Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Portucel - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por ACN1 » 2/4/2008 16:48

Eu não teria dito melhor, hoje não, amanha é o ultimo dia.
O dividendo deste ano terá sido os tais 0,13 mas ja pagou uma parte o ano passado a titulo exepcional e de dividendo antecipado pois assim apenas foram tributados em 10% coisa que já não acontece nestes pois serão tributados em 20%.

Agora o que não percebo é porque é que com os mercados todos a subir e bem a Portucel desce e nem sequer entrou em ex-payment day.
A incerteza é uma das virtudes da vida.

Registado: 28/2/2008 20:00

por AFACTURAR » 2/4/2008 16:48

rate Escreveu:creio que sim e acho que vale 13 centimos/unid, certo?
será de esperar uma queda desse valor amanhã ?
se tiver as acções hoje de manhã e vender ao final do dia de hoje, ainda temos direito ao dividendo?

Não são 13, são 3 centimos.
Se vender hoje as acções já não tem direiro ao dividendo, se vender amanhã, nem que seja na abertura. aí sim tem direito.

Registado: 29/11/2007 2:04

PORTUCEL Pagamento de dividendos

por J.f.vieira » 2/4/2008 14:42

Emitente: PORTUCEL EMPRE (PT)
Operação de Capital: Pagamento de dividendos
Data de Pagamento: 2008-04-08
Negociação sem Dividendo (ex-dividend): 2008-04-03
Moeda de Referência: EUR
Dividendo Líquido: .028
Dividendo Bruto: .035

Registado: 29/11/2007 3:59

por Resina » 2/4/2008 14:25

rate Escreveu:creio que sim e acho que vale 13 centimos/unid, certo?
se tiver as acções hoje de manhã e vender ao final do dia de hoje, ainda temos direito ao dividendo?

Não sei se é tanto, penso que uma parte do dividendo já foi paga...
Abraço
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!

Registado: 9/11/2005 17:56

por rate » 2/4/2008 14:23

creio que sim e acho que vale 13 centimos/unid, certo?

Registado: 8/12/2007 12:39

por Resina » 2/4/2008 14:19

Hoje é o ultimo dia para ter direito aos dividendos, correcto?
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!

Registado: 9/11/2005 17:56

por rjtr79 » 31/3/2008 17:57

Muito bem no fecho a PTI.
Aguentou-se finalmente acima dos 2,22. Se nada de extraordinário ocorrer, pelo menos até ao dia 08, veremos uma continua recuperação deste título tão desvalorizado.
Embora apenas esteja a 2,23 o melhor foi não ter registado uma correcção, apesar dos ganhos consecutivos das ultimas sessões.
Julgo que a questão do volume, é no entanto um factor a ter em conta, pois tem sido inferior à média registada nas ultimas 20 sessões.
Continua dentro e longo, por isso, confiante nos fundamentais que são para mim mais importantes que questões técnicas de momentos.

BN e abraços a todos

Registado: 29/11/2007 12:40

por TP1 » 31/3/2008 17:22

Obrigado Enslaved :)

Registado: 30/11/2007 21:13

por Enslaved » 31/3/2008 17:17

TP1 Escreveu:Muito bom fecho, cerca de 500 mil no leilão final. Há algum gráfico please?

Estás com sorte porque estava mesmo a fazer um gráfico dela :wink:.

Pode-se ver que parece estar a dar indicações que o fundo poderá ter sido já atingido. A MM50 e 20 já estão a ficar com direcção positiva e a LTd já foi à algum tempo quebrada. Para se confirmar o novo ciclo bull seria interessante a portucel testar novamente a LTd ou então as MM's com sucesso. Aí é que poderá ser um bom ponto de entrada. Por outro lado fechou numa zona de forte resistência e após tantas sessões positivas poderá estar para breve esta correcção técnica.
Anexos
portucel.JPG
portucel.JPG (57.84 KiB) Visualizado 5716 vezes

Registado: 28/2/2007 18:24

por TP1 » 31/3/2008 17:08

Muito bom fecho, cerca de 500 mil no leilão final. Há algum gráfico please?

por AFACTURAR » 31/3/2008 13:38

Já na sexta aconteceu o mesmo e no fim recuperou e com maioria do volume feito nos ultimos 20 ou 30 minutos, hoje está muito parecido, estou a achar estranho estes ligeiros recuos com tão pouco volume, ou é impressão minha ou está pessoal a reforçar e a provocar isto, o que pode ser muito bom sinal... :?: :? :wink:

por marath » 28/3/2008 0:25

O gráfico por enquanto não me diz nada. Vamos ver se confirma nas proximas sessões e amanhã será um bom teste dado o fecho do S&P.

No entanto os fundamentais para mim continuam intactos desde há muito tempo. Como ja referi no forum algumas vezes estou longo na PTI. Assim os Américas se endireitem e este titulo por certo atingirá ainda este ano valores bem mais aproximados do potencial da empresa.

Razões que me levam a afimar o que digo são os racios financeiros e contabilisticos já conhecidos de todos e que não vou repetir.

Registado: 22/9/2007 13:24

por AFACTURAR » 27/3/2008 23:39

EMPRESAS Publicado 27 Março 2008 12:06
Subida de preços da pasta de papel deverá superar desvalorização do dólar
O aumento nos preços da pasta de papel de eucalipto (BEKP) deverá ter um impacto positivo para as empresas portuguesas do sector, ajudando a superar a actual desvalorização do dólar, consideram os analistas do BPI.

--------------------------------------------------------------------------------

Raquel Godinho
rgodinho@mediafin.pt

O aumento nos preços da pasta de papel de eucalipto (BEKP) deverá ter um impacto positivo para as empresas portuguesas do sector, ajudando a superar a actual desvalorização do dólar, consideram os analistas do BPI.

Contudo, os mesmos responsáveis frisam que os preços desta pasta em euros estão estáveis, pelo que os produtores não beneficiaram da última subida em dólares registada em Fevereiro.

Esta semana, a Votorantim Celulose e Papel (VCP), um dos maiores "players" mundiais do sector da pasta e papel, anunciou que vai aumentar o preço da pasta de papel em 40 dólares por tonelada na América do Norte e na Europa, para os 865 dólares e 840 dólares por tonelada, respectivamente. Já na Ásia o incremento será de 30 dólares por tonelada para os 780 dólares. Estes preços serão válidos a partir da próxima terça-feira.

No seguimento deste anúncio, a Altri também revelou os seus planos de acompanhar este aumento.

Também a Rottneros irá seguir esta decisão ao elevar os preços para todos os tipos de pasta em 40 dólares por tonelada, a partir do mesmo dia.

Analisando as empresas Portucel, Semapa, Ence e Altri, a equipa de "research"do BPI considera que estes anúncios terão um "impacto positivo se a subida de preços se consumar pois deverá superar a actual desvalorização do dólar".

Os mesmos responsáveis relembram que os preços da pasta BEKP cresceram em 20 dólares por tonelada em Fevereiro, enquanto que, neste momento, os preços em euros estão relativamente ‘flat’, o que indica que os produtores não têm beneficiado do último aumento.

"Uma nova subida de preços seria uma boa notícia ao provar que os produtores de BEKP parecem dispostos a aumentar os preços para estimular a rentabilidade e que os fundamentais do mercado da pasta BEKP permanecem fortes", acrescentam os analistas.

Estes acreditam que o desempenho da Altri e Portucel nestes segmento, em 2008, será mais forte do que inicialmente esperavam, devido à forte probabilidade de que os preços em euros se mantenham ‘flat’ durante o ano, sendo que estes responsáveis esperavam uma descida homóloga de 2,8%.

A VCP revelou recentemente um "outlook" onde frisava que as actuais condições de mercado positivas deverão manter-se em 2008 e que a média de preços da pasta BEKP deve subir 10% face ao período homólogo, o que compara com a sua anterior estimativa de um crescimento de 5%.

As acções da Portucel [Cot] subiam 1,38% para os 2,20 euros, da Altri [ALTRI ] desciam 0,34% para os 4,45 euros e da Semapa [Cot] somavam 1,60% para os 8,27 euros.

Jornal de Negócios

por artista_ » 27/3/2008 18:28

A Portucel está a quebrar a tendência de queda... mais do que as subidas dos últimos dias parece-me importante o comportamento nos últimos dois meses, depois de atingidos os mínimos!!!

Não me parece que seja apenas uma eventual corrida a dividendos que explique as subidas, estamos a falar no pequena parte do dividendo, em termos líquidos são menos de 3 cêntimos por acção!

Bons negócios
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por AFACTURAR » 27/3/2008 18:13

Não acho que o volume tenha vindo a ser fraco, ainda hoje foi de 1.894.628 e nos outros dias, por norma, tem sido de 800.000 ou 900.000 para cima, não acho assim tão fraco, nem tão pouco acho que os dividendos estejam a ser os principais responsaveis, pq se nos 1ºs intercalados não houve a corrido por causa de +- 7 centimos agora tb não hà por 3 cent., continuo a dizer que acredito mto neste papel, veremos..., ainda por cima fechou hoje, mais uma vez, no máximo do dia...

Re: Gráfico

por filipe1970 » 27/3/2008 14:13

luis.gomes Escreveu:as recentes subidas têm sido feitas com volume relativamente fraco o que poderá indicar novas quedas para breve.

Com os dividendos em vista, temos a corrida habitual aos dividendos (é o que está a acontecer actualmente) pelo que dúvido...

Registado: 29/2/2008 16:48

Gráfico

por luis.gomes » 27/3/2008 14:08

Boas,

Deixo o gráfico actualizado onde se nota a quebra da LTd que vinha a seguir desde Julho, no entanto a alteração da tendência ainda não foi confirmada.

Do meu ponto de vista a próxima resistênca é já nos 2.26, e as recentes subidas têm sido feitas com volume relativamente fraco o que poderá indicar novas quedas para breve.

Qual é a vossa opinião?

LG
Anexos
portucel (Medium).png
portucel (Medium).png (146.82 KiB) Visualizado 6809 vezes
Software em Excel para Gestão de Carteira de Activos - Carteira Gest

Blog de Investimentos:Carteira 100 Notas
Blog sobre Informática:Bytes & Bitaites

Registado: 4/1/2005 2:03

por jjoliveiramath » 27/3/2008 2:31

Tens sim senhor.

Para se ter direito ao dividendo é necessário e suficiente ter acções após o fecho do dia anterior à data de ex-dividendos. Podes vender na abertura da data de ex-dividendos que não perdes o direito a eles.

um abraço

Registado: 29/11/2007 4:14

Informação

por NunoMartins26 » 27/3/2008 2:10

Gostava de saber se comprar acções da portucel antes da data do ex. dividendo e depois vender antes da data do pagamento será q tenho direito á mesma ao dividendo???

Registado: 6/1/2008 14:22

por TP1 » 26/3/2008 14:14

Portucel estuda construir fábrica em Moçambique
Queiroz Pereira pondera alternativa para investir mil milhões em fábrica de pasta de papel se o Governo não der condições em Portugal.

Moçambique é, neste momento, um forte candidato ao investimento de mil milhões de euros que a Portucel prevê efectuar na construção de uma nova fábrica de pasta de papel, constituindo-se como uma alternativa a Portugal e até ao Uruguai. A localização geográfica e a elevada produtividade das florestas de eucalipto justificam a atractividade do país. E a Portucel, que nunca descartou a hipótese de desenvolver este projecto em África, estuda com interesse a viabilidade da instalação da fábrica no mercado moçambicano.

“Moçambique pode bem ser uma alternativa ao Uruguai [no investimento previsto pela Portucel], já que este país tem condições para ser um dos mercados mais competitivos do mundo na indústria da celulose”, defendeu ontem em Maputo Basílio Horta, o presidente da AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal). Durante o Observatório do Diário Económico, que ontem decorreu na capital moçambicana, este responsável sublinhou, aliás, que, por tudo isso, é natural que a Portucel, controlada pelo grupo de Pedro Queiroz Pereira, já esteja a estudar um investimento em Moçambique. O DE tentou ontem contactar a empresa portuguesa, o que se revelou impossível até ao fecho da edição. Ainda assim, outras fontes dão como certa a existência de contactos entre a Portucel e entidades moçambicanas. Abdul Magid Osman, antigo ministro das Finanças moçambicano e ex-presidente do BCI Fomento, que também participou no Observatório do Diário Económico subordinado ao tema “Investimentos e Relações Comerciais entre Portugal e Moçambique”, também confirmou ter conhecimento do interesse da Portucel.

Quando no início de Março, a Portucel assentou, numa cerimónia que contou com a presença do primeiro-ministro José Sócrates, a primeira pedra da nova fábrica de papel, em Setúbal, Queiroz Pereira frisou que admitia construir uma nova unidade de produção em Portugal, desde que fossem tomadas as medidas que assegurassem em território nacional a existência de eucalipto suficiente para sustentar o investimento. Na altura, o empresário explicou que não seria necessária mais área de floresta, mas antes uma adequação das práticas de florestação que potenciassem a produtividade dos terrenos.

A existência destas condições no Uruguai, bem como a oferta de um quadro fiscal favorável justificaram, até agora, alguma preferência da Portucel por este país da América do Sul. No entanto, ainda não foi tomada qualquer decisão, não tendo sequer sido eliminadas as possibilidades de Angola, Moçambique ou Brasil.

Jorge Armindo, que foi presidente da Portucel até à sua privatização, é outro dos que partilha do entusiasmo por Moçambique, sublinhando que os principais grupos mundiais do sector da pasta e do papel, nomeadamente os brasileiros e os nórdicos já começaram a olhar para este mercado numa perspectiva agro-industrial. O investimento na floresta em Moçambique é muito interessante, na opinião deste empresário. “Terá que haver uma plataforma em Moçambique, dadas as condições ímpares do país na plantação de eucalipto e no escoamento para o mercado asiático. Se não forem os portugueses a entrar, serão os brasileiros e os nórdicos, que já começaram com plantações de eucalipto. Calcula-se que a produtividade do eucaliptal seja, em climas tropicais, ou sub-tropicais, como é o caso de Moçambique, três a quatro vezes superior à portuguesa. As questões logísticas e de infra-estruturas, bem como uma legislação rígida sobre o regime de propriedade e usufruto dos solos são, na opinião de Basílio Horta, os aspectos a resolver pelo Governo moçambicano, já que “podem tornar-se num impedimento ao investimento estrangeiro”.

http://www.diarioeconomico.iol.pt/edici ... 04242.html

por AFACTURAR » 25/3/2008 23:32

[Pois é, e o objectivo é ganharmos braços e perninhas para remarmos com mais convicção neste mar, como eu lhe costumo chamar!

Com 4 mesinhos apenas e muitos de nós entrados "na onda" da aliança entre o JdN e o Caldeirão, penso que era uma boa altura para se abrir um Tópico chamado praxe, para a integração dos membros mais jovens deste fórum pelos membros veteranos que povoam e detêm as forças mais magnânimes deste fórum.

Estou a fazer-me entender?!

Eu, por exemplo, entrei aqui porque vi a porta "à Aberta", gente educada, sabedora e com bom espirito e entrei quase sem pedir licença! Comecei a fazer o que via os outros a fazer e quando dei por mim, já estava víciado (voz distorcida), desculpem, digo habituado!

Depois fui-me dando conta que isto não era terra de ninguém e que havia aqui gente a zelar por isto.

É com consideração por esses e por todos os que colaboram nesta comunidade mas também para melhor integração dos que, como eu, fazem uso diário deste, posso dizer, excelente sítio de comunicação e de convívio, que estou praticamente a propor uma auto-praxe, vejam lá!

Não devo ser bom da cabeça! :wall: :P

Mas seria engraçado para reforçar o conhecimento entre os mais novos e os mais velhos!

Quem me tem aturado mais, dos Administradores, tem sido o Ulisses, mas somos capazes de estar bem entregues a todos eles! Digo eu...! :P

(Please...! :x :x :wink: )[/quote]

Cuidado que o ser recente no forum não significa ser recente nestes mercados, eu por ex, sou novo neste forum mas já tenho cerca de 9/ 10 anos de bolsa, mas atenção, continuo a aprender mto sobre ela diariamente e assim espero continuar, pq quem pensa que sabe muito está com a porta meia aberta para as perdas... :P praxe de boas vindas 8-) é uma ideia...

por bolo » 25/3/2008 21:47

AFACTURAR Escreveu:
Não tinha reparado nisso, mas de facto..., estou admirado é como com 4 mesinhos escrevemos tão bem, somos verdadeiro super-dotados... :mrgreen: :mrgreen:

Pois é, e o objectivo é ganharmos braços e perninhas para remarmos com mais convicção neste mar, como eu lhe costumo chamar!

Com 4 mesinhos apenas e muitos de nós entrados "na onda" da aliança entre o JdN e o Caldeirão, penso que era uma boa altura para se abrir um Tópico chamado praxe, para a integração dos membros mais jovens deste fórum pelos membros veteranos que povoam e detêm as forças mais magnânimes deste fórum.

Estou a fazer-me entender?!

Eu, por exemplo, entrei aqui porque vi a porta "à Aberta", gente educada, sabedora e com bom espirito e entrei quase sem pedir licença! Comecei a fazer o que via os outros a fazer e quando dei por mim, já estava víciado (voz distorcida), desculpem, digo habituado!

Depois fui-me dando conta que isto não era terra de ninguém e que havia aqui gente a zelar por isto.

É com consideração por esses e por todos os que colaboram nesta comunidade mas também para melhor integração dos que, como eu, fazem uso diário deste, posso dizer, excelente sítio de comunicação e de convívio, que estou praticamente a propor uma auto-praxe, vejam lá!

Não devo ser bom da cabeça! :wall: :P

Mas seria engraçado para reforçar o conhecimento entre os mais novos e os mais velhos!

Quem me tem aturado mais, dos Administradores, tem sido o Ulisses, mas somos capazes de estar bem entregues a todos eles! Digo eu...! :P

(Please...! :x :x :wink: )
Acabei de me auto-promover a Principiante!
Aaahhgrrr,... os meus dedos não estalam!!!
TAMBÉM QUERO SER RICO! Por onde começo? Estou disposto a deixar de trabalhar!

Registado: 29/11/2007 2:18

por AFACTURAR » 25/3/2008 19:49

bolo Escreveu:
AFACTURAR Escreveu:
:mrgreen: :mrgreen:

...ao "sumo"...???? :( :?:

estava a ajuizar sobre o conteúdo da minha própria mensagem!
AFACTURAR, você nasceu no mesmo dia que eu! 29nov2007! Parabéns!

Não tinha reparado nisso, mas de facto..., estou admirado é como com 4 mesinhos escrevemos tão bem, somos verdadeiro super-dotados... :mrgreen: :mrgreen:

por bolo » 25/3/2008 19:02

AFACTURAR Escreveu:

estava a ajuizar sobre o conteúdo da minha própria mensagem!
AFACTURAR, você nasceu no mesmo dia que eu! 29nov2007! Parabéns!
Acabei de me auto-promover a Principiante!
Aaahhgrrr,... os meus dedos não estalam!!!
TAMBÉM QUERO SER RICO! Por onde começo? Estou disposto a deixar de trabalhar!

Registado: 29/11/2007 2:18

por AFACTURAR » 25/3/2008 18:47

bolo Escreveu:permissão para entrar em contacto espiritual com a acção!

alô, alô, portucel?! escutas-me?!

Portucel, estamos de olho em ti!
Para onde levas essa perninha?!

-a crise chegou ao "sumo"!

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], darkreflection, dragom, fosgass2020, HFCA, iniciado1, latbal, m-m, MR32, niceboy, OCTAMA, PAULOJOAO, trilhos2006, VALHALLA e 214 visitantes