Caldeirão da Bolsa

Indicadores vs Logica

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por nov71 » 7/3/2008 18:02

bem... passado uma semana em que mais uma vez aguardei pelos indicadores economicos estes voltaram a transmitir -me que não deveria entrar ...continuo fora...peço desculpa aos mais experientes por continuar a olhar para os indicadores ... mas neste momento não tenho experiencia suficiente para medir o "processo" da Economia sem Indicadores e parecem-me mais fortes neste mometo os indicadores economicos, do que qualquer outros , AT, AF ou mesmo especulação.....

cumprimentos

BN

Registado: 29/11/2007 11:07

por Adrox » 6/3/2008 1:25

Penso que a crise cambial de 1998 não foi considerada um Bear Market.

Cumprimentos.

Registado: 29/11/2007 1:43

por EuroVerde » 5/3/2008 18:55

Só quando o mercado voltar a Bull é que se acaba a recessão... Quanto tempo isso vai durar nng sabe, uns meses, uns anos, umas decadas :P

Caro Androx, é claro que ninguem sabe quanto tempo de incerteza mais teremos, mas está uma coisa mal, não é quando o mercado volta ao Bull que a economia deixa de estar em recessão (se a houver). Pois a bolsa volta ao Bull ainda a economia está em recessão, a bolsa antecipa lá para o final.

Já agora se isso fosse verdade,se fossemos entrar em Bull, seria o Bear Market mais curto da História (6 meses), e penso que nem sei se se chamaria isso, acho que era mais provavel chamar-se Tendencia Secundária, e desse ponto de vista nunca deixariamos de estar em Bull...

O Bear mais curto foi penso que em 1998 três ou quatro meses pela crise cambial asiatica! e não tinha nada a ver com tendencia secundária. Pois para mim estamos nestes momentos a bater o fundo nos indices. Daqui a um mês quase de certeza que não teremos estes valores.

Registado: 29/11/2007 11:19

por Woodhare » 3/3/2008 20:36

Noutro dia li sobre recessão em W a economia tem estado a abrandar mas estimulo fiscal que o Bush deu vai começar a fazer efeito no segundo semestre ou quarto trimestre já não me lembro, mas depois de passar o efeito volta a desacelerar.
"There are three faithful friends - an old wife, an old dog, and ready money." - Benjamin Franklin

Registado: 16/6/2007 12:05

por Adrox » 3/3/2008 20:34

EuroVerde Escreveu:É verdade que quando uma economia entra em recessão a bolsa começa a dar os primeiros passos para o bull, e portanto se já estivermos em recessão nos USA os mercados devem estar quase quase no fundo?

Essa ideia está totalmente errada, quanto muito, quando o mercado já está há algum tempo em recessão, é que começa o Bull.

Já agora, a implicação é ao contrário:
Bolsa -> Economia.
Isto é, parece que a Bolsa entrou em Bear há 6 meses (Julho, Agosto), e portanto deve estar ai uma recessão à porta... Só quando o mercado voltar a Bull é que se acaba a recessão... Quanto tempo isso vai durar nng sabe, uns meses, uns anos, umas decadas :P

Já agora se isso fosse verdade,se fossemos entrar em Bull, seria o Bear Market mais curto da História (6 meses), e penso que nem sei se se chamaria isso, acho que era mais provavel chamar-se Tendencia Secundária, e desse ponto de vista nunca deixariamos de estar em Bull...

Resumindo: Tenham lá calma. 1º Estão todos em Bull, depois continuam em Bull, apesar de isto estar há algum tempo a cair, e depois derrepente um dia acorda e dizem que o Bear (que na cabeça de muita gente nem chegou a existir) já acabou, e que está ai um novo Bull? ...

Cumprimentos.

Registado: 29/11/2007 1:43

por TP1 » 3/3/2008 20:08

EuroVerde Escreveu:É verdade que quando uma economia entra em recessão a bolsa começa a dar os primeiros passos para o bull, e portanto se já estivermos em recessão nos USA os mercados devem estar quase quase no fundo?

PQ dizes que há recessão? Ainda hoje saiu um indicador que claramente diz, que os USA (ainda?) não estão em recessão.

Registado: 30/11/2007 21:13

por EuroVerde » 3/3/2008 20:06

É verdade que quando uma economia entra em recessão a bolsa começa a dar os primeiros passos para o bull, e portanto se já estivermos em recessão nos USA os mercados devem estar quase quase no fundo?

Registado: 29/11/2007 11:19

Re: Indicadores vs Logica

por Woodhare » 1/3/2008 13:27

nov71 Escreveu:Depois de 3 dias a sairem indicadores economicos nos Estados Unidos...a conclusão que chego é que quanto mais tempo perco a tentar compreender o comportamento dos mercados versus noticias ...menos aprendo e menos sei.

3 dias em que todos , se me enganei corrijam-me pois estou a escrever de memoria,os indicadores foram negativos o que em termos de Logica me faria pensar para a queda dos mercados, aconteceu precisamente o contrario.

O que me assalta nete momento é o seguinte :
A Lógica manda-me estar quieto...os mercados mandam-te ir na onda.

Tinha decidido só entrar após verificar melhorias no sector financeiro (após sáida dos resultados da banca neste 1Q e melhoria dos indicadores economicos , casas , emprego e desemprego etc..), mas depois do que se tem passado e da especulação novamente do corte da Tx de juro ...estou indeciso.

E se realmente isto for a maior recessão como salientou o Velho sabio Greenspan, quando não houver mais tx de juros para cortar?

Bem vou me aguentar...e talvez pensar que mais vale deixar de ganhar do que perder.

BN

Eu acho que é preciso distinguir entre o curto e longo prazo. Por exemplo os indicadores dizem-te como se vai comportar o mercado mas isso não impede que haja momentos de euforia em que os mercados financeiros sobem, mas a longo prazo continuam a descer porque a economia está a desacelerar e porque a crise financeira continua a fazer estragos.
É por isso que eu só consigo investir a longo prazo porque é mais fácil entender as questões de fundo do que adivinhar se as pessoas acordaram bem ou mal dispostas hoje.
"There are three faithful friends - an old wife, an old dog, and ready money." - Benjamin Franklin

Registado: 16/6/2007 12:05

por nov71 » 29/2/2008 23:34

Bem ...com o comportamento destes 2 ultimos dias dos states talvez comece a acreditar na logica baseada nos indicadores economicos

Parece é que os mercados estão virados para este ditado popular...agua mole em pedra dura tanto bate áté que fura.

Têm que ser indicadores negativos consecutivos com discurso do Fed a ajudar ... para deitar abaixo ... veremos para a semana...se continua a lateralizar ou se vai para baixo defenitivamente .

BN

por nov71 » 28/2/2008 15:42

1.
ECONOMIA Publicado 28 Fevereiro 2008 14:06
Pedidos de subsídio de desemprego voltam a aumentar nos Estados Unidos
O número de pedidos de subsídio de desemprego aumentou mais do que o esperado na semana passada. No total, o número de pedidos subiu pela segunda semana consecutiva para o valor mais elevado desde Outubro de 2005.

--------------------------------------------------------------------------------

Ana Luísa Marques
anamarques@mediafin.pt

O número de pedidos de subsídio de desemprego aumentou mais do que o esperado na semana passada. No total, o número de pedidos subiu pela segunda semana consecutiva para o valor mais elevado desde Outubro de 2005.

Na semana terminada a 23 de Fevereiro, o número de pedidos de desemprego aumentaram em 19 mil para 373 mil. Os economistas esperavam um aumento para 350 mil pedidos. As empresas norte-americanas, dos mais variados sectores, continuam a reduzir o número de postos de trabalho na sequência do abrandamento económico e da crise do sector imobiliário.

O abrandamento do mercado laboral está a enfraquecer os gastos privados, responsáveis dois terços da economia norte-americana."

2
No quarto trimestre
Economia norte-americana cresce menos do que o previsto
A economia norte-americana cresceu a um ritmo anual de 0,6%, menos do que o previsto, a reflectir estimativas reduzidas para os gastos e construção do país.

--------------------------------------------------------------------------------

Ana Filipa Rego
arego@mediafin.pt

A economia norte-americana cresceu a um ritmo anual de 0,6%, menos do que o previsto, a reflectir estimativas reduzidas para os gastos e construção do país.

O avanço de 0,6% do Produto Interno Bruto entre Outubro e Dezembro segue-se a um crescimento de 4,9% no terceiro trimestre, segundo dados do Departamento do Comércio.

Os economistas consultados pela Bloomberg esperavam um crescimento de 0,8%.

A confiança dos consumidores caiu e a queda do mercado habitacional tem-se intensificado em 2008, aumentando os receios de uma recessão norte-americana.

O presidente da Reserva Federal (Fed), Ben Bernanke, assinalou ontem que está preparado para reduzir uma vez mais os juros.

O Comité da Fed vai "avaliar cuidadosamente as informações sobre a economia americana e irá agir de uma forma adequada e necessária para suportar o crescimento económico", disse ontem Bernanke.

As declarações do presidente da Fed vêem confirmar as expectativas do mercado que a Reserva federal vai baixar os juros de forma agressiva para combater o cenário cada vez mais provável de uma recessão na maior economia do mundo.

Tudo bem ...sei que não devo ligar a isto ...mas faz-me pensar...

BN

por nov71 » 28/2/2008 15:18

Atomez Escreveu:
nov71 Escreveu:Depois de 3 dias a sairem indicadores economicos nos Estados Unidos...a conclusão que chego é que quanto mais tempo perco a tentar compreender o comportamento dos mercados versus noticias ...menos aprendo e menos sei.

3 dias em que todos , se me enganei corrijam-me pois estou a escrever de memoria,os indicadores foram negativos o que em termos de Logica me faria pensar para a queda dos mercados, aconteceu precisamente o contrario.

Os indicadores são uma imagem do passado.

Os investimentos são sobre perspectivas para o futuro.

Como dizia alguém, conduzir um carro não tirando os olhos do retrovisor não costuma dar bons resultados...

Pois ...mas penso que com maus resultados e com a banca na banca rota onde é é que ha dinheiro para os investimentos no futuro?

Não sei...daqui a alguns meses tiramos as conclusões se o o mercado ja descontou todas as más moticias.

Outra questão que me faz pensar tem a ver com os analistas ,que fazem também parte do mercado , se ja descontaram todas as más noticias e depois de algumas revisões em baixa , porque razão ainda n conseguem acertar nas estimativas, têm quase sempre ficado aquem?

BN

por DOW » 28/2/2008 10:26

Atomez Escreveu:Como dizia alguém, conduzir um carro não tirando os olhos do retrovisor não costuma dar bons resultados...

Olhar tambem sempre para frente, sem dar uma olhadela pelo retrovisor também não costuma dar bons resultados, sobretudo quando se pretende mudar de faixa... :) :wink:

Registado: 29/12/2005 1:10

por atomez » 28/2/2008 2:07

Os indicadores são uma imagem do passado.

Os investimentos são sobre perspectivas para o futuro.

Como dizia alguém, conduzir um carro não tirando os olhos do retrovisor não costuma dar bons resultados...
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

por SMarq » 28/2/2008 1:19

paulodias796 Escreveu:nao sao novidade? peço imensa desculpa mas essa é de rir.. lol será que alguem acredita cegamente nisso? nao vou entrar em discussoes mas acho que esse argumento está a ser utilizado demasiado com leviendade demais.

paulodias796

Os Mercados desvalorizaram desde o início do ano já prevendo todas estas más noticias, se no futuro a situação se agravar e outros cenários forem pior do que o esperado, penso que os Mercados vão desvalorizar ainda mais.

É a minha opinião. :roll:

cmps,
SMarq
Comprar ao som dos canhões vender ao som dos violões.

Registado: 5/2/2005 13:36

por paulodias796 » 28/2/2008 1:07

nao sao novidade? peço imensa desculpa mas essa é de rir.. lol será que alguem acredita cegamente nisso? nao vou entrar em discussoes mas acho que esse argumento está a ser utilizado demasiado com leviendade demais.

Registado: 6/1/2007 15:05

por SMarq » 28/2/2008 0:56

Todas as noticias que saiem são más noticias, mas não são novidade e isto faz toda a diferença,...ou seja o sentimento dos investidores mudou.

Por outro lado, pelo menos uma parte de uma possivel recessão já foi descontada nos Mercados. :roll:

cmps,
SMarq
Comprar ao som dos canhões vender ao som dos violões.

Registado: 5/2/2005 13:36

por DOW » 28/2/2008 0:44

MarcoAntonio Escreveu:Dow, o problema de quem não acompanha o mercado não é o de não tomar atenção aos indicadores mas sim ao mercado, isto é, às cotações.

E não é tomando atenção aos indicadores que vai resolver o problema.

Aliás, estes indicadores económicos passam totalmente despercebidos ao investidor que descreves. Só tem conhecimento destes indicadores quem acompanha o mercado bem assiduamente (e desses, nem todos).

Pois, se calhar não utilizei o melhor exemplo... :)

MarcoAntonio Escreveu:No fundo os indicadores não vêm dizer nada que o «mercado» já não saiba, bem que podemos dizer que estão já descontados e reflectidos nas cotações actuais. O que realmente importa saber é como irão estar esses indicadores no futuro. O mercado é isso: antecipação.

Eu também acredito que sim, mas achas que o mercado antecipou a actual crise?
Neste caso acho que não, pelo menos que eu me lembre já desde Fevereiro que vinham saindo alguns indicadores economicos e já se falava em alguns foruns de que a bolha estava para rebentar, no entanto o mercado só reagiu em Julho/Agosto e até lá ainda subiu bastante, deixando muita gente, ainda presentemente, entalada...

por MarcoAntonio » 28/2/2008 0:14

DOW Escreveu:aqui discordo do Marco Antonio, já que ignorar isto pode ter consequencias negativas, pelo menos para quem investe e nao e acompanha o mercado assiduamente nem utiliza stops, ja que um dia pode olhar para a sua conta de activos e ver está com uma rentabilidade bastante negativa
...

Dow, o problema de quem não acompanha o mercado não é o de não tomar atenção aos indicadores mas sim ao mercado, isto é, às cotações.

E não é tomando atenção aos indicadores que vai resolver o problema.

Enfim, quem está investido no mercado a primeira coisa que tem de fazer é estar atento ao preço daquilo que detém e não estar atento a indicadores económicos. Até porque os mercados não estão por norma em sintonia com a economia, antes tentam antecipa-la pelo que os indicadores já vêm tarde (de uma forma geral quando começam a aparecer muitos indicadores negativos já o mercado anda a cair há um bom tempo).

Aliás, estes indicadores económicos passam totalmente despercebidos ao investidor que descreves. Só tem conhecimento destes indicadores quem acompanha o mercado bem assiduamente (e desses, nem todos).

Obviamente, estes indicadores dão-nos uma perspectiva do estado actual da economia. Mas estou convencido que para um trader são praticamente inúteis, pelo menos a título individual. E era isso que se estava aqui a discutir: como o mercado reage à saída dos diversos indicadores. De uma forma geral, não reage. Os movimentos que se dão no momento em que saiam são irrelevantes e passado esse efeito imediato, a importância do indicador dilui-se num mar de informação...

No fundo os indicadores não vêm dizer nada que o «mercado» já não saiba, bem que podemos dizer que estão já descontados e reflectidos nas cotações actuais. O que realmente importa saber é como irão estar esses indicadores no futuro. O mercado é isso: antecipação.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por DOW » 28/2/2008 0:01

MarcoAntonio Escreveu:Como disse atrás, passado umas horas já ninguém se lembra do indicador que saiu... e a importância desse indicador para o mercado é proporcional.

Se os ignorares por completo, garanto-te que não perdes grande coisa...
:lol:

nov71 Escreveu:Talvez concorde cada vez mais que o que disseste , verifico que é mais importante um bom rumor e uma boa especulação na redução de 50p na tx de juro do que dados economicos que cada vez que saem , conseguem ser piores que os anteriores e baterem pela negativa as espectativas dos analistas.

Penso que o perfil de investidor deve ser tomado em conta, ja que estas especulaçoes, cortes de taxas, etc, tem o seu efeito num curto espaço de tempo e os indicadores economicos vao-se reflectir num espaço de tempo mais alargado... aqui discordo do Marco Antonio, já que ignorar isto pode ter consequencias negativas, pelo menos para quem investe e nao e acompanha o mercado assiduamente nem utiliza stops, ja que um dia pode olhar para a sua conta de activos e ver está com uma rentabilidade bastante negativa e aí tem que decidir o que fazer, ou assume as perdas ou aguarda que a rentabilidade recupere, coisa que pode durar anos...

por nov71 » 27/2/2008 22:36

MarcoAntonio Escreveu:Alguns, pontualmente, têm um pequeno impacto nos preços que pode durar uns minutos ou umas horas. O facto é que passado umas horas já ninguém se lembra do indicador ou do valor que saiu. Em primeiro lugar, os indicadores são mais do que as mães, eles são tantos e a sair a um ritmo diário que individualmente como é óbvio não podem ter grande relevância e perdem-se num mar de informação.

Por outro lado, os indicadores não são a única coisa em que os investidores se baseiam: indicadores, resultados, notícias, rumores, sentimento, liquidez, análise técnica, análise fundamental, etc, etc.

Os investidores têm muito mais em que pensar e muito mais que considerar que os indicadores económicos.

Como disse atrás, passado umas horas já ninguém se lembra do indicador que saiu... e a importância desse indicador para o mercado é proporcional.

Se os ignorares por completo, garanto-te que não perdes grande coisa...
:lol:

obrigado pelos vossos comentarios.

Talvez concorde cada vez mais que o que disseste , verifico que é mais importante um bom rumor e uma boa especulação na redução de 50p na tx de juro do que dados economicos que cada vez que saem , conseguem ser piores que os anteriores e baterem pela negativa as espectativas dos analistas.

Não me parece que algo tenha mudado no panorama desde que iniciou a crise...quando digo mudado ...melhorado.

quando digo que os indicadores economicos fazem mossa , refiro-me a semanas e semanas seguidas de maus resultados.

talvez alguns ja estejam a ver que bateu no fundo e que daqui pode ser so melhorias que ja esta tudo descontado...pois ...não sei

Cumprimentos
BN

por V. » 27/2/2008 22:32

V. Escreveu:
Mas voltando à questão da AT vs AF, uma abordagem com a sua quota de seguidores é a de utilizar a AF para definir (escolher) as empresas onde investir e a AT para definir os pontos (decidir os momentos) de entrada e saída do papel.

Parece-me um equilibrio inteligente... Sendo que para se fosse possivel ponderar o peso em prencentagem eu diria que em 100% do meu trading:

AT=30%
AF=20%

Isto porque a AF é um trabalho preliminar (mas muito trabalhoso e picuinhas) e a AT é um trabalho que, apesar de menos trabalhoso que a AF, é constante e obriga a uma reavaliaçao sistematica (quase diária diria).

ahhh... os 50% que faltam RMM...

AT=30%
AF=20%
RRM=50%

Registado: 3/12/2007 11:13

por V. » 27/2/2008 21:57

Mas voltando à questão da AT vs AF, uma abordagem com a sua quota de seguidores é a de utilizar a AF para definir (escolher) as empresas onde investir e a AT para definir os pontos (decidir os momentos) de entrada e saída do papel.

Parece-me um equilibrio inteligente... Sendo que para se fosse possivel ponderar o peso em prencentagem eu diria que em 100% do meu trading:

AT=30%
AF=20%

Isto porque a AF é um trabalho preliminar (mas muito trabalhoso e picuinhas) e a AT é um trabalho que, apesar de menos trabalhoso que a AF, é constante e obriga a uma reavaliaçao sistematica (quase diária diria).

Registado: 3/12/2007 11:13

por Bart Simpson » 27/2/2008 21:04

Pelo que eu tenho seguido do Mercado,fiquei c/ a sensação da quase certeza que existe uma componente que é a que está a desiquilibrar o Mercado - a Expeculação.
Tenho seguido Large caps, c/ bons fundamentais ( há uma que até tenho em carteira), c/ saída de resultados excelentes, etc. e estão a cair. O que vejo a subir, (e que felizmente tenho um bom bocado delas), são ETFs de commodities,produtos vazios, fabricados para a especulação na sua maioria, que são meteoros em comparação c/ as empresas, muitas delas que produzem essas mesmas commodities.
Ainda não satisfeitos inventaram agora as ETNs, que estão a ter uma saída exponêncial, e exprimidads vazias no seu conteúdo. Para mim por ex. o preço do petróleo nos $100, não é por falta de crude nem de capacidade de refinação, mas sim da especulação.
Isto só irá atenuar(acabar nunca conseguirão), quando houver uma ação consertada de diversos Governos.
Claro, que é a minha modesta opinião da análise que tenho feito ao Mercado.
Jeab

Registado: 29/11/2007 4:09

por _x_ » 27/2/2008 19:31

Ora vejamos, vamos lá lembrar a história do pedro e do lobo.

O pedro andava sempre a gritar aos aldeoes desde Agosto passado, vem lá o lobo, vem lá o lobo (mech não é contigo) e os gráficos andaram a mostrar facas canivetes a cair, alguns até perguntaram se seria o nicio de um crash (suponho que seria uma matilha hehehe).

Acontece que nesta altura da história, os aldeoes de tanto acorrerem ao lobo, já nem ligam quando aparece um ou outro cao sarnento.

Espero que com estes bonecos, tenham feito o pessoal sair dos puts até o mech vir aqui dizer,,, vem ai o lobo mau. :mrgreen:

Registado: 9/1/2008 17:56

por TP1 » 27/2/2008 19:24

MarcoAntonio Escreveu:A AT e a AF podem coexistir. Por outro lado, os indicadores económicos não são propriamente AF, são medidores (estatística) económicos enquanto que a AF versa mais sobre a análise das empresas em si (onde o estado do mercado em que se insere irá ter um determinado peso mas é apenas uma parcela da «equação»).

Sim, mas os indicadores económicos podem interferir nos fundamentais de uma empresa. Por exemplo, variação €/$ pode afectar as empresas que exportam para os USA... digo eu :oops:

Fico contente por alguém avalizado, recomendar aquilo que procuro fazer :wink:

Registado: 30/11/2007 21:13

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Opcard, Paulo Pereira 74, PMP69, rg7803 e 224 visitantes