menina "raptada" no Algarve
Ahhh, Dwer, mas eu sou falivel - como todos os pais e maes. Muito falivel, até porque me dá ideia que os filhotes passam a noite a magicar nas novas descobertas para me atazanar no dia seguinte.
As coisas que eles me têm feito, por mais cuidado que eu tenha, davam um livro. E todos os dias aprendo novas maneiras de os defender - deles próprios (e dos outros, claro, mas isso é uma coisa que nem vale a pena falar)
Só tento pensar, tal como nós todos, que fazemos o melhor que podemos e sabemos.
Tu vê este caso: tu tens a tua secretaria, com o Pc e umas canetas, papeis, etc. Um dos filhotes "rouba" uma caneta, tropeça com ela na mão e magoa-se. Foi um estupido e imprevisivél acidente. Tu tens a dita secretaria e lá, além do mencionado, tens uma faca ou uma pistola. Um puto pega e magoa-se a serio. Foi descuido e falta de atenção.
È só esta a diferença que pretendo estabelecer, nada mais. Quanto aos pais, GRAÇAS A DEUS, eu nem imagino (nem quero nunca imaginar) pelo que estão a passar. Até admito que a "falta de emoção", uma vez que são medicos e estão acompanhados, se deva a alguma medicação, coisa perfeitamente logica dadas as circunstancias.
Eu estou totalmente de acordo com o Mech, esta espera é um inferno para qualquer pessoa. Um fim, por muito mau que seja, é o fim. Por isso, a sabedoria popular diz que "mais vale um fim horrivél, que um horror sem fim".
Que Deus protega a menina, neste momento deve ser o unico que lhe pode valer
As coisas que eles me têm feito, por mais cuidado que eu tenha, davam um livro. E todos os dias aprendo novas maneiras de os defender - deles próprios (e dos outros, claro, mas isso é uma coisa que nem vale a pena falar)
Só tento pensar, tal como nós todos, que fazemos o melhor que podemos e sabemos.
Tu vê este caso: tu tens a tua secretaria, com o Pc e umas canetas, papeis, etc. Um dos filhotes "rouba" uma caneta, tropeça com ela na mão e magoa-se. Foi um estupido e imprevisivél acidente. Tu tens a dita secretaria e lá, além do mencionado, tens uma faca ou uma pistola. Um puto pega e magoa-se a serio. Foi descuido e falta de atenção.
È só esta a diferença que pretendo estabelecer, nada mais. Quanto aos pais, GRAÇAS A DEUS, eu nem imagino (nem quero nunca imaginar) pelo que estão a passar. Até admito que a "falta de emoção", uma vez que são medicos e estão acompanhados, se deva a alguma medicação, coisa perfeitamente logica dadas as circunstancias.
Eu estou totalmente de acordo com o Mech, esta espera é um inferno para qualquer pessoa. Um fim, por muito mau que seja, é o fim. Por isso, a sabedoria popular diz que "mais vale um fim horrivél, que um horror sem fim".
Que Deus protega a menina, neste momento deve ser o unico que lhe pode valer
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...
Podes não chegar á Lua
efectivamente devia ter sido mais preciso, eu quiz dizer que vi pouca emoção a transparecer em qq um adas intervenções telivisivas em que os pais apareceram, a ideia no fundo era essa, mas cada um se quizer rebater tudo e mais alguma coisa é fácil de dizer o contrário.
todos nós podemos pôr os vários cenarios no fundo é o que os investigadores fazem
por vezes uns choram e são culpados e outros não, e, tambem podem ser culpados ou esconder algo, ou não.
todos nós podemos pôr os vários cenarios no fundo é o que os investigadores fazem
por vezes uns choram e são culpados e outros não, e, tambem podem ser culpados ou esconder algo, ou não.
Cumpt
só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
Jabreu Escreveu:O Dwer tem razão.. quem tem crianças sabe muito bem que metem-se em alhadas em milesimos de segundo..
Quer isso dizer que esta miuda se meteu numa alhada?
Então a culpa da miuda ter sido raptada é dela?
Ok, as crianças metem-se em alhadas, é um facto. Mas a única coisa que isso tem que ver para aqui é que exactamente por isso não devem ser deixadas completamente sozinhas!
Bom, neste caso a miuda não estava completamente sozinha. Estavam dois irmãos gémeos de dois anos com ela...

FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
O Dwer tem razão.. quem tem crianças sabe muito bem que metem-se em alhadas em milesimos de segundo..
Há pouco tempo a minha filha de pouco mais de 1 ano abriu o olhito mesmo a minha beira, da mãe e da minha irma... bateu na borda da cama onde estavmos 3 adultos sentados..
Não critico os pais da menina.. nunca lhes passou pela cabeça que tal poderia acontecer...provavelmente nem levaram os filhos pq já estariam a dormir e não os quiseram acordar... não sei..
O gajo que a raptou, se lhe fez mal, devia ser condenado a morte
Há pouco tempo a minha filha de pouco mais de 1 ano abriu o olhito mesmo a minha beira, da mãe e da minha irma... bateu na borda da cama onde estavmos 3 adultos sentados..
Não critico os pais da menina.. nunca lhes passou pela cabeça que tal poderia acontecer...provavelmente nem levaram os filhos pq já estariam a dormir e não os quiseram acordar... não sei..
O gajo que a raptou, se lhe fez mal, devia ser condenado a morte
"Herói não aquele que não cai, Herói é aquele que cai e se levanta" - Confúcio
Dwer Escreveu:Todos vimos a mãe da Joana chorar em directo na televisão dizendo não saber da filha.
Se bem se lembram, tinha-a assassinado pouco tempo antes.
Nem mais...
Não me tinha lembrado dessa, tinha evitado contar uma história tão grande

E aquela da avó que escaldou a neta e atirou o corpo ao rio Douro. Depois veio, a chorar baba e ranho, pedir para a ajudarem que não sabia da neta!!!

Abraço,
Carrancho
Abraço,
Carrancho
Carrancho
Não confundamos as coisas :
A PJ é sem duvida nenhuma , excelente naquilo que faz e está ao nivel das melhores do mundo . Têm mostrado serviço e provas da sua competência em todos os campos. O mesmo já não digo das policias chamadas " normais " .
Quem levou a menina , não anda por aí a buzinar e a chamar a atenção . Por isso, é natural que seja dificil de encontrar.
Tambem me parece que deva ser alguem "conhecido" .A esmagadora maioria das vezes é assim ( conhecidos, vizinhos, familia,...).Só muito raramente é um desconhecido que vê ali uma "oportunidade" por acaso .
Quando assim é , quem o faz , sabe quando o pode fazer .E sabia que os pais teriam aquele "hábito" de deixar as crianças a dormir enquanto iam jantar ali perto .
Os pais , devem estar esmagados pelo peso da culpa da sua falta de cuidado , mas essencialmente , devem estar desesperados com a incerteza sobre o destino da menina . Quando há um rapto declarado ( para resgate, por ex.) ou uma morte confirmada , deve ser horrivel , mas é definitivo . A pessoa chora, grita, "morre um pouco por dentro" , mas o tempo se encarregará de fazer a pessoa digerir a idéia . Um desaparecimento ...um desaparecimento não traz descanso , se calhar , até ao resto da vida . O que aconteceu ?! Ainda estará viva!? Pra onde a levaram ?! Estar-lhe-ão a fazer mal?! ...isto todos os dias . Para o resto da vida .
Por isso , concentremo-nos não em "quem tem a culpa" , mas na esperança que a menina esteja bem e apareça um dia destes , de saude e , se possivel que não lhe tenham feito mal .
Imaginemos que alguem sem filhos quisesse "adoptar" a criança e a esteja a tratar bem e cáia em sí e a devolva brevemente... isso já sería um mal menor .
Um abraço ,
The Mechanic
A PJ é sem duvida nenhuma , excelente naquilo que faz e está ao nivel das melhores do mundo . Têm mostrado serviço e provas da sua competência em todos os campos. O mesmo já não digo das policias chamadas " normais " .
Quem levou a menina , não anda por aí a buzinar e a chamar a atenção . Por isso, é natural que seja dificil de encontrar.
Tambem me parece que deva ser alguem "conhecido" .A esmagadora maioria das vezes é assim ( conhecidos, vizinhos, familia,...).Só muito raramente é um desconhecido que vê ali uma "oportunidade" por acaso .
Quando assim é , quem o faz , sabe quando o pode fazer .E sabia que os pais teriam aquele "hábito" de deixar as crianças a dormir enquanto iam jantar ali perto .
Os pais , devem estar esmagados pelo peso da culpa da sua falta de cuidado , mas essencialmente , devem estar desesperados com a incerteza sobre o destino da menina . Quando há um rapto declarado ( para resgate, por ex.) ou uma morte confirmada , deve ser horrivel , mas é definitivo . A pessoa chora, grita, "morre um pouco por dentro" , mas o tempo se encarregará de fazer a pessoa digerir a idéia . Um desaparecimento ...um desaparecimento não traz descanso , se calhar , até ao resto da vida . O que aconteceu ?! Ainda estará viva!? Pra onde a levaram ?! Estar-lhe-ão a fazer mal?! ...isto todos os dias . Para o resto da vida .
Por isso , concentremo-nos não em "quem tem a culpa" , mas na esperança que a menina esteja bem e apareça um dia destes , de saude e , se possivel que não lhe tenham feito mal .
Imaginemos que alguem sem filhos quisesse "adoptar" a criança e a esteja a tratar bem e cáia em sí e a devolva brevemente... isso já sería um mal menor .
Um abraço ,
The Mechanic
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles
http://theflyingmechanic.blogspot.com/
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles
http://theflyingmechanic.blogspot.com/
Todos vimos a mãe da Joana chorar em directo na televisão dizendo não saber da filha.
Continuo a ver opiniões fundamentalistas aqui no forum. Pelo que leio, os portugueses são os melhores pais do mundo.
Eu sou pai de dois rapazes e sei muito bem o quanto sou falível. Ainda bem que não há muitos como eu, pelo que vejo por aqui.
Continuo a ver opiniões fundamentalistas aqui no forum. Pelo que leio, os portugueses são os melhores pais do mundo.
Eu sou pai de dois rapazes e sei muito bem o quanto sou falível. Ainda bem que não há muitos como eu, pelo que vejo por aqui.
Abraço,
Dwer
There is a difference between knowing the path and walking the path
Dwer
There is a difference between knowing the path and walking the path
Charles,
Chorar ou não é muito subjectivo, e não quer dizer que por não o fazerem a dor seja menor.
Conheço uma pessoa cuja esposa faleceu num acidente de viação e durante muitos dias nem uma lágrima verteu. E não foi por falta de amor ou dôr, prova disso é que durante largos anos teve de recorrer a psiquiatras e inclusivamente, na altura do sinistro, tinha uma vivenda enorme acabada de construir e nunca foi capaz de a habitar pois fazia-o recordar a falecida esposa. De tal modo que a casa ficou desabitada largos anos em degradação até que foi vendida praticamente ao preço do terreno para demolir e construir um restaurante.
Até prova em contrário continuo a acreditar no enorme sofrimento desta familia. Podem ter cometido um erro gravíssimo, mas acho absurdo que se digam coisas do género " é bem feito eles foram culpados... eu só tenho pena é da criança..." (como já ouvi várias vezes). O erro está feito e não me parece merecedor de um castigo tão grande como o que lhes está a ser aplicado ao não saberem da filha.
Um abraço,
Mário Carrancho
Chorar ou não é muito subjectivo, e não quer dizer que por não o fazerem a dor seja menor.
Conheço uma pessoa cuja esposa faleceu num acidente de viação e durante muitos dias nem uma lágrima verteu. E não foi por falta de amor ou dôr, prova disso é que durante largos anos teve de recorrer a psiquiatras e inclusivamente, na altura do sinistro, tinha uma vivenda enorme acabada de construir e nunca foi capaz de a habitar pois fazia-o recordar a falecida esposa. De tal modo que a casa ficou desabitada largos anos em degradação até que foi vendida praticamente ao preço do terreno para demolir e construir um restaurante.
Até prova em contrário continuo a acreditar no enorme sofrimento desta familia. Podem ter cometido um erro gravíssimo, mas acho absurdo que se digam coisas do género " é bem feito eles foram culpados... eu só tenho pena é da criança..." (como já ouvi várias vezes). O erro está feito e não me parece merecedor de um castigo tão grande como o que lhes está a ser aplicado ao não saberem da filha.
Um abraço,
Mário Carrancho
Abraço,
Carrancho
Carrancho
charles Escreveu:Sem querer lançar polémica,começo a estranhar o facto de ainda não ter visto os pais literalmente chorarem de emoção, aquando das declaraçoes que fizeram.
cumpt
ha aqui qq coisa que nao bate certo; e os gajos da PJ, quase que deixaram passar esse raciocinio, mas depois contiveram-se.... o problema mesmo, é da miuda.. enfim... sao estes os nossos tempos...

Colega Ktm
Colega ktm , tambem nao precisava de ser tão fumdamentalista , ao ponto de pensar em dar uma malha ao simpático empregado...
Boas,
Este fim estive numa corrida do Campeonato do Mundo cá em Portugal e lembro-me que no sabado a tarde estava junto a uma barraquinha daquelas que vendem comida e tinham a TV ligada, quando começou a passar a noticia novamente. Os comentarios das pessoas que estavam a ouvir foi logo "a miuda foi vendida!!!!!
"
Eu não faço ideia do que se passou, mas quase que aposto que a miuda não vai aparecer mais, com mt pena minha.
Quanto aos hoteis no Algarve, estive num hotel nas ferias da pascoa com a minha mulher e filha de 7 meses, um hotel de cinco estrelas na praia de Santa Eulalia. Num dos dias em que la estive fui jantar ao restaurante do hotel, quando veio a comida e pequena lembra-se de que não queria estar sentada na cadeira. Digo á minha mulher para comer e eu fico com ela ao colo a brincar, enquanto a minha mulher ia comendo e a minha comida estava no prato, e a pequena toda divertida. Até ai tudo bem. Ao fim de pouco tempo o empregado dirige-se á mesa e pergunta se eu queria que ele a fosse passear com ela la para fora enquanto nós comiamos. Eu não sei qual o objectivo dele mas a minha vontade foi dar-lhe uma carga de porrada. Até posso acreditar que ele estava a ser simpatico, mas a minha filha é para estar ou comigo ou com a mae, e não com os outros.
Outra situação estupida da qual não me esqueço foi quando ela nasceu. A minha mulher deu entrada no hospital da Cruz Vermelha Portuguesa onde as coisas estavam programadas para o parto com o medico. O parto foi a tarde e quando chega a noite uma das enfermeiras chega ao quarto e pergunta se nós não queriamos colocar a bebe numa sala onde estavam mais bebes, de modo a permitir aos pais dormir descansados. A minha mulher disse logo que não claro. Eu fico a pensar, a minha filha tem 6 horas de vida e as outras pessoas pensam que ela me está a incomodar? Será que é isto que alguns pais pensam ? O que é certo é que essa sala não estava vazia. Dá que pensar......
Cumps.
Este fim estive numa corrida do Campeonato do Mundo cá em Portugal e lembro-me que no sabado a tarde estava junto a uma barraquinha daquelas que vendem comida e tinham a TV ligada, quando começou a passar a noticia novamente. Os comentarios das pessoas que estavam a ouvir foi logo "a miuda foi vendida!!!!!

Eu não faço ideia do que se passou, mas quase que aposto que a miuda não vai aparecer mais, com mt pena minha.
Quanto aos hoteis no Algarve, estive num hotel nas ferias da pascoa com a minha mulher e filha de 7 meses, um hotel de cinco estrelas na praia de Santa Eulalia. Num dos dias em que la estive fui jantar ao restaurante do hotel, quando veio a comida e pequena lembra-se de que não queria estar sentada na cadeira. Digo á minha mulher para comer e eu fico com ela ao colo a brincar, enquanto a minha mulher ia comendo e a minha comida estava no prato, e a pequena toda divertida. Até ai tudo bem. Ao fim de pouco tempo o empregado dirige-se á mesa e pergunta se eu queria que ele a fosse passear com ela la para fora enquanto nós comiamos. Eu não sei qual o objectivo dele mas a minha vontade foi dar-lhe uma carga de porrada. Até posso acreditar que ele estava a ser simpatico, mas a minha filha é para estar ou comigo ou com a mae, e não com os outros.
Outra situação estupida da qual não me esqueço foi quando ela nasceu. A minha mulher deu entrada no hospital da Cruz Vermelha Portuguesa onde as coisas estavam programadas para o parto com o medico. O parto foi a tarde e quando chega a noite uma das enfermeiras chega ao quarto e pergunta se nós não queriamos colocar a bebe numa sala onde estavam mais bebes, de modo a permitir aos pais dormir descansados. A minha mulher disse logo que não claro. Eu fico a pensar, a minha filha tem 6 horas de vida e as outras pessoas pensam que ela me está a incomodar? Será que é isto que alguns pais pensam ? O que é certo é que essa sala não estava vazia. Dá que pensar......
Cumps.
- Registado: 15/2/2005 16:56
- Registado: 23/3/2007 11:50
Curioso
Um jornalista inglês quando soliciatdo a comentar o comportamento dos pais neste processo, de uma forma "habilidosa" contornou a questão. Não deix de ser curioso, pelo simples facto, que os jornais/jornalistas ingleses são do mais feroz que existe. E a palavra negligencia nunca foi "usada" pelo dito jornalista.
Aliás sempre muito compreensivo.Mas a verdade é os pais não ficaram muito bem neste "quadro".
Abraço
PMAN
Um jornalista inglês quando soliciatdo a comentar o comportamento dos pais neste processo, de uma forma "habilidosa" contornou a questão. Não deix de ser curioso, pelo simples facto, que os jornais/jornalistas ingleses são do mais feroz que existe. E a palavra negligencia nunca foi "usada" pelo dito jornalista.
Aliás sempre muito compreensivo.Mas a verdade é os pais não ficaram muito bem neste "quadro".
Abraço
PMAN
- Registado: 18/3/2007 16:12
Rui12ld Escreveu:
Lamento, mas não, não fazem milagres. Cumprem a sua obrigação, e digo isto literalmente, pois quem já sofreu um crime ouve coisas do género "mas quem devia ter feito isso eram os nossos colegas!" relativamente a coisas tão banais como tirar impressões digitais.
Sei de fonte segura que os colegas mais novos da PJ são incentivados pelos mais velhos a ter uma produtividade menor de modo a não chamar a atenção politica, coisas do tipo "ve lá se vais mais devagar", etc.
Não há investigação criminal em Portugal, funciona tudo a base da denúncia.
Pode parecer o **mulo mas não é, há coisas piores, mas um crime cometido agora tem como suspeito na invetigação todos os cadastrados, presos ou não.
Eh pá, o amigo plos vistos percebe muito de PJ, restantes forças policiais do nosso País e investigação criminal.
Plo q parece, foi vítima dum crime. Lamento.
Mas também lamento q julgue tão expressivamente os polícias e guardas portugueses.
E q tal julgar quem manda neles e lhes manda fazer o q fazem? Isso ñ quer?
Sabe o q acarreta desobedecer a ordens superiores?
Ñ vê filmes americanos? É mais ou menos o mesmo. Só q aqui ñ são americanos.
Também levam facadas e tiros. Todos os dias.
Mas como tudo em todo o lado, há bom e mau.
Ñ critique, ñ julgue e sobretudo, ñ ponha tudo no mesmo saco!
É muito difícil ser polícia. Sobretudo porque a população tem estas atitudes.
E ñ os defendo por gratidão, mas por bom senso.
Da próxima vez q estiver num resort no algarve, deixe os seus filhos sozinhos enquanto vai jantar, durante vários dias. E vá lá espreitar com intervalos de tempo regulares. E crie a oportunidade pra q alguém com muito más intenções os vá lá raptar. Ou pra q eles acordem e se vejam sozinhos e chamem plo pai e pla mãe e já q eles ñ acodem, abram uma porta q você ñ trancou e saiam pra rua, gatinhando por entre caminhozitos onde se calhar um adulto ñ cabe e acaba caindo num poço ou ao mar q até é já ali perto.
E com isto ñ estou a dizer q os pais ñ estejam a sofrer. Se me acontecesse, provavelmente eu matava-me pla culpa e dor, bem agravada por ter sido um filho "conseguido" com tratamentos de fertilidade. (E sim, sei bem do q falo...) Mas como sou portuguesa era logo julgada e condenada por negligência e exposição, o q dá uns tempos de cadeia...
Mas se faz favor, ñ culpe a polícia por ter desaparecido uma menina.
E ñ culpe as polícias por ñ haver boa coordenação entre elas, porque sabemos q por vezes falham.
O mais inquietante disto tudo é q os dias estão a passar e mesmo q a miúda esteja salva nalgum buraco, sobreviver é cada vez mais complicado.
Lembra-me o caso daquela miúdinha do algarve q desapareceu sem rasto e a mãe e salvo erro um tio foram presos. Havia teorias d q a tivessem morto e livrado do corpo das mais variadas maneiras. Na altura pensei q talvez ñ tivesse sido tão mau se a tivessem vendido. Depois fiquei a pensar no q realmente seria pior e inda hoje ñ tenho nenhuma opinião.
Só receberás aquilo que és ou no que verdadeiramente te tornares.
Pata-Hari Escreveu:a diferença é que se se tivesse mesmo espetado, eu olharia era para a criança e preocupar-me-ia com ela e com que fosse socorrida.
Primeiro, as ocorrências são de carácter tremendamente diferente (tu podes ajudar bastante com algo tão simples como pegar no telemovel e ligar o 112 enquanto o contexto desta ocorrência é bastante mais complexo para a generalidade das pessoas que está a lidar com ele).
Segundo, eu moro no Porto e a ocorrência deu-se no Algarve e só tive conhecimento dela à posteriori.
Não podes de maneira nenhuma presumir que eu nada faria se estivesse mais próximo em tempo e lugar da ocorrência tal como tu estiveste seja prestando informações se dipusesse, enventualmente ajudando nas buscas ou para maior semelhança até, se visse um estranho entrar numa casa com três crianças de 2 a 3 anos cujos pais tinham-nas deixado sozinhas nada faria.
Não podes em justiça assumir nada disso e por isso não podes estabelecer essa diferença.
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Pata-Hari Escreveu:a diferença é que se se tivesse mesmo espetado, eu olharia era para a criança e preocupar-me-ia com ela e com que fosse socorrida. Os pais teriam aprendido a lição necessária independentemente de mim e não precisariam que eu ainda lhes viesse "dar a moral".
O problema, Pata, é que neste caso da garota inglesa todos nós temos consciencia que ela não é "socorrivél" e que, neste momento, provavelmente, já é tarde demais. È horrivél dizer isto isto, mas todos nós sabemos que a probabilidade de ela estar tal como estava na 5ª feira, é nula. Se não perdeu a vida, talvez esteja pior ainda do que isso. Deus a ajude, mas nós sabemos que é assim. E que, por muita magoa que sintam, os pais têm culpa nisto.
Porque se a menina tivesse sido raptada da beira deles, no momento em que eles acudiam a um dos gemeos que se tinha magoado, ou coisa do genero, ninguém teria nada a dizer. Todos nos sabemos que ás vezes precisamos de 10 olhos para os vigiar. Mas a imagem que eles transmitiram com a atitude que tomaram, foi que priveligiaram o seu conforto e bem estar, em prejuizo da segurança dos filhos. O resultado podia ter sido nenhum, mas foi o pior possivel. Agora eu sei que a consiencia dele os vai penalizar para o resto da vida, isso não tenho duvidas Deus me livre de semelhante drama
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Podes não chegar á Lua
Pata-Hari Escreveu:Exacto, se calhar eu também deveria ter chamado os serviços sociais quando este fim-de-semana, no ikea, uma criança de 2 corria por todo lado, contra os carros cheios de tubos e cantos afiados sem que os pais mostrassem qualquer preocupação apesar de eu ter verbalizado que aquilo era de um perigo extremo.
Mas verbalizaste. Se chamas os serviços sociais ou não, num caso desses, fica ao teu critério.
Mas não deixa de ser curioso teres admitido que verbalizaste.
De resto, o que nos separa neste discussão é apenas o objecto dos comentários: enquanto que eu estou a comentar o comportamento dos pais (o que consideras um juizo de valor da minha parte), tu estás a comentar os meus comentários e a considerar que esses comentários sobre o comportamento dos pais não é para aqui chamado (o que segundo a linha de raciocínio que estás a seguir é o teu juízo de valor sobre o meu comportamento).
O comportamento dos pais é para aqui chamado pois está intimamente ligado com a ocorrência. Se a criança que viste tivesse se magoado tu até já tinhas verbalizado o perigo que era aquele comportamento, o que mais uma vez demonstra que muito pouco nos separa aqui nesta discussão.
E posto isto, nem volto a este tema pois parece-me que deixou de fazer sentido. Até porque o que me preocupa mesmo é o que acontece à criança e não o que A ou B pensa sobre os meus comentários sobre os pais.
Exacto, se calhar eu também deveria ter chamado os serviços sociais quando este fim-de-semana, no ikea, uma criança de 2 corria por todo lado, contra os carros cheios de tubos e cantos afiados sem que os pais mostrassem qualquer preocupação apesar de eu ter verbalizado que aquilo era de um perigo extremo. Eu estava só à espera do momento em que a criança ficaria sem um olho contra o meu carrinho.
Se calhar a probabilidade disso ter acontecido era significativamente maior que a de alguém entrar num quarto e raptar uma criança.
Acho que o comportamento dos pais não deve ser para aqui chamado independentemente de poder ter sido melhor.
Se calhar a probabilidade disso ter acontecido era significativamente maior que a de alguém entrar num quarto e raptar uma criança.
Acho que o comportamento dos pais não deve ser para aqui chamado independentemente de poder ter sido melhor.
Devo dizer inclusivamente não compreendo muito bem porque se está a defender que as pessoas se devem abster de comentar o comportamento dos pais.
Primeiro: aqui o (mais) importante não são os pais mas a criança, eu como cidadão do mundo preocupo-me é com a criança;
Segundo: todos nós temos a obrigação moral e até legal de estar atentos ao comportamento dos pais para com os seus filhos.
Os pais não são omnivalentes sobre os filhos. Normalmente os pais são responsáveis e capazes para tomar conta dos filhos mas nem sempre o são. E determinar quando não o são depende dos outros e isso só é possível se estivermos atentos.
Obviamente existe uma enorme gama de comportamentos e gravidade mas não há uma fronteira definida onde devemos abster-nos de comentar e onde devemos estar observantes. De uma forma geral, ter-se a informação/conhecimento que os pais deixam os filhos sozinhos em casa é suficiente para chamar os serviços sociais a investigar (em Portugal é e em muitos outros países também estou em crer que é).
Em casos mais extremos (que cheguem a crime público) a pessoa que tem informação/conhecimento e não denuncia pode ser responsabilizada (ainda não há muito tempo este assunto passou no Forum da TSF depois da morte de uma criança por maus tratos dos pais aqui em Portugal).
Portanto, nós devemos estar atentos, avaliar e comentar o comportamento dos pais perante os seus filhos. A noção de que os pais têm toda a autoridade e capacidade para decidir relativamente aos filhos não é correcta. Têm até um certo ponto...
Primeiro: aqui o (mais) importante não são os pais mas a criança, eu como cidadão do mundo preocupo-me é com a criança;
Segundo: todos nós temos a obrigação moral e até legal de estar atentos ao comportamento dos pais para com os seus filhos.
Os pais não são omnivalentes sobre os filhos. Normalmente os pais são responsáveis e capazes para tomar conta dos filhos mas nem sempre o são. E determinar quando não o são depende dos outros e isso só é possível se estivermos atentos.
Obviamente existe uma enorme gama de comportamentos e gravidade mas não há uma fronteira definida onde devemos abster-nos de comentar e onde devemos estar observantes. De uma forma geral, ter-se a informação/conhecimento que os pais deixam os filhos sozinhos em casa é suficiente para chamar os serviços sociais a investigar (em Portugal é e em muitos outros países também estou em crer que é).
Em casos mais extremos (que cheguem a crime público) a pessoa que tem informação/conhecimento e não denuncia pode ser responsabilizada (ainda não há muito tempo este assunto passou no Forum da TSF depois da morte de uma criança por maus tratos dos pais aqui em Portugal).
Portanto, nós devemos estar atentos, avaliar e comentar o comportamento dos pais perante os seus filhos. A noção de que os pais têm toda a autoridade e capacidade para decidir relativamente aos filhos não é correcta. Têm até um certo ponto...
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: fosgass2020, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Opcard33, PAULOJOAO e 254 visitantes