Caldeirão da Bolsa

Off-topic: Maio Vermelho

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por artista_ » 1/5/2008 13:47

Onorio Escreveu:
o mesmo capitalismo que proporcionou às sociedades humanas os maiores niveis de bem estar da História da Humanidade?

Nem todas a as pessoas tem a sorte de viver nas ditas sociedades.
Há muita gente por ai a morrer a fome e na miseria, por isso considero essa afirmaçao tendenciosa, apesar de me incluir nos q beneficiaram desse bem estar.

Embora também ache que se podia fazer muito mais pela miséria no mundo, não sei até que ponto essa miséria não seria ainda pior sem o capitalismo?

A questão não me parece que esteja no capitalismo, mas sim nas regras de funcionamento do mesmo, aliás já é isso que acontece em cada país onde as regras não são iguais, os sistemas políticos são diferentes e a aplicação é mais ou menos próxima das sociedades, mais ou menos protectora...

Enfim é um debate interessante, tenho bastantes dúvidas, mais do que certezas...

Cumprimentos
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Onorio » 1/5/2008 13:22

o mesmo capitalismo que proporcionou às sociedades humanas os maiores niveis de bem estar da História da Humanidade?

Nem todas a as pessoas tem a sorte de viver nas ditas sociedades.
Há muita gente por ai a morrer a fome e na miseria, por isso considero essa afirmaçao tendenciosa, apesar de me incluir nos q beneficiaram desse bem estar.

Registado: 4/3/2008 23:31

por artista_ » 1/5/2008 13:18

Ok... obrigado aos dois, já aprendi mais alguma coisa! :)

Bom feriado para todos
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Camisa Roxa » 1/5/2008 13:07

dia contra o capitalismo? o mesmo capitalismo que proporcionou às sociedades humanas os maiores niveis de bem estar da História da Humanidade?

não, obrigado
Imagem
Free Minds and Free Markets
... forecasting exchange rates has a success rate no better than that of forecasting the outcome of a coin toss - Alan Greenspan (2004)

Registado: 5/11/2002 11:27

tantos erros e mentiras!

por HappyGuy » 1/5/2008 13:01

Apenas pelo interesse histórico do assunto, acho que se justificam várias correcções a esse artigo. O autor parece-me estar mais interessado na componente política do que em transmitir a verdade...

1º dado errado: No 1º de Maio de 1886 "apenas" sairam à rua em Chicago 80 mil trabalhadores (e não 500 mil).

2º dado errado: Esta manifestação não foi reprimida pela polícia. Na verdade, no dia 3 houve um comício onde 6 mil trabalhadores ouviram o August Spies falar e que culminou com muitos deles a marcharem para molestar os "fura-greves" de uma fábrica. A polícia dispersou de forma violenta essa marcha, matando 4 pessoas e ferindo um nº indeterminado.

3º dado errado: O grande massacre não foi causado pela polícia. Numa manifestação a 4 de Maio contra a carga policial de 3 de Maio, alguém atirou uma bomba sobre a polícia, matando vários agentes. Estes começaram a disparar e aqui sim, houve um "massacre". Morreram 7 agentes da polícia, 4 manifestantes e houve um número indeterminado de feridos nos manifestantes (60 entre polícias).

4º dado errado: Não houve em nada disto repressão patronal.

5º dado errado: O autor da citação não se chamava "Albert Spies" mas sim "August Spies"

6º dado errado: August Spies não foi morto "por defender o direito às jornadas de 8h". Ele foi condenado em tribunal e morto por ter sido considerado um dos culpados do ataque à bomba feito a 4 de Maio de 1886 contra a polícia. Ainda que possa ter sido falsamente incriminado, por ser um Anarquista, que apenas teria incitado mas não tido envolvimento directo.

Esse "Pasquim do Povo" não me parece primar pela correcção noticiosa :twisted:
HappyFather
http://caprichosdebolsa.blog.pt/ (inactivo)

Registado: 8/3/2007 14:48

Off-topic: Maio Vermelho

por msoares36 » 1/5/2008 1:54

Apesar da ...tonalidade... coincidir com o meu sentimento, do que nos reserva o mercado nestas 4 semanas e pico, e que garantias do que acabei de dizer são nenhumas...quero deixar aqui uma homenagem a gente determinada, que não vacilou, não hesitou e muito menos tremeu...

No entanto já se passaram um bom par de anos, mas é só olhar á nossa volta, e estamos de novo no século XIX..

No dia 1º de Maio de 1886, 500 mil trabalhadores saíram às ruas de Chicago, nos Estados Unidos, em manifestação pacífica, exigindo a redução da jornada para oito horas de trabalho.
A polícia reprimiu a manifestação, dispersando a concentração, depois de ferir e matar dezenas de operários.

Em 1889 o Congresso Operário Internacional, reunido em Paris, decretou o 1º de Maio, como o Dia Internacional dos Trabalhadores, um dia de luto e de luta.

Hoje, depois das grandiosas manifestações dos operários de Chicago pela luta das oito horas de trabalho e da brutal repressão patronal e policial que se abateu sobre os manifestantes, o 1º de Maio mantém todo o seu significado e actualidade.

Mais do que nunca, o Dia do Trabalhador, é o Dia Contra o Capitalismo.

Ainda que as horas de luto e de dor tenham ficado para trás no tempo, o 1.º de Maio, como Dia dos Trabalhadores, não é um mero feriado.
É o dia em que os homens e as mulheres de todo o mundo se unem na aspiração comum da melhoria de todos, buscando níveis superiores de justiça, e se associam na responsabilidade social pelo direito ao trabalho digno e em paz.

“Se pensais que enforcando-nos podeis acabar com o movimento dos trabalhadores… o movimento, do qual os milhões de oprimidos, os milhões que trabalham na miséria e na necessidade, esperam a sua salvação, se essa é a vossa opinião, então enforcai-nos! Porque aqui, apenas pisais uma chispa, mas ali e acolá, por detrás de vós, na vossa frente, e por toda a parte, as chamas surgirão. É um fogo subterrâneo. Jamais o podereis apagar!”

Albert Spies (enforcado em Chicago em 11 de Novembro de 1887 por defender o direito às 8 horas diárias).

in ´pasquim do povo`

NB: Obviamente que conotações político-partidárias não me motivam.

Bom Fim de Semana.
Anexos
quebreascorrentes2.jpg
quebreascorrentes2.jpg (15.33 KiB) Visualizado 707 vezes

Registado: 3/12/2002 19:50

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Apramg, Bing [Bot], itisi1000, latbal, nbms2012, nickforum, Pmart 1 e 63 visitantes