Caldeirão da Bolsa

Estamos em 'Bullmarket '

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por R_Martins » 17/6/2006 16:59

«O que devem fazer então os investidores?»
Responde o espertalhão, penso ser grego:

«A questão é que classes de acções devemos ter na nossa carteira. Deve haver uma rotação, saindo das acções que já subiram muito, como as empresas com pequena capitalização bolsista, para as empresas de maior capitalização, que têm ficado para trás no movimento de subida dos mercados.»

Então eu acerto, as que já cairam muito, uma que eu me lembro bem, as do Belmiro...

Eu sou apenas agricultor e analises destas também eu faço, grátis, e não sou Manolis Liodakis director de "research" do Citigroup que está em Portugal e acerto em todas as que fizer hoje e no futuro.
Com franqueza…

Quem já teve a ganhar 50% nalgumas acções e termina ao fim do ano a ganhar 10%, será para alguns um grande negócio, para mim o agricultor chamar-lhe-ia um negócio da caca…

«É difícil dizer quanto é que as acções ainda vão cair antes de voltarem a subir ou o "timming" exacto da reviravolta. Mas num horizonte de seis a 12 meses, a nossa recomendação é de "compra".»

Sim, claro, eu o agricultor recomendo o mesmo, de 6 a 12 meses e sempre que tenha 1% de lucro deito-lhe larga…

Com franqueza…

Pergunte lá a este marmelo quem comprou Sonae SGPS, á dois meses atrás e acreditou nesta propaganda tecnocrata-peseudo-grega, o cudilho que tem hoje na conta em acções, correndo no entanto o risco de perder ainda 20% nos próximos 6 a 12 meses…
Mas o marmelo tem razão, como o bruxo africano, algumas acções diz o esperto, não são todas, só algumas a saber quais…
E se não souberem, perguntem ao grego!!!
Com franqueza…
R. Martins
Quem não conhece o «CALDEIRÃO» não conhece este mundo

Registado: 5/11/2002 9:23

por Touro » 17/6/2006 2:06

A entrevista ao Director de 'research' do Citigroup, deixada aqui pelo GAB, vale o que vale, como agora se costuma dizer. No entanto, queria realçar que ela vem de encontro ao tema de capa da revista 'The Economist' de 27 de Maio e ao título deste tópico.

A entrevista (para quem eventualmente ainda não tenha lido):

http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... hp?t=49623
Cumprimentos,
Touro

Registado: 5/11/2002 14:09

por bmmteixeira » 16/6/2006 2:08

Amanhã parece que vai ser um dia muito mau pelo estive a ler sobre o dow jones, e que de certeza se vai reflectir amanhã. Agora só uma achega para a fogueira da discussão sobre o fim do bullmarket. O ano passado entrei a valer na edp antes do dividendo e depois desse período e durante as férias vi a coisa a andar para trá por que desvalorizou um bocado e chegou a doer mas mantive-me e dps colhi os proveitos este ano. Não querendo fazer futurologia é parece-me que é isso que vai acontecer este ano outra vez. O que acontece é que as subidas no inicio do ano foram muito grandes e rápidas logo esta correcção seja mais forte que o nano passado, mas penso que a tendência se vai mante.
Pelo menos acredito nisso.
Penso que a bolsa está a querer expulsar os taxistas que lá investiram. :) :mrgreen:

Registado: 6/5/2004 20:19

por afsantos » 15/6/2006 18:25

Desculpem usurpar o tópico alguém me pode informar onde é que eu posso consultar num site todos os indices dos mercados emergentes?

Registado: 15/9/2005 9:41

por valves » 15/6/2006 17:34

Ao longo dos últimos 4 anos tivemos aqui centenas de posts a proclamar o fim do Bull Market. O resultado foram 4 anos de subidas, com as naturais correcções de permeio.

Atenção Ulisses com eventuais correcções pelo meio o Bull dura 4 anos o ultimo no Dax durou desde 1993 até 1999 7 anos :shock:
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...

Registado: 17/4/2004 15:36

por rnbc » 9/6/2006 2:19

R. Martins Escreveu:Será que é necessário um grande quantidade de tempo para defenir um Bull ou Bearmarkt?
Não será que perder mais de 10% nos índices em pouco tempo é um define uma tendência?

Este tipo de tendências dura vários anos. A situação actual pode ser uma mudança de tendência, mas só começaremos a saber isso daqui a uns meses.

Repara que para quem tem a maioria da carteira em longo prazo, titulos comprados para manter durante vários anos, está bastante folgado ainda.

Se me perguntas se este tipo de tendências é relevante ou não para a tua forma de negociar? Bem... depende do teu horizonte temporal.

Por exemplo, para quem joga a >1 ano, nomeadamente evitando cobrança de IRS sobre as mais valias, esta queda é chata mas não vai concerteza despoletar uma saída do mercado para já.

Pessoalmente continuo, tal como há algumas semanas atrás, a atribuir cerca de P=1/3 para Bear e P=2/3 para Bull. Isso significa que não descarto uma inversão de longo prazo mas parece-me mais provável que isso não esteja de facto a acontecer.
However elegant the method we should occasionally look at the results.

Registado: 8/3/2006 23:54

por R_Martins » 8/6/2006 21:07

Amanhã temos Bull, talves EDP.s a subir e Sonae.com.s a descer(?) Chama-se isto Bull de sexta...
R. Martins

por R_Martins » 8/6/2006 20:17

PSI20 9.444,23 -1,52%
AEX-INDEX 419,64 -2,87%
IBEX-35 10.952,60 -2,42%
DAX 30 5.383,28 -2,90%
BEL20 3.510,10 -2,11%
NASDAQ COMP 2.132,19 -0,91%
DOW JONES 10.895,69 -0,32%
HANG SENG 15.450,10 -2,32%
EURONEXT 100 803,31 -2,82%
NASDAQ 100 1.551,24 -0,89%
NIKKEI 225 14.633,00 -3,07%
CAC 40 4.684,34 -2,91%
SMI 7.350,87 -2,63%
S&P 500 1.251,46 -0,37%

Será que é necessário um grande quantidade de tempo para defenir um Bull ou Bearmarkt?
Não será que perder mais de 10% nos índices em pouco tempo é um define uma tendência?
R. Martins

por R_Martins » 8/6/2006 15:19

Bear
E.D.P.NOM. -1,68% 2,92
Bull
SONAE.COM 0,93% 4,33

Eis pois, hoje, a defenição...
R. Martins

por R_Martins » 6/6/2006 19:39

E.D.P.NOM. 0,34% 2,93

Bull

SONAE.COM -2,33% 4,20

Bear

Eis pois, hoje, a defenição...
R. martins

por PepeLegal » 6/6/2006 17:29

Acho que os 1254/55 podem aguentar o SPX e era bom para os bulls que este valor não fosse quebrado em fecho... :|

Acredito que amanhã e/ou depois possa haver um retracement aos 1280 (+/-)... :)

Registado: 25/2/2004 13:33

Tem calma Jarc .....

por Xanax » 6/6/2006 16:56

para mim a lebre está para entrar a qualquer momento acredito convictamente num volteface hoje nos States, agora só tenho é que aguardar....
Xanax
Cumps

Registado: 5/12/2002 17:48

mercados

por jarc » 6/6/2006 15:56

Xanax, tu falas em beijar?Eu continuo com a convicção que perfura. O que eu não sei é aquela coisa do sino.

Registado: 23/7/2003 16:05

por James Wheat » 6/6/2006 15:03

A volatilidade é má - and that's a fact !
Óbviamente que existem investidores que fazem muito dinheiro em momentos de grande instabilidade e incerteza, mas o facto em si assusta muitos outros operadores e elimina-os do mercado, reduzindo o grau de eficiência do sistema e tornando-o mais vulnerável a manipulações e a variações irraccionais.
Da experiência que tenho pessoal e do que conheço mesmo de grandes investidores, investir em períodos de grande volatilidade não se recomenda. Até mesmo grandes tubarões como George Soros perderam milhões em períodos mais imprevisiveis de bolsa.
James Wheat
Position Trader

Registado: 24/5/2006 12:33

por Horaclito » 6/6/2006 14:52

E qual é problema da volatilidade, afinal é bom ou mau??

Em meu entender, nos momentos de grande volatilidade os mercados (com excepção dos emergentes) são atrativos e quanto maior o grau de volatilidade melhor...claro está que o risco inerente é proporcional á volatilidade...e consequentemente os ganhos e as perdas.

Qual a vossa opinião?

Cumps

Registado: 13/2/2006 19:47

Bull vs Bear ?

por James Wheat » 6/6/2006 14:31

Meus caros, para mim nem uma coisa, nem outra, porque não existe tendência definida e num dia ganham uns, para no outro ser o inverso !
Os mercados estão com grande volatilidade e assim se vão manter, até que a confiança nos bancos centrais - no Bernarke sobretudo, já que aos outros ninguém lhes liga (com razão !) - retome e a questão nuclear com o Irão (cujo discurso controla literalmente o preço do petróleo) se acalme.
O primeiro semestre deste ano estava de facto a ficar fora de controlo e a correcção que se deu é muito bem vinda !
No segundo semestre o mercado vai ter tempo para retomar a confiança e vamos terminar o ano com crescimentos na Europa de 10% e nos States de 5% - razoável e perfeitamente aceitável.
Em resumo: no curto prazo é para estar fora (mesmo um 'put' está exposto à volatilidade) e aproveitar o mês de Agosto para entrar longo... e selectivo (muito importante !).
Quem tiver papel... que se aguente à bronca e sigua os mercados com atenção, mas sem pânicos (um calmante ajuda).
Over & out. James
James Wheat
Position Trader

Registado: 24/5/2006 12:33

E quantas paletes é que julgas .....

por Xanax » 6/6/2006 14:15

que eu já papei ????
De facto tens razão esse é o sentimento do mercado por isso é que estou longo, o Irão ou o petroleo foram pretextos que o mercado arranjou para corrigir e respirar, porque com as subidas que já acumuláva-mos os mercados estavam em apneia pura; O que me parece é que já respiramos um ar mais puro e a capacidade para iniciar nova corrida está lá, resta saber é quem é o 1º a partir, eu penso que desta vez vai ser a Europa.
Neste momento penso que o risco de alongar compensa o receio. Mas esta é a minha opinião claro, por isso é que estou longo.
Os míniomo que o DOW hoje puderá fazer é beijar os 11 000 e é nesse momento que espero que entre a lebre para espevitar os mercados até ao fim da semana.
Xanax
Cumps

bull

por jarc » 6/6/2006 13:48

Xanax o que tu esperas é precisamente o que muita gente espera. No meu caso estou à espera cá fora, mas que tem ar de finados, lá isso tem. Acreditas que estas correcção são por causa de 0.25 ou porque A e B dizem isto ou aquilo? As acções estão caras, o risco (por via do Irão) torna-as ainda mais caras. Os grandes aproveitaram a euforia dos pequenos e levaram-nos até ao ponto que muito bem entenderam. Agora até pode arrebitar, mas o veneno está lá. Repara, se entro hoje em acções é para vender dentro de 2, 3 dias. As acções só ficam em conta assim :lol: Repara que mesmo os bull que andam a idenficar as razões para comprar, bem que se esforçam, mas nada. Em Portugal temos as OPAs, que é que tens mais? A economia? :lol: Então achas que um cidadão sensato vai atirar dinheiro para aa acções com possibilidade de juros sem risco acima dos lucros que as empresas vão ter por acção? Nem que venha o maior expert a estratégia é comprar nos suportes para vender a seguir. Digo-te mais, caso o Irão e os EUA se peguem a sério bem podes vir apanhar o Dax aos 5000 pontos e em pouco tempo. Aí nem as Opas salvam o Psi. Eu com esses longos já tinha papado pelo menos duas pastilhas.

Cuidado Jarc ....

por Xanax » 6/6/2006 13:29

Olha que ás vezes quando se espera um toque de finados acontece precisamente o contrário, a queda do States ontem sem volume significativo pode antecipar isso mesmo, parece-me que o mercado a estes valores já respirou o suficiente e sinto que á mãos grandes que já se encontram a entrar neste niveis, não me admirava nada que a semana acabasse em máximos superiores à transacta. Vamos ver. Ontem fechei curtos e abri longos, espero que os mercados começem a recuperar com volumes.
Vamos ver.
Xanax
Cumps

bull ou bear

por jarc » 6/6/2006 13:24

Interessará muito saber se os suportes vão segurar os índices. Um curto sensato vai até aí e depois espera para ver se quebra mesmo. Para já o que conta é que a sineta hoje deve tocar a finados :lol: Por acaso é uma dúvida que tenho. Quando o dow jones passou os 11 tocou o sino e hoje? Não têm o toque a finados? :lol:

Obrigado Ulisses

por Crash » 6/6/2006 13:02

Abraços

Crash
(eom)

Registado: 5/1/2006 13:34

por Sir.Mourinho » 6/6/2006 12:55

Acho que ninguém falou em certezas apenas que tenho poucas dúvidas o que é bem diferente, e que há sinais claríssimos que entramos em Bear e acho que se queres falar em dogmatismo acho que deve ser mais para quê arranja todo o tipo de argumento para defender o Bull, A LT de longo prazo no NDX já era no SPX idem não sei o que mais querem defender...
Quando o SPX estiver novamente na casa dos 1300/1305, vamos ouvir falar de novo em máximos e que é bull :shock: depois veremos. :wink:

Registado: 16/5/2006 23:27

por Ulisses Pereira » 6/6/2006 12:53

Explicações detalhadas sobre esses produtos financeiros não sei onde encontrares. No Caldeirão há imensos tópicos sobre o assunto. Sobre CFD`s (e um cheirinho a futuros) poderás pesquisar, por exemplo, em:

http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... light=cfds

http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... light=cfds

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Ulisses e colegas de fórum!

por Crash » 6/6/2006 12:46

Onde posso, de uma forma sintéctica, obter informações sobre produtos alavancados, e.g. Futuros, warrant`s, CFD`s...
Existe algum documento didáctico, sobre o assunto, aqui no "site"?... ou existe algum "site" em especial que os expliquem de uma forma clara?

Obrigado

Registado: 5/1/2006 13:34

por Ulisses Pereira » 6/6/2006 12:35

Sir. Mourinho, ao longo dos 8 anos que levo de participação pública nos fóruns de Bolsa na Internet tenho insistido com a necessidade dos investidores poderem ganhar dinheiro com as subidas e com as quedas.

Escrevi, aliás, um artigo no Caldeirão sobre a tendência natural do ser humano em ser "bullish" e como deve interrogar-se sobre a sua neutralidade. O artigo intitula-se "Será você um touro cego?" e está disponível para a leitura em http://www.caldeiraodebolsa.com/article.php?iId=380 .

Mas se há algo contra o qual me bato (e que está tam´bém expresso nesse artigo) é o dogmatismo com que muitos investidores encaram algumas questões. As certezas em Bolsa pagam-se muito caro e dizer: "isto vai ser assim, não há dúvidas" é o primeiro passo para o fracasso nos mercados...

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Próximo