Caldeirão da Bolsa

vale a pena ler...juventude..de ontem e de hoje .....

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Agoudal » 24/4/2006 0:44

Lembro-me de dizerem mal da minha geração quando tinha 15-20 anos...

E também sou da geração do Markl: do Tom Sawyer, do Verão Azul, do D'Artacão, do Connan, do Sport Billi, da Abelha Maia e do Topo Giggio, ....ah... Monty Python's...

Deve ser normal.
Ainda estou com dúvidas. Mesmo assim corro o risco.

Registado: 15/2/2006 23:08

por StockGalaxy » 23/4/2006 1:07

Vejam lá que quando consegui ter $$$ para comprar um Sinclair Spectrum já iam na versão +2 e +3.

Lembro-me de andar a trabalhar nas férias do verão durante 2 anos a ganhar 18 contos por mês para poder comprar um Spectrum +2.

Foi uma guera porque o meu pai era contra os computadores e mesmo na altura tentou evitar que gastasse o $$$ no mesmo. Foi a 1ª vez que me virei para ele e lhe fiz frente a desatar aos berros... (naquela altura com 14~15 anos foi preciso tomates...)

Hoje ganho a vida graças aos PC's, tanto profissionalmente como nos mercados.
----------------------------------
nada na manga, tudo na mão.

Registado: 11/2/2006 21:08

por zelareka » 22/4/2006 23:15

mau e qd se substitui o tom sawyer pelo canal 18 ou pelo mau gosto da sic radical, jogos de computador nao sao o problema.

Registado: 3/1/2004 16:34

por JB05FLOP » 22/4/2006 21:16

Eheheh boas memórias...

O que eu passei, por ter comprado um atari 1040st em vez do amiga.
A malta toda tinha amiga, e eu teimava que o atari era muito melhor (e era melhor máquina). Comprava um monte de revistas de jogos, a generation a st action e outras, ia ao softclube comprar as cópias dos últimos jogos, mas a versão amiga era sempre melhor...
Isto deu-me sempre a sensação de ter apostado no cavalo errado. Pode parecer sem importância, mas para um puto de 12 ou 13 anos, isto era sério. Felizmente não me deu para o suicidio, para as drogas, ou para me tornar gay, ou benfiquista, deu-me para juntar todas as poupanças e mais tarde comprar o tal amiga, altura em que já havia menos software para o atari.
Kickoff, sensible e acima de todos o pouco conhecido goal, que saudades...
Quando se navega sem destino, nenhum vento é favorável

Registado: 12/3/2005 13:06

por mealheiro » 22/4/2006 19:05

Muito sinceramente, esse conjunto de argumentos arranjados para justificarem uma juventude perdidinha de todo não me convence... o que me comove( mas eu sou um extraterrestre)é ouvir continuamente os jovens a dizer que nada percebem de política__ e nem querem saber! __ mas votam sempre nos PS com ou sem D e, para serem mais soft, no breloques.
Tenho filhos jovens, passam pelas suas traquinices, já se embebedaram, já fumaram um charro, conhecem essa nojice das televisões mas confio plenamente neles.Felizmente não votam nos PS's nem nos berloques e fico derretido de felicidade quando falo com os seus professores ( a tal classe dos privilegiados a que pertenço ).Os jovens de hoje nunca podem ser como os jovens de ontem.A sabedoria está no facto de eu assumir que me dá gozo não querer ser como eles, assim como aceitar que eles não devem querer ser como eu.E, apesar de tudo, quando conto estórias da minha juventude aos meus putos, dá para concluir que fui um herói na minha rebeldia assim como eles irão ser heróis rebeldes para com os seus filhos. É simples...
parábula dos talentos.

Registado: 20/11/2005 19:17

por AC » 22/4/2006 13:03

Presa35 Escreveu: A seguir, fiz +- o mesmo percurso. Ainda tenho um Amstrad com disco de 10 Mb e drive de 5,5".Outros tempos

Olá,
Amstrad mais uma excelente máquina da nossa era, quem não se lembra também do Atari..........
Presa, ainda tenho o meu Commodore Amiga a funcionar e em excelente estado e digo-te uma coisa, custou aos meus Pais 120 contos, mas hoje é uma reliquia para mim, já faz parte da minha vitrine de colecção, e não o vendo por dinheiro nenhum..........o seu estado é EXCELENTE com os jogos a funcionar na perfeição, aliás o Shadow of the Beast continua-me a fascinar....

Um abraço,

AC :wink:
Mais vale um pássaro na mão que dois a voar

www.ac-investor.blogspot.com - Now with trade Alerts for US stocks

Registado: 12/7/2004 10:54

por Presa36 » 22/4/2006 11:44

Texto muito oportuno.
Já tenho comentado com amigos esta questão das novas gerações.

Já agora, a minha evolução em informática começa por um Sinclair 1000, vendido pela Landry consultores, agora Solbi, Engº Maia Nogueira - passe a publicidade. Depois arranjei uma extensão de memória para (penso que 1KByte). A seguir, fiz +- o mesmo percurso. Ainda tenho um Amstrad com disco de 10 Mb e drive de 5,5".

Outros tempos

Um abraço
Presa35

Registado: 5/11/2002 0:25

por DOW » 22/4/2006 3:43

:wink:

Registado: 29/12/2005 1:10

vale a pena ler...juventude..de ontem e de hoje .....

por AC » 22/4/2006 2:02

Pessoal, ontem recebi este email que me deu um enorme gozo lê-lo em virtude de muito do que aqui está descrito eu passei, e como tenho uma noção que a maior parte do pessoal que por aqui passa é da minha geração , decidi que seria engraçado dar a ler a todos aqueles que possam vir a sentir o que eu senti quando li.

A Juventude, segundo Nuno Markl - Este relato vale a pena ser lido!!!

Em conversa com o irmão mais novo de um amigo, cheguei a uma
triste conclusão:

A juventude de hoje, na faixa que vai até aos 20 anos, está
perdida.
E está perdida porque não conhece os grandes valores que orientaram os
que hoje rondam os trinta.

O grande choque, entre outros nessa conversa, foi quando lhe
falei no Tom Sawyer. "Quem?", perguntou ele. Quem?! Ele não sabe quem é o Tom Sawyer!

Meu Deus... Como é que ele consegue viver com ele mesmo? A
própria música:

"Tu que andas sempre descalço, Tom Sawyer, junto ao rio a
passear,
Tom Sawyer, mil amigos deixarás, aqui e além..." era para ele como
o hino senegalês cantado em mandarim.

Claro que depois dessa surpresa, ocorreu-me que provavelmente
eleão conhece outros ícones da juventude de outrora.

O D'Artacão, esse herói canídeo, que estava apaixonado por uma
caniche; Sebastien et le Soleil, combatendo os terríveis Olmecs;
Galáctica, que acalentava os sonhos dos jovens, com as suas naves
triangulares; o Automan, com o seu Lamborghini que dava curvas a noventa graus; o mítico Homem da Atlântida, com o Patrick Duffy e as suas membranas no meio dos dedos; a Super-Mulher, heroína que nos prendia à televisão só para a ver mudar de roupa (era às voltas, lembram-se?); o Barco do Amor, que apesar de agora reposto na Sic Radical, não é a mesma coisa. Naquela altura era actual .

E para acabar a lista, a mais clássica de todas as séries, e
que marcou mais gente numa só geração: o Verão Azul. Ora bem, quem não
conhece o Verão Azul merece morrer. Quem não chorou com a morte do velho Shanquete, não merece o ar que respira. Quem, meu Deus, não sabe
assobiar a música do genérico, não anda cá a fazer nada.

Depois há toda uma série de situações pelas quais estes jovens
não passaram, o que os torna fracos: ele nunca subiu a uma árvore!
E pior, nunca caiu de uma. É um mole. Ele não viveu a sua infância a
sonhar que um dia ia ser duplo de cinema. Ele não se transformava num
super-herói quando brincava com os amigos. Ele não fazia guerras de cartuchos, com os canudos que roubávamos nas obras e que depois personalizávamos. Aliás, para ele é inconcebível que se vá a uma obra. Ele nunca roubou chocolates o Pingo-Doce. O Bate-pé para ele é marcar o ritmo de uma canção.

Confesso, senti-me velho...

Esta juventude de hoje está a crescer à frente de um
computador.

Tudo bem,por mim estão na boa, mas é que se houver uma situação de
perigo real, em que tenham de fugir de algum sítio ou de alguma catástrofe, eles vão ficar à toa, à procura do comando da Playstation e a gritar pela Lara Croft.

Óbvio, nunca caíram quando eram mais novos. Nunca fizeram
feridas, nunca andaram a fazer corridas de bicicleta uns contra os outros.

Hoje, se um miúdo cai, está pelo menos dois dias no hospital,
a levar pontos e a fazer exames a possíveis infecções, e depois está dois meses em casa a fazer tratamento a uma doença que lhe descobriram por ter caído.

Doenças com nomes tipo "Moleculum infanticus", que não
existiam antigamente. No meu tempo, se um gajo dava um malho (muitas vezes chamado de "terno") nem via se havia sangue, e se houvesse, não era nada que um bocado de terra espalhada por cima não estancasse.
Eu hoje já nem vejo as mães virem à rua buscar os putos pelas
orelhas, porque eles estavam a jogar à bola com os ténis novos. Um gajo na altura aprendia a viver com o perigo. Havia uma hipótese real de se entrar na droga, de se engravidar uma miúda com 14 anos, de apanharmos tétano num prego enferrujado, de se ser raptado quando se apanhava boleia para ir para a praia. E sabíamos viver com isso.

Não estamos cá? Não somos até a geração que possivelmente
atinge objectivos maiores com menos idade? E ainda nos chamavam geração "rasca"... Nós éramos mais a geração "à rasca", isso sim. Sempre à rasca de dinheiro, sempre à rasca para passar de ano, sempre à rasca para entrar na universidade, sempre à rasca a ver se a namorada estava grávida, sempre à rasca para tirar a carta, para o pai emprestar o carro.

Agora não falta nada aos putos. Eu, para ter um mísero
Spectrum 48K tive que pedir à família toda para se juntar e para servir de prenda de anos e Natal, tudo junto. Hoje, ele é Playstation, PC, telemóvel, portátil, Gameboy, tudo.

Claro, pede-se a um chavalo de 14 anos para dar uma volta de
bicicleta e ele pergunta onde é que se mete a moeda, ou quantos bytes de RAM tem aquela versão da bicicleta. Com tanta protecção que se quis dar à juventude de hoje, só se conseguiu que 8 em cada dez putos sejam
cromos. Antes, só havia um cromo por turma. Era o totó de óculos, que
levava porrada de todos, que não podia jogar à bola e que não tinha
namoradas. É certo que depois veio a ser líder de algum partido, ou
gerente de alguma empresa de computadores, mas não curtiu nada.

Hoje, se um puto é normal, ou seja, não tem óculos, nem
aparelho nos dentes, as miúdas andam atrás dele, anda de bicicleta e fica na rua até às dez da noite, os outros são proibidos de se dar com ele...

Gostaria só de chamar atênçaõ para a minha evolução informática em termos de computadores : Spectrum , SpectrumZX+ , Commodore 64 , Commodore AMIGA, aliás eu até fui um dos 5 primeiros portuenses a ter um Amiga, e na altura custou aos meus Pais 120 contos, uma pipa de massa para aquela altura , prá aí á uns 15 anos. Bem ainda fui mais sutudo que o tipo que descreve o texto.

Um abraço pessoal e divirtam-se......

AC

:lol:
Mais vale um pássaro na mão que dois a voar

www.ac-investor.blogspot.com - Now with trade Alerts for US stocks

Registado: 12/7/2004 10:54

Quem está ligado: