INVESTIR X ESPECULAR + JOGAR
25 mensagens
|Página 1 de 1
Sim tem muito a ver com a lei da selva onde vencem os mais aptos... Ali, predador e presa tem evolução constante e senão fosse assim um dos 2 tenderia para ficar só o que é absurdo... Nos mercados de capitais poderíamos dizer que não é bem assim (uma selva) pois há regras a seguir, blá, blá... Aqui, o grande problema para as maiorias, os pequenos (as presas) é que os grandes tubarões, leões e outras aves raras (os predadores) furam e manipulam as leis a seu belo prazer e por cada multa que pagam por fraude quantas não serão as que fazem e não se lhes consegue chegar... E depois há os tais truques legais como por ex. o da famosa PTM lançada no mercado bem cara e que depois de muitas peripécias será provavelmente retirada do mercado mais tarde ou mais cedo por valores bem inferiores aos que já cotou... Um dos grandes entalados ouvi dizer que foi o João Rocha, antigo presidente do Sporting, mas deve haver muita mais gente ainda com PTM a 40, 60, 80, 100€...nikopol Escreveu:Na minha sincera opinião, a maior parte da industria financeira é constituida por aldrabões da pior espécie...
maisum, estou completamente de acordo contigo, e como já referi, há muita gente ignorante que não percebe o verdadeiro funcionamento dos mercados financeiros e sobretudo a sua influência na economia de um País. As pessoas que têm uma opinião negativa dos mercados financeiros e dos seus intervenientes, deveriam em primeiro lugar saber o verdaeiro funcionamento dos mercados, e só depois expressarem a sua opinião.
Como especulador a tempo inteiro, quanto mais conheço o funcionamento dos mercados,
mais negativa se torna a minha opinião em relação aos seus intervenientes (bancos, correctoras, hedge funds, gestores, etc).
Na minha sincera opinião, a maior parte da industria financeira é constituida por aldrabões da pior espécie...
- Registado: 31/1/2006 14:02
maisum, estou completamente de acordo contigo, e como já referi, há muita gente ignorante que não percebe o verdadeiro funcionamento dos mercados financeiros e sobretudo a sua influência na economia de um País. As pessoas que têm uma opinião negativa dos mercados financeiros e dos seus intervenientes, deveriam em primeiro lugar saber o verdaeiro funcionamento dos mercados, e só depois expressarem a sua opinião.
Um abraço.
Um abraço.
- Registado: 18/4/2005 16:18
Mapfler Escreveu:Para mim a pessoa que negoceia nos mercados financeiros, considero-a apenas um investidor... contribuindo da mesma forma que contribuem as chamadas profissões normais para o desenvolvimento económico de uma sociedade
No limite do paradoxo eu diria que dinheiro parado = economia estagnada. Assim resulta que os investidores/especuladores que fazem o dinheiro circular e dão liquidez ao mercado contribuem para o crescimento da economia por várias razões sendo talvez a principal a de possibilitarem ás empresas se financiarem a bom preço no mercado accionista (pagarão ao investidor em forma de dividendos provavelmente menos do que pagariam á banca em juros). Em última instância o dinheiro dos perdedores vai porventura parar á mão de outros investidores/especuladores mais capazes que por sua vez enriquecem e passam posteriormente para o lado empreendedor/empresarial criando empregos e mais riqueza... ex. Warren Buffett.
Assim, vamos a mexer esse dinheiro pessoal investidor de Portugal. Toca a investir mas... cuidado que a bolsa já não é o que era no tempo do jovem WB. Isto agora está mais complexo e cheio de truques... 1º façam os devidos estudos (não esquecer os testes) senão lá vai o dinheirinho parar ás mãos dos mesmos de sempre...
maisum :
.. Óhu , Óh !! ... essa é que é essa ...!
Um abraço ,
The Mechanic
olha que ovelha que berra enquanto as outras comem depois passa fome...
.. Óhu , Óh !! ... essa é que é essa ...!
Um abraço ,
The Mechanic
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles
http://theflyingmechanic.blogspot.com/
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles
The Mechanic Escreveu:o Lobo caça com pele de ovelha ... De emboscada .
Eheh, já me parti todo a rir. Entretanto hoje deixei fugir umas boas oportunidades de emboscada e não só. Hoje não estive com a devida atenção ao mercado e nestas alturas lembro-me sempre do que me dizia a minha avó. Não te distraias luisinho, olha que ovelha que berra enquanto as outras comem depois passa fome...
O Lobo hiberna ...
Vái dando umas dentadinhas aqui e ali ...
Mas eu tenho ido dizendo onde vou petiscando !!
Ainda não é tempo de sair abertamente à caça . Por agora , o Lobo caça com pele de ovelha ... De emboscada .
Aparece, ataca , mata , come e esconde-se novamente .
Numa de Lobo Guerrilheiro !!
Che Lobo !!!
Agora sou o Che Lobo ...
Um abraço ,
The Mechanic
Vái dando umas dentadinhas aqui e ali ...
Mas eu tenho ido dizendo onde vou petiscando !!
Ainda não é tempo de sair abertamente à caça . Por agora , o Lobo caça com pele de ovelha ... De emboscada .
Aparece, ataca , mata , come e esconde-se novamente .
Numa de Lobo Guerrilheiro !!
Che Lobo !!!
Agora sou o Che Lobo ...
Um abraço ,
The Mechanic
- Aristoteles
- Aristoteles
Para mim a pessoa que negoceia nos mercados financeiros, considero-a apenas um investidor. Isto porque, existem várias formas possiveis de negociar, e cada investidor adapta-se à forma que mais lhe convier. Considero como investidor, tanto aquela pessoa que investe a curto prazo, como aquela pessoa que investe a longo prazo, ou aquela pessoa que baseia os seus investimentos nos fundamentais, ou ainda aquela pessoa que baseia os seus investimentos apenas na análise técnica. Ambas as pessoas, na minha opinião, são consideradas investidoras e estão ao mesmo nivel, sendo essa actividade tão digna e com o mesmo valor do que qualquer outra actividade. Esta actividade que eu chamo de "investidor" é para mim, tão importante que as chamadas profissões normais, contribuindo da mesma forma que contribuem as chamadas profissões normais para o desenvolvimento económico de uma sociedade. Penso que o investidor é muitas das vezes "mal visto" pela sociedade, por duas razões; em primeiro lugar, por mera ignorância das pessoas em saber em que consite na realidade a actividade desenvolvida por um investidor; e em segundo lugar devido à falta de informação e formação que a maioria das pessoas denotam à cerca dos mercados financeiros.
Um abraço.
Um abraço.
- Registado: 18/4/2005 16:18
maisum :
... e continua o outro gajo a pensar : " ... venham cem ou venham duzentos ou venham os que vierem !! O Oliveira hoje não me escapa !!! "
Um abraço ,
The Mechanic
Calma aí pá, se é para bater em alguém vão falar com o Cem
... e continua o outro gajo a pensar : " ... venham cem ou venham duzentos ou venham os que vierem !! O Oliveira hoje não me escapa !!! "
Um abraço ,
The Mechanic
- Aristoteles
- Aristoteles
... tá giro ...! Há-de ahaver muito gajo que leu isto e a esta altura está a pensar : " ...mas este maisum conhece-me de onde ?! Será que é o Oliveira aqui do 2º esq. ?! O porco !! ... anda a contar a minha vida na Internet ..!! Vou-lhe já partir a boca qué pro gajo aprender a tár caladinho... "
Um abraço ,
The Mechanic
- Aristoteles
- Aristoteles
The Mechanic Escreveu:Eu não me lembro da história do frederico , se calhar porque nem sequer a sêi , por isso tá à vontade prá contar...
Óh pá, a pesquisa por frederico tb. não me dava o que eu queria e o electrodoméstico da conexão afinal é um fogão... aí vai
http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... highlight=
maisum Escreveu:Jack Escreveu:Mas depois pergunto eu:
Se é assim tão fácil e nem dá realmente trabalho, pq é q não vem toda a gente viver disto?
Pois aqui a questão é velhinha e o enigma está desmistificado. È muito mais fácil contar os que ganham do que os que perdem. Daí a má fama do denominado especulador de bolsa. E aqui o problema tb é velhinho. 1º a ganância... O ganhar muito e... depressa. Depois o medo, o pânico e o desastre e a má fama de quem se mete a especulador. É como dizia o Cem, “os que conseguirem passar a 1ª fase (a da aprendizagem) e não falirem tem muitas hipóteses de singrar... Ele concerteza já passou por isso. Alguém se lembra da história do frigorifico?
O enigma está desmistificado? Ora essa... está é mal explicado!
Então por serem muitos mais os que perdem do que os que ganham, a má fama vai para quem ganha?
Fica gira a lógica de argumentação: não dá trabalho e "dá" muito. No então, muito poucos conseguem que realmente "dê". Portanto, os que conseguem são "os maus da fita"...
Calhando, dá muito mais trabalho que outra coisa qualquer, e mesmo assim, não é fácil! Mas assim já não dá para a esmagadora maioria... portanto, os que trabalham +14h por dia é que são "os maus da fita".
Isto é como tudo: 99% transpiração + 1% inspiração.
Invertem a ordem das coisas e querem os mesmos resultados...
Quem, no seu perfeito juizo, quer trabalhar +14 horas por dia, sem garantias de retorno (sim, pq há dias que são passados há espera de uma boa oportunidade e ela não aparece) e com a garantia de que mesmo assim podes perder dinheiro?
Quantos cabelos brancos queres ter aos 40 anos?
- Registado: 2/10/2005 12:32
Eu não me lembro da história do frederico , se calhar porque nem sequer a sêi , por isso tá à vontade prá contar...
Outro dia , respondia a um professor numa pó-graduação que estou a tirar , sobre que profissão exercia , mais exactamente o que produzia a minha empresa , a quem vendia e o quê ?!
O individuo ficou deveras encavacado com o que eu produzo , o que vendo e a quem . Quando lhe procurava explicar que a minha " loja " não tem um cliente certo , que o meu produto não tem um preço certo dois dias seguidos e que eu não produzo afinal , nada , aquilo saíu fora dos conceitos do homem que habitualmente , sabe que no Mercado , vendem-se produtos ou serviços .
Um especulador , não deixa de ter o mérito de ser quase auto-suficiente , nem deixa de por vezes ter o estigma de um parasita que nada produz . Apenas riqueza para sí próprio ( e para os seus ), quando bem sucedido .
... o que me deixa , às vezes , a pensar no que estou eu a fazer ..?!
The Mechanic hoje está muito nostálgico-filosófico ...
... a vida corre-lhe bem ,mas nem só de chaladices ele é feito.
Um abraço ,
The Mechanic
Outro dia , respondia a um professor numa pó-graduação que estou a tirar , sobre que profissão exercia , mais exactamente o que produzia a minha empresa , a quem vendia e o quê ?!
O individuo ficou deveras encavacado com o que eu produzo , o que vendo e a quem . Quando lhe procurava explicar que a minha " loja " não tem um cliente certo , que o meu produto não tem um preço certo dois dias seguidos e que eu não produzo afinal , nada , aquilo saíu fora dos conceitos do homem que habitualmente , sabe que no Mercado , vendem-se produtos ou serviços .
Um especulador , não deixa de ter o mérito de ser quase auto-suficiente , nem deixa de por vezes ter o estigma de um parasita que nada produz . Apenas riqueza para sí próprio ( e para os seus ), quando bem sucedido .
... o que me deixa , às vezes , a pensar no que estou eu a fazer ..?!
The Mechanic hoje está muito nostálgico-filosófico ...
... a vida corre-lhe bem ,mas nem só de chaladices ele é feito.
Um abraço ,
The Mechanic
- Aristoteles
- Aristoteles
Jack Escreveu:Mas depois pergunto eu:
Se é assim tão fácil e nem dá realmente trabalho, pq é q não vem toda a gente viver disto?
Pois aqui a questão é velhinha e o enigma está desmistificado. È muito mais fácil contar os que ganham do que os que perdem. Daí a má fama do denominado especulador de bolsa. E aqui o problema tb é velhinho. 1º a ganância... O ganhar muito e... depressa. Depois o medo, o pânico e o desastre e a má fama de quem se mete a especulador. É como dizia o Cem, “os que conseguirem passar a 1ª fase (a da aprendizagem) e não falirem tem muitas hipóteses de singrar... Ele concerteza já passou por isso. Alguém se lembra da história do frigorifico?
Zeds Escreveu:Mais, os especuladores são vistos pela sociedade como uns tipos que não kerem trabalhar, ganhando a vida sem esforço e aproveitando-se de uma forma “ilegítima” do mercado.
Percebo perfeitamente o que queres dizer. A minha irmã (da minha idade, o que até podia se supor que visse "as coisas" de uma maneira diferente, ou seja, semelhante à minha) até me pergunta (com base nesse raciocínio):
Ao que eu respondo:
Mas depois pergunto eu:
Este tema é muito bom... vamos falando
- Registado: 2/10/2005 12:32
Ulisses, isso dificilmente vai acontecer...
Embora saibamos que graças à especulação existe liquidez, também é verdade que os especuladores são vistos como uns oportunistas à procura do lucro fácil.
Entendendo lucro fácil como um de c/p, esquecendo-se que este c/p para ser bem sucedido tem que se prolongar no tempo.
.
Mais, os especuladores são vistos pela sociedade como uns tipos que não kerem trabalhar, ganhando a vida sem esforço e aproveitando-se de uma forma “ilegítima” do mercado.
cps,
Zeds
Embora saibamos que graças à especulação existe liquidez, também é verdade que os especuladores são vistos como uns oportunistas à procura do lucro fácil.
Entendendo lucro fácil como um de c/p, esquecendo-se que este c/p para ser bem sucedido tem que se prolongar no tempo.
.
Mais, os especuladores são vistos pela sociedade como uns tipos que não kerem trabalhar, ganhando a vida sem esforço e aproveitando-se de uma forma “ilegítima” do mercado.
cps,
Zeds
- Registado: 6/5/2005 17:03
Re: INVESTIR X ESPECULAR + JOGAR
The Mechanic Escreveu:Achei este texto do Jim Cramer muito bom e que elucida bem o momento que vivemos certas vezes nos Mercados , tal como elucida um pouco aquela velha questão de " Isto que fazemos , é Investir ou Jogar ?! " . Eu continuo a pensar que são ambas as coisas ...
A vida é um JOGO? Se há competição... há JOGO!!!
Um INTERMEDIÁRIO no ramo da mercearia (ou outro) - É um especulador. Compra num armazém/distribuidor e vende a um lojista ou directamente ao consumidor final – Tem de comprar mais barato do que vai vender. Há uma certa dose de risco neste negócio por ex. para quem está no início do mesmo. Será ele um jogador? Será a sua profissão honesta e útil á comunidade?
Um EMPREENDEDOR / EMPRESÁRIO – Tem de garantir que as receitas cubram as despesas, tem de contratar bons empregados, tem de cativar clientes e procurar mantê-los, etc... Há muito risco para estes indivíduos sobretudo para os que estão no princípio com dívidas assumidas. Serão estes apenas um tipo de jogador que põem por vezes tudo numa aposta?
Um JOGADOR da bola - Tem naturalmente como objectivo ganhar sobre os seus adversários e o sustento da sua família depende eventualmente do seu desempenho – Há muito risco no seu ofício - Será ele apenas um jogador ou terá uma profissão honesta e reconhecida pela comunidade? Será ele apenas mais um tipo que investiu nas suas aptidões para vingar na vida?
Um TREINADOR da bola – Para além do facto de ser uma normalmente uma pessoa mais avançada na idade relativamente ao jogador da bola as questões que se colocam são as mesmas que para o simples jogador...
Um ESPECULADOR / INVESTIDOR de bolsa - Tem naturalmente como objectivo ganhar sobre os seus adversários e o sustento da sua família depende eventualmente do seu desempenho – Há muito risco no seu ofício - Será ele apenas um jogador ou terá ele uma profissão honesta e reconhecida pela comunidade? Será ele apenas mais um tipo que investiu nas suas aptidões para vingar na vida?
Há quem diga que Deus está em toda a parte. Eu diria que existe risco em tudo o que fazemos e toda a nossa vida é uma competição, é um JOGO... Normalmente só quando o nível de risco é elevado ou quando associado a certas actividades é que as pessoas falam em JOGO...
Um abraço
The Mechanic, a maior parte dos frequentadores deste fórum, por exemplo, são sobretudo especuladores. E o facto de negociarem acções de alguma dimensão não lhes retira esse título. Para mim, qualquer pessoa que negoceie num horizonte temporal muito curto é um especulador. Nesse horizonte temporal, não há fundamentais das empresas que contem, é tudo uma questão de "momentum".
Claro que há investidores a médio e longo prazo. E aí já os fundamentais são relevantes. Mas o mais perigoso é quando um especulador se torna num investidor porque um negócio de curto prazo lhe correu mal e ele, para evitar assumir as perdas e o seu erro, decide transformar esse negócio de curto prazo em longo prazo dizendo: "Isto no longo prazo dá sempre dinheiro, por isso, não vendo...)
Um abraço,
Ulisses
Claro que há investidores a médio e longo prazo. E aí já os fundamentais são relevantes. Mas o mais perigoso é quando um especulador se torna num investidor porque um negócio de curto prazo lhe correu mal e ele, para evitar assumir as perdas e o seu erro, decide transformar esse negócio de curto prazo em longo prazo dizendo: "Isto no longo prazo dá sempre dinheiro, por isso, não vendo...)
Um abraço,
Ulisses
INVESTIR X ESPECULAR + JOGAR
Cramer's : Speculate the Right Way
"The market is full of people who are speculating," Jim Cramer told viewers of his "Mad Money" TV show Thursday. We've got fools speculating, and they don't know what they are doing, he said.
"I love speculating, but you have to do it right," he said. "Speculating is not investing. When you confuse the two you get annihilated."
You should speculate only if you are comfortable with it, Cramer said. You have to separate it from investing. If you want to speculate right, this is the time to do it, he said.
Speculative stocks often don't have positive earnings yet, they move a lot when there is only little news about them, they are small, cheap stocks that are much riskier than regular stocks. In addition, there are usually one or two things that could make or break a speculative stock, so you must follow some ground rules, Cramer said.
First, never speculate with borrowed money, he said. These are risky investments, and there is a chance you could lose it all.
Second, only speculate with money you can afford to lose, Cramer said. As you get older, speculate less because then you have less time to make the money back if you end up losing it. He recommended 54 as the cut-off age for speculating.
Third, never put more than 20% of your portfolio in speculative stocks.
Speculative stocks usually trade in the $2 to $4 sweet spot, but you should ask yourself how they got there. Speculative stocks have checkered pasts. You have to make sure you do your homework before you speculate, Cramer said.
Fifth, don't speculate on debt-ridden companies. And finally, keep track of the financing that speculative stocks require.
"The bottom line: Know what you are doing so you don't speculate when you mean to invest," Cramer said. "And when you decide to speculate, do it the right way."
Achei este texto do Jim Cramer muito bom e que elucida bem o momento que vivemos certas vezes nos Mercados , tal como elucida um pouco aquela velha questão de " Isto que fazemos , é Investir ou Jogar ?! " . Eu continuo a pensar que são ambas as coisas ...
Um abraço ,
The Mechanic
"The market is full of people who are speculating," Jim Cramer told viewers of his "Mad Money" TV show Thursday. We've got fools speculating, and they don't know what they are doing, he said.
"I love speculating, but you have to do it right," he said. "Speculating is not investing. When you confuse the two you get annihilated."
You should speculate only if you are comfortable with it, Cramer said. You have to separate it from investing. If you want to speculate right, this is the time to do it, he said.
Speculative stocks often don't have positive earnings yet, they move a lot when there is only little news about them, they are small, cheap stocks that are much riskier than regular stocks. In addition, there are usually one or two things that could make or break a speculative stock, so you must follow some ground rules, Cramer said.
First, never speculate with borrowed money, he said. These are risky investments, and there is a chance you could lose it all.
Second, only speculate with money you can afford to lose, Cramer said. As you get older, speculate less because then you have less time to make the money back if you end up losing it. He recommended 54 as the cut-off age for speculating.
Third, never put more than 20% of your portfolio in speculative stocks.
Speculative stocks usually trade in the $2 to $4 sweet spot, but you should ask yourself how they got there. Speculative stocks have checkered pasts. You have to make sure you do your homework before you speculate, Cramer said.
Fifth, don't speculate on debt-ridden companies. And finally, keep track of the financing that speculative stocks require.
"The bottom line: Know what you are doing so you don't speculate when you mean to invest," Cramer said. "And when you decide to speculate, do it the right way."
Achei este texto do Jim Cramer muito bom e que elucida bem o momento que vivemos certas vezes nos Mercados , tal como elucida um pouco aquela velha questão de " Isto que fazemos , é Investir ou Jogar ?! " . Eu continuo a pensar que são ambas as coisas ...
Um abraço ,
The Mechanic
- Aristoteles
- Aristoteles
25 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: As_paus , Burbano, cali010201, darkreflection, Google [Bot], Google Adsense [Bot], hugob0ss, iniciado1, IX Hispana, latbal, Lisboa_Casino, m-m, malakas, Mavericks7, mjcsreis, Mr.Warrior, OCTAMA, Simplório, TTM62, VALHALLA, Zecadiabo e 57 visitantes
isso não se faz!!!!!