Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Continente (Soane), Jeronimo Martins e o leite nacional

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por madoff » 29/6/2009 17:43

Caro ELias,

Não concordo.

O que deveriamos fazer era tentarmos ser mais auto-sustentáveis e com isso diminuirmos um pouco as nossas importações.

PElo menos na alimentação teremos essa obrigação, até do ponto de vista de segurança nacional.

Sabe, mais importante que estradas, é a rede ferroviária...e infelizmente essa é uma miséria.

Falta-nos apostar num sector, creio que os politicos deveriam discutir coisas sérias e os sectores a aopstar é um deles.

Registado: 12/5/2009 23:07

por Elias » 29/6/2009 17:26

madoff Escreveu:e dos restantes 33%, porque estão quase na titalidade ao abandono.

BAstará andar na região mais fertil de Portugal (por distritos teremos o de Santarem), para observar a enormes quantidades de terreno abandonados.

????
isto é baseado em números concretos ou é assim atirado para o ar?

madoff Escreveu:Dúvido que em Espanha os solos deles sejam melhores (tem um clima mais agreste, menos água e terras mais "brancas", ou seja muito menos ferteis)...no entanto são grandes produtores.

Mas quem falou em Espanha?
A PAC foi feita à medida dos interesses de França.
França é um mercado produtor, nós somos um mercado consumidor.

madoff Escreveu:O que o Elias quererá dizer, é que a classe politica que pensa que os frangos nascem da terra, e que infelizmente não deram valor nestes últimos 30 anos à agricultura.Isto para não falar da destruição do sector naval, e do sector das pescas.

Eu não acho que os políticos não tenham dado valor à agricultura. Tiveram foi que "baixar as calcinhas" à UE, abrindo o mercado aos produtos europeus a troco de uns belos fundos estruturais para fazer umas belas auto-estradas.

madoff Escreveu:O ELias pode passar sem TV, sem computador, sem electricidade, mas sem agricultura, uma nação fica dependente...constatou-se isso mesmo, o ano passado, com a escalada dos bens.alimentares.

É por demais evidente que não somos auto-sustentáveis. Nós dependemos do estrangeiro para quase tudo, a começar pelos combustíveis, passando pela energia e terminando na tecnologia.

Claro que podemos sair da UE, ficando "orgulhosamente sós" e tentando comer o pouco que os nossos solos pouco férteis nos vão dando. Mas aí acabam-se os fundos estruturais, o progresso e a melhoria da qualidade de vida. Vamos ter que nos desenrascar e se calhar vai ser tudo muito mais duro.

Pessoalmente acho que em vez de investirmos na agricultura (onde à partida somos pouco competitivos) deveríamos era, como diz o Medina Carreira, investir em algo que possa ser exportado e que reforce a nossa posição como país produtor. Algo em que possamos ser competitivos...

1 abraço,
Elias

Registado: 5/11/2002 12:21

por madoff » 29/6/2009 17:13

Caro ELias,

e dos restantes 33%, porque estão quase na titalidade ao abandono.

BAstará andar na região mais fertil de Portugal (por distritos teremos o de Santarem), para observar a enormes quantidades de terreno abandonados.

Dúvido que em Espanha os solos deles sejam melhores (tem um clima mais agreste, menos água e terras mais "brancas", ou seja muito menos ferteis)...no entanto são grandes produtores.

O que o Elias quererá dizer, é que a classe politica que pensa que os frangos nascem da terra, e que infelizmente não deram valor nestes últimos 30 anos à agricultura.Isto para não falar da destruição do sector naval, e do sector das pescas.

O ELias pode passar sem TV, sem computador, sem electricidade, mas sem agricultura, uma nação fica dependente...constatou-se isso mesmo, o ano passado, com a escalada dos bens.alimentares.

por Elgenedy » 29/6/2009 17:09

Boa tarde a todos,

habanero04 Escreveu:Isso é verdade e também gosto, mas será que todas as pessoas têm possibilidade de comprar esses produtos.

Eu, por exemplo, já comprei este ano cereja do Fundão a 1.49€ e ainda ontem comprei a 1.90€, mas acho caro. Já vi em muitos sitios à venda a 2.95€ e mais caro, mas recuso-me a comprar a esses preços.

Outro exemplo, o ananás nacional pode ser muito bom e realmente tem um óptimo aspecto, mas eu não compro. Porquê? é demasiado caro. Compro sim abacaxi da América Latina que é muito bom e muito mais barato.

Com as bananas passa-se o mesmo, embora por vezes compre das da Madeira, mas aqui a diferença de preço não costuma ser tão acentuada.

A mim, parece-me que esse é precisamente o ponto mais importante.

As grandes superfícies, como qualquer empresa, vendem o que lhe for mais rentável vender. Se existe maior procura por produtos estrangeiros, claro que são esses produtos que eles irão disponibilizar.

Podemos efectivamente considerar que a qualidade nacional é superior. Pessoalmente, também o considero. No entanto, e como já aqui foi referido, a qualidade é subjectiva. Além disso existe a relação qualidade/preço, e muitos consumidores estão dispostos a perder qualidade, devido ao preço que é pedido pela mesma (pegando no exemplo do porto vintage, já me pediram por uma garrafa dessas perto de 4000€ ... claro que entre esse vintage e uma garrafinha de casal garcia... venha o casal garcia :mrgreen: ).

Não me parece que seja correcto limitar a escolha do consumidor com essas bases. Na realidade estamos a beneficiar alguns produtores europeus em relação a outros, e a criar nichos de mercado onde, por ser tudo demasiado protegido, o produtor/distribuidor/vendedor/outro_caramelo_qualquer pode praticar os preços que quiser pois sabe que será ele a vender. Em vez de "temos de levar estes, apesar de serem maus", passamos a ter um "temos que levar estes apesar de serem caros".

Cumprimentos,

./Elgenedy

Registado: 17/12/2002 22:25

por rmachado » 29/6/2009 17:00

O problema do Leite parece ser comunitário...

Ainda a pouco tempo estive na Galiza e era um pandemonio. 1000 Tractores em Santiago de Compostela, ataques ao Lidl e etc's com o leite a ser atirado para o chão.

Ainda na sexta ouvi um produtor cá da terra a queixar-se que um produtor espanhol receb 5 vezes mais subsidios que os de cá.

Parece-me é que o mercado do leite tá inquinado em todo o lado.

Registado: 24/8/2004 10:42

por Elias » 29/6/2009 16:49

madoff Escreveu:Não digo para não irmos, eu vou e irei continuar a ir (mas não compro frescos).

Tu vais lá e as grandes superfícies agradecem. Agora diz-me lá: que credibilidade merece um protesto de um cliente que reclama mas continua a ir lá?

madoff Escreveu:Alias, diga-se que os grandes supermercados nem querem nem desejam e nem apostam muito (ou quase nada) nos frescos, basta ir ao Continente-Colombo, para observarmos isso.

Se calhar não precisam.

madoff Escreveu:Sabe uma coisa ?

Portugal poderia ser o pais mais lindo da europa para se viver.

Poderia, se não estivesse já todo espatifado.

madoff Escreveu:Bom clima, solo MUITO fertil

Ó madoff, desculpa lá a frontalidade mas aqui estás a falar do que não sabes ou entao estás a inventar. Portugal tem solos muito maus, dos piores da Europa, com pouca aptidão agrícola, sendo este um problema que limita seriamente as nossas hipóteses de sermos competitivos nesse sector. Este país nunca teve vocação agrícola, tem sim vocação florestal.

Para não parecer que estou eu a inventar, deixo aqui um excerto retirado do site da confagri.pt (Confederação das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal), ou seja são as próprias confederações de agricultores que reconhecem que o solo é de má qualidade.

Portugal apresenta os valores mais desfavoráveis entre os países do Sul da Europa, com 66% dos seus solos classificados de baixa qualidade, de acordo com a Carta de Solos de Portugal. São poucos os solos em Portugal com boa aptidão agrícola, sendo a principal causa da degradação do solo em Portugal Continental a erosão provocada pela precipitação (o clima mediterrâneo é caracterizado por distribuição irregular de chuva e ocorrência de secas, geralmente ocorrendo a precipitação mais intensa em períodos não vegetativos).

Fonte: http://www.confagri.pt/Ambiente/AreasTe ... ecedentes/

por habanero04 » 29/6/2009 16:37

madoff Escreveu:Caro Elias, de certo conhece e gosta de um bom Vintage de vinho do Porto (feito com uvas nacionais do Douro).
Mais de 80 do turismo no Porto (cidade), é para ir até Gaia ver as caves...

Isto é um exemplo.A boa agricultura pode produzir produtos de ELEVADA qualidade.Como sabe um dos atributos da nossa oferta turistica é a qualidade alimentar, em termos genéricos.

E com esses produtos de elevada qualidade PODEM-se criar sub-produtos que irão beneficiar dessa fama.

Por exemplo, um doce de cereja da COVA da BEIRA, será uma mais valia ao invês de ser apenas um doce de cereja.

O mesmo se passará com laranja do Algarve.

A agricultura por sí não é turismo, mas faz parte da equação.

Por exemplo babana da Madeira é so uma, não existe banana com aquele sabor carateristico.Já para não falar de ananas dos Açores.Nos meses de Verão eles são uma maravilha.Já houve alturas que fui ao Açores e fui capaz de fazer uma refeição sõ a comer essa fruta maravilhosa (mas só e for colhida no Verão)...por isso apareceu uma marca de IOGURTES com ananás dos Açores ou cereja COva da Beira.

Respondo à ultima questão:
Mesmo que exista produtos estrangeiros (alimentares), se houver oferta nacional, nem penso duas vezes.Se não houver nacional até tento nãocomprar, pois sei que não irei ficar bem servido (a não ser que seja fruta ou legumes)

Exemplo:Quando há menos fruta (inverno), tenho de comprar ameixa da Africa do Sul, a 6 e 7 € o Kg (tenho filhos pequenos e gostam de fruta)...aquilo raramente é tão bom como as nossas (na época dela)...

Isso é verdade e também gosto, mas será que todas as pessoas têm possibilidade de comprar esses produtos.

Eu, por exemplo, já comprei este ano cereja do Fundão a 1.49€ e ainda ontem comprei a 1.90€, mas acho caro. Já vi em muitos sitios à venda a 2.95€ e mais caro, mas recuso-me a comprar a esses preços.

Outro exemplo, o ananás nacional pode ser muito bom e realmente tem um óptimo aspecto, mas eu não compro. Porquê? é demasiado caro. Compro sim abacaxi da América Latina que é muito bom e muito mais barato.

Com as bananas passa-se o mesmo, embora por vezes compre das da Madeira, mas aqui a diferença de preço não costuma ser tão acentuada.

Registado: 8/11/2007 17:14

por madoff » 29/6/2009 16:30

Não digo para não irmos, eu vou e irei continuar a ir (mas não compro frescos).

Alias, diga-se que os grandes supermercados nem querem nem desejam e nem apostam muito (ou quase nada) nos frescos, basta ir ao Continente-Colombo, para observarmos isso.

Mas falarmos disso e incentivarmos os empresários de que é isso que desejamos, estamos ao mesmo tem a satisfazer uma necessiade nossa e a criar valor acrescentado a Portugal.

Sabe uma coisa ?

Portugal poderia ser o pais mais lindo da europa para se viver.
Bom clima, solo MUITO fertil uma mentalidade muito inventiva (mas desperdiçada).Quando nos dedicamos SOMOS os MELHORES do Mundo.Por exemplo no futebol em termos estatisticos Figo + Eusébio + Ronaldo + Mourinho seria IMPOSSIVEL num espaço de tempo tão curto (somos só 10 M).

Se tivermos oportunidades e bons gestores e politicos poderiamos ser a melhor nação para viver.

MAS PARA isso temos que reclamar, que incentivar e demonstrar que queremos mais e melhor, e que não nos contentamos com qualquer porcaria.

É uma opinião Caro Elias.
Elias Escreveu:madoff,

Ninguém é obrigado a comprar produtos estrangeiros. Quem quer nacional, compra nacional. Quem quer estrangeiro, compra estrangeiro. É o mercado a funcionar.

Reclamar nos moldes que sugeres não serve rigorosamente para nada (é como os supostos boicotes à gasolina: não têm qualquer efeito prático). Aqueles que acham mal que as grandes superfícies em questão não comprem leite aos produtores nacionais devem pura e simplesmente deixar de lá ir. Mas eu não acredito que isso venha a acontecer.

E de qualquer forma, é bom lembrar que o facto de estarmos inundados de produtos estrangeiros (especialmente produtos agrícolas) foi o preço a pagar por podermos aderir à "CEE" e recebermos tantos milhões em Fundos Estruturais... ou pensavas que esse dinheiro todo a entrar era apenas uma obra de caridade? :twisted:

1 abraço,
Elias

por Bokas » 29/6/2009 16:08

Lá em casa Hortofruticolas é no Telheiro a mercieiria lá do sitio :mrgreen:
Óptima Qualidade a Excelentes preços, melhor só quando o meu pai traz estes géneros alimenticios do quintal dele ou da minha avó

Registado: 20/5/2008 12:54

por Elias » 29/6/2009 16:07

madoff,

Ninguém é obrigado a comprar produtos estrangeiros. Quem quer nacional, compra nacional. Quem quer estrangeiro, compra estrangeiro. É o mercado a funcionar.

Reclamar nos moldes que sugeres não serve rigorosamente para nada (é como os supostos boicotes à gasolina: não têm qualquer efeito prático). Aqueles que acham mal que as grandes superfícies em questão não comprem leite aos produtores nacionais devem pura e simplesmente deixar de lá ir. Mas eu não acredito que isso venha a acontecer.

E de qualquer forma, é bom lembrar que o facto de estarmos inundados de produtos estrangeiros (especialmente produtos agrícolas) foi o preço a pagar por podermos aderir à "CEE" e recebermos tantos milhões em Fundos Estruturais... ou pensavas que esse dinheiro todo a entrar era apenas uma obra de caridade? :twisted:

1 abraço,
Elias

por madoff » 29/6/2009 15:56

Caro ELias,

não acredito nessa expressão.O que eu ouço quando vou ao COntinente (supermercado de eleição, indepentemente de algumas situações, a Sonae Tem Excelentes supermercados), é que "paciência, temos que levr estes...".

No produtos horticulas e fruta as grande cadeias deixam muito a desejar, pois vendem produtos mais caros e de pior qualidade.

Não sei onde mora, mas se for em Lisboa sugiro que visite uma boa praça veja os preços e compre.Depois vá ao um dos supermercados das grandes cadeias (C ou P.D) compare os preços e compre.Depois prove os dois produtos e diga-me com qual fica mais satisfeito e onde até ficou mais barato.

Deixo aqui uma grande sitação de um presidente americano que dispensa apresentações...

"...Não perguntem o que o a America pode fazer por sí, mas o que pode fazer pela America..."

Se os consumidores não RECLAMAREM, e não insentivarem estas cadeias de supermercado a apresentar produto nacional, então eles fazem o que querem.

Essa teoria de que queremos o mais barato, não é bem assim. Se assim fosse só se comprava leite marca E, queijos marca E, etc, etc.

A grande maioria gosta de produtos com qualidade (alguma).Basta ver o pão, vende-se muito menos pão barato (as carcaças de pão branco), do que pães enriquecidos (centeio, cevada, etc),e por isso mais caros.

SE HOUVER oferta, compra-se.Se só nos impingirem o tal "lixo", então quem compra muitas vezes não tem outro remédio (não pode ou não tem qum possa ir à praça por ele, ou não tem uma quinta com alguma produção).

Não é por isso uma questão de respeito ou não !, somos uma nação onde ainda se dá valor à alimentação (mas muito menos).Tem é de haver oferta.

[
pois não estás a respeitar as opções dos outros.

1 abraço,
Elias

por Elias » 29/6/2009 15:22

madoff,

madoff Escreveu:Isto é um exemplo.A boa agricultura pode produzir produtos de ELEVADA qualidade.Como sabe um dos atributos da nossa oferta turistica é a qualidade alimentar, em termos genéricos.

Concordo, embora com uma ressalva: a qualidade não se mede, percepciona-se. É uma grandeza subjectiva e altamente discutível.

madoff Escreveu:Respondo à ultima questão:
Mesmo que exista produtos estrangeiros (alimentares), se houver oferta nacional, nem penso duas vezes.

muito bem, é uma opção.
Mas nota que nem sempre o que parece é. Por exemplo os iogurtes Danone e Yoplait (marcas estrangeiras) são produzidos em Portugal enquanto que o Longa Vida (marca portuguesa comprada pela Nestlé) é produzido lá fora...

madoff Escreveu:Se não houver nacional até tento nãocomprar, pois sei que não irei ficar bem servido (a não ser que seja fruta ou legumes)

Isto aqui já me parece um preconceito mas como referi acima a qualidade é subjectiva, sendo percepcionada por cada consumidor de modo diferente.

Tu consideras - legitimamente - que os produtos nacionais são de melhor qualidade. Contudo, julgo que deves respeitar o facto de haver outros que gostam mais dos produtos estrangeiros.

Além disso, o facto de os produtos estrangeiros serem muitas vezes mais baratos também pesa na decisão de muita gente (especialmente em tempos de crise).

Por isso não posso concordar quando escreves

estarmos a comprar alimentos LIXO que vêm de fora é uma vergonha !

pois não estás a respeitar as opções dos outros.

1 abraço,
Elias

por _urbanista_ » 29/6/2009 15:15

Outra coisa, os valores de todos os produtos agriculas são fictícios, visto que a agricultura europeia funciona À base de subsídios... um agricultor paga uns €0.50 por litro de gasóleo, e recebe X€ por hectare cultivado, etc etc...Por outro ládo , é complicado competir com países como os da América latina, porque cá ninguém trabalha por um prato de sopa...

Registado: 29/6/2009 12:38

por madoff » 29/6/2009 14:59

Caro Elias, de certo conhece e gosta de um bom Vintage de vinho do Porto (feito com uvas nacionais do Douro).
Mais de 80 do turismo no Porto (cidade), é para ir até Gaia ver as caves...

Isto é um exemplo.A boa agricultura pode produzir produtos de ELEVADA qualidade.Como sabe um dos atributos da nossa oferta turistica é a qualidade alimentar, em termos genéricos.

E com esses produtos de elevada qualidade PODEM-se criar sub-produtos que irão beneficiar dessa fama.

Por exemplo, um doce de cereja da COVA da BEIRA, será uma mais valia ao invês de ser apenas um doce de cereja.

O mesmo se passará com laranja do Algarve.

A agricultura por sí não é turismo, mas faz parte da equação.

Por exemplo babana da Madeira é so uma, não existe banana com aquele sabor carateristico.Já para não falar de ananas dos Açores.Nos meses de Verão eles são uma maravilha.Já houve alturas que fui ao Açores e fui capaz de fazer uma refeição sõ a comer essa fruta maravilhosa (mas só e for colhida no Verão)...por isso apareceu uma marca de IOGURTES com ananás dos Açores ou cereja COva da Beira.

Respondo à ultima questão:
Mesmo que exista produtos estrangeiros (alimentares), se houver oferta nacional, nem penso duas vezes.Se não houver nacional até tento nãocomprar, pois sei que não irei ficar bem servido (a não ser que seja fruta ou legumes)

Exemplo:Quando há menos fruta (inverno), tenho de comprar ameixa da Africa do Sul, a 6 e 7 € o Kg (tenho filhos pequenos e gostam de fruta)...aquilo raramente é tão bom como as nossas (na época dela)...

Elias Escreveu:
madoff Escreveu:Caro ELias,

claro, quando NÃO TEMOS alternativa, teremos de comprar coisas de fora.Por exemplo tecnologia.

madoff,

mais uma vez foges à pergunta.

Eu não perguntei se compravas estrangeiro quando não existem alternativas.

Perguntei se compravas estrangeiro quando existem alternativas.

(Mesmo olha que mesmo na tecnologia tem muito que se lhe diga. Por exemplo, se comprares um carro podes optar por um Peugeot feito em Mangualde ou um Opel feito na Azambuja ou um VW feito na Autoeuropa)

madoff Escreveu:Agora ALIMENTOS que SÃO cá produzidos e bem melhores não.

Dei o exemplo de meloas.Só compro na praça pois vêm do Algarve e são muito boas.
As do Continente vêm de Espanha e são uma porcaria !!

Está bem deste o exemplo das meloas. Mas certamente as meloas não constituem mais que 1 ou 2% da tua alimentação.

O que eu te perguntei é se só consomes produtos nacionais ou se também optas por produtos estrangeiros quando há alternativas nacionais.

madoff Escreveu:infelizmente os nossos agentes de turismo só pensam em betão e não sabem o que é um jardim ou um bom alimento...

Os agentes de turismo identificam a procura e vão ao encontro dessa procura.

madoff Escreveu:Os turistas vêm cá também pela gastronomia, e estarmos a comprar alimentos LIXO que vêm de fora é uma vergonha !

Sem voltar ao exemplo das meloas, podes concretizar a que lixo te referes?

madoff Escreveu:Turismo não é só betão !, são produtos regionais, iguarias, agricultura (jardins bonitos, praias bonitas, e paisagem natural)

Essa de o turismo ser agricultura nunca tinha ouvido!!!

Podes fazer um desenho? :lol:

por Elias » 29/6/2009 14:49

_urbanista_ Escreveu:Agroturismo :roll: enoturismo :roll:

Sim, pensando bem lembro-me de já ter visto umas notícias que agora no Douro até já há quem pague para poder vindimar... :roll:

por _urbanista_ » 29/6/2009 14:38

Agroturismo :roll: enoturismo :roll:

por Elias » 29/6/2009 14:24

madoff Escreveu:Caro ELias,

claro, quando NÃO TEMOS alternativa, teremos de comprar coisas de fora.Por exemplo tecnologia.

madoff,

mais uma vez foges à pergunta.

Eu não perguntei se compravas estrangeiro quando não existem alternativas.

Perguntei se compravas estrangeiro quando existem alternativas.

(Mesmo olha que mesmo na tecnologia tem muito que se lhe diga. Por exemplo, se comprares um carro podes optar por um Peugeot feito em Mangualde ou um Opel feito na Azambuja ou um VW feito na Autoeuropa)

madoff Escreveu:Agora ALIMENTOS que SÃO cá produzidos e bem melhores não.

Dei o exemplo de meloas.Só compro na praça pois vêm do Algarve e são muito boas.

Está bem deste o exemplo das meloas. Mas certamente as meloas não constituem mais que 1 ou 2% da tua alimentação.

O que eu te perguntei é se só consomes produtos nacionais ou se também optas por produtos estrangeiros quando há alternativas nacionais.

madoff Escreveu:infelizmente os nossos agentes de turismo só pensam em betão e não sabem o que é um jardim ou um bom alimento...

Os agentes de turismo identificam a procura e vão ao encontro dessa procura.

madoff Escreveu:Os turistas vêm cá também pela gastronomia, e estarmos a comprar alimentos LIXO que vêm de fora é uma vergonha !

Sem voltar ao exemplo das meloas, podes concretizar a que lixo te referes?

madoff Escreveu:Turismo não é só betão !, são produtos regionais, iguarias, agricultura (jardins bonitos, praias bonitas, e paisagem natural)

Essa de o turismo ser agricultura nunca tinha ouvido!!!

Podes fazer um desenho? :lol:

por madoff » 29/6/2009 14:18

Elias Escreveu:Já perguntei duas vezes ao madoff se consome produtos estrangeiros ou não, mas sem ter obtido resposta.

Acima de tudo, parece-me que a questão não se deve centrar no leite, mas sim em todos os produtos que sejam nacionais versus produtos estrangeiros.

- Estar a defender todos os produtos nacionais independentemente da sua natureza é uma coisa; esta posição pode ser encarada como uma questão de princípio (ainda que difícil de levar à prática no mercado comum sujeito à PAC e não só)

- Estar a defender apenas os produtores de leite nacionais ignorando os outros produtos, nomeadamente agrícolas, tresanda a interesses corporativos; daí que me pareça importante perceber a posição sobre os produtos estrangeiros em geral daqueles que defendem o consumo de leite nacional

Disclaimer: tenho intolerância à lactose, por isso não consumo qualquer tipo de leite

Caro ELias,

Agora ALIMENTOS que SÃO cá produzidos e bem melhores não.

O Algarve é um destino turistico, E POR isso deveria tentar alanvancar os seus produtos REGIONAIS, como o figo ou a a amendoa, a laranja e meloas...mas infelizmente os nossos agentes de turismo só pensam em betão e não sabem o que é um jardim ou um bom alimento...

Os turistas vêm cá também pela gastronomia, e estarmos a comprar alimentos LIXO que vêm de fora é uma vergonha !

Turismo não é só betão !, são produtos regionais, iguarias, agricultura (jardins bonitos, praias bonitas, e paisagem natural)

por Elias » 29/6/2009 14:17

Nathan,

Acredito que actualmente haja várias opções para quem tem intolerância à lactose, mas a verdade é que desde há muitos anos que me habituei a substituir o leite pelos seus derivados, que não me causam os mesmos distúrbios do leite, nomeadamente queijo e iogurtes.

1 abraço,
Elias

por Nathan » 29/6/2009 14:12

Elias Escreveu:Disclaimer: tenho intolerância à lactose, por isso não consumo qualquer tipo de leite

http://www.mimosasemlactose.com/

Ah....é nacional :mrgreen:

Registado: 7/5/2009 9:33

por Elias » 29/6/2009 14:07

Já perguntei duas vezes ao madoff se consome produtos estrangeiros ou não, mas sem ter obtido resposta.

Acima de tudo, parece-me que a questão não se deve centrar no leite, mas sim em todos os produtos que sejam nacionais versus produtos estrangeiros.

- Estar a defender todos os produtos nacionais independentemente da sua natureza é uma coisa; esta posição pode ser encarada como uma questão de princípio (ainda que difícil de levar à prática no mercado comum sujeito à PAC e não só)

- Estar a defender apenas os produtores de leite nacionais ignorando os outros produtos, nomeadamente agrícolas, tresanda a interesses corporativos; daí que me pareça importante perceber a posição sobre os produtos estrangeiros em geral daqueles que defendem o consumo de leite nacional

Disclaimer: tenho intolerância à lactose, por isso não consumo qualquer tipo de leite

por _urbanista_ » 29/6/2009 13:08

Olá a todos, já frequento o fórum à bastante tempo, mas só agora me registei.

só vou colocar algumas questão no ar se alguém estiver interessado em comentar:roll:
- O leite que vem da Polónia e Alemanha será mesmo proveniente desses países ou só passa por eles?

- Muito do leite vendido na Europa provem de países do continente Americano, vem em pó e depois cá é só juntar água e embalar.

-Estou de acordo com o madoff, no que diz respeito á nossa produção, vamos perder mais mão de obra, com experiência no que sabemos fazer. Isto já se passou com o têxtil quando abrimos as portas à china...Porque não abrimos as portas ao sector automóvel?

A este ritmo, Portugal daqui a pouco produz politicos e pouco mais :lol:

por Elias » 29/6/2009 12:34

madoff Escreveu:

Já agora, diz-me que quando vais às compras ao supermercado só compras produtos portugueses e rejeitas tudo o que é estrangeiro. Não estou a falar apenas do leite mas sim de todos os produtos sejam eles alimentares ou não: diz-me que quando existe uma marca portuguesa optas por essa independentemente de outros factores.

1 abraço,
Elias

Elias, creio que a mensagem não passou.
Em causa ESTÁ apenas um produto que é produzido por cá, e que por questões estranhas, prefere-se aumentar as divisas a sair, e assim piorar a balança comercial.

Em causa está a manutenção de um tecido produtivo, que se desapareçe, nós é que ficamos dependentes, de fora, para tudo...até na alimentação, e não tem apenas haver com o leite !!

madoff, não respondeste à minha pergunta.

Por isso insisto: compras ou não produtos estrangeiros quando há alternativas de origem nacional?

por habanero04 » 29/6/2009 12:23

madoff Escreveu:

Já agora, diz-me que quando vais às compras ao supermercado só compras produtos portugueses e rejeitas tudo o que é estrangeiro. Não estou a falar apenas do leite mas sim de todos os produtos sejam eles alimentares ou não: diz-me que quando existe uma marca portuguesa optas por essa independentemente de outros factores.

1 abraço,
Elias

Em causa ESTÁ apenas um produto que é produzido por cá, e que por questões estranhas, prefere-se aumentar as divisas a sair, e assim piorar a balança comercial.

Em causa está a manutenção de um tecido produtivo, que se desapareçe, nós é que ficamos dependentes, de fora, para tudo...até na alimentação, e não tem apenas haver com o leite !!

Para o consumidor que vai ao supermercado abastecer-se não faz sentido ir comprar um produto mais caro por este ter origem portuguesa, o que faz sentido é comprar um produto de qualidade e o mais barato possível.

Achas que as pessoas andam preocupadas com a balança comercial e as importações do país quando vão ao supermercado?

Registado: 8/11/2007 17:14

por madoff » 29/6/2009 12:18

1 abraço,
Elias

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Aqui_Vale, Google [Bot], josehenry400, Karra e 48 visitantes