Caldeirão da Bolsa

EDP Renováveis

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Ved » 1/2/2008 1:13

A motivação principal que deve estar subjacente a um IPO é a necessidade de capitais. Esgotadas as fontes privadas de angariação dos mesmos, o mercado público é a fonte natural para uma empresa se financiar. Assim sendo, a entrada em bolsa deve estar condicionada às necessidades de financiamento da empresa, e não ao melhor ou pior momento do mercado...

Registado: 7/1/2008 21:32

comentário

por jotabilo » 31/1/2008 20:14

Caros

Dada a, reclamada, potêncialidade dos activos em causa, julgo que o mais justo seria uma operação de contornos idênticos à que sucedeu na spin off da SONC.
Deste modo, os acionistas que detêm títulos da EDP, participariam, na proporção do rácio definido, na nova empresa a constituir, a EDPRenováveis.
Julgo que a criação de uma nova empresa à custa de activos significativamente rentáveis da actual EDP, retira aos acionistas as potêncialidades inerentes a esses activos. Mesmo que a venda desses activos possa valorizar os títulos da EDP, julgo um mau negócio, dada a emergência de valor que eles representam.
Para manter as potencialidades actuais, na proporção dos títulos que detenho na EDP, terei de investir em títulos na nova empresa a EDPRenováveis.
A Administração da EDP....descobriu agora, depois de arriscar em negócios, designadamente nos USA e em Espanha que os mesmos são rentáveis e demonstram grande potencialidade de desenvolvimento.
A atitude de os alienar para uma nova empresa, descura a responsabilidade dos acionistas que os acompanharam nesse investimento.
Acho isto um claro abuso, se a operação não contemplar o compromisso havido com os accionistas.
Desconheço o que os estatutos dispõem sobre isso , mas liminarmente entendo este procedimente muito pouco claro.

cumps

Registado: 3/12/2007 20:31

por - GOE - » 31/1/2008 19:11

Eu sinceramente e caso o clima de confiança não mude até lá, acho uma péssima altura para colocar esta menina em bolsa...

Na minha opinião vai acontecer o mesmo que aconteceu em Espanha com a "Iberdrola Renovables" que foi lançada no mercado a 5,30€ e no seu dia de estreia testou os 4,97€, nos dias seguintes teve uma subida face aos 5,30€ mas a sua estreia foi desastrosa..

Acho que não é altura de colocar na bolsa este ou aquele titulo pois a instabilidade é muito grande, penso mesmo que a entrada da EDP Renov será adiada, pelo menos era o mais sensato..

No entanto muita coisa pode acontecer até lá.. Nunca se sabe... :roll:

Bons negócios :wink:

Registado: 5/12/2007 16:26

Re: ...

por Batmax » 31/1/2008 17:02

Alex Tomás Escreveu:Olá,

acho prematuro comecar a especular sobre a EDP Renováveis sem saber os detalhes do negocio mas tem toda a forma de ser a colocacao de uma outra empresa em bolsa tal como aconteceu com a Martifer que pertence a Mota-Engil.
Basta ir ver o que aconteceu nessa altura para imaginar o que poderá acontecer desta vez.
Quanto ao resto, acho que as noticias sao escassas e que dirao mais do que qualquer um de nós.

Boas

Poderias dizer o que aconteceu ?

Registado: 29/11/2007 2:13

Re: ...

por NGRO » 31/1/2008 16:00

Alex Tomás Escreveu:Olá,

acho prematuro comecar a especular sobre a EDP Renováveis sem saber os detalhes do negocio mas tem toda a forma de ser a colocacao de uma outra empresa em bolsa tal como aconteceu com a Martifer que pertence a Mota-Engil.
Basta ir ver o que aconteceu nessa altura para imaginar o que poderá acontecer desta vez.
Quanto ao resto, acho que as noticias sao escassas e que dirao mais do que qualquer um de nós.

Excelente analogia. Lembras-te do que aconteceu à cotação da MOTA (explodiu)? Por isso penso ser útil começar a discutir esta questão agora para eventuais tomadas de posição.

Registado: 29/11/2007 11:02

...

por Negocios Mendes » 31/1/2008 15:45

Olá,

Cumprimentos,
Alex Tomás

Registado: 3/5/2005 12:47

EDP Renováveis

por NGRO » 31/1/2008 15:29

Como vai ser efectuado um IPO todos os candidatos a accionistas terão que efectuar a subscrição e sujeitar-se ao rateio subsequente.

Deste modo, quem for accionista da EDP não terá uma participação na EDP RENOVÀVEIS de forma automática, dado que, não se trata de um spin off.

Penso que a opção por este modelo terá a ver com a espantosa relação favorável procura/oferta que normalmente assistimos nos IPO, permitindo a colocação em bolsa das acções a um preço muito elevado e à EDP um encaixe de capital astronómico.

O que acontecerá à cotação da EDP com esta operação? Provavelmente vai-se valorizar bastante.

Quanto ao timing apresentado penso que estará completamente condicionado pelo que se passar nos próximos meses no mercado podendo facilmente o IPO ser adiado.

Por favor corrijam-me se estou a asnear e coloquem os vossos pensamentos sobre esta operação.

Registado: 29/11/2007 11:02

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: iniciado1, Investor Tuga, Mr.Warrior, Olhar Leonino, Rafael Abreu, tami, trend=friend, trilhos2006, TTM62, yggy e 91 visitantes