O Dollar continua em agonia?
Cont.
Por manifesta falta de tempo foi-me impossível colocar aqui o gráfico diário com a nova actualização dos valores do indicador "Exposição Plus", cujo valor passou de "+2" para "+1" no fecho do dia 23 de Abril.
A piramidagem de money management continua por estrear, uma vez que para isso acontecer o valor do módulo do indicador em causa terá de ser igual ou superior a 3 e a rentabilidade do activo em Euros tem de estar acima dos 25%. Acontece que estas 2 situações em simultâneo nunca se verificaram nestes primeiros 4 meses de 2008.
Fica contudo a nova actualização da carteira (ver post de 9 de Março), a nova trade de risco efectuada em 23 de Abril e a rentabilidade actual registada desde 31 de Dezembro de 2007.
- Indicador "Exposição Plus" no final do dia 23/04/2008: +1
- Cotação do EURUSD no final do dia 23/04/2008: 1,5890
- Valor da carteira no final do dia 23/04/2008:
= (1,5890-1,4971) USD/EUR x 137.220 EUR – 0,0005 USD/EUR x 71.205 EUR + 20.543 USD =
= 12.611 USD - 36 USD + 20.543 USD = 33.118 USD
- Valor unitário de cada trade efectuada em 23/04/2008:
= 33.118 USD / 1,5890 USD/EUR = 20.842 EUR
- Rentabilidade em Euros:
= + 108,42%
- Posição longa de risco a tomar em 23/04/2008:
= 1 x 20.842 EUR x 5 = 104.210 EUR
- Valor da trade adicional curta de alívio de risco:
= 137.220 EUR – 104.210 EUR = 33.010 EUR
- Cotação da trade efectuada em 23/04/2008:
= 1,5890 - 0,0005 = 1,5885
- Valor da trade efectuada em 23/04/2008:
= Venda de alívio de 33.010 EUR a 1,5885
Bons negócios a todos.
Cem
A piramidagem de money management continua por estrear, uma vez que para isso acontecer o valor do módulo do indicador em causa terá de ser igual ou superior a 3 e a rentabilidade do activo em Euros tem de estar acima dos 25%. Acontece que estas 2 situações em simultâneo nunca se verificaram nestes primeiros 4 meses de 2008.
Fica contudo a nova actualização da carteira (ver post de 9 de Março), a nova trade de risco efectuada em 23 de Abril e a rentabilidade actual registada desde 31 de Dezembro de 2007.
- Indicador "Exposição Plus" no final do dia 23/04/2008: +1
- Cotação do EURUSD no final do dia 23/04/2008: 1,5890
- Valor da carteira no final do dia 23/04/2008:
= (1,5890-1,4971) USD/EUR x 137.220 EUR – 0,0005 USD/EUR x 71.205 EUR + 20.543 USD =
= 12.611 USD - 36 USD + 20.543 USD = 33.118 USD
- Valor unitário de cada trade efectuada em 23/04/2008:
= 33.118 USD / 1,5890 USD/EUR = 20.842 EUR
= + 108,42%
- Posição longa de risco a tomar em 23/04/2008:
= 1 x 20.842 EUR x 5 = 104.210 EUR
= 137.220 EUR – 104.210 EUR = 33.010 EUR
- Cotação da trade efectuada em 23/04/2008:
= 1,5890 - 0,0005 = 1,5885
- Valor da trade efectuada em 23/04/2008:
= Venda de alívio de 33.010 EUR a 1,5885
Bons negócios a todos.
Cem
- Anexos
-
- Gráfico diário de trading do EURUSD
- EURUSD Day 20080425.png (12.8 KiB) Visualizado 718 vezes
- Registado: 4/3/2008 17:21
Re
- Amigo Moz:
Pois, para quem recebe em notas verdes reconheço que daria um jeitaço!
Tenho o exemplo do meu irmão que dá aulas numa universidade no Dubai que se queixa do poder de compra mais diminuto cada vez que vem cá de férias a Portugal. Recebe em Dollars, já lhe expliquei que se comprasse EuroDollars com o valor do salário todos os meses era o mesmo que receber em Euros, mas ele acha isso muito complicado e arriscado!
- Amigo Camisete:
Não, de facto não se trata do "Tromba Rija" mas sim do sistema que uso presentemente para efeitos de trading, o "Exposição Plus".
Abraços e boas negociatas.
Cem
Pois, para quem recebe em notas verdes reconheço que daria um jeitaço!
Tenho o exemplo do meu irmão que dá aulas numa universidade no Dubai que se queixa do poder de compra mais diminuto cada vez que vem cá de férias a Portugal. Recebe em Dollars, já lhe expliquei que se comprasse EuroDollars com o valor do salário todos os meses era o mesmo que receber em Euros, mas ele acha isso muito complicado e arriscado!

- Amigo Camisete:
Não, de facto não se trata do "Tromba Rija" mas sim do sistema que uso presentemente para efeitos de trading, o "Exposição Plus".
Abraços e boas negociatas.
Cem
Editado pela última vez por Cem pt em 28/4/2008 2:18, num total de 1 vez.
Dar-me-ia um jeitaço uma descida para níveis em torno de 0,80. Daqui a quantas décadas? lol. Renegociei o meu contrato numa base de 1,70, espero não me ter enganado...
Um abraço,
MozHawk
Um abraço,
MozHawk
Editado pela última vez por MozHawk em 18/4/2008 12:55, num total de 1 vez.
Cont.
Mantendo-se o EuroDollar com sinal de comprado (indicador de "Exposição ao Risco" positivo) no gráfico diário desde 10 de Novembro de 2006, resta apenas esperar que o indicador em causa altere o seu presente valor de "+2" para um valor superior por forma a se dar início à aplicação do sistema de alavancagem por piramidagem no sistema de money management que sugeri.
Para já, é a calamaria total no EuroDollar que vai vigorando...
Cem
Para já, é a calamaria total no EuroDollar que vai vigorando...
Cem
- Anexos
-
- EuroDollar: Gráfico diário
- EURUSD Day 20080418.png (21.12 KiB) Visualizado 1406 vezes
Re: Cont.
Cem pt Escreveu:Razão tinha o Fibo esta manhã, onde antecipou uma saída com o seu indicador maluco da quebra da LT do RSI...ainda me há-de explicar como obteve aquela conclusão!
Cem,
O meu indicador maluco não tem nada a ver com as LTs do RSI.
Apesar de no gráfico ter quilos de informação (RSI, MACD, HMACD, oscilador estocástico, médias móveis, desvios padrões, linhas de Fibonacci, Zig Zags,...) é só para me entreter a analisar, à minha maneira, todos os sinais que tenho.
É como se fosse uma forma de justificar depois o sinal que tenho do expert... Apenas podem reforçar o sinal do mesmo.
Assim, quando tinha sinal de venda de manhã era pelo expert. Não pela quebra da LT do RSI em overbought... nem pela divergência do HMACD, ao qual iria certamente atribuir maior importância que ao RSI.
Esses sinais apenas reforçaram a análise que não está directamente no gráfico mas sim no expert (em baixo do gráfico, para quem não está familiarizado com o Metastock).
Esse expert, desenvolvido e testado por mim, dá sinais com base na evolução da tendência, reunindo uma séria de análises sobre o preço (e o volume, quando existe), para determinar qual a tendência em curso.
A juntar a isso, faz uma análise da volatilidade do activo, de forma a antecipar a velocidade do próximo movimento.
Ou seja, quando o expert deu sinal de venda, o que me diz é que está a ser formada uma nova tendência descendente e que terá força suficiente para ser transaccionado.
Até agora tem-se portado bem. Aliado a um bom money management está a dar retornos interessantes nos últimos meses (o histório real deste expert é ainda recente... 3 meses apenas. Muito cedo para tirar todas as conclusões).
Fibo
PS: Desculpem mas não consigo actualizar agora o gráfico com a evolução recente...
«Fibonacci understood one the most important secrets of the universe. And Yes: the stock market has the very same mathematical base as do all the natural phenomena.»
Cont.
Já agora um pequeno update ao indicador de "Exposição ao Risco" no intervalo horário: passou a negativo às 19 H da sessão de hoje, pelo que se virtualmente estivesse a fazer day trading teria perdido dinheiro com a última recomendação de reforço entre as 14 H e as 19 H.
Razão tinha o Fibo esta manhã, onde antecipou uma saída com o seu indicador maluco da quebra da LT do RSI...ainda me há-de explicar como obteve aquela conclusão!
Quem usa uma conjugação de gráficos "diário + horário" para disparo de ordens de trading, eu aconselharia a ficar neutro por agora (trend ascendente no diário e descendente no horário).
No entanto nesta experiência particular que aqui iniciei, como sabem, estou a usar o semanal e o diário e aí continuo comprado visto encontrarem-se ambos upside.
Esta pequena amostra do gráfico horário não passou contudo de uma curiosidade passageira.
Bons negócios.
Cem
Razão tinha o Fibo esta manhã, onde antecipou uma saída com o seu indicador maluco da quebra da LT do RSI...ainda me há-de explicar como obteve aquela conclusão!
Quem usa uma conjugação de gráficos "diário + horário" para disparo de ordens de trading, eu aconselharia a ficar neutro por agora (trend ascendente no diário e descendente no horário).
No entanto nesta experiência particular que aqui iniciei, como sabem, estou a usar o semanal e o diário e aí continuo comprado visto encontrarem-se ambos upside.
Esta pequena amostra do gráfico horário não passou contudo de uma curiosidade passageira.
Bons negócios.
Cem
- Anexos
-
- EURUSD horário
- EURUSD Hour 20080319A.png (12.83 KiB) Visualizado 1724 vezes
Re
Amigo Extra Terrestre:
Presentemente tenho a minha carteira diversificada de trading espalhada por 4 corretoras diferentes, sendo 2 de Portugal e 2 on-line estrangeiras: uma Norte-Americana e outra sedeada no Reino Unido.
No caso português, passe a publicidade, utilizo além da GoBulling, como bem referiu, o Banco Invest desde há uns 10 anos para cá, quando ainda se chamava Probolsa. Tem um serviço muito eficiente e toda a equipa é uma simpatia, em 2 enganos que se registaram na minha conta assumiram sempre as correcções a meu favor, o que não é nada comum nas corretoras nacionais!
Bons negócios.
Cem
Presentemente tenho a minha carteira diversificada de trading espalhada por 4 corretoras diferentes, sendo 2 de Portugal e 2 on-line estrangeiras: uma Norte-Americana e outra sedeada no Reino Unido.
No caso português, passe a publicidade, utilizo além da GoBulling, como bem referiu, o Banco Invest desde há uns 10 anos para cá, quando ainda se chamava Probolsa. Tem um serviço muito eficiente e toda a equipa é uma simpatia, em 2 enganos que se registaram na minha conta assumiram sempre as correcções a meu favor, o que não é nada comum nas corretoras nacionais!
Bons negócios.
Cem
Cont.
Já agora devo acrescentar que apesar da forte volatilidade sentida no mercado Forex, após a mexida de 75 b.p. na taxa de referência da Federal Reserve, o indicador de "Exposição ao Risco" do gráfico diário continua teimosamente a marcar o valor "+2" que já vem de trás desde há algumas semanas.
Curiosamente, ao contrário do que alguns possam pensar, o mesmo indicador na time-frame do gráfico horário, ainda não deu sinal de saída, ou seja, a tendência horária do EURUSD continua ascendente, segundo este indicador.
No entanto o que está a acontecer no gráfico horário é exactamente um fenómeno curioso de sinal de reforço das posições compradas.
Reparem:
- O indicador tem estado nesta time-frame estável a marcar "+2", conforme mostra o gráfico, desde pelo menos o dia 12 de Março.
- Às 20 H de ontem, dia 18 de Março, o indicador de posicionamento deu um esticão, quando o EurUsd atingiu os 1,5636, passando de "+2" para "+4". Na prática isto assinala um reforço de posição, em caso de day trading, para o dobro da posição anteriormente detida.
- Às 11 H de hoje o mesmo indicador assinala um alívio da alavancagem, passando de "+4" para "+3" quando a cotação marcava 1,5735. Isto queria dizer que o ideal seria vender 1/4 da posição anterior, gerando algumas valias pontuais.
- Finalmente às 14 H de hoje o indicador horário de "Exposição ao Risco" volta de novo a assinalar exposição máxima a risco de compra, passando de "+3" a "+4" na altura em que o EurUsd marcava 1,5696.
Embora eu não siga os sinais horários, por motivos profissionais, não deixa de ser curiosos verificar a forma como o indicador se mexe para efeitos de day trading, tentando aproveitar fortes correcções para gerar sinais que normalmente suscitam reacções opostas de muitos day traders, que sistematicamente venderiam as suas posições, em vez de reforçarem.
Cem
Curiosamente, ao contrário do que alguns possam pensar, o mesmo indicador na time-frame do gráfico horário, ainda não deu sinal de saída, ou seja, a tendência horária do EURUSD continua ascendente, segundo este indicador.
No entanto o que está a acontecer no gráfico horário é exactamente um fenómeno curioso de sinal de reforço das posições compradas.
Reparem:
- O indicador tem estado nesta time-frame estável a marcar "+2", conforme mostra o gráfico, desde pelo menos o dia 12 de Março.
- Às 20 H de ontem, dia 18 de Março, o indicador de posicionamento deu um esticão, quando o EurUsd atingiu os 1,5636, passando de "+2" para "+4". Na prática isto assinala um reforço de posição, em caso de day trading, para o dobro da posição anteriormente detida.
- Às 11 H de hoje o mesmo indicador assinala um alívio da alavancagem, passando de "+4" para "+3" quando a cotação marcava 1,5735. Isto queria dizer que o ideal seria vender 1/4 da posição anterior, gerando algumas valias pontuais.
- Finalmente às 14 H de hoje o indicador horário de "Exposição ao Risco" volta de novo a assinalar exposição máxima a risco de compra, passando de "+3" a "+4" na altura em que o EurUsd marcava 1,5696.
Embora eu não siga os sinais horários, por motivos profissionais, não deixa de ser curiosos verificar a forma como o indicador se mexe para efeitos de day trading, tentando aproveitar fortes correcções para gerar sinais que normalmente suscitam reacções opostas de muitos day traders, que sistematicamente venderiam as suas posições, em vez de reforçarem.
Cem
- Anexos
-
- EURUSD horário
- EURUSD Hour 20080319.png (10.22 KiB) Visualizado 1952 vezes
Cont.
Entretanto fica uma actualização do gráfico com os sinais do sistema de trading, que continua inalterável com o indicador de "Exposição ao Risco" a retornar um valor de +2, logo sem alterações em relação à última intervenção e portanto com continuação de uma valor comprado equivalente a 100.000 USD.
Isto significa que a rentabilidade provisória em 2008 estará provavelmente nesta altura a rondar os 100%, mas é certo que algum dia vamos assistir a um bom estoiro nesta performance porque se isto fosse sempre assim, aparentemente tão fácil, já estaria milionário há muito tempo...
Cem
Isto significa que a rentabilidade provisória em 2008 estará provavelmente nesta altura a rondar os 100%, mas é certo que algum dia vamos assistir a um bom estoiro nesta performance porque se isto fosse sempre assim, aparentemente tão fácil, já estaria milionário há muito tempo...
Cem
- Anexos
-
- A trend ascendente prossegue...
- EURUSD Exposure 20080312.png (16.76 KiB) Visualizado 2153 vezes
Re
Amigo Nuno:
Tudo bem contigo? Já vi que perguntaste pela minha ida ao almoço, ainda estou a ver se tenho disponibilidade, a minha vida profissional está apertada como um raio mesmo aos fins de semana, talvez lá apareça para voltarmos a falar!
Abraço e boas negociatas.
Cem
Tudo bem contigo? Já vi que perguntaste pela minha ida ao almoço, ainda estou a ver se tenho disponibilidade, a minha vida profissional está apertada como um raio mesmo aos fins de semana, talvez lá apareça para voltarmos a falar!
Abraço e boas negociatas.
Cem
Editado pela última vez por Cem pt em 27/4/2008 22:54, num total de 1 vez.
Re: Cont.
Cem pt Escreveu:Esqueci-me de acrescentar um detalhe importante: de cada vez que uma trade de reforço é disparada, nas correcções de lateralização, é sempre introduzido um stop distanciado de 2% da cotação de entrada, sendo anulado sempre que a trade seja aliviada para a quantidade de posicionamento que corresponde apenas ao seguimento da tendência.
No pior dos cenários o disparo de 2 stops correspondentes a 2 posições de reforço anuladas equivale na prática a uma redução da rentabilidade de:
2% x ( 5 + 5 ) = 20%
Até agora, como é evidente, nenhum negócio fez disparar qualquer stop de posições de reforço, so far so good.
Objectivo de 2008: ultrapassar os 100% de rentabilidade!
Demasiado ambicioso? Talvez, vamos a ver o que vai acontecer mas uma coisa podem acreditar: os riscos deste tipo de alavancagem são muito elevados, embora tal seja pouco provável não é de descurar a hipótese de poder existir risco de falência usando este método de elevada alavancagem.
Cem
Oi Cem (agora pt).
bem vindo de novo...
Sempre julguei que a utilização de stops diminuiria o lucro de um sistema... tu utilizas esse stop fixo nos 2% por uma questão de gestão do risco ou por se tratar de um sub-sistema oscilatório? E vai subindo o stop de acordo com a cotação ou mantem-se fixo (por exemplo, compra a 100 e tens como objectivo os 105. Se a cotação chegar aos 102, colocas o stop nos 100 ou mantens nos 98)?
Um abr
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!
Re
Oi, amigo Vset, que agradável surpresa, os amigos do passado nunca se esquecem!
A taxa de 56% de sucesso deste sistema de trading em particular tem a ver apenas com os resultados de umas largas centenas de negócios obtidos em backtesting.
Uma coisa é certa, aguardo uma rentabilidade bem acima do normal no fim deste ano. Agora que vão aparecer uns bons sustos pelo meio, ai disso não duvido!
Um abraço amigo,
Cem
A taxa de 56% de sucesso deste sistema de trading em particular tem a ver apenas com os resultados de umas largas centenas de negócios obtidos em backtesting.
Uma coisa é certa, aguardo uma rentabilidade bem acima do normal no fim deste ano. Agora que vão aparecer uns bons sustos pelo meio, ai disso não duvido!
Um abraço amigo,
Cem
Editado pela última vez por Cem pt em 27/4/2008 22:51, num total de 1 vez.
Caro Cem, como sempre é um prazer ler os seus post's
(vset estás a ver: um prazer simples e inesperado),
só uma pequena questão:
a percentagem superior a 55% de acertos advém daquilo
que me parece ser um sistema de saída por "price targets?
um abraço
do fã LTCM.
(vset estás a ver: um prazer simples e inesperado),
só uma pequena questão:
a percentagem superior a 55% de acertos advém daquilo
que me parece ser um sistema de saída por "price targets?
um abraço
do fã LTCM.
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
Cont.
Objectivo de 2008: ultrapassar os 100% de rentabilidade!
Demasiado ambicioso? Talvez, vamos a ver o que vai acontecer mas uma coisa podem acreditar: os riscos deste tipo de alavancagem são muito elevados, embora tal seja pouco provável não é de descurar a hipótese de poder existir risco de falência usando este método de elevada alavancagem.
Cem
Cem
Editado pela última vez por Cem pt em 27/4/2008 22:49, num total de 1 vez.
Evolução em 2008
Já agora, que tal tentar controlar uma pequena experiência baseada neste sistema de trading em particular através da rentabilidade que poderá ser extraída no EuroDollar ao longo de 2008, misturada com um pequeno conceito de money management que conjuga o método fixo fraccional de Ralph Vince com parte da minha sugestão de uma variação adaptada da piramidagem controlada, que sugeri no ano passado?
Vamos supor que tínhamos disponibilizado apenas um capital inicial de 10.000 Euros (aprox. 14.587 USD em finais de 2007) para especular no EURUSD.
Vejamos, os testes deste sistema de trading em particular, para um conjunto de mais de 50 activos pouco correlacionados, possuem uma taxa de sucesso de 56% e uma taxa profit / loss (relação entre a média de cada trade com resultado positivo com cada negócio médio negativo) de 2,37.
Aplicando a fórmula de Kelly, a percentagem óptima a aplicar seria de:
Optimal f = W - (1-W) / R
Optimal f = 0,56 - 0,44 / 2,37 = 0,37
No entanto, por questões de princípio devidas ao drawdown máximo admissível, o valor máximo de risco não deverá exceder os 20% nos activos que transacciono.
Sabendo-se que a 100% corresponderia um valor de risco de 100 x 10.000 EUR = 1.000.000 EUR no site onde se negoceia o EURUSD, os 20% significam que em produtos alavancados como o EuroDollar não devemos colocar em risco mais de 200.000 EUR em cada negócio.
Como o indicador em causa, chamado "Exposição Plus", pode possuir um valor máximo de 4 em termos absolutos, isto significa que o valor de risco de partida para cada unidade do indicador corresponderia a uma alavancagem de 5 vezes cada unidade do indicador:
200.000 EUR / 4 =
= 50.000 EUR / unidade de indicador ou 50.000 x 1,4587 USD = 72.935 USD / unidade de indicador.
Conforme podem apreciar no gráfico diário apresentado, temos as seguintes “milestones” em 2008:
- Valor inicial da carteira em Euros: 10.000 EUR
- Cotação de encerramento do EURUSD em 2007: 1,4587
- Valor inicial da carteira em USD: 10.000 x 1,4587 =
14.587 USD
- Indicador "Exposição Plus" em 31/12/2007: +1.
- Valor da trade de risco no arranque de 2008:
Posição comprada em = +1 x 10.000 EUR x 5 = 50.000 EUR
- Indicador "Exposição Plus" no final do dia 14/01/2008: +2
- Cotação do EURUSD no final do dia 14/01/2008: 1,4869
- Valor da carteira no final do dia 14/01/2008:
(1,4869-1,4587) USD/EUR x 50.000 EUR + 14.587 USD =
= 1.410 USD + 14.587 USD = 15.997 USD
- Valor unitário de cada trade efectuada em 14/01/2008:
= 15.997 USD / 1,4869 USD/EUR = 10.759 EUR
= + 7,59%
- Posição longa de risco a tomar em 14/01/2008:
= 2 x 10.759 EUR x 5 = 107.590 EUR
- Valor da trade adicional longa de risco:
= 107.590 EUR – 50.000 EUR = 57.590 EUR
- Cotação da trade efectuada em 14/01/2008:
= 1,4869 + 0,0005 = 1,4874
- Valor da trade efectuada em 14/01/2008:
= Compra adicional de 57.590 EUR a 1,4874
- Indicador "Exposição Plus" no final do dia 16/01/2008: +1
- Cotação do EURUSD no final do dia 16/01/2008: 1,4651
- Valor da carteira no final do dia 16/01/2008:
(1,4651-1,4869) USD/EUR x 50.000 EUR + (1,4651-1,4874) USD/EUR x 57.590 EUR + 15.997 USD =
= -1.115 USD - 1.284 USD + 15.997 USD = 13.598 USD
- Valor unitário de cada trade efectuada em 16/01/2008:
= 13.598 USD / 1,4651 USD/EUR = 9.281 EUR
= - 7,19%
- Posição longa de risco a tomar em 16/01/2008:
= 1 x 9.281 EUR x 5 = 46.405 EUR
= 107.590 EUR – 46.405 EUR = 61.185 EUR
- Cotação da trade efectuada em 16/01/2008:
= 1,4651 - 0,0005 = 1,4646
- Valor da trade efectuada em 16/01/2008:
= Venda de alívio de 61.185 EUR a 1,4646
- Indicador "Exposição Plus" no final do dia 23/01/2008: +3
- Cotação do EURUSD no final do dia 23/01/2008: 1,4626
- Valor da carteira no final do dia 23/01/2008:
(1,4651-1,4626) USD/EUR x 46.405 EUR – 0,0005 USD/EUR x 61.185 EUR
+ 13.598 USD =
= -116 USD - 31 USD + 13.598 USD = 13.451 USD
- Valor unitário de cada trade efectuada em 23/01/2008:
= 13.451 USD / 1,4626 USD/EUR = 9.197 EUR
= - 8,03%
- Posição longa de risco a tomar em 23/01/2008:
= 3 x 9.197 EUR x 5 = 137.955 EUR
= 137.955 EUR – 46.405 EUR = 91.550 EUR
- Cotação da trade efectuada em 23/01/2008:
= 1,4626 + 0,0005 = 1,4631
- Valor da trade efectuada em 23/01/2008:
= Compra de reforço de 91.550 EUR a 1,4631
- Indicador "Exposição Plus" no final do dia 30/01/2008: +1
- Cotação do EURUSD no final do dia 30/01/2008: 1,4857
- Valor da carteira no final do dia 30/01/2008:
(1,4857-1,4626) USD/EUR x 91.550 EUR – 0,0005 USD/EUR x 91.550 EUR
+ 13.451 USD =
= 2.115 USD - 46 USD + 13.451 USD = 15.520 USD
- Valor unitário de cada trade efectuada em 30/01/2008:
= 15.520 USD / 1,4857 USD/EUR = 10.446 EUR
= + 4,46%
- Posição longa de risco a tomar em 30/01/2008:
= 1 x 10.446 EUR x 5 = 52.230 EUR
= 137.955 EUR – 52.230 EUR = 85.725 EUR
- Cotação da trade efectuada em 30/01/2008:
= 1,4857 - 0,0005 = 1,4852
- Valor da trade efectuada em 30/01/2008:
= Venda de alívio de 85.725 EUR a 1,4852
- Indicador "Exposição Plus" no final do dia 7/02/2008: +4
- Cotação do EURUSD no final do dia 7/02/2008: 1,4485
- Valor da carteira no final do dia 7/02/2008:
(1,4485-1,4857) USD/EUR x 52.230 EUR – 0,0005 USD/EUR x 52.230 EUR
+ 15.520 USD =
= -1.943 USD - 26 USD + 15.520 USD = 13.551 USD
- Valor unitário de cada trade efectuada em 7/02/2008:
= 13.551 USD / 1,4485 USD/EUR = 9.355 EUR
= - 6,45%
- Posição longa de risco a tomar em 7/02/2008:
= 4 x 9.355 EUR x 5 = 187.100 EUR
= 187.100 EUR – 52.230 EUR = 134.870 EUR
- Cotação da trade efectuada em 7/02/2008:
= 1,4485 + 0,0005 = 1,4490
- Valor da trade efectuada em 7/02/2008:
= Compra de reforço de 134.870 EUR a 1,4490
- Indicador "Exposição Plus" no final do dia 20/02/2008: +3
- Cotação do EURUSD no final do dia 20/02/2008: 1,4713
- Valor da carteira no final do dia 20/02/2008:
(1,4713-1,4485) USD/EUR x 187.100 EUR – 0,0005 USD/EUR x 134.870 EUR
+ 13.551 USD =
= 4.266 USD - 67 USD + 13.551 USD = 17.750 USD
- Valor unitário de cada trade efectuada em 20/02/2008:
= 17.750 USD / 1,4713 USD/EUR = 12.064 EUR
= + 20,64%
- Posição longa de risco a tomar em 20/02/2008:
= 3 x 12.064 EUR x 5 = 180.960 EUR
= 187.100 EUR – 180.960 EUR = 6.140 EUR
- Cotação da trade efectuada em 20/02/2008:
= 1,4713 - 0,0005 = 1,4708
- Valor da trade efectuada em 20/02/2008:
= Venda de alívio de 6.140 EUR a 1,4708
- Indicador "Exposição Plus" no final do dia 21/02/2008: +1
- Cotação do EURUSD no final do dia 21/02/2008: 1,4813
- Valor da carteira no final do dia 21/02/2008:
(1,4813-1,4713) USD/EUR x 180.960 EUR – 0,0005 USD/EUR x 6.140 EUR
+ 17.750 USD =
= 1.810 USD - 3 USD + 17.750 USD = 19.557 USD
- Valor unitário de cada trade efectuada em 21/02/2008:
= 19.557 USD / 1,4813 USD/EUR = 13.203 EUR
= + 32,03%
- Posição longa de risco a tomar em 21/02/2008:
= 1 x 13.203 EUR x 5 = 66.015 EUR
= 180.960 EUR – 66.015 EUR = 114.945 EUR
- Cotação da trade efectuada em 21/02/2008:
= 1,4813 - 0,0005 = 1,4808
- Valor da trade efectuada em 21/02/2008:
= Venda de alívio de 114.945 EUR a 1,4808
- Indicador "Exposição Plus" no final do dia 26/02/2008: +2
- Cotação do EURUSD no final do dia 26/02/2008: 1,4971
- Valor da carteira no final do dia 26/02/2008:
(1,4971-1,4813) USD/EUR x 66.015 EUR – 0,0005 USD/EUR x 114.945 EUR
+ 19.557 USD =
= 1.043 USD - 57 USD + 19.557 USD = 20.543 USD
- Valor unitário de cada trade efectuada em 26/02/2008:
= 20.543 USD / 1,4971 USD/EUR = 13.722 EUR
= + 37,22%
- Posição longa de risco a tomar em 26/02/2008:
= 2 x 13.722 EUR x 5 = 137.220 EUR
= 137.220 EUR – 66.015 EUR = 71.205 EUR
- Cotação da trade efectuada em 26/02/2008:
= 1,4971 + 0,0005 = 1,4976
- Valor da trade efectuada em 26/02/2008:
= Compra de reforço de 71.205 EUR a 1,4976
Como podem constatar, a aplicação do conjunto "trading system + money management" resume-se a estas simples linhas, actuando sempre que o indicador de "Exposição Plus" se altere.
Agora só resta esperar...e ir gerindo o valor de risco da trade de acordo com a mesmas regras mecânicas do que foi executado ao longo das sessões deste ano de 2008.
Parece simples, não é? Mas o risco é tremendo, como poderão constatar daqui para a frente, apesar da rentabilidade desde o início do ano se cifrar provisoriamente, desde 31 de Dezembro de 2007 até à data da última trade registada, em pouco mais de 37% (em Euros).
Bom fim de semana e boas trades.
Cem
Vamos supor que tínhamos disponibilizado apenas um capital inicial de 10.000 Euros (aprox. 14.587 USD em finais de 2007) para especular no EURUSD.
Vejamos, os testes deste sistema de trading em particular, para um conjunto de mais de 50 activos pouco correlacionados, possuem uma taxa de sucesso de 56% e uma taxa profit / loss (relação entre a média de cada trade com resultado positivo com cada negócio médio negativo) de 2,37.
Aplicando a fórmula de Kelly, a percentagem óptima a aplicar seria de:
Optimal f = W - (1-W) / R
Optimal f = 0,56 - 0,44 / 2,37 = 0,37
No entanto, por questões de princípio devidas ao drawdown máximo admissível, o valor máximo de risco não deverá exceder os 20% nos activos que transacciono.
Sabendo-se que a 100% corresponderia um valor de risco de 100 x 10.000 EUR = 1.000.000 EUR no site onde se negoceia o EURUSD, os 20% significam que em produtos alavancados como o EuroDollar não devemos colocar em risco mais de 200.000 EUR em cada negócio.
Como o indicador em causa, chamado "Exposição Plus", pode possuir um valor máximo de 4 em termos absolutos, isto significa que o valor de risco de partida para cada unidade do indicador corresponderia a uma alavancagem de 5 vezes cada unidade do indicador:
200.000 EUR / 4 =
= 50.000 EUR / unidade de indicador ou 50.000 x 1,4587 USD = 72.935 USD / unidade de indicador.
Conforme podem apreciar no gráfico diário apresentado, temos as seguintes “milestones” em 2008:
- Valor inicial da carteira em Euros: 10.000 EUR
- Cotação de encerramento do EURUSD em 2007: 1,4587
- Valor inicial da carteira em USD: 10.000 x 1,4587 =
14.587 USD
- Indicador "Exposição Plus" em 31/12/2007: +1.
- Valor da trade de risco no arranque de 2008:
Posição comprada em = +1 x 10.000 EUR x 5 = 50.000 EUR
- Indicador "Exposição Plus" no final do dia 14/01/2008: +2
- Cotação do EURUSD no final do dia 14/01/2008: 1,4869
- Valor da carteira no final do dia 14/01/2008:
(1,4869-1,4587) USD/EUR x 50.000 EUR + 14.587 USD =
= 1.410 USD + 14.587 USD = 15.997 USD
- Valor unitário de cada trade efectuada em 14/01/2008:
= 15.997 USD / 1,4869 USD/EUR = 10.759 EUR
= + 7,59%
- Posição longa de risco a tomar em 14/01/2008:
= 2 x 10.759 EUR x 5 = 107.590 EUR
= 107.590 EUR – 50.000 EUR = 57.590 EUR
- Cotação da trade efectuada em 14/01/2008:
= 1,4869 + 0,0005 = 1,4874
- Valor da trade efectuada em 14/01/2008:
= Compra adicional de 57.590 EUR a 1,4874
- Indicador "Exposição Plus" no final do dia 16/01/2008: +1
- Cotação do EURUSD no final do dia 16/01/2008: 1,4651
- Valor da carteira no final do dia 16/01/2008:
(1,4651-1,4869) USD/EUR x 50.000 EUR + (1,4651-1,4874) USD/EUR x 57.590 EUR + 15.997 USD =
= -1.115 USD - 1.284 USD + 15.997 USD = 13.598 USD
- Valor unitário de cada trade efectuada em 16/01/2008:
= 13.598 USD / 1,4651 USD/EUR = 9.281 EUR
= - 7,19%
- Posição longa de risco a tomar em 16/01/2008:
= 1 x 9.281 EUR x 5 = 46.405 EUR
= 107.590 EUR – 46.405 EUR = 61.185 EUR
- Cotação da trade efectuada em 16/01/2008:
= 1,4651 - 0,0005 = 1,4646
- Valor da trade efectuada em 16/01/2008:
= Venda de alívio de 61.185 EUR a 1,4646
- Indicador "Exposição Plus" no final do dia 23/01/2008: +3
- Cotação do EURUSD no final do dia 23/01/2008: 1,4626
- Valor da carteira no final do dia 23/01/2008:
(1,4651-1,4626) USD/EUR x 46.405 EUR – 0,0005 USD/EUR x 61.185 EUR
+ 13.598 USD =
= -116 USD - 31 USD + 13.598 USD = 13.451 USD
- Valor unitário de cada trade efectuada em 23/01/2008:
= 13.451 USD / 1,4626 USD/EUR = 9.197 EUR
= - 8,03%
- Posição longa de risco a tomar em 23/01/2008:
= 3 x 9.197 EUR x 5 = 137.955 EUR
= 137.955 EUR – 46.405 EUR = 91.550 EUR
- Cotação da trade efectuada em 23/01/2008:
= 1,4626 + 0,0005 = 1,4631
- Valor da trade efectuada em 23/01/2008:
= Compra de reforço de 91.550 EUR a 1,4631
- Indicador "Exposição Plus" no final do dia 30/01/2008: +1
- Cotação do EURUSD no final do dia 30/01/2008: 1,4857
- Valor da carteira no final do dia 30/01/2008:
(1,4857-1,4626) USD/EUR x 91.550 EUR – 0,0005 USD/EUR x 91.550 EUR
+ 13.451 USD =
= 2.115 USD - 46 USD + 13.451 USD = 15.520 USD
- Valor unitário de cada trade efectuada em 30/01/2008:
= 15.520 USD / 1,4857 USD/EUR = 10.446 EUR
= + 4,46%
- Posição longa de risco a tomar em 30/01/2008:
= 1 x 10.446 EUR x 5 = 52.230 EUR
= 137.955 EUR – 52.230 EUR = 85.725 EUR
- Cotação da trade efectuada em 30/01/2008:
= 1,4857 - 0,0005 = 1,4852
- Valor da trade efectuada em 30/01/2008:
= Venda de alívio de 85.725 EUR a 1,4852
- Indicador "Exposição Plus" no final do dia 7/02/2008: +4
- Cotação do EURUSD no final do dia 7/02/2008: 1,4485
- Valor da carteira no final do dia 7/02/2008:
(1,4485-1,4857) USD/EUR x 52.230 EUR – 0,0005 USD/EUR x 52.230 EUR
+ 15.520 USD =
= -1.943 USD - 26 USD + 15.520 USD = 13.551 USD
- Valor unitário de cada trade efectuada em 7/02/2008:
= 13.551 USD / 1,4485 USD/EUR = 9.355 EUR
= - 6,45%
- Posição longa de risco a tomar em 7/02/2008:
= 4 x 9.355 EUR x 5 = 187.100 EUR
= 187.100 EUR – 52.230 EUR = 134.870 EUR
- Cotação da trade efectuada em 7/02/2008:
= 1,4485 + 0,0005 = 1,4490
- Valor da trade efectuada em 7/02/2008:
= Compra de reforço de 134.870 EUR a 1,4490
- Indicador "Exposição Plus" no final do dia 20/02/2008: +3
- Cotação do EURUSD no final do dia 20/02/2008: 1,4713
- Valor da carteira no final do dia 20/02/2008:
(1,4713-1,4485) USD/EUR x 187.100 EUR – 0,0005 USD/EUR x 134.870 EUR
+ 13.551 USD =
= 4.266 USD - 67 USD + 13.551 USD = 17.750 USD
- Valor unitário de cada trade efectuada em 20/02/2008:
= 17.750 USD / 1,4713 USD/EUR = 12.064 EUR
= + 20,64%
- Posição longa de risco a tomar em 20/02/2008:
= 3 x 12.064 EUR x 5 = 180.960 EUR
= 187.100 EUR – 180.960 EUR = 6.140 EUR
- Cotação da trade efectuada em 20/02/2008:
= 1,4713 - 0,0005 = 1,4708
- Valor da trade efectuada em 20/02/2008:
= Venda de alívio de 6.140 EUR a 1,4708
- Indicador "Exposição Plus" no final do dia 21/02/2008: +1
- Cotação do EURUSD no final do dia 21/02/2008: 1,4813
- Valor da carteira no final do dia 21/02/2008:
(1,4813-1,4713) USD/EUR x 180.960 EUR – 0,0005 USD/EUR x 6.140 EUR
+ 17.750 USD =
= 1.810 USD - 3 USD + 17.750 USD = 19.557 USD
- Valor unitário de cada trade efectuada em 21/02/2008:
= 19.557 USD / 1,4813 USD/EUR = 13.203 EUR
= + 32,03%
- Posição longa de risco a tomar em 21/02/2008:
= 1 x 13.203 EUR x 5 = 66.015 EUR
= 180.960 EUR – 66.015 EUR = 114.945 EUR
- Cotação da trade efectuada em 21/02/2008:
= 1,4813 - 0,0005 = 1,4808
- Valor da trade efectuada em 21/02/2008:
= Venda de alívio de 114.945 EUR a 1,4808
- Indicador "Exposição Plus" no final do dia 26/02/2008: +2
- Cotação do EURUSD no final do dia 26/02/2008: 1,4971
- Valor da carteira no final do dia 26/02/2008:
(1,4971-1,4813) USD/EUR x 66.015 EUR – 0,0005 USD/EUR x 114.945 EUR
+ 19.557 USD =
= 1.043 USD - 57 USD + 19.557 USD = 20.543 USD
- Valor unitário de cada trade efectuada em 26/02/2008:
= 20.543 USD / 1,4971 USD/EUR = 13.722 EUR
= + 37,22%
- Posição longa de risco a tomar em 26/02/2008:
= 2 x 13.722 EUR x 5 = 137.220 EUR
= 137.220 EUR – 66.015 EUR = 71.205 EUR
- Cotação da trade efectuada em 26/02/2008:
= 1,4971 + 0,0005 = 1,4976
- Valor da trade efectuada em 26/02/2008:
= Compra de reforço de 71.205 EUR a 1,4976
Como podem constatar, a aplicação do conjunto "trading system + money management" resume-se a estas simples linhas, actuando sempre que o indicador de "Exposição Plus" se altere.
Agora só resta esperar...e ir gerindo o valor de risco da trade de acordo com a mesmas regras mecânicas do que foi executado ao longo das sessões deste ano de 2008.
Parece simples, não é? Mas o risco é tremendo, como poderão constatar daqui para a frente, apesar da rentabilidade desde o início do ano se cifrar provisoriamente, desde 31 de Dezembro de 2007 até à data da última trade registada, em pouco mais de 37% (em Euros).
Bom fim de semana e boas trades.
Cem
- Anexos
-
- EURUSD Day 20080308.png (17.82 KiB) Visualizado 2562 vezes
Editado pela última vez por Cem pt em 27/4/2008 22:45, num total de 3 vezes.
Re: Re
Cem pt Escreveu:As acções para mim já eram, este ano não toquei em absolutamente nenhuma, pudera, com a AT a prever quedas e com trends claramente descendentes, só com muita fé o pessoal que quer comprar conseguirá tipo lotaria acertar numa ou noutra acção do PSI 20, enquanto estiver tudo demasiado cinzento vale mais a pena aguardar uns bons meses (ou anos, sabe-se lá!) neste campo das acções.
Abraço amigo,
Cem
Dito por tão "douta" pessoa é mesmo para acreditar e...valer.O Ulisses já o vinha a referir, mas assim fica com uma espécie de certificação.
Um abraço e é pena não o ver mais por cá.
- Registado: 23/1/2006 23:54
Re
Oi, amigo Ulisses!
Thanks pelo conselho, já enviei um mail para o endereço indicado.
Com que então uma parceria?! Humm, ok, então é parceria, :-) ,cheira-me a grande negócio para os Administradores Caldeireiros. A Patarocas de certeza que já arranjou mordomo, ela que fazia tão bem os estrugidos!
Aliás uma parceria bem merecida, diga-se em abono da verdade. O forum era e é, pelos vistos, uma verdadeira avalanche de visitantes, só podia dar nisto. Pena não ter sido nos belos tempos das dot.com em que tudo era vendido por umas boas centenas de milhões de Euros!
Já vi entretanto que criaste aqui um programa radiofónico tipo "Quando o telefone toca" com acções a pedido, bela ideia, acompanhadas pelas Análises de qualidade a que sempre nos habituaste.
As acções para mim já eram, este ano não toquei em absolutamente nenhuma, pudera, com a AT a prever quedas e com trends claramente descendentes, só com muita fé o pessoal que quer comprar conseguirá tipo lotaria acertar numa ou noutra acção do PSI 20, enquanto estiver tudo demasiado cinzento vale mais a pena aguardar uns bons meses (ou anos, sabe-se lá!) neste campo das acções.
Abraço amigo,
Cem
Thanks pelo conselho, já enviei um mail para o endereço indicado.
Com que então uma parceria?! Humm, ok, então é parceria, :-) ,cheira-me a grande negócio para os Administradores Caldeireiros. A Patarocas de certeza que já arranjou mordomo, ela que fazia tão bem os estrugidos!
Aliás uma parceria bem merecida, diga-se em abono da verdade. O forum era e é, pelos vistos, uma verdadeira avalanche de visitantes, só podia dar nisto. Pena não ter sido nos belos tempos das dot.com em que tudo era vendido por umas boas centenas de milhões de Euros!
Já vi entretanto que criaste aqui um programa radiofónico tipo "Quando o telefone toca" com acções a pedido, bela ideia, acompanhadas pelas Análises de qualidade a que sempre nos habituaste.
As acções para mim já eram, este ano não toquei em absolutamente nenhuma, pudera, com a AT a prever quedas e com trends claramente descendentes, só com muita fé o pessoal que quer comprar conseguirá tipo lotaria acertar numa ou noutra acção do PSI 20, enquanto estiver tudo demasiado cinzento vale mais a pena aguardar uns bons meses (ou anos, sabe-se lá!) neste campo das acções.
Abraço amigo,
Cem
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot] e 74 visitantes