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Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: De facto deve ser a maior pechincha do PSI

por Crómio » 25/9/2008 21:30

tarzan tchetcheno Escreveu:
Depois de uma olhadela ao gráfico nota-se que o oversold está completo com o aproximar dos 3 eur.

RSI e Estocástico a darem sinal de possível inversão a curto prazo...

É estar atento :mrgreen: à coisa que poderá haver uma reacção muito rápida até aos 3,30 e depois 3,50.


Olá Tarzan,

Isto quer dizer que já te safaste com os gráficos ou ainda precisas?

Abraço
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Re: De facto deve ser a maior pechincha do PSI

por tarzan tchetcheno » 25/9/2008 20:15

EuroVerde Escreveu:
tarzan tchetcheno Escreveu:Nem com os belíssimos resultados ela ressuscita...


Belíssimos?
É o que faz as taxas de juros altas... :oops:


Não percebi o que querias dizer...


Depois de uma olhadela ao gráfico nota-se que o oversold está completo com o aproximar dos 3 eur.

RSI e Estocástico a darem sinal de possível inversão a curto prazo...

É estar atento :mrgreen: à coisa que poderá haver uma reacção muito rápida até aos 3,30 e depois 3,50.
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Re: De facto deve ser a maior pechincha do PSI

por EuroVerde » 25/9/2008 14:11

tarzan tchetcheno Escreveu:Nem com os belíssimos resultados ela ressuscita...


Belíssimos?
É o que faz as taxas de juros altas... :oops:
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De facto deve ser a maior pechincha do PSI

por tarzan tchetcheno » 25/9/2008 14:00

Nem com os belíssimos resultados ela ressuscita...
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por luiz22 » 25/9/2008 11:42

Nota de Análise 2008-09-25 10:40

ESR reinicia cobertura da Mota-Engil com recomendação de 'Compra'.
O Espírito Santo Research (ESR) retomou hoje a cobertura das acções da Mota-Engil, com uma recomendação de 'Compra' e um preço-alvo de 5,10 euros para o final de 2009.

Cristina Barreto

Numa nota de análise emitida hoje, citada pela Reuters, o ESR explica que o ano 2009 marcará o ponto de viragem no sector da construção em Portugal e que a Mota-Engil continua a ser a empresa do sector que está melhor posicionada para vencer uma grande parte dos projectos de investimento prioritários, como o novo aeroporto de Lisboa ou o combóio de alta velocidade.

"Temos uma visão optimista da acção com uma recomendação de 'Compra' e um preço-alvo de 5,10 euros por acção, o que implica um potencial de subida de 51%", refere a mesma nota.

Em relação a este ano, o ESR afirma que "até ao final de 2008, a empresa poderá beneficiar de um conjunto de notícias favoráveis vindas de várias propostas apresentadas e que representam um total de 11 mil milhões de euros".

Às 10h31 na Euronext Lisbon, as acções da Mota-Engil perdem 1,23% para os 3,12 euros, tendo sido negociados 70 045 títulos da construtora portuguesa.




http://diarioeconomico.sapo.pt/edicion/ ... 68806.html
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por luiz22 » 19/9/2008 10:09

Mota-Engil não consegue pré-qualificação para projecto na Eslováquia

O ministério dos Transportes da Eslováquia informou que foram pré-qualificados dois consórcios para a construção de uma auto-estrada no país, com a Mota-Engil a não conseguir a pré-qualificação para o projecto. Para os analistas do ES Research estas «são más notícias» para a construtora, que estava na corrida pela construção.O projecto, que se refere à construção da D1 na Eslováquia, que vai ligar Hrièovské Podhradie a Dubná Skala, está avaliado em mil milhões de dólares."Estas são más notícias para a Mota-Engil na medida em que ela estava a competir por este projecto na Eslováquia", adianta a equipa de "research".Os consórcios pré-qualificados incluem, de um lado, a Hochtief PPP Solutions, a FCC, a Alpine e a Western Carpathians Motorway Investors Company, e, do outro, a Vinci Concessions e a Skanska ID, deixando de fora o grupo integrado pela empresa portuguesa.Os analistas do ES Research têm a cobertura da Mota-Engil sob revisão. As acções da empresa liderada por António Mota valorizavam 1,87% para 3,38 euros.

2008/09/19 - 09:39
Fonte: Jornal de Negócios
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por limpaesgotos » 17/9/2008 12:16

http://diarioeconomico.sapo.pt/edicion/ ... 65697.html

Infra-estruturas 2008-09-17 00:05

São Tomé quer empresas portuguesas para projectos de 161 milhões de euros

Obras no arquipélago ascendem aos 161 milhões de euros.

Márcia Galrão

O primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe, Rafael Branco, reúne-se hoje com várias empresas portuguesas, entre elas a construtora Mota-Engil. O objectivo é aliciar os empresários nacionais para a construção do novo aeroporto internacional do arquipélago, um investimento de cerca de 30 milhões de dólares (21 milhões de euros), bem como para o novo porto de águas profundas, no valor de 200 milhões de dólares (140 milhões de euros).

No caso do novo aeroporto, o governo de Rafael Branco irá acordar com a empresa que ficar responsável pela construção, “um compromisso de concessão por alguns anos para a gestão da infra-estrutura”, avançou o primeiro-ministro em declarações à imprensa. Além das construtoras, Rafael Branco irá reunir-se com as petrolíferas, garantindo que está em cima da mesa a vontade do seu governo de “estabelecer parcerias com a Galp e a Sonangol para explorar os blocos de petróleo em São Tomé”. Os obstáculos do passado “serão ultrapassados com imaginação”, sublinhou.

Rafael Branco falava à margem da apresentação pública da nova companhia aérea de bandeira de São Tomé, a STP Airways, participada pela portuguesa euroAtlantic – um passo para “desenvolver a economia” no arquipélago, disse. A STP Airways terá um voo todas as segundas-feiras a ligar Lisboa a São Tomé e o presidente da euroAtlantic, Tomáz Metello, garantiu que será “mais que uma companhia aérea, um projecto verticalizado com o sector hoteleiro e o governo.
Cumprimentos.


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por MikeCorp » 7/9/2008 18:26

mlra quanto aos comentários dos especialistas não sei porque não ligo nenhuma ao que dizem. Posso apenas referir que o o RL foi desceu 82,5% relativamente ao semestre de 2007. Contudo, se retirares os resultados extraordinários obtidos com a Martifer de 67Milões de euros (algo que deves fazer), então estes subiram 7,3%. De referir também que o EBITDA 6,6&, sendo este um indicador apreciado pelo mercado.
Em termos técnicos verifamos um suporte nos 3,5 euros e uma resistência "psicológica" nos 4 euros. É ainda posível que a MM50 dias funcione como resistência sendo ainda um cenário apenas.
A MM 50 dias cruzou a MM200 dias e ainda temos a LTD de MP bem longe da actual cotação. o titulo continua bear mas a ausência de triggers leva a que esta deva lateralizar os próximos tempos, sem um movimento perfeitamente definido.
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por Jiboia Cega » 5/9/2008 20:32

Pois é, esta não fugiu à regra e levou porrada da grande. "Auto-stopei-me" limitando as perdas mas ainda assim para além do que tinha em mente. :(

É pena, pois se estivessemos em bull, com os indicadores técnicos e o aspecto do gráfico tinha tudo para dar alegrias.

Resta esperar por melhores dias ou ficar bem fora para não desanimar ainda mais.

Um abraço
Jiboia
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por mlra » 4/9/2008 10:21

Boas!

Hoje os compradores da MOTA foram embora!!!! :lol:

Hoje devemos ir aos 3.69/3.70. Se assim for e ela reagir para Norte será um sinal Bull de CP. Cumps
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por mlra » 4/9/2008 8:22

Boas!

Alguem tem conhecimento da analise dos especialistas aos resultados da Mota, nomeadamente no que diz respeito a PT. È que só vi uma empresa a falar do resultados da Mota e a descer o PT p/a 6 € e tal. Já sei que os PT valem o que valem mas dá sempre jeito saber o que pensam.

Cumps
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por tomae » 3/9/2008 18:57

Bem, devido às recentes subidas constantes, decidi vender hoje os meus calls da Mota-Engil.

Cumps.
 
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por Jiboia Cega » 3/9/2008 18:49

tarzan,

Não resisti ao teu apelo e vim em teu auxílio. :lol:

Aqui está um dos pedidos. O outro o banco não me deixou portanto tive que entrar com uma quantia menor :)

Espero não ter feito asneira mas tenho um suporte mental nos 3,75€ que é o máximo a que estou disposto perder.


A MM50 ficou hoje para trás (será definitivo?) e dentro de poucas sessões a MM20 podia cruzar em alta a MM50, o que aliado à ruptura da resistência dos 4,20€ até iamos de Mota! :mrgreen:

Abraços
Jiboia
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A quem acedeu

por tarzan tchetcheno » 3/9/2008 12:10

ao 2º pedido e entregou as 80 mil de mão beijada o meu muito obrigado.

Já só falta mesmo o gráfico... e se quiserem carregar mais 80.000 nos 3,80 tudo bem :mrgreen:
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por rosario » 3/9/2008 11:39

eheheh!!!

:lol:
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2 pedidos

por tarzan tchetcheno » 3/9/2008 11:29

1º - era o de um gráfico com macd rsi e estocástico;

2º - solicita-se ao pessoal que tiver umas Mota's e pouca convicção que as meta no cofres entre 3,785 e 3,799 para ver se carregam um bocadinho do lado das vendas senão isto não arranca, o pessoal não quer comprar só 3000 para dar nas vistas, mas se aparecerem 10.000/15.000 pode ser que já haja interessados.

Se alguém fizer as finezas, fico desde já agradecido...

Inté...
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a revista de imprensa diária

por tarzan tchetcheno » 3/9/2008 8:01

Revista de imprensa diária


03/09/2008


Mota concorre à privatização da ANA seja em que modelo for (Jornal de Negócios) "Seja qual for o modelo de privatização da ANA - Aeroportos de Portugal vamos concorrer a todos os concursos", afirmou em Varsóvia ao Negócios o 'chairman' da Mota-Engil. Espanha e Leste ameaçam empresas nacionais (Jornal de Negócios) Seis anos de quedas no sector da construção levaram as principais empresas do sector a empregarem os seus recursos, que estavam inactivos por falta de actividade em Portugal, para o exterior. Economistas contra subida dos salários (Diário Económico) A CGTP veio ontem pedir 5% de aumentos salariais para o próximo ano, de forma a compensar as perdas no poder de compra das famílias. Para os economistas não há margem para isso por causa da competitividade da economia e da inflação. Caixa quer que Zon estude fusão com a Sonae (Diário Económico) A CGD sondou outros accionistas sobre aproximação à Sonaecom Zona euro quase não cresce até ao final do ano, prevê a OCDE (Público) Mais pessimismo na Europa e mais confiança nos EUA. A OCDE reviu as suas previsões e avisa que a crise financeira ainda está por resolver Cavaco Silva apresentou aos polacos um Portugal cor-de-rosa (Público) No primeiro dia da visita ao Leste, o Presidente da República traçou o retrato de um país que está a realizar "um conjunto importante de reformas" Metas de cobrança com penhoras em risco (Diário de Notícias) As Finanças admitem dificuldades na arrecadação de 1,5 mil milhões de euros em penhoras de salários, carros, casas e contas bancárias. Em Agosto, os 41 serviços do fisco na Grande Lisboa deveriam recuperar cerca de 50 milhões de euros e acabaram por cobrar apenas metade Vendas de carros sobem mas retoma está longe (Diário de Notícias) Inesperadamente, depois de meses de recessão, as vendas de veículos ligeiros cresceram 2,9% em Agosto, face a igual mês de 2007, com um total de 15 481 veículos vendidos. Contudo, para a Associação do Comércio Automóvel de Portugal (ACAP) a crise ainda não acabou. Aliás, a associação representativa do sector automóvel reviu em alta as previsões de queda das vendas para este ano, após a publicação dos resultados do final do primeiro semestre, em que se registou um decréscimo de 3,5%, face a igual período do ano passado. Bens penhorados à venda pelo Fisco duplicaram (Jornal de Notícias) A quantidade de bens penhorados postos em leilão pelas Finanças não pára de aumentar. De Janeiro a Agosto deste ano, a DGCI gerou 3927 anúncios de venda, quase o dobro dos registados em igual período de 2007. Obteve 161 milhões de euros. Função pública perde 11% do salário (Correio da Manhã) Os funcionários públicos perderam nos últimos oito anos cerca de 11,2 por cento em poder de compra, ou seja, 112 euros por cada mil euros de salário. Esta é a diferença entre o agravamento do custo de vida desde o ano 2000 e a actualização salarial dos servidores do Estado com rendimento superior a mil euros mês, que foram os mais penalizados.
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por Jiboia Cega » 2/9/2008 19:20

Gráfico actualizado.

A coisa promete... :-k

PS - Não tenho Mota só bicicleta :mrgreen:

Jiboia
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Parece que a guerra dos 3,80

por tarzan tchetcheno » 2/9/2008 16:23

Vai ficar para um dia que não hoje.

A não ser que o(s) tipo(s) que ficou com 500.000 e ontem no fecho mais 278.000, e 100.000 em 3 fechos consecutivos resolva fazer mais uma aparição de última hora para evitar o embate de amanhã.


Se se lembram de vir buscar mais outra maquia deste tipo secam as vendas de vez.

A compra a conta gotas apenas serve para ir apanhando as mais valias do dia...

Estejam atentos que se não houvesse opiniões diferentes o que seria do homem de benfica... ou se preferirem:

Be careful out there (máxima da balada de hill street - apenas para os cotas)

Amanhã há mais volsa, hoije está quase a fechari...
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Prevê-se

por tarzan tchetcheno » 2/9/2008 13:07

Alguma guerra nos 3,80/3,85 mas o caminho fica livre até aos 4,30 logo a seguir.
(será que quebra já hoje??)

A tática é estar atento :mrgreen:
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por Nyk » 2/9/2008 10:12

Atribui potencial de valorização de 76,3%
Euromobiliare corta preço-alvo da Mota-Engil para 6,50 euros
A Euromobiliare desceu o preço-alvo atribuído à Mota-Engil em 12,2% para 6,50 euros, mantendo a recomendação de "comprar". A nova avaliação da casa de investimento atribui à construtora um potencial de valorização de 76,3% face à cotação actual.

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Raquel Godinho
rgodinho@mediafin.pt


A Euromobiliare desceu o preço-alvo atribuído à Mota-Engil em 12,2% para 6,50 euros, mantendo a recomendação de “comprar”. A nova avaliação da casa de investimento atribui à construtora um potencial de valorização de 76,3% face à cotação actual.

De acordo com a nota de investimento citada pela agência Bloomberg, a Euromobiliare desceu o “target” atribuído à empresa liderada por Jorge Coelho dos anteriores 7,40 euros para 6,50 euros. Dada a actual cotação do título, esta nova avaliação representa para a Mota-Engil uma margem de progressão superior a 76%.

As acções da Mota-Engil seguiam a somar 1,77% para os 3,689 euros.
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por Nyk » 2/9/2008 9:41

Corrida a auto-estradas na Eslovénia permite reforçar portfólio de concessões da Mota-Engil
A notícia de que a Mota-Engil vai entrar na corrida à construção de três auto-estradas na Eslováquia é vista como "potencialmente positiva" pelos analistas do BPI e da Espírito Santo Research, que consideram que com este consórcio, a construtora poderá aumentar o seu livro de encomendas na Europa Central e reforçar o portfólio de concessões da empresa.

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Patrícia Abreu
pabreu@mediafin.pt


A notícia de que a Mota-Engil vai entrar na corrida à construção de três auto-estradas na Eslováquia é vista como “potencialmente positiva” pelos analistas do BPI e da Espírito Santo Research, que consideram que com este consórcio, a construtora poderá aumentar o seu livro de encomendas na Europa Central e reforçar o portfólio de concessões da empresa.

A Mota-Engil vai concorrer às PPP – Parcerias Público-Privadas lançados pelo governo da Eslováquia no sector das auto-estradas, avançou Jorge Coelho, CEO do grupo construtor português, ao “Diário Económico”, acrescentando que o valor das concessões em causa “deverá atingir os quatro mil milhões de euros”.

“Assumindo uma posição de 20% da Mota-Engil nos trabalhos de construção, e uma percentagem de 20% dos trabalhos de construção, estes contratos vão permitir à Mota-Engilaumentar o seu livro de encomendas na Europa Central em cerca de 46%”, refere a equipa de analistas do BPI, que acrescenta que, por outro lado, “reforça o portfólio de concessões da Mota-Engil, que até agora está limitado à Península Ibérica e ao México”.

Já a equipa de “research” do ES Research, no seu Iberian Daily de hoje, refere que a Mota-Engil “tem um livro de encomendas total de dois mil milhões de euros, 1,8 mil milhões de euros no segmento da construção e tem boas hipóteses para vê-lo aumentar à medida que a empresa ganha pré-qualificações para vários concursos no mercado doméstico e internacional, especialmente na Europa de Leste”.

O BPI realça ainda que a empresa já demonstrou o interesse em concorrer a várias concessões na Eslováquia e noutros países de Leste, como a Polónia ou a Hungria, ainda assim considera que estamos “numa fase embrionária e devemos esperar por mais desenvolvimentos ao longo do ano”.

O BPI avalia as acções da Mota-Engil em 6 euros e tem uma recomendação de “manter”.
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por Jiboia Cega » 1/9/2008 19:46

O que vos parece esta "espécie de canal descendente"?

Tem um suporte na zona dos 3,50. Se quebrar pode atirar a cotação por aí abaixo.

No entanto o topo do canal é igualmente onde se encontra a MME 20. Caso consiga furar o canal, tem espaço para ir testar a zona dos 4,00€, faltando a confirmação dos 4,20€ para ficar com caminho livre para mais algumas subidas generosas.

Fica o gráfico.

Abraço
Jiboia
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por Nyk » 1/9/2008 8:12

Mota-Engil e Soares da Costa aliam-se para concorrer a estrada na Bósnia
A Mota-Engil e a Soares da Costa estão pré-qualificadas, numa frente 100% portuguesa e com cada um dos grupos a deter 50% do consórcio, num concurso para a construção e concessão de um troço de quase 150 quilómetros de auto-estrada na Bósnia Herzegovina, confirmaram os dois grupos. A desenvolver em regime de parceria público privada, o projecto está avaliado em 2,6 mil milhões de euros.

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Rui Neves
ruineves@mediafin.pt
Maria João Babo
mbabo@mediafin.pt


A Mota-Engil e a Soares da Costa estão pré-qualificadas, numa frente 100% portuguesa e com cada um dos grupos a deter 50% do consórcio, num concurso para a construção e concessão de um troço de quase 150 quilómetros de auto-estrada na Bósnia Herzegovina, confirmaram os dois grupos. A desenvolver em regime de parceria público privada, o projecto está avaliado em 2,6 mil milhões de euros.

Na lista de candidatos pré-qualificados aceite pelo governo da Bósnia Herzegovina, figura ainda a Brisa, mas fonte oficial da concessionária liderada por Vasco de Mello garante que a empresa não apresentou qualquer proposta neste concurso nem está a concorrer a nenhuma concessão na Bósnia.
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A ideia era contabilizar

por tarzan tchetcheno » 31/8/2008 20:03

A ideia era contabilizar nos resultados as mais/menos valias relativas à participação financeira na Martifer.

Independentemente de os resultados terem sido muito bons quer na Martifer quer na MOTA ainda seriam melhores se a cotação da MOTA não andasse tão por baixo...
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