Caldeirão da Bolsa

Novabase

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

hum

por wuzzu » 31/5/2006 17:08

Confesso que fiquei admirado com o desempenho hoje da Novabase. Continuo a nao estar preocupado, porque continuo a acreditar que e' de manter (no meu caso).

Agora o que se observou foi o poder de manipulacao do titulo. O dia foi passado com compras em bons volumes a 5.96 e 5.98 e sempre com vendas a baixos volumes para baixo. No final da sessao, de novo uma ultima compra a 5.98 e depois vendas claras para puxar o titulo para baixo.

Como pequeno accionista interrogo-me se e' possivel um grande accionista controlar os precos assim e ... ganhar dinheiro.

Para mim continua tudo na mesma. Mas sou honesto e digo que a queda e' um tanto exagerada para as minhas expectativas.

No entanto, nao venderei tao depressa.

Um abraco, wuzzu.

Registado: 31/8/2005 10:51

descida de hoje

por wuzzu » 30/5/2006 17:29

Hoje houve uma bela descida na Novabase. Poderiamos pensar que vai contra o meu cenario.
Na realidade penso que nao e' assim. Houve uma bela limpeza das accoes a venda ate 6.15 e depois uma puxada para baixo. No fundo o jogo que penso que se ira assistir durante varias vezes: para quem quer comprar em quatidade e barato, ha que comprar durante a sessao bastante, vender no final algumas para puxar para baixo; no dia seguinte conseguir-se-a comprar de novo como te nao houvesse memoria dos valores mais altos atingidos na vespera.

Ou seja, considero que o cenario que tenho vindo a descrever ganha suporte.

wuzzu.

ps: se so tivessem havido vendas sem as compras de grandes volumes um pouco antes, assumiria que poderia estar enganado.

Novabase e Portucel passam a liderar lista de acções ...

por wuzzu » 30/5/2006 12:37

Millennium bcp investimento
Novabase e Portucel passam a liderar lista de acções com maior potencial
A Novabase e a Portucel passaram a liderar a lista elaborada pelo Millennium bcp investimento para as acções com maior potencial de valorização da bolsa nacional. Segundo o banco de investimento, ambas as acções podem subir 27% até ao final do ano.

--------------------------------------------------------------------------------

Jornal de Negócios Online
negocios@mediafin.pt

A Novabase e a Portucel passaram a liderar a lista elaborada pelo Millennium bcp investimento para as acções com maior potencial de valorização da bolsa nacional. Segundo o banco de investimento, ambas as acções podem subir 27% até ao final do ano.

A Impresa, que liderava a lista há várias semanas consecutivas, deixou de figurar entre os cinco títulos com maior potencial de valorização, depois do Millennium bcp investimento ter revisto em baixa a avaliação da empresa.

A Novabase e a Portucel, que já integravam a lista na semana passada, surgem agora como os títulos com maior potencial de valorização. À empresa tecnológica o Millennium atribui um preço-alvo de 7,45 euros para o final do ano, o que representa um potencial de valorização de 27%, igual ao da Portucel, que recebe um preço-alvo de 2,65 euros.

Também na lista continuam as acções da Semapa e da Portugal Telecom, ambas com um potencial de subida acima de 20%, enquanto a novidade desta semana está na entrada da Sonae Indústria.

A empresa industrial recebe um preço-alvo de 7,50 euros, o que representa um potencial de valorização de 16% até ao final deste ano.

Despejar?!

por wuzzu » 30/5/2006 12:36

E' preciso compreender as noticias. A meu ver sao boas e mostram que nao ha razoes para preocupacoes.
Os accionistas maioritarios subscreveram a OPS o q significa que acreditam na empresa. Tb mostra como hoje se ganha dinheiro em Portugal: venderam uma accoes a fundos para comprarem outras a preco mais baixo (compraram a 4.96 e venderam a 6.72!). O que e' interessante e' q nem sequer teem de pagar impostos (!) pois as accoes nao sao as mesmas, ou seja nao ha mais valias!

Quanto a quanto valem hoje as accoes: apesar to target do BCP estar na casa dos 7.45, penso que muito seguro e' apontar para os 6.72. A razao e' simples, os accionistas venderam a preco atrativo aos fundos que por outro lado lhes possibilitou dispersar mais capital e subscrever a OPS. Por isso penso que o valor de 6.7 e' "garantido". A mensagem e' por isso clara quanto o que se deve fazer ate este valor.

Note-se que a OPS funcionou como pretendiam os fundos que atiraram a cotacao para baixo, i.e., praticamente nao houve accoes subscritas acima de 5.8, e por isso a dispersao corresponde a uma correccao de 10% e nao de 20%.

Quanto ao que esta a suceder, os fundos procuraram que a cotacao nao suba muito, aproveitando o ambiente de quedas generalizadas. Porem nao estao a ter muito sucesso pois nao esta a haver vendas. Ou seja duvido que desca a cotacao hoje. Ou seja os fundos vao perceber que nao vao conseguir repor a carteira ao preco a que venderam as accoes!

Resumindo: as noticias sao as esperadas. Os accionistas de referencia mostraram que estao empenhados em fazer crescer a Novabase, e eu acredito que o vao conseguir fazer.
Em breve teremos noticias de aquisicoes.
A meu ver e' de entrar. Para quem esta dentro, e' de saber deixar-se flutuar ao sabor da onda ascendente : )

Bons negocios,

wuzzu.

por SMALL2004 » 29/5/2006 20:08

Bom, resumindo, podem despejá-las brevemente na bolsa à vontade que ainda ganham e bem, não é?
cumprimentos,
SMALL,

Registado: 5/8/2005 11:27

por Nyk » 29/5/2006 19:12

Novabase diz 2,7 milhões acções atribuídas OPS

29/05/2006 18:43

LISBOA, 29 Mai (Reuters) - O número de acções atribuídas na Oferta Pública de Subscrição (OPS) da Novabase atingiu as 2.675.629, num valor global de 13,3 milhões de euros (ME), face ao máximo de 5.570.964 de acções que podiam ser subscritas, equivalentes a 19,39 pct da empresa, anunciou a Novabase.

"Informa-se igualmente que os membros da Comissão Executiva, signatários do Acordo parassocial recentemente divulgado, exerceram a totalidade das opções a que tinham direito ao preço unitário de 4,96 euros por acção, ficando as novas acções subscritas igualmente abrangidas pelo acordo parassocial actualmente existente", frisa em comunicado.

Do total de acções subscritas, foram pedidas 2.634.308 acções a 4,96 euros, 38.755 a 5,87 euros e 2.566 a 6,10 euros.

A empresa já pediu a admissão destas acções à Euronext Lisbon.

Negociaram-se 83.639 acções da Novabase a subir 3,92 pct para os 6,10 euros.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe

Registado: 2/9/2005 12:45

por GONZO » 29/5/2006 18:10

Para já fez um fecho no máximo do dia. Acredito que venha a testar a zona dos 6,20 (importante resistência). Depois, logo se vê. Acima daquela zona, só mesmo a zona dos 6,75.

Registado: 24/8/2005 22:33

Entrar ou nao entrar

por wuzzu » 29/5/2006 12:22

Se concordares com o meu ponto de vista a OPS, nao teras grandes duvidas de que deves entrar.
De qq forma, como a tendencia sera de subida, penso que podes entrar e sair diariamente, ganhando com grande probabilidade. Se nao conseguires ganhar nesse dia, espera um ou dois e veras que conseguiras ganhar.

wuzzu.

por SMALL2004 » 29/5/2006 11:58

Boas.

Da última vez, comprei NOV a 6.17 a 6.12 a 6.71 e 6.73, para vender a 6.64 com lucro.

Depois recomprei a 6.54 e vendi a 7.11

Agora falhei a compra a 6.75, talvez compre agora, mas não estou com muita segurança. Estou ocm receio de entalanços.

Por exemplo, fartei-me de comprar Scosta e ganhar alguma coisa, mas agora nesta queda até aos 2 (antes de voltar a estes valores estúpidos de 2.75) não recomprei. Alguém com muita massa anda a brincar com aquilo e a limpar pequenos accionistas.
cumprimentos,
SMALL,

Registado: 5/8/2005 11:27

segundo dia da recuperacao

por wuzzu » 29/5/2006 11:06

Como vai devem ter notado, agora comecamos na recuperacao pos OPS da NOvabase.
Lembro que durante esta semana havera dias em que as cotacoes terao puxadas no final do dia para baixo, mas nao possibilitar rapidas subidas, pois isso nao convem a quem se desfez de accoes para descer a cotacao da novabase no ultimo mes.
Isso sera tanto mais evidente quanto menos liquido estiver o lado comprador (tal como agora, as 10h40m).

A meu ver e´ de manter durante umas semanas, salvo em situacoes de subida demasiado acelerada.
A quem ainda nao comprou, ainda e´ de entrar pois vamos ter uma subida facil ate aos 6.70.

Bons negocios,
wuzzu.

Ja agora...

por wuzzu » 26/5/2006 16:21

O meu objectivo e' simplesmente que os pequenos accionistas tenham uma palavra a dizer sobre as accoes na nossa praca.
Penso que ao podermos combater grandes manipulacoes no mercado podemos torna-lo mais eficiente, para que os fundos nao possam fazer o que queiram disto!

wuzzu.

Entao, ja acreditam?!

por wuzzu » 26/5/2006 16:19

Acho que as minhas previsoes comecam a revelar-se acertadas, nao!?

Acho que podem ler os posts anteriores e verificar por voces mesmos (mesmo com as horas a que foram submetidos...).

Ou seja, o que diria realmente e' que estamos na altura correcta para entrar na Novabase. A meu ver se entrarem agora terao um optimo retorno garantido dentro de um mes.
Estamos a falar de pelo menos 10% (a meu ver mesmo mais...).

Bons investimentos,
wuzzu.

cenarios

por wuzzu » 26/5/2006 14:30

Claro que sim, mas nao aposto nisso.
Aposta tu...

wuzzu.

por GONZO » 26/5/2006 12:48

Todos os cenários são possíveis, inclusivamente uma ida aos 5,45.

Como vai ser agora

por wuzzu » 26/5/2006 12:08

Pensava que nao ia abaixo dos 5.8 mas veio ate aos 5.7. Penso que agora teremos dois cenarios possiveis, dependendo de quantos fundos controlam estas cotacoes:
1) so um fundo o controla em grande parte; nesse caso teremos o seguinte padrao: durante as sessoes ha compras a impulsionar a cotacao para cima, de maior volume do que as vendas que se seguem e que tendem a puxar a cotacao para baixo, tudo numa tentativa de comprar sem subir a cotacao.
Claro que havera dias de interrupcao e que procurara baralhar a existencia de uma estrategia clara.

2) mais do que um fundo estara comprador, altura em que as cotacoes poderao subir de forma assinalavel a seguir a um momento de trigger.

Em qq dos casos, penso q no medio prazo assistiremos a uma subida.

Bons negocios,
wuzzu.

Volume

por wuzzu » 25/5/2006 11:24

Ja vamos com quase 80000 accoes transacionadas.
Ontem no dia todo foram transcionadas pouco mais que 100000.

Podem-se interrogar. Quem esta assim tao interessado em vender logo hoje : )

wuzzu

OPS

por wuzzu » 25/5/2006 11:20

Operacao de subscricao reservada a trabalhadores e administracao.

Ve as mensagens em cima e se estiveres mesmo interessado le o pdf no site da novabase, na parte reservada a investidores.

A ideia de puxar para baixo e' simplesmente a de que nao sejam exercidas tantas opcoes. Ou seja, neste momento em particular, e' de fazer com que a administracao fique com menos que 50% do capital.

wuzzu.

por silva_39 » 25/5/2006 11:09

O qué é isso da OPS? Poque é que a querem puxar para baixo?
A paciência é a chave do negocio

Registado: 5/11/2002 13:18

o dia de hoje

por wuzzu » 25/5/2006 10:58

Hoje, as 15 horas termina a data de subscricao da OPS. Ate la convem dar aos potenciais subscritores, a sensacao nitida de que as accoes estao bem abaixo dos 5.86 euros. O dia comecou com uma puxada nitida para baixo (estilo, nada de ideias, nao tentem puxar para cima...), mas esta a ser interessante pois o volume de negocios vai alto. Aposto que hoje a cotacao terminara acima dos 5.80, e por isso estamos agora com boas oportunidades de negocio.
Depois no medio prazo (ate ao verao) teremos uma tendencia de subida. A tentativa sera de faze-lo de forma lenta, pois ha fundos interessados em repor as carteiras; no entanto tudo dependera de quantos fundos estarao atentos a tudo isto.
Ate ao verao veremos dias de puxadas para cima (oscilacoes que dentro de um dia podem chegar facilmente a 5%) com o anuncio de novos negocios. A saida da reditus do psi20, sera tb benefica para a novabase.

Wuzzu

por silva_39 » 25/5/2006 10:36

Já vai no 5.70 e não parece ficar por aqui.
A paciência é a chave do negocio

Registado: 5/11/2002 13:18

5.8

por wuzzu » 24/5/2006 12:25

Claro que podes por uma ordem de 5000 accoes ao melhor, mas nao e' essa a ideia. Por outras palavras,
nao creio que, tal como tem acontecido sistematicamente nestes ultimos dias, venha a haver uma puxada para baixo no final da sessao.
Agora o interesse de quem penso que existe, e' o de mostrar aos actuais accionista que nao vale muito a pena comprar na OPS...

wuzzu.

Re: porque?!

por joaopedropinho » 24/5/2006 12:14

wuzzu Escreveu:Nao creio que venha abaixo dos 5.8

por enquanto o mercado está a dar-lhe razão, ainda não veio abaixo dos 5,80... a ver vamos como se comporta no resto do dia...

um abraço

Registado: 8/4/2006 17:25

OPS termina amanha as 15horas

por wuzzu » 24/5/2006 10:08

So para dizer que as ordens para subscricao das accoes da OPS termina as 15 horas de amanha.
Depois poder-se-a´ ao "jogo das cadeiras", se houverem varios fundos a querer entrar na novabase. Por isso esteja atentos.

Se estiverem interessados em entrar e acreditarem no cenario que vos tracei devem faze-lo hoje ou amanha.
Eu entrei a 5.86.

Done!

wuzzu.

porque?!

por wuzzu » 24/5/2006 9:41

Por enquanto ainda esta tudo dentro das previsoes.
Acho que hoje e´ um bom dia para entrar.
Os bancos vao querer manter abaixo dos 5.86
Nao creio que venha abaixo dos 5.8
Amanha ao fim da tarde comecaras a ver uma inversao.
Porem os bancos vao querer recuperar posicoes a baixo preco. Por isso vao tentar que a subida nao seja rapida.

wuzzu.

ps: ontem comecei a entrar a 5.86

por GONZO » 24/5/2006 0:47

Continua o descalabro na Novabase. LTA de longo prazo quebrada em baixa. Suportes: 5,45 e 5,00.
Anexos
Novabase.JPG
Novabase.JPG (41.56 KiB) Visualizado 1194 vezes

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: bpcolaco, Burbano, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Goya777, iniciado1, Kooc, m-m, malakas, mjcsreis, O Magriço, Phil2014, SerCyc, Simplório, Zecadiabo e 212 visitantes