Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Off-Topic - Portugal e competividade

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por sadinos » 14/9/2009 10:47

Obrigado Godfather, é isso mesmo. Desculpa Pata-Hari, mas não consegui fazer o mesmo que o GodFather.
Tenho também aqui um video muito interessante, sobre a sequencia Fibonacci que nos deixa uma pergunta á qual eu não tenho resposta. Mas gostava de saber a vossa ópinião. Eu não sei pôr videos, mas alguém que saiba eu envio por email.

Registado: 12/10/2007 18:33

por Godfather » 14/9/2009 0:50

É verdade Pata-Hari :mrgreen:

Mas creio que o Sistema Legal no nosso país é um dos maiores problemas que temos.

Quando tivermos uma Justiça realmente justa e que funcione para o comum dos cidadãos (e não apenas para quem tem meios financeiros de percorrer o árduo labirinto do nosso Sistema Legal) os outros problemas resolvem-se com relativa facilidade.

Cumps,
The simplest answer is usually the correct answer - Occam's razor
Experience is not what happens to a man; it is what a man does with what happens to him - Aldous Huxley

Registado: 19/1/2009 23:08

por Pata-Hari » 14/9/2009 0:42

hehe, que tal começar por todos indicadores acima de 100...? é engraçado, vai straight to the point. Eficiência sistemas legais; qualidade de ensino de matemática e de ciências; eficiência do sistema fiscal; rigidez do emprego; custos de despedimentos;
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

Re: Off-Topic - Portugal e competividade

por Godfather » 14/9/2009 0:34

Caro Sadinos,

sadinos Escreveu:Qual destes factores é que Portugal deve tentar melhorar para valorizar a sua competitividade?

Analisando o relatório de uma forma muito superficial, creio que os aspectos mais importantes a resolver em Portugal serão:

Efficiency of legal framework in settling disputes.....107
Efficiency of legal framework in challenging regs .......91

Resolvidos estes aspectos, muitos outros "por arrasto" melhoram incluindo a competitividade.

ps: tenho dúvidas sobre a qualidade de alguns números apresentados, mas é um bom relatório para ler.
Experience is not what happens to a man; it is what a man does with what happens to him - Aldous Huxley

por Godfather » 14/9/2009 0:24

Creio que o Sadinos obteve os dados deste relatório:

The Global Competitiveness Report 2009-2010 página 274 do pdf.

Pata-Hari Escreveu:Sadinos, mete aqui a fonte dos dados, para consulta, por favor.

por jlncc » 14/9/2009 0:15

9º em qualidade das vias de comunicação rodoviárias

Não acredito. Só se derem um peso enorme ao alcatrão.

Registado: 29/11/2007 4:27

por Pata-Hari » 14/9/2009 0:12

Sadinos, mete aqui a fonte dos dados, para consulta, por favor.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por pinto80 » 14/9/2009 0:01

Normalmente, sou algo pessimista sobre a representatividade destes dados. Não sei até que pontos os resultados obtidos são consequência de profundos estudos..

Mesmo assim, claro que portugal deverá tentar melhorar em todos os factores. Alguns dos dados não são necessariamente negativos, até porque estaremos a falar de centenas de países.

A qualidade das estruturas aeroportuárias (mais as portuárias); diminuição do défice público, diminuiução da dívida pública seriam, entre os factores apresentados, os meus eleitos.

Criar condições para uma maior competitividade das empresas privadas; aposta na tecnologia; tornar o sistema de justiça, educação e saúde melhores e mais eficientes; tomar medidas para que Portugal não esteja tão dependente do exterior (e.g. petróleo) através da constituição de barragens, criação - porque não - de uma ou mais centrais nucleares, incentivo à produção de equipamentos de energias limpas; criar um sistema empresarial onde a competitividade entre as empresas seja transparente e permitir a criação de empresas em sectores onde existe monopóloo e que têm sido prejudiciais à sociedade, etc....
http://fiscalidadenoblog.wordpress.com/ - visite e sugira temas oportunos

Registado: 5/12/2007 22:29

Off-Topic - Portugal e competividade

por sadinos » 13/9/2009 17:50

Portugal e competitividade

De acordo com o Global Competitiveness Report 2009/0 Portugal é o país do mundo

9º em qualidade das vias de comunicação rodoviárias

23º nas vias de comunicação ferroviárias

45º na qualidade dos portos

49º na qualidade das infraestruturas aeroportuárias

83º no défice das contas públicas

113º em poupança nacional e

117º em dívida pública.

Qual destes factores é que Portugal deve tentar melhorar para valorizar a sua competitividade?

Registado: 12/10/2007 18:33

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: cmanel21 e 41 visitantes