Ulisses se isto não é o principio de um crash...
Dwer Escreveu:o cálculo é aritmético. aliás isto é uma redundância.
a questão é que não é gráfico.
Não pode ser feito por métodos gráficos.
Se o for, neste caso, a projecção é igualmente negativa. Em escala linear ou em escala semi-log.
Experimentem.
Errado Dwer. É gráfico e apenas gráfico.
Exercicio:
Tens uma LTA num gráfico em escala semi-log. Gráficamente estamos a falar portanto de uma recta (ou segmento de recta) com determinado declive, certo?
Experimenta agora representar essa mesma LTA num grafico agora em escala linear. Como fica? Não é uma recta pois não?
Onde eu quero chegar, é que as figuras geometricas que observamos num determinado grafico com uma determinada escala têm um aspecto diferente quando representados numa outra escala.
Agora tira as tuas conclusões

abraço
Dwer Escreveu:o cálculo é aritmético. aliás isto é uma redundância.
Se o for, neste caso, a projecção é igualmente negativa. Em escala linear ou em escala semi-log.
Experimentem.
Dwer, estás mesmo numa de embirrar.
Os termos aritmético versus geométrico existem, fazem parte do léxico da Algebra:
> Progressões aritméticas versus Progressões geométricas;
> Média aritmética versus Média geométrica;
etc...
Sucintamente:
Cálculos aritméticos = cálculos baseados em variações absolutas;
Cálculos geométricos = cálculos baseados em razões, variações relativas.
Daqui ainda resultam outros termos como crescimento geométrico, etc.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Com um pequeno pormenor. No metastock pelo menos.
Não é possível ver a projecção em escala semi-log. E muito bem. Quando se passa o mínimo da escala para -100, por exemplo, o meta, que é um rapaz esperto, passa automaticamente a escala para linear.
Mas a projecção gráfica, tanto em linear como em logarítmica, é negativa.
Não é possível ver a projecção em escala semi-log. E muito bem. Quando se passa o mínimo da escala para -100, por exemplo, o meta, que é um rapaz esperto, passa automaticamente a escala para linear.
Mas a projecção gráfica, tanto em linear como em logarítmica, é negativa.
Abraço,
Dwer
There is a difference between knowing the path and walking the path
Dwer
superbem Escreveu:No caso deste topo, concordo plenamente contigo, pois tem o factor tempo que sendo 1 mês factor 1, para analise de um dia estaria fora 1/30, e para analise de 1 ano estaria fora 12/1.
Já agora, seguindo esta linha de pensamento, em termos de factor temporal, qual o que melhor se aplica a um bom duplo topo?
Se tu utilizares sempre gráficos em escala logarítmica para a cotação, a escala temporal deixa de ser importante dado que se trata de uma gráfico que se ajusta automaticamente (interessa apenas para «prever» o prazo temporal mas também essa é uma questão de bom senso. Se porventura chegarmos à conclusão que sim senhor o duplo-topo é válido e tem uma boa probabilidade de ocorrer, obviamente não é para atingir os 400pts amanhã nem para o mês que bem. Provavelmente será coisa para demorar meses/anos.
Eu faço notar que nunca tem problema usar escalas logarítmicas. Os gráficos em escala linear funcionam muito bem em prazos temporais curtos (enfim, para o dia a dia, etc). Mas um grafico em escala logaritmica para esses prazos fica virtualmente igual, eles são diferentes para variações maiores e tanto maiores quanto maior a variação...
Se eu colocar agora um gráfico do ultimo ano do S&P em escala log e outro linear quase não se notam as diferenças. Mas se puser os dois gráficos mas para os ultimos 50 anos eles são bem diferentes sendo que o linear ficou completamente inadequado (grandes variacoes aparecem como insignificantes e vice-versa conforme «o local» do gráfico em que ocorreram... um crash há 30 e tal anos vai parecer uma coisa de nada e uma pequena correcção de agora vai parecer maior que um crash).
Eu falo do tempo para simplificar porque o que influencia o gráfico é a variação absoluta em si que nele está contida (mas prazos maiores tendem a abranger variações absolutas maiores).
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
o cálculo é aritmético. aliás isto é uma redundância.
Experimentem.
Experimentem.
Abraço,
Dwer
Dwer
longBlackCandle Escreveu:Eu concordo com o Marco nesta questão sobre as projecções em escala logaritmica.
Apenas em escalas lineares a projecção coincide com a diferença aritmetica, ao contrário das escalas logaritmicas, em que a mesma projecção (ou distancia) é geométrica. Isto parece-me óbvio para alguem com o minimo de formação matemática, engenharia por exemplo.
ó long,
x-x*0.5 é o quê? cálculo integral?
Abraço,
Dwer
Dwer
Marco, conheces aquele ditado que diz
..."ajoelhou? vai ter que rezar"...
Pois bem, tu fizeste a seguinte afirmação:
Cá estarei então à espera de um artigo teu sobre o assunto
um abraço
arnie
..."ajoelhou? vai ter que rezar"...

Pois bem, tu fizeste a seguinte afirmação:
Se for preciso escrevo eu um sobre o assunto.

Cá estarei então à espera de um artigo teu sobre o assunto

um abraço
arnie
Bons negocios,
arnie
arnie
- Registado: 4/11/2002 23:09
- Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE
Eu concordo com o Marco nesta questão sobre as projecções em escala logaritmica.
Apenas em escalas lineares a projecção coincide com a diferença aritmetica, ao contrário das escalas logaritmicas, em que a mesma projecção (ou distancia) é geométrica. Isto parece-me óbvio para alguem com o minimo de formação matemática, engenharia por exemplo.

MarcoAntonio Escreveu:Dwer Escreveu:O que não explicou foi a teoria por trás da coisa.
O cálculo da projecção é aritmético.
Só que não é feito em pontos mas em percentagem.
Agora com números não aproximados (mas arredondados):
Highest high = 1553
Lowest low between peaks = 769
distância relativa peak to through = 769/1553=49.5%
projecção=769*(1 - 49.5%)=388.35
Dwer, recua lá uma série de posts. Sempre podias ler os meus posts com mais calma...
oube lá, dizes tu que tens uma cabecinha? Tens é uma grande cabeça inchada. Achas que eu leio todos os teus posts? Apetecia-me embirrar contigo pronto. Fazer-te um agradinho enfim...
Abraço,
Dwer
Dwer
Dwer Escreveu:O que não explicou foi a teoria por trás da coisa.
Highest high = 1553
Dwer, recua lá uma série de posts. Sempre podias ler os meus posts com mais calma...

Post onde eu fiz exactamente esses cálculos.
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 11/1/2008 22:26, num total de 1 vez.
85x->45x? uma queda de aproximadamente 50%?
Exacto, arredondadamente.
sendo que a distância entre o highest high e o lowest low do padrão seria de aprox. 155x-85x=700?
Exacto, uma queda da mesma proporção: igualmente de 50% arredondamente.
...
O que a projecção diz é que a queda após a quebra será igual à queda do máximo para o mínimo na formação do duplo topo (isto é, uma queda de cerca de 50%, números redondos).
acho que....
SIM!
o nosso concorrente Marco António ganhou um balde de plástico oferecido pela prestigiosa firma Standard & Poors ao resolver correctamente a questão das projecções de padrões.
O que não explicou foi a teoria por trás da coisa.
Highest high = 1553
SIM!
o nosso concorrente Marco António ganhou um balde de plástico oferecido pela prestigiosa firma Standard & Poors ao resolver correctamente a questão das projecções de padrões.
O que não explicou foi a teoria por trás da coisa.
Highest high = 1553
- Anexos
-
- ganhou um balde de plástico.png (9.65 KiB) Visualizado 1836 vezes
Abraço,
Dwer
Dwer
MarcoAntonio Escreveu:O que funciona numa escala não funciona necessariamente noutra escala.
O caso da estrela que dei, sim funcionam da mesma forma, mas é claro que tem outros factores que interferem, tais como a massa e a sua gravidade.
No caso deste topo, concordo plenamente contigo, pois tem o factor tempo que sendo 1 mês factor 1, para analise de um dia estaria fora 1/30, e para analise de 1 ano estaria fora 12/1.
Já agora, seguindo esta linha de pensamento, em termos de factor temporal, qual o que melhor se aplica a um bom duplo topo?
Compra e venda online grátis
http://www.bpd.uni.cc
http://www.bpd.uni.cc
Podemos voltar ao crash????
Ora bem, cá fica a minha forma de ver um crash
è como aquela velha piada do "vai ser tão bom, não foi?"
Um crash é assim - quando a gente o vê, já era. Crash em suaves prestações diárias, não são crashs -são buracos negros sem densidade critica no bull.
(Não argumentem comigo! Esgotei a argumentação toda aqui! Para saber o que é densidade critica e buraco negro, conultar o Marco Antonio)
Ora bem, cá fica a minha forma de ver um crash
è como aquela velha piada do "vai ser tão bom, não foi?"
Um crash é assim - quando a gente o vê, já era. Crash em suaves prestações diárias, não são crashs -são buracos negros sem densidade critica no bull.
(Não argumentem comigo! Esgotei a argumentação toda aqui! Para saber o que é densidade critica e buraco negro, conultar o Marco Antonio)
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...
MarcoAntonio Escreveu:Com todo gosto, dwear. Nasci para teimar com todo o gosto!
Aqui fica o gráfico...
Nem ias de fim-de-semana descansado se não tivesses uma boa teima.
Agora vamos lá ver o gráfico:
pera lá...
dizes tu que a projecção seria de aprox. 400 ptos abaixo do lowest low?
85x->45x? uma queda de aproximadamente 50%?
sendo que a distância entre o highest high e o lowest low do padrão seria de aprox. 155x-85x=700?
eu... eu....
sabes o que eu acho? SABES....?
Abraço,
Dwer
Dwer
superbem Escreveu:Por outro lado uma estrela pequena funciona da mesma forma que uma estrela gigante, é matemática.
Olha que não, olha que não...
Mas daqui a pouco estamos a falar de buracos negros e densidade crítica.
O que funciona numa escala não funciona necessariamente noutra escala.
comentário
Caros
A noção que tenho de função logarítmica neperiana......é de que tem um domínio entre 0 e 1.....logo não pode haver valores negativos.
Razão ara o triunviratista que não concebe valores negativos num gráfico de escala logarítmica.
cums
A noção que tenho de função logarítmica neperiana......é de que tem um domínio entre 0 e 1.....logo não pode haver valores negativos.
Razão ara o triunviratista que não concebe valores negativos num gráfico de escala logarítmica.
cums
- Registado: 3/12/2007 20:31
Com todo gosto, dwear. Nasci para teimar com todo o gosto!
Aqui fica o gráfico...
Aqui fica o gráfico...
- Anexos
-
- SPX1960s.png (29.58 KiB) Visualizado 1909 vezes