Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Os seguros do BCP

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Os seguros do BCP

por Jarcorreia » 17/6/2003 23:48

Seguros & Pensões avaliada 37% abaixo do preço de compra pelo BCP
in AgênciaFinanceira
2003-06-17 17:34


O JP Morgan avaliou em 580 milhões de euros a Seguros & Pensões, o braço segurador do grupo Banco Comercial Português (BCP) [CD|OT], recentemente adquiridos à Eureko por cerca de 916 milhões de euros, ou seja cerca de 37% menos.
O banco adiantou no research que o ano de 2002 foi desastroso em termos de resultados para o sector, tendo no entanto, a empresa apresentado resultados sobre os investimentos acima da média. Apresentou apesar de prejuízos de 93 milhões de euros, principalmente devido ao sector de não vida, um retorno sobre o investimento de 7,4%.

Apesar de o sector de não vida ter sido o responsável pelas maiores quedas em 2002, espera-se que em 2003 apresente um resultado positivo em 23 milhões de euros, atirando o lucro este ano para 1 milhão de euros, quando o BCP atribui para o mesmo período lucros de cerca de 40 milhões de euros. O banco espera ainda para 2004 lucros de 22 milhões de euros, e de 29 milhões de euros para 2005.

O banco de investimento através da soma das partes atribui ao Seguros & Pensões um múltiplo de 1,2 para o preço sobre o valor de acções, que resulta numa valorização da empresa de 580 milhões de euros.

Recorde-se que o presidente da instituição, Jorge Jardim Gonçalves já tinha afirmado que o BCP criou uma short-list de possíveis interessados para a compra da Seguros & Pensões.

O responsável da maior instituição financeira privada portuguesa afirmou ainda que «irá haver a distribuição de dossiers» pelos interessados, que contêm informação mais detalhada sobre a área seguradora do grupo BCP.

No Investors Day, a instituição financeira adiantou que a operação passaria pela «pela venda do negócio não-vida e agentes e a celebração de um acordo de distribuição não-vida e health insurance bancassurance» e que esta envolveria quatro companhias, ImpérioBonança, ICI, Seguro Directo e Ocidental Seguros, as plataformas técnicas, Médis e Autogere, e companhias de suporte.

No entanto, o banco referiu que poderia existir ainda uma «parceria de bancassurance vida e pension fund management», operação que passaria «pela venda de 50% do capital da Ocidental Vida e PensõesGere, que manterão acesso exclusivo à rede bancária do BCP nos seguros vida e pensões».

Recorde-se que o BCP nomeou o Deutsche Bank como consultor na venda de uma participação da Seguros & Pensões a um parceiro estratégico.

Já em Outubro passado, a instituição financeira mostrou interesse em vender 49% da Seguros & Pensões, admitindo ainda a possibilidade de vender a totalidade da seguradora com acordo comercial.

Esta venda da Seguros & Pensões inclui-se no plano de recapitalização do BCP, anunciado aquando da divulgação dos resultados do terceiro trimestre de 2002. Nesse plano, o BCP previa alienar a Seguros & Pensões, assim como realizar uma emissão de valores obrigatoriamente convertíveis em acções, operação já realizada no valor de 700 milhões de euros.
Jarcorreia
 

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: cali010201, Dar Adal, Garfield, latbal, lito, m-m, malakas, MR32, nunorpsilva, OCTAMA, silva_39, trilhos2006 e 164 visitantes