Caldeirão da Bolsa

Pedido de informação-tabelas salariais

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Radiologia p/ joaopp

por joaopp » 10/7/2006 2:23

Faraó Escreveu:Agradecido pela resposta. Queria perguntar-lhe se em radiologia´se apanham radiações que possam a longo prazo diminuir o radiologista ou tenha possibilidades de ficar doente, ou haverá meios eficazes de protecção.
Já agora qual em seu entender a escola superior de saúde com mais destaque e que mais projecção tem actualmente? Quando fala em 1000 euros é líquido ou sujeito a descontos ?
Obbrigado


A ideia de que quer o técnico de radiologia, quer o médico radiologista estão sujeitos a altas doses de radiação está errada.
Esta já é uma área bastante estudada e aprofundada e nos dias de hoje não faz qualquer tipo de sentido essas afirmações. Não me interprete mal, não o estou a censurar a si mas de facto é uma ideia que foi criada e passada de geração em geração mas como é óbvio tende a desaparecer.
No início da minha profissão cometerram-se alguns erros graves mas graças a eles aprendeu-se bastante e actualmente pode-se dizer que tem riscos como qualquer outra profissão mas se formos cuidadosos e cumprirmos as regras de segurança estamos plenamente seguros senão meu caro amigo podia ter a certeza que não era técnico de radiologia.
Se me deixar ironizar, um pouco a brincar e um pouco a sério, digo-lhe ainda que um habitante da Guarda está neste momento sujeito a uma maior dose de radiação por ano de que um técnico de radiologia no mesmo período, já que a pedra de granito emite bastante radiação. Além disso, está provado que doses de radiação em pequenas quantidades pode provocar mutações positivas no corpo humano :)

Quanto aos vencimentos depende de cada hospital já que agora são quase todos E.P.E. e portanto cada um deles dita as suas regras nos seus CIT mas pelo que sei ronda os 900 e os 1200 euros liquídos, portanto já com descontos. Se a isto conseguir juntar mais algum de uma clínica privada, fica com um vencimento razoável mas como já disse isto tende a acabar rapidamente uma vez que como a oferta de mão de obra vai aumentar drásticamente, logo, os ordenados tendem a diminuir e as pessoas vão ter de se sujeitar ao que houver.

Quanto ao ensino, destaco a Escola Superior de Tecnologia de Saúde de Coimbra ora não tenha sido eu lá licenciado :wink: a formação é excelente, com módulos de estágio nos HUC, Covões, IPO, Pediático, etc, mas também é ensino de refência as escolas superiores de saúde de Lisboa, Porto e Aveiro, não só no curso de radiologia mas também noutros cursos.
Quanto ao resto não recomendo sinceramente.

Um abraço e disponha sempre
 
Mensagens: 5
Registado: 9/7/2006 20:20

Radiologia p/ joaopp

por Faraó » 9/7/2006 23:42

Agradecido pela resposta. Queria perguntar-lhe se em radiologia´se apanham radiações que possam a longo prazo diminuir o radiologista ou tenha possibilidades de ficar doente, ou haverá meios eficazes de protecção.
Já agora qual em seu entender a escola superior de saúde com mais destaque e que mais projecção tem actualmente? Quando fala em 1000 euros é líquido ou sujeito a descontos ?
Obbrigado
 
Mensagens: 150
Registado: 7/4/2003 21:49

por joaopp » 9/7/2006 20:50

Apesar de estar registado com outro nick, decidi criar este para continuar com um pouco mais de anonimato. Não me levem a mal...

Sou licenciado em Radiologia por uma escola supeior de saúde, contudo neste novo ano lectivo que se vai iniciar tenciono iniciar uma nova etapa na minha vida ao tirar um curso de gestão tentando ao máximo conciliar com o trabalho. Confesso, que este mundo dos negócios me despertou um interesse que desconhecia existir em mim a alguns anos atrás mas vou com calma tentar tirar partido disso.

Em relação aos cursos de saúde referidos anteriormente, pode-se dizer que sofreram um duro golpe nos últimos 3 anos já que a abertura desmedida de novas escolas de saúde privadas veio estragar completamente estas profissões. Estão a ser formados profissionais nestas escolas aos pontapés com uma fraca base de conhecimentos.

P. ex. em relação à radiologia, à 5 anos atrás existiam 3 escolas que ministravam o curso, escolas superiores de Lisboa, Coimbra e Porto, que licenciavam 30 profissionais por anos o que fazia um total de 90. Neste momento, pelo que sei são à volta de 17 escolas que colocam no mercado de trabalho cerca de 600!! Os jovens iludidos acabam por tirar estes cursos mas a sua formação cada vez é a pior já que não existem locais para tantos jovens estagiar.
P. ex. no algarve existe um curso de fisioterapia com cerca de 100 alunos! Como é possivel colocar 100 jovens a estagiar ao mesmo tempo num hospital e em meia dúzia de clínicas?! Já colocar 30 é dificil imagine-se agora 100.

Posso dizer que à poucos anos atrás era fácil um técnico de radiologia ganhar mais de 2000 euros conciliando o trabalho público com o privado mas o "o tempo das vacas gordas já lá vai", neste momento cada um terá que se contentar por ter só um emprego e ganhar os seus 1000 euritos e já assim dar graças a Deus por ter o seu emprego. Isto porque neste momento já se assiste ao desemprego nas áreas da saúde como em radiologia, cardiopneumologia e fisioterapia.
claro se for para o interior do país se safa melhor...

Mas como já alguém já disse não se vai para estas profissões por dinheiro mas sim pelo gosto em proporcionar a melhor qualidade de vida aos outros.
Sempre gostei do serviço de urgêngia e do stress em ter que lidar com a morte diariamente mas confesso que por vezes é muito dificil conseguir gerir bem este nosso lado emocional..

Na área da radiologia fazem-se exames de diagnóstico tendo na radiação a sua arma, exames como Radiologia convencional, TAC´s, Ressonância Magnética, ecografia, entre outros. É um curso muito interessante se for bem ministrado.

Agora se a enfermagem é a profissão que mais valor tem como alguém também já disse, é descutível. Na minha opinião todas são importantes.

Contudo, cursos como farmácia (não ciências farmacêuticas), radioterapia, medicina nuclear e terapia da fala ainda vão tendo uma boa empregabilidade.
Por quanto tempo? Não sei.. se fizerem o mesmo que fizeram à radiologia e fisioterapia, vai ser dificil.
Importante é escolher uma boa escola superior de formação e não uma dessas quaisquer privadas que só se interessam pelo alto valor das propinas e se aproveitam da ingenuidade dos jovens e dos pais que incentivam os filhos a irem para a área da saúde só porque se fala constantemente de um bom ordenado e de um emprego garantido. O que já não é verdade.

Apenas posso aconselhar os jovens a escolher realmente uma profissão pelo qual tenham muito interesse e na qual gostavam de trabalhar, não esquecendo a sua empregabilidade, para isso informando-se antes.

Um abraço
 
Mensagens: 5
Registado: 9/7/2006 20:20

por meu-gôdo » 9/7/2006 14:31

Enfermagem, fisioterapia e cardiopneumologia são áreas com algumas semelhanças mas também com diferenças substanciais nalguns aspectos. Ao contrário do que se possa imaginar já existe desemprego na enfermagem nomeadamente no norte e centro do país. Neste momento, já é difícil encontrar emprego até em Lisboa. Daqui a 4 anos (duração do curso) provavelmente já haverá enfermeiros desempregados. Tem o inconveniente de ter que se trabalhar por turnos na maior parte dos casos, mas para alguns é vantajoso (como é o meu caso).

Fisioterapia apresenta também alguns problemas de emprego. Existe necessidade de colocá-los em unidades hospitalares mas existem muito poucas vagas (para não dizer quase nenhumas). Na privada, no entanto, é mais bem pago principalmente se for por conta própria.

Quanto a cardiopneumologia, existe também problema de emprego nas unidades de saúde públicas e privadas. Aceitam-se pessoas já com alguma experiência principalmente nas privadas e aí é pago muitas vezes à tarefa (por acto); aí sim parece que é muito bem pago. A nível público as tabelas salariais destas 3 áreas é muito similar. A nível privado penso que a enfermagem é a menos bem paga.

Em termos físicos, das 3, a mais desgastante é sem dúvida a de enfermagem. Emprego para fisioterapeutas e cardiopneumologistas reside sobretudo na privada e cada ano que passa é mais difícil, pelo menos, nos grandes centros urbanos. Penso que o futuro destas 3 áreas de trabalho reside sobretudo na força que o movimento privado poderá ter nos próximos anos.

Quanto a radiologia e medicina nuclear são áreas que desconheço, mas penso que o mercado de trabalho reside sobretudo nos privados. Se estes evoluirem existe mercado de trabalho. Senão será mais complicado existir mercado de trabalho em entidades públicas a menos que haja desenvolvimento quer na área do diagnóstico, quer no tratamento de doenças em termos de radionuclidos (o que poderá acontecer, mas demorará alguns anos).

Quanto às progressões na carreira, é preferível não pensar muito nisso dado que a curto prazo irão provavelmente acabar e residem sobretudo para quem é funcionário público. Neste momento e para quem começa agora a trabalhar não existem concursos públicos para admissão de novos funcionários. O que existe são CIT (contratos individuais de trabalho) que muitas vezes não contemplam subidas automáticas de escalão mas podem ter formas de incentivos que ainda não estão muito claras (mas que visam aproximar-se às das empresas privadas) embora exista ainda um forte problema e resistência dada a mentalidade das pessoas que se manteve apesar da mudança de legislação.

Quanto a estas áreas todas de trabalho, sou da opinião de que ainda há muito para fazer no que diz respeito a entidades privadas. Quem tiver jeito para o negócio poderá obter óptimos resultados.

Um abraço
 
Mensagens: 477
Registado: 4/7/2006 19:54
Localização: Odivelas

por tugano » 9/7/2006 13:25

Permita-me dizer-lhe que acho "interessante" alguém decidir que carreira seguir na área de saúde pelo que vai ganhar. Porque não vai, por exemplo, para engenharia? É difícil? Não tem emprego garantido? Pois...

No entanto, de todas as profissões que enumerou, a de enfermagem é a que me parece ser mais desgastante e menos respeitada pelas pessoas. E é por sinal, a que mais valor tem.

Em relação às tabelas salariais, não sei em que regime se enquadra cada uma delas.
Every men dies, but not every men really lives!
 
Mensagens: 59
Registado: 22/7/2005 12:20

Pedido de informação-tabelas salariais

por Faraó » 8/7/2006 19:02

Tenho necessidade de aconselhar um curso na área das escolas superiores de saúde a uma familiar, passando por ter conhecimento dos salários e progressões nas respectivas carreiras.
Estava a pensar:
enfermeira,fisioterapeuta,radiologista,cardiopneumologista e medicina nuclear.
Se alguem tem um destes cursos ou tenha conhecimento de tais factos agradecia que me desse umas dicas incluíndo se ainda valerá a pena enveredar pelo ramo da saúde sem ser médico.
Obrigado
 
Mensagens: 150
Registado: 7/4/2003 21:49


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: boavista, Burbano, Caelito Telles, cali010201, darkreflection, Ferreiratrade, Google [Bot], hugob0ss, Lisboa_Casino, m-m, malakas, Mavericks7, nunorpsilva, OCTAMA, Phil2014 e 195 visitantes