Continente (Soane), Jeronimo Martins e o leite nacional
AC Investor Blog Escreveu:Eu só compro Leite da MIMOSA, AGROS ou PARMALAT o resto tá completemnte fora da minha lista. As marcas brancas de Leite não me suscitam qualquer confiança. É a minha opinião, quando alguém me apresentar um estudo sobre as marcas brancas de Leite e me provar que a sua qualidade é igual ou superior á da AGROS, MIMOSA ou PARMALAT eu irei ponderar a mudança, até lá, bem podem por o preço de BORLA que mesmo assim eu não trago...
Aqui tens um estudo.
- Anexos
-
50-centimos-de-muito-calcio-Attach_s511711.pdf
- (358.65 KiB) Transferido 1058 Vezes
madoff,
Já agora, diz-me que quando vais às compras ao supermercado só compras produtos portugueses e rejeitas tudo o que é estrangeiro. Não estou a falar apenas do leite mas sim de todos os produtos sejam eles alimentares ou não: diz-me que quando existe uma marca portuguesa optas por essa independentemente de outros factores.
1 abraço,
Elias
Já agora, diz-me que quando vais às compras ao supermercado só compras produtos portugueses e rejeitas tudo o que é estrangeiro. Não estou a falar apenas do leite mas sim de todos os produtos sejam eles alimentares ou não: diz-me que quando existe uma marca portuguesa optas por essa independentemente de outros factores.
1 abraço,
Elias
- Registado: 5/11/2002 12:21
QuimPorta Escreveu:Se as cadeias de distribuição compram onde é mais barato isso não é o mercado a funcionar na defesa do consumidor?!
A ideia de "comprar o que é nosso", interessante sem dúvida, põe-se sobretudo ao nível das opções individuais. Colectivamente, ficaria muito surpreendido se a opção proteccionista fosse maioritária no Caldeirão!
O ponto que me intriga, é porque é que o leite alemão chega mais barato que o produzido pelos portugueses... Chega mesmo! Profissionalmente posso garantir que não é só à Lactogal!
Não acredito que as vacas alemãs sejam mais leiteiras que as nossas. Então o que é?!
Essa é que é essa!
Como lá não têm ASAE, com um bocado de sorte aquele leite vem adulterado (com água).Ou então são restos de leite que são congelados e em vez de ir para o esgoto, são comprados por nós. Ou então é leite chinês...
O leite TEM um periodo de guarda (fresco, é de um dia, pois ainda não teve qualquer tratamento).Vou eu acreditar que o leite Polaco ou Alemão, vem de avião todos os dias (num A330) ?, ou que foi comprardo um Concord só para transportar o leite ?!?
Uma viagem destas de camião, demora no minimo 2 dias...
Acho isto uma história muito mal contada !!!
- Registado: 12/5/2009 23:07
kuby Escreveu:E hás-de me dizer sff qual a marca do leite que vem de Polónia, que sinceramente não estou a ver. E acredita que sei bastante de leites...
Pelos visto não sabes. O Leite da Jeronimo Martins parte vem da Polonia através da Biedronka. No entanto é engraçado que na Madeira utilizam leite embalado nos Açores pela Unileite, pois na Madeira consome-se maioritariamente leite dos Açores.
A SONAE, como disse bem um colega mais acima, o leite E veio inicialmente da Alemanha. Agora já começa a aparecer leite Nacional.
Por isso para quem diz que sabe de leite mostra saber muito pouco.
CUmps
Kuby
Nenhum leite que é vendido aqui em Feira Novas e Pingo Doces, é proveniente da Polónia...
- Registado: 7/5/2009 9:33
Se as cadeias de distribuição compram onde é mais barato isso não é o mercado a funcionar na defesa do consumidor?!
A ideia de "comprar o que é nosso", interessante sem dúvida, põe-se sobretudo ao nível das opções individuais. Colectivamente, ficaria muito surpreendido se a opção proteccionista fosse maioritária no Caldeirão!
O ponto que me intriga, é porque é que o leite alemão chega mais barato que o produzido pelos portugueses... Chega mesmo! Profissionalmente posso garantir que não é só à Lactogal!
Não acredito que as vacas alemãs sejam mais leiteiras que as nossas. Então o que é?!
Essa é que é essa!
Essa é que é essa!
Apresento-lhe um ainda melhor.
Terra Nostra dos Açores, inclusive há uns anos tive uma visita guiada à fabrica.O que fiz ?...estava em ´ferias no Açores, e por acaso passei pela fabrica.Bati à porta e pedi para ter uma visita.
A engenheira responsável, muito delicada atendeu-me.
O leite é muito bom (e as vacas só comem erva)!!!
Terra Nostra dos Açores, inclusive há uns anos tive uma visita guiada à fabrica.O que fiz ?...estava em ´ferias no Açores, e por acaso passei pela fabrica.Bati à porta e pedi para ter uma visita.
A engenheira responsável, muito delicada atendeu-me.
O leite é muito bom (e as vacas só comem erva)!!!
AC Investor Blog Escreveu:Eu só compro Leite da MIMOSA, AGROS ou PARMALAT o resto tá completemnte fora da minha lista. As marcas brancas de Leite não me suscitam qualquer confiança. É a minha opinião, quando alguém me apresentar um estudo sobre as marcas brancas de Leite e me provar que a sua qualidade é igual ou superior á da AGROS, MIMOSA ou PARMALAT eu irei ponderar a mudança, até lá, bem podem por o preço de BORLA que mesmo assim eu não trago...
E hás-de me dizer sff qual a marca do leite que vem de Polónia, que sinceramente não estou a ver. E acredita que sei bastante de leites...
Pelos visto não sabes. O Leite da Jeronimo Martins parte vem da Polonia através da Biedronka. No entanto é engraçado que na Madeira utilizam leite embalado nos Açores pela Unileite, pois na Madeira consome-se maioritariamente leite dos Açores.
A SONAE, como disse bem um colega mais acima, o leite E veio inicialmente da Alemanha. Agora já começa a aparecer leite Nacional.
Por isso para quem diz que sabe de leite mostra saber muito pouco.
CUmps
Kuby
- Registado: 29/11/2007 9:35
brunoxafonso Escreveu:Os grandes grupos de distribuição vendem leite portugues e estrangeiro. A questao que prende toda esta discussao, reside no segmento da linha branca- marcas proprias.
Ora a estratégia de um produto de marca propria encontra-se no preço. O preço assume como o unico factor diferenciador.As cadeias de distribuiçao buscam sempre as empresas que forneçam um determinado produto ao preço mais baixo, mesmo que isso implique uma qualidade nao perceptivel.
Mesmo dentro deste segmento, pessoalmente prefiro pagar 47 centimos por cada litro de leite meio gordo(marca dia-origem:portugal),ao invés de pagar apenas 39 cenitmos por um litro da marca continente(origem:alemâo).
Tudo isto trata-se de um jogo de interesses entre diversos agentes economicos,contudo as nossas escolhas podem e muito influenciar a economia nacional.
Cumprimentos,
Bruno Afonso
Dentro das marcas brancas, exitem as marcas 1ºpreço e as marcas próprias e o leite da marca continente de que falas não é marca continente mas sim marca É (marca 1º preço), o leite da marca continente é embalado pela lactogal tal como o gresso, o mimosa, o matinal... e custa 0.48.
A diferênça de preços da marca própria(neste caso continente) e do gresso ou mimosa é porque é a sonae que fornece a embalagem.
Jamais a sonae por exemplo colocaria o nome continente num produto sem qualidade pois arriscaria a imagem de uma empresa.
Quanto ás marcas 1ºpreço para garantir preço não garantem a qualidade.
Cumps a todos.
MarcoAntonio Escreveu:Nyk Escreveu:Sou cliente continente, e compro leite português nos seus hipermercados, cada um de nós é que decide o que leva para casa, não nos é imposto nada
Não te é imposto nada, contudo a tua escolha pode ser manipulada e limitada de uma série de formas...
Por isso mesmo, existe regulação (exemplo: Autoridade da Concorrência).
Isso é verdade, mas isso acontece em todos os produtos, no caso do leite só se tivesse um vaca é que não me manipulavam, mas não tenho esse previlégio, tudo na vida está limitado por uma série de coisas, e a maior, e o tamanho da carteira de cada um.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Crise: Empresa em Alpiarça recebe por dia 150 mil litros
Produtores não têm onde pôr o leite
Uma centena de produtores de leite do Centro e Sul do País vão ficar sem local onde colocar o produto porque a empresa Renoldy, com sede em Alpiarça, vai deixar de o receber a partir de dia 15 de Julho. Em causa estão 150 mil litros de leite por dia e duas centenas de postos de trabalho.
A administração da Renoldy escreveu uma carta aos agricultores informando-os de que a partir de meados de Julho vai deixar de recolher o leite. Os produtores, que já atravessam uma grave crise, ficaram ainda mais desesperados porque não sabem o que fazer ao leite que diariamente tiram às vacas.
A Confederação de Agricultores Portugueses (CAP) considera que muitos agricultores “estão em pânico” porque “não há alternativa onde colocar o leite”. “É uma situação inadmissível porque não é em duas semanas que se vai arranjar uma solução para mais este problema”, disse ontem ao CM Luís Mira, secretário-geral da CAP.
A Renoldy, que justifica a medida com a pouca procura das grandes superfícies e concorrência espanhola, garante que vai tentar evitar o encerramento da empresa, salientando, no entanto, que o sector atravessa grandes dificuldades.
"GOVERNO TEM QUE AJUDAR PRODUTORES DE LEITE" (Luís Mira, Secretário da CAP sobre a situação dos produtores de leite)
Correio da Manhã – Com o fecho da Renoldy, em Alpiarça, o que é que os produtores vão fazer aos 150 mil litros de leite que produzem por dia?
Luís Mira – Vai ser uma situação difícil de resolver, porque os agricultores vão ter que continuar a tirar o leite às vacas. Em último recurso, vão ter que o deitar fora mas isso acarreta graves problemas de índole ambiental.
– É mais um grave problema para o já muito complicado sector do leite...
– Sem dúvida. Com a falta de escoamento há produtores que vão passar por sérios problemas, muitos deles estão já a pensar em acabar com a actividade.
– Como é que se poderá resolver esta situação que apanhou de surpresa os agricultores?
– O Governo tem que ajudar os produtores de leite. O que apelamos é que, tal como aconteceu com empresas de outros sectores de actividade, o Governo tem que olhar também para esta actividade.
– Vão pedir ajuda a quem?
– O ministro da Economia também tem que ajudar a encontrar uma solução, para que os produtores possam colocar o leite noutro local.
– Ministro da Economia. E não vão falar com o da Agricultura?
– Esse há muito tempo que nos deixou de ouvir e de ajudar. O importante é que alguém resolva mais este problema, que está a afectar a agricultura portuguesa.
– Por que é que a empresa Renoldy vai deixar de aceitar o leite dos agricultores?
– Na carta que escreveram a alguns produtores dizem que tem a ver com a crise do sector, nomeadamente por causa da falta de procura das grandes superfícies comerciais e da concorrência estrangeira.
– Para a CAP estes argumentos são válidos?
– Não sei. A Autoridade da Concorrência devia investigar certas manobras que se realizam nesta altura, em que a crise é justificação para tudo o que acontece.
Eu sou priveligiado para falar da Renoldy, pois acompanhei a sua contrução.
Fiz parte da Equipa de Fiscalização na parte de construção civil.
Conheci muito bem o seu Director Geral, uma pessoa muito experiente na área da produção de leite.
A Renoldy foi um investimento a partir de espanha (Leche Celta) do grupo americano Dean Foods (DF).
Foi nesta obra que desenferrujei o espanhol, pois quinzenalmente eramos acompanhados pela equipa de acompanhamento galega.
A Renoldy começou a operar no mercado ainda antes da construção da fábrica. De facto já tinha contratos, e levava o leite português em camiões cisterna para pontedeume perto da Coruña, para embalar e voltava a Portugal, para alimentar os canais de distribuição, sob marcas brancas.
Estive a acompanhar a construção de Jun/03 a Jan/05, num empreendimento que englobou para além da construção, diversas outras especialidades fornecidas por empresas de diversas nacionalidades, numa interacção multi-lingue muito interessante.
Claro que a Renoldy estava a tirar mercado à Lactogal, e a opção desta quando a comprou à Dean Foods, em despedir o seu director geral deu-me sempre a sensação de uma espécie de vingança pessoal do comendador Casimiro de Almeida, embora eu nesta fase já estivesse afastado deste empreendimento, e já andasse preocupado com outras obras.
É pena, que ao fim de tão pouco tempo, oiça já falar no fecho da fábrica, e pior ainda, no que vai acontecer a montante, com os produtores a não saber o que fazer às vaquinhas...
Um abraço a todos
Fiz parte da Equipa de Fiscalização na parte de construção civil.
Conheci muito bem o seu Director Geral, uma pessoa muito experiente na área da produção de leite.
A Renoldy foi um investimento a partir de espanha (Leche Celta) do grupo americano Dean Foods (DF).
Foi nesta obra que desenferrujei o espanhol, pois quinzenalmente eramos acompanhados pela equipa de acompanhamento galega.
A Renoldy começou a operar no mercado ainda antes da construção da fábrica. De facto já tinha contratos, e levava o leite português em camiões cisterna para pontedeume perto da Coruña, para embalar e voltava a Portugal, para alimentar os canais de distribuição, sob marcas brancas.
Estive a acompanhar a construção de Jun/03 a Jan/05, num empreendimento que englobou para além da construção, diversas outras especialidades fornecidas por empresas de diversas nacionalidades, numa interacção multi-lingue muito interessante.
Claro que a Renoldy estava a tirar mercado à Lactogal, e a opção desta quando a comprou à Dean Foods, em despedir o seu director geral deu-me sempre a sensação de uma espécie de vingança pessoal do comendador Casimiro de Almeida, embora eu nesta fase já estivesse afastado deste empreendimento, e já andasse preocupado com outras obras.
É pena, que ao fim de tão pouco tempo, oiça já falar no fecho da fábrica, e pior ainda, no que vai acontecer a montante, com os produtores a não saber o que fazer às vaquinhas...
Um abraço a todos
limpaesgotos Escreveu:Adrox Escreveu:Quando os preços sobem estamos a ser roubados pelos distribuidores...
Quando os preços descem, é o coitadinho do produtor que está a ser explorado.
O que vale é que dá sempre para criticar estando o leite/pão/gasolina caro ou barato...
Cumprimentos.
O problema é que quer os preços subam ou desçam o produtor é sempre explorado.
Estão a acabar com os produtores e por consequência com as vacas leiteiras, lembro que a produção de leite não tem nada a ver com a produção de cereais ou legumes. Qualquer dia, leitinho, só para alguns.
Podes explicar esta posição?
Então as distribuidoras estão a vender LEITE MAIS BARATO QUE O PORTUGUES, e qualquer dia o leite é só para alguns?
As distribuidoras estão a fazer com que pessoas que não podiam comprar muito leite, possam comprar mais leite! Porque está mais barato.
Mas qualquer dia leite só para alguuns pk?
Não percebo este raciocinio.
Este raciocinio só poderia funcionar no caso de dumping, para eliminar a concorrencia.
Mas não parece o caso, já que quem está a baixar o preço nem sequer é o produtor, mas sim o distribuidor...
Portanto não percebo o racicinio:
Distribuidas venderem leite mais barato > Qualquer dia o leite é so para alguns.
Podes explicar?
Também gosto do pessoal todo a dizer que prefere a qualidade, mas o que é certo é que 99% dos anuncios que vejo na televisão de hipermercados SÓ REFEREM O PREÇO, é sempre a compara preços.
Será que os gaijos do Marketing dos hipermercados são todos parvos e só fazem anuncios sobre caracteristicas que as pessoas não procuram (preço)?
Enquanto deviam era fazer anuncios sobre a qualidade dos produtos?
Cumprimentos.
[/b]
Eu só compro Leite da MIMOSA, AGROS ou PARMALAT o resto tá completemnte fora da minha lista. As marcas brancas de Leite não me suscitam qualquer confiança. É a minha opinião, quando alguém me apresentar um estudo sobre as marcas brancas de Leite e me provar que a sua qualidade é igual ou superior á da AGROS, MIMOSA ou PARMALAT eu irei ponderar a mudança, até lá, bem podem por o preço de BORLA que mesmo assim eu não trago...
AC Investor Blog
www.ac-investor.blogspot.com -
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.
www.ac-investor.blogspot.com -
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.
Nyk Escreveu:Sou cliente continente, e compro leite português nos seus hipermercados, cada um de nós é que decide o que leva para casa, não nos é imposto nada
Não te é imposto nada, contudo a tua escolha pode ser manipulada e limitada de uma série de formas...
Por isso mesmo, existe regulação (exemplo: Autoridade da Concorrência).
É "curioso", porque no longo tópico dos combustíveis falou-se por lá um par de vezes noutros produtos a que os média e o público em geral ligavam muito pouco ao contrário da atenção prestada aos combustíveis onde ocorriam enormes oscilações de preço na mesma altura. Um deles era o leite (mas também se falou dos cereais e outros).
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Mas essa gente dos supermercados não pode ser a 4 força !! Têm de ser postos no lugar...se fosse em França o Belmiro já tinham levado a lição.
A Lactogal tem a posição que tem hoje do mercado lácteo à custa da Moderna Distribuição. E quanto a mim este foi um dos grandes erros estratégicos da distribuição nacional.
A Lactogal usa e abusa da posição dominante de diversas formas e volto a dizer, o que vês nos Media não é necessariamente a realidade.
cumps,
cogumelo
cogumelo
- Registado: 4/9/2008 18:31
Não sei se SABEM, mas POR EXEMPLO em França ou Espanha, as cadeias de supermercados SERVEM para escoar produtos deles e só DEPOIS os de fora.
Creio que deveria de haver uma RESPONSABILIDADE NACIONAL de modo a protegermos os nosso tecido produtivo (não estou a falar de protecionismos).
Podes chamar o que quiseres mas é proteccionismo.
Se um produtor/distribuidor consegue (legalmente) ter preços de custo mais baratos é legítimo que o mercado o escolha, independentemente da sua nacionalidade.
cumps,
cogumelo
cogumelo
Nyk Escreveu:Sou cliente continente, e compro leite português nos seus hipermercados, cada um de nós é que decide o que leva para casa, não nos é imposto nada
Nem mais...cada um leva para casa o produto que quer, quem decide é o consumidor...se o consumidor decidir que prefer o leite português, o Belmiro investe mais no leite português...quem manda é o mercado.
BN
- Registado: 29/11/2007 1:39
Sou cliente continente, e compro leite português nos seus hipermercados, cada um de nós é que decide o que leva para casa, não nos é imposto nada 

"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
Devo confessar que até tinha uma muito boa opinião formada à cerca da Sonae distribuição e da JM.
Estas noticias veiculadas, vieram atirar uma mancha de tinta da minha opinião sobre esses senhores.
Acho que deveremos ter empresários mais conscientes e não pensar apenas no lucro fácil.
Se uma larga maioria assim pensasse, provalvelmente não haveria tanto desemprego por cá e os ordenados médios seriam mais altos.
Uma país sem AGRICULTURA e SEM INDUSTRIA não vale nada, não serve para nada e não é a tecnologia que importa, pois isso não vale nada !!
Com estas atitudes estamos a destruir tecido produtivo, deixando-nos mais frageis !!
O Japão, sendo quem é, tem uma grande industria e agricultura (embora não sejam auto suficientes).
QUESTÃO:
Será isto uma lição de economia tão complexa para os nossos empresários tentar diminuir as importações recorrendo ao nosso tecido produtivo?
Estas noticias veiculadas, vieram atirar uma mancha de tinta da minha opinião sobre esses senhores.
Acho que deveremos ter empresários mais conscientes e não pensar apenas no lucro fácil.
Se uma larga maioria assim pensasse, provalvelmente não haveria tanto desemprego por cá e os ordenados médios seriam mais altos.
Uma país sem AGRICULTURA e SEM INDUSTRIA não vale nada, não serve para nada e não é a tecnologia que importa, pois isso não vale nada !!
Com estas atitudes estamos a destruir tecido produtivo, deixando-nos mais frageis !!
O Japão, sendo quem é, tem uma grande industria e agricultura (embora não sejam auto suficientes).
QUESTÃO:
Será isto uma lição de economia tão complexa para os nossos empresários tentar diminuir as importações recorrendo ao nosso tecido produtivo?
O facto de eu ir de férias deve-se a um investimento feito em Espanha, por isso até é positivo.
O que se passa é que a compra de produtos ao exterior VAI AGRAVAR a nossa balança comercial.
Se temos por cá quem já fez investimentos ( e até pode estar a dever à banca), por causa de uma gentinha pequenina que deseja ganhar mais uns cobre para o seu bolso teremos:
-Pequenos produtores falidos.
-Dividas por pagar ao banco (de investimentos para estar de acordo com a lei), por pagar.
-Divisas que foram pedidas fora (pelos bancos), para um investimento que afinal não deu em nada.
-Divisas que vão sair para comprar esse leite para PASSAR a ser incorporado nas marcas brancas.
Enfim, só prejuizo, para dois senhores ficarem mais ricos à custa do sangue e miséria dos outros !!!
Não sei se SABEM, mas POR EXEMPLO em França ou Espanha, as cadeias de supermercados SERVEM para escoar produtos deles e só DEPOIS os de fora.
Creio que deveria de haver uma RESPONSABILIDADE NACIONAL de modo a protegermos os nosso tecido produtivo (não estou a falar de protecionismos).
Mas essa gente dos supermercados não pode ser a 4 força !! Têm de ser postos no lugar...se fosse em França o Belmiro já tinham levado a lição.
O que se passa é que a compra de produtos ao exterior VAI AGRAVAR a nossa balança comercial.
Se temos por cá quem já fez investimentos ( e até pode estar a dever à banca), por causa de uma gentinha pequenina que deseja ganhar mais uns cobre para o seu bolso teremos:
-Pequenos produtores falidos.
-Dividas por pagar ao banco (de investimentos para estar de acordo com a lei), por pagar.
-Divisas que foram pedidas fora (pelos bancos), para um investimento que afinal não deu em nada.
-Divisas que vão sair para comprar esse leite para PASSAR a ser incorporado nas marcas brancas.
Enfim, só prejuizo, para dois senhores ficarem mais ricos à custa do sangue e miséria dos outros !!!
corvo47 Escreveu:Madoff!
Bem...
Fiquei impressionado com esta perspectiva.
Especialmente para quem disse à poucos dias que preferia passar férias em Espanha que no Algarve, o qual é uma miséria.
Será que esses grupos pensam o mesmo dos produtos nacionais?![]()
Um abraço.
Creio ser chocante, que estes dois grupos nacionais, prefiram comprar leite alemão e polaco pondo na falência muitos pequenos produtores nacionais.
É chocante porque estamos a falar de produtos nacionais e que com estas importações destes paises iremos aumentar o defice externo.
Acho vergonhoso estes grupos agirem assim contra os nacionais.
Informa-te melhor sobre a posição da lactogal nesse processo todo.
O que transparece nos Media nem sempre é a realidade.
cumps,
cogumelo
cogumelo
Há umas semanas atrás, o jornal de negócios tinha um artigo muito longo e extenso acerca deste tema mas que não consigo encontrar na versão online. Respondia quase a todas estas perguntas.
Só e encontrei uma mini parte:
Só e encontrei uma mini parte:
Publicado 24 Junho 2009 00:01EmpresasPreços do leite
Marcas próprias são fonte adicional de pressão em ano de recuo de consumo
O sector da distribuição moderna recusa ser alvo de "fogo cruzado" por parte dos produtores de leite, a braços com uma descida do valor recebido por cada litro da matéria-prima. E garante que a culpa é da concentração da indústria, reafirmou ainda ontem fonte oficial da APED - Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição.
--------------------------------------------------------------------------------
Isabel Aveiro
ia@negocios.pt
O sector da distribuição moderna recusa ser alvo de "fogo cruzado" por parte dos produtores de leite, a braços com uma descida do valor recebido por cada litro da matéria-prima. E garante que a culpa é da concentração da indústria, reafirmou ainda ontem fonte oficial da APED - Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição.
Acusado pelos produtores de preferir leite de outras origens (mais barato) ao português, para a oferta das marcas próprias (conceito comum a todos os operadores e que capta já hoje perto de um terço do consumo nacional de produtos alimentares), o comércio moderno reage.
A associação sectorial, que agrega grupos como os nacionais Sonae Distribuição e Jerónimo Martins - mas também estrangeiros como a Auchan, o Minipreço (grupo Carrefour) e o E.Leclerc, entre outros -, emitiu, há já um mês, um comunicado em que denunciava um alegado "monopólio no sector do leite".
Para a direcção da APED, actualmente liderada por Vicente Dias, administrador do grupo Sonae Distribuição, "o verdadeiro problema do sector do leite radica" não na actuação da distribuição moderna, mas "num grau de concentração muito elevado, com a gigante Lactogal a assumir uma posição dominante e monopolista ao apresentar uma quota de compras superior a 70% aos produtores portugueses".
Adrox Escreveu:Quando os preços sobem estamos a ser roubados pelos distribuidores...
Quando os preços descem, é o coitadinho do produtor que está a ser explorado.
O que vale é que dá sempre para criticar estando o leite/pão/gasolina caro ou barato...
Cumprimentos.
O problema é que quer os preços subam ou desçam o produtor é sempre explorado.
Estão a acabar com os produtores e por consequência com as vacas leiteiras, lembro que a produção de leite não tem nada a ver com a produção de cereais ou legumes. Qualquer dia, leitinho, só para alguns.
Cumprimentos.
" Existem pessoas tão sumamente pobres que só têm dinheiro "
" Existem pessoas tão sumamente pobres que só têm dinheiro "
Re: Continente (Soane), Jeronimo Martins e o leite nacional
madoff Escreveu:Eu pessoalmente só compro leite dos Açores, e nunca comprei os de marca branca (por opção)
Caso não tenhas ainda reparado, praticamente todo o leite de marca branca é de fâbrico nacional...
Basta procurares o círculo oval com "PT" no topo.
E hás-de me dizer sff qual a marca do leite que vem de Polónia, que sinceramente não estou a ver. E acredita que sei bastante de leites...
- Registado: 7/5/2009 9:33
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Majestic-12 [Bot], Sr.Marques e 80 visitantes