Caldeirão da Bolsa

Alguém comenta até onde poderá ir esta queda?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Ethereal » 24/5/2006 16:43

Este pode não ser o melhor sistema, e realmente não o é, é apenas uma forma de evitar grande perdas, eu tenho colocado as ordens 10 a 15cnt abaixo da ultima cotação e nunca tive problemas com a execução.
Years bring wisdom.(歳月は英知をもたらす)

Registado: 21/2/2006 9:35

por Ulisses Pereira » 24/5/2006 16:09

Ethereal, não pode se executada nos termos que te disse. Das duas uma: Ou colocas essa tal ordem muito abaixo do preço actual e ela é executada sempre, mas não cortas muito as perdas, ou coloca-la mais perto dos valores actuais e ela corre o risco de não ser executada, não funcionando como stop.

Em suma, o que referiste está longe se ser um processo eficaz de substituição de colocação de "stops".

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Milestones » 24/5/2006 16:08

Ulisses Pereira Colocada: 24/5/2006 15:03 Assunto:

--------------------------------------------------------------------------------

Ethenol, mas se a ordem estiver abaixo de 1,63 ela não é executada...

Um abraço,
Ulisses

E se estiver acima é executada a valor superior.

"Ethenol" - LOOOL é etanol a mais? Ou é mm o mercado das energias q te anda a dar a volta à cabeça? :p

Registado: 15/3/2006 11:04

por Ethereal » 24/5/2006 16:06

Por acaso até hoje nunca me aconteceu a ordem não ter sido executada. Mas acredito que possa acontecer eu apenas me estou a referir ao meu caso.

por Milestones » 24/5/2006 16:04

Bem para que não restem dúvidas enviei agora um @mail para o bpi. Qdo tiver resposta coloco aqui. De qq forma estou seguro que a minha visão é a correcta.

por Ulisses Pereira » 24/5/2006 16:03

Ethenol, mas se a ordem estiver abaixo de 1,63 ela não é executada...

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Ethereal » 24/5/2006 15:59

Pronto, não vou entrar em discussões…cada um faz como quer e sabe.
O importante é que o sistema funcione para cada um.
Só a titulo de exemplo, entrei na Teixira-Duarte a 1.71 e coloquei uma ordem de venda válida por uma semana a 1.63 e quando o titulo desceu abaixo desse valor a ordem foi executada a 1.63.

por Milestones » 24/5/2006 15:47

Se tu dás uma ordem de venda até dia 26 de Maio a 2,5€ para um título cotado a 2,8€ é óbvio q é logo executada. Estás a ganhar 0,3€ em relação ao teu preço. Isso q dizes não funciona.

por Ethereal » 24/5/2006 15:45

Caros MarcoAntonio e Milestones, eu sei que não é um stop, é apenas uma forma de dar a volta a uma grave falha no sistema do BPI. Ao colocar uma ordem de venda a um valor mais baixo a ordem entra no sistema mas apenas é executada se durante o prazo definido o titulo chegar a esse valor, caso contrario a ordem expira.

por Milestones » 24/5/2006 15:43

No BPI tens a opção de validade. Mas isso é a data limite para a ordem ser executada. Continuo sem perceber o seu sistema. Pode ser mais explicito?

por Ethereal » 24/5/2006 15:38

Acho isso muito estranho….eu tenho utilizado esse sistema já há bastante tempo e nunca tive problemas, o único problema que tive foi o titulo ter sido vendido com 1cnt de diferença relativamente ao preço que eu tinha fixado. Já confirmou a validade da operação, se a ordem é executada a um preço diferente do fixado para o STOP tem de se queixar ao banco pois tal não deveria acontecer.

por Milestones » 24/5/2006 15:38

Marco António concordo ctg. Por isso é q n percebi o sistema do colega.

Já era hora do bpi introduzir a opção de stops na sua plataforma. Quais serão os custos em termos de gestão e desenvolvimento de software para este tipo de ordens?

Estou no BPI até ao fim da promoção das comissões. Dps disso ou melhoraram ou salto fora.

por MarcoAntonio » 24/5/2006 15:35

Eu não conheço a plataforma do BPI logo não estou em condições de dizer se tem stops ou não. Gostaria apenas de referir que ordens com um prazo de validade e ordens stop não são a mesma coisa, não funcionam da mesma forma.

A ordem stop só é activada quando atinge um valor de disparo (trigger) e depois pode ser inserida nessa altura no sistema com preço fixo ou ao melhor.

A ordem com prazo definido é uma ordem que entra imediatamente no sistema (e pode ser logo executada, conforme o valor a que foi introduzida) e que atingido a aquele prazo caduca e fica sem efeito.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por vieira » 24/5/2006 15:31

Ethereal, já tentei fazer isso mas eles executam logo a ordem :?

Registado: 9/12/2005 18:40

por Milestones » 24/5/2006 15:31

Boa tarde,

Eu tb utilizo BPI, tal como o Vieira tive o problema de estar afastado nos dias das quedas mais violentas.

Não percebi qual é o teu método. Podes explicar melhor?

por Ethereal » 24/5/2006 15:23

Caro Vieira, eu também utilizo a plataforma do BPI online e pode sempre colocar os stops dando uma ordem de venda com um prazo pré definido a um valor mais baixo (O valor que considera ser adequado), se o titulo descer a esses valores estará sempre salvaguardado, caso isso não aconteça a ordem acaba por expirar.

Espero ter ajudado.

por vieira » 24/5/2006 15:03

Eu sei, Ulisses. Houve 2 ou 3 factores que me levaram à hecatombe:

1) Os dois primeiros dias de quedas não pude acompanhar os mercados e quando vi, a perda já era significativa.

2) Acreditei e continuo a acreditar nas empresas em que estou investido (e os motivos fundamentais de entrada continuam válidos) e isso levou-me sempre a aguentar, a manter as posições.

3) Inexperiencia como lidar com as quedas (este é o meu 1º ano a sério nos mercados) leva áquele feeling de "Isto agora é que vai subir" ou "É desta que recupera".

Mas está a ser uma experiencia muito produtiva.

por MarcoAntonio » 24/5/2006 14:58

Exacto, tens de estipular nesse caso os teus stops psicológicos.

O grande problema destes stops é a disciplina e o facto de, caso o valor já tenha sido ultrapassado, o investidor tender a adiar a ordem ou simplesmente não a realizar.

Imaginemos que o stop foi colocado a 4.25€ e quando o investidor tem a possibilidade de consultar a plataforma o valor já está nos 4.15€... Aqui o investidor dificilmente vai realizar a ordem agora. Ou a adia (por exemplo para 4.10 ou 4.00€ - correndo o risco de ocorrer de novo o mesmo) ou fica à espera de uma recuperação, de um rebound.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Ulisses Pereira » 24/5/2006 14:53

Vieira, mas o facto da plataforma não ter stop losses não implica que o investidor não possa aplicar os seus próprios stops.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por vieira » 24/5/2006 14:45

Desde final de abril, perdi 20% da minha rentabilidade, às contas de Sonae Industria (-25%), Semapa (-15%), BCP (-20%), SonaeCom (-14%). :?

E a minha plataforma não tem stop losses :cry: (bpionline)

queda da bolsa

por Clinico » 24/5/2006 13:55

Bons dias caros amigos. Realmente partilho um pouco a opinião do Pedras11 e penso que o mercado tambem começa a acreditar no sucesso da OPA. O que tambem parece evidente é que a AdC vai impor muitas modificações e naturalmente a sonae vai ter que lidar com a golden share na PT. Assim
1) continuo a pensar que esta turbulencia é passageira, caso contrário não teria recomprado as sonaes todas e mais algumas a 1,24.(vendi-as antes a 1,30 e 1,27 graças aos alertas do DOW do Valves, do Pedras e do JCV e ao blog do Tito)
2) A novela da investigação profunda vai-se prolongar por sucessivos pedidos da PT de adiamento para poder esponder ás questões da AdC
3)apesar de tudo, é com alguma satisfação que vejo a sonae aguentar-se nos 1,24 com grandes compras. Alguem se está a preparar para melhores dias.
4) só de rodapé, levei uma daquelas tacadas nos fundos emergentes...como não desejo a ninguem! espero que recuperem um pouco. Até os analistas da Bloomberg acham que foi demais...
Abraço
Clinico

Registado: 1/6/2003 0:13

Re: er

por DOW » 24/5/2006 13:37

pedras11 Escreveu:
luis lobs Escreveu:Curioso que a pt tambem cai, estaremos na situaçao da snc ddesistir da OPA?

A mesma coisa que disse em relação ao BCP. Cai porque subiu muito. O Belmiro quer mesmo a PT e como o Ulisses bem disse quanto mais os mercados caem, mais hipóteses há de esta Opa se concretizar.

De querer até o deixarem ainda vai um grande passo...

Registado: 29/12/2005 1:10

por pedras11 » 24/5/2006 13:30

luis lobs Escreveu:Curioso que a pt tambem cai, estaremos na situaçao da snc ddesistir da OPA?

A mesma coisa que disse em relação ao BCP. Cai porque subiu muito. O Belmiro quer mesmo a PT e como o Ulisses bem disse quanto mais os mercados caem, mais hipóteses há de esta Opa se concretizar.
"O desprezo pelo dinheiro é frequente, sobretudo naqueles que não o possuem"

Fonte: "La Philosophie de G. C."
Autor: Courteline , Georges

Site porreiro para jogar (carregar em Arcade) : www.gamespt.net

Registado: 31/10/2004 1:09

por DOW » 24/5/2006 13:30

Não diria tanto desistir, mas existe a muito alta possibilidade de AdC a chumbar...

Registado: 29/12/2005 1:10

por JAOR » 24/5/2006 13:21

Dark Escreveu:Desculpem-me a intrusão no tópico, mas parece-me evidente que :

Não há quedas exageradas

Ninguém tem a bola de cristal que permita adivinhar o que os mercados vão fazer.

Há mecanismos (vejam o post do DOW 8-) )para proteger os ganhos passados e limitar as perdas futuras.

Os mercados reagem a múltiplos factores e muitos não são racionais e são limitados no tempo.

Perguntar qual é a duração temporal da influência desses factores é uma pergunta descabida. Podemos analisar padrões e indicadores mas certezas ... só Deus e mesmo esse se conhecesse o mercado de capitais teria certamente muito cuidado !! :twisted:

Sigam o mercado e não esqueçam que ele é cíclico e que a psicologia deve ter-se em conta !

Abraço

Quem achas que inventou o stop loss ?? :roll: :roll:

Desculpa a brincadeirinha...não resisti :wink:

Quanto ao resto....simplesmente ao teu melhor :wink:

Forte abraço e

Cmpts
grão a grão enche a galinha o papo

----------------------------------

Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim...

Registado: 23/11/2002 1:43

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: @Mensageiro, Burbano, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Goya777, iniciado1, Kiko_463, Kooc, luislobs, m-m, malakas, mjcsreis, O Magriço, Phil2014, SerCyc, Simplório, Zecadiabo e 178 visitantes