Caldeirão da Bolsa

Capital próprio

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Capital próprio

por ptmasters » 6/7/2008 13:04

vg1 Escreveu:Qual a diferença entre o capital próprio atribuivel ao grupo e o capital próprio dos interesses minoritários?

A existência de interesses minoritários no capital próprio, implica que existe consolidação de uma empresa noutra. Ou seja, vamos admitir que temos a empresa X e a empresa Y, em que X consolida integralmente a Y.

O que daqui resulta, é que a situação líquida (SL) de Y vai ser totalmente consolidada em X, ou seja, se Y tem uma SL de 200 ME, ela vai incrementar X exactamente neste valor.

Depois, algumas chamadas de atenção têm de ser levadas em conta na apresentação dos mapas financeiros, como seja por exemplo, no caso de X apenas deter 51% de Y, tem informar que dos 200 ME, 49% não são seus, mas sim dos sócios minoritários de Y. Isto implica que, os interesses minoritários serão 98 ME. Nos interesses minoritários no lucro, aplica-se o mesmo conceito, realçando a parte dos lucros não detida.

Neste contexto, os interesses minoritarios deverão ser apresentados fora do capital próprio, e deverão ser apresentados antes do resultado consolidado líquido do exercício, para realçar exactamente os aspectos referidos anteriormente.

De acordo com a directriz contabilística, os interesses minoritários são definidos como "a parte dos resultados e dos
capitais próprios de uma subsidiária (filial) que seja atribuível às acções não possuídas
directamente pela empresa-mãe ou indirectamente pela empresa-mãe, por intermédio de outra
subsidiaria".

A directriz contabilística nº 6, aborda este assunto, derivando desta para outras.

1 ab
O que é um cínico? É aquele que sabe o preço de tudo, mas que não sabe o valor de nada.

Registado: 31/1/2005 4:04

Capital próprio

por vg1 » 6/7/2008 11:43

Qual a diferença entre o capital próprio atribuivel ao grupo e o capital próprio dos interesses minoritários?

Registado: 15/6/2008 19:32

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: cali010201, carvman, icemetal, iniciado1, latbal, malakas, Mar58, Masterchief, PAULOJOAO, Raizes, trilhos2006, yggy e 114 visitantes