Mota Engil - Tópico Geral
lollllllllll
apesar dos buzios dizerem que ela vai descer...e da grande noticia dada de manha pelas grandes ciencias do BPI dizendo que é negativo para a mota o consorcio q fizeram as outras empresas para concorrer ao aeroporto, ela hoje sobe e bem...e ainda bem...vá-se lá saber porquê...
- Registado: 29/11/2007 2:42
Caro amigo, acho que nao devia guiar-se pelos PT´s dados por quem quer que sejam! A meu ver não passam de palpites do preço que a acçao pode e repare, pode atingir! Se for a ver quase todos os PT´s que estao no mercado sao quase todos eles mais altos que o valor actual das acçoes...
É verdade que a Mota tem ganho muita coisa, mas isso pode já estar incorporado no preço da acção. Eu iniciei a minha vida na bolsa uns dias antes da Martifer entrar em bolsa e dizia-se por ai que a Mota ia aos 10 euros..., a verdade é que ela está nos 5 e qq coisa...
Como o amigo MAV8 falou e bem, se reparares, esta acção teve uma valorização muito grande nos ultimos anos, é normal a meu ver que corrija...
Não concordo contigo quando dizes que nem so de analise técnica vive as flutuaçoes das cotaçoes, as flutuaçoes dependem da compra e da venda, não da AT.
Eu pessoalmente utilizo a AT para tentar perceber os movimentos da acção..., tentar perceber qual a força que impera se a compradora ou se a vendedora...
Não leves a mal as minhas palavras, mas não tentes ver uma acçao pelo lado emotivo, mas sim racional. O estar contra o movimento, acredita que não tras alegria nenhumas...
Um abraço e bons negocios
É verdade que a Mota tem ganho muita coisa, mas isso pode já estar incorporado no preço da acção. Eu iniciei a minha vida na bolsa uns dias antes da Martifer entrar em bolsa e dizia-se por ai que a Mota ia aos 10 euros..., a verdade é que ela está nos 5 e qq coisa...
Como o amigo MAV8 falou e bem, se reparares, esta acção teve uma valorização muito grande nos ultimos anos, é normal a meu ver que corrija...
Não concordo contigo quando dizes que nem so de analise técnica vive as flutuaçoes das cotaçoes, as flutuaçoes dependem da compra e da venda, não da AT.
Eu pessoalmente utilizo a AT para tentar perceber os movimentos da acção..., tentar perceber qual a força que impera se a compradora ou se a vendedora...
Não leves a mal as minhas palavras, mas não tentes ver uma acçao pelo lado emotivo, mas sim racional. O estar contra o movimento, acredita que não tras alegria nenhumas...
Um abraço e bons negocios
- Registado: 25/6/2007 11:05
acredito na tua analise, mas nem só de analises tecnicas vive as flutuações das cotações...aliás, isso só serve para justificar qd n há noticias...
...agora se um PT de 7,8 euros dado pelo santander não é uma boa indicação...ok.
e se os concursos internacionais que ela ganhou nos meses anteriores (uma mina de ouro em africa, dois estadios tb em angola, uma ponte en consorcio com a SC, etc...), tb não deveriam fazer subir...???!!!
ela vive disto, de obras para fazer...
mas gustava "ouvir" opiniões sobre o porque do JN nem o DE não terem publicado o PT dado pelo santander (que esta transcrito acima), aliás, o JN, nem sequer se dignou actualizar o quadro de PT's sobre a mota...
...agora se um PT de 7,8 euros dado pelo santander não é uma boa indicação...ok.
e se os concursos internacionais que ela ganhou nos meses anteriores (uma mina de ouro em africa, dois estadios tb em angola, uma ponte en consorcio com a SC, etc...), tb não deveriam fazer subir...???!!!
ela vive disto, de obras para fazer...
mas gustava "ouvir" opiniões sobre o porque do JN nem o DE não terem publicado o PT dado pelo santander (que esta transcrito acima), aliás, o JN, nem sequer se dignou actualizar o quadro de PT's sobre a mota...
...
...
Só tem razões para subir
Quais razões? se reparares a Mota Engil teve nos últimos 2 anos uma subida que a trouxe dos 3,00 aos 8,00 (quase 200%, não me apetece fazer contas), porque os investidores tinham perspectivas de um grande aumento dos lucros e no crescimento da empresa e também devido à especulação que envolveu a Martifer.
Ora bem, quero com isto dizer que o mercado corresponde às expectativas futuras. Se estamos num momento em que as perspectivas para o ramo da construção não são as melhores não podes esperar que as cotações cheguem ao Céu.
Mesmo em momentos de tendencia ascendente o valor das acções sofre oscilações.
Agora a minha análise (gráfico de cima serve):
A Mota Engil está numa tendencia de baixa desde sensivelmente Junho deste ano. Testou minimos recentemente (5,00), apesar de não ter sido má a reação ao teste foi timida, muito lenta. Assim sendo no meu ponto de vista esta deverá voltar aos 5,00 brevemente, podendo quebrar em baixa e aí segurem-se srs ou arrancar de vez para uma subida mais fulgurante.
Já estou um pouco cansado, vim só deixar uma opinião antes de ir dormir.
Bons Negócios
Só tem razões para subir

Quais razões? se reparares a Mota Engil teve nos últimos 2 anos uma subida que a trouxe dos 3,00 aos 8,00 (quase 200%, não me apetece fazer contas), porque os investidores tinham perspectivas de um grande aumento dos lucros e no crescimento da empresa e também devido à especulação que envolveu a Martifer.
Ora bem, quero com isto dizer que o mercado corresponde às expectativas futuras. Se estamos num momento em que as perspectivas para o ramo da construção não são as melhores não podes esperar que as cotações cheguem ao Céu.
Mesmo em momentos de tendencia ascendente o valor das acções sofre oscilações.
Agora a minha análise (gráfico de cima serve):
A Mota Engil está numa tendencia de baixa desde sensivelmente Junho deste ano. Testou minimos recentemente (5,00), apesar de não ter sido má a reação ao teste foi timida, muito lenta. Assim sendo no meu ponto de vista esta deverá voltar aos 5,00 brevemente, podendo quebrar em baixa e aí segurem-se srs ou arrancar de vez para uma subida mais fulgurante.
Já estou um pouco cansado, vim só deixar uma opinião antes de ir dormir.
Bons Negócios
MAV8
Carteira 69
Carteira 69
em relação à mota-engil, gustaria de perceber uma coisa, porque será que nem o JNegocios, nem o DE à cerca de um mêa atraz fizeram questão de NÃO publicarem um novo PT dado pelo santander à Mota-Engil, conforme passo a transcrever a seguir:
LISBOA, 31 Out (Reuters) - O Santander subiu o preço-alvo da Mota-Engil para 7,80 euros face aos anteriores 6,90 euros, reiterando a recomendação de Buy, suportada numa melhoria da informação acerca das áreas de concessões e portos, revelou o santander.
Esta casa de investimento procedeu ainda a uma revisão em alta das estimativas de lucro para 2007 e 2008, prevendo um crescimento dos lucros de 12 pct para este ano e de 20 pct para o próximo.
Defende ainda que a recente correcção registada no preço da acção dá aos investores uma oportunidade pouco habitual de comprar Mota-Engil, com um desconto significativo face ao valor das suas actuais operações.
"Subimos as estimativas de lucro líquido em 12 pct para o final de 2007 e de 20 pct para o final de 2008 e a avaliação para o final de 2008 em 11 pct, de forma a reflectir uma melhor informação nas divisões de concessões e portos", refere o
analista Pedro Balcão Reis numa nota de research de hoje.
Revela ainda que "no melhor dos cenários, onde o consórcio da Mota-Engil vença o concurso para a construção do novo aeroporto, 25 pct da construção da alta velocidade e em que Tertir alcance uma margem EBITDA de 30 pct em 2011, a nossa avaliação deverá subir para cerca de 8,7 euros por acção,
implicando um 'upside' de 51 pct".
Negociaram-se 332.305 acções da Mota-Engil a subir 0,17 pct
para 5,75 euros.
Nota: O leitor deve consultar este documento de research
integralmente, nomeadamente quanto à declaração de interesses,
solicitando-o à casa de investimento que o elaborou.
((---Patrícia Vicente Rua, Lisboa Editorial 351 21 3509207,
lisbon.newsroom@reuters.com; Reuters Messaging:
patricia.rua.reuters.com@reuters.net))
este PT não foi publicado em nenhum jornal de economia, o JN ainda não actualizou o quadro de PT's, não se ouviu ninguem a falar deste PT...gustaria de saber o porque desta aparente alienação em relação a esta noticia...(retirada do caixainvest)...
na altura fiquei mais que furioso, uma vez que tanto o DE como o JN vão logo a correr publicar os PT's dados pela LB, que na sua maior parte são mais que ridiculos, e este dado por uma entidade conceituada, eles fizeram questão de ignorar...
em relação à propria ação da mota-engil, em minha opinião passa-se algo muito estranho...ela tem tudo para subir e nestes ultimos tempos é das que pior desempenho tem no psi20...
apresenta bons resultados;
ganhou alguns concursos internacionais bastante importantes;
o bpi considerou-a a par da JM as melhores ações do psi20 para ultrapassar a crise do sub-prime (e quase que acertaram, em relação à JM talvez, em relação à Mota, não poderiam errar mais...);
...resumindo, tinha todas as condições para subir e bem, e em vez disso ela desce e bem...
LISBOA, 31 Out (Reuters) - O Santander subiu o preço-alvo da Mota-Engil para 7,80 euros face aos anteriores 6,90 euros, reiterando a recomendação de Buy, suportada numa melhoria da informação acerca das áreas de concessões e portos, revelou o santander.
Esta casa de investimento procedeu ainda a uma revisão em alta das estimativas de lucro para 2007 e 2008, prevendo um crescimento dos lucros de 12 pct para este ano e de 20 pct para o próximo.
Defende ainda que a recente correcção registada no preço da acção dá aos investores uma oportunidade pouco habitual de comprar Mota-Engil, com um desconto significativo face ao valor das suas actuais operações.
"Subimos as estimativas de lucro líquido em 12 pct para o final de 2007 e de 20 pct para o final de 2008 e a avaliação para o final de 2008 em 11 pct, de forma a reflectir uma melhor informação nas divisões de concessões e portos", refere o
analista Pedro Balcão Reis numa nota de research de hoje.
Revela ainda que "no melhor dos cenários, onde o consórcio da Mota-Engil vença o concurso para a construção do novo aeroporto, 25 pct da construção da alta velocidade e em que Tertir alcance uma margem EBITDA de 30 pct em 2011, a nossa avaliação deverá subir para cerca de 8,7 euros por acção,
implicando um 'upside' de 51 pct".
Negociaram-se 332.305 acções da Mota-Engil a subir 0,17 pct
para 5,75 euros.
Nota: O leitor deve consultar este documento de research
integralmente, nomeadamente quanto à declaração de interesses,
solicitando-o à casa de investimento que o elaborou.
((---Patrícia Vicente Rua, Lisboa Editorial 351 21 3509207,
lisbon.newsroom@reuters.com; Reuters Messaging:
patricia.rua.reuters.com@reuters.net))
este PT não foi publicado em nenhum jornal de economia, o JN ainda não actualizou o quadro de PT's, não se ouviu ninguem a falar deste PT...gustaria de saber o porque desta aparente alienação em relação a esta noticia...(retirada do caixainvest)...
na altura fiquei mais que furioso, uma vez que tanto o DE como o JN vão logo a correr publicar os PT's dados pela LB, que na sua maior parte são mais que ridiculos, e este dado por uma entidade conceituada, eles fizeram questão de ignorar...
em relação à propria ação da mota-engil, em minha opinião passa-se algo muito estranho...ela tem tudo para subir e nestes ultimos tempos é das que pior desempenho tem no psi20...
apresenta bons resultados;
ganhou alguns concursos internacionais bastante importantes;
o bpi considerou-a a par da JM as melhores ações do psi20 para ultrapassar a crise do sub-prime (e quase que acertaram, em relação à JM talvez, em relação à Mota, não poderiam errar mais...);
...resumindo, tinha todas as condições para subir e bem, e em vez disso ela desce e bem...
...
....
A LTd de que falas já foi quebrada em fecho, logo na minha forma de ver as coisas deveria ter sido redesenhada, estando neste momento um pouco mais acima.
Com esta correção ainda não foi quebrada.
A LTd de que falas já foi quebrada em fecho, logo na minha forma de ver as coisas deveria ter sido redesenhada, estando neste momento um pouco mais acima.
Com esta correção ainda não foi quebrada.
- Anexos
-
- mE.bmp (1.4 MiB) Visualizado 12603 vezes
MAV8
Carteira 69
Carteira 69
A reagir muito bem aos 5,00 e a quebrar a LTD desenhada (por mim, claro
). A negociar num range entre 5,00 e 6,22. Se os mercados ajudarem. Tenho posição.
Bons negócios.

Bons negócios.
- Anexos
-
- MOTA ENGIL.png (14.04 KiB) Visualizado 12578 vezes
O cérebro tem uma capacidade tão grande que hoje em dia, praticamente, toda a gente tem um.
EMPRESAS Publicado 30 Novembro 2007 17:38
Mota-Engil compra acções e passa a deter 4,3% do seu capital
A Mota-Engil anunciou hoje que comprou um lote de 120 mil acções no passado dia 27 de Novembro, ao preço unitário de 5,05 euros. A empresa passou a controlar 4,3388% do seu capital social.
--------------------------------------------------------------------------------
Pedro Carvalho
pc@mediafin.pt
A Mota-Engil anunciou hoje que comprou um lote de 120 mil acções no passado dia 27 de Novembro, ao preço unitário de 5,05 euros. A empresa passou a controlar 4,3388% do seu capital social.
A empresa anunciou em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) que adquiriu no passado dia 27, em bolsa, 120.000 acções próprias ao preço médio de 5,04727€ euros.
A estas acções acrescem as adquiridas nas sessões anteriores, perfazendo um total de 140.000 acções.
Depois destas operações de compra, a empresa passou a deter mais de 8,8 milhões de acções próprias, correspondentes a 4,3388% do seu capital.
As acções da Mota-Engil fecharam alta de 0,39% para os 5,18 euros.
http://www.jornaldenegocios.pt/default. ... tId=306800
Mota-Engil compra acções e passa a deter 4,3% do seu capital
--------------------------------------------------------------------------------
Pedro Carvalho
pc@mediafin.pt
A empresa anunciou em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) que adquiriu no passado dia 27, em bolsa, 120.000 acções próprias ao preço médio de 5,04727€ euros.
A estas acções acrescem as adquiridas nas sessões anteriores, perfazendo um total de 140.000 acções.
Depois destas operações de compra, a empresa passou a deter mais de 8,8 milhões de acções próprias, correspondentes a 4,3388% do seu capital.
As acções da Mota-Engil fecharam alta de 0,39% para os 5,18 euros.
http://www.jornaldenegocios.pt/default. ... tId=306800
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
a engil está neste momento suportada pelos 5,12, que foram o anterior mínimo (Setembro 2007) e suporte, durante 2 meses, em final do ano passado. Em caso de quebra parece-me que existe um suporte mais consistente, do que o anterior, entre os 4,95 e os 5,01.
Bn,
Nook.
Bn,
Nook.
"Only one thing conviced me when i was wrong and that is to lose money. And i am only right when i make money" - Jesse Livermore
Estive a analisar o grafico e penso que vejo um suporte nos 5€ (não consigo ver com precisão e agora não posso copiar a imagem e colar, apenas o posso fazer logo a noite).
Será que alguém me poderia dar alguma ideia se é correcta esta análise da minha parte?
RR
ps -> apenas pergunto se posso equacionar o suporte, nã tem nada a ver se de facto vai baixar e se se aguenta :=
Será que alguém me poderia dar alguma ideia se é correcta esta análise da minha parte?
RR
ps -> apenas pergunto se posso equacionar o suporte, nã tem nada a ver se de facto vai baixar e se se aguenta :=
- Registado: 29/5/2007 7:49
Re: Fundo do poço
Enslaved Escreveu:Gilfonseca Escreveu:Tudo indica q desta vez se chegou ao fundo do poço, 5.07, mas aguarda-se pela confirmação de amanhã.
Mostrou alguma força na parte da tarde e foi uma bonita luta na zona dos 5.08-5.10. No entanto como os mercados estão penso que será necessário mais do que um dia para se ter alguma certeza do fim do poço. Ontem houve várias acções que deram uns sinais tímidos de rebound e hoje esses foram praticamente anulados
.
Deixo o gráfico, com destaque para o rsi
- Anexos
-
- mota.JPG (0 Bytes) Visualizado 13365 vezes
"A penalização por não participares na política, é acabares a ser governado
pelos teus inferiores" .
Platão
pelos teus inferiores" .
Platão
- Registado: 7/11/2006 14:58
Re: Fundo do poço
Gilfonseca Escreveu:Tudo indica q desta vez se chegou ao fundo do poço, 5.07, mas aguarda-se pela confirmação de amanhã.
Mostrou alguma força na parte da tarde e foi uma bonita luta na zona dos 5.08-5.10

Fundo do poço
Tudo indica q desta vez se chegou ao fundo do poço, 5.07, mas aguarda-se pela confirmação de amanhã.
pelos teus inferiores" .
Platão
pelos teus inferiores" .
Platão
A engil é outra que se encontra em situação difícil. Hoje fechou no mínimo da sessão e em cima de um suporte importante - 5,30. Tem agora á sua frente o último mínimo relativo a 5,12. Se este não a segurar parece-me evidente uma ida à zona de suporte de longo prazo entre os 4,96 e os 5 euros. Que poderá funcionar como zona de possível reacção.
Bn
Nook.
Bn
Nook.
"Only one thing conviced me when i was wrong and that is to lose money. And i am only right when i make money" - Jesse Livermore
Re: forte suporte
fool Escreveu:Gilfonseca Escreveu:0s 5,45 têm sido o suporte desde o inicio do ano. Só rompido, por breves instantes, quando o mercado se apercebeu dos efeitos do subprime. Não parece agora haver motivos para o romper de vez.
Agora que fez um belo rombo nesse suporte. Isso quer dizer que é para ir por aí abaixo?
Está num suporte de longo prazo, no entanto acredito vê-la mais nos 5.00 euros

- Anexos
-
- mota.JPG (0 Bytes) Visualizado 13661 vezes
Re: forte suporte
Gilfonseca Escreveu:0s 5,45 têm sido o suporte desde o inicio do ano. Só rompido, por breves instantes, quando o mercado se apercebeu dos efeitos do subprime. Não parece agora haver motivos para o romper de vez.
Agora que fez um belo rombo nesse suporte. Isso quer dizer que é para ir por aí abaixo?
- Registado: 27/10/2006 15:11
forte suporte
0s 5,45 têm sido o suporte desde o inicio do ano. Só rompido, por breves instantes, quando o mercado se apercebeu dos efeitos do subprime. Não parece agora haver motivos para o romper de vez.
pelos teus inferiores" .
Platão
pelos teus inferiores" .
Platão
Mota-Engil e TMB excluídas do concurso da Silopor
Privatização da Silopor reduzida a quatro concorrentes. Conclusão da operação sem data definida.
Ana Maria Gonçalves
A privatização da Silopor sofreu duas baixas de peso que poderão vir a condicionar o desfecho do processo de cedência, a privados, da gestão dos silos portuários da Trafaria e do Beato e o terrestre, de Vale Figueira.
Privatização da Silopor reduzida a quatro concorrentes. Conclusão da operação sem data definida.
Ana Maria Gonçalves
A privatização da Silopor sofreu duas baixas de peso que poderão vir a condicionar o desfecho do processo de cedência, a privados, da gestão dos silos portuários da Trafaria e do Beato e o terrestre, de Vale Figueira.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
Boa tarde
Estou dentro desta acção desde ontem, mas admito agora que dado os tempos que se vivem nos US não é a melhor altura para entradas. No entanto, esta empresa é a maior construtora portuguesa com excelentes perspectivas de crescimento, em especial em Angola. Em Portugal, está tudo pelas ruas da amargura
Entrei ontem a 5.65, stop nos 5,12 e possivel venda a rondar os 6. Entrei a rondar os 61,8% de Fibonnacci.
Técnicamente, está sobre uma LTA de médio/curto prazo e a encontrar brevemente a ltd de médio prazo desde que que foi aos 8euros.
Hoje deu uma prova de muita fraqueza...
Fica o boneco
Abraço
JP
Estou dentro desta acção desde ontem, mas admito agora que dado os tempos que se vivem nos US não é a melhor altura para entradas. No entanto, esta empresa é a maior construtora portuguesa com excelentes perspectivas de crescimento, em especial em Angola. Em Portugal, está tudo pelas ruas da amargura

Entrei ontem a 5.65, stop nos 5,12 e possivel venda a rondar os 6. Entrei a rondar os 61,8% de Fibonnacci.
Técnicamente, está sobre uma LTA de médio/curto prazo e a encontrar brevemente a ltd de médio prazo desde que que foi aos 8euros.
Hoje deu uma prova de muita fraqueza...
Fica o boneco
Abraço
JP
- Anexos
-
- display_gif.gif (0 Bytes) Visualizado 14311 vezes