EDP Renovaveis - Tópico Geral
joaolc Escreveu:Artista, quando li o teu post a minha primeira reacção foi de negação. Mas depois acabei por te dar razão! De facto tens razão, se a minha estratégia era a de ganhar as potenciais mais valias dos primeiros dias já as deveria ter vendido.
Acontece que há um dado que não estamos a entrar em consideração: o "emprestimo" de acções aos institucionais que ninguem estava à espera.
Ora isso fez a cotação descer no primeiro dia (espero que concordes comigo neste assunto), o que fez com que a estratégia inicial seja inválida por não ter considerado este factor.
Portanto acho que é justificável uma "alteração" de estratégia. Agora tenho é que a manter.
Diz-me o que é que achas? Só estou a inventar pretextos para não as vender a perder ou dás-me razão?
(Varias cabeças pensam melhor do que uma, por isso te pergunto)
Sob o ponto de vista técnico não há muito por onde se pegar... apenas o máximo e o mínimo.
Portanto, o mínimo foram 7,65 tu falas em 7,56...
ou seja, uma quebra desse mínimo seria encarado como um mau indicador.
Se fosse eu, estaria atento aos 7,65...
se vier abaixo é provável que volte novamente acima e logo poderia ser encarado como uma oportunidade para vender...
Dependendo da % de carteira, podes sempre reduzir a posição...
Não podes é colocar o stop nos 7,56 e depois se ela lá chegar não vender.
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
-Devo usar STOP's
Artista, quando li o teu post a minha primeira reacção foi de negação. Mas depois acabei por te dar razão! De facto tens razão, se a minha estratégia era a de ganhar as potenciais mais valias dos primeiros dias já as deveria ter vendido.
Acontece que há um dado que não estamos a entrar em consideração: o "emprestimo" de acções aos institucionais que ninguem estava à espera.
Ora isso fez a cotação descer no primeiro dia (espero que concordes comigo neste assunto), o que fez com que a estratégia inicial seja inválida por não ter considerado este factor.
Portanto acho que é justificável uma "alteração" de estratégia. Agora tenho é que a manter.
Diz-me o que é que achas? Só estou a inventar pretextos para não as vender a perder ou dás-me razão?
artista Escreveu:salvadorveiga Escreveu:joaolc Escreveu:Caros colegas do forum,
quando entrei na EDPR foi por uma logica de probabilidade. Normalmente as IPOs dao dinheiro, portanto bora la tentar a sorte.
Não deu... Portanto agora bora lá seguir a estratégia!
O problema é que, por estupidez minha, ainda nao tinha estrategia nenhuma! Por isso está na hora de definir uma.
O que acham de vender aos 7,55 ou aos 9,46. Desde que nao haja uma variaçao muito brusca?
Não pretendo opiniões em relação aos valores mas sim ao intervalo, ou seja, estou a arriscar-me a perder 5,6% para ganhar 18,26%. Sao valores normais ou não costumam fazer assim?
Por acaso permiteme discordar mas estatisticamente as IPO's não dão dinheiro...
Estatísticamente nos primeiros dias dão... diz-me lá quantas conheces em Portugal que não deram? Por cada uma que encontrares eu arranjo-te 5 ou 6 que deram!![]()
O texto do joaolc é típico do investidor que só pensa que vai ganhar... e parece-me que a tua estratégia é simples de definir, se a perspectiva era entrar porque normalmente dão dinheiro, esta não deu porque é que ainda tens as acções??
Pressuponho que os 7.55 são um stop? e os 9.46 um objectivo?! para um título que se entrou sem estratégia estar disposto a perder, no mínimo, 6% parece-me muito... se chegar lá será que não te arrependes e continuas com elas?!
Abraços
artista
Em Portugal sim tens razão, mas tava a falar IPO's em geral... a ver se encontro paqui o artigo e posto...
salvadorveiga Escreveu:joaolc Escreveu:Caros colegas do forum,
quando entrei na EDPR foi por uma logica de probabilidade. Normalmente as IPOs dao dinheiro, portanto bora la tentar a sorte.
O problema é que, por estupidez minha, ainda nao tinha estrategia nenhuma! Por isso está na hora de definir uma.
O que acham de vender aos 7,55 ou aos 9,46. Desde que nao haja uma variaçao muito brusca?
Não pretendo opiniões em relação aos valores mas sim ao intervalo, ou seja, estou a arriscar-me a perder 5,6% para ganhar 18,26%. Sao valores normais ou não costumam fazer assim?
Estatísticamente nos primeiros dias dão... diz-me lá quantas conheces em Portugal que não deram? Por cada uma que encontrares eu arranjo-te 5 ou 6 que deram!

O texto do joaolc é típico do investidor que só pensa que vai ganhar... e parece-me que a tua estratégia é simples de definir, se a perspectiva era entrar porque normalmente dão dinheiro, esta não deu porque é que ainda tens as acções??
Pressuponho que os 7.55 são um stop? e os 9.46 um objectivo?! para um título que se entrou sem estratégia estar disposto a perder, no mínimo, 6% parece-me muito... se chegar lá será que não te arrependes e continuas com elas?!
Abraços
artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
joaolc Escreveu:Caros colegas do forum,
Caros colegas do forum,
EDPr
Meu Querido Amigo, é só ir á www.bloomberg.com e carregar em qualquer das reportagem em video da home page e ao lado da tv que aparece escolhe e clica no país que quer ouvir a bloomberg em tempo real.
Abraço
Clinico
Abraço
Clinico
- Registado: 1/6/2003 0:13
energia éolica
Uma das coisas que gosto de fazer é ouvir a Bloomberg Brasil através do site da bloomberg.com. Primeiro porque me diz muito mais acerca da economia brasileira e porque estou habituado a ouvi-la nos períodos habituais em que estou no Rio.
Agora ouvi uma entrevista com um multimilionário americano, que nunca ouvi falar, mas que pela pronúncia me parece texano, chamado Boone Pickens. Aparentemente fez uma verdadeira fortuna com o petróleo e agora, guess what? vai investir milhões na construção do maior parque eólico americano, pois acredita que é a energia dum futuro próximo!
Tambem referiu que o preço do petróleo vai continuar a subir, porque apesar do consumo americano ter diminuido, o chines aumentou para valores superiores ao da descida nos States.
Na entrevista com o Soros momentos antes, este falou na bolha do petróleo mas, que este ainda vai subir mais e que a bolha não rebenta para já.
Seja como fôr, vale a pena ver a bloomberg Brasil.
Abraços
Clinico
Agora ouvi uma entrevista com um multimilionário americano, que nunca ouvi falar, mas que pela pronúncia me parece texano, chamado Boone Pickens. Aparentemente fez uma verdadeira fortuna com o petróleo e agora, guess what? vai investir milhões na construção do maior parque eólico americano, pois acredita que é a energia dum futuro próximo!
Tambem referiu que o preço do petróleo vai continuar a subir, porque apesar do consumo americano ter diminuido, o chines aumentou para valores superiores ao da descida nos States.
Na entrevista com o Soros momentos antes, este falou na bolha do petróleo mas, que este ainda vai subir mais e que a bolha não rebenta para já.
Seja como fôr, vale a pena ver a bloomberg Brasil.
Abraços
Clinico
- Registado: 1/6/2003 0:13
17 500 turbinas eólicas a construir em cada ano.
A Agência Internacional da Energia apela a uma "revolução tecnológica"
45 000 mil milhões de dólares (28 850 mil milhões de euros). É a soma que o planeta terá de investir para travar o aquecimento global, segundo o último relatório da Agência Internacional de Energia (AIE). Ao mobilizar o equivalente a 1,1% do PIB, para além do que já é gasto em cada ano, o mundo deve ser capaz de reduzir para metade as emissões de CO2 até 2050. Caso contrário, as emissões de dióxido de carbono, um dos principais gases com efeito, irá aumentar em 130% em 2050, enquanto a procura de petróleo vai aumentar em 70%, prevê a AIE.
"Alcançar a meta de 50% de redução de emissões é um desafio formidável", reconheceu Nobuo Tanaka, diretor executivo da AIE, que aconselha 27 países sobre a política energética. Ele também lembrou que os 50% de redução das emissões globais de CO2 em 2050 é o mais ambicioso cenário previsto pelo Painel Intergovernamental sobre Alterações Climáticas (IPCC) da ONU para evitar a temperatura média global de aumentar em mais de 2,4 ° C.
"Uma revolução tecnológica"
O dinheiro iria servir para mudar as políticas governamentais, para "uma transição tecnológica em uma escala sem precedentes", disse Nobuo Tanaka. "Seria necessária uma nova revolução tecnológica que transformar totalmente a nossa forma de produzir e utilizar energia", acrescentou.•
A agência propõe a generalizar o desenvolvimento das energias renováveis e energia nuclear, e de desenvolver meios de transporte não emitem carbono.. Trinta e duas centrais nucleares e 17 500 turbinas eólicas a construir em cada ano. Evoluções são necessárias para cada tipo de energia, porque a AIE para qualquer forma de energia não pode por si só resolver o problema.
A AIE também está preocupado com o rápido crescimento em países emergentes como a China e a Índia, bem como a subida dos preços do petróleo e do gás que estão minando os esforços globais para reduzir a carvão consumo, uma fonte de energia altamente poluentes. Na China e na Índia, "enormes reduções devem ser feitas em [de consumo] carvão. Não será fácil", comentou o director executivo adjunto da agência, William Ramsay.
A Agência Internacional da Energia apela a uma "revolução tecnológica"
45 000 mil milhões de dólares (28 850 mil milhões de euros). É a soma que o planeta terá de investir para travar o aquecimento global, segundo o último relatório da Agência Internacional de Energia (AIE). Ao mobilizar o equivalente a 1,1% do PIB, para além do que já é gasto em cada ano, o mundo deve ser capaz de reduzir para metade as emissões de CO2 até 2050. Caso contrário, as emissões de dióxido de carbono, um dos principais gases com efeito, irá aumentar em 130% em 2050, enquanto a procura de petróleo vai aumentar em 70%, prevê a AIE.
"Alcançar a meta de 50% de redução de emissões é um desafio formidável", reconheceu Nobuo Tanaka, diretor executivo da AIE, que aconselha 27 países sobre a política energética. Ele também lembrou que os 50% de redução das emissões globais de CO2 em 2050 é o mais ambicioso cenário previsto pelo Painel Intergovernamental sobre Alterações Climáticas (IPCC) da ONU para evitar a temperatura média global de aumentar em mais de 2,4 ° C.
"Uma revolução tecnológica"
O dinheiro iria servir para mudar as políticas governamentais, para "uma transição tecnológica em uma escala sem precedentes", disse Nobuo Tanaka. "Seria necessária uma nova revolução tecnológica que transformar totalmente a nossa forma de produzir e utilizar energia", acrescentou.•
A agência propõe a generalizar o desenvolvimento das energias renováveis e energia nuclear, e de desenvolver meios de transporte não emitem carbono.. Trinta e duas centrais nucleares e 17 500 turbinas eólicas a construir em cada ano. Evoluções são necessárias para cada tipo de energia, porque a AIE para qualquer forma de energia não pode por si só resolver o problema.
A AIE também está preocupado com o rápido crescimento em países emergentes como a China e a Índia, bem como a subida dos preços do petróleo e do gás que estão minando os esforços globais para reduzir a carvão consumo, uma fonte de energia altamente poluentes. Na China e na Índia, "enormes reduções devem ser feitas em [de consumo] carvão. Não será fácil", comentou o director executivo adjunto da agência, William Ramsay.
- Registado: 18/1/2008 16:20
mr. share Escreveu:o petroleo continua a todo o vapor!!! e não vai parar tão depressa... temos que procurar alternativas...
Há é verdade, existe agora a EDPR, é uma empresa de energias renovaveis não é?![]()
meu deus este titulo vai voar dentro de pouco tempo, este e todas as outras energias alternativas...
Tens que entender que o petroleo representa 80% da materia-prima utilizada para produzir energia e algo assim nao se substituí assim de qualquer forma, apesar de tambem considerar que as energias renovaveis sao o futuro é muito cedo e concerteza nao será dentro de pouco tempo como tu afirmas qutal acontecerá, pois realmente existem paises que tiveram a capacidade/inteligencia de antecipaçao de forma a reduzir a sua necessidade desta energica, como a Noruega, Suecia, etc que mais de 3/4 da sua energia é energia "limpa".
Porem é algo que considero quase impossivel de realizar em paises como os EUA, China e outros mais devido a sua necessidade massiva de energia mas tambem há diferença de mentalidade quando comparando com habitantes de paises nordicos.
O futuro encontra-se claramente na energia nuclear ou na Cisão (ou Fissão) Nuclear quando tal for viavel.
o petroleo continua a todo o vapor!!! e não vai parar tão depressa... temos que procurar alternativas...
Há é verdade, existe agora a EDPR, é uma empresa de energias renovaveis não é?
meu deus este titulo vai voar dentro de pouco tempo, este e todas as outras energias alternativas...
Há é verdade, existe agora a EDPR, é uma empresa de energias renovaveis não é?

- Registado: 29/11/2007 10:48
tatanka Escreveu:Eu acho que a maior parte dos caros forenses, pensam demais. Fazem demasiadas conjecturas, especulam muito.
Alias, hoje em dia, o excesso de informação acaba por ser um problema serio.
Exacto, há muito que percebi que investir com base em informações e notícias é simplesmente impossível... mas o problema é que quem investiu assim nos últimos anos teve bons resultados... Mas, nos últimos anos, teriam sempre resultados positivos, por mais absurda que fosse a estratégia! Só que isso, obviamente, convenceu muita gente de que era assim que devia fazer e agora não conseguem perceber que não dá... daí as constantes perguntas "então a empresa está subiu os resultados e as cotações estão a cair?!"
tatanka Escreveu:Pessoalmente, para esta OPV, defini os valores de saída, e não pensei muito mais no assunto.
E por mais que leia, investigue, procure, não me parece que vá encontrar algum motivo que me convença a desviar do plano inicial.
Concordo totalmente com o primeiro parágrafo, com o segundo concordo parcialmente, nem aquilo que possa ler me levará a desviar o plano inicial!

Bons negócios
artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
Eu acho que a maior parte dos caros forenses, pensam demais. Fazem demasiadas conjecturas, especulam muito.
Pessoalmente, para esta OPV, defini os valores de saída, e não pensei muito mais no assunto.
E por mais que leia, investigue, procure, não me parece que vá encontrar algum motivo que me convença a desviar do plano inicial.
Abraço e bfds.
Pessoalmente, para esta OPV, defini os valores de saída, e não pensei muito mais no assunto.
Abraço e bfds.
- Registado: 29/11/2007 13:44
Vivam !
Apesar de não ter entrado nesta OPV pra vender logo, admito que tal como muitos fui surpreendido e até desiludido com estes papéis da EDPr...
Uma coisa é certa: mesmo pra investir a longo termo, nem sempre vale a pena ser o 1º a comprar. O mercado (tal como me disseram e eu não quis ouvir
) também tem uma palavra a dizer.
A dúvida visitou-me: Será melhor fazer como alguns outros colegas daqui do Caldeirão: Esperar no lado de fora ?
Vou usar o FDS, e ponderar.
Bom fim-de-semana,
Valkyrie - O macaco investidor
Apesar de não ter entrado nesta OPV pra vender logo, admito que tal como muitos fui surpreendido e até desiludido com estes papéis da EDPr...

Uma coisa é certa: mesmo pra investir a longo termo, nem sempre vale a pena ser o 1º a comprar. O mercado (tal como me disseram e eu não quis ouvir

A dúvida visitou-me: Será melhor fazer como alguns outros colegas daqui do Caldeirão: Esperar no lado de fora ?
Vou usar o FDS, e ponderar.

Bom fim-de-semana,
Valkyrie - O macaco investidor

Cumprimentos,
Valkyrie
"No tempo de D. Afonso V já havia uma Bolsa de Valores (Alvará de 1439)"
Valkyrie
"No tempo de D. Afonso V já havia uma Bolsa de Valores (Alvará de 1439)"
Grafico do 3º dia ...
ljbk Escreveu:ljbk Escreveu:ljbk Escreveu:Boas !
Anexo o grafico com a evolução do preço à medida que foram negociadas unidades fixas de volume ao longo da sessão entre as 08:00:02 e as 16:29:59 (sem a abertura e o fecho).
A tendência é clara e só se alterou ligeiramente quando os indices dos EUA subiram no final da tarde para mais tarde retomar a queda.
Não participei nesta OPS nem tenciono entrar no titulo pelo menos enquanto estas "LTDs" não forem quebradas.
Amanhã deveremos ter ainda muito volume e possivelmente mais pullbacks de counter-trend ou até quem sabe inversão de tendencia.
Boa sorte para quem está dentro.
BN,
ljbk.
Fica o update do gráfico (até às 11:15) com o pull-back esperado através de um "W" perfeito que já atingiu o seu target.
Cuidado que a subida parece ter sido efectuada em cunha pelo se os 7.92 não forem vencidos, pode haver nova queda ...
BN,
ljbk.
Fica o update com a totalidade da sessão de hoje.
Este final de sessão com um topo arredondado não parece indicar que os 8 Euros venham a ser vencidos para já.
Venham os "big players" amanhã.
BN,
ljbk.
Deixo a actualização final do gráfico dependente de volume.
Afinal os "big players" não apareceram como se pode ver pela redução do volume tal como aconteceu em outras IPOs.
Como previsto, os 8 Euros não foram vencidos e com as quedas no NDX e SP, não parece que isso va acontecer tão depressa sendo mais natural que se vá testar os minimos.
Para alem dos 8 Euros e do minimo nos 7.65, temos ali uma zona à volta dos 7.80 que deverá ser considerada.
Boa sorte para quem está dentro (longo ou curto).
BN,
ljbk.
- Anexos
-
- ljbk_edpr.PNG (39.38 KiB) Visualizado 6872 vezes
- Registado: 25/11/2005 11:15
majomo Escreveu:Mas, esta situação para mim não é investir em bolsa, mas sim "brincar" com o dinheiro...
Exacto, e há algumas pessoas que se podem dar a esses luxos, eu, infelizmente, não!

bom fim-de-semana
artista
vold Escreveu:tens razão artista "vê-las cair" não é uma estratégia. mas pode não prejudicar a estratégia se esta for de longo prazo e a evolução imediata do título importar.
e já agora, se alguém acha que o dinheiro não lhe faz falta, não vejo o porquê de ser obrigatório um prazo para o longo prazo. pode simplesmente ser, quando chegar lá, nem que nessa altura já sejam avós.
Mas, esta situação para mim não é investir em bolsa, mas sim "brincar" com o dinheiro...
Penso que qualquer investidor sabe o que quer do dinheiro.
Mas, ok,em situações extremas, existem casos como os que falas...
Até deve haver pessoas que compraram acções e não sabem que ainda as têm...
Mas, isso é outra bolsa.

Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-Devo usar STOP's
tens razão artista "vê-las cair" não é uma estratégia. mas pode não prejudicar a estratégia se esta for de longo prazo e a evolução imediata do título importar.
e já agora, se alguém acha que o dinheiro não lhe faz falta, não vejo o porquê de ser obrigatório um prazo para o longo prazo. pode simplesmente ser, quando chegar lá, nem que nessa altura já sejam avós.
vold Escreveu:Na minha modesta opinião vê-las cair é uma estratégia tão boa como outra qualquer, desde que a pessoa se sinta confortável com as perdas. é que uma coisa é vê-las cair e estar em pânico sem saber o que fazer, a outra é pô-las de lado sem preocupação com a evolução imediata.
Vold, para quem, como eu, não imagina entrar num título sem uma estratégia definida o que dizes não faz muito sentido!
"Vê-las cair" não é uma estratégia, quanto muito quem tem definido que a sua posição é a longo prazo não se importará muito se estão a cair ou a subir!
um abraço
artista
mnfv Escreveu:Não decidir é decidir
Não sei se percebi o que quiseste dizer, ainda assim, em bolsa, é preciso ter uma razão para não decidir... aliás tenho dúvidas que isso seja uma aplicação que se possa considerar correcta na bolsa já que, não decidir, pressupõe ausência de estratégia, acho eu!?
Bom isto ficou um bocado filosófico!

cps
artista
Não decidir é decidir
artista Escreveu:majomo Escreveu:Hitori Jinsei Escreveu:Eu diria mais...
Entrei olhando para este negocio (sim, porque a bolsa é um negocio, não é um banco com empréstimos a prazo curto como alguns pensam) com dois tipos de abordagem.
A primeira era de vender caso a abertura fosse boa (para mim, vender a 9€ já era satisfatório). Como tal aconteceu, sigo caminho com a abordagem "B". E esta qual é?
AGUARDAR.
Pois, porque o mercado está mau e os grandes investidores a pedirem emprestado para negociarem logo na 2ª feira, fez com que se afastassem todos os "pequenos" , e só quem não viu isso é que perdeu (isto se tiverem comprado acções). E houve outros que tambem usaram esse pretexto para afirmar a pés juntos e com palavras vangloriosas que tinham feito muito bem em não ir a esta OPS.
Fui e continuarei a ir a OP's, pois o resultado tem sido satisfatório em todas, incluindo a Martifer. E esta penso que tambem terá un desfecho igual. São os grandes que vão dominar a EDPr, e mesmo sendo um "pequeno" quero lá estar quando isso acontecer.
Não sou grande especulador, nem um "bolsista" nato, consigo constatar que, em matéria de bolsa, existem dois tipos de pessoas. As que arriscam e ganham conhecimento pelo negocios que se fazem, e aquelas que se limitam a ver de fora e mandar postas de pescada.
Já se dizia antigamente "Quem quer festa sua-lhe a testa"...ou seja, quem quer alegrias, há que passar maus bocados...
PS: Só espero não me enganar nas minhas palavras sobre esta OP...
O teu plano B é aguardar... muito bem, até quando?
Já definiste um limite?
É que em caso de queda, sim porque todas podem descer, nem todos têm a capacidade de aguardar... e dão o "tiro" de venda na altura errada.
Concordo plenamente como o majomo... isso não é um plano B, isso é uma ausência de plano!
Afinal entraste porquê? na tua resposta a esta pergunta estará provavelmente a resposta ao que deves fazer, o tal plano B!
um abraço
artista
No dia anterior á entrada previ que ela ia abrir a 10 euros (pois o pessoal dos poços de petróleo como estão com os bolsos cheios iam rapar as acções todas dos pequenos accionistas) e depois era sempre a descer até á casa dos 5 euros pois no médio prazo quem ia ditar o preço das acções eram os relatórios trimestrais.
O pessoal do petróleo parece que sabem fazer contas e não apareceram (nem a sonangol salvou os pequenos accionistas
); que depois era sempre a descer não se pode dizer que acertei pois ela está estagnada mas penso que quando aparecerem os relatórios trimestrais ela está bem encaminhada para ir para a casa dos 4 euros, estarei a exagerar??? Pelo menos a realidade dos lucros não tem perdoado muitas acções (os bancos, todas as acções do grupo sonae, ...).
Vi um anuncio que não sei se vai ajudar a subir os lucros (pelo menos eu penso que sim) da EDPr mas pelo menos vai reduzir a nossa conta de electricidade ao fim do mês:
http://www.edp.pt/EDPI/Internet/PT/Grou ... efault.htm
O pessoal do petróleo parece que sabem fazer contas e não apareceram (nem a sonangol salvou os pequenos accionistas

Vi um anuncio que não sei se vai ajudar a subir os lucros (pelo menos eu penso que sim) da EDPr mas pelo menos vai reduzir a nossa conta de electricidade ao fim do mês:
http://www.edp.pt/EDPI/Internet/PT/Grou ... efault.htm
Price-Targets.Com (Targets da Europa e América)
BolsaToolbar.Com (Em construção)
BolsaBlog.Com (Comente a atualidade bolsista)
JogoDeBolsa.Com (Para quem quer jogar na bolsa)
BolsaToolbar.Com (Em construção)
BolsaBlog.Com (Comente a atualidade bolsista)
JogoDeBolsa.Com (Para quem quer jogar na bolsa)
- Registado: 24/10/2005 16:18