Caldeirão da Bolsa

OBRIGADO Caldeirão!

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

comentário

por jotabil » 16/8/2006 15:43

Caro Guetrich

Todos os conselhos tomarás......e os que te aconselharam dão o carácter honrado a este fórum.
Tens de diversificar o investimento por três títulos..no máximo....para te não confundires e depois vais ajardinando a tua carteira...mas quem ainda não tem bem consolidado o conceito de shortar...e do que é um bull ou um bear...passar-lhe pela cabeça em meter-se em warrants....bem....é como um touro em armazém de porcelanas.
Seque os conselhos que te deram os Caros foreiros e vai vendo.

cumps
Se naufragares no meio do mar,toma desde logo, duas resoluções:- Uma primeira é manteres-te à tona; - Uma segunda é nadar para terra;
Sun Tzu

Registado: 7/11/2002 0:00

por getrich » 16/8/2006 14:10

Cali Escreveu:agora que já captei a tua atenção, deixa-me dizer-te o resto.
Ao contrario do 'outro', eu, no que respeita á Bolsa, tenho muitas incertezas, e raramente não tenho duvidas. Assim, espero que não julgues que eu disse que podias enterrar o teu capital na Altri e dormir descansado até ao fim do ano. Eu não sei para que lado vai a Altri, a SNC, a IPR ou outra qualquer. Acho que vão para cima, mas se forem para baixo não me apanham distraido, quase de certeza. Espero que não te apanhem a ti tambem.

Percebo o que queres dizer...
Também te digo que ao investir na Altri, faço-o porque já li muita coisa sobre a Altri neste forum e nalguns jornais. Para, além disso, tenho testemunhado/acompanhado a subida do preço dessas acções desde o inicio do ano.

Seja como for estarei atento, para não ser apanhado com as calças na mão.

mais uma vez obrigado
Abraço
"... não conheço nenhum milionário que nunca tenha perdido dinheiro, mas conheço muitos pobres que nunca perderam nada..."

Registado: 14/8/2006 20:16

por Cali » 16/8/2006 11:06

agora que já captei a tua atenção, deixa-me dizer-te o resto.
Ao contrario do 'outro', eu, no que respeita á Bolsa, tenho muitas incertezas, e raramente não tenho duvidas. Assim, espero que não julgues que eu disse que podias enterrar o teu capital na Altri e dormir descansado até ao fim do ano. Eu não sei para que lado vai a Altri, a SNC, a IPR ou outra qualquer. Acho que vão para cima, mas se forem para baixo não me apanham distraido, quase de certeza. Espero que não te apanhem a ti tambem.

Registado: 9/12/2002 13:40

por getrich » 16/8/2006 8:34

Cali Escreveu:posso dar uma ajudita, mesmo não sendo o Marco?
Então cá vai:

- provavelmente estarás a iniciar-te no mercado numa altura potencialmente interessante: poderás apanhar um final de ano em cheio nas Bolsas, e isso é bem melhor que entrar na altura errada, de baixa. Será, em principio, mais facil seres bem sucedido.
- provavelmente tambem, estarás a iniciar-te com pouco capital, e com o sonho mirabolante de querer transformá-lo em muito capital rapidamente.

Pois tenho más noticias para ti : se vais iniciar-teno mercado com warrants, vais ficar sem capital depressa, quase de certeza. Até podes ser tu a excepção que confirma a regra, mas... queres experimentar já?

Olha para o mercado de acções, e se possivel o nacional. Está aqui mais proximo, conheces as empresas, ouves falar delas, tens muitas dicas aqui no forum, muita papinha já feita. Alem disso o nosso mercado regra geral move-se a uma velocidade optima para iniciados: é lento. Quase tudo acontece devagar, o que dá tempo para pensar, e mais importante ainda, reagir a tempo. Queres emoções? Agrada-te a ideia de poderes ter valorizado o teu capital em 20 ou 30% no final deste ano? Então concentra a tua atenção e o teu capital nos titulos que mais hipoteses têm de te dar lucro depressa, e de dar essa injecção de adrenalina que precisas. Sinceramente, se queres acção, é melhor, é mais seguro enfiares o teu capital todo numa Altri, SNC, ou Impresa, por exemplo, do que te meteres nos warrants já.
Atenção que, normalmente eu não te estaria a recomendar tal coisa, mas para quem insiste em experimentar sensações fortes logo no arranque, entre te ver estatelado nos warrants em pouco tempo, ou com 20 ou 30% no bolso em 5 meses, não me resta outro conselho.

Boa sorte, e juizo nessa cabeça!

Ok Cali,
Sou demasiado tenrinho neste Tema para não ligar a conselhos sábios!
Já li aqui no forum que a Altri é uma boa opção... as acções desta empresa têm vindo a subir desde há muito... vamos a ver se ainda vou a tempo de apanhar o comboio.

Obrigado e abraço.
"... não conheço nenhum milionário que nunca tenha perdido dinheiro, mas conheço muitos pobres que nunca perderam nada..."

por Cali » 15/8/2006 22:59

posso dar uma ajudita, mesmo não sendo o Marco?
Então cá vai:

- provavelmente estarás a iniciar-te no mercado numa altura potencialmente interessante: poderás apanhar um final de ano em cheio nas Bolsas, e isso é bem melhor que entrar na altura errada, de baixa. Será, em principio, mais facil seres bem sucedido.
- provavelmente tambem, estarás a iniciar-te com pouco capital, e com o sonho mirabolante de querer transformá-lo em muito capital rapidamente.

Pois tenho más noticias para ti : se vais iniciar-teno mercado com warrants, vais ficar sem capital depressa, quase de certeza. Até podes ser tu a excepção que confirma a regra, mas... queres experimentar já?

Olha para o mercado de acções, e se possivel o nacional. Está aqui mais proximo, conheces as empresas, ouves falar delas, tens muitas dicas aqui no forum, muita papinha já feita. Alem disso o nosso mercado regra geral move-se a uma velocidade optima para iniciados: é lento. Quase tudo acontece devagar, o que dá tempo para pensar, e mais importante ainda, reagir a tempo. Queres emoções? Agrada-te a ideia de poderes ter valorizado o teu capital em 20 ou 30% no final deste ano? Então concentra a tua atenção e o teu capital nos titulos que mais hipoteses têm de te dar lucro depressa, e de dar essa injecção de adrenalina que precisas. Sinceramente, se queres acção, é melhor, é mais seguro enfiares o teu capital todo numa Altri, SNC, ou Impresa, por exemplo, do que te meteres nos warrants já.
Atenção que, normalmente eu não te estaria a recomendar tal coisa, mas para quem insiste em experimentar sensações fortes logo no arranque, entre te ver estatelado nos warrants em pouco tempo, ou com 20 ou 30% no bolso em 5 meses, não me resta outro conselho.

Boa sorte, e juizo nessa cabeça!

por getrich » 15/8/2006 22:12

MarcoAntonio Escreveu:Getrich, sobre essa segunda questão: se estás numa fase inicial dos teus investimentos nos mercados eu aconselho-te veementemente que evites, por enquanto, os warrants.

São um produto muito agressivo e complexo que requerem não só um grande conhecimento do seu funcionamento como uma grande experiência como investidor.

Se optares por esse caminho nesta fase espera-te, com elevado grau de certeza, um dissabor.

Aconselho-te pois a primeiro desenvolveres os teus conhecimentos e a tua experiência nos mercados em produtos mais conservadores. Há uma velha frase: os mercados não acabam amanhã.

Ok, percebo o que queres dizer e concordo contigo... mas também sei que a forma mais rápida de aprender é passando pela experiência de investir... claro que nesta altura não me vou aventurar com grandes verbas... se acertar, ganho pouco... mas se estiver errado também não perco muito.

Diz-me uma coisa, quando te referes a "produtos mais conservadores" estás a falar de acções, certo?

O meu conhecimento sobre acções ainda é menor. Nos últimos três meses o que eu tenho feito é acompanhar o comportamento do DAX. Tenho tentado perceber quais os factores que o fazem baixa e subir.... agora sobre acções por onde devo começar?? Mercado português??

Mais uma vez obrigado.
Abraço

por MarcoAntonio » 15/8/2006 0:27

Getrich, sobre essa segunda questão: se estás numa fase inicial dos teus investimentos nos mercados eu aconselho-te veementemente que evites, por enquanto, os warrants.

São um produto muito agressivo e complexo que requerem não só um grande conhecimento do seu funcionamento como uma grande experiência como investidor.

Se optares por esse caminho nesta fase espera-te, com elevado grau de certeza, um dissabor.

Aconselho-te pois a primeiro desenvolveres os teus conhecimentos e a tua experiência nos mercados em produtos mais conservadores. Há uma velha frase: os mercados não acabam amanhã.

Isto quer dizer que há que ir com calma e não tomar opções precipitadas. Os mercados não fogem e terás tempo para, na devida altura, experimentar esse tipo de produtos. O que disse relativamente aos warrants aplica-se a todos os produtos que envolvam alavancagem e/ou grande volatilidade.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

Re: Perder a virgindade

por getrich » 15/8/2006 0:07

Obrigado pelo enio da documentação.
Se tiverem por aí mais alguma coisa, vou ter muito prazer em lê-la.

Colegas, tenho noção que me arrisco a perder algum capital neste negócio... pois eu sou o primeiro a admitir que os meus conhecimentos estão muito próximos do zero...
No entanto, como disse alguém muito conhecido "... não conheço nenhum milionário que nunca tenha perdido dinheiro, mas conheço muitos pobres que nunca perderam nada...".

Abraço

Re: Perder a virgindade

por MarcoAntonio » 14/8/2006 23:37

getrich Escreveu:As outras dúvidas que tenho neste momento, prendem-se com o vocabulário utilizado aquí no forum, precisava de saber o significado de algumas expressões, nomeadamente:
- bulls e bears ???
- "shortar" rallys e "comprar" quedas ???
- e mais alguma coisa que se lembrem.

Tens aqui um glossário com a explicação de bastantes termos. Nesse capítulo já te ajudará bastante.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Nunnus » 14/8/2006 23:02

Quanto ao Banco, sou cliente do Best e nunca tive grandes problemas.

Agora, aumentar capital com warrants, ou estas bem dentro da coisa ou então... vai-se o capital!!!

getrich, lê isto, pode-te ser util

http://www.activobank7.pt/Uplimg/176/10mandamentos.pdf
Vende ao som dos tambores e compra ao som dos canhões...

Registado: 24/4/2006 12:08

por vieira » 14/8/2006 21:01

Apostar em warrants para aumentar o capital? :shock:

Registado: 9/12/2005 18:40

Perder a virgindade

por getrich » 14/8/2006 20:51

Amigos,

Embora já acompanhe este forum há alguma tempo, cerca de 3 meses (altura em que achei que tinha que fazer alguma coisa para aumentar o meu capital)este é o meu primeiro post aquí no Caldeirão.

Agradeço desde já a ajuda que me poderem dar nesta fase inicial.

Estou a pensar "investir" em Warrants, já li alguma informação sobre o tema e tenho efectuado algumas simulações no site http://www.warrants.commerzbank.com.

A primeira pergunta que gostava de fazer prende-se com a instituição a utilizar para efectuar as transacções, ou seja:
Qual a melhor opção?
-BigOnline (já li aqui neste forum que tem havido problemas),
- Best,
- Outra??

As outras dúvidas que tenho neste momento, prendem-se com o vocabulário utilizado aquí no forum, precisava de saber o significado de algumas expressões, nomeadamente:
- bulls e bears ???
- "shortar" rallys e "comprar" quedas ???
- e mais alguma coisa que se lembrem.

Desde já o meu obrigado.
abraço

por charles » 14/8/2006 10:26

BullPower Escreveu:Charles, uma pessoa digna e séria sente-se ofendida e portanto se alguém quer provas de seriedade eu dou. Podia muito bem ignorar. Também não percebo como é que alguém se pode sentir feliz a perder tempo num forum a inventar coisas que não faz, só mesmo um falhado de um atrofiado da cabeça que não tem mais nada para fazer na vida, mas se alguém pensa que existem pessoas assim (vá lá saber-se porquê :roll: ) é porque se calhar já deu as suas petas.

Abraço e BN.

tens toda a razão, um abraço.
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

Registado: 9/6/2005 12:24

por charles » 14/8/2006 10:22

Cali Escreveu:eu cá, nos ultimos dois meses, tive uma série de 16 vendas seguidas a perder! Aposto que vocês não conseguem, cambada de invejosos!
Acreditam ou querem ver o extracto bancário? 8-)

PS - (...mas depois recuperei practicamente tudo num unico negocio... :wink: )

não mintasssss :!: :mrgreen:
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

por Cali » 14/8/2006 0:07

eu cá, nos ultimos dois meses, tive uma série de 16 vendas seguidas a perder! Aposto que vocês não conseguem, cambada de invejosos!
Acreditam ou querem ver o extracto bancário? 8-)

PS - (...mas depois recuperei practicamente tudo num unico negocio... :wink: )

por fanhecas » 13/8/2006 23:09

BullPower Escreveu:Como me sinto um dos visados neste tópico talvez devido aos meus comentários da última semana no tópico http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... highlight= que deve ter incomodado alguém, não sei porquê, fica aqui então os trades correspondentes aos meus comentários, só para tirar as dúvidas se sou ou não aldrabão. Sinceramente, um gajo perde tempo a postar informação importante e depois ainda tem que ler coisas destas, começo a perceber porque razão os traders que ganham realmente em bolsa não se metem em fóruns.

Abraço e BN.

Por favor "BullPower" ... ao trabalho que te deste...a malta atenta sabe perfeitamnete fazer a triagem (eu sei que tu percebes aquilo que te escrevo, n deves er o unico :!: )

Bem paremos então de falar sobre alguns artistas que como eu deviam escrever menos e ler mais, sempre evitam algumas questões e possiveis menos valias...

Abraço e claro uma excelente semana a todos

Fanhecas 8-)
Aproveitar as descidas e curtir as subidas

Registado: 26/5/2006 17:58

por BullPower » 13/8/2006 23:04

Charles, uma pessoa digna e séria sente-se ofendida e portanto se alguém quer provas de seriedade eu dou. Podia muito bem ignorar. Também não percebo como é que alguém se pode sentir feliz a perder tempo num forum a inventar coisas que não faz, só mesmo um falhado de um atrofiado da cabeça que não tem mais nada para fazer na vida, mas se alguém pensa que existem pessoas assim (vá lá saber-se porquê :roll: ) é porque se calhar já deu as suas petas.

Abraço e BN.

Registado: 28/1/2005 0:38

Inveja é característica bem portuguesa...!

por Esbanjador » 13/8/2006 23:02

cutchicutchi Escreveu:....................................
Se um daytrader não pode fazer isso então tambem não devia falar de lucros que não pode comprovar.
Com franqueza, não acredito em nada destes resultados que publicitam sem comprovar, sorry . . .

CuCuchi,
Comprovar posso... MAS NÃO QUERO!

Faz bem em não querer acreditar... porque se acreditasse poderia ter um ataque AGUDO de INVEJA (mal característico dos portugueses) e ficar verde :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
«Se não sabe por que é que pergunta?»

Registado: 19/11/2004 3:12

Rentabilidade obtida nos TW

por icorreia » 13/8/2006 23:01

Caros,

Embora nunca tenha participado neste fórum, já há muito tempo que leio com toda a atenção os vossos comentários.

Até há cerca de uma semana apenas investia em acções.
Depois de estudar bastante os Warrants e TW decidi investir algúm capital neste produtos financeiros.

Tenho seguido com muita atenção os comentários do KID-A, que com os seus gráficos me tem ajudado bastante. Já que no BPI não disponho desta informação.

Fazendo o resumo desta semana fiz vários trades. A maior parte deu-me mais valias. Apenas levei um KO num Call. Apesar disso dupliquei o capital. Bem mas isto apenas deve ser sorte de principiante.

Cada dia que venho a este fórum aprendo algo de novo.

Esta montanha russa que são os TW dão mta pica :lol:

Obrigado a todos pela vossa ajuda,

E continuem com os vossos excelentes comentários.

Registado: 1/2/2006 16:54

por charles » 13/8/2006 22:03

bull deste-te a esse trabalho lololol olha que ainda podem dizer que esse quadro foi adulterado.

então mas andamos aqui na boa fé ou andamos a enganar malta do caldeirão, ou pior a nós proprios :!:

eu por principio confio no que é escrito e na boa fé de quem refere trades ganhadores ou perdedores ou a quem descreve como foi o seu intraday, muitas vezes revejo-me na forma e no conteudo, outras não , mas agora por em causa da veracidade dos factos não merece grandes comentários

é como alguem disse uma pessoa nao pode a cada trade vir aqui de seguida fazer o relato da situaçao é logico que a espaços e em jeito de desabafo que foi o meu caso, eu disse que tive uma semana de +30% mas de forma alguma tenho de justificar nada a ninguem, se é mentira vai pro saco como dizia o outro

mas para descanso de alguns mais cepticos esses 30% podem ser 30 euros 300 euros 3000 euros ou mais ou pode não ser nenhum destes valores, onde é que está o problema 30% é assim uma mais valia mirabolante :?: :!:

sem polémicas

sugiro que ponham um stop mental ao cepticismo pois assim é dificil que alguem de seguida nos abra um pouco o livro da sua vida de trader e a intenção do forum talvez seja tambem em parte um pouco isso, trocarmos experiências

um abraço a todos
Cumpt

por BullPower » 13/8/2006 21:44

Como me sinto um dos visados neste tópico talvez devido aos meus comentários da última semana no tópico http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... highlight= que deve ter incomodado alguém, não sei porquê, fica aqui então os trades correspondentes aos meus comentários, só para tirar as dúvidas se sou ou não aldrabão. Sinceramente, um gajo perde tempo a postar informação importante e depois ainda tem que ler coisas destas, começo a perceber porque razão os traders que ganham realmente em bolsa não se metem em fóruns.

Abraço e BN.
Anexos
trades.png
trades.png (12.55 KiB) Visualizado 1878 vezes

Registado: 28/1/2005 0:38

Re: Só se relata o passado...

por cutchicutchi » 13/8/2006 19:29

Esbanjador Escreveu:
Vieira Escreveu:Caro charles, o meu comentário não foi dirigido a ninguem em especial e por tal motivo eu não mencionei nomes (nem me interessa os nomes) nem critico as pessoas que ganham (aliás, tenho é de as aplaudir).

Só disse que achava estranho a quantidade de trades vencedores que são constantemente relatados e 99% das vezes é só depois das coisas acontecerem. E acho estranho porque não estamos em mercado com tendência definida no curto prazo (o ADX diário dos principais indices anda pelas ruas da amargura) logo não está mesmo nada fácil ganhar dinheiro.

Ó Vieira, essa coisa de pôr de antemão os trades que se vão fazer no dia seguinte só funciona para quem joga as tendências maiores e expõe os resultados dos seus "sistemas mecânicos".

Era o que faltava, um "daytrader", concentrado a negociar no intraday ou que, às vezes, deixa um trade em aberto para a abertura do dia seguinte, ainda estar preocupado em vir aqui relatar cada trade que faz durante a sessão.
Após o relato... já tinha perdido o trade seguinte.

As coisas não funcionam assim 8-)!

Se um daytrader não pode fazer isso então tambem não devia falar de lucros que não pode comprovar.
Com franqueza, não acredito em nada destes resultados que publicitam sem comprovar, sorry . . .

Registado: 28/7/2006 13:38

por Cali » 13/8/2006 18:38

bom... reacções mecanizadas, em consequencia da experiencia acumulada, é uma coisa. Sistemas mecanicos são outra.

Aforro, eu já em tempos abri aqui um topico precisamente dedicado ao assuntos dos sistemas mecanicos que são vendidos na Net, porque tinha a mesma curiosidade que tu. Nunca usei nenhum, e faz-me uma confusão tremenda que alguem que tenha construido um sistema que dê percentagens de 3 digitos ao ano, precise de o comercializar via Net. Então se aquilo é a galinha dos ovos de ouro, eu vou partilhar os ovos com os outros, a troco de uns bagos de milho para alimentar a galinha?

O sistema a que me referia era decerto qualquer coisa bem mais simples, usando uns indicadores via Metastock (já nem me lembro quais), optimizados com stop-profit e stop-loss adaptados ao comportamento habitual da PT em Bolsa. Depois, tratou-se de fazer testes e mais testes até encontrar o ajuste que melhores resultados dava, quando aplicado sobre o histórico de cotações da PT nos ultimos 5 anos.

Atenção - sistema mecânico com o sentido de rotina...

por Esbanjador » 13/8/2006 18:20

Caros,

Estou sem tempo mas apenas quero frisar que quando refiro actuar de forma mecânica ou automática não estou a querer significar com isso seguir os out puts de um sistema mecânico automático ou semi-automático do tipo do do Cem.

Nada disso.

Eu defendo que se devem conhecer o melhor possível meia dúzia, uma dezena, de indicadores e todos os dias fazer o trabalho de casa - analisar o mercado e fazer o plano de trading para o dia seguinte.

Quero significar que, como tudo na vida, com o passar do tempo passa a fazer-se esse trabalho em menos tempo e melhor porque se criam rotinas.
Depois, durante a sessão diária tb se criam reflexos quase automáticos - mas nossos - de reagir às diversas situações (porque já não serão novidade para nós por já termos passado por elas).

Depois, o dinheiro será fácil apenas nesse sentido, ou seja, obter-se-á com um trabalho quotidiano mais rápido e mais eficiente.
E a maior segurança no agir que se vai tendo reduz o stress enormemente.
É o que penso.

NADA DE SISTEMAS AUTOMÁTICOS (a não ser em situações especiais (como p.ex. falta de tempo para acompanhar as sessões integralmente, etc., em que esses sistemas são feitos por quem sabe o que faz, como é o caso do Cem - que, aliás, já disse que gostava um dia mais tarde, tendo tempo, de fazer tb daytrading).
«Se não sabe por que é que pergunta?»

Registado: 19/11/2004 3:12

Sistema Mecanico funciona?

por aforro » 13/8/2006 16:24

Boas Cali

Estas a referir-te a um sistema mecanico tipo ?
http://www.gfx-trading.com/por/

Alguem me sabe dar alguma informação de experiencias já realizadas, eu apenas ouvi falar disto esta semana..

Obrigado ao vasto auditorio

João Aforro

Registado: 15/6/2006 0:10

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: 2Short4Profit, A_investidor, Burbano, cali010201, drcentimo, Google [Bot], m-m, macau5m, OCTAMA, Sinedrio, trilhos2006 e 249 visitantes