Plano de trading posto em prática
Ulisses,
Obrigado
O importante era mesmo colocar o plano em prática e levá-lo até ao fim com o mínimo de alterações. A rentabilidade conseguida é secundária (embora seja preferível 20% positivos a 3% negativos)
Matzagrin,
Como referi no post inicial, o plano foi apresentado como um exercício meramente teórico
Se conseguiste 8% de rentabilidade foi à tua custa, por teres identificado no título possíveis sinais de entrada.
Abraço
Obrigado

Matzagrin,
Como referi no post inicial, o plano foi apresentado como um exercício meramente teórico

Se conseguiste 8% de rentabilidade foi à tua custa, por teres identificado no título possíveis sinais de entrada.

Abraço
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos
Depois de ter sido iniciado o Plano de Trading, ficou a faltar a parte relativa ao fecho da posição. Como a posição em causa atingiu hoje o target proposto, deixo o complemento ao plano inicial.
FECHO DE POSIÇÃO
Data de saída: 23/01/2009 Total gasto em comissões: X€
Tempo de duração: 11 dias
Rentabilidade final: + 20,25%
Alterações ao plano inicial: Não houve necessidade de proceder a alterações em relação ao que havia sido planeado inicialmente
Aspectos a melhorar no futuro: Feita tentativa falhada de reforço da posição em + 50% após quebra do primeiro suporte.
Rápido re-teste aos mínimos evidencia falta de força compradora. Fica em aberto a possibilidade de re-entrada caso esta marca seja quebrada de forma convincente.
Caso os mínimos não sejam quebrados e exista um pullback à LTd, a situação técnica do título deverá ser novamente analisada. Se continuar a demonstrar fraqueza na subida, pode proporcionar nova oportunidade de entrada curta.
Nota: Gráfico desactualizado, falta o dia de encerramento da posição
FECHO DE POSIÇÃO
Data de saída: 23/01/2009 Total gasto em comissões: X€
Tempo de duração: 11 dias
Rentabilidade final: + 20,25%
Alterações ao plano inicial: Não houve necessidade de proceder a alterações em relação ao que havia sido planeado inicialmente
Aspectos a melhorar no futuro: Feita tentativa falhada de reforço da posição em + 50% após quebra do primeiro suporte.
Rápido re-teste aos mínimos evidencia falta de força compradora. Fica em aberto a possibilidade de re-entrada caso esta marca seja quebrada de forma convincente.
Caso os mínimos não sejam quebrados e exista um pullback à LTd, a situação técnica do título deverá ser novamente analisada. Se continuar a demonstrar fraqueza na subida, pode proporcionar nova oportunidade de entrada curta.
Nota: Gráfico desactualizado, falta o dia de encerramento da posição
- Anexos
-
- MICHELIN.png (19.77 KiB) Visualizado 1478 vezes
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos
E, já agora, tenham em atenção algo muito importante: ao negociar produtos alavancados em caso de aberturas em GAP contra vocês as perdas podem ser superiores ao saldo da vossa conta.
Depois tem de repor o dinheiro ou ficar a pagar um crédito. No limite ficam sem casa, carro, empresa, família, etc.
Soluções: hedging numa segunda conta, não estar muito alavancado ou fechar posições no final da sessão.
Não foi por acaso que o alemão se meteu debaixo do comboio... eu como ando sempre alavancado na ordem das 144 vezes e não gosto de me atirar para debaixo de comboios vou fazendo hedging ou fechando as posições no fim da sessão.
Curiosamente tenho confirmado que fechar as posições no final da sessão e entrar novamente no dia seguinte (no mesmo sentido) tende a compensar as despesas em comissões.
Abraço,
Tiago
Depois tem de repor o dinheiro ou ficar a pagar um crédito. No limite ficam sem casa, carro, empresa, família, etc.
Soluções: hedging numa segunda conta, não estar muito alavancado ou fechar posições no final da sessão.
Não foi por acaso que o alemão se meteu debaixo do comboio... eu como ando sempre alavancado na ordem das 144 vezes e não gosto de me atirar para debaixo de comboios vou fazendo hedging ou fechando as posições no fim da sessão.
Curiosamente tenho confirmado que fechar as posições no final da sessão e entrar novamente no dia seguinte (no mesmo sentido) tende a compensar as despesas em comissões.
Abraço,
Tiago
Olá a todos
Para fugir a situações como a da VW usando CFDs , o ideal seria negociar índices. Não é que uma situação de forte gap esteja totalmente excluída, mas torna-se bastante menos provável. Se a alavancagem for razoável (entre 1,5 a 4 vezes) a pancada poderá ser forte mas não demolidora.
Mas entendo que exista pessoal que gosta de negociar acções "individuais". Nestes casos o melhor será, ou ficar pelo intraday, ou tomar posições não alavancadas e diversificar minimamente (de preferência em sectores diferentes).
Um abraço a todos

Para fugir a situações como a da VW usando CFDs , o ideal seria negociar índices. Não é que uma situação de forte gap esteja totalmente excluída, mas torna-se bastante menos provável. Se a alavancagem for razoável (entre 1,5 a 4 vezes) a pancada poderá ser forte mas não demolidora.
Mas entendo que exista pessoal que gosta de negociar acções "individuais". Nestes casos o melhor será, ou ficar pelo intraday, ou tomar posições não alavancadas e diversificar minimamente (de preferência em sectores diferentes).
Um abraço a todos

Matzagrin Escreveu:carf2007 Escreveu:Eu cada vez tenho mais receio de usar CFD's, uma situação como a que aconteceu na VW é suficiente para levar uma carteira à ruína. Especialmente em entradas curtas, já que não há limites para uma subida.
E um stop-loss não resolve esse problema ?
Não... pois o stop-loss n funcionada no pre-market.
Eu tb levei no pelo quando salvaram a citigroup... estava curto e passei de +30% para -30% logo na abertura.
A única forma penso que era fazer hedging
Exacto, se abrir em gap up o teu stop é "saltado". Só resolveria se o aumento fosse durante o período de negociação. E mesmo assim, poderia dar-se o caso de haver um short squeeze violento ao ponto de todos os vendedores desaparecerem e "apanhares" com um fecho de posição a 50 ou 60% de distancia.
Em posições com forte componente especulativa o melhor é mesmo fazer hedging ou operar apenas no intraday. Estar a fazer hedging de todas as posições, diariamente, arruinava com a carteira pelas comissões

carf2007 Escreveu:Eu cada vez tenho mais receio de usar CFD's, uma situação como a que aconteceu na VW é suficiente para levar uma carteira à ruína. Especialmente em entradas curtas, já que não há limites para uma subida.
Não... pois o stop-loss n funcionada no pre-market.
Eu tb levei no pelo quando salvaram a citigroup... estava curto e passei de +30% para -30% logo na abertura.
A única forma penso que era fazer hedging
- Registado: 27/4/2007 13:28
Eu cada vez tenho mais receio de usar CFD's, uma situação como a que aconteceu na VW é suficiente para levar uma carteira à ruína. Especialmente em entradas curtas, já que não há limites para uma subida.

"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare
fiódor Escreveu:Uso Cfd's e posso dizer que é muito simples o funcionamento deles, muito mais simples que os warrants.
Tens de ver os Cfd's como uma forma de libertar capital e não como forma de alavancagem.
Tu com 1000€ podes ter uma posição de 5000€ num título que exija só 10% de margem e ficas com os outros 4000€ libertos para outros investimentos. Naturalmente se comprares 5000€ de Cfd's ficas exposto em 50.000€ e não só sobre os 5000€ que são só a margem,penso que é aqui que a confusão surge.
Se quiseres ajuda para perceber o funcionamento vai pondo as dúvidas.
1 Abraço
Desculpa Fiodor, não tinha visto este post

Jiboia Cega Escreveu:tiagopt Escreveu:Jiboia Cega Escreveu:Tiago, esqueci-me de perguntar, estás a negociar com CFD ou "shortaste" directamente a acção?
Obrigado
Estou a utilizar CFD's. Infelizmente é a única forma de shortar que domino
E já não é nada mau!![]()
Eu já li várias coisas sobre CFD's, abri contas demo por duas vezes só para shortar durante 1 mês e não me sinto minimamente à vontade, principalmente a questão da alavancagem.
Eu cada vez tenho mais receio de usar CFD's, uma situação como a que aconteceu na VW é suficiente para levar uma carteira à ruína. Especialmente em entradas curtas, já que não há limites para uma subida.
Em relação à alavancagem, tenta usar o equivalente a 1X. Embora a alavancagem de cada título seja definida, podes controlar a exposição. Imagina que normalmente as tuas posições (em acções) são de 1000€. Neste caso da Michelin, com apenas 100€ de margem conseguirias ter esses mesmos 1000€ de exposição.
Pessoalmente utilizo no máximo alavancagem de 3x, utilizar as 10X que vêm padronizadas em grande parte dos títulos parecem-me puro suicídio financeiro (no longo prazo).
A alavancagem é uma bela sereia, se nos deixarmos levar pela ganância acabamos sem nada.
Uso Cfd's e posso dizer que é muito simples o funcionamento deles, muito mais simples que os warrants.
Tens de ver os Cfd's como uma forma de libertar capital e não como forma de alavancagem.
Tu com 1000€ podes ter uma posição de 5000€ num título que exija só 10% de margem e ficas com os outros 4000€ libertos para outros investimentos. Naturalmente se comprares 5000€ de Cfd's ficas exposto em 50.000€ e não só sobre os 5000€ que são só a margem,penso que é aqui que a confusão surge.
1 Abraço
1 Abraço
Fiódor
Ai ai a bolsa...
Primeiro estranha-se, depois entranha-se...
tiagopt Escreveu:Jiboia Cega Escreveu:Tiago, esqueci-me de perguntar, estás a negociar com CFD ou "shortaste" directamente a acção?
Obrigado
E já não é nada mau!

Eu já li várias coisas sobre CFD's, abri contas demo por duas vezes só para shortar durante 1 mês e não me sinto minimamente à vontade, principalmente a questão da alavancagem.

Jiboia Cega Escreveu:Tiago, esqueci-me de perguntar, estás a negociar com CFD ou "shortaste" directamente a acção?
Obrigado

Jiboia Cega Escreveu:Tiago, bem sacado.
O Elias também já tinha "mostrado" essa hipótese na sua actualização dos gráficos do CAC.
Apenas te esqueceste de indicar que entraste curto, pois para os menos habituados pode não ser óbvio à primeira vista. De resto, muito bom.
Um abraço
Jiboia
É verdade, foi depois de ter visto o post do Elias que completei este plano. Repito que é apenas uma simulação teórica e não uma sugestão de entrada.
Em relação ao tipo de entrada, tens toda a razão! Passou-me ao lado acrescentar isso, mas parece-me bastante importante. Vou já acrescentar ao modelo

Obrigado a ambos. Ter feedback é muito importante para o desenvolvimento deste tipo de trabalho.
Tmms,
Mais um livro sugerido por ti que vai entrar para a minha lista de "seguintes". Das tuas recomendações já consegui retirar alguns dos meus livros favoritos, pelo excerto que deixaste este também promete.
Eu tenho algo do género onde aponto os meus trades, mas sem dúvida que este cartão está muito bem elaborado. Vou completar os meus apontamentos
Abraço
Tmms,
Mais um livro sugerido por ti que vai entrar para a minha lista de "seguintes". Das tuas recomendações já consegui retirar alguns dos meus livros favoritos, pelo excerto que deixaste este também promete.
Eu tenho algo do género onde aponto os meus trades, mas sem dúvida que este cartão está muito bem elaborado. Vou completar os meus apontamentos

Abraço
Quem está ligado: