Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Off-topic - Acidente com avião da Air France (actualizações)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por SirPatrickBateman » 10/6/2009 22:55

PIKAS Escreveu:Depois faz o report da viagem para matar a curiosidade do pessoal.

Obrigado por mais um post...
Irei fazer um report da viagem!!! Mal chegue ao outro lado do atlântico e tenha acesso à internet venho aqui confirmar que pelo menos a "ida" correu bem... :roll:

No local em que fiz a reserva na TAP, dá para ver em algum lado qual é o avião que está previsto para o voo correspondente?

Há alguém aqui que tenha a responsabilidade de alocar aviões da TAP aos voos? Queria meter uma cunha para o CS-TOP!!!! :P

Obrigado.

Registado: 6/11/2002 16:28

por Fenicio » 10/6/2009 22:44

aefernandes Escreveu:
tavaverquenao2 Escreveu:Dois possíveis terroristas na lista de passageiros.

Fonte:TVI24

A única verdade é de que faziam parte da lista de passageiros publicada pelos mass-média,dois marroquinos e cinco libaneses.Esta hipótese,de atentado terrorista,estava em cima da mesa desde o princípio.Bastará recordar que dias antes,também em avião da Air France,que se preparava para fazer a viagem Buenos Aires - Paris,foi detectado um engenho explosivo na casa de banho da retaguarda do avião.

Na suposição de ter sido um ataque terrorista, por onde anda o grupo responsável pelo ataque?

Já disse isso uma vez e volto a repetir: os terroristas vivem da propaganda! De que vale um atentado se não for possível extrair dele aquilo que se pretende, ou seja, exposição na mídia?

Se aquilo que derrubou o vôo AF 447 fosse uma bomba, os terroristas já teriam aparecido com as suas "motivações".
"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian

Trad. "Não existem situações desesperadas, apenas pessoas desesperadas"

Cartago Technical Analysis - Blog

Registado: 20/1/2008 20:32

por mais_um » 10/6/2009 22:28

aefernandes Escreveu:

A única verdade é de que faziam parte da lista de passageiros publicada pelos mass-média,dois marroquinos e cinco libaneses.Esta hipótese,de atentado terrorista,estava em cima da mesa desde o princípio.Bastará recordar que dias antes,também em avião da Air France,que se preparava para fazer a viagem Buenos Aires - Paris,foi detectado um engenho explosivo na casa de banho da retaguarda do avião.

Penso que há algo de errado no teu comentário, já que nada foi encontrado no avião.

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticia ... c_cq.shtml
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por fnabais.ferro » 10/6/2009 22:21

SirPatrickBateman Escreveu:
fnabais.ferro Escreveu:Tranquilo SirPatrickBateman,

Eu limito-me a viajar e ... "enjoy the ride".

Abraço,

...com esse avatar.... e pelo comentário, só posso lamentar não deixarem fumar that no avião. :mrgreen:

:lol: :lol: :lol: .... Sou mesmo fã do Bob Marley... e adepto da Canabis para fins medicinais, ecológicos e por aí ;) Os fins lúdicos ficaram pelos tempos da adolescência! :wink:

Abraço e boa viagem SirPatrick

PS: Desculpem o conteúdo fora do contexto.
PS1: Enjoy the ride ...
Life is short, ride hard!!!

Registado: 31/1/2008 11:08

por aefernandes » 10/6/2009 21:01

Registado: 21/4/2008 15:02

por PIKAS » 10/6/2009 19:36

havia um céu muito negro e fechado, quando estávamos a 10 minutos de aterrar (aterragem de norte, tb não é normal)

Em Lisboa, a maior parte das vezes o vento está de norte pelo que se apanha o gs a partir da caparica para a pista 03. Quando o vento está de sul ( o que acontece não muitas vezes ) é ao contrário. Não há nada de anormal, só a orientação do vento que muda.
Cumprimentos,

Registado: 23/8/2006 18:53

por PIKAS » 10/6/2009 19:30

Sir Patrick Bateman:
Obrigado! A 2ª resposta deu-me um pouco mais de alento. Já agora, se mudaram na TAP, porque não os tinham ainda mudado na AF?? weird...

Primeiro que tudo importa esclarecer que não há nada, até ao momento, que dê a entender que a razão da queda do AF sejam estes tubos.
Quanto à troca dos pitot's, há um Service Bulletin (SB) da Airbus para os A340 e outro para os A330 emitidos originalmente em 12 de Setembro de 2007 e revistos em 12 de Novembro de 2008. Como SB que é, a sua aplicação não é mandatória sendo no entanto aconselhada.
Estes instrumentos são fabricados em França, pela Thales.
A partir da emissão deste primeiro SB, os aviões que passaram a sair da fábrica vieram já com os novos tubos. Logo, os 4 mais recentes A330 da TAP ( cs-tom, cs-ton, cs-too e cs-top ) já incorporaram o disposto nesta SB. Os restantes não, já que são mais antigos.
Apesar do SB não ser mandatório - só é obrigatório de for um mandatory service bulletin do fabricante reforçado por uma Airworthiness directive das autoridades aeronáuticas - é normal as companhias que prezam a segurança, tal como a TAP, adoptar equipamentos standard para toda a frota.
A razão é só esta: se não viessem os 4 A320 novos, possívelmente a frota continuaria a voar com os tubos antigos e daí não viria mal ao mundo, tanto quanto se sabe.

vê este site:

http://transbrasil.wordpress.com/2009/06/07/air-france-esclarece-sobre-senssor-de-velocidade-do-airbus-a-330/

A AF já esclareceu que estava a trocar os tubos nas revisões C da frota, mas agora vão substítui-los no muito curto prazo.
Depois faz o report da viagem para matar a curiosidade do pessoal.
Cumprimentos,

por tava3 » 10/6/2009 18:22

Dois possíveis terroristas na lista de passageiros.

Plan the trade and trade the plan

Registado: 3/11/2004 15:53

por emanf » 10/6/2009 0:49

Da minha parte posso dizer que já fiz muitas viagens na TAP, mais de 50, e tecnicamente não tenho razão de queixa da empresa.

A grande maioria foi entre Madeira e Lisboa e vice-versa, mas mesmo na aterragem no aeroporto do Funchal, apesar de alguns sobressaltos no passado, não tenho razão de queixa. Pelo que já vi, há muito profissionalismo e há que ter confiança.

É lógico que depois de um acidente, o pessoal fica mais sensível a que o acontecimento se repita, mas é caso para dizer "casa roubada, trancas à porta", mesmo não se tendo a certeza que o problema a que levou a queda do avião da Air-france tenha sido o sensor de velocidade.

Mas sim, a TAP disse que já susbstituiu os tais sensores de velocidade (tubos de pitot) nas 12 aeronaves A330-200 que a empresa tem.
Diga-se de passagem que esses aviões são espectaculares. E o A340? Esse avião é fantástico!

Ainda ontem vim do Funchal para Lisboa, para quem conhece a saída do Funchal foi no sentido Machico - Santa Cruz o que não é normal e na viagem, o céu estava muito nublado. À chegada a Lisboa, havia um céu muito negro e fechado, quando estávamos a 10 minutos de aterrar (aterragem de norte, tb não é normal) passámos por alguma apreciável turbulência, a atravessar as nuvens, já se ouvia suspiros e pessoas a fecharem os olhos... Tenham lá calma, não vamos criar uma corrente dramática para o futuro.

Tal como o Fenicio disse, tens que pensar que não passou de uma "fatalidade rara" e a vida continua.

Gozemos o prazer de voar, sem termos asas!
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons." (Freud)

Registado: 29/11/2007 3:06

por SirPatrickBateman » 10/6/2009 0:42

fnabais.ferro Escreveu:Tranquilo SirPatrickBateman,

Abraço,

...com esse avatar.... e pelo comentário, só posso lamentar não deixarem fumar that no avião. :mrgreen:

por SirPatrickBateman » 10/6/2009 0:41

PIKAS Escreveu:
Estou para viajar em breve, e infelizmente para o acréscimo de ansiedade que isso me provoca, o voo da TAP em que estou é também efectuado com um A-330....

Pergunto a quem me souber responder... Os aviões da TAP são iguais aos da AF ? Mais em concreto, o tal sistema de controlo de velocidade que poderá estar na origem do acidente, e que os pilotos da AF querem se recusar a utilizar para voar, é em tudo idêntico ao usado pelos aviões A-330 da TAP?

1ª pergunta: Os A330-200 da TAP são, na realidade, rigorosamente iguais aos da AF.
2ª pergunta: Os tubos de pitot dos A330-200 ( e também dos 4 A340 ) da TAP já foram todos substítuidos logo no início deste ano.

(...)

Bom voo.
Cumprimentos,

Obrigado! A 2ª resposta deu-me um pouco mais de alento. Já agora, se mudaram na TAP, porque não os tinham ainda mudado na AF?? weird...

Fico também a saber, que sempre que possa, escolho o CS-TOP... supostamente o "top" da Airbus... 8-)

Mais uma vez, obrigado!

Obrigado também ao corvo47 pelo report... que fará com que esteja interessado em ir bater à porta do cockpit... principalmente no voo de regresso que será de noite... é que eu não vou querer NINGUEM a dormir!!! :evil:

por SirPatrickBateman » 10/6/2009 0:36

Quico Escreveu:Caro SirPatrickBateman:

Eu também tenho pavor de andar de avião (curiosamente não tinha, até que um dia, fruto de um período de grande stress no trabalho... :roll: )!

A minha receita é enfiar à força toda na cabeça todos os dados estatísticos que consiga, tais como, pensar na enooorme quantidade de pessoas que sabemos que andam de avião pelo menos uma vez por semana e que estão aí, vivinhas, ou a morrer de outras coisas (estilo artistas pop em tournée, homens de negócios, etc.). Depois disso é fechar os olhos e dizer "Que se lixe: é pela pátria!".

Se mesmo assim não resultar, é emborcar umas heróicas goladas de Bushmills, e seguir em frente, sem medo... que ele entretanto já ficou diluído no alcool (mas cuidado para não te transformares num hooligan a bordo).

Espero ter ajudado (algum humor também relativiza o medo... :wink: )!

Abraço.

Pois... isso é o que tento fazer...
Mas as estatísticas não me entram muito bem dentro da cabeça (ou eu não quero que entrem)... tal como fica claro na discussão que houve nesta thread nas páginas anteriores....

Mas eu tento... eu tento!!!

...a estatística de acidente não será maior precisamente por estar num A-330? :oops:

Vahhh.... eu sei, é muita paranóia.

Para o dia já tenho um "set" de comprimidos, desde ansioliticos a anticoagulantes... preparadissimo.
A isso, vou tentar juntar o tal whisky de malte... e alguma coisa ha-de acontecer... para melhor!

Wish me luck... :?

por fnabais.ferro » 9/6/2009 23:24

Tranquilo SirPatrickBateman,

Ainda no sábado passado vim para Luanda no A340 da TAP para Luanda, e foi a 1ª vez que viajei num destes. Tranquilissimo. Gostei bastante.

Tudo o que tens que fazer é disfrutar a viagem ;).

Ainda para mais, pelo que tanto ouço dizer, a TAP é uma das companhias mais seguras, mas há por aí pessoal que te pode elucidar bem melhor que eu :)

Abraço,
Life is short, ride hard!!!

Registado: 31/1/2008 11:08

por artista_ » 9/6/2009 23:12

Quico Escreveu:Caro SirPatrickBateman:

Eu também tenho pavor de andar de avião (curiosamente não tinha, até que um dia, fruto de um período de grande stress no trabalho... :roll: )!

A minha receita é enfiar à força toda na cabeça todos os dados estatísticos que consiga, tais como, pensar na enooorme quantidade de pessoas que sabemos que andam de avião pelo menos uma vez por semana e que estão aí, vivinhas, ou a morrer de outras coisas (estilo artistas pop em tournée, homens de negócios, etc.). Depois disso é fechar os olhos e dizer "Que se lixe: é pela pátria!".

Se mesmo assim não resultar, é emborcar umas heróicas goladas de Bushmills, e seguir em frente, sem medo... que ele entretanto já ficou diluído no alcool (mas cuidado para não te transformares num hooligan a bordo).

Abraço.

Eh Quico não te via com medo de aviões! :)

A mim faz-me alguma impressão ás vezes, sobretudo na subida sinto alguma vertigem, mas medo não, pelo contrário até gosto bastante de viajar de avião... gosto de ir na janela para ver tudo o que se passa e tirar umas fotos!

abraço

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por corvo47 » 9/6/2009 22:55

Fica aqui o que um piloto amigo, já com bastante experiência ,pensa sobre o que aconteceu ao avião da AF.
Trabalhou na Varing e actualmente está na Air-Shangai.

Espero que acrescente algo ao tópico.

Um abraço.

"""""""Respondendo aos anseios de vocês, posso responder com tranquilidade que o que derrubou o Airbus da Air France jamais será elucidado. Maybe, I DONT KNOW. Milhões de especulações irão surgir, inclusive a minha, mas posso garantir que o sistema será mais forte e a culpa será provavelmente dos pilotos.

Aqui começa a minha tese: neste caso eu acho que os pilotos tem grande culpa na parada. Ou então, foram muito bem iludidos pela leitura errónea da tela do radar. Vamos começar pelo seguinte, num voo destes de longa duração , actualmente voam um CMTE e 2 copilotos, um deles um pouquinho mais experiente. No meio do voo como este em 99% dos casos o Cmte deveria estar dormindo nesta etapa. A gente sempre divide a etapa por 3, dois na cabine, e eu particularmente sempre escolho a do meio. Portanto deveriam estar 2 copilotos na cabine. A situação do radar e a experiência deles pode ter sido determinante. O bicho (CB)era grande , e eu não raras vezes na minha vida tive que fazer desvios de mais de 200 NM ( quase 400km). O que no caso deles , significava desviar para a esquerda e ter que coordenar com o controle a interceptação de uma outra aerovia. Decisão pesada demais para dois copilotos, ou seja ,eles teriam que acordar o CMTE.

Neste item meus amigos, tudo pode ter acontecido, tipo, já levei esporro deste cara, e se não for tão pesado assim, deixa comigo, ou se não for nada ele vai nos matar, depende muito da atitude de grupo no inicio do voo, o tal de CRM. Jamais saberemos.

O fato e' que eles atravessaram um frente activa que durou menos de duas horas.Durante os quase 20 minutos de travessia,pode ter sido forte o suficiente para ter apagado um ou os dois motores e ter dado um no' nos electrónicos de bordo. Eu sempre comparei uma linha de CB'S como esta a uma cordilheira dos Andes. Eles podem te rachar no meio, por isto a gente desvia. Olhando pelo sentido erótico, e' como se fosse uma dança no ar, dança, dança para la, dança par cá , uns saculejos para la, uns saculejos para cá, e assim vamos embora.

Quanto a analise da performance do aviao, a maioria dos pilotos não gostam dos Airbus. Em condicoes normais eles são óptimos, mas quando o bicho pega muitas vezes o piloto fica agarrado no pincel. Como e' tudo fly-by-wire, não existe o manche tradicional e os cabos, que na ***** sempre te dão ao menos uma chance de voar manual.

Aqui entra o sistema, um avião projecto Francês, uma empresa Francesa investigado pela Franca.

Minha opinião e' que jamais eles acharam a caixa preta( mesmo que achem) e que o sistema se encarregara de concluir que e' mais viável economicamente continuarmos do jeito que esta e concluirmos que uma tempestade derrubou o avião por ma decisão dos pilotos.

Eu anexei um material extra para leitura dos interessados , que sugere este ponto de conversao das ideias.

Rezemos pelas almas destas criaturas de Deus!

http://www.weathergraphics.com/tim/af447/

...depois de examinar detalhes de weather, não há o que discutir: é simplesmente inacreditável que os Aviadores, com tanto espaço disponível para Oeste da formação maior – e, a despeito disto –, tenham tido o peito de enfrentar exactamente a extensão maior desta área de instabilidade.

Pior ainda, seria voar ao longo da formação, na direção NE / SW, em qualquer dos sentidos!

Para quem está familiarizado com AUTOCAD, por exemplo, seria possível criar um ponto a cerca de 100 NM a SW deINTOL, em seguida seria desejável . .

(Aqui deveria estar um mapa que não consigo colocar).........

. . . voar na proa 320, por exemplo, ao longo do corredor limpo, até interceptar a próxima posição, TASIL na proa escolhida; 050, 055, ou 060, por oportuno! Neste caso o avião percorreria, sem nenhuma interferência, a trajetória proposta no gráfico acima. Este era, a propósito, meu exercício favorito de navegação usando apenas o FMS e um pouco deexpertise de desenho geométrico, mecânico do gênero AUTOCAD!

No caso, fica claro que: criar um segundo ponto, na tangente mais a Oeste da trajetória seria melhor ainda!

De todo modo, foi uma pena este acidente! Nestas oportunidades, fazendo-se uso de pouca criatividade, o avião sai deslizando entre as nuvens, fazendo o desvios independentemente de quaisquer comandos, até parece mágica!

Mas, é curioso, até para tentar explicar, o webmaster, por exemplo, girou o Norte cerca de 30 graus para o Leste, no lugar de escanear a carta preservando o Norte na vertical do eixo de leitura como se costuma fazer. Ora, sem saber qual é o público leitor, assim fica difícil até para poder entender . . .

Desta forma, juntando tudo, fica muito melhor! Mas, o correto mesmo, seria girar este gráfico 43 graus para o Oeste; ora, tem-se o Navigation Display na função TRACK! Aliás, como todo mundo sabe! Ei-lo:

(Aqui deveria estar outro mapa que não consigo colocar)........

Estes radares permitem avaliar a extensão do 'desastre' iminente a 600 NM; portanto, a hora e meia do 'impacto'. Ainda assim, o Aviador entendeu que deveria voar ao longo de 200 NM dentro do 'inferno', e em altitude! São 25 minutos de 'porrada braba'!

O desvio proposto tem esta forma, porque não disponho de mais informação. Melhor mesmo, seria trocar de aerovia bem mais ao sul, passar a voar na UN 866; ainda assim, seria necessário desviar para Oeste!

Decididamente, não sei dizer o que teria se passado. No meu entendimento, foi exactamente isto; ou, algo muito próximo, o que foi feito . . .

Bem, eram três os Aviadores; o antigão, deveria estar dormindo, é normal! Muito principalmente se fosse um cara chato! Daí, surge o problema de língua – de ambas as partes –, modificação de plano de voo; o sujeito fica com preguiça de alterar o FMS, fica preocupado com manutenção do horário do voo, etc. Outros , sem saber as características de projecto do FMS, passam o voo todo inserindo e corrigindo o vento no FMS . . . ; pensam que é necessário, e, por aí vai!
Nunca te é dado um desejo sem também te ser dado o poder de o realizares.Contudo,poderás ter de lutar por isso. Richard Bach "in" Ilusões.

Registado: 14/3/2008 22:39

por PIKAS » 9/6/2009 22:22

Estou para viajar em breve, e infelizmente para o acréscimo de ansiedade que isso me provoca, o voo da TAP em que estou é também efectuado com um A-330....

Pergunto a quem me souber responder... Os aviões da TAP são iguais aos da AF ? Mais em concreto, o tal sistema de controlo de velocidade que poderá estar na origem do acidente, e que os pilotos da AF querem se recusar a utilizar para voar, é em tudo idêntico ao usado pelos aviões A-330 da TAP?

1ª pergunta: Os A330-200 da TAP são, na realidade, rigorosamente iguais aos da AF.
2ª pergunta: Os tubos de pitot dos A330-200 ( e também dos 4 A340 ) da TAP já foram todos substítuidos logo no início deste ano.

3º para matar o medo: se o embarque não for por manga, isto é, se for pela tradicional escada podes maldizer estes tubos, que são 2 de cada lado da aeronave( atenção que os tubos são pequenos, mais ou menos como um telemóvel ).
São os 2 tubos escuros que nesta foto do cs-top estão abaixo das letras Pedro Nunes.

Imagem

Já agora, se tiveres a sorte de voar neste cs-top, disfruta porque ali está o que de melhor e mais recente a airbus ( líder mundial ) fabrica.
Aprecia a beleza a elevar-se nos céus:

Imagem

Bom voo.
Cumprimentos,

por tava3 » 9/6/2009 21:48

Ainda agora, no jornal da sic e segundo os peritos, disseram que um avião não caí só com o erro dos sensores. Estes dão informação errada, de velocidade a mais, aos computadores que a reduzem e o avião pode perder a sustentação. Mas os pilotos, que estão treinados para estas situações, fazem as correcções. O que eles dizem também é que, neste caso, houve 24 mensagens de problemas, o que faz prever que houve uma série de complicações ao mesmo tempo.
Plan the trade and trade the plan

Registado: 3/11/2004 15:53

por Quico » 9/6/2009 21:39

Caro SirPatrickBateman:

Abraço.
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

Registado: 12/5/2004 19:52

por SirPatrickBateman » 9/6/2009 21:18

Capitão Nemo Escreveu:Acabei do ouvir na RTP que a TAP tem estado a substituir os sensores de velocidade de acordo com a recomendação da própria Airbus nos A330.

A noticia não foi mais desenvolvida espero que possas ficar mais descansado até porque acredito que a TAP dá cartas como uma das melhores companhias ao nível da manutenção da sua frota.

Descansado nunca fico... mas ficava mais aliviado se visse alguma confirmação que o fazem até à próxima semana... altura do meu voo.. :oops:

[damn this fear of flying...]

por Fenicio » 9/6/2009 21:17

SirPatrickBateman Escreveu:Estou para viajar em breve, e infelizmente para o acréscimo de ansiedade que isso me provoca, o voo da TAP em que estou é também efectuado com um A-330....

:roll:

Obrigado. :oops:

Tem calma, homem! O que aconteceu com este vôo ainda será verificado mas, até lá, tens que pensar que não passou de uma "fatalidade rara".

Dezenas de milhões de pessoas voam todos os anos no mundo e morrem à volta de mil, o que dá a dimensão do quão improvável é morrer num acidente aéreo.

Quanto ao teu vôo, será mais um dentre os milhares que diariamente cruzam os céus de todo o mundo. ;)
"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian

Trad. "Não existem situações desesperadas, apenas pessoas desesperadas"

Cartago Technical Analysis - Blog

Registado: 20/1/2008 20:32

por Capitão Nemo » 9/6/2009 21:05

Acabei do ouvir na RTP que a TAP tem estado a substituir os sensores de velocidade de acordo com a recomendação da própria Airbus nos A330.

A noticia não foi mais desenvolvida espero que possas ficar mais descansado até porque acredito que a TAP dá cartas como uma das melhores companhias ao nível da manutenção da sua frota.
Cumprimentos,

Cap. Nemo

Registado: 4/12/2007 0:58

por tigstav » 9/6/2009 20:58

Penso que o mais sensato é pensar na estatística e perceber que a probabilidade de um acidente aéreo é mínima.

Registado: 15/1/2008 17:50

por SirPatrickBateman » 9/6/2009 20:53

:roll:

Obrigado. :oops:

por Elias » 8/6/2009 22:39

No site do Público tem uma imagem da recuperação:

http://ultimahora.publico.clix.pt/notic ... idCanal=11
Anexos
airfrance.jpg
airfrance.jpg (24.6 KiB) Visualizado 5583 vezes

Registado: 5/11/2002 12:21

por Elias » 8/6/2009 22:36

Marinha brasileira recupera estabilizador de voo do Airbus

segunda-feira, 8 de Junho de 2009 | 17:18 Imprimir Enviar por Email

A Marinha brasileira recuperou esta segunda-feira o estabilizador de voo do avião Airbus A330 da Air France desaparecido no Atântico há uma semana, quando fazia a rota Rio de Janeiro-Paris, anunciou um porta-voz militar.
O porta-voz Força Aérea Brasileira (FAB), Henry Munhoz, exibiu aos jornalistas, em Recife, fotos da importante peça, a "asa" vertical que fica na cauda do avião e é responsável por evitar guinadas aerodinâmicas.

As fotos mostram um navio da Marinha brasileira preparando o reboque do estabilizador, decorado com as cores da Air France: azul, branco e vermelho.

Uma outra peça grande da fuselagem do Airbus A330 foi também encontrada e retirada das águas pela Marinha brasileira, mais um indício de que não houve explosão no ar.

A aeronave R-99 da FAB continuará a fazer varredura electrónica na região, a 850 quilómetros do arquipélago Fernando de Noronha.

O objectivo é tentar encontrar outros focos de destroços do Airbus da Air France, que caiu em águas brasileiras com 228 pessoas a bordo no último dia 31.

Encontrar as caixas negras pode ser a chave para desvendar o mistério sobre as causas do acidente.

Até agora, sabe-se apenas que o Airbus enfrentou uma forte turbulência, sofreu despressurização e uma falha eléctrica, porque a aeronave enviou um alerta automático interno durante o voo.

Os especialistas dizem também que não houve explosão no ar, já que foram encontrados pedaços grandes do avião e corpos intactos.

Paralelamente, a Marinha e a Força Aérea Brasileira rectificaram para 16 o número de corpos de vítimas do acidente com o Airbus da Air France recolhidos até o momento.

Além de não confirmar que dois corpos foram resgatados esta terça-feira, conforme adiantaram parentes das vítimas, as autoridades brasileiras admitiram que houve um erro na informação oficial divulgada anteriormente.

De acordo com o capitão-de-fragata Giucemar Tabosa e com o tenente-coronel da Aeronáutica Henry Munhoz, a fragata francesa Ventôse, que participa nas operações, teria informado a coordenação das buscas que recolheu oito corpos.

Na transferência dos cadáveres para um navio da Marinha do Brasil, constatou-se, entretanto, que este número era sete e não oito.

Munhoz salientou que, para evitar novos erros, as Forças Armadas brasileiras só divulgarão agora o número de corpos que já estiverem em seu poder.

Em relação à informação de familiares das vítimas de que mais dois corpos teriam sido resgatados esta manhã, os oficiais não confirmaram e disseram apenas que as aeronaves da FAB avistaram novos pontos no mar que precisam, entretanto, ser conferidos.

Tabosa e Munhoz destacaram que o resgate de corpos avistados é prioritário e será feito antes da recolha de possíveis destroços encontrados.

A operação de buscas conta com 14 aeronaves, sendo 12 da FAB e duas da França, além de cinco navios da Marinha do Brasil e uma fragata francesa.

Paralelamente ao resgate dos corpos, peritos da Polícia Federal recolheram amostras de DNA dos parentes das vítimas no Rio de Janeiro para agilizar a identificação e pedem aos familiares que entreguem objectos, como escovas de cabelo e readiografias de dentes, que possam ajudar neste trabalho.

Diário Digital / Lusa

Registado: 5/11/2002 12:21

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bar38, Google [Bot] e 269 visitantes