Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Debate Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 28/5/2008 6:14

O exemplo do Tesla já passou por aqui n vezes. E quanto à restante discussão, também.

A razão porque os automóveis de combustão interna bateram ao longo de cerca de um século os eléctricos não tem que ver com nenhuma teoria da conspiração mas com aspectos bem práticos e concretos: os automóveis de combustão interna são mais práticos e mais baratos de produzir.


A propósito das teorias da conspiração, também existem grandes empresas eléctricas (por exemplo, em Portugal a EDP é bem maior do que a GALP). Mas adiante que esse ponto tem pouco interesse...


São mais práticos porque têm maior autonomia, o que está longe de ser um factor insignificante (um carro eléctrico mal consegue fazer uma viagem Porto-Lisboa).

E além de terem maior autonomia (entre o dobro e o triplo de um eléctrico), recarrega "quase instantaneamente". Um eléctrico precisa de umas 6 ou 8 horas para carregar novamente pronto a fazer mais 200 ou 300km quanto muito. Um automóvel a diesel/gasolina em 5 minutos está pronto a fazer mais 600-800Km se necessário.

Além disso, um depósito de gasolina custa infinitamente menos do que baterias, células de combustível, etc. Portanto há vantagens a nível de produção e no custo de aquisição.

E, durante grande parte do tempo, o custo por kilometro era idêntico ou inferior a uma solução eléctrica. Aliás sobre este ponto convém ter atenção à forma como se apresentam os números pois podem ser muito ilusórios. Mesmo actualmente um automóvel a gasolina custa por kilometro uns $0.05 nos estados unidos (a diferença não é assim tão absurda e isto é actualmente com o crude nos $130 porque há ainda há poucos anos ele estava nos $20/40)...

Mesmo em Portugal, com toda a carga fiscal, um automóvel a diesel custa actualmente uns 10 centimos por kilometro (cerca de metade são impostos).


O Tesla é interessante, é inovador, tem performances interessantes, etc.

Mas está longe de ser o carro que a maior parte das pessoas precisa. É pequeno, é ultra-leve (nem 500Kg pesa), etc. É um brinquedo, precisa de várias horas para carregar e faz uns 300Km no máximo.

E o brinquedo custa $100.000 (o triplo de um Mercedes Classe C ou um BMW Serie 3 nos Estados Unidos).

As pessoas precisam de carros que transportem a sua família, objectos/bagagens, etc. Precisa que (pelo menos de vez enquando) esteja apto a fazer uma longa viagem e precisa que esteja pronto a usar quando se necessita dele (e não de pegar na chave e... "oh não, agora tá a carregar"). E de preferência, acessíveis...

Para já, penso que a solução passa pelos híbridos e julgo que vamos ver um aumento significativo de soluçoes híbridas proximamente pois conjuga as vantagens do combustão interna com a poupança (actual), melhor eficácia/eficiência e vantagens ecológicas da solução eléctrica, pelo menos parcialmente.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38408
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Debate Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

por Gncl_C » 28/5/2008 5:38

Tecnologia para carros eléctricos já existe há 100 anos


Sinceramente, tenho visto vários debates televisivos e tomado conhecimento de várias opiniões e já estou farto das defesas das petrolíferas, volto a repetir: farto.Porquê? Passo a explicar.


Algumas alternatívas ao petróleo:

"Some well known alternative fuels include biodiesel, bioalcohol (ethanol, butanol), chemically stored electricity (batteries and fuel cells), hydrogen, non-fossil methane, non-fossil natural gas, vegetable oil and other biomass sources."

Nem quero entrar nas outras, por vários motivos , vou apenas abordar a melhor solução a meu ver, a que está na minha área, a que já existe a tecnologia há 100 anos ... Sim , leram bem, há 100 anos que já há tecnologia para construir carros que trabalham 100% a electricidade. Como?


Um senhor digno do nome, Nikola Tesla ,em que a medida da densidade de fluxo magnético tem o seu nome (Tesla) no Sistema Internacional, inventou o motor de indução.
http://en.wikipedia.org/wiki/Induction_motor

"The induction motor with a wrapped rotor was invented by Nikola Tesla in 1888 in the United States."

Além disso,este senhor é o pai da comunicação à distância sem fios(wireless communication), da corrente AC( alternada), usada em quase todos os aparelhos e redes eléctricas existentes actualmente, etc.
http://en.wikipedia.org/wiki/Nikola_Tesla

Como têm oportunidade de verificar a tecnologia para fazer os ditos carros eléctricos já existe há 120 anos, quase a mesma idade que os primeiros carros então convém perguntar porquê?

Porque razão não se explorou esta tecnologia? Ela foi explorada, chegaram mesmo a fabricar ,mas eram sempre retirados do mercado. Porquê?

Eu explico, porque assim, quem tem petróleo perdia o monopólio, perdia valor, e deixava de roubar as pessoas. Exemplos? Vamos ao início do século e nos E.U.A. quem controlava o negócio petrolífero era uma pessoa que não é digna que lhe chame senhor J.D.Rockefeller cuja riqueza hoje em dia seria 5 vezes superior à do Bill Gates. Acham que tinha interesse que houvesse carros eléctricos?

É isso mesmo, estamos a ser roubados e isto são factos, as alternativas já existem há tanto tanto tempo que quase chega a ter piada o quão ridículo é defender este sistema , e que as petrolíferas são anjinhos. Não são, elas são parte do problema.

Aqui está um carro de luxo que é 100% eléctrico:
http://www.teslamotors.com/


Electrical Cost to Charge the Batteries

"With your electrical company's incentive pricing factored in, it will cost you roughly 1 cent per mile to drive the Tesla Roadster.** But the incentives don't stop there. "

1 centímo por milha -> 1 centímo por 1,5km (aprox. )
Já pensaram bem? Acham que não estão a ser roubados? Eu acho que estou...


Como em outros sistemas (político e económico ) existentes na nossa sociedade este (combustíveis) é claramente monopolizado e ineficiente para o consumidor.

Os melhores cumprimentos ,Gncl
Anexos
2007_tesla.jpg
Tesla Roadster
2007_tesla.jpg (47.29 KiB) Visualizado 48116 vezes
2007_tesla_charger.jpg
Tesla Charger
2007_tesla_charger.jpg (18.36 KiB) Visualizado 48101 vezes
 
Mensagens: 229
Registado: 18/2/2007 17:55

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot], Goya777, iniciado1, novato, Nuno V, papamericano, Phil2014 e 182 visitantes