Caldeirão da Bolsa

Quanto custa um distrate de uma dívida a um banco.

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

comentário.....

por jotabil » 12/4/2006 0:17

Já agora o link do BCP sobre este assunto.

http://www.millenniumbcp.pt/site/conteu ... loopback=1
Se naufragares no meio do mar,toma desde logo, duas resoluções:- Uma primeira é manteres-te à tona; - Uma segunda é nadar para terra;
Sun Tzu
 
Mensagens: 1509
Registado: 7/11/2002 0:00
Localização: vila nova de gaia

comentário

por jotabil » 12/4/2006 0:03

Caros


Muito obrigado pela cuidadosa informação que me deram.
Eu próprio fui ver na net a verdadeira compreensão da expressão distrate... e pude constatar o seu real significado....que compreende varias acções além da simples quitação....como seja a preparação do distrate e averbamento da extinção da hipoteca no registo do prédio em questão... tratavam-se de obras numa casa.
De resto essa verba está prevista no tramites do credito à habitação do banco do BCP....
" Emissão de títulos de distrate
- no vencimento contratado do financiamento
- fora do Vencimento Contratado do Financiamento
- para Transferência
- deslocação para entrega de títulos de distrate
Eur 90
Eur 300
Eur 300
Eur 120"
O que sucede é de facto um abuso, porque o normal seriam 90 euros pelo papel .....mas eles querem-me cobrar 300 euros alegando que eu requeri fora do prazo....e não é verdade porque o fiz no devido tempo....simplesmente o funcionário que devia tratar do assunto passou à reforma....e não cuidou.....e ainda bem que guardei o papel do requerimento feito na data precisa.
Se não atenderem ao papel que guardo....subirei à administração do Banco a expôr o assunto....e em caso de não atendimento...recorrerei ao Banco de Portugal com a respectiva legislação enquadrante.
De qualquer modo...muito obrigado pela vossa atenção
cumps
Se naufragares no meio do mar,toma desde logo, duas resoluções:- Uma primeira é manteres-te à tona; - Uma segunda é nadar para terra;
Sun Tzu
 
Mensagens: 1509
Registado: 7/11/2002 0:00
Localização: vila nova de gaia

Seria outra situação...

por TheMayan » 11/4/2006 23:51

O Distrate penso que seria para a seguinte situação:

Imagina que tinhas feito o contrato e acordasses pagar em 2 anos.
Depois querias cumprir na totalidade ao final de um ano.

Se não estivesse isso ressalvado no contrato inicial, essa possibilidade, e tendo em conta que teria efeitos nomeadamente a redução dos juros, penso que nesse caso é que terias de fazer um distrate.

Ja não quando cumpres pontualmente o que o contrato determinava.
Cumprimentos,
TheMayan

"A Verdade é Brevissima o resto é explicação".

"Qualquer comentário que faça nunca poderá ser visto como uma recomendação para alienar ou adquirir um determinado título. Deverá ser visto como uma mera opinião pessoal."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 108
Registado: 28/11/2005 1:09

De facto!

por TheMayan » 11/4/2006 23:46

Depende para que efeitos queres esse papel e se eventualmente a entidade que vai receber pode ou não aceitar.

O Distrate, se bem me recordo, é a revogação por acordo, entre as partes, de um contrato anterior.
Seria em sí um contrato sobre um contrato antigo.

Pelo que, pelo que referiste cumpriste liminarmente, pelo que a meu ver eles não te podem fazer pagar o correspondente a um distrate.


Se tu cumpriste devem dar-te um recibo (quitação) do cumprimento. E isso em principio é gratuito. (Seria preciso ver o contrato inicial para ter a certeza que não lá estava uma clausula desse tipo, mas penso que em ultima análise, a estar, seria ilegal...).

O art.º 787 do Código Civil

Direito à quitação.

1- Quem cumpre a obrigação tem o direito de exigir quitação daquele a quem a prestação é feita, devendo a quitação constar de documento autêntico ou autenticado ou ser provida de reconhecimento notarial, se aquele que cumpriu tiver nisso interesse legitimo.
2- O autor do cumprimento pode recusar a prestação enquanto a quitação não for dada, assim como pode exigir a quitação depois do cumprimento.


Portanto o fazeres um papel, (Declaração/Recibo) onde seja referido que o contrato yyyy, valor z, datas.... foi cumprido na totalidade, desde que com a tua assinatura a do responsável do banco (e carimbo) serviria de quitação.

E levarias a folha, se eles alegassem custos administrativos por redigirem a declaração.

O certo é que é um direito teu e um dever deles. Pelo que não se podem recusar, nem cobrar por isso como se estejam a celebrar outro contrato...

(A menos que não tenhas dito tudo, e portanto haja mais algumas especificidades... penso que seria assim.)
Cumprimentos,
TheMayan

"A Verdade é Brevissima o resto é explicação".

"Qualquer comentário que faça nunca poderá ser visto como uma recomendação para alienar ou adquirir um determinado título. Deverá ser visto como uma mera opinião pessoal."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 108
Registado: 28/11/2005 1:09

por Guerreiro da Luz » 11/4/2006 23:38

Olá Jotabil!

Temos em todos os bancos que operam em Portugal muitas situações parecidas com essas.

Até para uma simples cheque visado temos entre os 100 e os 500 euros de comissão!

Os bancos são pouco transparentes, roubam sistemáticamente os clientes com comissões,data valor, etc. e o estado sabe e nada faz!

Resumindo, vai ser muito dificíl fugires a esse pagamento.

Abraço
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 211
Registado: 3/2/2006 20:15
Localização: Porto

por ptmasters » 11/4/2006 23:15

Bom, sem perceber muito do assunto, à primeira vista parece-me um roubo.

Um extracto a confirmar o saldo em dívida na altura da liquidação da última prestação, não serve?

1 ab
O que é um cínico? É aquele que sabe o preço de tudo, mas que não sabe o valor de nada.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1839
Registado: 31/1/2005 4:04
Localização: Lisboa

comentário

por jotabil » 11/4/2006 23:13

Não é assim tão simples....é que preciso desse distrate para fazer outras diligências .....como sejam a execução de partilhas...para as quais preciso de um documento de distrate.
Penso que será melhor expor a questão à administração do Banco....é que sessenta contos por um papel é um abuso...
Seja como for obrigado pela atenção.

cumps
Se naufragares no meio do mar,toma desde logo, duas resoluções:- Uma primeira é manteres-te à tona; - Uma segunda é nadar para terra;
Sun Tzu
 
Mensagens: 1509
Registado: 7/11/2002 0:00
Localização: vila nova de gaia

è gratuito.

por Bacalhau » 11/4/2006 22:36

Faz tu o papel e vai la para eles o confirmarem.
Poe-lhe duas assinaturas e um carimbo e fica o assunto arrumado.

xau
 
Mensagens: 71
Registado: 8/2/2006 14:33

Quanto custa um distrate de uma dívida a um banco.

por jotabil » 11/4/2006 22:32

Caros

Ponho este facto à consideração de quem sabe o valor médio que pode ser pedido por um banco para passar um papel em que certifica que uma determinada dívida foi paga dentro do prazo estabelecido no contrato celebrado.
Há uns anos celebrei um contrato de uma dívida de 2000 contos (dez mil euros actuais) com um determinado banco que entretanto foi comprado pelo actual BCP.
Amortizei essa dívida conforme o estabelecido no contrato.
Preciso agora de um distrate ( ou seja, Um papel que que certifique que o contrato foi cumprido e que a dívida foi saldada).
Pois para obter esse papel, querem cobrar-me 300 euros.
Entendo que tal quantia é um abuso e um oportunismo.
Na dúvida, porém, sou a perguntar a algum foreiro que tenha passado por uma experiência destas, sobre se este procedimento do banco se aproxima do que é normal para estes casos, ou se entende que é uma quantia exagerada para este efeito.
Obrigado, desde já
cumps
Se naufragares no meio do mar,toma desde logo, duas resoluções:- Uma primeira é manteres-te à tona; - Uma segunda é nadar para terra;
Sun Tzu
 
Mensagens: 1509
Registado: 7/11/2002 0:00
Localização: vila nova de gaia


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AAA_, Burbano, Carrancho_, Google [Bot], Google Adsense [Bot], iniciado1, Investbem, Lisboa_Casino, m-m, malakas, mjcsreis, MR32, nunorpsilva, O Magriço, OCTAMA, SerCyc, Simplório, VALHALLA, Zecadiabo e 302 visitantes