Caldeirão da Bolsa

EUR/USD - novo tópico para novo Ano

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

EUR/USD

por Razao_Pura » 28/2/2008 17:10

Boa tarde,

Bater máximos todos os dias não é para qualquer um. Tempos memoráveis se vivem no forex.

Devem-se estar a fazer fortunas nos últimos dias.
Isto já ultrapassou o cenário de um rally de curto prazo que costumam ter amplitudes de 500 pips. Já se assemelha a um rally de médio prazo. O ultimo deste género(Ago-Nov) teve uma amplitude de 1500 pips. isto pode-nos levar a valor de 1,59 nos próximos meses.
Go with the flow, ou como se diz na gíria bolsita, the tend is your friend. Mas cuidado com as correcções!
R.P.
Trade the trend.

Registado: 5/11/2002 19:00

por djovarius » 28/2/2008 15:11

Boa tarde,

A calma regressou ao tópico depois dos últimos dois dias loucos da lira, perdão, dólar americano :)

A sério: o EUR/USD como outros pares do dólar, teria que respirar, algo que já ocorreu hoje, com recuperação da divisa dos EUA aos 1.5072 !!

Mas já estamos a desafiar os máximos de ontem, o par par já fez 1.5147, ou seja 5 pips acima do valor de ontem. Vai ser complicado passar já esta que parece ser a nova barreira do par, mas o anbiente continua favorável ao EUR, sem sombra de dúvidas.
O ideal seria uma continuação da consolidação antes de novos voos.

Vamos lá ver, os dados dos EUA continuam a apontar para crescimento anémico e ambiente recessivo, com descida dos juros a ele associado.

Abraço

djovarius
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

por Branc0 » 27/2/2008 18:31

Bom... como estamos todos longos e contentes... aqui fica uma nova sondagem ;)
Anexos
usd.jpg
usd.jpg (24.74 KiB) Visualizado 3906 vezes
Be Galt. Wear the message!

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore

Registado: 8/8/2007 14:38

por djovarius » 27/2/2008 17:37

Sim, Ulisses, realmente seria complicado, mas para bom entendedor, meia palavra basta :)

Pois é amigo Elias,

andar no Fx há quase 7 anos dá nisto, são "feelings" que aparecem. Embora nada disso fosse necessária para andar a "vender" constantemente a lira americana (perdão dólar) face ao EUR.
Já deu 1.5140 e sinceramente penso que há que respirar um pouco até voos como 1.53 / 1.54, valores que poderão ser máximos desta fase dos acontecimentos.

Abraço

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

por Elias » 27/2/2008 17:29

djovarius Escreveu:Tenho a sensação que o EUR/USD caminha rapidamente para 1.5125 :roll:

Acho que foi mais rapidamente do que imaginámos!

Aceitam-se novas apostas 8-)

1 abraço,
Elias

Registado: 5/11/2002 12:21

por Ulisses Pereira » 27/2/2008 16:55

DJ, em máximos históricos que comentário pode um analista técnico deixar? :)

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por djovarius » 27/2/2008 16:42

Nuno,

Aí já pode ser um pouco mais complicado, eu vejo esses valores como uma possibilidade para o mês de Março, mas o mercado não vai ser assim tão óbvio como parece.
Ainda sou daqueles que não vê um descalabro à vista para o USD, mas sim uma depreciação quase constante.

Uma das coisas importantes ditas por Bernanke: ele vê riscos para o crescimento económico a se prolongarem ainda por bastante tempo, seja crescimento abaixo do potencial em 2008 e 2009.
Penso que é um discurso realista, embora mais uma vez a cura para a doença não seja a ideal :(

A propósito, seria interessante ter aqui um pequeno comentário técnico do nosso Ulisses a este marco histórico, EUR/USD em torno de 1.51 :wink:

Abraço

djovarius

por nunofaustino » 27/2/2008 16:24

Dj... se o Ben for falar aquilo que eu penso que ele vá falar (que se lixe a inflação, o que é importante é manter a economia em boa saúde), eu acredito que vamos rapidamente até aos 1.525...

Um abr
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

por djovarius » 27/2/2008 15:37

Desculpem-me este desabafo sem grande conteúdo, mas certamente o Ulisses vai perdoar:

Tenho a sensação que o EUR/USD caminha rapidamente para 1.5125 :roll:

daqui a pouco volto, vamos ver o Bennie a falar :)

dj

por Branc0 » 27/2/2008 13:11

LJC Escreveu:Economia: O conselheiro do BCE, Weber, afirma que "os valores da inflacção de 2009 não serão tão baixos como o esperado". Afirma também que "os mercados substimaram a inflacção nas suas expectativas relativamente às taxas de juro".

O Weber é um dos "falcões" do BCE e não me lembro de o ouvir falar em baixar as taxas de juro, provavelmente se dependesse apenas dele já iríamos nos 5%

Confesso que esperando este tipo de comentários dele, não esperava que o fizesse no dia em que o EUR bate recordes frente ao USD... mas provavelmente até isso é propositado tentando demonstrar que o mercado cambial não vai influenciar o seu voto no BCE.

Quem deve estar a deitar fumo pelas orelhas é o senhor Sarkozy...

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore

por djovarius » 27/2/2008 12:19

Só mais uma intervenção, porque esqueci-me de referir e chamar a atenção para a possibilidade de maior volatilidade e maiores amplitudes diárias, tanto para o EUR/USD como para os restantes.

No actual ambiente dos mercados, isso é mais do que natural.

Entretanto, aproveito para falar do também mínimo histórico do USD/CHF, agora abaixo de 1.07 :shock:

Este par simboliza aquilo que tantos têm afirmado. O bear market do USD pode ser ciclico, mas no muito longo prazo, a divisa norte-americana perde muito valor para os parceiros e não parece haver volta a dar.

Recupero o gráfico desse par, desde 1971, quando ainda cotava acima de quatro. É fácil ver a estrada até próximo da paridade.
Aliás, estou convencido que o actual mercado "bear" do USD não termina antes de ser atingida a paridade ou o CHF vai mesmo passar o USD. Isso é consistente com um EUR/USD acima de 1.60 e com uma intervenção dos Bancos Centrais para dar a volta ao texto... e isso costuma resultar como se viu no ano 2000.

Abraço

dj
Anexos
fredgraphfile.png
fredgraphfile.png (18.74 KiB) Visualizado 4164 vezes

por djovarius » 27/2/2008 11:37

Bem amigos,

Um bom dia para Eurotouros ou para os ursodólares, como preferirem :lol: :lol: :lol:

Estou muito feliz tal como todos os que acreditaram que desta feita íamos sair do anterior espaço de consolidação, que começava a ser frustrante para quem aposta em prazos mais longos do que os que importam para o daytrade.

Já vi que o espaço entre as 9 e a meia noite de ontem foi carregado de emoções neste tópico.
Afinal, o mercado também é isto.
E mesmo que tenha sido, como se especula, causado pela quebra automatica de stops por parte dos sistemas ATS, pouco importa.
O que vale é que logo após as 22 horas, o EUR/USD galgou de 1.4985 até perto de 1.5050 e já hoje tocou em 1.5087, ficando agora em cerca de 1.5060/70 !!

Se o efeito Janeiro vale alguma coisa, então 1.43xx terá sido o mínimo de 2008 enquanto 1.49xx já não será mesmo o máximo, sinalizando que o par ainda tem espaço para ir mais longe.

O viés ainda é de alta em todos os prazos e nada impede que ocorra um teste a valores entre 1.52 e 1.55 já no mês de Março, antes de uma correcção mais significativa.

Hoje há uma grande expectativa (15:00 horas) em relação ao discurso de Bernanke (FED) no Congresso. Também costuma mexer com o USD, por vezes, significativamente.

Com isto tudo, máximos também no crude e no Ouro, o que faz muito sentido, bem com mínimos históricos no USD index.

Já o EUR/JPY andou fraco desde a madrugada, sinalizando um dia mais fraco nas Bolsas, o que se verifica.

Vamos ver e acompanhar tudo isto, pois agora há que defender e quiçá reforçar as posições curtas abertas no USD.

Abraço

dj

por kpt » 27/2/2008 1:27

Estar a especular com o que vai acontecer daqui a alguns meses é realmente bastante difícil numa altura destas. Eu quando falo, falo a curto prazo, e aí sim parece-me que a tendência é ainda de subida. Claro que este Bull Market do Euro e das commodities não é eterno, mas falar do possível fim e falar de quais os factores que poderiam por fim a esse bull market com muitos dados ainda por saber no que toca à crise financeira é realmente difícil.

Registado: 11/5/2007 23:19

por Buzzzo1 » 27/2/2008 1:20

Em relaçao ao "corte de taxas do ECB" deveria ter colocado um ponto de interrogaçao!

em relaçao aos minimos do dolar index , de facto usei o grafico(futuros) de fechos apenas!

algumas ideias soltas:

Um promenor que me deixou curioso foi a relativa pouca actividade do dolar index durante todos estes cortes de taxas.

lembro-me quando o euro andava pela rua da amargura e todos diziam que tinha sido um autentico fracasso, foi precisamente nessa altura que se deu a inversao da tendencia.

qual a forma mais rapida de colocar "um fim" a este bullmarket das commodities em geral e dai um possivel controlo da inflaçao?
talvez um dolar mais valorizado resolva a situaçao !?

o que acontecera ao cross eur/usd se o mercado começar a descontar um crescimento maior nos USA do que na europa para os "proximos tempos" ?

sera que o ECB sempre vai concretizar as preocupaçoes que mostrou, noutras alturas, com o eur/usd acima dos 1.5?

Do ponto de vista tecnico olho para o eur/usd consigo imaginar uma subida por ali acima.

buzzzo

Registado: 16/12/2007 3:51

por kpt » 27/2/2008 0:39

Buzzzo1 Escreveu:estou apenas a constatar! :)
e ainda posso constatar outros promenores:

o FED ja fez um "carrada" de cortes nas taxas!
o ECB estara a preparar o 1º corte!

o dolarindex ja cortou os minimos feitos em novembro do ano passado

e o euro sera que tambem ja cortou em força o topo feito anteriormente ou sera que vai seguir o mesmo rumo que o dolar?

apenas estou a constatar e a tentar perceber a "saude deste movimento"!

buzzzo

Mas a FED estará a preparar-se para novo corte, ao contrário do BCE, na minha opinião.

A quebra de mínimos do ano passado do DolarIndex poderá levá-lo a novos mínimos, no entanto segundo o meu gráfico o mínimos do ano passado foi aos 74,11 e está agora ainda a 74,50.

Não esquecer que os efeitos inflacionistas dos cortes de juros não se reflectem apenas no imediato e tem efeitos um pouco mais prolongados. E mesmo que a FED corte os juros e os mantenha durante alguns meses não haverá grande razão para que o Dólar volte a ganhar(médio prazo), pelo menos até que o FED comece a subir taxas ou enquanto os US não obtiverem indicadores macros consistentes.

por Buzzzo1 » 27/2/2008 0:01

estou apenas a constatar! :)
e ainda posso constatar outros promenores:

o FED ja fez um "carrada" de cortes nas taxas!
o ECB estara a preparar o 1º corte!

o dolarindex ja cortou os minimos feitos em novembro do ano passado

e o euro sera que tambem ja cortou em força o topo feito anteriormente ou sera que vai seguir o mesmo rumo que o dolar?

apenas estou a constatar e a tentar perceber a "saude deste movimento"!

buzzzo

por kpt » 26/2/2008 23:47

Buzzzo1 Escreveu:olhem para o dolarindex!!! estes "maximos" foram feitos muito devido a queda do dolar e nao a valorizaçao do euro.

buzzzo

Mas feliz ou infelizmente uma moeda só valoriza face a outra se essa outra se desvalorizar face à 1ª.. Portanto dizer que o Euro se valorizou devido à desvalorização do dólar é o mesmo que dizer que o dólar só se desvalorizou devido à valorização do euro. No entanto, entendo o que queres dizer, ou seja, que a razão para a desvalorização do dólar para a generalidade das moedas foram problemas do dólar em si(crédito, economia) e não as outras moedas que tiveram fundamentais para se valorizarem. No entanto, tudo vai dar ao mesmo enquanto resultado final... Posto isto pergunto, porque dizes isso? Queres dizer com isso que não haverá razão para o Euro subir...?

por Buzzzo1 » 26/2/2008 23:42

olhem para o dolarindex!!! estes "maximos" foram feitos muito devido a queda do dolar e nao a valorizaçao do euro.

buzzzo

por Jack » 26/2/2008 23:31

Há minutos atrás, fez-se história :)
Anexos
New World Record.JPG
New World Record.JPG (93.97 KiB) Visualizado 4380 vezes

Registado: 2/10/2005 12:32

por kpt » 26/2/2008 23:30

1,50 só? Num minuto voou dos 1,4985 para os 1,5030. O potencial target deste triângulo poderá estar na zona dos 1,55.

Esta subida do EUR/USD poderá ser também o fôlego que o ouro precisa para chegar aos 1000$.

por Branc0 » 26/2/2008 23:20

1.50 :shock:

por Semitela » 26/2/2008 22:57

Semitela Escreveu:Pois mas o diferencial entre taxas não é tão pequeno há muito tempo .

E os efeitos da crise que está a afectar a economia norte Americana apenas estão no inicio .

Para além da crise de confiança que o proprio dolar enfrenta , e caso haja um segundo movimento ascendente forte como o anterior verás a OPEP em peso a abandonar o dolár .

Poderia referia "n" motivos porque acredito que antes de junho teremos o Euro acima de 1.52 .

Abraços

Já faltou mais :mrgreen:

Registado: 19/10/2006 9:36

Euro renova novo máximo histórico face ao dólar

por jetrudesdasilva » 26/2/2008 22:11

A moeda europeia renovou um novo máximo histórico face à moeda norte-americana ao negociar nos 1,4983 dólares. A queda do preço das casas nos Estados Unidos e a redução da confiança dos consumidores norte americanos para o nível mais baixo em cinco anos está a prejudicar a divisa dos Estados Unidos.

O euro [eur] avança 0,94% para os 1,4969 dólares, tendo já estado a subir 1,04% para os 1,4983, o valor mais elevado de sempre. A última vez que o euro atingiu o valor mais elevado de sempre face ao dólar foi a 23 de Novembro de 2007, ao negociar nos 1,4967 dólares.

A divisa norte-americana está a ser prejudicada por diversos dados económicos divulgados hoje. O índice de preços nos produtor avançou 1% em Janeiro e o preço das casas subiu caiu 9,1%, em Dezembro, face ao mesmo período do ano passado. Foi ainda divulgado que o índice de confiança caiu para o nível mais baixo dos últimos cinco anos.

Por outro lado, a divisa da Zona Euro está a beneficiar com a subida da confiança dos empresários alemães pelo segundo mês consecutivo.

O euro está também a negociar no nível mais elevado das últimas seis semanas face ao iene.

Registado: 18/1/2008 23:22

por Cubriclas » 26/2/2008 21:31

Para mim a resistência estava justamente nos 1.4950... :wink:

p.s- no grafico o eur/usd ainda estava nos 1.4914! :mrgreen:
Anexos
maxeurusd1.jpg
maxeurusd1.jpg (16.52 KiB) Visualizado 4513 vezes
Uma boa análise é 90% do sucesso...os outros 10% é pura sorte...

Registado: 23/7/2007 20:55

por Crómio » 26/2/2008 21:00

Ok, Ok, a resistÊncia não foi furada, o record é que foi batido.
É diferente...

Vamos lá ver, gostei do movimento, com muita força.

Abraço
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein

Registado: 2/11/2007 16:52

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Heldroo, Pmart 1, rg7803 e 51 visitantes