Soares da Costa à beira do abismo ...
princepe da bolsa Escreveu:JOGO2006IT obrigado pela resposta e restante post, que está excelente. Gostava saber disto como tu, mas vou lendo o que escreves e aprendendo...
Fiquei apenas com uma dúvida: Ainda que perceba o porquê de Manuel Fino não poder vender as acções que acordou comprar a Laurindo Costa, não poderá estar a vender acção das que detinha previamente, uma vez que já possuía 16,87% do capital?
Há bocado estava a pensar com os meus botões: uma OPA não se prepara do dia para a noite, pois não? Estive a ver na CMVM que o acordo com Laurindo Costa foi firmado dia 13 de Julho; se Fino tiver planos de efectuar uma OPA, não seria de a esperar para o dia seguinte, pois não? Conseguir financiamento, entre outras coisas, leva o seu tempo, não é verdade?
Mais uma vez obrigado pelos conhecimentos partilhados...
Não, conforme expliquei na menssagem mais acima, as acções que Manuel Fino detém (actualmente) são acções preferencias e não são negociadas em conjunto com as acções nominativas (nem tem sequer o mesmo código ISIN). Não obstante o facto de neste momento as acções preferencias da Soares da Costa neste momento terem os mesmo direitos das acções nominativas, por força do C.S.C. quando não há distribuição de dividendos nos últimos dois anos, continuam na sua natureza a ser preferenciais (apenas mudam os direitos conferidos - ou melhor, extendem-se.
As primeiras são negociadas por chamada (Grupo P2) e as segundas, "normalmente", em mercado contínuo (Grupo P1). Não podia por isso o Manuel Fino ser o vendedor nos últimos movimentos, a não ser por repo ou contrato de troca de fluxos financeiros (tipo swaps). Tal seria o mesmo que dizer que o BCP subiu o desceu porque o Berardo vendeu a sua posição na PTC.
JOGO2006IT obrigado pela resposta e restante post, que está excelente. Gostava saber disto como tu, mas vou lendo o que escreves e aprendendo...
Fiquei apenas com uma dúvida: Ainda que perceba o porquê de Manuel Fino não poder vender as acções que acordou comprar a Laurindo Costa, não poderá estar a vender acção das que detinha previamente, uma vez que já possuía 16,87% do capital?
Há bocado estava a pensar com os meus botões: uma OPA não se prepara do dia para a noite, pois não? Estive a ver na CMVM que o acordo com Laurindo Costa foi firmado dia 13 de Julho; se Fino tiver planos de efectuar uma OPA, não seria de a esperar para o dia seguinte, pois não? Conseguir financiamento, entre outras coisas, leva o seu tempo, não é verdade?
Os stop losses são a melhor forma de não nos afundarmos num mar de esperanças...
- Registado: 12/3/2006 16:08
isavale Escreveu:ja ando aqui algum tempo para reparar que certas coisas não tem logica e outras repetem-se . Se subir sobe logo de manha senão desce. Bom negocio para voçê
Não é o movimento de preços que se repete em si próprio, mas o comportamento humano dos individuos que interagem com o mercado. A massa não tem memoria e por isso é irracional na medida em repete os mesmos erros, mesmo perante exactamente os mesmos pressupostos.
princepe da bolsa Escreveu:Pelo nível elevado dos teus posts admito à partida que tenhas razão JOGO2006IT, embora para mim isso não faça muito sentido. Sendo assim a avaliação não é feita com base na verdadeira liquidez, promovendo antes os stock splits sucessivos até valores em que um centimo implique uma valorização brutal, inibindo algumas entradas pelo risco que acções com baixo valor implicam...![]()
Ainda assim acho que mais importante que a entrada nos PSI-20 é facilidade com que os grandes investidores conseguem entrar e sair do título, e isso não é promovido pelo split...JOGO2006IT Escreveu:Embora eu considere que o movimento da SCOAE está afastado dessa ideia.
Li e concordei com um post que colocaste com vários aspectos que rodeiam este papel. Achas que o Sr Manuel Fino vai realizar uma OPA, ou está já a diminuir a posição?
Boas,
A formula e pressuposto para o calculo da lista de acções a entrar no PSI está espalhada um pouco por toda a internet e no site da Euronext. Considera-se para o efeito, essencialmente, o "free-float" - este atráves de uma escala (escalões), que nesta altura beneficia a Soares da Costa, e o volume médio de titulos transacionados (não o valor).
Quanto aos últimos movimentos poderem ser o da Investifino a vender é pouco provável porque:
1- A Investifino (Manuel Fino), neste momento e não obstante o contrato de promessa de compra e venda das acções tituladas por "Laurindo Costa & Ca", é apenas titular de acções preferenciais (ainda que neste momento tenha direitos de nominativas devido a não distribuição de dividendos nos últímos dois anos - art (182 ou 187 ??? do CSC), pelo que não há mercado á vista (contado) onde as possa transacionar. Para o fazer teria de recorrer a um "fora de bolsa" ou outro processo semelhante.
2- Dentro da conclusão do ponto anterior, Manuel Fino não pode vender o que não tem. Neste caso não tem acções da Soares da Costa.
3- A objecção do ponto 2 poderia ser ultrapassada com um emprestimo de titulos (repo - o que não aconteceu pois não há registo de tal passagem no boletim de cotações) ou por um contrato tipo "total return equity swaps" onde haveria cedência dos titulos sem necessidade de registo em "fora de bolsa".
4- O ponto anterior falece no momento em que o "free float" é pequeno e a posição que Manuel Fino necessita vender é superior a 2%, portanto qualificada. Nesse pressuposto, só um accionista de referencia teria a possibilidade de lhe ceder as acções para tal. Não me parece uma hipotese pouco sustentável.
Não sei quais as razões que podem estar na causa dos últimos movimentos, já que mesmo passagens de carteira (arranjos) não seriam feitos dessa forma, a não ser que se o pretendido fosse passar algum tipo de ideia ao mercado.
Mas se tornar todo o processo da analise da Soares da Costa o mais simples possivel, assim como tudo deve ser, basta pensar que o ajuste (split) por um factor de 5 para 1 não é certamente um acto de um gestor que a quer manter muito tempo em bolsa, não obstante o argumento de renominalização de 5 Euros para uma unidade (1 Euro) de acordo com a prática.
Chamo atenção que os accionistas da Soares da Costa subscreveram um Aumento de Capital a 2 anos por 5€ acção; Manuel Fino adquiriu, também aproximamente 2 anos, acções preferencias a 7€ cada.
Tenho acompanhado de fora mas de perto este titulo e, pela experiência que tenho do mercado, principalmente pela observação do comportamento humano e como o "smart money" lida com esse comportamento, tenho em crer que brevemente todos vocês venderão Soares da Costa e com ganhos. Mas mesmo assim mal vendidas, muito mal vendidas.
Para tentar entender melhor o que poderá acontecer nos próximos dias com a Soares da Costa, resolvi ir ver o que aconteceu no último stock slip do nosso mercado:
A Altri realizou um stock split de 1 para 2. Nos dias anteriores ao split andou estável; na véspera subiu 13,59%
e no dia do split subiu 2,93%...
De resto são empresas parecidas, com OPAs a pairar e tendencias ascendentes bastante acentuadas.
É óbvio que no mercado nem sempre tudo se repete. Se assim fosse seria muito fácil e não é...
Mas acho que vale a pena estar atento a mais este split...
PS.: Desde que li um excelente artigo do Ulisses que sou contra eles, sobretudo para acções que ficarão a valer menos de 1€, mas isso agora não interessa.
PS2.: O Ulisses tb gosta de perguntar aos padistas se eles comprariam PAD se a acção valesse 100x mais... Acho que a Soares da Costa vai começar a roubar mercado no público alvo da PAD...
A ilusão de se estar barata; o poder do cêntimo...
Vai ser tudo a trocar PAD por SCO! 
A Altri realizou um stock split de 1 para 2. Nos dias anteriores ao split andou estável; na véspera subiu 13,59%
É óbvio que no mercado nem sempre tudo se repete. Se assim fosse seria muito fácil e não é...
PS.: Desde que li um excelente artigo do Ulisses que sou contra eles, sobretudo para acções que ficarão a valer menos de 1€, mas isso agora não interessa.
PS2.: O Ulisses tb gosta de perguntar aos padistas se eles comprariam PAD se a acção valesse 100x mais... Acho que a Soares da Costa vai começar a roubar mercado no público alvo da PAD...
Os stop losses são a melhor forma de não nos afundarmos num mar de esperanças...
Parece que acertei hoje. Ja as tinha a 2 meses mas preferi vender do que perder. Amanha vamos ver , posso estar enganada mas vao continuar a travar a cotação senão subir ate as 10h vai cair a pique porque os que compraram vao querer vender. Quem queria comprar este papel ja o comprou, não ira haver muita gente amanha a comprar. Não a comparem com a altri porque cada caso é um caso. Fomos todos enganados por alguma razão . Os pequeninos são os que se f. sempre. Boa sorte aos resistentes
Em quase tudo, é mais fácil a gente meter-se do que sair.
O fino vai ter que lançar uma opa a s,c por isso para ele seria melhor que ela nao passa se dos 3. Senão teria depois que lançar uma opa a 3,5. Então e melhor dispensar agora algumas que mais tarde pagar mais por elas. Eu parece me que qd saiu a noticia do split ela movimentou muitas acções nesse dia ela deveria ter subido. Como não subiu ou ela hoje se mantem pelos 3 ou amanha desce a pico porque quem queria comprar ja o fez e agora quer livra se delas. Espero bem estar enganado mas se ela hoje nao passar dos 3 amanha vamos ter uma queda depois do split porque o pessoal que comprou vai querer desfazer se delas. Ou seja exatamente o que o fino queria pois baixou a cotação vendendo algumas das suas acções.
Se calhar...
Se calhar mais do mesmo,enquanto o finorio nao despachar as que tem , vamos andar assim.
Nota se nitidamente um despejar deste papel.
A minha esperança é que ele já nao tenha muitas.
Bem gostava que ela subisse , pois estou cheio delas.
bons negocios
Nota se nitidamente um despejar deste papel.
A minha esperança é que ele já nao tenha muitas.
Bem gostava que ela subisse , pois estou cheio delas.
bons negocios
Pelo nível elevado dos teus posts admito à partida que tenhas razão JOGO2006IT, embora para mim isso não faça muito sentido. Sendo assim a avaliação não é feita com base na verdadeira liquidez, promovendo antes os stock splits sucessivos até valores em que um centimo implique uma valorização brutal, inibindo algumas entradas pelo risco que acções com baixo valor implicam...
Ainda assim acho que mais importante que a entrada nos PSI-20 é facilidade com que os grandes investidores conseguem entrar e sair do título, e isso não é promovido pelo split...
Li e concordei com um post que colocaste com vários aspectos que rodeiam este papel. Achas que o Sr Manuel Fino vai realizar uma OPA, ou está já a diminuir a posição?
Ainda assim acho que mais importante que a entrada nos PSI-20 é facilidade com que os grandes investidores conseguem entrar e sair do título, e isso não é promovido pelo split...
JOGO2006IT Escreveu:Embora eu considere que o movimento da SCOAE está afastado dessa ideia.
Re: s,costa
princepe da bolsa Escreveu:anas Escreveu:soares da costa 08-08-2006 17:35
com o stock split esta la dentro na proxima revisao. Seguem-se ESFG e Soares da Costa Banif lidera lista de espera para o PSI-20 O Banif surge na primeira posição da lista de espera de revisão do PSI-20, segundo os dados calculados em Maio, anunciou hoje a Euronext Lisbon. A Espírito Santo Financial Group e a Soares da Costasurgem nas posições seguintes. --------------------------------------------------------------------------------
Não me parece que seja bem assim...porque o stock slipt não aumenta sobremodo o liquidez, uma vez que a liquidez, ao contrário do que pensas anas, não está ligada apenas ao número de acções negociadas mas também ao seu valor unitário, ou seja, reflecte o dinheiro que a acção movimenta.
Lamento corrigir, mas para efeito de ponderação para entrada no PSI e registo em bd o que conta é mesmo o numero de titulos negociados e não o valor total dos titulos. Com o stock split o primeiro deve aumentar 5X e o segundo mantem-se. Como o primeiro é que conta para o referido efeito, a Soares da Costa fica como candidata a entrada no PSI. Embora eu considere que o movimento da SCOAE está afastado dessa ideia.
Não foi o Anas que escreveu.
Deixo a noticia:
Seguem-se ESFG e Soares da Costa
Banif lidera lista de espera para o PSI-20
O Banif surge na primeira posição da lista de espera de revisão do PSI-20, segundo os dados calculados em Maio, anunciou hoje a Euronext Lisbon. A Espírito Santo Financial Group e a Soares da Costa surgem nas posições seguintes.
--------------------------------------------------------------------------------
Ruben Bicho
rbicho@mediafin.pt
Lista de espera
1
Banif, SGPS - Nom.
PTBNF0AM0005
40.000.000
0,60
2
E. Santo Financial Group
LU0011904405
24.092.846
1,00
3
Gr. Soares Costa-SGPS
PTSCO0AE0004
26.600.000
0,40
4
Grupo Media Capital, SGPS
PTGMC0AM0003
84.513.180
0,40
5
SAG GEST-Sol.Aut.Glob.SGPS
PTSAG0AE0004
150.000.000
0,25
6
Teixeira Duarte-Eng.Const.
PTTDU0AE0007
420.000.000
0,40
7
Finibanco
PTFNB0AM0005
100.000.000
0,40
8
Inapa-Inv.Part.Gestão
PTINA0AP0008
30.000.000
0,80
9
Gescartão, SGPS
PTGCT0AM0008
9.792.650
0,40
10
Corticeira Amorim-SGPS
PTCOR0AE0006
133.000.000
0,40
* Calculado em Maio 2006
O Banif surge na primeira posição da lista de espera de revisão do PSI-20, segundo os dados calculados em Maio, anunciou hoje a Euronext Lisbon. A Espírito Santo Financial Group e a Soares da Costa surgem nas posições seguintes.
O «ranking», elaborado com base na liquidez média diária dos títulos nos últimos seis meses, integra ainda nas dez primeiras posições títulos como a Media Capital, a SAG Gest, Gescartão ou Corticeira Amorim.
Na última revisão do índice, feita em Julho, a Sonae Indústria passou a integrar o PSI-20, substituindo a Media Capital. Na altura o Banif já surgia como um dos títulos mais bem posicionados para integrar a principal listagem portuguesa.
Deixo a noticia:
Seguem-se ESFG e Soares da Costa
Banif lidera lista de espera para o PSI-20
--------------------------------------------------------------------------------
Ruben Bicho
rbicho@mediafin.pt
Lista de espera
1
Banif, SGPS - Nom.
PTBNF0AM0005
40.000.000
0,60
2
E. Santo Financial Group
LU0011904405
24.092.846
1,00
3
Gr. Soares Costa-SGPS
PTSCO0AE0004
26.600.000
0,40
4
Grupo Media Capital, SGPS
PTGMC0AM0003
84.513.180
0,40
5
SAG GEST-Sol.Aut.Glob.SGPS
PTSAG0AE0004
150.000.000
0,25
6
Teixeira Duarte-Eng.Const.
PTTDU0AE0007
420.000.000
0,40
7
Finibanco
PTFNB0AM0005
100.000.000
0,40
8
Inapa-Inv.Part.Gestão
PTINA0AP0008
30.000.000
0,80
9
Gescartão, SGPS
PTGCT0AM0008
9.792.650
0,40
10
Corticeira Amorim-SGPS
PTCOR0AE0006
133.000.000
0,40
* Calculado em Maio 2006
O «ranking», elaborado com base na liquidez média diária dos títulos nos últimos seis meses, integra ainda nas dez primeiras posições títulos como a Media Capital, a SAG Gest, Gescartão ou Corticeira Amorim.
Na última revisão do índice, feita em Julho, a Sonae Indústria passou a integrar o PSI-20, substituindo a Media Capital. Na altura o Banif já surgia como um dos títulos mais bem posicionados para integrar a principal listagem portuguesa.
Comprar ao som dos canhões vender ao som dos violões.
SMarq Escreveu:Existem 2 questões que eu queria as vossas opiniões.
1º Quando está previsto a apresentação de resultados.
2 A continuar com este volume, poderá vir a ser um candidato ao PSI20.
resultados 28 setembro
sim podera ser o proximo candidato a entrada do psi 20
Re: s,costa
anas Escreveu:soares da costa 08-08-2006 17:35
com o stock split esta la dentro na proxima revisao. Seguem-se ESFG e Soares da Costa Banif lidera lista de espera para o PSI-20 O Banif surge na primeira posição da lista de espera de revisão do PSI-20, segundo os dados calculados em Maio, anunciou hoje a Euronext Lisbon. A Espírito Santo Financial Group e a Soares da Costasurgem nas posições seguintes. --------------------------------------------------------------------------------
Não me parece que seja bem assim...
s,costa
soares da costa 08-08-2006 17:35
com o stock split esta la dentro na proxima revisao. Seguem-se ESFG e Soares da Costa Banif lidera lista de espera para o PSI-20 O Banif surge na primeira posição da lista de espera de revisão do PSI-20, segundo os dados calculados em Maio, anunciou hoje a Euronext Lisbon. A Espírito Santo Financial Group e a Soares da Costa
surgem nas posições seguintes. --------------------------------------------------------------------------------
com o stock split esta la dentro na proxima revisao. Seguem-se ESFG e Soares da Costa Banif lidera lista de espera para o PSI-20 O Banif surge na primeira posição da lista de espera de revisão do PSI-20, segundo os dados calculados em Maio, anunciou hoje a Euronext Lisbon. A Espírito Santo Financial Group e a Soares da Costa
- Registado: 29/2/2004 22:20
soares da costa
entrei hoje a 2,99,pois estas noticias de stock split
sao sempre bem vindas ao mercado.alguem as andou a vender mas alguem as comprou. 
sao sempre bem vindas ao mercado.alguem as andou a vender mas alguem as comprou. - Mensagens: 1257
- Registado: 29/2/2004 22:20
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: 2Short4Profit, Bing [Bot], Burbano, cali010201, drcentimo, Google Adsense [Bot], iniciado1, IX Hispana, m-m, macau5m, OCTAMA, Sinedrio, trilhos2006 e 254 visitantes