Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Portucel - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por SMALL2007 » 19/11/2007 13:03

[quote="SMALL2007"]Aguentar?

Bem, no outro dia tinha compra a 2.41, fez 2.42
hoje tinha compra a 3,36, fez 2,37

Vou retirar a compra e meter para 2,31 hoje, e 2,26 segunda-feira.

Pelos vistos ando um dia adiantado....assim não me pagam os presentes de Natal com as recuperações intraday. Hum...Mais vale deixar os 2,26 para amanhã, em vez de meter já os 2,15

Isto anda duro anda
Cumprimentos,
SMALL

Registado: 16/5/2007 19:14

por carrancho » 19/11/2007 12:05

Está de chuva!!!

Bear`s Rules

Carrancho
Abraço,
Carrancho

Registado: 10/8/2006 19:44

por Broker_Invest » 19/11/2007 11:55

peter o grande Escreveu:
Broker_Invest Escreveu:Tem sido a acção mais penalizada do PSI20, isto não pode estar sempre a desvalorizar, tem que haver um pullback desta acção a qualquer momento, também não quero que ela dispare até aos 3€ de imediato, quero que ela começe a subir lentamente, e com consistência.

Já andas a dizer que vai subir desde os 2,7X :lol:

Agora só tenho que aguentar-me a bomboca!!! vou ter que esperar que isto inverta, mas também como estou em longo até 2010, só espero que não aocnteça para ai uma desgraça pelo meio. era o que só faltava !!!
Esperar na bolsa é uma grande Virtude.

Registado: 3/8/2006 20:39

por peter o grande » 19/11/2007 11:47

Broker_Invest Escreveu:Tem sido a acção mais penalizada do PSI20, isto não pode estar sempre a desvalorizar, tem que haver um pullback desta acção a qualquer momento, também não quero que ela dispare até aos 3€ de imediato, quero que ela começe a subir lentamente, e com consistência.

Já andas a dizer que vai subir desde os 2,7X :lol:

Registado: 19/10/2007 13:01

por lemor » 19/11/2007 11:45

Já tocou os 2,32 ...
Situação muito complicada a da Portucel.
:cry:

Registado: 8/3/2007 15:37

por redhot » 19/11/2007 11:42

Trend is your friend...follow the trend...
Monkey Trader

"Mais vale estar mais ou menos certo do que exactamente errado." [Warren Buffett]

Registado: 20/3/2007 18:26

por Broker_Invest » 19/11/2007 11:40

Tem sido a acção mais penalizada do PSI20, isto não pode estar sempre a desvalorizar, tem que haver um pullback desta acção a qualquer momento, também não quero que ela dispare até aos 3€ de imediato, quero que ela começe a subir lentamente, e com consistência.

por Auditor » 19/11/2007 11:31

Tendo em conta os cof´s das vendas e a dificuldade em passar dos 2,36/2,37 dificilmente chegará aos 2,40.

Registado: 28/6/2007 13:25

por Broker_Invest » 19/11/2007 10:49

Vamos ver se hoje ela fecha acima dos 2.40€, e começa uma nova fase de movimento ascendente.
Hoje já bateu no supoter 2.34€ vamos ver se aguenta.

por artista_ » 18/11/2007 23:23

TP Escreveu:O que é preciso em termos técnicos para uma inversão de longo prazo? Há hipotese de ela inverter definitivamente aqui nos 2.40€?[/img][/list][/list]

Há mas se isso acontecer só o saberemos daqui a algum tempo, em contrapartida se esse nivel for quebrado saberemos mais depressa que a inversão não será apartir daqui...

Para haver uma inversão deverá haver um pivot de alta confirmado... como diz muito bem o Maromatics é um processo!!!

Boa semana para todos
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por TP » 18/11/2007 21:59

PS: Já agora em termos técnicos a PTI está numa zona ideal para inversão de curtissimo prazo, mas mesmo que isso venha a acontecer nada nos garante que não venham a ser feitos novos mínimos...

O que é preciso em termos técnicos para uma inversão de longo prazo? Há hipotese de ela inverter definitivamente aqui nos 2.40€?[/img][/list][/list][/quote]

Registado: 13/11/2007 20:16

Re: PTI

por TraderAT » 18/11/2007 18:41

artista Escreveu:

Trader, já fez um ano que a PTI foi privatizada, no dia 12 ou 13, ou seja a meio da semana que passou...

Concordo que à partida isso poderia não ser muito relevante mas devemos ter em consideração que nesta privatização cada investidor podia pedir 22,5 milhões de acções pelo que poderá este factor ter feito com que haja muitos que ficaram posições bastante mais significativas que em outras privatizações...

Pois é verdade, como o tempo passa, estava com a ideia de que essa data estaria próxima mas que ainda não tinha passado...assim, essa pode realmente ser uma das razões das quedas recentes. :wink:

Quem tiver uns valentes milhares delas é realmente capaz de tentar evitar pagar os 10% de IRS sobre as mais-valias...já é dinheiro!

Cps
Pensa como pensam os sábios, mas fala como falam as pessoas simples.(Aristóteles)

Registado: 15/1/2005 20:12

Re: PTI

por artista_ » 18/11/2007 18:14

TraderAT Escreveu:O facto de vir a fazer 1 ano em breve desde a privatização pode vir a pressionar um pouco, as mais-valias(se houverem mais-valias) deixam de ter tributadas com 10% em IRS, mas não sei se isso será muito relevante...

Trader, já fez um ano que a PTI foi privatizada, no dia 12 ou 13, ou seja a meio da semana que passou...

Concordo que à partida isso poderia não ser muito relevante mas devemos ter em consideração que nesta privatização cada investidor podia pedir 22,5 milhões de acções pelo que poderá este factor ter feito com que haja muitos que ficaram posições bastante mais significativas que em outras privatizações...

TraderAT Escreveu:isso significaria que depois dessa data isso sim ela viria uma pouco mais abaixo, acontece que ela tem perdido valor de forma quase constante nas ultimas semanas.

Os mercados atencipam normalmente tudo e se se previa um aumento da pressão vendedora maior do que seria normal é bastante provavel que eles a tenham antecipado...

É claro que eu também não estou a defender que este motivo é o único que tem feito a PTI cair, estou apenas a sugerir que ele poderá ter tido maior importância do que noutras privatizações devido ao facto de se poder adquir na privatização posições muito maiores que o habitual... um investidor que pediu o máximo deve ter ficado com cerca de 800 mil títulos da PTI, não estará ao alcance de todos, mas nas outras privatizações essa hipótese nem de perto se põe...

TraderAT Escreveu:Importante será saber se a zona dos 2,40 EUR vai servir de Suporte ou não? As sessões da semana que vem podem dar-nos uma resposta a esta pergunta. :wink:

Claro, esta é a leitura técnica da coisa quanto a isto estamos perfeitamente de acordo!!! :wink:

Um abraço
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

PTI

por TraderAT » 18/11/2007 17:09

O facto de vir a fazer 1 ano em breve desde a privatização pode vir a pressionar um pouco, as mais-valias(se houverem mais-valias) deixam de ter tributadas com 10% em IRS, mas não sei se isso será muito relevante...isso significaria que depois dessa data isso sim ela viria uma pouco mais abaixo, acontece que ela tem perdido valor de forma quase constante nas ultimas semanas.

Importante será saber se a zona dos 2,40 EUR vai servir de Suporte ou não? As sessões da semana que vem podem dar-nos uma resposta a esta pergunta. :wink:

Cps
Pensa como pensam os sábios, mas fala como falam as pessoas simples.(Aristóteles)

Registado: 15/1/2005 20:12

por artista_ » 18/11/2007 16:53

Já agora, não digo que a pressão exista agora depois de ter feito um ano, a tendência de queda vem já desde há algum tempo... o que sugiro, e ponho a debate, é que essa pressão poderá ter sido antecipada pelo mercado, se foi esse o caso poderá estar próximo o fundo deste movimento!!

Bom Domingo para todos

por Proportions » 18/11/2007 14:53

artista Escreveu:Quanto ao tema para discussão, tem a ver com algo que me lembrei há dois ou três dias mas que nunca se falou aqui, nem eu me lembrei de o abordar... pergunto-me até que ponto o facto de ter feito agora um ano que a PTI foi privatizada não estará a pressionar agora o título, sobretudo numa privatização em que cada investidor podia subscrever milhões de títulos, não sei até que ponto muitos desses não estiveram à espera que fizesse um ano para reduzirem ou venderem a sua posição e seja esse um factor importante a ter em conta?!?

É verdade, foi a 13 de Novembro de 2006, se bem me lembro. Pode estar a dar uma mãozinha.

Registado: 12/5/2007 14:58

por artista_ » 17/11/2007 17:53

Gostaria ainda de acrescentar duas coisas, uma é apenas um tema para discussão o outro é uma idéia a acrescentar ao post anterior:

Para além dos factores sobre os fundamentais da empresa que falei os mercados regem-se pela lei da oferta e da procura e se o oferta se sobrepor à procura não há volta a dar-lhe e muitos dos que a acham barata vão acabar por vender também... aqui será importante perceber o que se passa e saber que tipo de investimento temos para saber se uma eventual queda será uma oportunidade de reforço ou um sinal de venda!!

Quanto ao tema para discussão, tem a ver com algo que me lembrei há dois ou três dias mas que nunca se falou aqui, nem eu me lembrei de o abordar... pergunto-me até que ponto o facto de ter feito agora um ano que a PTI foi privatizada não estará a pressionar agora o título, sobretudo numa privatização em que cada investidor podia subscrever milhões de títulos, não sei até que ponto muitos desses não estiveram à espera que fizesse um ano para reduzirem ou venderem a sua posição e seja esse um factor importante a ter em conta?!?

Bons negócios e bom fim de semana

PS: Já agora em termos técnicos a PTI está numa zona ideal para inversão de curtissimo prazo, mas mesmo que isso venha a acontecer nada nos garante que não venham a ser feitos novos mínimos...

por artista_ » 17/11/2007 17:42

Jonhy Bigodes Escreveu:
artista Escreveu:Penso que o problema maior não está na própria empresa mas nos mercados, eles são os verdadeiros condutores disto porque uma empresa do barato ao caro ou do caro ao barato vai dos 8 aos 80 e dos 80 aos 8...

Num raciocínio de "trazer por casa", só para ilustrar o que disse anteriormente, a PTI podde vir a 1,5 euros, se os resultados cairem um bocado por causa do aumento do custo da matéria prima e pelo aumento do dólar ainda vai haver quem diga que não está barata... ao contrário também poderá ir aos 5 ou 6 euros, se o dólar subir e a empresa conseguir controlar os custos da matéria prima, com o aumento da produção da nova máquina ainda vai haver quem diga que não está cara a esse preço!!!

Bom fim de semana para todos

1.5€? :? :? Afinal parece que não é só o Jonhy a dizer que ela vem abaixo :shock: :shock: :shock: , tenham calma malta, que eu saiba a PTI não vai abrir falência pois não? Agora já percebem de onde vinham as minhas análises. Afinal parece que a AT sempre funciona.

Bons negócios

Sinceramente ás vezes parece-me que não querem perceber ou então sou eu que me explico mal...

Jonhy, em relação aos teus 2 euros de target vou dizer isto pela última vez, eu nunca disse que ela não viria aos 2 euros nem sequer a 1, o que eu critiquei foi o facto de o dizeres como um dado concreto, uma certeza absoluta que é impossível alguém ter, nessa altura ou agora!!!! Nem tua a podes ter porque se tivesses só não estarias rico se não quisesses, se eu tivesse esse tipo de certeza vendia tudo o que pudesse para shortar a PTI...

Em relação aos 1,5 foi apenas para exemplificar a que extremos o mercado pode chegar e se querem saber até podia considerar um valor mais baixo, por exemplo 1 euro, imaginem que tudo corre mal e a empresa tem algumas deificulades nos próximos anos que fazem com que os resultados caiam bastante, as cotações deverão acompanhar essas quedas... se os resultados não cairem será difícil que as cotações cheguem a 1,5 euros porque ficaria com um per a rondar os 7 e um DY de cerca de 5,5% líquido, mas e se os resultados cairem??!

Sobretudo é importante que cada um saiba bem o que quer fazer em cada posição que toma, entraram a curto, médio ou longo prazo??! isso será importante para definir stops e formas de actuação... depois é só serem disciplinados!!!

Bom fim de semana

por acintra » 17/11/2007 17:42

Apesar de não ser comparável, a TDU (que tenho neste momento a 2,80€, após mais reforços) desceu dos 4,10€ aos 1,90€ em cerca de 2 meses.
Só relembrei a TDU, pela sua queda e porque é uma empresa em que só vai haver subidas grandes quando começarem/anunciarem as grandes obras em Portugal.
A Portucel tb não está livre de uma queda ainda mais abrupta, gostava era de saber porque.
Tambem acho que a Portucel tem tudo para valer muito mais, mas o mercado acha que não.
Um abraço e bons negócios.

Artur Cintra

Registado: 17/7/2006 16:09

por iurp » 17/11/2007 14:12

iurp Escreveu:Cuidado que ela activou um H&S que terá como objectivo os 1,9 e qualquer coisa...talvez não o atinja mas vai ser complicado!!!

Abraço

Acho que se andam a esquecer disto.

Abraço

Registado: 23/1/2006 23:54

por Jonhy Bigodes » 17/11/2007 14:08

TP Escreveu:1.5€??? Ainda vou parar ao hospital... :shock:

O Artista deve ter dito isto a brincar :roll: :roll:
Um novo local para seguir a direcção dos mercados http://oestaminedojonhybigodes.blogspot.com/ e http://www.ptstocks.com

Registado: 6/8/2006 15:54

por TP » 17/11/2007 13:58

1.5€??? Ainda vou parar ao hospital... :shock:

Registado: 13/11/2007 20:16

por Jonhy Bigodes » 17/11/2007 13:44

artista Escreveu:Penso que o problema maior não está na própria empresa mas nos mercados, eles são os verdadeiros condutores disto porque uma empresa do barato ao caro ou do caro ao barato vai dos 8 aos 80 e dos 80 aos 8...

Num raciocínio de "trazer por casa", só para ilustrar o que disse anteriormente, a PTI podde vir a 1,5 euros, se os resultados cairem um bocado por causa do aumento do custo da matéria prima e pelo aumento do dólar ainda vai haver quem diga que não está barata... ao contrário também poderá ir aos 5 ou 6 euros, se o dólar subir e a empresa conseguir controlar os custos da matéria prima, com o aumento da produção da nova máquina ainda vai haver quem diga que não está cara a esse preço!!!

1.5€? :? :? Afinal parece que não é só o Jonhy a dizer que ela vem abaixo :shock: :shock: :shock: , tenham calma malta, que eu saiba a PTI não vai abrir falência pois não? Agora já percebem de onde vinham as minhas análises. Afinal parece que a AT sempre funciona.

Bons negócios
Um novo local para seguir a direcção dos mercados http://oestaminedojonhybigodes.blogspot.com/ e http://www.ptstocks.com

Registado: 6/8/2006 15:54

por artista_ » 17/11/2007 0:17

Penso que o problema maior não está na própria empresa mas nos mercados, eles são os verdadeiros condutores disto porque uma empresa do barato ao caro ou do caro ao barato vai dos 8 aos 80 e dos 80 aos 8...

por xallamec » 16/11/2007 22:48

Proportions Escreveu:
xallamec Escreveu:Penso que tem um potencial enorme e quando lá para meados de 2009 (já com os atrasos da praxe) a nova máquina estiver activa, sendo a empresa bem gerida, ganhando quota de mercado, poderá despertar interesse nos investidores com peso financeiro suficiente para a poderem levar por outros caminhos, que não este miserável caminho que ela tem vindo a traçar.

Apenas um pequeno comentário: Normalmente o mercado antecipa-se, não se atrasa. Eu pelo menos gosto de me antecipar, ir atrás das "Marias" nunca foi o meu forte.

PS: Estou fora da PTI à procura de um ponto de entrada. Se a zona dos 2.4€ se revelar um suporte sólido, entro.

Antecipa-se, mas não 2 ou 3 anos. O mercado antecipou algumas recessões com 6 mêses de antecedencia, não com 2 ou 3 anos de antecedencia. E naturalmente o mercado está muitas vezes enganado. Em todo o caso compreendo o comentário, no curto prazo e numa perspectiva de trade e de acompanhamento permanente do mercado, o que, nesta fase de enorme volatilidade, só está ao alcence dos melhores...o que não é o meu caso.

Registado: 12/5/2007 9:52

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Opcard33, Phil2014 e 177 visitantes