GALP/combustiveis - Desmontando o mito (analise semanal)
Estive a conferir e há casos em que também está a promoção 5+5 disponível, há ainda outra série de casos (parece-me em bastante maior número mas não conferi todos) em que a promoção não está disponível.
Para quem quiser conferir, a lista de postos aderentes está disponível aqui:
http://www.galpenergia.com/NR/rdonlyres ... 8_2009.pdf
Para quem quiser conferir, a lista de postos aderentes está disponível aqui:
http://www.galpenergia.com/NR/rdonlyres ... 8_2009.pdf
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Diferenças de 1 cêntimo já tenho visto (com os meus "olhos") com certa regularidade ao passar no mesmo dia em várias bombas GALP. E também já me cruzei com referências a locais onde existem preços diferentes para responder à concorrência local, não sendo nada difícil documentar tais diferenças (ver quadro anexo).
Portanto, para além de serem diferentes de empresa para empresa, são também por vezes diferentes dentro da mesma empresa.
É curioso que isso também já passou aqui pelo tópico e logo surgiram "protestos" por a GALP fazer diferentes preços em diferentes locais. Como "sempre", protesta-se se forem iguais e continua a protestar-se (mudando o argumento) quando são diferentes...
Aqui fica uma lista dos preços obtidos no site da DGEG. Os preços estão filtrados para GALP, agora verifiquem os valores mais baixos a nível nacional e quanto têm diferido do preço de referência!
Grande parte das datas são de 14/08. Convém notar que o preço de referência e que era praticado na maior parte das bombas GALP a semana passada na Gasolina 95 era de 1.329 e 1.339 euros/litro.
Mais uma vez fica demonstrado que os preços variam substancialmente, até dentro da própria marca. Ao contrário do que se afirma sistematicamente...
Portanto, para além de serem diferentes de empresa para empresa, são também por vezes diferentes dentro da mesma empresa.
É curioso que isso também já passou aqui pelo tópico e logo surgiram "protestos" por a GALP fazer diferentes preços em diferentes locais. Como "sempre", protesta-se se forem iguais e continua a protestar-se (mudando o argumento) quando são diferentes...
Aqui fica uma lista dos preços obtidos no site da DGEG. Os preços estão filtrados para GALP, agora verifiquem os valores mais baixos a nível nacional e quanto têm diferido do preço de referência!
Grande parte das datas são de 14/08. Convém notar que o preço de referência e que era praticado na maior parte das bombas GALP a semana passada na Gasolina 95 era de 1.329 e 1.339 euros/litro.
Mais uma vez fica demonstrado que os preços variam substancialmente, até dentro da própria marca. Ao contrário do que se afirma sistematicamente...
- Anexos
-
- comb090820b.PNG (52.58 KiB) Visualizado 5214 vezes
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Entretanto, quando deixares de desconversar, perguntas que ficaram para trás por responder:
Algum comentário sobre as farmacêuticas que reflectem os custos de investigação nos produtos novos que são lançados regularmente?
De que forma se distingue custos de investimento de outros custos e porque é que uns custos, segundo o que dizes, devem-se transportar para o consumidor e outros não? Para vender combustível é preciso (por exemplo) construir postos de abastecimento, porque é que este tipo de custo não é para ser coberto pela venda do produto? Consegues-me explicar a racionalidade por detrás disto?
Qual é a história que está mal contada envolvendo a Arábia Saudita?
O que é o preço "justo"? Qual é o conceito e como se estabelece? Quem o estabelece?
Algum comentário sobre as farmacêuticas que reflectem os custos de investigação nos produtos novos que são lançados regularmente?
De que forma se distingue custos de investimento de outros custos e porque é que uns custos, segundo o que dizes, devem-se transportar para o consumidor e outros não? Para vender combustível é preciso (por exemplo) construir postos de abastecimento, porque é que este tipo de custo não é para ser coberto pela venda do produto? Consegues-me explicar a racionalidade por detrás disto?
Qual é a história que está mal contada envolvendo a Arábia Saudita?
O que é o preço "justo"? Qual é o conceito e como se estabelece? Quem o estabelece?
Update:
charles Escreveu:Marco tu gostas muito de raciocinios em torno da dissecação de palavras ou frases, de preferência descontextualizadas, eu não dou para esse peditório.
charles Escreveu:Marco tem paciência "! ficasse feliz"? isto é para rir só pode....
charles Escreveu:Tem sempre presente que por cada um que concorda contigo 10 não emitem opinião para não discordar.
charles Escreveu:Tens uma enorme facilidade em desconversar, e em qualificar ou desqualificar os outros, não é só comigo por isso não estou preocupado.
charles Escreveu:Marco deixa-te disso.
charles Escreveu:Marco tu gostas muito de raciocinios em torno da dissecação de palavras ou frases, de preferência descontextualizadas, eu não dou para esse peditório.
charles Escreveu:Marco tem paciência "! ficasse feliz"? isto é para rir só pode....
charles Escreveu:Tem sempre presente que por cada um que concorda contigo 10 não emitem opinião para não discordar.
charles Escreveu:Tens uma enorme facilidade em desconversar, e em qualificar ou desqualificar os outros, não é só comigo por isso não estou preocupado.
Estamos conversados.
Já vi que o teu comportamento com o Elias não é muito diferente por isso não estou preocupado.
Elias Escreveu:pedrom Escreveu:Marco atenção que por vezes existem "manhas" nessas promoções uma vez que dão mais desconto relativamente ao PVP, mas o PVP já está 2/3 centimos mais alto que o da galp (considerado como referencia)!!!
Mas se as promoções forem na GALP esse raciocínio não se aplica certo?
Claro que sim!!! Apenas dei esta exemplo pois foi uma realidade passada comigo.
A própria galp tens preços com diferenças muito grandes entre os diversos postos galp!!!
De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?
pedrom Escreveu:Marco atenção que por vezes existem "manhas" nessas promoções uma vez que dão mais desconto relativamente ao PVP, mas o PVP já está 2/3 centimos mais alto que o da galp (considerado como referencia)!!!
Mas se as promoções forem na GALP esse raciocínio não se aplica certo?

- Registado: 5/11/2002 12:21
MarcoAntonio Escreveu:Há ainda um dado, que eu tenho trazido imensas vezes para a discussão: em Portugal (pelo menos) está muito implantada uma política de fidelização. Os preços de referência não traduzem os preços reais e existem significativos descontos, por norma através de um cartão de fidelização.
Não sei até que ponto o mesmo tipo de política está implantada no resto da Europa.
Mas vejamos este dado: há meio ano atrás estavamos um pouco mais perto da média europeia mas - a título de exemplo - a BP tinha uma promoção em pareceria com o LIDL que era de 6 centimos. Hoje estamos mais afastados da média europeia mas a BP tem uma promoção de 12 centimos.
Até que ponto esta promoção baixa o preço médio dos combustíveis vendidos. Até que ponto, no resto da europa - que serve de base de comparação - se seguiu a mesma política de evolução neste tipo de promoção?
Nota: os dados não se aplicam por inteiro à GALP, contudo esta também está agora mais agressiva neste tipo de promoção; este tipo de promoção baixa o preço médio real a que é vendido o combustível.
Marco atenção que por vezes existem "manhas" nessas promoções uma vez que dão mais desconto relativamente ao PVP, mas o PVP já está 2/3 centimos mais alto que o da galp (considerado como referencia)!!!
Em Santarem na variante depois da saida da A1 a BP à cerca de 4 semanas a BP tinha em letras garrafais: Desconto de 8 Cents. O PVP utilizado estava 3,5 cents mais elevado que a referência da galp, fazendo com que o desconto real fosse de 4,5 cents.
A alguns metros, mas na N3 (fora da variante) perto da discoteca que já teve mil e um nomes a repsol não tinha nenhum anuncio de desconto, mas estava a fazer 10 cents directos do PVP da Galp, ou seja mais 5,5 cents do que a BP.
Resultado uma estava cheia e outra estava às mosas e ainda me abasteceram o carro!!! (evitei de sujar as mãos

Qual o porque desta situação???? A localização!!!!
Será justo o preço e publicidade da BP????? Marketing!!!!

De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?
Charles Escreveu:Penso que quem lançou a pergunta, qual o preço justo foi o Elias, eu falei em preço "justo" para me posicionar no sentido que discordo dos preços actuais, e referi de forma facilemente intendivel, que não possuia todos os elementos fundamentais para poder concluir o preço "justo", (...)
Eu não quero que me digas qual é nem foi isso que eu perguntei. O perguntei o que é o preço "justo". E continuo a perguntar...
Charles Escreveu:Esse quadro para ti revela o pais todo, consegues aferir qual a percentagem de postos que vendem os combustiveis com por exemplo 10 cêntimos de diferença!?
Dado que a margem líquida nos combustíveis é dessa ordem de grandeza ou até menor (se entrares com todos os custos) só é de esperar ver essas diferenças em postos que abdiquem de ter lucro, como no caso dos Hipers.
Esta matéria já foi aqui discutida imensas vezes. Mas como tu não lês...
Charles Escreveu:Com esse quadro concluis que existe concorrência?
Sim, com este quadro conclui-se que há concorrência e conclui-se que há variações bem significativas (tendo em conta o que se pode variar).
Convém passares a ler mais, nomeadamente deste tópico.
Charles Escreveu:Existe concorrência, qual a tua opinião?
Existe um razoável nível de concorrência. Pessoalmente não espero mais ou muito mais agressividade concorrencial...
Convém notar que o mercado dos combustíveis é um mercado que necessita de uma relativa boa coexistência dos diversos concorrentes (para se entender isso é preciso ler bastante sobre como funciona o mercado dos combustíveis, mas assim em traços gerais basta sublinhar um ou dois pontos: os combustíveis são vitais para a economia, para os consumidores e para as empresas, ficar sem combustível por exemplo é terrível. E tu já terás notado que chegas a um determinado supermercado e por vezes determinado produto está esgotado. Não é vital para a economia de uma forma geral...
Mas é extremamente raro chegares a uma bomba e não ter combustível. Muito mais raro ainda é uma marca não ter combustível (ora isto não acontece por acaso, acontece porque o mercado dos combustíveis está estruturado todo ele para que assim seja).
Claro, como consumidor não te preocupas com isso porque tudo já está resolvido para tu não teres esse tipo de problema. Como tal, ficas a falar do preço e da concorrência que devia ser maior ou isto ou aquilo... sem realmente conheceres por dentro o mercado sobre o qual estás a falar.
Charles Escreveu:Conheces todos os factores que contribuem para o preço quando decidido pelas empresas que os vendem?
Eu não vou dizer a quanto as empresas deviam vender. Se tu me lesses já saberias que eu não vou dizer...
Como não lês, fazes perguntas às quais já respondi meia duzia de vezes.
Charles Escreveu:Nas tuas inumeras explicações, achas que estas são as unicas que o consumidor deve ter em conta, quando emite uma opinião sobre os preços dos combustiveis?
As minhas contas e o meu acompanhamento permite saber de que ordem de grandeza serão as margens no final (mera aproximação) e de que forma têm seguido ou não o cenário do resto do mercado (matéria prima, outros países da europa, etc).
Charles Escreveu:Qual a tua opinião sobre as auto-estradas terem os preços todos iguais?
Acho natural que os preços sejam quase iguais (não são todos iguais mas sim, são muito próximos entre si).
Porquê?
Porque é um sub-mercado. Menos empresas estão disponíveis a estar nas auto-estradas, o publico alvo é um publico específico (por exemplo, não esperam captar clientes de fora da auto-estrada, "ninguém" - mesmo que fosse mais barato - vai enfiar-se numa autoestrada para abastecer). As empresas em causa têm perfis semelhantes, têm instalações semelhantes e têm um modus operandi semelhante.
A verdade é que não há razões para grandes diferenças de preço... nem sequer, note-se, há duas bombas muito próximas uma da outra para concorrerem entre si... há bombas de dezenas em dezenas de kilometros e concorrer, em termos de preço, faz pouco sentido. A própria estruturação da auto-estrada não favorece uma concorrência ao nível do preço!
Digamos que já é uma "sorte" os preços não estarem todos inflaccionados como acontece no resto dos produtos que encontras nas estações de serviço das auto-estradas...
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 20/8/2009 17:21, num total de 1 vez.
Elias Escreveu:charles Escreveu:Claro que desvalorizo esse exemplo pois é só isso , um exemplo, então e dezenas de vezes que vejo na A1 os ppreços invariavelmente iguais
Faço fé no que dizes e obviamente não desvalorizo a bondade com que o fazes quando referes o exemplo.
Charles há uma diferença entre os nossos exemplos:
- eu indiquei uma situação concreta que descrevi em detalhe, referindo as diferenças de preço e a situação observada em cada uma das bombas
- tu fase afirmações genéricas do tipo "isto é tudo igual por isso não vale a pena estar a detalhar".
Estás convicto daquilo que escreves mas não consegues apresentar um único exemplo para sustentar as tuas afirmações.
Elias, so podes estar a brincar comigo, queres que te exemplifique a que dia a que horas e quais os valores, é isso, bolas, então se eu passo e vejo que naquele momento na bomba x está a gasolina está a 1.30 o gasoleo a 1.00 na bomba seguinte a mesma coisa e na outra a mesma coisa queres que te diga o quê?
Cumpt
só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
charles Escreveu:Claro que desvalorizo esse exemplo pois é só isso , um exemplo, então e dezenas de vezes que vejo na A1 os ppreços invariavelmente iguais
Faço fé no que dizes e obviamente não desvalorizo a bondade com que o fazes quando referes o exemplo.
Charles há uma diferença entre os nossos exemplos:
- eu indiquei uma situação concreta que descrevi em detalhe, referindo as diferenças de preço e a situação observada em cada uma das bombas
- tu fase afirmações genéricas do tipo "isto é tudo igual por isso não vale a pena estar a detalhar".
Estás convicto daquilo que escreves mas não consegues apresentar um único exemplo para sustentar as tuas afirmações.
Elias Escreveu:charles Escreveu:Sim já tinha lido, é completamente irrelevante uma situação em mil.
Não é uma situação em mil. É uma situação que reparei e que apresentei em detalhe, pedindo-te para comentar.
Se estou errado, fazes favor de me apresentar elementos / exemplos que o demonstrem.
Agora peço-te é que não te limites a desvalorizar o exemplo que dei só porque não se encaixa na teoria que pareces defender.
Claro que desvalorizo esse exemplo pois é só isso , um exemplo, então e dezenas de vezes que vejo na A1 os ppreços invariavelmente iguais

Cumpt
MarcoAntonio Escreveu:charles Escreveu:Vejo que não leste a minha observação relativa precisamente sobre por exemplo as farmacêuticas!!
O que é óbvio é tu não estares a ler com atenção o que eu escrevo porque obviamente tu não leste a minha resposta à tua resposta.
Há aqui um problema de lucidez: eu li o que escreveste e respondi-lhe. Tu não leste o que eu escrevi e tanto não leste que até achas que eu não li o que escreveste, o que seria impossível achares se me tivesses lido.
Como é que eu posso não te ter lido se te respondi?
E como é que tu me leste se vens fazer uma afirmação destas?
É óbvio quem não está a ler quem, portanto...
Talvez seja preferível parares de disparar posts e passares a ler com atenção o que eu escrevo.
E em vez de "mandares piropos" (que digo-te já não me incomodam minimamente) pedia-te que passasses a responder às minhas questões, a maior parte está a ficar para trás sem resposta, contigo sistematicamente a fugir a elas...
Se não te respondi a alguma questão não foi intencional.
Tens uma enorme facilidade em desconversar, e em qualificar ou desqualificar os outros, não é só comigo por isso não estou preocupado.
É natural que me tenha escapo algo, e que não tenha lido tudo, estou no meio de negocios, se não te importas agora não te vou responder a mais nada.
Passo.
Cumpt
Cumpt
charles Escreveu:Sim já tinha lido, é completamente irrelevante uma situação em mil.
Não é uma situação em mil. É uma situação que reparei e que apresentei em detalhe, pedindo-te para comentar.
Se estou errado, fazes favor de me apresentar elementos / exemplos que o demonstrem.
Agora peço-te é que não te limites a desvalorizar o exemplo que dei só porque não se encaixa na teoria que pareces defender.
Há ainda um dado, que eu tenho trazido imensas vezes para a discussão: em Portugal (pelo menos) está muito implantada uma política de fidelização. Os preços de referência não traduzem os preços reais e existem significativos descontos, por norma através de um cartão de fidelização.
Não sei até que ponto o mesmo tipo de política está implantada no resto da Europa.
Mas vejamos este dado: há meio ano atrás estavamos um pouco mais perto da média europeia mas - a título de exemplo - a BP tinha uma promoção em pareceria com o LIDL que era de 6 centimos. Hoje estamos mais afastados da média europeia mas a BP tem uma promoção de 12 centimos.
Até que ponto esta promoção baixa o preço médio dos combustíveis vendidos. Até que ponto, no resto da europa - que serve de base de comparação - se seguiu a mesma política de evolução neste tipo de promoção?
Nota: os dados não se aplicam por inteiro à GALP, contudo esta também está agora mais agressiva neste tipo de promoção; este tipo de promoção baixa o preço médio real a que é vendido o combustível.
Elias Escreveu:charles às 15h37 escrevi isto mas se calhar não leste por isso aqui vai outra vez:
Há umas semanas ia eu pela A8 em direcção a norte. Quando ia a chegar a Óbidos reparei que o placar anunciava que logo a seguir havia uma bomba da Cepsa, mais barata, e que a 30 km mais à frente havia uma da BP, mais cara.
Passei pela da CEPSA e estava vazia (só vi lá um carro e nem seque estava a abastecer, se calhar era o do funcionário da caixa, lol), quando cheguei à da BP, mais cara, havia lá vários carros.
Como interpretas isto?
Sim já tinha lido, é completamente irrelevante uma situação em mil.
Cumpt
MarcoAntonio Escreveu:charles Escreveu:Pergunto-te achas que sabes tudo, estás a par de todos os factores na formação do preço por parte de quem decide dentro conselho de administração da Galp?Eu não acho que sei tudo nem nunca me "aventurarei" a dizer qual é o preço "justo".
Tu é que puxaste o assunto e eu pergunto-te: o que é o preço "justo"?
Qual é o conceito, como se obtém, qual é o resultado?
Tu é que puxaste do conceito e agora foges à resposta...charles Escreveu:Tem sempre presente que por cada um que concorda contigo 10 não emitem opinião para não discordar
Se tu o dizes, deve ser assim. Em todo o caso não vejo a relevância do ponto (embora acredite que para ti tem uma relevância qualquer). O que eu queria mesmo é que respondesses à questão...
Penso que quem lançou a pergunta, qual o preço justo foi o Elias, eu falei em preço "justo" para me posicionar no sentido que discordo dos preços actuais, e referi de forma facilemente intendivel, que não possuia todos os elementos fundamentais para poder concluir o preço "justo", independentemente da fórmula da sua formação, mas tendo haver com esta assim como com os impostos que impendem sobre este produto.Já agora mais uma: algum comentário ao facto dos preços serem na verdade diferentes ao contrário do que afirmas, conforme mostrei com um quadro e informação adicional demonstrativa desse facto?
Esse quadro para ti revela o pais todo, consegues aferir qual a percentagem de postos que vendem os combustiveis com por exemplo 10 cêntimos de diferença!?
Com esse quadro concluis que existe concorrência?
Existe concorrência, qual a tua opinião?
Conheces todos os factores que contribuem para o preço quando decidido pelas empresas que os vendem?
Nas tuas inumeras explicações, achas que estas são as unicas que o consumidor deve ter em conta, quando emite uma opinião sobre os preços dos combustiveis?
Qual a tua opinião sobre as auto-estradas terem os preços todos iguais?
Cumpt
Editado pela última vez por charles em 20/8/2009 17:00, num total de 1 vez.
Cumpt
charles às 15h37 escrevi isto mas se calhar não leste por isso aqui vai outra vez:
Há umas semanas ia eu pela A8 em direcção a norte. Quando ia a chegar a Óbidos reparei que o placar anunciava que logo a seguir havia uma bomba da Cepsa, mais barata, e que a 30 km mais à frente havia uma da BP, mais cara.
Passei pela da CEPSA e estava vazia (só vi lá um carro e nem seque estava a abastecer, se calhar era o do funcionário da caixa, lol), quando cheguei à da BP, mais cara, havia lá vários carros.
Como interpretas isto?
Como interpretas isto?
carf Escreveu:Ou seja estás a dizer o mesmo que eu tenho dito sempre, nós quando interpretamos temos de ser rigosos e não meter tudo no mesmo saco, eu volto a referir os preços estão de altos de uma forma geral, os comparativos com outros paises demonstram isso, os estudos tem de servir para ambos os lados.
Este tópico mostra que os preços dos combustíveis antes de impostos estão um pouco acima da média europeia (uns 2 ou 3 centimos) e que se afastaram nesse montante no prazo de uns 4 anos.
Por outro lado, estão perfeitamente alinhados com os preços em Espanha (são praticamente iguais de um lado e do outro). A maior parte do combustível que usamos actualmente tem como matéria prima o brent do mar do norte pelo que, pelo menos em certa medida, é compreensível que tenhamos uma média ligeiramente acima da média europeia.
De qq das formas não me sinto em condições para explicar porque a diferença existe, apenas para constatar que existe: temos preços ligeiramente acima da média europeia (actualmente ~3 centimos acima) e perfeitamente alinhados com os da nossa vizinha Espanha.
Este é um dos aspectos entre muitos que este tópico mostra...
Repito: todo este comparativo é antes de impostos.
charles Escreveu:Vejo que não leste a minha observação relativa precisamente sobre por exemplo as farmacêuticas!!
O que é óbvio é tu não estares a ler com atenção o que eu escrevo porque obviamente tu não leste a minha resposta à tua resposta.
Há aqui um problema de lucidez: eu li o que escreveste e respondi-lhe. Tu não leste o que eu escrevi e tanto não leste que até achas que eu não li o que escreveste, o que seria impossível achares se me tivesses lido.
Como é que eu posso não te ter lido se te respondi?
E como é que tu me leste se vens fazer uma afirmação destas?
É óbvio quem não está a ler quem, portanto...
Talvez seja preferível parares de disparar posts e passares a ler com atenção o que eu escrevo.
E em vez de "mandares piropos" (que digo-te já não me incomodam minimamente) pedia-te que passasses a responder às minhas questões, a maior parte está a ficar para trás sem resposta, contigo sistematicamente a fugir a elas...