Custo de petroleiro: Tem logica?
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RiscoCalculado Escreveu:baseado na noticia a diferença são $16.11 entre o contrato de Fevereiro e Dezembro.
Para simplificar vamos assumir que o preço spot de Dezembro passado era igual ao contrato de Fevereiro.
.90 por mês , durante 12 meses dá um custo de 10,8 por barril
Entretanto o de Fevereiro já expirou. Neste momento entre o de Março e de Dezembro são 12.5 dolares sensivelmente e a maior disparidade está logo entre os primeiros (por exemplo, entre Março e Abril vão 2.6 dolares).
Depois as diferenças atenuam e são praticamente os 0.9 dolares que são indicados como custo aproximado de armazenagem que surgem de diferença de uns meses para os outros.
É claro que ainda conseguirão retirar lucro e que a prática é viável. O que quis dizer é que tal está a ser possível pela conjugação de factores e que os arbitragistas não estão a "dormir", eles já o estão a fazer e em quantidade anormal:
Mar09.. 41.65
Apr09.. 44.20
May09. 45.70
Jun09.. 47.15
Jul09... 49.64
Aug09. 50.59
Sep09. 51.51
Oct09.. 52.40
Nov09. 53.27
Dec09. 54.13
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Além disso, se formos verificar as cotações dos futuros do crude para maturidades de pelo menos daqui a 6 meses em diante, vemos que os preços reflectem praticamente o custo de armazenagem. Já sobrará pouco (pelo menos se tomarmos por referência os 90 centimos referidos acima) pelo que não está aqui nenhum "filão" por aproveitar...
é possível que os preços já tenham convergido, não verifiquei.
baseado na noticia a diferença são $16.11 entre o contrato de Fevereiro e Dezembro.
Para simplificar vamos assumir que o preço spot de Dezembro passado era igual ao contrato de Fevereiro.
.90 por mês , durante 12 meses dá um custo de 10,8 por barril
$16,11 - 10,8 = $5,31
$5,31 em 50 e picos (estou até a considerar os custos de armazenagem pagos à cabeça)
ainda dá uma taxa de retorno de cerca de 10%. Um bocadinho superior às taxas de mercado.
Além disso, se formos verificar as cotações dos futuros do crude para maturidades de pelo menos daqui a 6 meses em diante, vemos que os preços reflectem praticamente o custo de armazenagem. Já sobrará pouco (pelo menos se tomarmos por referência os 90 centimos referidos acima) pelo que não está aqui nenhum "filão" por aproveitar...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
RiscoCalculado Escreveu:O que isto realmente nos diz é que o capital é hoje em dia muito escasso e muito caro.
Se o capital fosse barato e disponivel estariam tantos "arbitragistas" a explorar esta estratégia de armazenamento que os preços já tinham convergido.
Mas dado que o capital é hoje tão escasso (restrições ao crédito) há muito poucos que se possam dar ao luxo de empatar capital nesta arbitragem (e isto apesar do retorno ser bem interessante).
Mas as notícias revelam que têm sido adquiridos (alugados) petroleiros para esta prática em quantidade anormal!
Acho que o mais importante a reter é que o preço actualmente está "demasiado baixo" devido às condições do mercado e que existe portanto uma forte expectativa de que os preços subam no futuro.
Além disso, a oferta parece ser suficiente (por excesso) porque as reservas têm vindo a aumentar - pelo menos nos Estados Unidos, que são o maior consumidor mundial - o que permite esta prática.
Por isso os investidores e especuladores estão a preferir adquirir o petroleo e armazena-lo pois é possível adquiri-lo agora barato, sendo que os futuros cobrem (e reflectem) o custo de armazenagem.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
O que isto realmente nos diz é que o capital é hoje em dia muito escasso e muito caro.
Se o capital fosse barato e disponivel estariam tantos "arbitragistas" a explorar esta estratégia de armazenagem que os preços (futuros de maturidade mais longa vs futuros de maturidade mais curta e preço spot )já tinham convergido.
Mas dado que o capital é hoje tão escasso (restrições ao crédito) há muito poucos que se possam dar ao luxo de empatar capital nesta arbitragem (e isto apesar do retorno ser bem interessante).
Se o capital fosse barato e disponivel estariam tantos "arbitragistas" a explorar esta estratégia de armazenagem que os preços (futuros de maturidade mais longa vs futuros de maturidade mais curta e preço spot )já tinham convergido.
Mas dado que o capital é hoje tão escasso (restrições ao crédito) há muito poucos que se possam dar ao luxo de empatar capital nesta arbitragem (e isto apesar do retorno ser bem interessante).
Eu não tenho a certeza absoluta, mas a parte de custos mais importante no negócio do Petróleo é exactamente a armazenagem, alguém que confirme!
Isto só nos diz que os produtores de petróleo estão, há muito, a produzir muito acima da procura e o aluguer do espaço de armazenagem pode ser uma solução temporária, à espera que a procura aumente ou que a notícia saia!
Isto só nos diz que os produtores de petróleo estão, há muito, a produzir muito acima da procura e o aluguer do espaço de armazenagem pode ser uma solução temporária, à espera que a procura aumente ou que a notícia saia!
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- Registado: 13/7/2007 13:18
Certo, estão a aproveitar-se do spread temporal dos contractos. Interessante e muito lógico então
Acaba por se tornar como os cereais em que o cargueiro é simplesmente tratado como um armazém e concorrem por espaço no armazém aqueles produtos que têm um maior spread.

Acaba por se tornar como os cereais em que o cargueiro é simplesmente tratado como um armazém e concorrem por espaço no armazém aqueles produtos que têm um maior spread.
Be Galt. Wear the message!
The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore
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Não é especulação, é arbitragem.
Compram petróleo físico e vendem, imediatamente, contratos de futuros. Como os contratos de futuros de maturidades mais longínquas são mais caros (contango), o lucro é feito na hora. A entrega física é que tem que esperar pela maturidade do contrato vendido. Daí a necessidade de armazenar o petróleo. Em super-petroleiros, que deve ser a forma mais barata. Ou mais conveniente.
Compram petróleo físico e vendem, imediatamente, contratos de futuros. Como os contratos de futuros de maturidades mais longínquas são mais caros (contango), o lucro é feito na hora. A entrega física é que tem que esperar pela maturidade do contrato vendido. Daí a necessidade de armazenar o petróleo. Em super-petroleiros, que deve ser a forma mais barata. Ou mais conveniente.
Abraço,
Dwer
There is a difference between knowing the path and walking the path
Dwer
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Custo de petroleiro: Tem logica?
Deixo em baixo um artigo do inicio do mês mas que só hoje me fizeram chegar. Parece que o custo de aluger dos VLCCs (Very Large Crude Carrier) está a disparar desde Dezembro.
Diz o "especialista" lá da Bloomberg que isto é uma jogada especulativa de pessoas que compram agora para vender mais tarde.
Tendo em conta o custo de aluger de um VLCC alguém vê alguma lógica financeira nisto? Porque não simplesmente comprar um contracto de futuros se o objectivo é especular sobre o preço do petroleo?
Diz o "especialista" lá da Bloomberg que isto é uma jogada especulativa de pessoas que compram agora para vender mais tarde.
Tendo em conta o custo de aluger de um VLCC alguém vê alguma lógica financeira nisto? Porque não simplesmente comprar um contracto de futuros se o objectivo é especular sobre o preço do petroleo?
Frontline Ltd., the world’s biggest owner of supertankers, said oil traders want to charter as many as 10 vessels to stockpile crude to take advantage of higher prices later in the year.
About 25 supertankers were already hired for storage and there are enquiries for 5 to 10 more, Jens Martin Jensen, Singapore-based interim chief executive officer of the company’s management unit, said by phone today.
The traders would buy crude now and sell it for delivery later, profiting from a futures market situation called contango where prices are higher as the year progresses. The vessels could handle as much as 20 million barrels, or about what is produced by OPEC member Algeria in 15 days. They would add to as much as 50 million barrels already hoarded at sea, for a combined amount equal to almost five days of European Union demand.
“I’ve never before seen storage demand on this scale,” said Didier Labat, a Paris-based shipbroker at Barry Rogliano Salles who has worked in tanker markets for about 20 years.
Commodities prices fell the most in five decades last year, with crude dropping more than $100 from the peak of $147.27 a barrel in July, as simultaneous recessions hit the U.S., Europe and Japan. Oil demand in 2008 fell for the first time since 1983, according to the Paris-based International Energy Agency.
Thirty-five supertankers represent about 7 percent of the global fleet of very large crude carriers, according to data from London-based Drewry Shipping Consultants Ltd. Storing oil in tankers may buoy rental rates that fell by a record 78 percent last year as slower economic growth sapped demand for energy.
Financing Costs
Traders are seeking to lease ships for three to nine months, Jensen said. Crude oil for December delivery settled at $58.74 a barrel on the New York Mercantile Exchange today, $16.11 more than the February contract. Oil companies and traders may be able to profit from storing the oil, assuming shipping, insurance and financing costs are covered.
A supertanker would cost about 90 cents a barrel a month for storage depending on the length of the rental, according to data last month from shipbroker Galbraith’s Ltd.
Iran, the second-largest member of the Organization of Petroleum Exporting Countries after Saudi Arabia, idled as many as 15 of its biggest ships in May to store crude oil. That contributed to three consecutive months of higher rental rates for ships.
The cost of delivering Middle East oil to Asia, the world’s busiest route for supertankers, rose yesterday for the first time since Dec. 5, according to the Baltic Exchange in London.
Forward freight agreements advanced. The derivatives are used by traders to bet on the future price of hauling Saudi Arabian cargoes to Japan, an industry benchmark.
Derivatives Advance
The contracts traded at about 46 Worldscale points for the fourth quarter, according to prices from Oslo-based broker Imarex ASA as of 10:34 a.m. London time. They closed at 45 yesterday.
Worldscale points are a percentage of a nominal rate for more than 320,000 specific routes. They give owners and oil companies a starting point for negotiating hire rates without having to calculate the value of each deal from scratch.
Frontline, based in Bermuda, has advanced 13 percent in Oslo trading this year. The five-member Bloomberg Tanker Index has gained 12 percent.
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