Portucel - Tópico Geral
Re: Incoerência
Gncl_C Escreveu:Branc0, cada um é livre de investir onde quer , e para mim não há verdades absolutas... não convém massacrar o homem, e do meu ponto de vista a PTI está um bocado longe da Pararede.
O único ponto onde eu pego é que a mesma pessoa que tem como lema "Esperar na bolsa é uma grande Virtude " lamenta-se diariamente, ora isto não me parece que seja coerente com o lema.
Claro que é livre de investir onde quer (até há quem compre terrenos na Lua), mas as atitudes do Broker no forum parecem indicar que no fundo não está muito feliz com o seu investimento.
Eu salvaguardei bem as diferenças entre a PTI e a PAD. O que é relevante não é a semelhança das empresas mas sim a semelhança dos "sentimentos" que temos como investidores... e isso vale para qualquer titulo e são eles que movem o mercado.
Be Galt. Wear the message!
The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore
The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore
Eu percebo-te, mas as casas de investimento dizem aquilo que lhes apetece. Mas quanto tempo demoraram em 2000/20001 as casas de investimento a dizer que se devia vender? Se ficassemos todos à espera em 2001 pelas casas de investimento estavamos todos na mesma posição com que eu estive na PAD.
Muitas das vezes o que até acontece é que as casas de investimento recomendam ainda mais estes titulos (tal como a SONI, a PTI não é a unica) com a lógica de "isto já desceu tanto que agora tem que subir e a valorização vai ser fantastica). Olhar, por exemplo, para a lista de recomendações do BCP é ver a lista das acções que deviamos ter "shortado" em Agosto.
Pensa assim, achas que foste o unico a comprar PTI porque os bancos recomendaram? Duvido muito, houve muito mais gente que pensou como tu. Agora pensa o seguinte: tanta gente a investir na PTI e mesmo assim ela desce? Alguém as andou a vender... se calhar os fundos das casas de investimento que aconselharam comprar (mas isso agora não interessa).
Se o titulo tivesse força nunca tinha chegado a estes valores, continuo a achar que tirando um grande volte face nos EUA (que não acredito) a tendência é para baixo enquanto aqueles que compraram aconselhados pelos bancos perdem a esperança e se resignam a vender e ela vai baixando pouco e pouco (os que vendem curto ajudam a descida).
Eu olho para o que fiz na PAD e digo-o com toda a frontalidade que era impossível que me acontecesse de novo. Nunca mais compro na descida, compro na subida.
O teu raciocinio deve ser algo assim:
1) A PTI está a 2.50
2) Acho que é uma boa empresa vou investir. Tenho 10k vou meter 5k (valores ficticios) a ver como se porta.
3a) Chegou aos 2.70, estava certo na minha analise vou comprar mais 5k
3b) Eh pah! Isto está nos 2.30, se calhar ainda não é altura certa para comprar, deixa fechar a posição e ver como ela se porta a seguir.
O que eu vejo na tua reacção é que tu interpretas os 2.30 como uma oportunidade ainda melhor de compra quando acho que devias era reconsiderar a tua aposta uma vez que o mercado te disse que estavas enganado.
Até poderá ser que ela volte aos 2.50 e tu ai voltas a comprar e perdeste 0.20 mas estás a comprar uma coisa que está a demonstrar força.
Eu sei que isto às vezes fala-se muito e depois executar é dificil, mas todos os que conheço que fizeram dinheiro nisto é assim que se comportam. O teu bem mais importante é o teu capital e neste momento estás a dar cabo dele.
Custa-me ver-te assim porque já passei por isso e por pior e todos aqui no Caldeirão gostamos que as pessoas tenham sucesso nos mercados. O Ulisses já te disse isto e concordo com ele:
Tens que ver o que te move, quais são os teus objectivos.
Tens que te lembrar quais eram as tuas razões para entrar na PTI e as tuas previsões na altura e verificar a validade delas.
E sobretudo tens que ver se esta posição que tens está a contribuir para os teus objectivos ou não e se não está tens que remediar a situação.
Pensa no capital que tens "empatado" e se tivesses saído quando o mercado te corrigiu podias ter investido numa GALP ou numa JMT ou numa Google ou outra coisa qualquer.
Podes não te aperceber mas estás a pagar "custos de oportunidade" além da desvalorização do titulo.[/u]

Muitas das vezes o que até acontece é que as casas de investimento recomendam ainda mais estes titulos (tal como a SONI, a PTI não é a unica) com a lógica de "isto já desceu tanto que agora tem que subir e a valorização vai ser fantastica). Olhar, por exemplo, para a lista de recomendações do BCP é ver a lista das acções que deviamos ter "shortado" em Agosto.
Pensa assim, achas que foste o unico a comprar PTI porque os bancos recomendaram? Duvido muito, houve muito mais gente que pensou como tu. Agora pensa o seguinte: tanta gente a investir na PTI e mesmo assim ela desce? Alguém as andou a vender... se calhar os fundos das casas de investimento que aconselharam comprar (mas isso agora não interessa).
Se o titulo tivesse força nunca tinha chegado a estes valores, continuo a achar que tirando um grande volte face nos EUA (que não acredito) a tendência é para baixo enquanto aqueles que compraram aconselhados pelos bancos perdem a esperança e se resignam a vender e ela vai baixando pouco e pouco (os que vendem curto ajudam a descida).
Eu olho para o que fiz na PAD e digo-o com toda a frontalidade que era impossível que me acontecesse de novo. Nunca mais compro na descida, compro na subida.
O teu raciocinio deve ser algo assim:
1) A PTI está a 2.50
2) Acho que é uma boa empresa vou investir. Tenho 10k vou meter 5k (valores ficticios) a ver como se porta.
3a) Chegou aos 2.70, estava certo na minha analise vou comprar mais 5k
3b) Eh pah! Isto está nos 2.30, se calhar ainda não é altura certa para comprar, deixa fechar a posição e ver como ela se porta a seguir.
O que eu vejo na tua reacção é que tu interpretas os 2.30 como uma oportunidade ainda melhor de compra quando acho que devias era reconsiderar a tua aposta uma vez que o mercado te disse que estavas enganado.
Até poderá ser que ela volte aos 2.50 e tu ai voltas a comprar e perdeste 0.20 mas estás a comprar uma coisa que está a demonstrar força.
Eu sei que isto às vezes fala-se muito e depois executar é dificil, mas todos os que conheço que fizeram dinheiro nisto é assim que se comportam. O teu bem mais importante é o teu capital e neste momento estás a dar cabo dele.
Custa-me ver-te assim porque já passei por isso e por pior e todos aqui no Caldeirão gostamos que as pessoas tenham sucesso nos mercados. O Ulisses já te disse isto e concordo com ele:
Tens que ver o que te move, quais são os teus objectivos.
Tens que te lembrar quais eram as tuas razões para entrar na PTI e as tuas previsões na altura e verificar a validade delas.
E sobretudo tens que ver se esta posição que tens está a contribuir para os teus objectivos ou não e se não está tens que remediar a situação.
Pensa no capital que tens "empatado" e se tivesses saído quando o mercado te corrigiu podias ter investido numa GALP ou numa JMT ou numa Google ou outra coisa qualquer.
Podes não te aperceber mas estás a pagar "custos de oportunidade" além da desvalorização do titulo.[/u]
Incoerência
Branc0, cada um é livre de investir onde quer , e para mim não há verdades absolutas... não convém massacrar o homem, e do meu ponto de vista a PTI está um bocado longe da Pararede.
O único ponto onde eu pego é que a mesma pessoa que tem como lema "Esperar na bolsa é uma grande Virtude " lamenta-se diariamente, ora isto não me parece que seja coerente com o lema.
- Registado: 18/2/2007 17:55
Broker, da mesma forma que tinhas os analistas fundamentais a recomendarem a compra da Portucel tiveste neste fórum os vários membros que usam a análise técnica a dizer que a Portucel estava "bearish" e que desaconselhavam posições no papel até que desse sinais de força. Mas como não tinham uma chancela de uma instituição financeira para alguns não tem a mesma credibilidade.
Um abraço,
Ulisses
Um abraço,
Ulisses
Pata-Hari Escreveu:como é que estás a medir a secagem das vendas?
medir ao certo não sei, mas vendo bem as coisas 75% das acções estão na posse da SEMAPA, logo eles não devem estar a vender, "penso eu de que" os 25% restantes já passaram de mãos várias vezes e vendo o titulo a estar descer já desde Setembro, vejo que mais dia menos dia isto vai fazer um pullback violente também devido ao seu reduzido free-float que roda no mercado.
Mas ao certo não sei, mas gostava de saber se existe alguma aplicação que saiba calcular a secagem nas vendas e nas compras de um determinado titulo.
Esperar na bolsa é uma grande Virtude.
Branc0 aquilo que dizes eu subescrevo, mas não podemos comprar a PTI com PAD, qua a PAD sofria de pura especilação e a PTI vive de uma boa gestão, agora é um facto é triste de estar a ver as minhas poupanças irem pelo cano abaixo, vivo triste em ver a PTI com exelentes fundamentos etc... mas o mercado diz o contrario, acho que ela não devia ser tanto massacrada, eu entrei na PTI porque ouvia dizer que era um titulo bastante estável e o mais seguro nas quedas, juntei 1+1 vi bem as coisas e decidi investir na PTI, o proprio BPI referiu que quando ela corrigisse deviam reforçar mais a posição. Agora eu não precebo porque ela não sobe mesmo muitos analistas dizendo que ela tem um potêncial de valorização brutal, é que não 1 nem 2, são bastantes são mais de 5 casas de investimentos a recomendar a compra deste titulo, achas que eles estão todos entalados com elas e querem livrarem-se delas e dão elevados PT para despacharem, ou realmente sabem qual é o verdadeiro potêncial da PTI?
Abraços e BN
Abraços e BN
Eu quero é NORTE!!!
Suportes:
2,17 » forte
2,10
2
certo ou errado?
abc
2,17 » forte
2,10
2
certo ou errado?
abc
Não é tripeiro quem quer...é tripeiro quem PODE!
- Registado: 10/1/2007 15:49
Chegou a um suporte de longo prazo relevanto nos 2.18 (que já foi resistência em 2006). Deve aguentar-se por aqui um pouco mas não vejo razão para ela se aguentar muito tempo...
Eu gosto muito da PTI mas faz-me confusão saber que ainda há gente longa neste titulo apesar de tantos e tantos avisos directos e indirectos.
As empresas com PERs baixos estão a ser penalizadas porque os investidores/especuladores entraram numa de "fuga para a frente" onde o crescimento é que interessa. Os mercados americanos estão a lateralizar (eu acho que é uma questão de tempo até se entrar em fase bear, muito pouco tempo).
O PSI20 pode dar a ilusão que mantém a tendência bull, mas isso para mim são "mentiras" contadas pelos pesos pesados e pelos poços de petroleo no Brasil.
Tudo isto para dizer que a PTI é a minha preferida do PSI20 mas que não lhe toco desde que quebro os 2.50 (com pena de não ter entrado curto). É uma empresa certinha, com dividendos, com um core business feito e clientes certos com gestão que parece saber o que faz e o que quer, mas nada disto pode combater no curto/medio prazo um factor muito simples: SENTIMENTO DE MERCADO - enquanto ele estiver negativo (e em Wall Street incerteza é megativa) ninguém pega na acção enquanto não der sinais de vida.
Estar longo nisto é ser masoquista. Queixarmo-nos todos os dias que não sobe é um masoquismo exibicionsta, parece que estás a tentar adivinhar o fundo (depois de veres tantos exemplos por aqui de como isso pode ser mau para a tua carteira) mas sem sequer saires do titulo, eu não sei como consegues dormir à noite e pensar "hoje é que bateu no fundo, amanhã recupera" há mais de dois meses seguidos... não sei se é uma questão de ego, de teimosia ou simplesmente de achares que estas certo e os outros errados, só te digo que o mercado não te vai perdoar e vai-te espremer todo... não me admiraria que quebrasses completamente e as vendas bem perto do fundo (que duvido que seja nos 2.18).
De modo que não sei que mais te dizer. Já outros que sabem mais disto do que eu te disseram coisas melhores e não as aproveitaste de modo que duvido que eu te faça mudar de ideias mas achei que valia a pena tentar.
Já agora queria deixar-te aqui um exemplo pelo qual passei há alguns anos em que tinha um "mindset" parecido com aquele com que penso estás a viver agora.
Foi a minha terceira ou quarta compra na bolsa, Pararede a 36 centimos. Aquela coisa subiu uma grande pipa até aos 60 na altura acho eu (havia uma oferta especial de opções, não me lembro, mas o titulo andava vivo) e eu vendi-as a 50 todo contente de ter feito uma grande pipa.
Passado umas semanas ela voltou a descer e quando chegou aos 44 centimos comprei de novo (era, para mim, "obvio" que ela valia pelo menos 50). Passado mais um pouco voltou aos 36 centimos. Mesmo a calhar que ainda tinha dinheiro do subsidio de ferias. Acumula mais umas que quando isto subir aos 50 ainda ganho mais.
Continuou a descer, e desliguei-me delas "fica para o longo prazo, daqui a uns anos ainda valem 1 euro e vai ser uma mina de ouro". Há cerca de dois anos noutro subsidio de férias voltei a olhar para elas a 28 centimos... ui! "Acumula que isto já bateu no fundo!"
Em 2007 descobri o Caldeirão, aprendi muita coisa, li muitos livros e vendi-as a 0.24. Foi provavelmente das melhoras vendas que fiz em bolsa... hoje elas valem 16.
Salvaguardando as devidas distâncias entre a PAD e a PTI (que não são de desprezar) acho que o episodio é pedagogico.
Bons negocios para todos.
Eu gosto muito da PTI mas faz-me confusão saber que ainda há gente longa neste titulo apesar de tantos e tantos avisos directos e indirectos.
As empresas com PERs baixos estão a ser penalizadas porque os investidores/especuladores entraram numa de "fuga para a frente" onde o crescimento é que interessa. Os mercados americanos estão a lateralizar (eu acho que é uma questão de tempo até se entrar em fase bear, muito pouco tempo).
O PSI20 pode dar a ilusão que mantém a tendência bull, mas isso para mim são "mentiras" contadas pelos pesos pesados e pelos poços de petroleo no Brasil.
Tudo isto para dizer que a PTI é a minha preferida do PSI20 mas que não lhe toco desde que quebro os 2.50 (com pena de não ter entrado curto). É uma empresa certinha, com dividendos, com um core business feito e clientes certos com gestão que parece saber o que faz e o que quer, mas nada disto pode combater no curto/medio prazo um factor muito simples: SENTIMENTO DE MERCADO - enquanto ele estiver negativo (e em Wall Street incerteza é megativa) ninguém pega na acção enquanto não der sinais de vida.
Estar longo nisto é ser masoquista. Queixarmo-nos todos os dias que não sobe é um masoquismo exibicionsta, parece que estás a tentar adivinhar o fundo (depois de veres tantos exemplos por aqui de como isso pode ser mau para a tua carteira) mas sem sequer saires do titulo, eu não sei como consegues dormir à noite e pensar "hoje é que bateu no fundo, amanhã recupera" há mais de dois meses seguidos... não sei se é uma questão de ego, de teimosia ou simplesmente de achares que estas certo e os outros errados, só te digo que o mercado não te vai perdoar e vai-te espremer todo... não me admiraria que quebrasses completamente e as vendas bem perto do fundo (que duvido que seja nos 2.18).
De modo que não sei que mais te dizer. Já outros que sabem mais disto do que eu te disseram coisas melhores e não as aproveitaste de modo que duvido que eu te faça mudar de ideias mas achei que valia a pena tentar.
Já agora queria deixar-te aqui um exemplo pelo qual passei há alguns anos em que tinha um "mindset" parecido com aquele com que penso estás a viver agora.
Foi a minha terceira ou quarta compra na bolsa, Pararede a 36 centimos. Aquela coisa subiu uma grande pipa até aos 60 na altura acho eu (havia uma oferta especial de opções, não me lembro, mas o titulo andava vivo) e eu vendi-as a 50 todo contente de ter feito uma grande pipa.
Passado umas semanas ela voltou a descer e quando chegou aos 44 centimos comprei de novo (era, para mim, "obvio" que ela valia pelo menos 50). Passado mais um pouco voltou aos 36 centimos. Mesmo a calhar que ainda tinha dinheiro do subsidio de ferias. Acumula mais umas que quando isto subir aos 50 ainda ganho mais.
Continuou a descer, e desliguei-me delas "fica para o longo prazo, daqui a uns anos ainda valem 1 euro e vai ser uma mina de ouro". Há cerca de dois anos noutro subsidio de férias voltei a olhar para elas a 28 centimos... ui! "Acumula que isto já bateu no fundo!"
Em 2007 descobri o Caldeirão, aprendi muita coisa, li muitos livros e vendi-as a 0.24. Foi provavelmente das melhoras vendas que fiz em bolsa... hoje elas valem 16.
Salvaguardando as devidas distâncias entre a PAD e a PTI (que não são de desprezar) acho que o episodio é pedagogico.
Bons negocios para todos.
Neste momento a PTI tem os seus suportes Nível 1 2,14€ ,Nível 2 2,11€ e Nível 3 2€ aqui está uma barreira psicológica, o RSI14 está nos valores 28,30 ou OVERSOLD/sobrevendido,o Stoch14 também está OVERSOLD, mas vamos esperar por melhores ventos que esta tempestade já vai longa, a qualquer momento isto pode inverter, as vendas já estão a secar.
Neste momento a PTI tem os seus suportes Nível 1 2,14€ ,Nível 2 2,11€ e Nível 3 2€ aqui está uma barreira psicológica, o RSI14 está nos valores 28,30 ou OVERSOLD/sobrevendido,o Stoch14 também está OVERSOLD, mas vamos esperar por melhores ventos que esta tempestade já vai longa, a qualquer momento isto pode inverter, as vendas já estão a secar.
Portucel
Boas...
Pelo gráfico (não sei fazer análise, mas pelo que leio aqui...)o grande volume está na subida...pelo que depreendo um movimento de subida novamente
será correcto pensar assim?
cumps
Pelo gráfico (não sei fazer análise, mas pelo que leio aqui...)o grande volume está na subida...pelo que depreendo um movimento de subida novamente

será correcto pensar assim?
cumps
"Mais vale uma na mão, que duas no soutien..."
Broker_Invest Escreveu:Falta noticias frescas sobre a PTI, para ela começar a dita recuperação, não se precebe estas descidas constantes, daqui a pouco está ao preço da OPV lancado pelo estado.
Vamos ter que esperar para ver o que acontece.
Pelo amor de deus, noticias não!
Falem antes dos PTs, AF, etc, etc, mas noticias não!!
Broker_Invest Escreveu:Auditor Escreveu:Broker volto a dizer-te que és um optimista por natureza.
Tens que viver o mundo da bolsa menos emocionalmente.
Abraço
As vezes só me apetece mandar a toalha para chão e assumir as perdas e fechar de vez a loja.![]()
Assim não dá.
Conheces o Sr. Longo? O Sr. Longo acaba por nos dar alegrias é preciso é "paciência" as coisas boas vem aqueles que sabem esperar. Nem sempre pode estar a cair é preciso é paciênca Broker_Invest as coisas estam mal a nível mundial por isso tem calma que isto vai piorar....

Um Abraço e Não desanimes que a vida é assim cheia de altos e baixos
- Registado: 31/8/2007 20:30
E agora?
A Resposta de que o valor está lá. Esperar é certo e por o tempo necessário.
http://www.negocios.pt/default.asp?Sess ... tId=308509
A Resposta de que o valor está lá. Esperar é certo e por o tempo necessário.
http://www.negocios.pt/default.asp?Sess ... tId=308509
- Registado: 24/12/2007 10:30
Laaz Rockit, obrigado, só espero que ela amanhã começe e acabe verde! porque isto hoje deu porrada em toda a gente nem a Sonae-sgps escapou! vamos ver o que o Sr. FED tem para dizer. só espero que seja uma exelente noticia para que os mercados amanhã abrem em alta.
Broker, não desesperes. Eu penso que existe um bom suporte aqui nos 2,18. Agora se ela quebrar este valor em fecho é melhor fugir. Não sei se o Ulisses concorda com a análise. Se não, dá aí uma ajudinha.
Abraço.
Abraço.
- Anexos
-
- PORTUCEL.png (30.35 KiB) Visualizado 5723 vezes
O cérebro tem uma capacidade tão grande que hoje em dia, praticamente, toda a gente tem um.
Ulisses Pereira Escreveu:A pergunta que eu coloco é: Há quanto tempo a tendência é de queda? Há quanto tempo as várias análises técnicas aqui publicadas pelos vários participantes mostram a fraqueza da acção e desaconselham posições longas na acção até que os sinais de força apareçam?
Ou seja, surpresa só para quem não lê o Caldeirão.
Um abraço,
Ulisses
quem diz que eu não leio, mas a teimosia paga-se caro! isso sei porque estou a passar por isso neste precisso momento, podia ter vendido ao preço médio, mas quiz ir aos dividendos e olha, Fui entalado novamente. Mas o que eu acho mais estranho é estarem sempre a refreenciar a PTI como uma das acções com bastante potêncial.... dá que pensar.?
Abraço e BN
A pergunta que eu coloco é: Há quanto tempo a tendência é de queda? Há quanto tempo as várias análises técnicas aqui publicadas pelos vários participantes mostram a fraqueza da acção e desaconselham posições longas na acção até que os sinais de força apareçam?
Um abraço,
Ulisses
Um abraço,
Ulisses
Mas todos acreditam que ela vai chegar aos 3.45€ preço medio e PT 3.65€, não precebo porque eles ainda continuam bater na mesma tecla, eu só vejo uma coisa, há pretroleo nos campos de eucalipos da PTI, só pode!!! todos nós sabemos que a PTI tem um enorme potêncial de valorização, mas com dias assim isto não está façil, temos que ser disciplinados com nos mesmo ,é não vender a qualquer preço. estou a levar uma boa porrada 23% ai que dor!!!
vamos ter confiança que isto mais dia menos dia vai ter que secar as vendas e as compras vão voltar aparecer.
A PTI está em 3º lugar no ranking de valorizações do PSI20:
http://www.jornaldenegocios.pt/default. ... tId=308509

A PTI está em 3º lugar no ranking de valorizações do PSI20:
http://www.jornaldenegocios.pt/default. ... tId=308509
Suportes...
Próximas paragens:
2,15
2,1
2
... não está fácil, não!!!
2,15