Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Carteira JAS*2008 - Mês 12

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Carteira JAS*2008 - Mês 12 - dia 31

por JAS » 5/1/2009 1:01

Embora nos últimos dias do ano tenha estado fora do meu poiso habitual ainda deu para reduzir os investimentos da Carteira para a preparar para 2009...

JMT
Umas vendas no dia 30 a 4,071 e a 4,089.

PTI
Uma venda no fecho do dia 31 a 1,549.

O ano "horribilis" de 2008 acabou com uma rentabilidade de -17,47%.

Apesar de ter sido um ano péssimo para posições longas o resultado "em acções" acabou por ser muito lisongeiro com apenas -0,28%.

O mau resultado ficou mesmo a dever-se aos W's no início do ano...

Desejo a todos um Novo Ano sem mais crises!
(embora duvide que tenham acabado...)

JAS
Anexos
cart 12-31.png
cart 12-31.png (62.01 KiB) Visualizado 866 vezes
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...

Registado: 5/11/2002 0:05

por _asdrubal_ » 31/12/2008 20:21

JAS, fechaste as tuas posições ?

JAS, 3 anos ?

Se for apurado um saldo negativo num determinado ano, o mesmo pode ser reportado para
os 2 anos seguintes aos rendimentos com a mesma natureza desde que tenha havido opção pelo englobamento.

A opção pelo englobamento destes rendimentos em concreto determina também a obrigatoriedade de englobamento de todos os restantes rendimentos de capitais, também eles sujeitos a taxas de retenção na fonte com carácter definitivo, além de perder o sigílio bancário.

No meu caso estava com uma pequena mais-valia, mas com uma grande rentabilidade potencial negativa. O que fiz foi vender uma pequena parte da carteira, assumino assim a menos-valia para anular a mais-valia que tinha. Desta maneira assumi uma rentabilidade de 0%, pois de maneira nenhuma queria ter uma rentabilidade negativa.

Registado: 4/9/2008 15:20

por Vencer na Bolsa » 31/12/2008 19:36

Olá JAS,
O que o leva a atravessar um Bear-Market com posições longas? Não consegue estar fora sem negociar? Não passa sem a "adrenalina do trading"?

Eu fui daytrader e consegui estar 5 trimestres sem negociar (não negociei mesmo do lado short/curto) e houve volatilidade excelente para fazer Daytrading/Scalping (sobretudo nos states).

Bom Ano.
Abraço,
AMR
Vencer na bolsa (Livro online): http://vencernabolsa.blogspot.com/
A busca da liberdade financeira: http://vencernabolsa.blogspot.com/2008/10/procura-da-liberdade-financeira.html
Em carteira: SEM ACTIVOS.

Registado: 2/12/2007 20:01

Re: JAS

por nunofaustino » 29/12/2008 13:10

JAS Escreveu:
nunofaustino Escreveu:JAS, dado que tens prejuízos este ano, não faria mais sentido manter as posições negativas este ano e só fecha-las em 2009?

Errado...

- Devemos manter as posições positivas por mais de um ano para não pagarem mais valias.
(coisa que é raro eu conseguir fazer pois efectuo muitas vendas e recompras parciais).

- Devemos fechar TODOS os trades negativos (mesmo que se recompre logo de seguida) de forma a contabilizar as menos-valias.
(se tiverem mais de um ano não servem para deduzir...)

Não tinha a ideia que tinhas as VAs à tanto tempo... se as tens à quase 1 ano, então claro que é de fechar o trade, pois as mais/menos valias só se aplicam a acções detidas a menos de 1 ano.

Se as tens à menos de 1 ano podes mantê-las até Janeiro e vendê-las nessa altura, ficando com o saldo negativo para 2009.

JAS Escreveu:
- Convém não esquecer que as menos-valias são deduzíveis às mais-valias nos 3 anos seguintes (nem dá trabalho pois as Finanças são simpáticas e fazem as contas...)

- Também convém lembrar que as menos-valias de bolsa são deduzíveis a todas as outras mais-valias e, nomeadamente, às do imobiliário.

Um abraço,
JAS

A ideia que eu tenho é que se optares pelo englobamento das menos valias, isso implica que tenhas de optar pelo mesmo regime durante 3 anos (dado que vais optar pela dedução das menos valias durante três anos). Ou seja, se tiveres mais valias nos próximos dois anos, elas serão englobadas no teu rendimento (e poderás pagar uma taxa diferente de 10% se optasses pela tributação autónoma).

Para além disso terás de englobar todos os outros rendimentos que tenhas obtido como juros de depósitos, ...

Um abraço
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

por Elias » 28/12/2008 0:16

JAS Escreveu:- Convém não esquecer que as menos-valias são deduzíveis às mais-valias nos 3 anos seguintes (nem dá trabalho pois as Finanças são simpáticas e fazem as contas...)

JAS,

Tinha ideia que isto tinha acabado.

Será que nunca acabou? Ou acabou e voltou a haver?

1 abraço,
Elias

Registado: 5/11/2002 12:21

por JAS » 27/12/2008 23:57

Clinico Escreveu:JAS, um abraço pessoal e os desejos de um Santo Natal e um Bom Ano de 2009 cheio de Saúde, que esteja por aqui muitos e muitos anos conosco.

lince1979 Escreveu:Feliz Natal e Bom Ano Novo.

cibmic Escreveu:Idem idem apas aspas e bons trades para 2009

nunofaustino Escreveu:Um abr e bom 2009

artista Escreveu:abraços

Começo por agradecer e desejar a todos UM ANO DE 2009 SEM MAIS CRISES!!!
Ou seja: "SAÚDE, DINHEIRO PARA OS COPOS E...".

----------------

nunofaustino Escreveu:JAS, dado que tens prejuízos este ano, não faria mais sentido manter as posições negativas este ano e só fecha-las em 2009?

Errado...

- Devemos manter as posições positivas por mais de um ano para não pagarem mais valias.
(coisa que é raro eu conseguir fazer pois efectuo muitas vendas e recompras parciais).

- Devemos fechar TODOS os trades negativos (mesmo que se recompre logo de seguida) de forma a contabilizar as menos-valias.
(se tiverem mais de um ano não servem para deduzir...)

- Convém não esquecer que as menos-valias são deduzíveis às mais-valias nos 3 anos seguintes (nem dá trabalho pois as Finanças são simpáticas e fazem as contas...)

- Também convém lembrar que as menos-valias de bolsa são deduzíveis a todas as outras mais-valias e, nomeadamente, às do imobiliário.

Um abraço,
JAS

---------------------
vset Escreveu:e quando houver 5 anos de bearmarket ?

Seria anormal que houvesse agora 5 anos de Bearmarket pois os ciclos estão cada vez mais curtos.

Podo acontecer é que o mundo vá à falência...
Mas, se isso acontecer, as posições curtas também valerão zero.

Um abraço,
JAS

1

por vset » 27/12/2008 16:57

JAS,

e quando houver 5 anos de bearmarket ?

Cumprimentos.

Registado: 11/1/2004 13:37

Parabéns JAS

por PJCLO » 26/12/2008 21:14

(sempre parece que funciona)

... dizia "Parabéns JAS", pela rentabilidade obtida em 2008! Deve ter havido pouca "gente" a perder "apenas" +- 17% este ano! :wink:

É de fazer inveja, mesmo aos gestores institucionais de fundos (mesmo contando com a óbvia menor "flexibilidade" destes últimos, devido à massa crítica de investimento)!...

Abraço

Registado: 29/11/2007 12:02

Teste...

por PJCLO » 26/12/2008 20:46

Teste

Peço desculpa pela mensagem (principalmente ao JAS) mas estou a tentar verificar se tenho acesso ao Forum!

Cumprs.

Registado: 29/11/2007 12:02

Re: Carteira JAS*2008 - Mês 12 - dia 18

por artista_ » 26/12/2008 18:06

Olá Nuno, se percebi a tua dúvida isso não estará dependente do IRS do Jas, ou seja, pode dar-lhe mais jeito assumir agora as menos-valias, ou não?

De qualquer forma penso que ele nem está a pensar nisso!

abraços

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

Re: Carteira JAS*2008 - Mês 12 - dia 18

por nunofaustino » 26/12/2008 17:53

JAS Escreveu:Chegámos à altura do ano em que é conveniente fazer contas às mais-valias e às menos-valias...

VAA
Assumi as perdas e parti a loiça.
Trade fechado com venda a 0,05.

JAS, dado que tens prejuízos este ano, não faria mais sentido manter as posições negativas este ano e só fecha-las em 2009?

Um abr e bom 2009
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

por cibmic » 25/12/2008 18:49

Clinico Escreveu:JAS, um abraço pessoal e os desejos de um Santo Natal e um Bom Ano de 2009 cheio de Saúde, que esteja por aqui muitos e muitos anos conosco.

Idem idem apas aspas e bons trades para 2009

Registado: 29/11/2007 2:38

por lince1979 » 24/12/2008 17:44

Feliz Natal e Bom Ano Novo.

Eu estou curioso para ver quais as acções que vais escolher para negociar em 2009.

Registado: 29/11/2007 9:44

JAS

por Clinico » 24/12/2008 17:37

JAS, um abraço pessoal e os desejos de um Santo Natal e um Bom Ano de 2009 cheio de Saúde, que esteja por aqui muitos e muitos anos conosco.

Neste momento estou um pouco do outro lado da barricada com o turbo waarrat put na JM 7336C mais o put DAX junho 2009 v216z 4200, e os certificados sobre o petroleo a 4,32.
Não tenho estado muito por aqui por motivos profissionais e "literários" e não tenho feito qualquer mexida em nada que se relacione com bolsa...

De qualquer forma, Muito Ilustre Amigo, um abraço especial para si e família
Clinico

Registado: 1/6/2003 0:13

Carteira JAS*2008 - Mês 12 - dia 19

por JAS » 23/12/2008 19:21

Continuo muito quietinho ou seja sem fazer movimentos.

Bom Natal.
(amanhã o PSI só abre fora do meu horário de trabalho...)

JAS
Anexos
cart 12-23.png
cart 12-23.png (61.77 KiB) Visualizado 3231 vezes

por Crómio » 19/12/2008 21:15

Ena partiste a loiça! :lol:

Se está monótono lá vais ter de ir para os warrants que devem estar mesmo a preparar-se para grandes movimentos.

Será que teremos rally de Natal ou o crash do Pai Natal pela chaminé do DAX?

Abraço e... Bom Natal
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein

Registado: 2/11/2007 16:52

Carteira JAS*2008 - Mês 12 - dia 19

por JAS » 19/12/2008 21:03

Isto anda a ficar monótono demais para o meu gosto: Nenhum movimento.

Bom fim de semana,
JAS
Anexos
cart 12-19.png
cart 12-19.png (61.58 KiB) Visualizado 3578 vezes

Carteira JAS*2008 - Mês 12 - dia 18

por JAS » 18/12/2008 19:34

Chegámos à altura do ano em que é conveniente fazer contas às mais-valias e às menos-valias...

VAA
Assumi as perdas e parti a loiça.
Trade fechado com venda a 0,05.

JMT
Comprei mais umas no intervalo 4,027-4,035.

SEM
Idem a 6,341.

JAS

---------------------
anas Escreveu:a nossa jm parece que depois de ter tocado nos 4,32 se nao estou em erro perdeu a força,sera que vai novamente aos 3,75---3,80.ou sera por causa da queda da moeda zloty

Já uma vez expliquei que, ao contrário do que os analistas dizem, as variações do zloty não afectam muito a JMT.

As vendas são em zlotys e a maior parte das compras também são pelo que a margem pouco ou nada é afectada e, como a queda do zloty justifica tudo, se calhar até sobem os preços e aumenta a margem...

A variação mais visível relacionada com o zloty aparece no "total de vendas" ao ser convertido para euros.
Aí em vez de aumentar 30% só aumenta 28%...
(Era bom que o negócio cá tivesse esses incrementos, não era?)

Um abraço,
JAS
Anexos
cart 12-18.png
cart 12-18.png (63.67 KiB) Visualizado 3839 vezes

jas

por anas » 18/12/2008 13:45

a nossa jm parece que depois de ter tocado nos 4,32 se nao estou em erro perdeu a força,sera que vai novamente aos 3,75---3,80.ou sera por causa da queda da moeda zloty nao sei se e assim que se escreve mas da para perceber.abraço.

Registado: 29/2/2004 22:20

Re: Carteira JAS*2008 - Mês 12 - dia 17

por JAS » 18/12/2008 1:11

majomo Escreveu:[entrei hoje na PTI, simplesmente por estar a fazer mínimos...:roll:

Posso saber que tipo de estratégia tens para este papel?

Considero que o par SEM/PTI constitui uma boa aposta em termos de AF.
Em geral prefiro a mãe mas às vezes alterno quando a PTI cai e a SEM sobe (por ser uma incongruência...).

De qualquer forma tenho mantido cerca de 20% neste par e não estou muito arrependido.

Um abraço,
JAS

--------------
Quanto à carteira mantenho-me muito quietinho, nenhum movimento.

JAS

Re: Carteira JAS*2008 - Mês 12 - dia 16

por majomo » 16/12/2008 20:25

JAS Escreveu:Nenhum movimento, nem ontem nem hoje.

JAS

Ola JAS,

entrei hoje na PTI, simplesmente por estar a fazer mínimos...:roll:

Posso saber que tipo de estratégia tens para este papel?

Cumps.
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...

Registado: 25/7/2007 15:52

Carteira JAS*2008 - Mês 12 - dia 16

por JAS » 16/12/2008 20:02

Nenhum movimento, nem ontem nem hoje.

JAS
Anexos
cart 12-16.png
cart 12-16.png (63.68 KiB) Visualizado 4517 vezes

re

por JAS » 13/12/2008 2:18

GodsDead_JNEG Escreveu:tem a ver com o tamanho da posição. Se reparares a % da rentabilidade dos warrantes passou de -18,13 % para -18,11% (logos, teve um resultado com este negocio de 0,02 % na rentabilidade geral).

Por acaso eram as minhas rentabilidades parciais que estavam erradas.
Os números correctos hoje são A=+1,37% e W=-17,33%
Têm que somar o mesmo que a rentabilidade 2008 e não estava a dar isso.
O negócio em si teve uma rentabilidade elevada mas foi feito com cerca de 1% da carteira.
Os 0,23% são a rentabilidade em função do capital ponderado.

GodsDead_JNEG Escreveu:Entretanto fui ver o resto dos quadros e não fizes-te mais nenhum negocio com warrants e apresentas nos quadros, do dia 8 para o dia 9, uma rentabilidade de -18,23% e 18,13%, respectivamente. Terá sido engano?

Não seria engano.
Essas pequenas variações em geral resultam de todos os dias a capital médio ponderado se alterar.
No caso que apontas, em que a variação de 0,1% já é mais significativa, deve corresponder a um dia em que reparei que a data não estava a ser actualizada e corrigi.
Nos primeiros dias deste mês a data ficou inadvertidamente no último dia de Novembro e não foi actualizando o capital ponderado.
Já não me lembro em que dia dei por isso e corrigi mas deve ter sido por essa altura.

Um abraço,
JAS

por GodsDead_JNEG » 13/12/2008 1:10

Crómio Escreveu:
DAX
A grande novidade do dia foi ter feito um treino em TW's com vista à preparação da próxima época.
O DAX estava a cair quase 4% e achei que já era demais num dia em que se esperava que saíssem medidas anti-crise da reunião de chefes de governo da CE.
Entrei no call V294Z a 0,69 com o DAX a 4590.
Saí, já depois da europa fechar, vendendo a 0,83.
Foi um rico trade mas estive muito tentado a ficar com eles para 2ªf...

Hehehehe, acho muito bem esses preparativos que isto de andar sempre longo também não deve ser muito divertido...

Apesar de teres entrado LONGO no DAX...

Só não percebi porque é que a rentabilidade é tão baixa tendo ganho cerca de 33% quando fechaste a posição.

Abraço

É como disse o Semitela, tem a ver com o tamanho da posição. Se reparares a % da rentabilidade dos warrantes passou de -18,13 % para -18,11% (logos, teve um resultado com este negocio de 0,02 % na rentabilidade geral).

Certo, Sr. JAS???
(o Sr. foi porque se deve respeitar as lendas :lol: :lol: :lol: )

JAS:
Entretanto fui ver o resto dos quadros e não fizes-te mais nenhum negocio com warrants e apresentas nos quadros, do dia 8 para o dia 9, uma rentabilidade de -18,23% e 18,13%, respectivamente. Terá sido engano?
Fica o reparo!

GodsDead

PS: Tenho seguido com muita curiosidade a tua carteira e, acredita, tenho uma aposta em suspenso
que este ano não acaba sem teres, pelo menos, a rentabilidade de um depósito a prazo (Pronto, não é de um DEPÓSITO A PRAZO e de um depósito a prazo, daqueles mais maneirinhos :wink: )

Registado: 29/11/2007 3:38

por Semitela » 12/12/2008 21:23

Naturalmente que tem a ver com o tamanho da posição .

Deve ter sido muito reduzida a % exposta à esse trade , e não é para menos para quem anda destreinado :mrgreen:

Vamos lá ver se até ao fim de ano a carteira chega pelo menos à uma perda abaixo dos dois digitos :P

Registado: 19/10/2006 9:36

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Majestic-12 [Bot], silva_39 e 250 visitantes