BCP: Aumento de Capital
Boas não percebi as contas. as contas não tem que enganar.
cenário é este:
Tenho 7189 acções bcp
Logo 7189 x0,2999964435 =2 156 acções ao preço de 1,20
Ou seja, para ir ao aumento de capital tenho que gastar 2588 euros
Supondo, que quando fossem admitidas a cotação valessem 1,92 ganharia 1,92 – 1,20 = 0,72 x 7189 = 5176
Mas como gastei 2588 para ir ao aumento de capital o “lucro” seria 5176 – 2588 = 2558
Agora se vender os direitos a 0,27 “encaixaria” 7189 x 0,27 = 1941
Ou seja, os tais 2588 euros que terei de gastar para ir ao ac têm um potencial de 31,78%
Não se pode fazer assim as contas já que o valor das accções que tem em carteira ficaram com o valor diluido não podemos assumir a diferença de 1.20 para 1.92 com lucro.
cenário é este:
Tenho 7189 acções bcp
Supondo, que quando fossem admitidas a cotação valessem 1,92 ganharia 1,92 – 1,20 = 0,72 x 7189 = 5176
Mas como gastei 2588 para ir ao aumento de capital o “lucro” seria 5176 – 2588 = 2558
Ou seja, os tais 2588 euros que terei de gastar para ir ao ac têm um potencial de 31,78%
Não se pode fazer assim as contas já que o valor das accções que tem em carteira ficaram com o valor diluido não podemos assumir a diferença de 1.20 para 1.92 com lucro.
Grão a grão chegaremos ao milhão?
O cenário é este:
Tenho 7189 acções bcp
Ou seja, os tais 2588 euros que terei de gastar para ir ao ac têm um potencial de 31,78% ?
(números arredondados)
Tenho 7189 acções bcp
Ou seja, os tais 2588 euros que terei de gastar para ir ao ac têm um potencial de 31,78% ?
(números arredondados)
- Registado: 3/4/2008 11:50
Patacas, a primeira ideia não faz sentido. Porque acabas por perderes algumas comissões (e outros pozinhos) pelo caminho.
Uma coisa é perguntares se deves vender os direitos ou ires ao aumento de capital. É a pergunta do momento. Agora venderes os direitos para comprares as mesmas acções não faz sentido.
Um abraço,
Ulisses
Uma coisa é perguntares se deves vender os direitos ou ires ao aumento de capital. É a pergunta do momento. Agora venderes os direitos para comprares as mesmas acções não faz sentido.
Um abraço,
Ulisses
Patacas, penso que para diminuir o preço medio da carteira, poderá ser melhor guardar os direitos e ir ao aumento de capital, eu vou partir o porquinho, juntar todas as moedinhas, pois acredito nesta gerência.
Vender os direitos para comprar as acções, não estarias a perder pelo menos esses 20% que eles oferecem? já viste quantas sessões terão que passar para valorizar 20%?!
Fica bem. EU VOU!!
Vender os direitos para comprar as acções, não estarias a perder pelo menos esses 20% que eles oferecem? já viste quantas sessões terão que passar para valorizar 20%?!
Fica bem. EU VOU!!
Como diz o cego, a ver vamos...
Olá Garfield, o que parece mais provavel é que haja uma pressão vendedora durante a negociação dos direitos mas parece-me dificil estabelecer targets, acho que o melhor é esperar para ver!!
Também estou curioso em relação ao que acontecerá amanhã e nos dias em que as acções negociarão destacadas dos direitos sem que estes estenal ainda a ser negociados...
um abraço
Também estou curioso em relação ao que acontecerá amanhã e nos dias em que as acções negociarão destacadas dos direitos sem que estes estenal ainda a ser negociados...
um abraço
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
na realidade como nao se podem comprar 3,3 direitos para poder subscrever 1 acção temos de comprar 4 no minimo.
entao 4x0,21€ = 0,84€ + 1,20€ = 2,0400€ ( 1 acção )
mas como isto não é praticavel iremos comprar no minimo 100 acções entao teremos :
330*0,21€ = 69,3€ + ( 1,20€ * 100 ) = 189,30€ / 100 = 1,8950€ ( 100 acções )
mas o que realmente interessa é avaliar até onde irá a pressão vendedora tanto de direitos como de acções "velhas".
imagino que poderá realizar um novo teste à zona dos 1,75€. qual é a vossa opiniao?
entao 4x0,21€ = 0,84€ + 1,20€ = 2,0400€ ( 1 acção )
mas como isto não é praticavel iremos comprar no minimo 100 acções entao teremos :
330*0,21€ = 69,3€ + ( 1,20€ * 100 ) = 189,30€ / 100 = 1,8950€ ( 100 acções )
mas o que realmente interessa é avaliar até onde irá a pressão vendedora tanto de direitos como de acções "velhas".
imagino que poderá realizar um novo teste à zona dos 1,75€. qual é a vossa opiniao?
AikyFriu Escreveu:Já alguém reparou que na 2ªfeiras as velhas acções valem 1,91€. As velhas acções custarão (ao valor actual) 1,20+3x0,21 = 1,83 €.
Claro que é preferivel omprar direitos a comprar acções, mas... vander direitos é perder dinheiro. Quem não quizesse comprar novas acções vendeu na sexta a perder menos dinheiro do que vendendo os direitos e ficando (ou vendendo) as acções.
Estarei errado no meu raciocinio?
Um abraço
Estás errado, mesmo.
O ponderador não é 3, mas sim 10/3
P.
- Registado: 10/11/2006 16:05
Já alguém reparou que na 2ªfeiras as velhas acções valem 1,91€. As velhas acções custarão (ao valor actual) 1,20+3x0,21 = 1,83 €.
Claro que é preferivel omprar direitos a comprar acções, mas... vander direitos é perder dinheiro. Quem não quizesse comprar novas acções vendeu na sexta a perder menos dinheiro do que vendendo os direitos e ficando (ou vendendo) as acções.
Um abraço
Um abraço
A conclusão, pelo que leio, é que se partirmos do princípio que a valorização do BCP nas últimas semanas se deveu exclusivamente ao aumento de capital as pessoas que foram comprar acções à ganância, achando que ganhavam com isso, compraram acções com uma valorização injustificada. Como as acções estão baratas não faz grande diferença mas se estivessem já sobrevalorizadas corriam sérios riscos.
Faz-me lembrar o ensinamento de Jesus de que o caminho dififil leva ao Céu e o fácil ao Inferno. Se bem que o caminho complicado leva ao Inferno e o simples ao Céu.
Faz-me lembrar o ensinamento de Jesus de que o caminho dififil leva ao Céu e o fácil ao Inferno. Se bem que o caminho complicado leva ao Inferno e o simples ao Céu.
"There are three faithful friends - an old wife, an old dog, and ready money." - Benjamin Franklin
- Registado: 16/6/2007 12:05
Re: Warrants
jarc Escreveu:Garfield, reparo que continuas com uma visão romântica dos warrants. Repara que há muitas palavras que rimam: volatilidade, paridade, elasticidade. Rimam entre si, mas fazem muito pouco para rimar para o lado de quem lá mete a cabeça. Pensa nisso que já é tempo.
Nao entendi essa associação poética!?

Warrants
Garfield, reparo que continuas com uma visão romântica dos warrants. Repara que há muitas palavras que rimam: volatilidade, paridade, elasticidade. Rimam entre si, mas fazem muito pouco para rimar para o lado de quem lá mete a cabeça. Pensa nisso que já é tempo.
O ajustamento a que fazem referencia aconteceu em moldes identicos no spin-of da PT multimédia.
O valor dos warrents ajustaram à perda de valor da PT.
Parece-me que identica situação vai acontece com o BCP, na verdade não existe uma perda de valor, vai existir um maior número de titulos pelo que o valor unitário diminuirá.
A questão que se pode por nas próximas semanas é se as acções "velhas" não perderão protagonismo em detrimento dos direitos, ao se direcionar o interesse para os últimos poderá haver investidores a desfazerem-se de posições afim de comprar acções "novas" a um valor mais baixo.
Parece-me que o titulo vai desvalorizar / ajustar quase de forma a anular o prémio inerente a esta operação.
Para quem está dentro seria bom que em vez de as acções "novas" (para além dos direitos necessários) terem um valor de 1,20 €, tivessem os no início falados 1,50 €, provavelmente, e segundo esta minha teoria (que vale o que vale), não viesse a ajustar tanto para os valores esperados.
Esta é a minha convicção e por causa dela tenho put´s.
Cumprimentos
PS - Editei esta mensagem porque haviam partes que depois de relidas estavam confusas! Sorry!!!
O valor dos warrents ajustaram à perda de valor da PT.
Parece-me que identica situação vai acontece com o BCP, na verdade não existe uma perda de valor, vai existir um maior número de titulos pelo que o valor unitário diminuirá.
A questão que se pode por nas próximas semanas é se as acções "velhas" não perderão protagonismo em detrimento dos direitos, ao se direcionar o interesse para os últimos poderá haver investidores a desfazerem-se de posições afim de comprar acções "novas" a um valor mais baixo.
Parece-me que o titulo vai desvalorizar / ajustar quase de forma a anular o prémio inerente a esta operação.
Para quem está dentro seria bom que em vez de as acções "novas" (para além dos direitos necessários) terem um valor de 1,20 €, tivessem os no início falados 1,50 €, provavelmente, e segundo esta minha teoria (que vale o que vale), não viesse a ajustar tanto para os valores esperados.
Esta é a minha convicção e por causa dela tenho put´s.
Cumprimentos
PS - Editei esta mensagem porque haviam partes que depois de relidas estavam confusas! Sorry!!!

Editado pela última vez por GodsDead_JNEG em 5/4/2008 17:38, num total de 1 vez.
V. eu concordo com os teus cálculos, estão correctos.
Eu referi os 10%. (Numero redondo, pois não queria complicar.)
Em resumo o strike desce 10,01%, mas a paridade sobe por compensação 11,11%.
(quando algo desce 10%, tem de ganhar 11,11% para voltar ao valor inicial)
O importante é perceber que ninguém ganhará ou perderá com isso!
Eu referi os 10%. (Numero redondo, pois não queria complicar.)
Em resumo o strike desce 10,01%, mas a paridade sobe por compensação 11,11%.
(quando algo desce 10%, tem de ganhar 11,11% para voltar ao valor inicial)
O importante é perceber que ninguém ganhará ou perderá com isso!
Patego Escreveu:Certamente será feito o acerto e nem os put´s ganharão, nem os call´s perderão.
Será um movimento neutro.
´´O preço teórico da próxima sessão é de 1,91 euros, 10% abaixo do fecho de hoje.´´ JN
Assim, tal V. disse, o rácio e o strike serão ajustadas em 10% e tudo ficará igual.
Certo que nem os put's e nem os call's ganharao ou perderao. Também considero que é necessario ajustar a paridade e o strike price, mas o ajuste nao é feito em 10%, mas sim com a formula (aproximada) que deixei acima. Ou seja, nao me parece que seja tao linear como ajustar 10%. Nem os ex-rights sao assim lineares, 10% é o valor que resulta da nao uma referência.
Garfield Escreveu:nunofaustino Escreveu:eu tenho a mesma questão que o Ultras...
como é que os W são ajustados relativamente a este AC?
Em específico estou interessado em saber como se processa este ajuste neste W - BCP Put 06/08 CBK 2.5
Um abr
Nuno
Apos consulta ao site do Commerzbank constata-se que não será realizado nenhum tipo de ajuste.
Ou seja na 2ª feira esse warrant valoriza quase 50% dos 0,44€ para os 0,65€!
Sera que era a isto que se referia Jesus quando falava da multiplicação dos paes?
Para esse Warrant em particular
Para acertar a paridade:
Pa/(Pa-Ptd)=Paridade
em que:
Pa= Preço da acção ainda com direitos
Ptd= Preço teórico dos direitos
Temos então:
2.12/(2.12-0.212288)=1.111624
Para acertar o strike price:
Sp*(Pa-Ptd)/Pa=Spa
em que:
Sp= Strike Price
Spa= Strike Price ajustado
então temos:
2.50*(2.12-0.212288)/2.12=2.24966
VERIFICANDO VALORES
Projecção para segunda-feira considerando o ajustamento do strike price e na paridade.
Isto dá um preço do warrant de 0.434, considerando:
Put
Europeu
Preço exercício 2.24966
Preço do activo subjacente 1.91
Data da maturidade 20-06-2008
Juro 4%
Paridade 1.111279
Volatilidade 49.75%
Projecção do valor de hoje, considerando o valor de strike price e de paridade original.
Se consideramos o strike actual de 2.50€ e o preço do activo subjacente de 2.12 e a paridade 1 o preço do warrant hoje é 0.436.
Isto é a minha teoria e a formula vale por isso o que vale, mas uma coisa tenho a certeza, se o CB não fizer o ajustamento à paridade e ao strike price, vai ter problemas porque isso é defraudar os investidores e atentar contra as regras do mercado.
Garfield Escreveu:nunofaustino Escreveu:eu tenho a mesma questão que o Ultras...
Em específico estou interessado em saber como se processa este ajuste neste W - BCP Put 06/08 CBK 2.5
Um abr
Nuno
Apos consulta ao site do Commerzbank constata-se que não será realizado nenhum tipo de ajuste.
Sera que era a isto que se referia Jesus quando falava da multiplicação dos paes?
Quer dizer que quem tenha um Put, ganha uma pipa de massa?
Vocês acreditam em “free lunch”, pois eu não.
Supor que o Strike Price e a paridade não vão ser mexidas, dava para mover uma acção contra o Commerzbank e que era ganha nas calmas, pois o warrant não pode perder “qualidade” dos direitos que conferia a quando a aquisição.
Se o commerzbank não alterar o
strike price e nem a paridade, por favor enviem-me uma Mensagem Privada aqui, pois teria muito gosto em tratar pessoalmente desse assunto. Apesar de odiar warrants.
Garfield Escreveu:Ja vi por aqui referido que quando os emissores de warrants realizam as emissoes sem prever dividendos antes da hora ou neste caso um aumento de capital nao previsto aquando da emissao que podem oferecer situações interessantes na sua negociacao.
É assim? Ou tambem há algum tipo de ajuste automatico? Qual a regra para sabermos se os market makers nao nos estao a "vigarizar"?
Thanks
Isto esta a ser discutido largamente noutro forúm de bolsa. Mas para já só teorias.
O mais correcto, na minha opinião, é que no caso de um aumento de capital com premio de subscrição é necessário aumentar a paridade e diminuir o strike price.
A ideia parte do principio de que o warrant dá direito efectivo a subscrever N acções, logo, temos de pensar no ajuste na óptica de que o detentor de warrants não pode perder direitos (quantitativos ou qualitativos) que estes lhe oferecem. Ou seja, não pode haver perda de qualidade dos warrants.
Assim, o warrant tem de permitir subscrever a mesma proporção de capital em acções referente às acções que os warrants correspondem, isso só pode ser feito aumentando a paridade.
Do mesmo modo e sobre o mesmo principio, o detentor de warrants tem tambem de ter o mesmo direito ao detentor de acções a subscrever as novas acçoes com premio (quando exista desconto), pelo que o strike price tem forçosamente de ser ajustado.
Portanto, no caso dos warrants, no dia de ex-direitos, a paridade aumenta, de forma a dar mais acções aos detentores de warrants, e o strike price diminui, pois o preço de exercício dos direitos é também menor.
Eu tenho esta convicção de que esta é a forma justa. Pelo que a formula que proponho para o calculo da paridade e do strike price em caso de ex-direitos (o que permite o calculo do valor do warrant no futuro), é a seguinte:
Para acertar a paridade:
Pa/(Pa-Ptd)=Paridade
em que:
Pa=Preço da acção ainda com direitos
Para acertar o strike price:
Sp*(Pa-Ptd)/Pa=Spa
em que:
Sp= Strike Price
Ptd=Preço teórico dos direitos
Spa= Strike Price ajustado
Nota: Esta fórmula é simplificada mas quanto a mim suficiente. Não foi exaustivamente testada, pelo que pode ter erros. Mas o principio é este, na minha opinião.
Editado pela última vez por V. em 5/4/2008 0:59, num total de 2 vezes.
nunofaustino Escreveu:eu tenho a mesma questão que o Ultras...
Um abr
Nuno
Ja vi por aqui referido que quando os emissores de warrants realizam as emissoes sem prever dividendos antes da hora ou neste caso um aumento de capital nao previsto aquando da emissao que podem oferecer situações interessantes na sua negociacao.
É assim? Ou tambem há algum tipo de ajuste automatico? Qual a regra para sabermos se os market makers nao nos estao a "vigarizar"?
Thanks
Thanks
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: 2Short4Profit, Ferreiratrade e 165 visitantes