OPA da Mittal sobre a Arcelor
5 mensagens
|Página 1 de 1
Severstal: retrato do império de Mordachov
A Severestal é a principal empresa de uma holding que actua em vários sectores, incluindo a construção automóvel e a banca. A sede fica na cidade de Cherepovets, no noroeste da Rússia, a cerca de 600 quilómetros de Moscovo, um local estratégico para poder escoar a produção por via marítima.
Ao adquirir a Severestal, a Arcelor consegue também vários activos que a empresa russa explora nos Estados Unidos. Com uma produção anual de quase 65 milhões de toneladas, ocupa o terceiro lugar no mercado russo do aço, depois da Evratz e da MMK. A maior parte do capital pertence a um único homem, o multi-milionário Alexei Mordashov.
O governo russo apoia a iniciativa da Arcelor, como explica o ministro das Finanças, Alexei Kudrin: "Estou contente por ver que a Rússia continua a integrar-se na economia global. Estou também contente por ver que empresas privadas como a Severstal procuram parceiros internacionais, negócios que têm um impacto positivo na economia global e na Rússia".
O presidente Putin terá também dado o aval a este negócio, numa reunião que teve em Sotchi, no sul do país, com Mordachov e outros dirigentes da Severstal.
Graças ao acordo com a Arcelor, Mordachov deve passar a deter cerca de um terço do novo grupo, o que faz dele um dos russos mais influentes no mundo dos negócios.
http://www.euronews.net/create_html.php ... 0804&lng=6
Carl Jung: «As pessoas não suportam realismo em excesso.»
estive agora a ler o artigo do iht acerca deste último "truque" e a arrogância tão tradicional dos franceses aparece em pleno, hehe. "A mittal é apenas uma empresa de indianos", "a arcelor é o perfume, mittal é a eau de cologne", "vão pagar em monkey money"", enfim, hehe. De qualquer modo tem sido incrivel a novela das medidas de defesa à opa..!
Arcelor e Severstal
Arcelor compra siderúrgica russa e forma gigante do aço
Fusão bloqueia oferta hostil da Mittal e cria maior siderúrgica do mundo. Grupo alemão ThyssenKrupp pode ser o próximo candidato à incorporação pela companhia indiana, diz analista.
A Arcelor, segunda maior companhia siderúrgica do mundo, anunciou nesta sexta-feira (26/05) a compra da rival russa Severstal, bloqueando deste modo uma oferta hostil da Mittal Steel, da Índia, que desde janeiro deste ano vinha tentando adquirir a empresa.
Levando-se em conta números referentes a 2005, o conglomerado resultante da fusão entre Arcelor e Severstal deve alcançar vendas de 46 bilhões de euros e produzir 70 milhões de toneladas de aço, assumindo a liderança mundial no setor.
A transação ainda precisa ser aprovada pelos acionistas da Arcelor, mas o executivo-chefe do grupo luxemburguês, Guy Dolle, acredita que a maioria votará favoravelmente. "Por se tratar de uma união amistosa, a chance de sucesso é grande", disse. A meta de lucro anual é de 10 bilhões de euros, acrescentou.
Na semana passada, o grupo indiano Mittal aumentara de 18,6 para 25,8 bilhões de euros bilhões de euros a oferta feita à Arcelor, o que segundo Dolle, acabou acelerando a fusão de sua empresa com a Severstal, com a qual mantinha negociações há três anos.
Corte de empregos?
O empresário Alexei Mordashov, dono de 89,6% da Severstal, dissse que a siderúrgica russa foi avaliada em 13 bilhões de euros na transação. Ele entra no novo grupo com um pagamento de 1,25 bilhão de euros, mais suas ações na Severstal e na siderúrgica italiana Lucchini. Em contrapartida, poderá indicar seis dos 18 membros do Conselho Administrativo, cuja presidência ele próprio exercerá.
Com cerca de 96 mil funcionários em 60 países, a Arcelor teve um faturamento de cerca de 33 bilhões de euros em 2005. Dolle garantiu que a fusão não terá "conseqüências negativas" para os empregados das fábricas européias do grupo. "Pelo contrário, diante da solidez do nosso balanço, daremos continuidade ao nosso crescimento", disse.
Ruim para a ThyssenKrupp
O analista Werner Kreuz, da empresa de consultoria A.T. Kearney, disse à Deutsche Welle TV, que a fusão Acelor-Severstal "prejudica muito" a ThyssenKrupp, líder do setor na Alemanha e que está construindo uma nova siderúrgica no Rio de Janeiro.
"Com uma fusão Arcelor-Mittal, o grupo alemão teria abocanhando a Dofasco (canadense), agora ele precisa cuidar para não ser engolido pela Mittal. A ThyssenKrup pode tornar-se a próxima candidata à fusão", disse Kreuz. Ele não acredita que a Mittal melhore mais uma vez a oferta para incorporar a Acelor. "Eles vão abandonar essa batalha e se dedicar a outro alvo", previu.
http://www.dw-world.de/dw/article/0,214 ... 27,00.html
Gostaria apenas de acrescentar que, hoje, enquanto os senhores Guy Dolle e Alexei Mordashov falavam - em directo, na Bloomberg - as acções da Arcelor escorregavam, escorregavam...
Carl Jung: «As pessoas não suportam realismo em excesso.»
PARIS, May 19 (Reuters) - Shares in Arcelor (CELR.PA: Quote, Profile, Research) rose some 13 percent while Mittal Steel's (ISPA.AS: Quote, Profile, Research) shares dropped two percent when they started trading on Friday.
This was after Mittal raised its offer for the European steel maker.
Arcelor and Mittal shares had been suspended at the bourse open pending the release of a statement.
Mittal Steel said in a statement it was now offering one Mittal Steel share and 11.10 euros in cash for each Arcelor share; or 17 Mittal Steel shares for every 12 Arcelor shares; or 37.74 euros in cash for each Arcelor share.
By 1005 GMT, Arcelor shares gained 12.22 percent at 35.88 euros while Mittal's shares were down 3.27 percent at 26.66 euros.
This was after Mittal raised its offer for the European steel maker.
Arcelor and Mittal shares had been suspended at the bourse open pending the release of a statement.
Mittal Steel said in a statement it was now offering one Mittal Steel share and 11.10 euros in cash for each Arcelor share; or 17 Mittal Steel shares for every 12 Arcelor shares; or 37.74 euros in cash for each Arcelor share.
By 1005 GMT, Arcelor shares gained 12.22 percent at 35.88 euros while Mittal's shares were down 3.27 percent at 26.66 euros.
- Mensagens: 35428
- Registado: 5/11/2002 12:21
- Localização: Barlavento
OPA da Mittal sobre a Arcelor
A Arcelor aumentou em 85% o dividendo a pagar devido á OPA hostil lançada pela Mittal. Cumprimentos a todo o caldeirão.BN
5 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Ano nimus, As_paus , Burbano, carlosdsousa, Google [Bot], Google Adsense [Bot], iniciado1, J.f.vieira, latbal, Lisboa_Casino, m-m, malakas, mjcsreis, Mr.Warrior, O Magriço, OCTAMA, Phil2014, SerCyc, Simplório, tami, VALHALLA, Zecadiabo e 147 visitantes
