Caldeirão da Bolsa

Mais uma fantástica dica do Cárpatos!!!

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por R_Martins » 12/4/2006 20:31

Este testo foi escrito a 09/04/06, pelo Cárpatos, ou seja o último antes das férias, de Abril.
Ler com atenção...

«Cuando comencé a dar mis primeros pasos en el mundo de la especulación -hace 20 años-, el panorama era desolador en cualquier zona geográfica que no fuera el mundo anglosajón. Muy pocos nos tomábamos la cuestión en serio y además nos miraban como a bichos raros. Cuando mis conocidos me preguntaban a qué me bichos raros. Cuando mis conocidos me preguntaban a qué me dedicaba, inventaba todo tipo de profesiones antes que decir la verdad. Eran momentos muy duros, en los que tener un simple programa de análisis gráfico en tiempo real costaba en España, por ejemplo, 200.000 pesetas al mes de las de los años ochenta. La única referencia de la que disponíamos -en la que además nos teníamos que volcar para poder sentir algo de ánimo en el espíritu- eran los ejemplos de los grandes maestros del trading de EE. UU. Allí sí que todo era diferente, la especulación en los mercados financieros resultaba -como ocurre actualmente- algo normal, y los profesionales dignos de escuchar porque habían alcanzado el éxito eran y son muchos. En los momentos difíciles, me leía una y otra vez biografías y citas en inglés de estos maestros, por la sencilla razón de que veía que ellos también habían pasado por las mismas miserias y momentos duros y, sin embargo, consiguieron el éxito, así que debía escuchar sus consejos»

Ou seja: Fora do mundo anglosajón, já á 20 anos, atenção não são 20 seculos, mas 20 anos, o cárpatos era um «bichos raros». Eis pois a diferença...

«Cuando mis conocidos me preguntaban a qué me bichos raros. Cuando mis conocidos me preguntaban a qué me dedicaba, inventaba todo tipo de profesiones antes que decir la verdad»
Que medo que o Cárpatos produzia, já então, pois era raro, aliás não o deixou de ser até hoje...saiba-se lá porquê.

«En los momentos difíciles, me leía una y otra vez biografías y citas en inglés de estos maestros, por la sencilla razón de que veía que ellos también habían pasado por las mismas miserias y momentos duros y, sin embargo, consiguieron el éxito, así que debía escuchar sus consejos»

Resumindo na leitura anterior e defenida pelo senhor Cárpatos, entenda-se, «consiguieron el éxito, así que debía escuchar sus consejos»
Pois eu tambem, mas não só, eu duvido das pechinchas do señor cárpatos.
R. Martins
Quem não conhece o «CALDEIRÃO» não conhece este mundo

Registado: 5/11/2002 9:23

Tá bem... mais um valor pró Cem...! :-))

por Esbanjador » 11/4/2006 16:34

leprechaun Escreveu:Fantástico... meu! :lol:

Ah! E vamos lá ver se o Esbanjador agora te aumenta a nota... hummm... aí para 18... ;)
esta informação preciosíssima vem mesmo a calhar...

...haja é bago p'ra apostar...

Tá bem... mais um valor pró Cem... o seu post apresenta-se bem... há que "Tomar... Tomar... Tomar... Tomar... Tomar... tomar..." 6 vezes posições... haja é bago p'ra apostar... vamos então aumentar apenas para 17, que, como em tudo, há que poupar :mrgreen: :mrgreen:!!
«Se não sabe por que é que pergunta?»

Registado: 19/11/2004 3:12

por R_Martins » 11/4/2006 14:16

Caro leprechaun
Não seria eu claro a negar-lhe esse direito, o de gostar de ler o Carpatos, já agora era o que mais faltava...
Lembra-se das minhas conversas com o cmafonso, conversas muito antigas?...Era exactamente quando o mercado subia e o carpatos dizia que descia. Coitado do carpatos, todos os dias anunciava o fim do mundo.
Aliás, intitulava-se o salvador dos pequeninos no confronto dos grandes, compradores de acções naturalmente.
Um dia escrevi-lhe a perguntar se era de opinião que os pequenos accionistas desconheciam a existência da telefónica e dos 70/80 milhões de papeis de negociação diária da mesma, resposta que o senhor carpatos não deu.
As anedotas que conta, claro, são sempre interessantes.
Boa leitura...
R. Martins

Catastrofista... o Cárpatos?!?!? :o)

por leprechaun » 10/4/2006 23:35

R. Martins Escreveu:O mundo já acabou há décadas para este Carpatos... A maior asneira que conheço em análises de bolsa. Uma provocação à inteligência dos humanos.

Homessa, ó Martins!

Mas que ferocidade leonina!!! :shock:

Olha que eu não conheço previsões do Cárpatos... nem catatrosfistas nem outras! Aliás, a esse nível, vejo apenas o Claudia Trend Index, que pode ir de -6 a +6 e dá uma indicação da direcção actual do mercado. Como tem estado quase sempre positivo desde há muitos meses, não é daí que provêm as catástrofes...

De resto, nos seus frequentes comentários durante as horas de funcionamento do mercado, Cárpatos dá várias informações que reputo de bastante úteis e faz uma análise sucinta dos principais futuros europeus e ainda do mercado obrigacionista, principalmente.

Cá por mim, só posso dizer que gosto muito de o ler e então agora que ele se pôs a debitar todas estas curiosidades das "pautas estacionais"... nem de lá saio, é demais! :lol:

Sou como o barco no cais...

Rui leprechaun

(...amarradinho... não vais! :))

PS: E sim, ele de vez em quando tira uns dias de férias, é natural! 8-)
O segredo do meu sucesso: apostar tudo SÓ nos trades com alta probabilidade de êxito!!!

Registado: 24/11/2002 14:36

por R_Martins » 10/4/2006 22:33

Quanto eu sou influente...
Como sempre mandei-lhe umas bocas e o homem ficou a reflectir...
R. Martins

«La sección de Cárpatos no se actualizará hasta el próximo martes 11 de abril. Pueden seguir la actualidad en tiempo real en la sección de pulso de mercado. Disculpen las molestias.»

por R_Martins » 9/4/2006 22:56

leprechaun diz:
«Se ele também realizasse aqui cursos práticos de trading, como faz em Espanha, adoraria assistir a um deles... espero que sejam baratinhos!»

Baratinhos?...A mim terá que me pagar para eu assistir á quantidade de asneiras e previsões de catastrofes que tem feito nos últimos anos. Repito: últimos anos!!!
O mundo já acabou á décadas para este Carpatos...A maior asneira que conheço em análises de bolsa. Uma provocação á inteligência dos humanos.
R. Martins

Sistema automático=ilusão. A realidade gera a sua entropia!

por Esbanjador » 9/4/2006 18:33

leprechaun Escreveu:Olá, Esbanjador!

Ná... não serves p'ra professor! :lol:

Quer dizer... pelo menos a dar notas! Eu creio que compreendo o teu ponto de vista, mas falamos, de facto, de níveis distintos de excelência no trading e, por consequência, da capacidade dos diversos traders os assimilarem.

Viva, leprechaun generoso!
Constato que tb. tu me requeres um aumento da classificação do homem :lol:. Mas já não a subo mais...

Penso que não estarás a compreender o meu ponto de vista.
Atribuí uma classificação não a visar medir conhecimentos técnicos, níveis ou estilos de trading, entre pessoas. Também não visou a capacidade de “trocar por miúdos” complexas teorias. Pessoalmente, não defendo que “a cultura (ou o conhecimento) desça ao povo mas antes que o povo se eleve à cultura”, sendo certo, no entanto, que se deve ajudar o povo a elevar-se à cultura.
A classificação teve a ver apenas com as respectivas "generosidades" na transmissão de conhecimentos (mas dizem que o homem tb. tem sido generoso...).
E não só...
Confesso que agi mais na pele de "caçador" do que na de "professor". Quer dizer, o objectivo era muito simplesmente o de "levantar lebres". Ver que "lebres", quantas "lebres", e com que grau de indignação, "saltavam" das luras por via da tal classificação (a funcionar como ”furão”). E, depois, analisar tecnicamente esses dados :mrgreen:
Peço, desde já, desculpa às excelentíssimas "lebres" que "saltaram" por ter feito aplicação de “etologia”, afinal a seres humanos :oops: .
Foi apenas uma espécie de brincadeira/jogo... para medir “popularidades” e “audiências”... :wink:

Acerca dos sistemas mecânicos... que nem me seduzem porque mal sei o que são!... apenas posso dizer que constituem, e já desde há algum tempo, mais de metade do volume negociado nas bolsas americanas. Há um link algures no Cárpatos sobre isto, mas não o consigo encontrar.

Sem me debruçar sobre as vantagens ou defeitos de tais sistemas, já que na prática nada sei sobre eles, parece-me apenas que se trata da evolução natural de um trader que começa, muitas vezes, a negociar sem método definido, elabora depois algumas regras de negociação pelas quais se guia, passa então para um sistema discricionário até que, por fim, adopta um método mecânico de negociação onde incorpora tudo o que aprendeu ao longo dos anos. Eu como ainda só estou na 2ª fase pouco me interesso ou percebo, até, desses sinais automáticos de negociação.

Leprechaun amigo, quanto à evolução natural do trader, divergimos.
O que penso é que, ao chegarem à última fase de evolução, alguns traders optam por seguir um sistema automático/rígido e outros por seguir o seu sistema (ou seja, conjunto de regras que servem para aplicar um método de trading) de trading mas não automático, reservando sempre para si um momento final discricionário.

E avanço já que os sistemas completamente automáticos não funcionam a prazo porque o mercado não é uma espécie de entidade mecânica ou electrónica que seja regida por leis físicas intangíveis. É composto por uma multidão imensa de pessoas que agem em função de leis imperfeitas que relevam da psicologia das multidões.
Conhecimentos de ciências físicas e de matemática podem ajudar, e muito, mas as decisões de trading têm sempre de ser integradas por uma componente psicológica (... daí que o sistema de Cem, se bem percebi, tenha posto a sua pretendida inovação precisamente em reduzir a fórmulas matemáticas a referida componente psicológica, programando/criando indicadores dessa componente. Lá aparecem, nos seus relatórios diários, as percentagens de optimismo e de pessimismo e o nível central do canal a separá-los).

Um sistema de trading é um plano de acção dedicado ao mercado, mas não existe um plano que possa sempre prever tudo. Portanto, uma certa dose de julgamento pessoal é sempre necessária, mesmo quando se trate de seguir os melhores planos e mais bem elaborados.

Um trader discricionário recolhe a informação possível do mercado e analisa-a sob o prisma de um certo número de ferramentas técnicas que possui. Muda de ferramenta conforme o mercado e a época que analisa. A sua árvore decisória é dotada de vários ramos e ele segue uns ou outros conforme as condições e evolução do mercado (... incorpora, p.ex., as “pautas estacionais” do Cárpatos :idea: . Incorporá-las num sistema automático até será possível... mas se vamos por aí o sistema torna-se progressivamente pesadíssimo e ultracomplexo, sendo que nunca tudo poderá prever).
Todos estes ramos estão ligados a um sólido tronco que sustenta a árvore, tronco que é composto de uma série de regras invioláveis de controlo do risco.

Um trader de sistema automático desenvolve uma série de regras mecânicas para abrir posições e sair delas. Faz-lhes o “back-teste” e põe-se em “piloto automático”.
É aqui que amadores e profissionais tomam direcções opostas.

Um amador, petrificado em face dos mercados, sente-se confortado em ter o sistema automático a assumir o controlo, quer seja um sistema pessoal ou comprado, o que lhe retirará todas as preocupações. Mas o ambiente geral dos mercados muda permanentemente e, mais dia menos dia, todo o sistema se autodestruirá, em função da entropia que é inerente a todo o sistema automático. É por esta razão que, a prazo, todo o amador dotado de um sistema destes se arruinará.

Já um profissional que põe o seu sistema em piloto automático continuará a vigiá-lo atentamente. Sabe distinguir um período de drawdown normal de um período em que o sistema já está a deteriorar-se, o que lhe assinala que o sistema deve ser substituído. Aí, faz outro para ele e vende ou dá o anterior.
Assim, um trader de sistema profissional pode permitir-se utilizar um sistema mecânico precisamente porque é capaz de fazer trading discricionário.

Agora, um trader de sistema profissional tendencialmente obtém resultados mais regulares, mas os melhores traders, os que acumulam as maiores fortunas, são os que utilizam a aproximação discricionária aos mercados.
A escolha, no entanto, depende mais dos respectivos temperamentos do que de decisões objectivas e lógicas.

É verdade que a moda nos EUA são os sistemas automáticos, por isso existem tantos serviços de programação que se encarregam de testar sistemas por conta de traders.

Penso, no entanto, que a melhor forma de progredir no trading é ir testando mas é os nossos conhecimentos.

Carregar o histórico do Dax, p.ex., relativo a dois anos. Começar a analisar desde o dia mais antigo com as ferramentas que acharmos convenientes (indicadores técnicos, médias móveis, etc.). Fazer o plano de trading para o dia seguinte. Passar ao dia seguinte e ver como se comportou o Dax e avaliarmos, assim, o acerto ou falha do nosso plano. E ir fazendo isto sucessivamente até ao presente.
Este teste é que nos aproximará da realidade do mercado e fará melhorar a nossa capacidade de o pensar.

Sei, contudo, que alguns conhecimentos matemáticos que me faltam possibilitariam algo sobre o qual me tenho debruçado agora, a saber, o estudo das variações relativas dos diversos tipo de warrants, no sentido de construir estratégias tipo straddle, de baixo risco, e com um retorno positivo garantido, se possível. Já falei nisto aqui, tendo sido o meu interesse despoletado recentemente pelos inline warrants, cujas características muito peculiares talvez permitam associá-los a um call ou put normais, numa compra simultânea que gere obviamente lucro, independentemente do sentido do mercado.

Digamos que esta é a minha versão mais aproximada possível de um sistema mecânico, já que um tal trade teria de ser executado apenas em condições e valores muito específicos do índice subjacente. O mesmo se diga quanto à saída... lucrativa, claro! Mas aí está, isto ainda não passa de um projecto, para o qual terei de reunir uma imensa quantidade de dados, tabelas e mais tabelas de valores, cotações, variações, tudo ligado ainda pela variável tempo. Creio que isto define uma matriz, mas a minha pobre matemática nem sequer chega aí!

E sim, se chegar a algum resultado significativo, é claro que o tenciono publicar aqui, evidentemente. Mas isso deve-se também ao facto de esperar algum feedback e melhoramento ou correcção nessa pesquisa, já que a parte do trabalho "bruto" é a mais fácil, as correlações dos dados e respectivas conclusões é que poderão conter algum elemento menos correcto que invalide essa hipótese muito atraente de lucro garantido... ou quase! Em suma, e na sequência do que tenho vindo a afirmar, trata-se de mais um estudo no campo dos trades de elevada probabildade de êxito, que é neles que me pretendo especializar mais e mais.

Quanto a esta tua ideia, não quero desanimar-te.
Mas penso que todo esse trabalho deveria ser, desde já, aplicado a outros instrumentos como futuros ou CFDs. Os warrants são uma trapalhada. Utiliza-se porque é a forma de com pouco dinheiro se conseguir muito, se, e quando, tudo correr bem.

Por exemplo, há uma ou duas semanas, eu pretendia entrar num warrant turbo put a determinado valor do Dax. Ia seguindo os valores do turbo - que a maquineta do CBZ, que os calcula, ia dando (... e que muitas vezes endoidece... começando a dar 0,56, 066, 0,56, 0,57, 0,67, 0,68, 0,58... é só uma diferença de 10 pontos) e cotejando-os com os valores que eu ia calculando numa folha de papel a partir dos valores dados pela maquineta quando estava calma – correspondentes aos valores do Dax.

Dei uma ordem de compra do turbo ao valor que deveria corresponder ao tal valor do Dax. O Dax subiu ao tick anterior ao valor de entrada e o turbo atingiu como previsto o valor correspondente, conforme estava na minha folha.
O Dax subiu depois, por duas ou três vezes, ao valor de entrada esperado mas o turbo, parece que de propósito, não se alterou, descendo o tick que faltava para o valor da ordem, e assim falhei a entrada (por 1 tick).
A partir dali o Dax iniciou uma descida espectacular como previsto.
Tentei agarrá-lo... janela de anulação... ordem de anulação... janela para nova ordem... nova ordem a preço mais elevado... a descida prosseguia rápida... falho tb. este valor... janela de anulação... etc..
Saí do site da corretora. Desliguei o computador e fui ver na televisão, no Bloomberg, o resto da espectacular descida.

Se a situação se tivesse passado com CFDs, não falhava a entrada. Se o Dax não tivesse ido precisamente ao valor previsto, como até foi, antes de iniciar a queda, rapidamente entrava uns 3 a 5 pontos abaixo.

Por outro lado, com os warrants não se consegue pôr em prática, com rigor e comodidade, o que se vai aprendendo nos livros de AT: certas estratégias que requerem “ordens casadas”; níveis de colocação de stops loss; ordens stop de compra e venda simultâneas, com os respectivos Limites e stops loss (e stpos loss trailing, como há no Forex, isto cá na Carregosa); etc., etc..

Ainda voltando aos sistemas automáticos, por vezes tão complexos que levam meses e anos a construir e testar.

Na 5ª feira, já de madrugada alta (umas 5h00), lembrei-me de ir a uma plataforma de trading verificar o Dax.
Pus o histograma do MACD e a média móvel exponencial de 26 dias, em gráfico semanal. Verifiquei que a média dos 26 subia mas o MACD descia quase 1 tick relativamente à barra da semana anterior, divergindo dos preços que vinham subindo nessa semana, nomeadamente, na última sessão (5ª feira), o Dax tinha fechado mais alto e atingido novo máximo.
Pronto, foi o bastante para ficar em alerta máximo quanto à provável iminente queda do Dax. A divergência do histograma do MACD semanal com os preços, sinal fortíssimo em AT (que tira relevância à subida da média dos 26 dias), bastou – uma regra simples – para preparar tudo para na 6ª feira entrar curto (diga-se que foi necessária muita paciência, pois só pelas 14h45 – 15h00 a coisa se cumpriu).

Isto é trading discricionário. Se calhar, um óptimo sistema automático de seguimento da tendência não despoletava esta ordem de venda a descoberto (... é uma questão de verificar o relatório do sistema do Cem, p.ex.).

Em suma: repensa esse teu projecto de estudar os warrants; se valerá o dispêndio de tempo e energia.
Actualmente, o meu projecto (com o qual só posso despender um tempo muito limitado, por enquanto) é o de ler o máximo de livros, seleccionados pela sua importância e virtualidade de me trazerem conhecimentos novos (incluindo, pelo menos, um – tenho em vista um de Kaufman, ou nome parecido, salvo erro - sobre a construção de sistemas para ter uma ideia mais aproximada da coisa).
Estou tb. a pensar adquirir o último de Cárpatos (tem umas matérias interessantes). E arranjar o meu sistema, conjunto de indicadores e ferramentas várias, para analisar o que me interessar, indo testando o meu savoir faire pela forma supra-referida.

E, de vez em quando, ir escrevendo, por distracção e deseconomia de tempo, relambórios extensíssimos como o presente, que não valem um caracol.

Tenho dito e muito obrigado pela paciência que tiveram a ler esta coisaaaaa......
E 2ª feira é dia 10 de Abril... e o Cárpatos, penso, nada disse sobre isso...

Abraços,
Esbanjador

P.S.:
O meu ânimo não tem sido o melhor para iniciar essa pesquisa, nem para me dedicar de alma e coração à bolsa, sequer, mas este é também um empreendimento para largas semanas ou meses, claro. E se alguém o desejar igualmente iniciar... melhor ainda, que poderemos depois comparar dados e resultados. But this takes time and a lot of effort... sure!
So... this is it for today! :)
Rui leprechaun

Quanto ao ânimo... e umas férias, como fez o amigo JLC? O mercado não foge, está lá sempre à nossa espera!!

Mecânico... balsâmico... ou oceânico?! :-)

por leprechaun » 9/4/2006 1:41

Olá, Esbanjador!

Ná... não serves p'ra professor! :lol:

Quer dizer... pelo menos a dar notas! Eu creio que compreendo o teu ponto de vista, mas falamos, de facto, de níveis distintos de excelência no trading e, por consequência, da capacidade dos diversos traders os assimilarem.

Acerca dos sistemas mecânicos... que nem me seduzem porque mal sei o que são!... apenas posso dizer que constituem, e já desde há algum tempo, mais de metade do volume negociado nas bolsas americanas. Há um link algures no Cárpatos sobre isto, mas não o consigo encontrar.

Sem me debruçar sobre as vantagens ou defeitos de tais sistemas, já que na prática nada sei sobre eles, parece-me apenas que se trata da evolução natural de um trader que começa, muitas vezes, a negociar sem método definido, elabora depois algumas regras de negociação pelas quais se guia, passa então para um sistema discricionário até que, por fim, adopta um método mecânico de negociação onde incorpora tudo o que aprendeu ao longo dos anos. Eu como ainda só estou na 2ª fase pouco me interesso ou percebo, até, desses sinais automáticos de negociação.

Sei, contudo, que alguns conhecimentos matemáticos que me faltam possibilitariam algo sobre o qual me tenho debruçado agora, a saber, o estudo das variações relativas dos diversos tipo de warrants, no sentido de construir estratégias tipo straddle, de baixo risco, e com um retorno positivo garantido, se possível. Já falei nisto aqui, tendo sido o meu interesse despoletado recentemente pelos inline warrants, cujas características muito peculiares talvez permitam associá-los a um call ou put normais, numa compra simultânea que gere obviamente lucro, independentemente do sentido do mercado.

Digamos que esta é a minha versão mais aproximada possível de um sistema mecânico, já que um tal trade teria de ser executado apenas em condições e valores muito específicos do índice subjacente. O mesmo se diga quanto à saída... lucrativa, claro! Mas aí está, isto ainda não passa de um projecto, para o qual terei de reunir uma imensa quantidade de dados, tabelas e mais tabelas de valores, cotações, variações, tudo ligado ainda pela variável tempo. Creio que isto define uma matriz, mas a minha pobre matemática nem sequer chega aí!

E sim, se chegar a algum resultado significativo, é claro que o tenciono publicar aqui, evidentemente. Mas isso deve-se também ao facto de esperar algum feedback e melhoramento ou correcção nessa pesquisa, já que a parte do trabalho "bruto" é a mais fácil, as correlações dos dados e respectivas conclusões é que poderão conter algum elemento menos correcto que invalide essa hipótese muito atraente de lucro garantido... ou quase! Em suma, e na sequência do que tenho vindo a afirmar, trata-se de mais um estudo no campo dos trades de elevada probabildade de êxito, que é neles que me pretendo especializar mais e mais.

O meu ânimo não tem sido o melhor para iniciar essa pesquisa, nem para me dedicar de alma e coração à bolsa, sequer, mas este é também um empreendimento para largas semanas ou meses, claro. E se alguém o desejar igualmente iniciar... melhor ainda, que poderemos depois comparar dados e resultados. But this takes time and a lot of effort... sure!

So... this is it for today! :)

Rui leprechaun
O segredo do meu sucesso: apostar tudo SÓ nos trades com alta probabilidade de êxito!!!

comentário

por jotabil » 9/4/2006 0:29

OK Caro leprechaum ...fico sensibilizado pela atenção e ciente do que referes.

cumps
Se naufragares no meio do mar,toma desde logo, duas resoluções:- Uma primeira é manteres-te à tona; - Uma segunda é nadar para terra;
Sun Tzu

Registado: 7/11/2002 0:00

2 semestres... um mais doce e o outro agreste! :-)

por leprechaun » 9/4/2006 0:14

Olá, Jotabil!

Bem, este tópico já tem alguns dias e nem estive a reler tudo o que escrevi. Mas se te referes aos semestres Novembro-Abril e Maio-Outubro, esses ciclos são muitos gerais e algo vagos, convenhamos. De notar, que praticamente todos estes padrões sazonais dizem respeito ao mercado americano e estão compilados no Stock Trader's Almanac. Já agora, e uma vez que o Cárpatos se baseia muito neste tipo de dados estatísticos, aqui fica o link para a Hirsch Organization que são os peritos a compilar esta informação que me parece bastante valiosa, diga-se.

E volto a salientar que, no início do mês, os Hirsch enviaram aos seus subscritores um mail a confirmar o início do padrão menos positivo do 2º semestre, dado pelo MACD que se assim se antecipou ligeiramente ao mês de Maio.

April 3rd, 2006 - Dow and S&P MACD Seasonal SELL Signals Have Triggered

Cá por mim, faz sentido, em especial se ligado ao bem conhecido fenómeno do Ciclo Presidencial norte-americano que neste 2º ano costuma até apresentar o mais fiável e previsível de todos os padrões.

Eu vou procurar orientar os meus trades até final do ano, em especial no que se refere aos índices... posições longas e curtas... por estes padrões sazonais. Acredito neles, sim, duvido é um pouco da minha disciplina e capacidade de ser metódico e constante! Esse é o problema, que os ciclos cuidam bem de si...

Depois, deixarei ainda mais textos e curiosidades acerca do Ciclo dos Presidentes, já que ele pode determinar mesmo uma estratégia global a seguir até final do ano. Apenas posso acrescentar que me parece prudente dar alguma atenção a estes fenómenos, mesmo que não se sigam cegamente...

Por fim, creio que não se podem extrapolar estes dados para o índice português e talvez nem mesmo para os europeus, a não ser muito imperfeitamente. É que volto a reafirmar a minha convicção de que cada vez existirá uma maior independência entre o comportamento dos States e da Europa, já para não falar da Ásia mais distante. Ou seja, uma progressiva perda de liderança de Wall Street no contexto das bolsas mundiais. Mas claro que tal fenómeno se deverá arrastar por vários anos...

And this is all I know!

Rui leprechaun

comentário

por jotabil » 7/4/2006 8:40

Caro Leprechaun

Gosto da maneira de dizer....do discurso....mas convenhamos que andaste a treinar com o Nostradamus esse modo ubíquo de escrever.
Quanto ao conceito sazonal que explicitas.....em 1987 verificou-se que o período positivo foi até aos meses de julho agosto desse ano....se bem me lembro.
Não recorto informação sobre os outros anos....mas gostaria que alguém que tenha essa informação compilada....pudesse confirmar a tua teoria.....dos dois períodos anuais.
O heroi grêgo poderia expor os gráficos do psi20 relativos a alguns anos para podermos confirmar a teoria do espanhol(italiano) dos cárpatos.
cumps
Se naufragares no meio do mar,toma desde logo, duas resoluções:- Uma primeira é manteres-te à tona; - Uma segunda é nadar para terra;
Sun Tzu

Registado: 7/11/2002 0:00

Opina-se em função do que se conhece... :-))

por Esbanjador » 7/4/2006 5:59

Ulisses Pereira Escreveu:
Dizer generalidades sobre as vantagens ou/e inconvenientes de um sistema desses é banal. Vem nos livros. Incitar a construir sistemas, é apenas transmitir uma opinião sobre a bondade da utilização de sistemas mecânicos. Vêm nos livros opiniões a favor e contra.
A forma de construir um sistema tb. vem nos livros.

Custa-me ler isto de alguém que é das pessoas que com mais qualidade escreve nos fóruns e, sobretudo, que mais "sumo" apresenta nos seus posts!

O Cem não só explica os princípio básicos do seu sistema, como fornece pistas essenciais para quem quer construir o seu sistema. Além disso, nunca se furtou ao auxílio de quem quer construir um determinado indicador.

Deixou, inclusivamente, no Caldeirão um sistema já utilizado por ele que acredito ter sido muito útil para quem quer construir um sistema.

Por último, durante muito tempo, diariamente deu as indicações do seu sistema.

Querias que ele divulgasse o seu sistema? Ninguém que tem um sistema de sucesso o divulga nem sequer o vende com ovejo para aí muitos fazerem! Mais do que dar o peixe, o Cem ensina-nos a pescar. E para quem quer aprender, não há melhor...

Um abraço,
Ulisses

Caro Ulisses (cujos artigos leio no Independente desde o início da sua publicação),
Se o homem fez tudo isso - num passado meu desconhecido - é louvável...

Não queria que ele divulgasse o tal sistema. Ou melhor, ele até já o divulgou... no sentido de tornar público que o possui e que dá determinados resultados.
Eu não queria que ele revelasse as fórmulas dos seus indicadores.
Apenas disse, com base no que conheço (que, parece, será pouco e limitado no tempo) do seu labor revelado em fóruns:
"Mas, se fosse Cárpatos ou Leprechaun, já teria certamente explicado muito mais acerca de como se constrói um sistema mecânico.
...................................
O interessante seria partilhar algo da sua experiência que não se encontre nos livros e já se prenda com a aplicação e execução do que lá vem."

A mim, não me dava gozo algum utilizar um sistema já feito. Gosto de compreender o que utilizo.
Para a minha profissão tive de estudar muitos anos. Para outras coisas, "como tenho jeito para tudo", sempre funcionei como autodidacta (até na minha profissão funcionei assim na maior parte do tempo). Aprendi sozinho e consegui realizar o que pretendia.
No trading, é assim tb. que tenho feito. Compro livros e leio o que interessa nos fóruns.

Apenas classifiquei, com a minha bitola e de acordo com os dados que tenho na minha memória, "generosidades" de três pessoas.

Não pus em causa a generosidade de Cristo, de Alá, de Buda, nem sequer do Papa...
Bem sei que, noutro fórum, seria banido apenas por expressar uma opinião sobre uma característica de uma pessoa, que, verifico, suscita reacções...

De tudo resultou, afinal, que aqui se pode livremente expressar uma opinião :clap: .

Comentador Escreveu:É evidente que, para quem tenha alguns anos disto e se lembre de todo o percurso, o Cem é um caso à parte. É por isso que ler aquela classificação lamentável dá uma certa tristeza e não dá sequer para apetecer explicar melhor as razões, demasiado óbvias. Quero, no entanto deixar bem claro que considero, naturalmente, que todos têm o direito a expressar as sua opiniões.

Pois claro, Comentador. Todos devem ter o direito de expressar as suas opiniões :clap:.

A classificação poderá ser alterada. Aliás, tendo em atenção o que me revelaram, subo-a para 15-16 valores... pois então \:D/

Abraços aos dois,
Esbanjador

por Comentador » 5/4/2006 13:33

Meus caros amigos,

Para mim, há situações em que não posso ficar calado. Embora tenha perdido o entusiasmo por participar activamente no Caldeirão, sou dos que espreitam diariamnete este forum de grandes potencialidades, embora também ele esteja a atravessar uma fase menos brilhante (que vai ser passageira, certamente).

Como em tudo na vida, há os traders que sabem mais e os que sabem menos e depois existem todas as combinações de caracter que facilmente encontramos no ser humano e que aqui nos foruns se torna muito evidente.

Sendo pessoas e traders muito diferentes (e dentro das devidas proporções, como é óbvio) Cárpatos, Cem (Mr. Turn) e leprechaum - são, todos eles, uma mais valia enorme que, ninguém tenha dúvidas, é extremamente raro acontecer num fórum deste tipo.

É evidente que, para quem tenha alguns anos disto e se lembre de todo o percurso, o Cem é um caso à parte. É por isso que ler aquela classificação lamentável dá uma certa tristeza e não dá sequer para apetecer explicar melhor as razões, demasiado óbvias. Quero, no entanto deixar bem claro que considero, naturalmente, que todos têm o direito a expressar as sua opiniões.

Felizmente, e não me referindo agora ao Cárpatos, há esses e ainda outros traders de enorme interesse na "carteira" do Caldeirão.

Boa tarde, djovarius & Cª!...

Um abraço

Comentador

Registado: 26/4/2003 23:30

por BullPower » 5/4/2006 13:04

Boas. Bem, se há comentários estúpidos e injustos, o do Esbanjador é um deles.

Meu caro, enquanto o CEM é um trader, anda na bolsa para ganhar dinheiro e quando tem tempo dá umas dicas, os outros são meros papagaios, pouco ganham, falam muito e fazem pouco, além de que o que dizem tem muito pouco interesse para se ganhar dinheiro a sério.

Levanta-se o padeiro tão cedo para fazer pão para esta malta... :?

Abraço e BN.

Registado: 28/1/2005 0:38

por Ulisses Pereira » 5/4/2006 12:52

Dizer generalidades sobre as vantagens ou/e inconvenientes de um sistema desses é banal. Vem nos livros. Incitar a construir sistemas, é apenas transmitir uma opinião sobre a bondade da utilização de sistemas mecânicos. Vêm nos livros opiniões a favor e contra.

Custa-me ler isto de alguém que é das pessoas que com mais qualidade escreve nos fóruns e, sobretudo, que mais "sumo" apresenta nos seus posts!

O Cem não só explica os princípio básicos do seu sistema, como fornece pistas essenciais para quem quer construir o seu sistema. Além disso, nunca se furtou ao auxílio de quem quer construir um determinado indicador.

Deixou, inclusivamente, no Caldeirão um sistema já utilizado por ele que acredito ter sido muito útil para quem quer construir um sistema.

Por último, durante muito tempo, diariamente deu as indicações do seu sistema.

Querias que ele divulgasse o seu sistema? Ninguém que tem um sistema de sucesso o divulga nem sequer o vende com ovejo para aí muitos fazerem! Mais do que dar o peixe, o Cem ensina-nos a pescar. E para quem quer aprender, não há melhor...

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Re: Estacional ou sazonal... esta pauta não está mal! :-)

por Dwer » 5/4/2006 11:48

leprechaun Escreveu:Ó Dwerf...

...já me estás a baralhar! :twisted:

Pois... até me sinto como a proverbial centopeia a pensar qual das patas há-de mexer em 1º lugar... e se elas são tantas! :lol:

Então não é intuitivo esse significado? Mas assim lá me obrigas a consultar o dicionário espanhol... e o português... e até a Enciclopédia Larousse... que maçada! 8-)

OK, confesso que tenho utilizado o termo original espanhol do Cárpatos pauta estacional que será melhor transcrito em português corrente como padrão sazonal.

Ok, ok padrão sazonal. Estou esclarecido. Sabes que às vezes acontece-me não assimilar um conceito porque embirro com uma palavra ou reciocínio que não compreendo. Aqui era o caso. Depois de traduzido, tudo bem. Antes, nublava-se-me o entendimento. E olha que não é assim tão intuitivo.

E obrigado
:wink:
Abraço,
Dwer

There is a difference between knowing the path and walking the path

Registado: 4/11/2002 23:16

Re: Comparar Cárpatos a Cem é 100% de EXAGERO...

por D1as » 5/4/2006 10:20

Esbanjador Escreveu:Em conclusão: classificaria Cárpatos e Leprechaun com 20 valores e Cem com 10 a 12. 8-)

Custa-me um bocado ouvir isto. Principalmente tendo em conta que o que eu sei hoje de mercados, devo-o principalmente a quatro pessoas: Eu, o Cem, o lmm e o Borja.

Deixo uma quote, que a meu ver, resume o que penso e por isso os considero tão importantes:

"You can transmit knowledge - that is, your particular collection of card indexed facts, but not your experience."
Livermore

Registado: 7/11/2002 19:47

Comparar Cárpatos a Cem é 100% de EXAGERO...

por Esbanjador » 5/4/2006 6:23

leprechaun Escreveu:..........................
Já agora, queria acrescentar ainda o seguinte em honra e louvor do Cárpatos... e do Cem! 8-)

Tenho visto, por vezes, tanto neste como noutros fóruns, gráficos para mim bem complexos com uma série de rabiscos de que não percebo patavina! As explicações dadas acerca do seu significado são nulas e tanto eu como por certo muitos outros traders "imberbes" ficamos a perceber tanto depois como antes, ou seja... patavina! Podem os seus autores ser traders de excepção e do melhor calibre, merecedores de todo o sucesso, mas falam ou "desenham" só para iniciados, incapazes ou não desejosos de comunicar parte do seu saber com aqueles que talvez dele mais necessitam. Não é, felizmente, esse o caso do trader espanhol que aqui trago nem do também muito louvado e acarinhado Mr. Turn... Cem!... que por cá e noutros sites expõe livremente o resultado do seu trabalho e estudo de muitos e muitos anos.
..................................
Bem, na minha indouta ignorância também eu faço o que posso... limito-me a copiar o que de mais interessante e útil vejo por aí... sou papagaio e cuco, bem o digo...

...é o melhor que sei e consigo...

Rui leprechaun
..........................

Pode ser antipático, mas será justo classificar diferentemente o que é desigual.

Isto a propósito da comparação entre os comportamentos de Cárpatos (ou de Leprechaun) e de Cem.

Cárpatos e Leprechaun são genuinamente generosos no seu afã de transmitirem tudo o que sabem (não só teoria mas pormenores de aplicação e execução daquela).

Cem transmite, na minha modesta opinião, teoria. E, se se quiser, o resultado (os out puts) de uma "caixa negra" que construiu. Revela tb. a evolução do capital investido com esse método.
É claro que ninguém pretenderia que revelasse ao pormenor como a construiu (ou seja, o "segredo" do seu âmago).
Não interessam os pormenores dos específicos indicadores e seus concretos parâmetros utilizados.

Mas, se fosse Cárpatos ou Leprechaun, já teria certamente explicado muito mais acerca de como se constrói um sistema mecânico.

O interessante seria partilhar algo da sua experiência que não se encontre nos livros e já se prenda com a aplicação e execução do que lá vem.
Dizer que a tendência é nossa amiga e que se deve seguir o que é amigo e não o contrário, é conhecimento comummente aceite por todas as comunidades de traders.

Em conclusão: classificaria Cárpatos e Leprechaun com 20 valores e Cem com 10 a 12. 8-)

Estacional ou sazonal... esta pauta não está mal! :-)

por leprechaun » 5/4/2006 2:18

Ó Dwerf...

...já me estás a baralhar! :twisted:

Pois... até me sinto como a proverbial centopeia a pensar qual das patas há-de mexer em 1º lugar... e se elas são tantas! :lol:

Então não é intuitivo esse significado? Mas assim lá me obrigas a consultar o dicionário espanhol... e o português... e até a Enciclopédia Larousse... que maçada! 8-)

OK, confesso que tenho utilizado o termo original espanhol do Cárpatos pauta estacional que será melhor transcrito em português corrente como padrão sazonal.

Ou seja, verifica-se regularmente no mercado a existência de determinados "padrões" ou "pautas" repetitivos em certos períodos do ano, que é esse o significado aqui do termo "sazonal" ou "estacional".

Um exemplo que referi abundantemente este fim de semana é a "magia do 1º dia", já que se pode comprovar como, quase sempre nos últimos 2 anos, pelo menos, os índices europeus terminam em forte alta a sessão inaugural de cada mês - perto de 1% ontem no DAX.

Existem, contudo, outros padrões cíclicos que se referem a espaços temporais bem maiores, como o exemplo antes citado dos 2 semestres bolsistas - Novembro a Abril, positivo e Maio a Outubro, negativo. Já agora, "padrão" ou "ciclo" são termos equivalentes, neste caso.

E vamos então falar agora do famoso semestre que se avizinha. Mas os interessados fariam bem em consultar as explicações do próprio Cárpatos, até porque as mesmas contêm indicações técnicas muito precisas - sobre o MACD modificado, por exemplo - que não irei transcrever aqui.

Refira-se, em 1º lugar, que em certa medida o Cárpatos também é um papagaio... mas ao menos ele sempre sabe o que repete e diz... "sou feliz"! :lol: Ou melhor, os dados estatísticos em que se baseia são compilados por estudiosos e organizações norte-americanas que depois os analisam e chegam a conclusões interessantes... e úteis! Os números que ele mais cita são os dos irmãos Hirsch, e hoje essa organização enviou um importante mail a confirmar o início do tal famoso ciclo semestral "Maio-Outubro".

"Homessa!" dirão Vosselências... mas se 'inda agora começou Abril... e com águas mais que mil! Ai... junta-se o choro do céu aos meus lamentos... sou eu, o Jeremias e os ventos! :lol: Bem, continuemos com tino... ó menino! ;)

Ora aqui é que entra o MACD, já que se pode antecipar em cerca de um mês o tal padrão, desde que o MACD dê sinal negativo, como sucedeu ontem. Refira-se ainda que, nos índices americanos, isto só é válido para o Dow Jones e o S&P, já que no Nasdaq se deve continuar dentro até Junho.

Em relação à Europa, verificou-se que essas conclusões são igualmente válidas para o CAC e a mesma coisa acontece no Ibex. Há algumas excepções à regra do "Sell in May", como é óbvio, mas parece que a taxa de acertos é da ordem dos 80% ou perto disso.

Convém não esquecer que este é um padrão para o longo prazo, logo não é tão fácil de seguir, convenhamos... O que ele nos diz, em suma, é que o período preferível para estar comprado nos índices é o que vai de 1 de Novembro a 1 de Maio do ano seguinte, já que nos restantes 6 meses, até finais de Outubro, o comportamento médio dos índices costuma ser comparativamente inferior ou negativo.

Ou seja, isto é bom para os pacientes... e prudentes! Traders imberbes com sangue na guelra não vão muito nestas cantigas... co'as raparigas! :lol: "Seis meses de fora?! Mas isso é muito dia e muita hora!!!" :evil:

O certo é que a estatística não mente! Mesmo no CAC, investir no "mau" semestre entre 1965 e 2002 teria originado perdas acumuladas de 74%... irra!... mas estar dentro no "bom" semestre originaria um lucro fabuloso de 4.557% :!: isto já me agrada... incenso e mirra! :clap:

Segue-se depois uma longa explicação técnica acerca do uso do MACD adaptado - MACDR2 - mas isso já é areia demais para o meu carrinho...

...vai-se embora o Gnominho...

Rui leprechaun

(...que está cheio de soninho! :))

PS: E então o prometido "Ciclo dos Presidentes"?...

...protesta a grata gente?! :P

"Já vem... já vem!"... e durmam bem! ;)

Sorte... azar?! Ou baixa ou sobe... quem descobre?! :-)

por leprechaun » 5/4/2006 1:20

O título acima refere-se a esse fenómeno das aparentes incongruências ou contradições em que algo aparentemente positivo ou negativo vem a ter, afinal, consequências diametralmente opostas às pretendidas ou imaginadas.

Um pouco como essa história da borboleta-crisálida que o bom samaritano ajudou a sair do casulo só para a ver morrer, impossibilitada de voar, já que a bem intencionada ajuda a impediu de fortalecer as asas na luta contra as paredes que a oprimiam na busca da liberdade.

Ah! Mas o gentilíssimo Cárpatos é mais que um bom samaritano... ele é um verdadeiro manancial de dicas práticas utilíssimas... I love that guy! :P

Se ele também realizasse aqui cursos práticos de trading, como faz em Espanha, adoraria assistir a um deles... espero que sejam baratinhos! ;)

Pois bem, ontem foi a habitual sessão mágica nas bolsas europeias, também ajudadas pelo bom início de Wall Street. Mas já depois do fecho na Europa, os índices americanos fizeram uma volta de 180 graus e fecharam perto dos mínimos da sessão. Aparentemente, tal comportamento não augura grande coisa...

Pois é, mas como as aparências enganam... O certo é que hoje tudo decorreu muito melhor, com um fecho perto dos máximos e os índices europeus, mormente o DAX, mantiveram-se sempre bem dentro da zona dos belos valores de ontem, fazendo uma inside bar.

Eis como o Cárpatos explica esta aparente contradição, baseada noutra pauta estacional que até ele desconhecia:

Resulta que según una estadística que desconocía, en los últimos 10 años, teniendo en cuenta todas las veces que el SP ha hecho justo lo que hizo ayer, subir más del 1%s y perderlo casi todo después, el ¡83%s del tiempo! se demostró que esto no era un signo de debilidad ya que en la semana siguiente ganaba más del 1%s. Solo el 17%s de las veces realmente fue un signo de debilidad. Curioso, muy curioso y digno de tener en cuenta.

Además comentan estos mismos analistas que el open interest bajó, es decir, la bajada cursó con cierres de posiciones en futuros y no con apertura de cortos. Dicho más claramente, la bajada se produjo por una simple toma de beneficios y en ningún caso por apertura de cortos. En los pits ya saben que un solo banco fue el responsable de la mayoría de esas ventas, y según todos los indicios efectivamente estaba tomando beneficios.

Em termos práticos, o que significa isto? Pois bem, se virmos este fenómeno acontecer outra vez, ou seja, uma subida de mais de 1% do S&P, relativamente ao fecho anterior, seguida da erosão da maior parte desses ganhos, com um fecho apenas levemente positivo, então podemos planear entrar longo no DAX, de manhã, e manter a posição até ao dia seguinte, já que será previsível, e os futuros do DAX assim o indicam - fecho no máximo da sessão nos 6069 pontos - que a Europa abra animada e feliz da vida!

Olha, sorte de quem assim fez ou pode ainda fazer, que eu estou em retiro... é um termo giro! :lol:

Mas como nem tudo são rosas... e os moços dos put também têm de ter boas notícias!... segue-se o estudo de outra pauta sazonal, esta agora bem mais extensa no tempo, ou seja, o habitual semestre de Maio a Outubro que é normalmente negativo ou pouco postivo. Ora este ano, com o tal "Ciclo dos Presidentes"... que também irei desenvolver!... o efeito até deve ser bem negativo... ó "putistas"! :mrgreen:

Já agora, queria acrescentar ainda o seguinte em honra e louvor do Cárpatos... e do Cem! 8-)

Tenho visto, por vezes, tanto neste como noutros fóruns, gráficos para mim bem complexos com uma série de rabiscos de que não percebo patavina! As explicações dadas acerca do seu significado são nulas e tanto eu como por certo muitos outros traders "imberbes" ficamos a perceber tanto depois como antes, ou seja... patavina! Podem os seus autores ser traders de excepção e do melhor calibre, merecedores de todo o sucesso, mas falam ou "desenham" só para iniciados, incapazes ou não desejosos de comunicar parte do seu saber com aqueles que talvez dele mais necessitam. Não é, felizmente, esse o caso do trader espanhol que aqui trago nem do também muito louvado e acarinhado Mr. Turn... Cem!... que por cá e noutros sites expõe livremente o resultado do seu trabalho e estudo de muitos e muitos anos.

Um "VIVA!!!" para ambos!!!!!!!!!!!!! :clap: :P

Bem, na minha indouta ignorância também eu faço o que posso... limito-me a copiar o que de mais interessante e útil vejo por aí... sou papagaio e cuco, bem o digo...

...é o melhor que sei e consigo...

Rui leprechaun

(...e quem lê chama-lhe um figo! :))

por Dwer » 5/4/2006 1:14

Leprechaun,

Descodifica-me, por favor, o conceito de pauta estacional.
Abraço,
Dwer

There is a difference between knowing the path and walking the path

Registado: 4/11/2002 23:16

Mais uma fantástica dica do Cárpatos!!!

por leprechaun » 5/4/2006 0:22

Hoje tirei quase o dia todo de folga, que não estou de facto com muita vontade de negociar. Aliás, o meu interesse é agora fechar o máximo possível de posições com lucro e rever toda a estratégia até agora seguida, no sentido de me concentrar o mais possível nos trades de elevada probabilidade de ganho e no curto prazo, de preferância.

Mas agora à noite, ao ler o Cárpatos, deparei com mais um espantoso manancial de informação extremamente valiosa, que vou passar a resumir, em parte.

Para já, aqui fica o link para quem quiser aprofundar o assunto que tem imenso que estudar: http://www.bolsamania.com/derivados/carpatos.php

No fundo da página deve escolher-se a data de hoje, 4 de Abril. Estas dicas estatísticas encontram-se logo na 1ª página, sob o título "Al cierre. Jasper Maskelyne. El mago de la guerra". Já agora, adoro o estilo de escrita do Cárpatos que acho ultra-delicioso!

E, muito embora também aprecie muitíssimo tudo o que o Nichols diz e as leituras muito informativas no site de Bob Pretcher, considero que Cárpatos é de todos os traders e analistas que conheço aquele que mais infomações úteis e concretas fornece ao investidor anónimo que deseja saber mais e melhorar a sua performance, naturalmente. Adoro pessoas generosas, que partilham com os outros aquilo que descobrem e o analista espanhol é, sem sombra de dúvida, um desses seres de eleição. Desejo-lhe todo o máximo sucesso e as melhores venturas... a ele e à sua Cláudia! :P

Com tudo isto já escrevi tanto... síntese não é comigo, I do agree!... :lol: que vou transcrever parcialmente esses pontos essenciais no próximo post.

Digo apenas que eles se referem a outra pauta estacional inteiramente nova para ele, que tem a ver com o comportamento aparentemente negativo dos índices americanos, ontem, mas que, afinal, é positivo! Logo, muito boas notícias para quem tem call mas...

"Sell in May and go away!" Este aforismo assume um relevo ainda maior nos próximos trimestres, com o padrão do "Ciclo dos Presidentes" à porta. Ou seja, longo até ao final da semana mas talvez curto depois e durante uns mesitos... we shall see...

Enfim, vamos então tentar compilar o melhor possível tanta informação utilíssima!

E viva o Cárpatos... hurra!!! :lol:

Rui leprechaun

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Burbano, Carrancho_, cftomas, Google [Bot], Google Adsense [Bot], iniciado1, IX Hispana, Lisboa_Casino, m-m, malakas, marijon2, mjcsreis, MR32, nunorpsilva, OCTAMA, PMP69, SerCyc, Simplório, Zecadiabo e 1020 visitantes