Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Não quero ser muito pessimista, mas isto está muito mau !

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por fproenca » 31/3/2003 20:31

MarcoAntonio Escreveu:Fernando, não creio que haja para já razões para grande preocupação.

Marco,

Só agora tive oportunidade vir aqui, em relação ao VIX do pouco que sei é que acima dos 30 é provável a subida e o inverso nos 50, mas eu nem vou discutir o VIX ou outro tipo de critério técnico, porque de AT és tú quem me ensinas, apesar de eu ter uma ideia geral de quase tudo o que há para saber em AT, a experiência diz-me que mais vale pouco e bem :-)

Eu ando a negociar num prazo curtissimo (chego a abrir e fechar duas posições por semana o que para mim é muito), mas ando mais pelas noticias que propriamente AT, nunca apoiei esta forma de investir e eu estou a segui-la agora :-)

A minha grande preocupação está precisamente no tempo que durar esta guerra, segundo dizem os entendidos, temos guerra até ao verão, e olha que nunca se sabe se alastra para outros Paises Árabes e fica completamente fora do controlo, pior ainda é ver que estão a lidar com gente com pouca cultura e com atitudes suicidas, daí que se a guerra acabar nas ruas de Bagdad, há o grande o problema dos civis (estima-se de 5 milhões) é disso que os Iraquianos estão á espera neste momento, com as TV's a mostrar os mortos, a pressão externa será tão forte que não sei se vai até ao fim.

Outra grande preocupação, dizes que provavelmente já estará descontada no mercado, olha que eu acho que não, é que quando foi a guerra do Golfo os mercado cairam bastante e só depois de se ver que o sucesso era garantido é que subiu, desta vez eu estava á espera de algo similar, eis que acontece o contrário o mercado aceitou muito bem a noticia e á medida que a decepção aumenta, os mercados caiem.

Agora para finalizar, achas que a segurança mundial após esta guerra vai ser maior ou pior ? Eu acho que por uns tempos vamos andar com medo, medo de andar de avião, medo de edificios altos, medo de contaminação de águas domésticas, medo de propagação de virús criados em laboratórios (um simples virús de Penumonia já está a causar grandes estragos quanto mais um criado artificialmente), enfim ... medo de tudo, o ódio aos EUA/Inglaterra é tão elevado que um atentado pode vir de qualquer parte do mundo.

Já que comecei por falar em AT ... que achas de gap down ? será para durar ? a meio do mês de janeiro houve um similar ... depois ... foi só cair ! Desculpa se estou a ser demasiado péssimista, mas não ando nada contente com o que está a contecer ... nada mesmo !

Um abraço
"Os simples conselhos, recomendações ou informações não responsabilizam quem os dá, ainda que haja negligência da sua parte" (Art. 485º do Código Civil)

Registado: 9/11/2002 19:38

mercados

por jarcorreia » 30/3/2003 17:15

É óbvio que se o crude subir muito a coisa descamba. Nem vale a pena supor o contrário. O mercado desconta o provável e o provável é que a coisa se resolva sem que o crude suba sustentadamente. Vamos ver... Tudo o que possa contrariar cenários de desfecho previsível, terá efeitos imediatos para baixo ou para cima. Parece-me que o previsível é que em algumas semanas (poucas) ,a coisa se resolva.
jarcorreia

por ABsurdo » 30/3/2003 1:56

«Em relação à questão do conflito se prolongar no tempo é um lugar comum referir que tal prejudicará a economia e os mercados. No entanto creio que esse facto é algo mitificado. »

Pegando nesta frase do MarcoAntonio diria que ele já descontou os efeitos de uma guerra prolongada. O mercado, provavelmente já fez o mesmo! Ou seja, embora tenha deixado abertas posições curtas na sexta, hoje nao me sinto tao seguro das mesmas.

Sinceramente, vejo entreaberta uma porta para novas subidas...

Um abraço 8-)

Registado: 14/11/2002 11:49

por MarcoAntonio » 30/3/2003 1:39

Fernando, não creio que haja para já razões para grande preocupação.

Algumas questões:

:arrow: Em relação à questão do conflito se prolongar no tempo é um lugar comum referir que tal prejudicará a economia e os mercados. No entanto creio que esse facto é algo mitificado. Veja-se o que se passou noutros conflitos (alguns bem prolongados no tempo e que se propagaram a grande escala) neste post do Ulisses - http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... highlight=

Talvez desafie o senso comum... Mas a verdade histórica contradiz na realidade o argumento e de forma bem esclarecedora.

:arrow: Em relação ao VIX cair a compasso com o SPX, nos últimos meses tem sido bastante habitual (ver em particular Dezembro e segunda quinzena de Fevereiro) e tb não vejo que seja uma razão para estar <i>bearish</i>. Até porque neste período em que isso tem sido relativamente frequente nota-se que o SPX não tem realizado novos mínimos (anda quase lateral) e nem sequer tem caído com grande ímpeto. Quando o SPX tenta acelerar a queda logo reage com fortes </i>ralllyes</i> que em poucas sessões anulam as quedas de muitas sessões.

Como se pode constatar, o VIX encontra-se ainda bastante acima dos fundos de Dezembro e Janeiro (que correspondem aos picos do índice). Portanto, o VIX ainda tem bastante para cair até atingir níveis preocupantes (de curto-prazo). Ou seja, o SPX tem espaço para subir se olharmos para o VIX. Por outro lado, a estas quedas lendas têm-se seguido subidas impetuosas.

:arrow: Por fim, quería só assinalar um facto que já era visível no Nasdaq Composite mas aqui no SPX é ainda mais visível - o desiquilibrio entre o volume nas subidas e o volume nas quedas. Tal como os outros dois índices que analizei hoje, também o SPX está a ter uma queda que pode ser considerada de consolidação (lenta e sem volume). Uma pequena retracção ao último <i>rallye</i> que ainda pode ter um desfecho <i>bullish</i>.
Anexos
spx&vix-20030329a.gif
spx&vix-20030329a.gif (29.09 KiB) Visualizado 1089 vezes
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

Concordo no essencial contigo...

por ABsurdo » 30/3/2003 1:35

a única coisa que me começa a mordiscar a orelha é sermos cada vez mais a pensar a mesma coisa... e quando os ajuntamentos se começam a formar... já sabemos que estão todos errados! :shock:
Ou seja, quanto maiores são as prespectivas de uma posição curta ser bem sucedida, mais receio tenho eu pelas minhas posições curtas; dá para entender?

Um abraço
ABsurdo 8-)

P.S.- tens andado desaparecido e fazes falta à malta! :wink:

Registado: 14/11/2002 11:49

Não quero ser muito pessimista, mas isto está muito mau !

por fproenca » 29/3/2003 11:53

Em relação aos mercados, prevê-se uma Guerra mais longa do que se pensava inicialmente, 40.000 soldados Ingleses estão em vias de regressar a casa, o que irá enfraquecer ainda mais as tropas dos EUA, estes até já vieram a assumir públicamente que a Guerra poderá durar seis meses, e agora vão fazer uma pausa de 4 a 6 dias ? pelos vistos já não têm reservas de comida (tenho pena daqueles miúdos, andam a rações de combate tanto tempo, eu morreria) para muito mais tempo.

Ninguém discute quem vai ganhar esta guerra, no terreno os EUA são muito superiores (mas vão ter muita dificuldade, ainda agora acabo de saber que um suicida kamikaze levou com ele 5 Americanos), o que eu discuto é quem vai ganhar a guerra perante o mundo, cada dia que passa há mais pessoas contra esta guerra, com o prolongamento até 6 meses o desgaste dos EUA ainda vai ser maior, estou convicto de que a população mundial não a esquecerá, no futuro os EUA irão ter muita dificuldade na sua expansão económica além fronteiras, ainda hoje um restaurante da MCDonalds em caracas foi atacado por várias pessoas e os anti-Americanos aumentam dia para dia.

Eu tinha deixado de acreditar em novos minimos para o Nasdaq, mas agora face aos recentes acontecimentos, não ficarei nada supreendido se isso vier a acontecer nos próximos seis meses, a guerra veio atirar os mercados para um “beco sem saída”, mas também acredito que os mercado europeus irão sofrer muito menos que os do EUA ...

Alguém já pensou numa possível Deflacção da economia mundial ? os EUA já baixaram as taxas de juros para valores mais baixos de sempre, os europeus ainda têm alguma margem de manobra, ainda é cedo para falar nisso mas como Japão está a passar essa fase, é bom que se olhe para lá para se perceber que uma deflacção é o pior que pode acontecer a uma economia !

Eu já entrei curto no mercado sem medo, há coisas que não posso deixar escapar, ver o S&P a cair e o VIX também é algo de anormal, na minha ideia o VIX está a preparar terreno para disparar a zona dos 30 é propicia a fortes ralyes, consequentemente os mercados deverão cair muito, não quero ser muito pessimista mas tenho a impressão de que vêm aí dias muito maus para os mercados financeiros ... ai se tenho !

Cumprimentos,
FProenca
"Os simples conselhos, recomendações ou informações não responsabilizam quem os dá, ainda que haja negligência da sua parte" (Art. 485º do Código Civil)

Registado: 9/11/2002 19:38

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Bing [Bot], Google [Bot], josehenry400, trend=friend e 270 visitantes