Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Energias Renovaveis, rentavel ou não?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 14/7/2009 13:27

tavaverquenao2 Escreveu:Ainda bem que te lembraste disso, vou já ligar para a siemens, uma das empresas envolvidas, e avisa-los porque é chato ir gastar 5 mil milhões de euros e aquilo ficar tudo enterrado na areia.

:mrgreen:

Claro que todos esses factores já foram considerados.

O que existe é uma Fundação - Desertec - que por sinal aceita donativos e um consórcio de 12 entidades que foram convidadas a participar nesta iniciativa (para já não passa de uma ideia) e um memorandum de entendimento (assinado na presença de políticos) para estudar e analisar como é que "esta visão pode ser transformada em realidade".

Talvez as "notícias de jornal" e alguma "propaganda" em torno disto tenham passado a ideia de que se ia construir algo que já está planeado.

Mas consultando o site oficial rapidamente se descobre que afinal tudo o que existe é uma ideia...

Press release no site oficial:

http://www.desertec.org/en/press/press- ... nitiative/

"12 companies plan establishment of a Desertec Industrial Initiative

Munich – 12 companies today signed a Memorandum of Understanding in Munich to establish a DESERTEC Industrial Initiative (DII). The objective of this initiative is to analyse and develop the technical, economic, political, social and ecological framework for carbon-free power generation in the deserts of North Africa. The DESERTEC concept, developed by the TREC Initiative of the Club of Rome, describes the perspectives of a sustainable power supply for all regions of the world with access to the energy potential of deserts.

(...)"

Nota: ainda tou de férias, não me enviem mps nem mails pf. lol
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por tava3 » 14/7/2009 12:08

Ainda bem que te lembraste disso, vou já ligar para a siemens, uma das empresas envolvidas, e avisa-los porque é chato ir gastar 5 mil milhões de euros e aquilo ficar tudo enterrado na areia.

:mrgreen:

Claro que todos esses factores já foram considerados.
Plan the trade and trade the plan

Registado: 3/11/2004 15:53

por madoff » 14/7/2009 11:36

Os desertos (e depende de qual), têm os seguintes problemas:

-Tempestades de areia

-ALtas diferenças de temperatura

-ALtas temperaturas, o que para o silicio é um problema.

-Solo muito instável

Por isso não acredito muito na ideia do deserto.

tavaverquenao2 Escreveu:Ainda agora na rtpn, a Alemanha está a pensar fazer umas centrais solares nos desertos de África, onde dizem que em todos os desertos "cai" tanta energia em 6 horas como o que toda a humanidade consome num ano. Mas eles não percebem nada, nós é que já sabemos que não compensa e que é caro, precisa de muita manutenção e dá muito trabalho.

:)

Registado: 12/5/2009 23:07

por tava3 » 14/7/2009 10:33

Renewable Energy: Not Cheap, Not "Green"

Cuidado com os lobbies do petroleo, uma industria multi-milionária não vai abdicar do negócio sem dar luta, e vale de tudo, como já temos visto.

por V1rotate » 14/7/2009 2:59

No caso do solar térmico, além de ser obrigatório instalar em novas casas, é rentável e paga-se em poucos anos :)

Já o solar fotovoltaico, eólica, etc não são rentáveis, ao longo do tempo útil de vida dos equipamentos nunca se recupera o investimento, fica sempre mais barato comprar à EDP :(

Quem sabe um dia isto mude...

Registado: 28/8/2007 12:29

por atomez » 14/7/2009 2:34

As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

por tonirai » 13/7/2009 23:39

BlackEagle Escreveu:Aqui a uns dias fui a uma feira e deparei-me com um vendendor que dizia que essa história dos paineis fotovoltaicos não era mais que alugar os nossos telhados a edp quase de borla e que isso dificilmente traria rentabilidade a menos que fosse feito um grande investimento, até ai tudo bem e bate certo com o que aqui se tem dito o que é certo e que ele falou-me num produto que me garantia independêcia do gaz e equipamentos desde que instala-se o seguinte equipamento. O que vos parece este equipamento e será banha da cobra?
http://www.energie.pt/produtos/detail.php?id=53&cult=pt

Cuidado com o equipamento da Energie, aparentemente eles andavam a vender gato por lebre (pelo menos em alguma coisa);

Como consequência, o governo retirou a empresa da lista das empresas que acedem aos incentivos do Governo para a campanha dos painéis solares térmicos.

Edit com link de notícia a falar nesse assunto:
http://economia.publico.clix.pt/noticia ... idCanal=57

Registado: 19/4/2007 18:26

por BlackEagle » 13/7/2009 23:16

Aqui a uns dias fui a uma feira e deparei-me com um vendendor que dizia que essa história dos paineis fotovoltaicos não era mais que alugar os nossos telhados a edp quase de borla e que isso dificilmente traria rentabilidade a menos que fosse feito um grande investimento, até ai tudo bem e bate certo com o que aqui se tem dito o que é certo e que ele falou-me num produto que me garantia independêcia do gaz e equipamentos desde que instala-se o seguinte equipamento. O que vos parece este equipamento e será banha da cobra?
http://www.energie.pt/produtos/detail.php?id=53&cult=pt

Registado: 16/5/2009 10:36

por tava3 » 13/7/2009 18:45

Ainda agora na rtpn, a Alemanha está a pensar fazer umas centrais solares nos desertos de África, onde dizem que em todos os desertos "cai" tanta energia em 6 horas como o que toda a humanidade consome num ano. Mas eles não percebem nada, nós é que já sabemos que não compensa e que é caro, precisa de muita manutenção e dá muito trabalho.

por tava3 » 13/7/2009 13:44

Eu não sou contra os problemas ecológicos, muito pelo contrário, já uso biodiesel à 3 anos no meu carro, por exemplo. Não abdico do conforto que atingimos, mas temos de diminuir a nossa pegada ecológica, e já existem vária soluções, temos é de ter espírito aberto ao que é novo.

por tava3 » 13/7/2009 13:35

"Para os ecologistas, existe AINDA outra questão.

A energia necessária para fazer uma celula fotovoltaica NUNCA será reposta pelo sue funcionamento.Sabem qual a energia necessária para DERRETER o silicio ?...mas bom,, isto é outra questão."

Para os ecologistas o ideal era voltarmos às cavernas mas esquecem-se que a gasolina ou gasóleo que metem nos carros também tem custos. Hoje não tem o mesmo peso porque a tecnologia já tem 100 anos mas, se começássemos do zero ficaria muito mais caro, com a perfuração em alguns sítios a mais de 1000 metros, o transporte nos petroleiros que gastam pouco, na energia gasta para a refinação e a distribuição posterior. Em relação ao preço pago pelo kw, não se esqueçam que temos um limite de emissões de co2, e se não pagamos de uma maneira, pagamos de outra.

por madoff » 13/7/2009 11:17

As energias renováveis, para particulares, é uma farça do ponto de vista de investimento.
A não ser que a habitação esteja num local muito isolado em sem ligação À EDP.

A rentabilidade que o actual plano ofereçe, coloca TODO o risco do lado do investidor.

Investir nas renovaveis (com o actual plano), o plano de investimento tem um horizonte temporal de 12-15 anos.
NÃO esuqecer que o preço de 0,6 € que a EDP paga é só nos primeiros 5 anos.Depois é em função dos contratos existentes.Como tem tendencia a subir, os valores vão aproximar-se muito dos 0,1 € que é o que todos pagamos.

Além disso, NENHUM equipamento de eletronica de potência, dura TANTOS anos sem qualquer manutenção (devido ao inversor).

A adicionar, a rentabilidade das celulas fotovoltaicas BAIXA com os anos.

Para os ecologistas, existe AINDA outra questão.

A energia necessária para fazer uma celula fotovoltaica NUNCA será reposta pelo sue funcionamento.Sabem qual a energia necessária para DERRETER o silicio ?...mas bom,, isto é outra questão.

Registado: 12/5/2009 23:07

por Bokas » 13/7/2009 10:33

Neste forum és capaz de encontrar algumas respostas às tuas últimas qustões http://www.meteopt.com/forum/

Registado: 20/5/2008 12:54

por BlackEagle » 13/7/2009 10:16

Já agora onde posso arranjar esse aparelho para medir os ventos e qual o tempo minimo que deve estar a funcionar para que eu veja se é ou não rentavel investir nele. E se não for pedir muito como aconselham a adiquirir os equipamentos? nomeadamente a que empresas?

por Bokas » 13/7/2009 10:05

BlackEagle Escreveu:Mas quanto eu sei os fotovoltaicos também exigem uma grande manutenção e são muito dispendiosos de implantar, uma curiosidade como faço para saber a velocidade do vento numa determinada zona?

No site do Instituto de Meteorologia tens acesso aos Normais Climatológicas, compilação de dados de períodos de 30 anos com indicação dos parâmetros climáticos mais importantes. Ex. para Lisbos http://www.meteo.pt/pt/oclima/normais/. Na altura da Faculdade tive de fazer alguns trabalhos de Climatologia onde utilizavamos estes dados, penso que para teres acesso aos dados descriminados (tabelas) deves ter de te regisar no site (na altura era o prof. que nos dava as tabelas).
Só precisas de saber qual a Estação Meteorologica mais perto de tua casa.

Já agora quanto aos sistemas Fotovoltaicos precisas no minimo de 30m2 de paineis, para valer a pena produzir energia.

Registado: 20/5/2008 12:54

por atomez » 13/7/2009 2:44

O "negócio" das renováveis só é rentável devido aos subsídios (directos e indirectos) e garantias de preço de venda estabelecidos por lei.

E mesmo assim o retorno do investimento só é realizado ao fim de 20 ou mais anos.

Quem quiser investir por um período tão longo ficando à mercê da "boa vontade" dos políticos e governantes que a qualquer momento podem alterar as "regras do jogo" é bom que assuma esse risco.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

por BlackEagle » 13/7/2009 0:22

Mas sabem o que eu não percebo, é se o estado está a dar estes beneficios e deve faze-lo porque o estado não deve ser um colector de impostos para garantir a sua sustentabilidade mas sim investi-los em qualidade de vida para todos, como é possivel já haver monopólios à custa das energias renovaveis e ao que parece muito pouco esclarecimento nessa aréa, por exemplo qual é o critério para um aerogerador ser colocado, quais sao os estudos a ser feitos, como e que eu ou outro qualquer cidadão pode ter acesso a esses estudos e fazer um investimento nessas aréas?
Na minha humilde opinião as renovaveis são o negócio do futuro e já há quem se tenha apercebido disso e já se está a aproveitar...

Assim de forma rápida!

por realista.stock » 12/7/2009 17:41

O negócio é ruinoso para o Estado Português e para os demais consumidores, pois tudo se resume a subsídeos, ou seja a electricidade produzida é vendida à rede, que é obrigada a comprá-la a 60 cents e é vendida aos restantes consumidores apenas a 12 cents, ou seja 5 vezes mais cara.
Quem finacia isto são subsideos públicos e todos os restantes consumidores!

Não entendo como se permite uma coisa dests e muito menos se diga que o futuro passa por aqui.

Ser obrigado a comprar por 60, algo que depois apenas consigo vender por 12, é escandaloso!

O Futuro o dirá, mas o dinheiro vai faltar e este tipo de brincadeiras, vai ter um fim semelhante!

Pelo meio, obviamente, há quem, ganhe dinheiro, suportado por toda esta lógia, que não tem qualquer lógica.

Se a diferença fosse de 1 para 2, ainda se poderia entender, agora de 1 para 5?!??

Registado: 20/7/2008 19:55

Renewable energy - A verdade da Mentira

por agany » 12/7/2009 10:30

Este tema dava para fazer outro filme de Michael Moore... :mrgreen:

Registado: 29/11/2007 1:44

por tonirai » 12/7/2009 1:56

Sargotronss Escreveu:Se calhar vou dizer uma barbaridade...
mas o negocio das renovaveis esta' no subsidio ou seja vendes tudo o que produzes 'a rede a preco superior por ser subsidiado e voltas a comprar electricidade ao preco normal para o consumo como qualquer outro cliente.

Falo sem certezas e mesmo que isto seja verdade poderas encontrar algumas resistencias de vontades.

Isso não é "o negócio das renováveis"... quanto muito, seria o "negócio do fotovoltaico".

Mas quando se fala em renováveis, fala-se nessa, e também em solar térmica e/ou eólica, que são os temas levantados no tópico.

Registado: 19/4/2007 18:26

por canguru » 12/7/2009 1:15

Registado: 6/4/2008 22:41

por sargotrons » 12/7/2009 0:24

Se calhar vou dizer uma barbaridade...
mas o negocio das renovaveis esta' no subsidio ou seja vendes tudo o que produzes 'a rede a preco superior por ser subsidiado e voltas a comprar electricidade ao preco normal para o consumo como qualquer outro cliente.

Falo sem certezas e mesmo que isto seja verdade poderas encontrar algumas resistencias de vontades.
Não faz mal!...

Registado: 5/9/2007 15:53

por tava3 » 11/7/2009 20:04

A Maior desvantagem do foto-voltaico é mesmo o preço a seguir é a área necessária para uma potencia razoável. Há uns anemômetros portáteis, mas medir ao nível do chão não serve de nada. Para o eólico quanto mais alto melhor, o mínimo deveria ser entre 6 e 9 metros acima de qualquer coisa nas proximidades. O ideal seria uma torre de 90 ou 100 metros.

por BlackEagle » 11/7/2009 19:46

[quote="tavaverquenao2"
Estes sistemas de micro-geração são rentáveis porque a energia é gratuita e está ali, e é consumida logo no local, sem perdas no transporte de grandes distâncias.[/quote]
Mas quanto eu sei os fotovoltaicos também exigem uma grande manutenção e são muito dispendiosos de implantar, uma curiosidade como faço para saber a velocidade do vento numa determinada zona? Eu vivo a 20 km da costa é possivel que os ventos maritimos ainda fazem sentir na minha zona. que sistema hibrido que aconselham e de prefeencia com exemplos.

por tava3 » 11/7/2009 19:38

Se o material cumprir a sua função e for instalado por pessoal competente não dá problemas de maior, no foto-voltaico até é montar e esquecer que existe.

Estes sistemas de micro-geração são rentáveis porque a energia é gratuita e está ali, e é consumida logo no local, sem perdas no transporte de grandes distâncias.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Feedfetcher, Pmart 1 e 200 visitantes