Caldeirão da Bolsa

Off-topic : Casas de madeira

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Piazzola » 8/8/2006 23:49

O grande problema das casas em madeira é mesmo a nível formal.
Como todos os compartimentos são em madeira, parece que estamos sempre no mesmo sítio.
Exteriormente, reduz também bastante as opções de desenho.

...do ponto de vista de "design" é limitativo, é vero.

PROS:
- Custo da construção (incomparavelmente inferior a uma edificação banal de alvenaria e betão)
- Termicamente funciona bem (a madeira faz por si só o isolamento)
- Custos de manutenção bastante reduzidos

Por mais que os forenses queiram reduzir a abordagem a "euros/m2" menos logica se torna a conversa :)... Depende de n factores q nao vale a pena explicitar numa abordagem com este cariz.

Qto aos custos da manutençao... uma coisa é o que "vendem" os fabricantes... outra é a realidade...
A estruturas em betão são as mais económicas a longo prazo (q ng duvide disto). (Eu não sou adepto de betão, mas de estrutura metálica, gdes vãos, etc... engenharia civil nao é igual a betão...).

Termicamente funciona. As condicionantes térmicas é q a desgastam significativamente :)... Não é à toa que a madeira nunca foi um material construtivo tradicional em Portugal.. e olhem q floresta nunca faltou :) Tirem as vossas ilaçoes! :lol:

CONTRAS:
- A nível formal, tem bastante limitações, não permitindo uma tão grande variedade de opções formais, dada a especificidade do material.
- Vivência interior dos espaços bastante monótona (já referida)
- Solução ainda com pouco penetração no mercado imobiliário em geral e por isso pouco valorizada, relativamente às construções correntes.

Concordo.

Nao quero deixar de vos dizer todavia que para uma segunda casa e dentro de um determinado contexto específico considero este tipo de construçao como mto apelativo.

Um abraço "engenhoso"

Registado: 22/2/2006 15:02

por BullPower » 8/8/2006 22:38

Existem duas casas espectaculares no Ribatejo mas que são quase iguais, portanto deixo aqui o link de uma para quem estiver interessado em dar uma espreitada. O preço é para amigos :wink:

http://www.remax.pt/pubscripts/ListingF ... 0E12D5F57F

Registado: 28/1/2005 0:38

2

por vset » 8/8/2006 22:21

Viva,

cansam e as de alvenaria não?

Penso que a decoração pode variar com pedra, azuleijos...

Tem o inconveniente de ser um investimento que não pode ser vendido. Dificilmente será, penso.

Cordialmente.

Registado: 11/1/2004 13:37

por Dwer » 8/8/2006 22:13

obg :wink:
Abraço,
Dwer

There is a difference between knowing the path and walking the path

Registado: 4/11/2002 23:16

por SmartMoney » 8/8/2006 22:09

Isso não é coisa que se resolva com decoração interior? Plantas, quadros, tapetes etc...?

Sim, mas o material de fundo é sempre o mesmo.
Penso que é um tipo de consrtrução, que acaba por cansar.

A quanto fica o m2? mais ou menos...

Depende de ser mais ou menos complexa.
Vai a www.engarcons.com , tens lá diferentes tipos de casa e respectivos preços.

Um abraço

Registado: 1/9/2005 14:58

por Dwer » 8/8/2006 21:58

SmartMoney Escreveu:PROS:
- Custo da construção (incomparavelmente inferior a uma edificação banal de alvenaria e betão)

A quanto fica o m2? mais ou menos...

SmartMoney Escreveu:CONTRAS:
- A nível formal, tem bastante limitações, não permitindo uma tão grande variedade de opções formais, dada a especificidade do material.

Isso não é coisa que se resolva com decoração interior? Plantas, quadros, tapetes etc...?
Abraço,
Dwer

There is a difference between knowing the path and walking the path

Registado: 4/11/2002 23:16

por SmartMoney » 8/8/2006 21:53

O grande problema das casas em madeira é mesmo a nível formal.
Como todos os compartimentos são em madeira, parece que estamos sempre no mesmo sítio.
Exteriormente, reduz também bastante as opções de desenho.

Resumindo prós e contras deste tipo de solução construtiva:

PROS:
- Termicamente funciona bem (a madeira faz por si só o isolamento)
- Custos de manutenção bastante reduzidos

CONTRAS:
- Vivência interior dos espaços bastante monótona (já referida)
- Solução ainda com pouco penetração no mercado imobiliário em geral e por isso pouco valorizada, relativamente às construções correntes.

Mais informações é só dizer.

Um abraço do arquitecto :mrgreen:

Registado: 1/9/2005 14:58

por MarcoAntonio » 8/8/2006 21:33

Na minha modesta opinião, são uma solução interessante para uma segunda casa.

Nos diversos links que aqui colocaram pode-se ver algumas casa realmente muito interessantes do ponto de vista estético, quer no exterior quer no interior.

Mas é assim como ter um carro desportivo de dois lugares... que para levar os putos à escola não dá lá muito jeito.
:mrgreen:
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por bullsista » 8/8/2006 21:03

Perguntei a um amigo meu que tem uma imobiliária qual era a opinião dele sobre as casas de madeira. Ele só me respondeu que para vender ninguém lhes pega. Cada um tire as suas conclusões.
Abraços e bons negócios

Registado: 20/11/2006 23:11

por bullsista » 8/8/2006 15:04

scpnuno...

o sentido que eu dei ao escrever foi só um. a interpretação que deste ao ler é a que tu entendeste dar. portanto puxa pela imaginação e responde à tua própria pergunta.
Abraços e bons negócios

faq

por vset » 8/8/2006 11:28

UMA PERGUNTA SR. RICCI...
-Sr. Ricci,penso comprar uma casa de madeira, poderia responder-me a algumas perguntas?

-Com certeza, diga-me..

-Quanto dura uma casa de madeira?

-Oh! Muitos anos, asseguro-lhe que os seus netos também poderão desfrutar da sua bonita casa de madeira.

-Sim? É assim mesmo como você me disse?

-Claro! Uma casa de madeira tem melhor envelhecimento que uma casa de obra. As técnicas modernas permitem proteger e manter a madeira de forma muito eficiente. Hoje em dia existem muitos produtos que a protegem contra os insectos, fungos, raios solares, humidade, etc. Todos com muito bons resultados e provados durante muitos anos.

-Sr. Ricci, aqui em Portugal não existe uma cultura ou melhor dizendo um costume de usar casas de madeira. Por isso às vezes custa decidir de forma diferente do resto.

-Sim é verdade, não existe um costume. Quem sabe porque perdemos as nossas florestas; Mas em países e continentes mais jovens e bastante desenvolvidos, o natural é viver numa casa de madeira. Nos E.U.A. e Canadá 80% da população vive em casas de madeira. Só os grandes edifícios os constroem de cimento e vidro.

-A ideia está a entusiasmar-me. A ver se convenço a minha família para que compremos uma casa de madeira. Outra pergunta Sr. Ricci, As casas de madeira queimam-se com facilidade? No outro dia vi na televisão...

.-Espere. Olhe, queimar-se queima-se todo. Até o ouro, um metal precioso se funde. Mas com as nossas casas tivemos o cuidado de as proteger do fogo. Aliás, o nosso sistema de madeira maciça não permite câmaras de ar aonde existe oxigénio e faz um efeito chaminé. As nossas paredes são blocos, troncos maciços que não deixam espaço ao oxigénio para acender o fogo de forma rápida. Asseguro-lhe e está provado em laboratórios que estes blocos maciços de madeira colapsam depois do ferro.

Interessante! Interessante o que me contou Sr. Ricci. Outra pergunta. Estas casas necessitam de um projecto de obra ou podem ser instaladas como um construção amovível?Interessante! Interessante o que me contou Sr. Ricci. Outra pergunta. Estas casas necessitam de um projecto de obra ou podem ser instaladas como um construção amovível?

-Por lei são consideradas uma construção amovível. A jurisprudência assim o estabeleceu. Portanto pode instalar-se igual que uma caravana.

-Bem, bem. Oiça Sr. Ricci, e a manutenção? Diga-me quanto custa ou o difícil que é manter as casas de madeira.

-Como lhe dizia à pouco, hoje os fabricantes de verniz e pinturas têm avançado muitíssimo tecnicamente. Existe no mercado vernizes de poro aberto que não formam uma película na madeira, a qual se desprende; com os vernizes de poro aberto, permite entrar e sair a humidade sem formar película. Uma vez cada quatro anos limpa-se com um banho de água e volta-se a colocar o verniz de poro aberto. E isto é tudo; uma vez em cada quatro anos somente por fora, com vernizes de poro aberto. Nada mais. Por dentro não é necessário. Vê como é fácil. Você mesmo o pode fazer, serve-lhe de entretenimento e exercício.

-Posso desenhar um modelo próprio ou tenho que cingir-me aos vossos modelos?

-A madeira permite jogar muito com a arquitectura. Podem-se fazer arcos romanos, pátios interiores, etc. Mas é melhor orientar-se com algum desenho nosso. Porque estes estão pensados e muito bem pensados para que esteticamente e economicamente sejam convenientes.

-As casas de madeira são quentes ou frias?

-A madeira é um excelente isolante. Portanto é boa para o frio e boa para o calor. Os nossos 65 mm. de blocos nas paredes equivalem a 300 mm. de parede de tijolo. Imagina-se numa casa com essas dimensões? A madeira é um excelente isolante, nisso esteja seguro.

-Quanto tempo demoram a construi-las?

-Em condições normais, 150 dias são suficientes para entregar-lhe a chave da sua casa. Inclusivamente antes se for urgente. Ocasionalmente, este período pode ser mais alargado por acumulação de montagens. Aquando da assinatura do pedido, confirmamos-lhe a data de entrega.

-Uma última pergunta Sr. Ricci. Porque devo decidir por uma casa de madeira em vez de uma de obra?

-Numa casa de madeira vive-se melhor, mas muito melhor. Olhe, vou-lhe contar um segredo. Eu tenho uma casa no centro da cidade e é de obra. Vivo aí pelas comodidades que todos procuramos. Estar perto dos colégios, dos centros comerciais, do trabalho, etc. Mas tenho outra casa fora da cidade, e essa é de madeira. ¡Uf! ¡uf! Aí sim que vivo bem, durmo bem, a desfruto. Aí durante as noites não ressono e a minha mulher está contentíssima. Realmente desfruto da minha casa de madeira. Estou próximo do ambiente natural, da natureza, de onde os homens nunca deveriam sair porque é o nosso Habitat Natural.

- Sr. Ricci, a mim já me convenceu ,
respondeu-me a todas as dúvidas que tinha. Estou decidido a comprar uma casa de madeira. Com os argumentos que me deu convencerei a minha família. Já somos amigos?

-Claro! Diga que estes conselhos deu-lhos um amigo.

-Bem, até logo Ricci, nos veremos brevemente, Xau Ricci.

por scpnuno » 8/8/2006 11:18

numa casa com o tecto todo em madeira

Durante a noite só ouvia "crunch, crunch,..."

:shock:
Mais um momento daqueles que me fazem ficar á gargalhada em frente do monitor... :lol:

Peço desculpa, mas tava alguém no andar de cima?? :mrgreen: :lol:

Abraços
(a lingua portuguesa é mesmo muito traçoeira)
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...

Registado: 6/11/2004 17:26

por bullsista » 8/8/2006 11:09

Não é bem assim, amigo jcmaf. Estive agora de férias numa casa com o tecto todo em madeira. Não sei que madeira era. Durante a noite só ouvia "crunch, crunch,...". Para evitar isto penso que a madeira terá de ser tratada regularmente para evitar o bicho mas é mais um ponto a considerar na batalha alvenaria versus casas de madeira. Parece-me que a madeira dará bastante mais trabalho a manter.
Abraços e bons negócios

:)

por vset » 8/8/2006 11:02

loool

por jcmaf » 8/8/2006 10:18

"caruncho", térmitas... :lol: :lol: :lol: :lol:

É mais fácil existirem nas vossas mobílias da sala do que em madeiras de alta densidade...

Registado: 14/11/2002 18:38

por afsantos » 8/8/2006 8:05

Mais um site que poderá interessar.

http://www.finlusa.pt/

As instalações são junto à A1 em Alerca!

Registado: 15/9/2005 9:41

por Piazzola » 7/8/2006 23:25

qdo falam em durabilidade da madeira... nao é só a questão da humidade... e variaçao termica...
sao tb os bichos "caruncho", térmitas...

...pesadelo!

Além disso, as casas de madeira das quais estamos a falar são... casas rústicas simples... sem grande "Arquitectura"...

Estou curto em casas de madeira...

Se quiserem ver uma casa de madeira, com um aspecto "idílico"... vão à Aroeira (Golf)... A casa é engraçada e está bem enquadrada... no entanto pelas questoes anteriormente explicitadas nao quereria comprar/construir uma dessas casas. :)

Um abraço

Disclosure: Eng. Civil :)

Registado: 22/2/2006 15:02

oi

por vset » 7/8/2006 20:37

Viva,

Dos tempo que já dediquei ao assunto cheguei à mesma conclusão prática de jcmaf.

Contra: Penso que é um investimento que desvaloriza muito porque em caso de venda será muito difícil despacha-la. Alguém confirma?

Tenho também medo de me fartar.Que dizem?

Abraços!

por EMILIA » 7/8/2006 19:37

A Vantagem das casas de madeira é que pode ter em qualquer sitio, não está sujeita ao facto de ser terreno urbano ou não. Se fica pelo mesmo preço que uma casa normal então será caso a pensar, já que poupa imenso no terreno.
Não lamentes as perdas

Registado: 25/10/2005 11:55

por bullsista » 7/8/2006 18:38

ora aqui está um artigo a falar sobre este tipo de casas...

http://www.maximainteriores.xl.pt/decor ... /100.shtml
Abraços e bons negócios

por jcmaf » 7/8/2006 18:25

Um familiar acaba de adquirir uma, tendo eu acompanhado o processo desde o início (com uma das empresas já mencionada):

burocracia com o estado: idêntica ao de uma casa equivalente em alvenaria

burocracia com o financiamento: superior

custo: igual, apesar de terem vendido a ideia q seria inferior. Começa a pagar-se o preço do boom que estas casas estão a ter.

Duração do Periodo de construção: inferior

Em acabamentos é idêntica a uma de alvenaria excepto paredes e tecto nalgumas divisões q é madeira. Neste caso o chão é mosaico e flutuante, não madeira.

Conforto térmico: de verão, espectacular, e ontem ficou provado. De Inverno, aguardo o próximo.

Mas não tem nada a ver com um bungalow ou com campismo. É uma opção por um material diferente.

Cumprimentos
jcmaf

Registado: 14/11/2002 18:38

por Jiboia Cega » 7/8/2006 18:19

Aqui há vários tipos e explica até sobre financiamentos.

Fica na Póvoa do Varzim

http://www.casasdemadeira.net

Registado: 21/3/2006 10:46

por charles » 7/8/2006 18:03

tenho um familiar que tem uma tipo bungalow e ele diz-me que tem as condiçoes suficientes por exemplo para ferias, tem casa de banho quartos cozinha no fundo tudo a que estamos habituados, tudo praticamente em madeira, onde comprou não sei mas ele esta ligado a area do campismo.....

deixo-te um site que parece interessante

http://www.casasricci.com/portugues/casas.htm

http://www.novohabitat.com.pt/

cumpt
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

Registado: 9/6/2005 12:24

por bullsista » 7/8/2006 18:02

Atenção que é preciso pesar bem os prós e os contras de uma aquisição deste tipo. Eu também tenho-me interessado por este assunto e tenho lido algumas coisas. Uma vantagem de uma casa de madeira é de ser , senão me engano, cerca de 20% mais barata que as de alvanaria (as tradicionais). Outra grande vantagem é de serem mais rápidas de construir. Porém acho que há bastante dificuldade dos projectos de casas de madeira serem aprovados.
Abraços e bons negócios

por R_Martins » 7/8/2006 17:53

Os suíços tinham sobretudo os interiores das casas «forrados» a madeira…
Espectáculo…
Se me sair o euro milhões, será o meu primeiro investimento. Uma barraca de madeira…
R. Martins
Quem não conhece o «CALDEIRÃO» não conhece este mundo

Registado: 5/11/2002 9:23

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: 2Short4Profit, Bing [Bot], Burbano, caldeirum, cali010201, drcentimo, Google Adsense [Bot], iniciado1, IX Hispana, m-m, macau5m, OCTAMA, Sinedrio, trilhos2006 e 242 visitantes