Caldeirão da Bolsa

Galp...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por lutav » 4/1/2008 15:09

Quico Escreveu:
lutav Escreveu:nao é normal, mas vou deixar aqui desenho a meio da sessao (em honra do Quico :wink:)

se o gajo tiver razao, ponho o blog dele na minha assinatura :mrgreen:

beijos e abraços

Atenção: não deturpes o que eu disse! Ainda vamos a meio da sessão!

Mas mesmo que termine assim, a vela é bem bearish! Será de esperar que apareça mais qualquer coisa... :wink:

Um abraço.

Pois, tenho de ter cuidado, que ando a criar mtos equivocos... :oops:

A vela é realmente bearish (a confirmar-se), e o volume, se for na ordem do 1,5M, tambem nao é de desprezar; tao importante quanto isso, é perceber (opiniao pessoal), que dá sensacao, que ha mesmo gente a querer sair, em detrimento de "falta de compradores".

tal como TAMBEM disse, atencao ao gapzito; nao tem de ser fechado, mas se "os outros" nao souberem disso e o fecharem... :wink:

e qto à "tua" EMA Quico, ela nao precisa de "funcionar" hoje; segunda feira depois de fechar o GAP, continua a ser bom timming :)

beijos e abraços

Registado: 22/9/2006 22:36

por Quico » 4/1/2008 14:12

lutav Escreveu:nao é normal, mas vou deixar aqui desenho a meio da sessao (em honra do Quico :wink:)

beijos e abraços

Atenção: não deturpes o que eu disse! Ainda vamos a meio da sessão!

Mas mesmo que termine assim, a vela é bem bearish! Será de esperar que apareça mais qualquer coisa... :wink:

Um abraço.
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

Registado: 12/5/2004 19:52

por Paionense » 4/1/2008 13:18

habanero04 Escreveu:Estou a gostar deste tópico da galp. Ainda não percebo muito destas estratégias mas ando a tentar inverter essa lacuna e acho que há aqui boas contribuições, e o meu problema maior - que se calhar é o da maioria - é perceber pelos gráficos o ponto de entrada e o de saída. Hoje vendi a minha posição toda a perder 2.32% já descontando as despesas. Porquê? Porque entrei alto demais e não soube vender quando devia, e como estou a ver os indicadores todos virados ao contrário resolvi sair antes que as perdas fossem maiores. Não quis sair no dia 28 com boas mais-valias para não contribuir para os cofres do Estado e fiquei a vê-las a diminuir e agora fiquei a arder. Mais umas cabeçadas na parede :wall: que pode ser que me façam bem.

O momento de entrada para mim é muito importante. Se a partir do momento em que entras começas a ter mais valias o teu stop deve ficar no minimo no valor de aquisição.

A partir daí tens varias opções:
- ou vais sempre subindo o stop à medida que a cotação for subindo

- ou entao colocas um stop mental ou efectivo no valor que achas que se passar dali vai ter a vida complicada (ex: ligeiramente abaixo de um suporte)

Quantos aos indicadores, valem o que valem. No inicio usava muitos indicadores, mas no fundo so servem para colocar mais confusão na tua cabeça. Eu uso as médias móveis, o volume e as bandas de bollinger (às vezes) O importante é teres 2 ou 3 com que te sintas à vontade e conheças profundamente. O facto de teres mais indicadores não te dará mais sucesso nos trades.

Abraço
JP

Peço desculpa se a resposta foi um bocado limitada, tento ajudar o melhor que sei :D

EDIT: Só mais uma coisa em relação aos stops. As pessoas têm diferentes stops e diferentes objectivos consoante o tipo de investimento. Ontem eu referi num post da GALP que achava que se passasse para baixo dos 17.47 para mim dava sinal de fraqueza, pois tinha sido o máximo da anterior puxada. Como passou, activei o stop mental. Até pode subir agora, mas as mais valias já estão deste lado.

Registado: 28/6/2007 16:26

por habanero04 » 4/1/2008 13:05

Estou a gostar deste tópico da galp. Ainda não percebo muito destas estratégias mas ando a tentar inverter essa lacuna e acho que há aqui boas contribuições, e o meu problema maior - que se calhar é o da maioria - é perceber pelos gráficos o ponto de entrada e o de saída. Hoje vendi a minha posição toda a perder 2.32% já descontando as despesas. Porquê? Porque entrei alto demais e não soube vender quando devia, e como estou a ver os indicadores todos virados ao contrário resolvi sair antes que as perdas fossem maiores. Não quis sair no dia 28 com boas mais-valias para não contribuir para os cofres do Estado e fiquei a vê-las a diminuir e agora fiquei a arder. Mais umas cabeçadas na parede :wall: que pode ser que me façam bem.

Registado: 8/11/2007 17:14

por lutav » 4/1/2008 13:04

Paionense Escreveu:o Valor da EMA15 anda no meu gráfico nos 16,99 (é exponencial)

Neste momento, estou a piscar o olho à JMT que hoje está a negociar muito bem e acima dos 5,60 :D Mas sempre com o olho na Galp

a diferença deve estar no "price field" (que pode ser o preço/valor de abertura/fecho/minimo/maximo/medio;

eu tenho opcao de preço de fecho (é a opcao por defeito e que mantenho - quanto muito, colocaria preço médio)

beijos e abraços

(em relacao à JMT: se tivesse olhado para ela como deve de ser, nao tinha retirado stop da GALP, e tinha entrado na JMT - a mulher tocou lá numa das minhas horizontais... :mrgreen:)

por Paionense » 4/1/2008 12:49

o Valor da EMA15 anda no meu gráfico nos 16,99 (é exponencial)

Neste momento, estou a piscar o olho à JMT que hoje está a negociar muito bem e acima dos 5,60 :D Mas sempre com o olho na Galp

por JOSE DUARTE » 4/1/2008 12:49

Deixo aqui outro boneco onde se pode ver que a GALP reagiu bem aos 50% de retracement, estando praticamente fechado o GAP.

Entretanto acabei por vender a 17,25 (Stop activado.)
Anexos
GALP RET.PNG
GALP RET.PNG (69.2 KiB) Visualizado 3704 vezes
Saudações Alentejanas

Registado: 25/5/2005 16:00

por lutav » 4/1/2008 12:40

nao é normal, mas vou deixar aqui desenho a meio da sessao (em honra do Quico :wink:)

beijos e abraços
Anexos
galp.png
galp.png (162.21 KiB) Visualizado 3757 vezes

por Paionense » 4/1/2008 12:22

Boas!
Saída também a 17.45 pois era o meu stop mental.

Vou aguardar por melhores momentos e com mais força e para já arrecadar o tostão :D

Abraço
JP

por Enslaved » 4/1/2008 11:56

lutav Escreveu:saida a 18,63

Quem foi o maluco que comprou a esse preço? :mrgreen:
Surf's up and down in the markets
http://elliottmarketwaves.blogspot.com/

Registado: 28/2/2007 18:24

por LTCM » 4/1/2008 11:20

Paionense Escreveu:Pensem numa acção como numa gaja que queremos conhecer numa discoteca :)

Nós (homens) medimos o risco... será que vale a pena, está atraente e areia demais para o meu camião, etc.. mas ao mesmo tempo pensamos que se a coisa corre mal deve haver sempre algo que nos permita sair de cabela erguida :D de igual forma se estamos ali na conversa e já vimos que aquilo não passa dali, até pode ser uma boa moça mas é chata comó caraças, vale mais fazer as malas e partir para outra.

No fundo, investir é fazer o amor com as acções :D
JP

Só o facto de ela estar numa discoteca é razão suficiente para NÃO a querer conhecer :twisted:

Registado: 28/2/2007 14:18

por lutav » 4/1/2008 10:57

saida a 18,63... enqto dormia!!! :mrgreen:

cuidado com o gapzito... ja sei, ja sei: os gaps NAO tem de ser fechados! Eu sei disso; tenho é medo que os outros nao saibam, e portanto; safe distance para já

beijos e abraços

por Enslaved » 4/1/2008 10:46

Resina Escreveu:Boas.
As maiores subidas deram.se depois de grandes quedas... Quem não se recorda dos grandes saltos que ela deu depois das correcções?
Abraço

Está a testar uma zona de suporte de curto prazo (17.30-17.50). Seria bom não quebrá-la :wink:. No entanto, não inviabiliza a análise do Quico que me parece bastante interessante :wink: . Estou fora e entro quando vir que a correcção acabou 8-) .

por Resina » 4/1/2008 10:39

Boas.
As maiores subidas deram.se depois de grandes quedas... Quem não se recorda dos grandes saltos que ela deu depois das correcções?
Abraço
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!

Registado: 9/11/2005 17:56

por Enslaved » 4/1/2008 2:27

squad80 Escreveu:Essas passagens, tecnicamente poderão parecer-se com um padrão de distribuição já que existe muito volume mas o preço por vezes não anda nem desanda.

Cumprimentos.

... será necessário retirar as passagens efectuadas desse dia para ver se efectivamente o interesse comprador/vendedor está aumentar/diminuir?

A parte que eu tenho dúvida é esta e poderá parecer-se com um padrão de distribuição se a tendência for "ursa" :wink: .

por squad80 » 4/1/2008 2:22

Essas passagens, tecnicamente poderão parecer-se com um padrão de distribuição já que existe muito volume mas o preço por vezes não anda nem desanda.

Cumprimentos.

Registado: 27/12/2007 21:53

por Enslaved » 4/1/2008 2:17

Conversa muito interessante, pena ter perdido :evil: . Agora também vou colocar uma dúvida :wink: . Todos nós sabemos que os volumes diários poderão influenciar uma análise técnica e todos nós sabemos que passagens não significam para o mercado e respectiva cotação. Logo para se fazer uma análise técnica será necessário retirar as passagens efectuadas desse dia para ver se efectivamente o interesse comprador/vendedor está aumentar/diminuir?

Por exemplo a passagem de 10 milhões, quem vê nesse dia o volume pensará que nesse dia os touros deveriam ter tomado metadona.

por vascoenf » 4/1/2008 1:51

Sera que vai ter força para subir? ou vamos assistir a venda em massa?

Ja entrei tarde agora é ver .... no que vai dar....!

Mas tenho um palpite nos 20 euros!!!!!!!!! ainda antes do carnaval!
Esperar é uma virtude!mas nem sempre!!!!!!!!Grão a grão....

Registado: 18/12/2007 19:29

por artista_ » 4/1/2008 1:47

Cables Escreveu:Há quem reforce quando desce abaixo do valor de aquisição, para fazer descer o preço médio. (Um erro segundo dizem os entendidos) :wink:

Pois parece-me um erro, só para quem investe a longo prazo isso me parece poder fazer sentido, a curto prazo se nós entrámos pensando que vai subir e desce é porque nos enganámos e faz sentido usar um stop loss e sair e não reforçar uma posição perdedora...

No entanto convém não esquecer que é muito importante definir um bom ponto de entrada para podermos ter uma boa relação risco/potencial... falar destes pontos de entrada é difícil mas existem algumas situações padrão que podem servir de princípios básicos, depois, com a experiência, vamos construido novas hipóteses de entradas com baixo risco e melhorando/potenciando a nossa estratégia!!!

Bons negócios para todos
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por artista_ » 4/1/2008 1:46

Cables Escreveu:Há quem reforce quando desce abaixo do valor de aquisição, para fazer descer o preço médio. (Um erro segundo dizem os entendidos) :wink:

Pois parece-me um erro, só para quem investe a longo prazo isso me parece poder fazer sentido, a curto prazo se nós entrámos pensando que vai subir e desce é porque nos enganámos e faz sentido usar um stop loss e sair e não reforçar uma posição perdedora...

No entanto convém não esquecer que é muito importante definir um bom ponto de entrada para podermos ter uma boa relação risco/potencial... falar destes pontos de entrada é difícil mas existem algumas situações padrão que podem servir de princípios básicos, depois, com a experiência, vamos construido novas hipóteses de entradas com baixo risco e melhorando/potenciando a nossa estratégia!!!

Bons negócios para todos
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

por Crómio » 4/1/2008 0:52

artista Escreveu:Pois Crómio grande confusão :mrgreen: :mrgreen: ... há outra coisa que agora não percebi, ligeiramente abaixo para mim não existem reforços
:oops:

Mais uma que encaixei...

Obrigado por tudo novamente, hoje rendeu...

Um abraço
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein

Registado: 2/11/2007 16:52

por Cables » 4/1/2008 0:47

artista Escreveu:Pois Crómio grande confusão :mrgreen: :mrgreen: ... há outra coisa que agora não percebi, ligeiramente abaixo para mim não existem reforços, ou seja se eu entro a um determinado valor e cai nunca penso sequer em reforçar, se subir sim penso nisso, na Galp há pouco tempo pensei em fazê-lo mas depois perdi o timing e fiquei-me pela idéia!!

Um abraço e bons negócios

Há quem reforce quando desce abaixo do valor de aquisição, para fazer descer o preço médio. (Um erro segundo dizem os entendidos) :wink:

Registado: 1/1/2008 12:48

por artista_ » 4/1/2008 0:36

Pois Crómio grande confusão :mrgreen: :mrgreen: ... há outra coisa que agora não percebi, ligeiramente abaixo para mim não existem reforços, ou seja se eu entro a um determinado valor e cai nunca penso sequer em reforçar, se subir sim penso nisso, na Galp há pouco tempo pensei em fazê-lo mas depois perdi o timing e fiquei-me pela idéia!!

Um abraço e bons negócios

por Crómio » 4/1/2008 0:30

Epá Artista desculpa a anterior resposta, grande confusão eu fiz...

3% é 3%... sempre... do valor actual da acção.

Só depois de ler é que vi a confusão...

E mais, colocar a questão efectivamente faz uma pessoa pensar... mais do que parece. O feedback que se tem faz ainda pensar mais LOL

Um abraço
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein

por Crómio » 4/1/2008 0:01

Quico, Paionense e Artista:

Obrigado pelas pelas prontas respostas, assimilado.

Só na parte do Artista é que falta uma coisinha: :mrgreen:

O que eu queria dizer era, em caso de reforço, neste caso numa posição ligeiramente abaixo ou acima, se consideravas 3% de 1000 ou continuavas a considerar 3% de 500?

Ou seja se ao reforçar, duplicavas o montante em risco ou mantinhas o original?

Se calhar é complicado e conforme o feeling da altura, e como também nunca fazes estas avarias...

Anyway, aprendi com a tua resposta:

Não reforças e não passas muito dos 3%, traduzido para aprendizagem pessoal: reforço demais e arrisco demais, 5%.

Por acaso, depois de ter reforçado na Galp, saltei com 3% de perca (do total) como o outro diz: chickened out...

Um abraço

William Bernstein

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AlfaTrader, Ferreiratrade, Google [Bot], iniciado1, jls1, latbal, macau5m, Mr.Warrior, O Magriço, Phil2014, tami, TTM62, zulu404 e 94 visitantes