Caldeirão da Bolsa

Acções ligadas ao futebol deverão recuar durante o Mundial

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Acções ligadas ao futebol deverão recuar durante o Mundial

por Keyser Soze » 5/6/2006 15:04

Acções ligadas ao futebol deverão recuar durante o Mundial da Alemanha
As empresas europeias cotadas que mais beneficiam com o campeonato do mundo de futebol da Alemanha, deverão recuar quando se der o pontapé de saída do evento desportivo, de acordo com os especialistas.

Susana Domingos
sdomingos@mediafin.pt

As empresas europeias cotadas que mais beneficiam com o campeonato do mundo de futebol da Alemanha, deverão recuar quando se der o pontapé de saída do evento desportivo, de acordo com os especialistas.

As acções da Puma, a marca desportiva alemã, fixou um máximo histórico a 9 de Maio nos 333,19 euros, com as vendas de artigos desportivos a aumentarem antes do início do campeonato da Alemanha, que se inicia esta sexta-feira. Mas desde essa data, os títulos já recuaram 12%.

Da mesma forma, as vendas de artigos de cotadas da Nike e Adidas-Salomon deverão também estar a registar novos picos, com a aproximação do evento. No entanto, o comportamento em bolsa não tem sido famoso este ano. Ainda assim, a Nike já subiu cerca de 5%, desde o mínimo do ano registado a 22 de Maio. Por seu lado, a Adidas, recuou cerca de 10% desde 9 de Maio.

A expectativa de aumento das receitas destas empresas, não se está a reflectir totalmente em bolsa, com os títulos a seguirem a tendência de queda das principais praças europeias. No entanto, os especialistas consideram que o aumento das vendas de artigos desportivos poderá ter sido sobrestimado, um factor que contribui também para as quedas em bolsa.

Entre os títulos que beneficiam também do campeonato de futebol da Alemanha, estão as casas de apostas. As acções da William Hill, sedeada no Reino Unido, fixaram um máximo nos 653,75 pence no mês passado, com as apostas a aumentarem à medida que se aproxima o dia 9 de Junho, o primeiro dia da prova, que irá opor a Selecção da Alemanha à da Costa Rica. Desde o máximo histórico, os títulos já recuaram 5,1%.

A Alemanha deverá registar um aumento de 5 mil milhões de euros nos gastos de consumo ao longo do mês do Mundial de Futebol. Para este consumo adicional, deverá contribuir o milhão de visitantes esperados.

Acções afundaram nos dois últimos campeonatos do mundo

Durante as últimas competições mundiais de futebol, os títulos das empresas cujas vendas mais beneficiam com este tipo de eventos, recuaram durante o Campeonato propriamente dito.

As acções da Adidas-Salomon recuaram 12% durante o Mundial de futebol de França, realizado em 1998, e 4,6% no último Mundial, realizado no Japão e Coreia do Sul em 2002.

Por seu lado, os títulos da DSG, que comercializa equipamentos electrónicos, deslizaram 7,5% no Mundial de 2002 e 5.2% no campeonato de futebol de 1998. O evento deverá ser visto, pela televisão, por mais de 28 mil milhões de pessoas em todo o mundo, de acordo com a empresa de research britânica, Football Economics group.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3299
Registado: 8/2/2006 17:32

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Ano nimus, As_paus , Bing [Bot], Burbano, Google [Bot], iniciado1, J.f.vieira, Kooc, latbal, m-m, MADxMAX, malakas, mjcsreis, Mr.Warrior, O Magriço, OCTAMA, Phil2014, SerCyc, Simplório, smog63, tami, yggy, Zecadiabo e 136 visitantes