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Caldeirão da Bolsa

Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Gncl_C » 28/5/2008 14:34

Marco António disse "A razão porque os automóveis de combustão interna bateram ao longo de cerca de um século os eléctricos não tem que ver com nenhuma teoria da conspiração mas com aspectos bem práticos e concretos: os automóveis de combustão interna são mais práticos e mais baratos de produzir. "

Obviamente que ao construir carros a gasolina em massa fica mais barato, se se constuissem carros electricos da mesma forma o preço baixaria e muito. Mais ainda, os primeiros carros a gasolina também eram caríssimos, agora com a evolução e o empenho de muita gente foi possível que se tornasse acessível para toda a gente. Certo?

"São mais práticos porque têm maior autonomia, o que está longe de ser um factor insignificante (um carro eléctrico mal consegue fazer uma viagem Porto-Lisboa). "

Não é verdade que seja assim .
About 220 Miles Between Charges

"Before now, electric vehicles typically capped off around 60 miles per charge, relegating them to the status of commuter cars. The Tesla Roadster changes all that. Plug it in at night when you pull into the garage and you can drive about 220 miles on that charge the next day. "

220 milhas são sensivelmente 330km, sendo assim, acho que para mais de 80% da população portuguesa seria mais que suficiente quotidianamente. E estamos a falar de um carro desportivo , logo provavelmente os carros mais económicos podiam andar bem mais quilómetros .

Queria perguntar-lhe uma coisa quanto a isto. Anda sempre com o combustível no máximo? Ninguém anda... Esta tecnologia está apenas no início, imagine o que aconteceria com 100 anos de evolução e de cabeças a pensar nisto a fundo. Consegue imaginar? Eu consigo, e é bem melhor que qualquer carro actual.


Além disto, convém dizer que os carros com combustível fossíl já estão explorados exaustivamente, coisa que nos carros eléctricos não acontece. Essa exploração está ainda muito superficial e não é por não ser prático é porque não se quis.

Podes chamar teorias de conspiração a tudo , agora o que é facto é que a tecnologia está lá há 100 anos, pouco explorada, e quem diz esta alternativa diz outras .Quanto a isso das conspirações, só quero uma resposta , é bom para quem tem petróleo e para as petrolíferas que haja alternativas no mercado? Sim ou não?
Claro que é mau, e sendo assim , com tamanha dimensão não farão tudo para que o monopólio seja delas?
Claro que sim... parece-me que isto é óbvio e não sei porque é que está sempre a defender as instituições instaladas , se calhar é político e tem que o fazer, sabe-se lá , mas sinceramente não percebo mesmo.
Para si , o mundo está perfeito, os políticos são uns anjinhos, as empresas só pensam no bem do consumidor e tudo aquilo que se diga fora dessa realidade chama-lhe conspirações.


Marco António disse " E além de terem maior autonomia (entre o dobro e o triplo de um eléctrico), recarrega "quase instantaneamente". Um eléctrico precisa de umas 6 ou 8 horas para carregar novamente pronto a fazer mais 200 ou 300km quanto muito. Um automóvel a diesel/gasolina em 5 minutos está pronto a fazer mais 600-800Km se necessário. "

Também estão exagerados os valores, neste caso concreto :
"Plug your Tesla Roadster into its at-home charging unit, and you'll be fully charged in about 3.5 hours."

E como digo , este carro é um carro desportivo , não um económico. Além disso , volto a dizer , esta alternativa não está estudada por milhões de pessoas em todo o mundo , se estivesse seria mil vezes mais desenvolvida. Sim, porque os engenheiros servem mesmo para isso , para resolver estes problemas, e acredite que os resolveriam se lhes dessem hipótese. Em 100 anos não deram, será nos próximos 100?
Mais ainda, enquanto não estivesse explorado a 100% podia-se combinar os carros eléctricos com outras alternativas.

Marco António diz " Além disso, um depósito de gasolina custa infinitamente menos do que baterias, células de combustível, etc. Portanto há vantagens a nível de produção e no custo de aquisição. "

Voltamos ao mesmo, se há uma ou duas baterias têm que valer mais, se fosse produzidas em massa seria outra conversa, ou acha que a bateria do seu carro é assim tão cara?

", durante grande parte do tempo, o custo por kilometro era idêntico ou inferior a uma solução eléctrica. Aliás sobre este ponto convém ter atenção à forma como se apresentam os números pois podem ser muito ilusórios. Mesmo actualmente um automóvel a gasolina custa por kilometro uns $0.05 nos estados unidos (a diferença não é assim tão absurda e isto é actualmente com o crude nos $130 porque há ainda há poucos anos ele estava nos $20/40)... "


Isto não é verdade , pelo menos que eu saiba, 1 centimo por 1,5km quer dizer que numa viagem de 100 km pagaria 0,67€ =67 centímos.
A diferença não é absurda? Devo precisar de óculos...


"Mesmo em Portugal, com toda a carga fiscal, um automóvel a diesel custa actualmente uns 10 centimos por kilometro (cerca de metade são impostos). "

Se assim fosse faria 100km com 6,67€ ,não estou a ver que isso aconteça.

"Mas está longe de ser o carro que a maior parte das pessoas precisa. É pequeno, é ultra-leve (nem 500Kg pesa), etc. "

O que é que tem a ver o facto de ser leve? Volto a dizer, essas questões são resolvidas pelos engenheiros, e o que para si parece impossível eles arranjam maneira de funcionar, basta olhar para as tecnologias que utiliza diariamente. Só se tem que os deixar trabalhar.

"E o brinquedo custa $100.000 (o triplo de um Mercedes Classe C ou um BMW Serie 3 nos Estados Unidos). "

Mas queria que custasse quanto? Quantos carros eléctricos há no mundo? Estes carros provavelmente são feitos à mão. Os carros que são feitos assim, mesmo que andem a gasolina são os ferraris e outros assim. Porque é que só vê para um lado é coisa que não entendo!

Marco António disse "Para já, penso que a solução passa pelos híbridos e julgo que vamos ver um aumento significativo de soluçoes híbridas proximamente pois conjuga as vantagens do combustão interna com a poupança (actual), melhor eficácia/eficiência e vantagens ecológicas da solução eléctrica, pelo menos parcialmente."

Pronto, aqui já estamos mais de acordo, contudo acho que só numa fase de transição é preciso haver hibridos. E acredite, não é por falta de empenho ou tecnologia que não temos carros eléctricos por tudo quanto é sítio, é porque muita gente não quis. Negar isto é negar os factos.
 
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por MarcoAntonio » 28/5/2008 6:14

O exemplo do Tesla já passou por aqui n vezes. E quanto à restante discussão, também.

A razão porque os automóveis de combustão interna bateram ao longo de cerca de um século os eléctricos não tem que ver com nenhuma teoria da conspiração mas com aspectos bem práticos e concretos: os automóveis de combustão interna são mais práticos e mais baratos de produzir.


A propósito das teorias da conspiração, também existem grandes empresas eléctricas (por exemplo, em Portugal a EDP é bem maior do que a GALP). Mas adiante que esse ponto tem pouco interesse...


São mais práticos porque têm maior autonomia, o que está longe de ser um factor insignificante (um carro eléctrico mal consegue fazer uma viagem Porto-Lisboa).

E além de terem maior autonomia (entre o dobro e o triplo de um eléctrico), recarrega "quase instantaneamente". Um eléctrico precisa de umas 6 ou 8 horas para carregar novamente pronto a fazer mais 200 ou 300km quanto muito. Um automóvel a diesel/gasolina em 5 minutos está pronto a fazer mais 600-800Km se necessário.

Além disso, um depósito de gasolina custa infinitamente menos do que baterias, células de combustível, etc. Portanto há vantagens a nível de produção e no custo de aquisição.

E, durante grande parte do tempo, o custo por kilometro era idêntico ou inferior a uma solução eléctrica. Aliás sobre este ponto convém ter atenção à forma como se apresentam os números pois podem ser muito ilusórios. Mesmo actualmente um automóvel a gasolina custa por kilometro uns $0.05 nos estados unidos (a diferença não é assim tão absurda e isto é actualmente com o crude nos $130 porque há ainda há poucos anos ele estava nos $20/40)...

Mesmo em Portugal, com toda a carga fiscal, um automóvel a diesel custa actualmente uns 10 centimos por kilometro (cerca de metade são impostos).


O Tesla é interessante, é inovador, tem performances interessantes, etc.

Mas está longe de ser o carro que a maior parte das pessoas precisa. É pequeno, é ultra-leve (nem 500Kg pesa), etc. É um brinquedo, precisa de várias horas para carregar e faz uns 300Km no máximo.

E o brinquedo custa $100.000 (o triplo de um Mercedes Classe C ou um BMW Serie 3 nos Estados Unidos).

As pessoas precisam de carros que transportem a sua família, objectos/bagagens, etc. Precisa que (pelo menos de vez enquando) esteja apto a fazer uma longa viagem e precisa que esteja pronto a usar quando se necessita dele (e não de pegar na chave e... "oh não, agora tá a carregar"). E de preferência, acessíveis...

Para já, penso que a solução passa pelos híbridos e julgo que vamos ver um aumento significativo de soluçoes híbridas proximamente pois conjuga as vantagens do combustão interna com a poupança (actual), melhor eficácia/eficiência e vantagens ecológicas da solução eléctrica, pelo menos parcialmente.
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Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

por Gncl_C » 28/5/2008 5:38




Tecnologia para carros eléctricos já existe há 100 anos


Sinceramente, tenho visto vários debates televisivos e tomado conhecimento de várias opiniões e já estou farto das defesas das petrolíferas, volto a repetir: farto.Porquê? Passo a explicar.


Algumas alternatívas ao petróleo:

"Some well known alternative fuels include biodiesel, bioalcohol (ethanol, butanol), chemically stored electricity (batteries and fuel cells), hydrogen, non-fossil methane, non-fossil natural gas, vegetable oil and other biomass sources."

Nem quero entrar nas outras, por vários motivos , vou apenas abordar a melhor solução a meu ver, a que está na minha área, a que já existe a tecnologia há 100 anos ... Sim , leram bem, há 100 anos que já há tecnologia para construir carros que trabalham 100% a electricidade. Como?


Um senhor digno do nome, Nikola Tesla ,em que a medida da densidade de fluxo magnético tem o seu nome (Tesla) no Sistema Internacional, inventou o motor de indução.
http://en.wikipedia.org/wiki/Induction_motor

"The induction motor with a wrapped rotor was invented by Nikola Tesla in 1888 in the United States."

Além disso,este senhor é o pai da comunicação à distância sem fios(wireless communication), da corrente AC( alternada), usada em quase todos os aparelhos e redes eléctricas existentes actualmente, etc.
http://en.wikipedia.org/wiki/Nikola_Tesla

Como têm oportunidade de verificar a tecnologia para fazer os ditos carros eléctricos já existe há 120 anos, quase a mesma idade que os primeiros carros então convém perguntar porquê?

Porque razão não se explorou esta tecnologia? Ela foi explorada, chegaram mesmo a fabricar ,mas eram sempre retirados do mercado. Porquê?

Eu explico, porque assim, quem tem petróleo perdia o monopólio, perdia valor, e deixava de roubar as pessoas. Exemplos? Vamos ao início do século e nos E.U.A. quem controlava o negócio petrolífero era uma pessoa que não é digna que lhe chame senhor J.D.Rockefeller cuja riqueza hoje em dia seria 5 vezes superior à do Bill Gates. Acham que tinha interesse que houvesse carros eléctricos?

É isso mesmo, estamos a ser roubados e isto são factos, as alternativas já existem há tanto tanto tempo que quase chega a ter piada o quão ridículo é defender este sistema , e que as petrolíferas são anjinhos. Não são, elas são parte do problema.

Aqui está um carro de luxo que é 100% eléctrico:
http://www.teslamotors.com/


Electrical Cost to Charge the Batteries

"With your electrical company's incentive pricing factored in, it will cost you roughly 1 cent per mile to drive the Tesla Roadster.** But the incentives don't stop there. "

1 centímo por milha -> 1 centímo por 1,5km (aprox. )
Já pensaram bem? Acham que não estão a ser roubados? Eu acho que estou...


Como em outros sistemas (político e económico ) existentes na nossa sociedade este (combustíveis) é claramente monopolizado e ineficiente para o consumidor.

Os melhores cumprimentos ,Gncl
Anexos
2007_tesla.jpg
Tesla Roadster
2007_tesla.jpg (47.29 KiB) Visualizado 48129 vezes
2007_tesla_charger.jpg
Tesla Charger
2007_tesla_charger.jpg (18.36 KiB) Visualizado 48114 vezes
 
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