Caldeirão da Bolsa

Valor Beta. Onde posso encontrar?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Adrox » 11/3/2008 1:59

Deepblue Escreveu:Um valor de beta alto, sendo a linha de água 1 ajuda muito quando a tendência inverte de bear para bull. Teoricamente as acções com este valor mais altotem mais aptidão para acelarar os movimentos de subida relativamente à média.

Um valor de beta alto, também ajuda muito (quem está curto) quando a tendencia de bear se mantem. Teoricamente as acções com estes valores mais altos tem mais aptidão para acelerar os movimentos de descida relativamente à media.

Tal como as moedas, tudo na vida tem 2 lados :)

Cumprimentos.

Registado: 29/11/2007 1:43

Re: Beta?!

por MarcoAntonio » 10/3/2008 20:56

joao4702 Escreveu:Ai o Beta...humm :roll:

Podes encontrar Betas para todos os gostos:

Bloomberg
Reuters
Finbolsa
E seres tu a calcula-lo

Uma coisa é certa ninguém tem o mesmo beta.. :lol:

Modelos?! O beta é muito usado nos modelos de avaliação de activos...sou economista já andei por aí mas acho uma grande treta...

Gráficos amigo isso sim...ganha-se dinheiro com eles.

Abraço.-

O Beta é uma estimativa e a utilidade é servir de medida do risco. O problema está em que se trata de uma estimativa (tendo por base correlações passadas, tipicamente com o índice em que está inserido). Mas as formas e as amostras utilizadas podem variar (aliás, o próprio Beta varia ao longo do tempo) logo vão surgir valores diferentes...

Não servem para muito mais do que para ter uma ideia aproximada do risco envolvido em determinado activo (note-se que o comportamento futuro do activo por vezes acaba por diferir enormemente do passado, titulos pouco voláteis que passam de um momento para o outro a ser bastante volateis, por exemplo). Por isso, vale o que vale...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

Beta?!

por joao4702 » 10/3/2008 20:47

Ai o Beta...humm :roll:

Podes encontrar Betas para todos os gostos:

Bloomberg
Reuters
Finbolsa
E seres tu a calcula-lo

Uma coisa é certa ninguém tem o mesmo beta.. :lol:

Modelos?! O beta é muito usado nos modelos de avaliação de activos...sou economista já andei por aí mas acho uma grande treta...

Gráficos amigo isso sim...ganha-se dinheiro com eles.

Abraço.-

Registado: 21/9/2006 10:04

por Deepblue » 10/3/2008 20:39

Um valor de beta alto, sendo a linha de água 1 ajuda muito quando a tendência inverte de bear para bull. Teoricamente as acções com este valor mais alto tem mais aptidão para acelarar os movimentos de subida relativamente à média.
"Não é triste mudar de ideias, triste é não ter ideias para mudar."

Registado: 17/1/2008 22:19

por Bala » 10/3/2008 20:27

AlexB Escreveu:qual é a relevância do valor beta e como se determina esse valor.

Cumrpimentos

Boas!

O Beta é o factor de correlação de acção com o mercado. Por exemplo: se o PSI20 sobe num ano 10% e a acção sobe 20%, o factor beta será de 2. Se for de 5%, o factor Beta será de 0,5 e se descer 10% será de -1.

Por acaso de momento tenho uma posição longa e uma curta que apesar de ser de metade de valor, Têm o dobro de Beta, e por isso, com as flutuações de mercado a carteira mantêm se neutra...

De qualquer modo tens aqui este texto do wiki que deve ajudar.
http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%8Dndice_beta

Abraço e bons trades...
O Bala
PS: UPS, Ulisses foi mais rápido do que eu :mrgreen:
StockMarket it's like a box of chocolates...You just never know what you gonna get.
http://alxander-gl.mybrute.com
Clã do Caldeirão: http://mybrute.com/team/27048

Registado: 27/2/2007 13:49

por Ulisses Pereira » 10/3/2008 20:21

A Internet é uma coisa maravilhosa...

Estava para começar aqui a escrever a resposta e a pensar: "Mas será que pesquisaram no Google?". Pesquisei por "Beta de uma acção" e abri a segunda página que é a definição que está no Finbolsa.

Às vezes, basta procurar... :)

"O Coeficiente Beta calcula-se como a covariância entre as rentabilidades da acção ou valor estudado e do Índice de Referência. Se for maior que 1, a acção tende a subir mais que o índice quando este sobe e a descer mais quando este desce, ou seja, é mais "nervosa" ou "agressiva". Se for menor que 1, tende a subir ou descer menos que o índice em cada lanço de subida ou descida deste, logo temos uma acção "defensiva". Um Beta negativo (muito raro) indica uma acção "contra-ciclo", sobe quando o índice desce e vice-versa.

Se você deseja investir num bear market à espera de um rebound, escolha acções de Beta alto, poderá obter ganhos acima da média se houver esse rebound. Poderá também usar o Beta para estratégias de segurança. Faça a sua própria lista de acções defensivas e agressivas, com base nos Betas. Num mercado altista mantenha-se investido em acções agressivas, usufruindo das mais-valias. Se o mercado subir muito e temer uma correcção, mas não desejar tomar a decisão drástica de ficar de fora, tome uma meia medida: venda as acções agressivas e substitua-as por acções defensivas. Assim, se houver correcção, a sua carteira cairá menos que o mercado, se não houver continuará a ter ganhos; terá sido uma forma de segurar a carteira."

(in www.finbolsa.com)

Se bem que aquela parte de tentar apanhar ressaltos em "Bear Markets"... :roll:

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por AlexB » 10/3/2008 20:08

Desculpem aminha ignorância mas qual é a relevância do valor beta e como se determina esse valor.

Cumrpimentos

Registado: 29/1/2008 0:06

por mibusiness » 10/3/2008 20:06

Olá

Já agora aproveito para peerguntar onde posso encontrar uma definição/ explicação para o Beta. Um valor beta positivo é bom?

Cumprimentos

Registado: 29/11/2007 10:31

por Deepblue » 10/3/2008 18:16

Ok, Já vi.

Obrigado a ambos.

por jjoliveiramath » 10/3/2008 17:43

Olha que não...,

clica do lado esquerdo em "painel de empresa"

Se estão actualizados ou não, não sei

um abraço

Registado: 29/11/2007 4:14

por Deepblue » 10/3/2008 15:54

Exactamente, Deepblue foi um computador criado pela IBM para bater o campeão absoluto Garry Kasparov.
O Deepblue fez 6 jogos, ganhou 2, empatou 3 e perdeu 1, um feito histórico.

A seguir ao ténis é uma das minhas paixões.

No finbolsa encontrei a alusão ao tema mas valores só com o software (pago) deles.

por Ulisses Pereira » 10/3/2008 15:28

Deepblue (foi um dos computadores que tentou bater os humanos no xadrez, não foi?),

Penso que podes encontrar essas informações em www.finbolsa.com .

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Valor Beta. Onde posso encontrar?

por Deepblue » 10/3/2008 15:21

Alguém me consegue dizer onde posso encontrar o valor beta para a maioria das acções do psi?

Obrigado.

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot], iniciado1, rg7803 e 136 visitantes