Caldeirão da Bolsa

Off Topic - Arrendamento

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Keyser Soze » 16/8/2006 11:21

INH pediu avaliação externa
Incentivo ao Arrendamento Jovem com fim à vista por falta de eficiência
16.08.2006 - 09h16 Luísa Pinto

O Incentivo ao Arrendamento Jovem (IAJ) poderá desaparecer em breve, pelo menos tal como é conhecido e foi criado há cerca de duas décadas.

É essa a convicção do secretário de Estado adjunto do Ordenamento do Território e das Cidades, João Ferrão, que informou que o Instituto Nacional de Habitação (INH) deverá receber, antes do fim do mês de Agosto, a avaliação externa que encomendou ao instrumento criado para apoiar jovens com menos de 35 anos a alugar a sua habitação. E a confirmar-se que ele é "insuficientemente eficiente", proporá a sua extinção à presidência do Conselho de Ministros (que tem a tutela da Juventude) e ao Ministério das Finanças.

Em declarações ao PÚBLICO, João Ferrão explicou que o objectivo de dinamizar o mercado de arrendamento se mantém no programa do Governo, e que uma dinamização especialmente focada nos jovens se poderá manter. Mas, admite, "a ideia que o INH tem neste momento é a de que o IAJ é insuficientemente eficiente: o balanço entre custos e benefícios, entre o investimento público que está a ser feito e os efeitos deste instrumento, não é o adequado". João Ferrão afirma que esta avaliação vai ser feita "com uma base rigorosa", que não existe "qualquer preconceito" quanto ao futuro do instrumento.

"Nós continuamos a achar que um incentivo de apoio ao arrendamento, orientado para os jovens fará sentido, em termos genéricos. Mas vamos avaliar, e decidir em função da avaliação feita. Temos várias situações possíveis: uma é que o instrumento se justifica, mas tem de ser melhorado; outra é a de que o instrumento não se justifica, e seguir-se-á a argumentação; a terceira, e menos provável, é a de que o instrumento é óptimo e está a funcionar muito bem", argumenta o secretário de Estado.

Entre as "impressões" prévias que tem o INH, e que o relatório de avaliação pode vir a confirmar está o facto de "o IAJ não estar a contribuir, como devia, para a dinamização do segmento de arrendamento", sendo que essa é uma das suas razões de ser; e, em segundo lugar, a possibilidade "de este incentivo não ser suficientemente justo, no sentido em que não estará a apoiar aqueles que de facto precisavam do incentivo", afirmou João Ferrão.

Porta 65 pode ocupar lugar de IAJ

O secretário de Estado lembrou, também que, independentemente da eficiência deste instrumento, o contexto social em que foi criado o IAJ também mudou. "O que venha ser feito, e decidido, tem necessariamente de ter em conta um instrumento que não existia antes, mas que é agora uma realidade: o Porta 65, criado para dinamizar o arrendamento com vocação mais social". Lembra ainda que "o segmento jovem, ou pelo menos uma parte dele, corresponde a uma das componentes de vulnerabilidade que justificam a intervenção do Estado".

O Porta 65 - o nome alude ao artigo da Constituição que consagra o direito universal à habitação - foi apresentado em Julho, no âmbito de uma nova política social de habitação defendida pelo actual Governo. A política de habitação social, que passava pela instalação da população mais carenciada em bairros cujas rendas eram apoiadas pelo Governo, vai dar lugar a uma política social de habitação em que todas as franjas da população que apresentem, em determinado período da sua vida, situações de vulnerabilidade, poderão receber apoios do Estado. "Por uma questão de justiça", refere João Ferrão, à habitação de pendor social vai ser associado um conceito de mobilidade, até agora inexistente, de forma a permitir dar resposta "quando ela é precisa".

A precariedade dos vínculos de trabalho nos primeiros anos de profissão, e a mobilidade que cada vez mais lhe está associada, é um dos problemas do arrendamento jovem que pode encontrar resposta neste Porta 65.

http://www.publico.clix.pt/shownews.asp ... idCanal=63
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3299
Registado: 8/2/2006 17:32

por pvg80713 » 12/8/2006 23:30

O filho por sua vez recebe a recibo verde ...........
de uma empresa...... associada .... de gestão de arrendamentos que por sua vez...
pois é... a vida, como diz esse grande português de nome Obkiwelu : A vida é assim.
Claro que eu já estou um pouco cansado.
E já agora este negócio está, e cada vez mais vai estar dificil !!!
E só voltei a falar muito, porque neste pequeno bull market consegui perder alguma pecentagem do que ganhei neste negócio !

Não se esqueçam que na vida o importante é o Amor ! E os filhos !

E digo isto porque tenho a absoluta conviccao disto.

Mas esta conviccao tambem me leva a acreditar que a Opa sobre a Pt da Snc, como está : nao vai ser aprovada !
E a opa sobre o BPI sim.

Mas claro que como todos podem imaginar, posso estar absolutamente......certo.

Um ab a todos........
 
Mensagens: 4191
Registado: 19/4/2005 11:11

por pvg80713 » 12/8/2006 23:15

A casa esta em nome de uma empresa que...
 
Mensagens: 4191
Registado: 19/4/2005 11:11

por Keyser Soze » 12/8/2006 20:03

pvg80713 Escreveu:Conheço quem compre casa, a alugue ao filho, e o igaphe paga o emprestimo...


como assim ?

Condições de Acesso

* Ter menos de 30 anos;
* Tratando-se de um casal, nenhum dos elementos poderá ter 30 anos;
*
TER DECLARAÇÃO DE IRS COMPATÍVEL COM O VALOR DA RENDA;
*
Ser titular de um contrato de arrendamento celebrado ao abrigo do actual Regime do Arrendamento Urbano (Decreto-Lei n.º 321-B/90, de 15 de Outubro);
*
A casa ou fracção arrendada terá que ter LICENCA DE UTILIZACÃO emitida há menos de oito anos pela câmara municipal respectiva;
*
Não possuir outra casa própria ou arrendada para habitação permanente;
*
Não ter laços familiares com o senhorio;
*
Não praticar subarrendamento ou hospedagem na casa arrendada.

http://www.inh.pt/WebInh/menus_tpl.jsp? ... 8&idcon=30
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3299
Registado: 8/2/2006 17:32

por pvg80713 » 12/8/2006 18:27

Boa Joao !!!!!!!
Penso que te referes ao Igaphe que dá subsidios de renda.
Conheço quem compre casa, a alugue ao filho, e o igaphe paga o emprestimo...
garanto que funciona!!! os meus so teem 14 e 10 mas em breve... duas das minhas casas ficam alugadas !!! também!!!!!!!!!!
 
Mensagens: 4191
Registado: 19/4/2005 11:11

por Jooaaoo » 12/8/2006 2:10

Caro Lagosta,

Olha que podes ganhar dinheiro, proveniente de uma "renda", e continuar com o apartamento livre... Assim ninguem to estraga, e acabas por ter o apartamento pago....

O processo pode ser um pouco trabalhoso, e desde que não abuses....Acabas por benificiar bastante...

Só tens que ter mais que uma casa...

É só usar os meios :lol: :lol: :lol:

Qualquer coisa (tu ou mais alguem)....... MP

Abraços

PS: Nunca fiz isso, ainda estou verde no assunto, mas é possivel.....Só tenho que limar mais umas arestas sobre o assunto...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 691
Registado: 8/11/2005 11:28

por Buts900 » 11/8/2006 22:57

"Tenho um pequeno imovel que gostaria de rentabilizar, alugando-o, tipo com contratos de 1/2 anos, ou a estudantes, julgo ser possivel o aluguer a termo certo."

Porque não faz subaluguer aos Estudantes ou Professores? e inclua os valores no seu IRS.

Sobre o IRS no anexo "F" faça as suas simulações coloque A Renda e use os três abatimentos possiveis mas atenção nas percentagens nem tudo é lucro.

Sites à borla !!! Eu prefiro um Advogado.

Bons negócios
 
Mensagens: 37
Registado: 22/5/2006 16:49

por pvg80713 » 11/8/2006 22:24

Caro lagosta,

O meu mais sincero obrigado por ter aberto este tópico.

A unica àrea onde tenho realizado grandes resultados é os arrendamentos .

O meu primeiro negócio foi à 14 anos que comprei um T2 em Massamá por 24000 euros. Havia melhor por 27000 mas acreditava do fundo do coração que nunca iria ter essa quantia. Pois é ... aluguei por 450 euros e o inquilino (com os aumentos) ja me pagou.... 90000. E a casa está paga por ele e é minha !
Pois é somando, mais outras 5....
Porque é que eu me lamento de uma pequena parcela que perdi na bolsa ( de uma só )?

Qual o problema ? O inquilino saiu, (porque ficou tanto tempo) ?
Agora passados 15 anos nao consigo alugar!!!
Só alugo com preservativo (fiador). Não aparece.
Tenho mais e penso que o sector arrendamento nao esta bom e com a nova lei vai ficar inundado.
Nao recorro a imobiliarias porque so querem receber a comissao e levam-te escumalha que nem o sinal tem cobertura !!!!!!!
Portanto caro lagosta a associação chama-se ALP Associação Lisbonense de Proprietários...nao ajuda muito, mas sinceramente nao desistas.
Um ab
 
Mensagens: 4191
Registado: 19/4/2005 11:11

por ricardotugas » 11/8/2006 16:33

Pela nova lei:

Não existem contratos de 1/2 anos mas sim por 5 anos.

Os rendimentos são tributados na Categoria F do IRS.

Existem associações de proprietários, é só consultar no google.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 779
Registado: 26/5/2006 14:26

Off Topic - Arrendamento

por lagosta » 11/8/2006 11:42

Bom dia

Tenho um pequeno imovel que gostaria de rentabilizar, alugando-o, tipo com contratos de 1/2 anos, ou a estudantes, julgo ser possivel o aluguer a termo certo.

Tratando se da 1ª abordagem que estou a fazer, algumas questões que tenho prende-se com a tributação dos rendimentos...são em sede de irs? a que taxa são tributáveis?

Além disto peço a quem possa ter conhecimentos nesta matéria que me disponibilize alguns links, para que possa saber as linhas com que devo cozer.

Existe também alguma associação que preste informações ou directrizes , numa fase inicial a título gratuito?

Agradecido

LAG
 
Mensagens: 295
Registado: 23/8/2004 12:32
Localização: Lisboa


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: 2Short4Profit, A_investidor, Burbano, cali010201, drcentimo, Google [Bot], Google Adsense [Bot], IX Hispana, m-m, macau5m, OCTAMA, Sinedrio, trilhos2006 e 266 visitantes