Caldeirão da Bolsa

SON - Será que a candle de ontem é sinal credivel de inversã

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

sonae

por Clinico » 4/6/2006 17:09

Ilustre TRSM, Caro Amigo
Voltei de fora e deparo-me com a sua muitissimo clara explicação. Se conseguir explicar o meu metier aos meus alunos com metade da clareza com que expõe os seus, já posso reger a cadeira...

Estou dentro da sonae, apesar dos sustos que me vai pregando cada vez que toca os 1,22 (por uma questão egoista e interesseira, tendo a concordar com o Marco António e o seu suporte). Continuo a pensar que uma contra-opa a 14 milhões é muitissimo cara (que dizia o Expresso? equivale a 12 euros por acção...??!!)sobretudo com o BES pouco interessado e a Telefónica a namorar a VIVO.
Mas vamos ver. Estou vigilante.
Um abração (como dizem os brasileiros) e parabens pelo seu blog, que consulto com regularidade.
Clinico

Registado: 1/6/2003 0:13

por TRSM » 3/6/2006 12:02

Professor Escreveu:O meu fundamento é simples e recorre a um princípio elementar de estatística e probabilidades: enquanto instrumento estatístico a falta de profundidade (leia-se dimensao da amostra) do mercado de small caps nacionais (e de outros) invalida que a sua análise por essa via mereça grande credibilidade do meu ponto de vista. Agora possivel e, tal como e possivel eu concluir vendo um bebado a andar que um "passeio aleatorio" descreve adequadamente o modo de andar de um ser humano. E a diferenca entre populacao e amostra. Demonstracoes mais teoricas nao se compadecem com o espaco aqui disponivel. Mas e a minha opiniao, vale o que vale... E nao se confunda esta minha opiniao como qualquer tentativa gratuita de denegrir o nosso mercado ou os seus agentes. Entendo apenas que por vezes falta rigor nos debates que aqui se passam. Este deveria ser tambem um palco de aprendizagem e partilha de conhecimentos. E com essa perspectiva que contribuo.

Caro senhor

Gostei do seu comentário de pessoa letrada em harmonia com o seu nick, mas se me permite vou simplificar o conteúdo da minha resposta com "menos parra e mais uva"

1) Quanto mais simples fôr a A.T. mais fácil será a sua interpretação e a obtenção de resultados, que pretendemos que sejam positivos

2) Agora vamos aos resultados práticos da minha análise

No dia 19/05(sexta-feira) a SON fez de minimo 1,22 e máximo 1,28 com o volume de 24.466.948 e no dia 20/05 disse:

Importante que o volume continue forte, pois caso decresca será sinal que deveremos estar apenas perante uma correcção técnica, e no curto prazo deverá visitar novamente os 1,22

Que aconteceu?

Apesar da SON ainda ter feito passado 2 sessões 1,29 os volumes foram sempre inferiores a metade do volume do dia 28 e ela acabou por vir visitar novamente os 1,22 no dia 31/05

E agora o que nos diz a A.T.?

1) Que nas 2 sessões em que a SON fez novamente minimo a 1,22 a soma do volume dessas sessões é inferior ao do dia 19/05, como tal deveremos considerar como um facto positivo para o título.Isto quer dizer que os vendedores nesta zona não têm sido agressivos na tentativa de quebra dos 1,22.

E no que diz respeito aos compradores nesta zona?

2) Neste momento podemos afirmar que tb não tem aparecido compradores que acreditem na subida e a justificação é dada pelos 2 dojis que a SON fez na 2 ultimas sessões, que significam indecisão.

O que podemos "retirar" da A.T. sobre a SON neste momento?

3) Um fecho acima dos 1,26 será o sinal para estarmos atentos a uma saida em alta desta zona, mas o nosso stop/alerta neste momento a 1,29, caso seja tocado ou perfurado em fecho terá que o ser feito c/volume superior ao do dia 19/05 para mostrar força compradora, e se tal acontecer, pode ter a certeza que irá vêr a SON a fazer 1,32 a 1,34 nas sessões seguintes(ou até na mesma sessão em que perfure os 1,29)

4) Caso a SON quebre os 1,22 em fecho é quase garantido que irá vêr a SON no minimo a tocar nos 1,17/1,18 e depois aí terá que fazer-se uma nova análise

5) Faço votos que não aconteça a quebra dos 1,22 em fecho semanal, pois tb quebra a LTALP o que poderá deixar a SON em situação técnica complicada

Como vê caro senhor, aqui fica mais uma análise de fácil interpretação e concisa, que corre o risco de falhar redondamente, pq A.T. NUNCA é 100% fiável e nada como a seguinte frase para justificar:

No mundo dos negócios, o espelho retrovisor está sempre mais limpo do que o pára-brisas./ autor: Warren Buffett

Muitos outros amigos que tb fazem a A.T. poderão ter uma interpretação diferente da minha sobre a SON, que posso não concordar mas sei respeitar pode ter a certeza.

cumprimentos e bfs
Anexos
son.png
son.png (12.58 KiB) Visualizado 1101 vezes

Registado: 5/11/2002 11:30

por DOW » 1/6/2006 21:50

Professor Escreveu:O meu fundamento é simples e recorre a um princípio elementar de estatística e probabilidades: enquanto instrumento estatístico a falta de profundidade (leia-se dimensao da amostra) do mercado de small caps nacionais (e de outros) invalida que a sua análise por essa via mereça grande credibilidade do meu ponto de vista. Agora possivel e, tal como e possivel eu concluir vendo um bebado a andar que um "passeio aleatorio" descreve adequadamente o modo de andar de um ser humano. E a diferenca entre populacao e amostra. Demonstracoes mais teoricas nao se compadecem com o espaco aqui disponivel. Mas e a minha opiniao, vale o que vale... E nao se confunda esta minha opiniao como qualquer tentativa gratuita de denegrir o nosso mercado ou os seus agentes. Entendo apenas que por vezes falta rigor nos debates que aqui se passam. Este deveria ser tambem um palco de aprendizagem e partilha de conhecimentos. E com essa perspectiva que contribuo.

:shock: :oh:

Registado: 29/12/2005 1:10

por Professor » 1/6/2006 21:44

O meu fundamento é simples e recorre a um princípio elementar de estatística e probabilidades: enquanto instrumento estatístico a falta de profundidade (leia-se dimensao da amostra) do mercado de small caps nacionais (e de outros) invalida que a sua análise por essa via mereça grande credibilidade do meu ponto de vista. Agora possivel e, tal como e possivel eu concluir vendo um bebado a andar que um "passeio aleatorio" descreve adequadamente o modo de andar de um ser humano. E a diferenca entre populacao e amostra. Demonstracoes mais teoricas nao se compadecem com o espaco aqui disponivel. Mas e a minha opiniao, vale o que vale... E nao se confunda esta minha opiniao como qualquer tentativa gratuita de denegrir o nosso mercado ou os seus agentes. Entendo apenas que por vezes falta rigor nos debates que aqui se passam. Este deveria ser tambem um palco de aprendizagem e partilha de conhecimentos. E com essa perspectiva que contribuo.

Registado: 25/4/2006 22:45

por TRSM » 27/5/2006 19:14

pedras11 Escreveu:Ilustre TRSM é evidente que é possivel analisar small caps, tal como será possivel fazer sondagens a 2 pessoas :wink: A questão quanto a mim é o nível de fiabilidade.

Faço minhas as tuas palavras Pedrinhas :wink:

abraço e bfs

por pedras11 » 27/5/2006 19:08

Ilustre TRSM é evidente que é possivel analisar small caps, tal como será possivel fazer sondagens a 2 pessoas :wink: A questão quanto a mim é o nível de fiabilidade.
"O desprezo pelo dinheiro é frequente, sobretudo naqueles que não o possuem"

Fonte: "La Philosophie de G. C."
Autor: Courteline , Georges

Site porreiro para jogar (carregar em Arcade) : www.gamespt.net

Registado: 31/10/2004 1:09

por TRSM » 27/5/2006 18:55

Professor Escreveu:Reconhecendo que sou bastante ceptico, e que acredito muito mais na logica da self fulfilling prophecy do que na analise tecnica em si mesma, queria deixar um pequeno comentario relativamente a utilização da analise tecnica no mercado portugues: enquanto analise estatistica nao vos parece que a dimensao e liquidez do mercado nacional deixa algo a desejar relativamente a sua utilização. A Sonae pode nao ser o melhor exemplo para ilustrar o que digo mas quando vejo analises tecnicas de small caps nacionais so tenho vontade de rebolar no chao a rir.

Análise Técnica é possivel em qq activo, mesmo com liquidez reduzida, e quando me demonstrar o contrário, cá estarei para me curvar(salvo seja) reconhecidamente.
Enquanto não me demonstrar, fundamentado, pode ir rebolando no chão á sua vontade.

por Professor » 27/5/2006 18:08

Reconhecendo que sou bastante ceptico, e que acredito muito mais na logica da self fulfilling prophecy do que na analise tecnica em si mesma, queria deixar um pequeno comentario relativamente a utilização da analise tecnica no mercado portugues: enquanto analise estatistica nao vos parece que a dimensao e liquidez do mercado nacional deixa algo a desejar relativamente a sua utilização. A Sonae pode nao ser o melhor exemplo para ilustrar o que digo mas quando vejo analises tecnicas de small caps nacionais so tenho vontade de rebolar no chao a rir.

Registado: 25/4/2006 22:45

sonae

por Clinico » 24/5/2006 21:14

Pois lá está, meu caro Henry, a sonae vai recomprá-las a 1,21-1,22, mesmo em cima do suporte!
(ainda não me convenci que estamos em bear market. Isto só porque toda a gente aqui e lá fora acha que isto foram quedas fortes de mais...)
Abraço
Clinico

Mais uma vez alguem a poxou para baixo pq?

por vithenri » 24/5/2006 17:24

Boas,
No fim da sessão a sonae voltou a ser puxada para baixo.[/img]
Anexos
sonae.png
sonae.png (16.58 KiB) Visualizado 1421 vezes

Registado: 19/5/2006 14:10

por srosa » 24/5/2006 8:43

humm :?: será que vai testar novamente o suporte?

Registado: 19/10/2005 15:48

por pedras11 » 24/5/2006 0:22

Eu compreendo o ponto de vista do Clinico. O fecho da Sonae foi atípico. E...como ele raramente abserva o fecho achou estranho, tudo normal. :)
"O desprezo pelo dinheiro é frequente, sobretudo naqueles que não o possuem"

Fonte: "La Philosophie de G. C."
Autor: Courteline , Georges

Site porreiro para jogar (carregar em Arcade) : www.gamespt.net

Registado: 31/10/2004 1:09

Re: sonae

por Quico » 23/5/2006 23:49

Clinico Escreveu:"O Psi é uma banheira meia cheia que transborda quando uma gorda estrangeira entra e esvazia quando ela sai?"

:lol:

Essa parábola tem piada! E, se reparar, não invalida o que eu disse. No fundo estamos de acordo. Só queria vincar que quando perdemos não adianta deitar as culpas ao àrbitro; por muito que isso nos alivie.

Um abraço.
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

Registado: 12/5/2004 19:52

sonae

por Clinico » 23/5/2006 23:31

Ilustres amigos, ainda bem que o meu comentário, de quem assiste a algo pela primeira vez, gera alguma discussão construtiva. Lembrem-se que não tenho qualquer formação em Finanças excepto a que o Caldeirão me deu e adquiri com alguns anos de bolsa e alguns desastres pelo meio.

Lembro-me muito bem, meu caro Ulisses, desse seu artigo (aliás brilhante como todos os que tenho lido). É claro que ele diz mais respeito aos grandes do que ao meu investimento.

Meu caro Quico: nunca pensei que pudesse haver forças ocultas que fazem subir um título. Pelo que observo, ocorre quando uma empresa compra acções próprias ou o J. Berardo entra na sonae e na sonae.com. Como diziam aqui há muito tempo? "O Psi é uma banheira meia cheia que transborda quando uma gorda estrangeira entra e esvazia quando ela sai?" ou coisa parecida (sempre achei muita piada a esta máxima). Quando o título baixa é quando há toque de debandada como agora ( e ás vezes somos bem surdos), ou o desconsolo de uma expectativa psicológica não alcançada (permitam-me e perdõem-me o primitivismo).
Mas o que eu me referi foram tão somente os últimos 5 minutos da bolsa! essa é que me fez cair da cadeira...

Um abração
Clinico

por Horaclito » 23/5/2006 22:56

Ulisses Pereira Escreveu:Caro Clínico, a Bolsa é uma luta constante entre vendedores e compradores. Se aquilo que refere é manipulação, todos os dias há manipulação em todos os títulos do mundo...

Os mercados funcionam sempre nesta dialéctica.

Um abraço,
Ulisses

Mas em alguns casos a manipulação é escandalosa e também funciona no movimento de subida, como é caso da Altri...ainda alguem vai ter que roer a corda!

Cumps

Registado: 13/2/2006 19:47

por Princepe da bolsa » 23/5/2006 22:53

Genial Quico!! :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:`
É verdade que é um Pai Nosso, mas não deixa de ser uma forma engraçada de ensinar o Pai Nosso!! :lol:
Gostei particularmente desta parte:
"Quado há fortes subidas ninguém se lembra das "forças ocultas" que a fazem subir. Todos vêm cá elogiar a pujança do titulo X, e fazer projecções a apontar para a Lua. :shock: " :lol:

PS.: É por estas e por outros que vendi da outra vez vendi a Mota a 4,90... :roll: :roll: Se não agora ainda andava aqui a dizer que tinham sido os tubarões que me tinham tramado... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: Assim sou o "leopardo" que lhes passou a perna! :wink:
Os stop losses são a melhor forma de não nos afundarmos num mar de esperanças...

Registado: 12/3/2006 16:08

por Quico » 23/5/2006 22:35

Tem piada que estas teorias só aparecem quando há fortes quedas ou um título teima em não quebrar uma resistência! :lol:

Quado há fortes subidas ninguém se lembra das "forças ocultas" que a fazem subir. Todos vêm cá elogiar a pujança do titulo X, e fazer projecções a apontar para a Lua. :shock:

Há que explicar mais uma vez (e desculpem-me se estou a repisar no óbvio) que os preços são a todo o momemto feitos por alguém que compra e alguém que vende. Se um preço não sobe é porque há muita gente (ou alguém com muitas) que acha que o preço está bom para vender. Se um preço cai é porque não aparece ninguém (ou pouca gente) interessado/a em comprar - e só aparecerão compradores se aparecer alguém a oferecer por menos valor.
Tão simples como isto!
Só mais uma coisa: quem quer vender vai fazer tudo para vender o mais caro possível, e quem quer comprar fará tudo para comprar o mais barato possível. Onde digo "fazer tudo" quero dizer mesmo isso: haja poder para fazer mover os preços, e isso será feito!

A beleza disto está em tentar perceber para que lado estas "forças ocultas" estão a fazer força, antes que o movimento se dê!
Certo? :wink:

(Desculpem lá, mais uma vez, se estou para aqui a "ensinar o padre nosso ao vigário". Se assim fôr, mandem-me à fava... ou pior! :oops: )
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

Registado: 12/5/2004 19:52

por Ulisses Pereira » 23/5/2006 22:06

Princepe, não posso acudir a todos os fogos, mas que há uma tendência enorme para as teorias conspirativas não haja dúvida.

Clinico, isso é verdade mas acredite que é mais fácil obter boas rentabilidades com 10 mil euros do que com 10 milhões de euros, conforme escrevi no artigo "O elefante e o leopardo": http://www.caldeiraodebolsa.com/article.php?iId=475

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

sonae

por Clinico » 23/5/2006 19:44

Meu Caro Ulisses, obrigado pela explicação, apenas como referi foi um aspecto a que nunca tinha tido a oportunidade de assistir. Percebi que é o mercado a funcionar...

Meu Caro Princepe de Bolsa: o meu comentário não significa nenhuma teoria da conspiração mas uma enorme surpresa de como pode funcionar o mercado e de quão impotentes são os pequenos investidores! Quando faltavam 30 mil a 1,27 mesmo no fim da sessão, se tivesse dinheiro, tinha-as comprado!!! mas, pasme-se, apareceram logo mais 300 mil! A minha admiração é mais por ter assistido a uma luta desleal (o grande contra o pequeno)em que nós só podemos entrar na luta atrás do grande ou fugir dela a sete pés se temos o grande pela frente...
Um espetáculo! Aprender todos os dias...
Abraço
Clinico

por Princepe da bolsa » 23/5/2006 18:48

Ulisses posso pedir-te um favor? Se tiveres um minito vai dizer isso no tópico da TEIXEIRA DUARTE... :oops: Se calhar não devia estar a pedir isto, mas esse tópico está cheio de teorias da conspiração e forças ocultas... Pode ser que a ti eles te ouçam... :wink:

É que se não, qq dia, o Caldeirão passa a home page do SIS... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

PS.:Quem ouve estas teorias começa a pensar duas vezes entre investir no PSI ou entrar para a máfia russa... :roll: :roll:
Os stop losses são a melhor forma de não nos afundarmos num mar de esperanças...

Registado: 12/3/2006 16:08

por Ulisses Pereira » 23/5/2006 17:32

Caro Clínico, a Bolsa é uma luta constante entre vendedores e compradores. Se aquilo que refere é manipulação, todos os dias há manipulação em todos os títulos do mundo...

Os mercados funcionam sempre nesta dialéctica.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

sonae

por Clinico » 23/5/2006 17:08

Raramente tenho oportunidade de assistir pelo AB7 ao encerramento da bolsa. Eu sei que geralmente os pequenos abrem a bolsa e os institucionais encerram-na.
Mas hoje, tive a clara noção do que é manipular uma acção: a sonae! Põem á venda e depois retiram e quando faltam 80mil para vender a 1,27, de repente aparecem 30mil só sem vendas, e depois de repente mesmo no fim aparecem vendedores e compradores a 1,25, e fecha a 1,25.
Por outro lado a Altri, essa belíssima acção, sobe desmesuradamente fechando nos máximos da sessão com uma subida de 7% (não tenho Altri)

É realmente extraordinário! Tenho a sensação, que apesar de ter readquirido sonae de volta a 1,24, hoje assisti á manipulação da sonae e á especulação na Altri! Aprendi alguma coisa? sim! percebi o Eng. Belmiro! é péssimo investir em algo que não se tem controlo!
Abraço
Clinico

sonae

por Clinico » 22/5/2006 13:53

Acho que está num ponto em que vale a pena comprar a 1,24-1,26 e vender quando se aproximar das resistencias, enquanto não se aproxima a data da decisão da AdC.
Continuo a acreditar depois de ler as noticias que a sonae.com não quer deixar fugir a PT e que cada vez mais será dificil aos capitais de risco entrar com contra OPA (pelo que depreendo do que leio)
Só falta os mercados iniciarem uma recuperação destas quedas continuas há 10 dias seguidos, que parece não haver memória.
Foi por isso que reentrei a 1,24
Abraço
Clinico

por srosa » 22/5/2006 12:10

parece que se quer aguentar, com um bom volume! em relacao ao resto do mercado! o k acham? :?:

Registado: 19/10/2005 15:48

por obalela » 21/5/2006 19:26

Quico Escreveu:No post indicado abaixo podes ter acesso a uma Base de dados do PSI com essa correcção na Sonae! :wink:

http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... ight=sonae

Um abraço.

Quico muito obbrigado!

Quanto ao possível comportamento da SONAE, por um lado o ilustre TRSM sublinhou, e muito bem, que houve uma excelente resposta nos 1,22.
Mas por outro lado, convém não esquecer que em gráfico semanal temos uma clara tendência de queda...

Por isso: prudência. :?
Bons negócios.
Meta de Portugal para 2010: SMN em 500 euros...
Meta de Espanha para 2012: SMN em 1000 euros...

http://www.emorbita.net

Registado: 13/4/2006 0:51

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Ano nimus, As_paus , Burbano, Google [Bot], iniciado1, Kooc, latbal, m-m, MADxMAX, malakas, mjcsreis, Mr.Warrior, O Magriço, OCTAMA, Phil2014, SerCyc, Simplório, smog63, tami, yggy, Zecadiabo e 136 visitantes