Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

JMT, PSI.20, Euronext, CMVM - Uma questão de credibilidade..

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

SE houve ou não simulação de negócio

por Gilfonseca » 26/6/2007 16:44

houve ou não simulação de negócio? É esta a questão que a cmvm terá de responder. Se quem vendeu tb comprou.

Registado: 7/11/2006 14:58

por Ulisses Pereira » 26/6/2007 16:42

Voltando ao post do Jas (excelente, por sinal).

Discordo em relação ao primeiro ponto. Quem tem tantas acções para despachar, o melhor período para o fazer é no pré-fecho. Se as fossem vendendo ao longo da sessão, a queda teria sido bem maior, por mais paradoxal que possa parecer.

Mas concordo em absoluto em relação ao segundo ponto. Vou mais longe... seria preferível uma alteração dos regulamentos e aplicar o preço médio da última sessão para evitar situações deste género.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por lutav » 26/6/2007 16:41

Ulisses Pereira Escreveu:Carcanhol, se tivesses muito dinheiro, visses a JM a afundar no pré-fecho, fruto de uma ordem pouco normal o que fazias?

Eu comprava...

Um abraço,
Ulisses

Nao leves a mal, mas passaste ao lado dos "innuendos" do Carcanhol, JAS, e eu proprio (e aposto que fizeste de proposito :twisted: ) :

é que o valor daqueles milhares na compra, estava a 4.11, e por forma a satisfazer as vendas da CZ. Logo, a pergunta que se impõe: quem comprou?

beijos e abraços

Registado: 22/9/2006 22:36

por Ulisses Pereira » 26/6/2007 16:19

Carcanhol, se tivesses muito dinheiro, visses a JM a afundar no pré-fecho, fruto de uma ordem pouco normal o que fazias?

Eu comprava...

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Re: credibilidade é isso!

por lutav » 26/6/2007 16:17

carcanhol Escreveu:(...)
A fraude foi testada com sucesso, apartir de agora vale tudo. É precisso estar 100% alerta!
(...)

Eu até posso estar a ser "maria vai com as outras", 1 mau investidor que procura desculpar maus resultados, com manipulacao de mercado que nao existe, mas, esta é para mim a frase-chave.

Beijos e abraços

Registado: 22/9/2006 22:36

credibilidade é isso!

por carcanhol » 26/6/2007 16:08

Viva JAS boa tarde!

E essas férias tudo bem? A posto que estariam um bocadinho melhor se não fosse este episódio bizarro!

Como é óbvio subscrevo os seus comentários 100%, 200%, 300% e mesmo assim não é demais.

Realmente temos em questão a credibilidade de 3 instituições em causa Commerzbak, Euronext e CMVM.

Realmente é de "bradar aos céus" que ainda haja que defenda e acredite que aquilo foi normal! Tipo o Commerzbank tinha uma carteira de JMT para cobertura, e vende ao desbarato em cinco minutos e aparece logo um guloso que estava cheio de liquidez e toca a aviar? Para muita gente isto parece normalissímo!

Acho que depois do próprio Commerzbank confirmar que vendeu, não resta a menor duvida, 2+2=4.

É claro que o esquema deve ter sido bem preparado de modo a não deixar rasto. É claro que a CMVM ao investigar vai comcluir que foi uma casa de investimento, uma correctora ou algo parecido e estes vão negar ter algo a ver com o caso. Mas é claro que foram parceiros no mesmo jogo (e neste caso não foi o poker) eu por mim acho que quem comprou os 270000 títulos foi um "táxista" não vos parece? É não é? Eu acho que sim, mas isso é a minha opinião!

Certamente que ficaram em carteira uns 270000 warrants que nós investidores deixamos ir á maturidade, confiando na credibilidade do sistema e do emitente.

Se calhar nunca tinha acontecido algo parecido, e principalmente com uma dimensão que desse despesa ao banco, para honrrar o compromisso, de forma justa.

Por exemplo deixei ir também á maturiddade os calls da PTI, mas como devia ser eu e mais meia duzia de gatos pingados, não foi preciso tomar medidadas similares. Mas mesmo assim arrico que durante 15 dias a PTI foi manipulada e no dia 15 fechou no red claro está.

Claro que este episódio vai dar em nada tal como a história do Sr. Patrick Monteiro de Barros, na vespera do anuncio da OPA ao BPI lembram-se?
O que não deixa de ser lamentável.

Eu até acredito que por muito que a CMVM se esforçe deve ser muito difícil de provar a relação de uma coisa com a outra. Vão aparecer 1000 alíbis, 1000 desculpas vai estar toda a gente a assobiar, e a olhar para o ar como se com eles nada fosse.

A fraude foi testada com sucesso, apartir de agora vale tudo. É precisso estar 100% alerta!

Um abraço JAS e continuação de boas férias!

Registado: 16/11/2006 12:47

por icorreia » 26/6/2007 15:50

Após esta magnífica exposição do caro JAS queria acrescentar que se a CMVM tem o poder para anular negócios, tal como me aconteceu a mim, na qualidade de pequeno investidor, no passado dia 28/06/07, às 8h07:27, em que adquiri 18500 warrants com o código de negociação 7427Z tendo como acção subjacente a Jerónimo Martins, por ter considerado o negócio anómalo, deve também no presente apurar responsabilidades decorrentes da situação descrita pelo JAS, até às últimas consequências.

O apuramento do que realmente aconteceu no fecho da sessão de bolsa do passado dia 15 do presente mês, é essencial para garantir a transparência e a legalidade das transacções que ocorrem na nossa bolsa e que, a CMVM e a Euronext regulam.

Registado: 1/2/2006 16:54

JMT, PSI.20, Euronext, CMVM - Uma questão de credibilidade..

por JAS » 26/6/2007 15:29

Passaram 10 dias sobre um insólito fecho de um título pertencente ao PSI.20...
Sendo assim, já podemos analisar este caso com toda a frieza requerida para sermos objectivos.

O caso passou-se com a JMT e, especificamente, com o fecho da sessão do dia 15 de Junho.
Durante toda a sessão, ou seja durante 8 horas e 30 minutos, a JMT oscilou num intervalo muito apertado compreendido entre os 4,35 e os 4,40.
No período de consolidação para fecho, de uma sexta-feira ainda com sabor a ponte, apareceram ordens de venda ao melhor totalizando 325.000.
Isso provocou uma queda bem superior a -10% mas, no final, acabou por fechar a -6% e a 4,11.
O gráfico do intraday, apresentado em anexo, é bem elucidativo sobre o desenrolar da sessão.
A profundidade dos cof’s no final da sessão, na imagem que se anexa, também mostra que mais ninguém vendia abaixo de 4,27.

E basta olhar para um gráfico da JMT , antes e depois, para ficar evidente que o 4,11 foi um valor perfeitamente aberrante.

Quando verificamos que é possivel “manobrar” um título desta forma estamos a pôr em causa a credibilidade da própria Euronext-Lisboa dado que é aí que o título está cotado e, ainda por cima, esse título faz parte do índice principal PSI.20.

Não deveria a Euronext, face ao volume dessas ordens ao melhor (27% do volume total do dia e e 37% do volume até então realizado na sessão...), ter suspendido a negociação?
As ordens eram mais que insólitas e, sendo várias, afastavam a hipótese de erro.
Teria que haver “uma má noticia” e, se havia “insiders”, justificava-se a suspensão.

Para quem tinha acções não seria nada de alarmante, pois na ausencia de qualquer má noticía, era quase certo que a cotação recuperaria na reabertura de 2. feira.
Quem vendeu iria arrepender-se, quem comprou no fecho ficar-se-ia a rir.

Para quem tinha warrants com maturidade em Setembro também nada de grave se passaria pois na 2. feira tudo voltaria a normalidade.

Mas havia quem tivesse warrants que atingiam a maturidade nesse próprio dia...
E esses associaram o insólito fecho ao facto de 2 warrants, emitidos pelo Commerzbank e cuja emissões chegaram a estar esgotadas, atingirem a maturidade nessa sexta-feira.
Muitos investidores sentiram-se enganados e muitos solicitaram a CMVM que investigasse.

A CMVM deve ter achado que algo de suspeito se tinha passado pois decidiu abrir uma investigação.

Aguardemos tranquilamente que a CMVM apure se algo de ilícito aconteceu...
Mas esperemos que não demore muito tempo na investigação pois, de contrário, também teremos de concluir que a questão da credibilidade se aplicará ao último elo da cadeia.

A segunda questão que se deve colocar, tanto à Euronext como à CMVM, é sobre o cumprimento dos Regulamentos.
Também aqui se coloca a questão de credibilidade.

Se existe um Regulamento e se nele está prevista a utilização de “um valor representativo” para o cálculo das cotações finais dos Warrants, porque não aplicá-lo no presente caso em que existiu uma distorção nítida relativamente à média das cotações antes e depois?

A explicação de que “o valor representativo nunca foi utilizado” não constitui lei e, ainda menos, não altera a lei em vigor...
Alguma vez terá que ser a primeira.
E, para todos os efeitos, parece preferível que se acabe com a “virgindade” do Regulamento do que fiquem os investidores f...

JAS
Anexos
cofJMT15JUN07.png
cofJMT15JUN07.png (0 Bytes) Visualizado 4364 vezes
JMT15JUN07.png
JMT15JUN07.png (0 Bytes) Visualizado 4355 vezes
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...

Registado: 5/11/2002 0:05

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Denário, GalegoPT, icemetal, latbal, PAULOJOAO, PMP69, Shimazaki_2 e 336 visitantes