :mrgreen:

Bom fim de semana,

Alexandre Santos

por habanero04 » 2/10/2009 17:16

Não deves ter lido o link que deixei atrás relativo à United Fruit, mas aqui fica apenas uma achega neste caso o país em causa é a Colômbia:

"Banana massacre
One of the most notorious strikes by United Fruit workers broke out on 12 November 1928 on the Caribbean coast of Colombia, near Santa Marta. Historical estimates place the number of strikers somewhere between 11,000 and 30,000. On 6 December, Colombian Army troops under the command of General Cortés Vargas opened fire on a crowd of strikers gathered in the central square of the town of Ciénaga. The military justified this action by claiming that the strike was subversive and its organizers were Communist revolutionaries. Congressman Jorge Eliécer Gaitán claimed that the army had acted under instructions from the United Fruit Company. The ensuing scandal contributed to President Miguel Abadía Méndez's Conservative Party being voted out of office in 1930, putting an end to 44 years of Conservative rule in Colombia. The first novel of Álvaro Cepeda Samudio, La Casa Grande, focuses on this event, and the author himself grew up in close proximity to the incident. The climax of García Márquez's novel One Hundred Years of Solitude is based on the events in Ciénaga, though the author himself has acknowledged that the death toll of 3,000 that he gives there is greatly inflated.[17]

General Cortés Vargas, who issued the order to shoot, argued later that he had issued the order because he had information that U.S. boats were poised to land troops on Colombian coasts to defend American personnel and the interests of the United Fruit Company. Vargas issued the order so the US would not invade Colombia. This position was strongly criticized in the Senate, especially by Jorge Eliécer Gaitán, who argued that those same bullets should have been used to stop the foreign invader.

The telegram from Bogotá Embassy to the U.S. Secretary of State, dated December 5, 1928, stated: “I have been following Santa Marta fruit strike through United Fruit Company representative here; also through Minister of Foreign Affairs who on Saturday told me government would send additional troops and would arrest all strike leaders and transport them to prison at Cartagena; that government would give adequate protection to American interests involved.”[18]

The telegram from Bogotá Embassy to Secretary of State, date December 7, 1928, stated: “Situation outside Santa Marta City unquestionably very serious: outside zone is in revolt; military who have orders "not to spare ammunition" have already killed and wounded about fifty strikers. Government now talks of general offensive against strikers as soon as all troopships now on the way arrive early next week.”[19]

The Dispatch from US Bogotá Embassy to the US Secretary of State, dated December 29, 1928, stated: “I have the honor to report that the legal advisor of the United Fruit Company here in Bogotá stated yesterday that the total number of strikers killed by the Colombian military authorities during the recent disturbance reached between five and six hundred; while the number of soldiers killed was one.”[20]

The Dispatch from US Bogotá Embassy to the US Secretary of State, dated January 16, 1929, stated: “I have the honor to report that the Bogotá representative of the United Fruit Company told me yesterday that the total number of strikers killed by the Colombian military exceeded one thousand.”[21]

The Banana massacre is said to be one of the main events that preceded the Bogotazo, the subsequent era of violence known as La Violencia, and the guerrillas who developed during the bipartisan National Front period, creating the ongoing armed conflict in Colombia."

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Akinfiev, AlfaTrader, darkreflection, iniciado1, Karra, macau5m, malakas, Masterchief, OCTAMA, trilhos2006 e 198 visitantes